• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª SEÇÃO PORTARIA DO COMANDO-GERAL Nº 705, DE 24 DE 2008.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª SEÇÃO PORTARIA DO COMANDO-GERAL Nº 705, DE 24 DE 2008."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

ESTADO DO PARANÁ POLÍCIA MILITAR ESTADO-MAIOR 1ª SEÇÃO __________________________________________________________________ PORTARIA DO COMANDO-GERAL Nº 705, DE 24 DE 2008. Disciplina as bandeiras-insígnias e os estandartes O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe confere o art. 4º da Lei nº 6.774, de 8 de janeiro de 1976 (Lei de Organização Básica), e considerando o contido no art. 92 usque 98 do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Federal nº 2.243, de 3 de julho de 1997, resolve:

Art. 1º A bandeira-insígnia ou distintivo é um símbolo representativo de comando, chefia ou direção, destinado não somente a assinalar a presença da autoridade, como também a realçar a precedência hierárquica dos militares estaduais que a ela tem direito.

§ 1º Os comandantes de subunidades e de pelotões fazem jus à bandeira-insígnia.

§ 2º Os oficiais que estejam respondendo pelo comando, chefia ou direção terão direito à bandeira-insígnia respectiva daquelas funções durante o período de exercício delas e na unidade onde estiverem servindo e nas frações que lhe forem subordinadas.

Art. 2º A bandeira-insígnia é hasteada quando a autoridade entra na unidade e arriada logo após a sua retirada.

§ 1º O ato de hastear ou arriar a bandeira-insígnia é executado sem cerimônia militar por integrante da Corporação para isso designado.

§ 2º Por ocasião da solenidade de hasteamento ou de arriação da Bandeira Nacional, a bandeira-insígnia deve ser arriada e hasteada novamente, após o término daquelas solenidades.

§ 3º No mastro em que estiver hasteada a Bandeira Nacional, nenhuma bandeira-insígnia deve ser posicionada acima dela.

§ 4º Se várias unidades tiverem sede em um mesmo edifício, no mastro deste somente será hasteada a bandeira-insígnia da mais alta autoridade presente.

Art. 3º As bandeiras-insígnias obedecerão, para efeito de uniformidade, ao modelo padrão de bandeira universal, na forma retangular, cujo lado maior mede uma vez e meia o lado menor, sendo que idêntica proporcionalidade deve ser

(2)

observada nas bandeiras-insígnias de forma triangular, atribuídas a comando de capitães e oficiais subalternos, entre a base e a altura.

§ 1º As bandeiras-insígnias de forma retangular serão divididas em dois campos iguais, compreendendo:

I - o primeiro, junto à tralha, representa o círculo hierárquico e a respectiva função;

II - o segundo contém uma ou mais cores heráldicas da PMPR.

§ 2º De forma a serem situados, com precisão, os ornamentos nas bandeiras-insígnias retangulares, são elas divididas por dois eixos retangulares que se interceptam no centro da figura, denominando-se quadrilátero superior esquerdo e quadrilátero inferior esquerdo as áreas junto ao lado em que se coloca a tralha e quadrilátero superior direito e quadrilátero inferior direito as outras áreas.

§ 3º Nas bandeiras-insígnias triangulares, as áreas são denominadas triângulo superior direito e triângulo inferior direito.

§ 4º As bandeiras-insígnias, conforme o seu destino, terão as seguintes dimensões:

I - 0,80 x 1,20m para hasteamento em mastro;

II - 0,40 x 0,60m para serem conduzidas por tropa a pé ou a cavalo; III - 0,20 x 0,30m quando conduzidas em viaturas.

§ 5º Serão as bandeiras-insígnias confeccionadas em tecido “filele” ou tergal, tanto para hasteamento como para condução por tropa ou em viatura.

Art. 4º As bandeiras-insígnias dos órgãos de direção e dos comandos intermediários, consoante modelos definidos nos anexos I e II, respectivamente, terão o primeiro campo em branco, com bordadura em azul, correspondendo a 1/7 da altura da tralha e, ao centro, o símbolo da função. O segundo campo será composto por três faixas horizontais, nas cores verde e vermelha, separadas pela combinação branca.

Art. 5º A bandeira-insígnia de órgão de apoio, de acordo com os modelos descritos no anexo III, terá o primeiro campo em branco, com bordadura na cor vermelha, correspondendo a 1/7 da altura da tralha e, ao centro, o respectivo símbolo da função. O segundo campo será composto por sete faixas horizontais de mesma dimensão, em azul e em branco.

Art. 6º A bandeira-insígnia de órgão de execução (regimento, batalhão e grupamento de bombeiros), consoante modelos do anexo IV, será dividida diagonalmente em dois campos, sendo o superior em branco e o inferior em azul, apresentando junto à tralha superior o símbolo do comando intermediário respectivo e, no campo inferior, o símbolo da unidade.

Parágrafo único. As unidades de bombeiros terão o campo inferior em vermelho.

(3)

Art. 7º A bandeira-insígnia de subunidade ou pelotão diretamente subordinado à unidade terá campo único em azul e, ao centro, o brasão da respectiva OPM/OBM que integra, apresentando, no ângulo inferior, junto à tralha, seu próprio número em algarismo arábico ou sua sigla, quando subunidade de comando e serviços, consoante modelos descritos no anexo V.

§ 1º A subunidade de OBM terá o campo único de sua insígnia em vermelho. § 2º A bandeira-insígnia de subunidade com atividade diferenciada de PM e BM, orgânica de unidade, terá campo único em azul (PM) ou vermelho (BM) e, ao centro, o símbolo que identifique sua respectiva atividade, apresentando, no ângulo superior junto à tralha, o símbolo da unidade que integra, consoante modelo do anexo VI.

