• Nenhum resultado encontrado

CAMPO ELÉTRICO, ESPELHOS E LENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMPO ELÉTRICO, ESPELHOS E LENTES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CAMPO ELÉTRICO, ESPELHOS E LENTES Relacionamento entre pais e filhos

Por que será que nem os pais entendem os filhos, nem os filhos os entendem? Toda família faz esse tipo de pergunta, concorda? Mas é bem simples a resposta: a criação dos nossos pais foi diferente. Nossos pais viveram em outra época, com pensamentos e atitudes diferentes, com pouca liberdade, uma educação bastante rígida e não acompanharam os avanços tecnológicos nem mudaram seus valores. Por isso existe tanto conflito idiota entre um e outro. Além de ninguém respeitar a opinião do outro e de não haver confiança.

Eles têm que aprender que só porque são pais, isso não implica que estejam 100% certos. Eles são seres humanos e como qualquer um pode errar. Porém, você impor sua opinião é, totalmente diferente, isso caracteriza um abuso de poder por parte do pai. Nós, filhos, somos obrigados a

respeitá-los e obedecê-los, mas aceitar tudo não, pois eles não são Deus (onisciente). Eles pensam que sabem demais, por possuírem mais experiência que a gente, mas nós sabemos que isso não se aplica de uma maneira geral.

Se aprendêssemos a respeitar e a aceitar opiniões diferentes seríamos muito mais felizes e a harmonia predominaria na casa. Você pensa que existe certo e errado? O que existe são conceitos sobre vários assuntos de áreas diferentes, por exemplo, a pessoa que diz que não bebe álcool, biologicamente, ela está errada, pois toda gordura possui álcool. Porém, perante à sociedade, ingerir álcool, é beber bebida alcoólica.

Se nossos pais soubessem criar os filhos de uma maneira em que não houvesse imposições,

rigorosidades, em resumo, uma “ditadura”. Mas sim, visando, principalmente, a confiança entre os dois, com certeza, hoje não teríamos filhos matando pais nem o contrário. Sabe o que ocorre?

Nós vemos vários pais fazendo promessas a seus filhos e não cumprem nenhuma. Você entende o que se passa na cabeça deles? Por mais que trabalhe, isso não justifica, você prometer e não cumprir. Todo pai diz essa frase: “Não faça o que eu faço, mas faça o que eu digo”. Se você não faz como é que vai querer dar exemplo? Tudo que nossos pais dizem ficam gravado em nossa memória, não importa o tempo que passe, sempre ficará registrado, por isso é bom tomar cuidado com o que diz para o filho, mesmo nos momentos de raiva.

Para o filho, o pai FOI, É e SEMPRE será seu herói e seu maior ídolo, então quando o pai perde a moral perante o filho, então surgem esses tipos de acontecimentos desagradáveis. Esperamos que um dia nossos pais entendam isso e passem a confiar mais nos filhos se merecerem.

(2)

1. (FUVEST – ADAPTADO) André é um pai muito presente e dedicado a família. Divide as tarefas de casa com a esposa e acompanha os filhos no colégio. É um trabalhador dedicado e um marido fiel e amável. Carlos, filho de André, pediu para o pai arrumar a lanterna que estava com defeito. O circuito da lanterna está indicado abaixo. No circuito elétrico abaixo, a fonte de tensão é uma bateria de força eletromotriz igual a 12 V, do tipo que se usa em automóveis. Aos pólos, A e B, dessa bateria está conectada uma resistência externa R. No mesmo circuito, r representa a resistência interna da bateria, e V é um voltímetro ideal ligado entre os pólos da mesma.

Indique qual dos gráficos abaixo melhor representa a leitura (V) do voltímetro, como função do valor (R) da resistência externa.

2. O circuito abaixo mostra o trabalho que Ana, filha de André, precisa entregar no colégio valendo nota. Todos os resistores têm resistências idênticas, de valor . A corrente elétrica i, através de R2, é de 500 mA. A fonte, os fios e os resistores são todos ideais. André está ajudando a filha a resolver o problema.

(3)

Selecione a alternativa que indica o valor correto da diferença de potencial a que está submetido o resistor R1. a) 5 V b) 7,5 V c) 10 V d) 15 V e) 20 V

3. A figura abaixo representa duas placas metálicas planas e paralelas, perpendiculares à página, de dimensões muito maiores do que a distância d que as separa. As placas estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo, porém de sinais contrários. Esse experimento foi realizado por André para seus alunos de física.

