• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA RELATÓRIO FINAL APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

FACULDADE DE ENGENHARIA - CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA

RELATÓRIO FINAL

“APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE

INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA”

“APPLICATION FOR COSTS OF INSTITUTIONAL

INFRASTRUCTURE FOR RESEARCH”

ANO BASE: 2015 EXERCÍCIO: 2016

LINHA DE FOMENTO: AUXÍLIO À PESQUISA – RESERVA TÉCNICA

INSTITUCIONAL

SOLICITANTE: ROGÉRIO DE OLIVEIRA RODRIGUES, Dr. Eng. Professor Adjunto

Processo FAPESP nº. 2016/21386-2

(2)

RELATÓRIO FINAL DA APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL i

SUMÁRIO

RESUMO ... ii 1. INTRODUÇÃO ... 1 2. DESCRITIVO ... 4 2.1. Bens adquiridos ... 4

2.2. Pesquisas atendidas com a aquisição de bens ... 5

2.3. Benefícios com a aquisição de bens ... 5

(3)

RELATÓRIO FINAL DA APLICAÇÃO DA PARCELA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL ii

RESUMO

Este relatório tem por objetivo principal descrever, de forma sucinta, a aplicação da parcela para custos de infraestrutura institucional para pesquisa, vinculada à linha de fomento “AUXÍLIO PESQUISA – RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL”, enfocando a sua vinculação direta com as pesquisas realizadas na Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

(4)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

1

1. INTRODUÇÃO

Fundada em 1976, a Faculdade de Engenharia (FE), Câmpus de Ilha Solteira, é uma das 33 unidades que integram a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Além de oferecer ensino público gratuito e de qualidade, a FE/IS tem se consagrado como um pólo de desenvolvimento regional, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas e pela prestação de serviços técnicos à comunidade.

O corpo docente é constituído por mais de 200 professores trabalhando em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com alto nível de especialização - mestrado ou doutorado nas melhores instituições do país e do exterior. A infraestrutura compreende, dentre outras coisas, vários laboratórios de Ensino e Pesquisa, núcleos e pólos computacionais ligados em rede, com acesso à Internet, ampla e moderna biblioteca totalmente informatizada e Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (Área Agrícola e Animal). Além disso, possibilita a obtenção de diversas modalidades de bolsas não-reembolsáveis de trabalho ou apoio à pesquisa, concedidas pelo CNPq, pela CAPES, pela FAPESP e por outras agências governamentais de fomento. Atualmente, a UNESP de Ilha Solteira oferece:

CURSOS DE GRADUAÇÃO

a) Agronomia (integral) - 80 vagas anuais (40 em cada semestre);

(5)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

2

b) Engenharia Civil (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre);

c) Engenharia Elétrica (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre);

d) Engenharia Mecânica (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre);

e) Ciências Biológicas (noturno) - 50 vagas anuais; f) Licenciatura em Física (noturno) - 30 vagas anuais; g) Licenciatura em Matemática (noturno) - 30 vagas anuais;

h) Zootecnia (integral) - 40 vagas anuais.

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - MESTRADO

a) Agronomia - Especialidade: "Sistemas de Produção"; b) Ciência dos Materiais - Áreas de Conhecimento: "Física da Matéria Condensada", "Química dos Materiais" e "Ciência e Engenharia de Materiais";

c) Engenharia Civil - Áreas de Conhecimento: "Estruturas" e "Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais";

d) Engenharia Elétrica - Área de Conhecimento: "Automação";

e) Engenharia Mecânica - Áreas de Conhecimento: "Ciências Térmicas", "Materiais e Processos de Fabricação" e "Mecânica dos Sólidos";

f) Ciência e Tecnologia Animal: Programa Interunidades: Câmpus de Ilha Solteira e Câmpus de Dracena - Áreas de Conhecimento: “Produção Animal”;

g) Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT: stricto sensu na modalidade semipresencial, vinculado ao programa de São José do Rio Preto (IBILCE);

h) Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional – PROFÁGUA: stricto sensu na

(6)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

3

modalidade semipresencial, vinculado ao programa de Ilha Solteira;

i) Ensino e Processos Formativos: Programa Interunidades: Câmpus de Ilha Solteira, Câmpus de São José do Rio Preto (IBILCE) e Câmpus de Jaboticabal - Áreas de Conhecimento: “Ensino: Ciências e Matemática”, "Ensino: Humanidades, Linguagens e Ciências Sociais".

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - DOUTORADO

a) Agronomia - Especialidade: "Sistemas de Produção"; b) Engenharia Elétrica - Área de Conhecimento: "Automação";

c) Ciência dos Materiais - Área de Conhecimento: "Física da Matéria Condensada", "Química dos Materiais" e "Ciência e Engenharia de Materiais";

d) Engenharia Mecânica - Áreas de Conhecimento: "Ciências Térmicas", "Materiais e Processos de Fabricação" e "Mecânica dos Sólidos".