§ 3º A bandeira-insígnia de subunidade de ensino terá a forma e características daquela correspondente à subunidade de órgão de execução, conforme modelo do anexo VII.

Art. 8º A companhia independente e o subgrupamento de bombeiros independente terão suas bandeiras-insígnias divididas em três campos, nas cores branca, azul e verde, apresentando, no ângulo superior junto à tralha, o símbolo do comando intermediário que integra e, no ângulo inferior junto à tralha, o símbolo operacional respectivo; no terceiro campo, conterá o seu número de ordem em algarismo arábico, de acordo com os modelos do anexo VIII.

Parágrafo único. No subgrupamento de bombeiros independente, o segundo campo será em vermelho.

Art. 9º O estandarte é um símbolo destinado a caracterizar as unidades, em face das missões que lhe são cometidas, apresentando forma retangular e as seguintes características:

I - largura de 0,90m e comprimento de 1,35m;

II - campo em branco e, ao centro, o brasão do órgão de direção, apoio ou execução, abaixo do qual haverá uma faixa amarela em arco contornada de preto, contendo a identificação da OPM/OBM por extenso com algarismos e letras também em preto;

III - como adorno, uma franja em azul, correspondendo a 1/10 da altura da tralha, consoante modelo definido no anexo IX.

§ 1º O estandarte, quando hasteado juntamente com a Bandeira Nacional ou com ela conduzido, ocupará a posição à esquerda desta.

§ 2º O estandarte de unidade forma à frente dela, ao lado esquerdo da Bandeira Nacional ou isolado.

§ 3º Na panóplia, o estandarte será fixado à esquerda da Bandeira Nacional, a qual terá à direita a Bandeira do Estado do Paraná.

(4)

§ 5º A identificação da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) na faixa amarela será abreviada, consoante modelo do anexo X.

§ 6º O estandarte do Comando-Geral apresentará campo em azul e, ao centro, o símbolo do CG, além de franjas em dourado, consoante modelo do anexo XI.

Art. 10. Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Portaria CG nº 651, de 27 de outubro de 1982.

Coronel QOPM Anselmo José de Oliveira,

(5)

ANEXO I APÊNDICE A

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE DIREÇÃO

COMANDANTE-GERAL

CHEFE DO ESTADO-MAIOR

(6)

ANEXO I APÊNDICE B

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE DIREÇÃO

DIRETORIA DE PESSOAL

DIRETORIA DE SAÚDE

(7)

ANEXO I APÊNDICE C

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE DIREÇÃO

DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO

(8)

ANEXO II

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE COMANDOS INTERMEDIÁRIOS

COMANDO DO POLICIAMENTO DA CAPITAL

COMANDO DO POLICIAMENTO DO INTERIOR

(9)

ANEXO III APÊNDICE A

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE APOIO

CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR

(10)

ANEXO III APÊNDICE B

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE APOIO

CENTRO VETERINÁRIO DA POLÍCIA MILITAR

ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ

(11)

ANEXO III APÊNDICE C

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE APOIO

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

CENTRO DE SUPRIMENTO E MANUTENÇÃO DE INTENDÊNCIA

(12)

ANEXO III APÊNDICE D

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE APOIO

(13)

ANEXO IV APÊNDICE A

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO

4º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA ANEXO IV

(14)

APÊNDICE B

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA

BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL

BATALHÃO DE POLÍCIA DE GUARDA ANEXO IV

(15)

APÊNDICE C

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE ÓRGÃOS DE EXECUÇÃO

1º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

(16)

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE SUBUNIDADE E PELOTÃO SUBORDINADOS À UNIDADE

1ª COMPANHIA DO BATALHÃO DE POLÍCIA DE TRÂNSITO

1ª SEÇÃO DE BOMBEIROS

COMPANHIA DE COMANDO E SERVIÇOS ANEXO VI

(17)

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE SUBUNIDADE (ATIVIDADE DIFERENCIADA PM E BM)

COMPANHIA DE TRÂNSITO DO 4º BPM

(18)

MODELO DE BANDEIRA-INSÍGNIA DE SUBUNIDADE DE ENSINO

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE GRADUADOS DO CFAP

(19)

APÊNDICE A

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE COMPANHIA INDEPENDENTE E DE SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE

COMPANHIA DE POLÍCIA DE CHOQUE

1ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR

(20)

APÊNDICE B

MODELOS DE BANDEIRAS-INSÍGNIAS DE COMPANHIA INDEPENDENTE E DE SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE

1º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS INDEPENDENTE

(21)

MODELO DE ESTANDARTE DE ÓRGÃO DE DIREÇÃO, APOIO E EXECUÇÃO

(22)

MODELO DE ESTANDARTE DA ACADEMIA POLICIAL MILITAR DO GUATUPÊ

(23)

Referências

Documentos relacionados

- Jaguariúna/SP Assunto: Credenciamento da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), com sede no município de Jaguariúna, no estado de São Paulo, para a oferta de cursos superiores

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A solução da crise de água em toda sua extensão – enfrentamento de secas, medidas contra a desertificação e as enchentes, gerenciamento adequado das fontes hídricas –

Este trabalho subordinado ao tema “A Dança” realiza-se no âmbito da unidade curricular Pedagogia e Didáctica da Expressão Corporal e Artística e tem

1- O prazo para apresentação de candidaturas é de 20 dias úteis contados a partir da data de afixação do Edital de abertura do procedimento de atribuição de talhões, não

119 PRADO, Luiz Regis, op. Crimes de Perigo Abstrato, 2ª edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010, p. Meio ambiente, descabimento de aplicação do princípio

(Unesp 2016) Os gráficos indicam a diversificação de aplicações para um investimento, por grau de risco, sugeridas por cada um dos bancos A, B e C.. O gráfico a seguir representa