(7)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

4

2. DESCRITIVO

2.1. Bens adquiridos

Reputada pela sólida formação científica e tecnológica e em função da sua produtividade, a FE recebeu o montante de R$ 63.265,00, ano base 2015, exercício 2016, referente à parcela para custos de infraestrutura institucional para pesquisa destinada ao apoio à infraestrutura coletiva de pesquisa que beneficie projetos de pesquisa apoiados pela Fapesp na Unidade. Como a infraestrutura apoiada pode ser vinculada no nível Departamental, da Unidade Universitária ou da Administração Central da Instituição, a tabela 1 mostra a relação de bens que foram adquiridos pela Unidade.

Tabela 1: Relação de Bens.

Item Descrição

1 SX20 Quick Set 2 Smart TV LED 55"

A tabela 2, mostrada na seqüência, apresenta o quantitativo da relação de bens que foram adquiridos pela Unidade. Cabe destacar que a prestação de contas foi realizada no dia 07/06/2017.

Tabela 2: Quantitativo.

Item Descrição Quantidade

1 SX20 Quick Set 1 2 Smart TV LED 55" 1

(8)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

5

2.2. Pesquisas atendidas com a aquisição de bens

No anexo, de forma quantitativa, são apresentadas as linhas e projetos de pesquisas atendidas com a aquisição de bens, através dos relatórios de conferência das linhas de pesquisas fornecidos pela Plataforma SUCUPIRA, ano 2016, de acordo com o programa de mestrado e doutorado atendido na Unidade, na seguinte ordem:

Anexo 1 - Linhas de pesquisa / Engenharia Elétrica; Anexo 2 - Projetos de pesquisa / Engenharia Elétrica.

2.3. Benefícios com a aquisição de bens

Nos últimos cinco anos vários investimentos Institucionais possibilitaram que novos serviços fossem agregados à rede de dados da FEIS, destacando-se a Telefonia Digital (Voip), Rede sem Fio (WireLess) e Videoconferência. A disponibilização desses serviços aumentou a demanda computacional em processamento de dados, de capacidade de armazenamento de dados, de largura de banda da rede externa (Acesso à Internet) e por Sistemas de Gestão.

Esse novo cenário, em relação à Tecnologia da Informação da FEIS, tem determinado continuamente a aquisição de novos equipamentos para garantir a atualização tecnológica e para acompanhar as tendências de novos serviços, sempre visando atender a comunidade científica e acadêmica da FEIS, principalmente voltada à pesquisa científica.

Pela importância das atividades de pesquisa, seguem alguns esclarecimentos que justificaram a solicitação de compra de novos equipamentos:

(9)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

6

¾ SX20 Quick Set

O Câmpus III da FEIS abriga o Departamento de Engenharia Elétrica, onde funciona a estrutura administrativa Departamental e onde são ministrados os cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), incluindo laboratórios didáticos e de pesquisa, sendo que o mesmo estava desprovido de um equipamento de videoconferência.

Tendo em vista que as defesas de trabalhos científicos (Iniciação Científica, Qualificações, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, teses de Livre-Docência, etc.) estão sendo realizadas através de videoconferência, além de aulas entre Unidades da UNESP e com outras Instituições, bem como reuniões de trabalho com pesquisadores nacionais e internacionais, a aquisição de tal equipamento foi de extrema importância para o atendimento das demandas já mencionadas.

¾ Smart TV LED 55"

Esse equipamento é um acessório de fundamental importância para que o sistema de videoconferência, que foi instalado no Câmpus III, conforme mencionado no item anterior, esteja funcionando adequadamente.

(10)

APLICAÇÃO DA PARCELA DE RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRA-ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA

7

3. CONSIDERAÇÃO FINAL

Informamos que tal relatório foi aprovado pela Congregação da Unidade, em reunião realizada no dia 26 de Junho de 2017, nos termos das Normas da FAPESP relativas ao assunto em tela. Os equipamentos que foram adquiridos foram destinados ao apoio à manutenção e melhoramentos em infraestruturas coletivas de apoio à pesquisa. Dessa forma entende-se que os recursos foram bem aplicados, trazendo enormes benefícios aos projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP na Unidade.

___________ __________ Prof. Dr. Rogério de Oliveira Rodrigues

Referências

Documentos relacionados

3º Os cursos de graduação com ingressos anuais (1º ou 2º semestre) na modalidade presencial estão demonstrados no quadro abaixo, com as respectivas vagas e

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Portanto, nós, educadores, precisamos nos ver como cristalizadores dos valores no meio; temos de fazer de cada escola um ambiente rico em práticas e atividades educativas que

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

Instale as duas luzes de travão/sinalização na parte inferior da plataforma de carga de plástico e suporte da plataforma de carga com dois pequenos suportes de luzes

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.