Nessas condições, é correto afirmar que o campo elétrico resultante é nulo a) apenas no ponto 1.

b) apenas no ponto 2. c) apenas no ponto 3. d) apenas nos pontos 1 e 3. e) nos pontos 1, 2 e 3.

4. (UFRGS – adaptado) Um fio condutor enrolado em forma de solenóide encontra-se em repouso no interior de um campo magnético uniforme cuja intensidade (B) varia, em função do tempo

(4)

(t), do modo indicado no gráfico abaixo. O campo magnético é perpendicular às espiras do solenóide.

Nessas condições, indique qual dos seguintes gráficos melhor representa a corrente elétrica (i), induzida no solenóide, como função do tempo (t).

Instrução: As questões 5 e 6 referem-se ao enunciado e à figura abaixo.

5. Ao arrumar o fio do ferro de passar roupa da esposa André tem uma idéia para aplicar aos seus alunos do colégio. Ele imagina dois longos fios retilíneos e paralelos, A e C, que atravessam perpendicularmente o plano da página, são percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade e de sentidos contrários, conforme representa, em corte transversal, a figura abaixo. Como é convencional, o ponto no fio A indica que a corrente desse fio está saindo da página, e o "X" indica que a corrente do fio C está entrando na página.

No ponto P da figura, o vetor campo magnético a) é nulo.

b) aponta para o alto da página. c) aponta para o pé da página.

(5)

d) aponta para a esquerda. e) aponta para a direita.

6. A força magnética, por metro, exercida pelo fio A sobre o fio C a) é nula.

b) aponta para o alto da página. c) aponta para o pé da página. d) aponta para a esquerda. e) aponta para a direita.

7. (UFRGS – adaptado) Melina, filha de André, está tendo aulas de música. Como André também gosta de música ele sempre ajuda a filha a treinar. Na figura abaixo estão representadas as configurações espaciais instantâneas de duas ondas transversais senoidais, M e N, que se propagam na direção x, ao longo de uma mesma corda musical feita por André ao auxiliar a filha.

8. Ao auxiliar a filha na aula de música André, muito inteligente, tem novas idéias para aplicar aos seus alunos. Ele considerou as seguintes afirmações a respeito da natureza das ondas e da forma como elas se propagam.

I - Ondas mecânicas consistem em oscilações na densidade do meio em que se transmitem e podem se propagar no vácuo.

(6)

como em meios materiais.

III - Sob condições adequadas, um feixe de elétrons apresenta propriedades ondulatórias, conhecidas como ondas de matéria.

Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

9. (Fuvest – adaptado) As figuras abaixo ilustram um experimento muito simples, feito por André para ajudar o filho no colégio, que consiste em fazer um pulso transversal, que se propaga ao longo de uma mola fina e muito longa, passar por uma fenda estreita.

As figuras (a), (b) e (c) procuram mostrar o seguinte:

(a) Se a direção do plano de oscilação do pulso for paralelo à fenda, o pulso passa por ela. (b) Se a direção do plano de oscilação do pulso for perpendicular à fenda, o pulso não passa pela fenda e, em vez disso, reflete-se nela.

(c) Se a direção do plano de oscilação do pulso for oblíquo à fenda, o pulso passará parcialmente por ela.

Pode-se afirmar que, nesse experimento, está sendo demonstrado o fenômeno ondulatório da a) polarização.

b) refração. c) difração. d) interferência. e) dispersão.

(7)

10. Melina pediu ao pai, André, para segurar o espelho enquanto ela se arrumava para sair com as amigas. André logo viu que o espelho da filha não era o mais adequado, pois era convexo. Na figura abaixo estão representados cinco raios luminosos, refletidos pelo espelho esférico convexo de Melina, e um raio incidente, indicado pela linha de traçado mais espesso. As letras f e C designam, respectivamente, o foco e o centro de curvatura do espelho.

Fonte da imagem: unesp

Dentre as cinco linhas mais finas numeradas na figura, a que melhor representa o raio refletido pelo espelho é identificada pelo número

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

11. (UFRGS – adaptado) Na figura abaixo, a linha cheia representa o percurso de um raio de luz que se propaga numa lâmina formada por três camadas de diferentes materiais transparentes, cujos índices de refração absolutos são nl, n2 e n3. Na interface das camadas com índices de refração n2 e n3, o raio sofre reflexão total.

(8)

Selecione a alternativa que indica a relação correta entre os índices de refração nl, n2 e n3.

12. Melina quis fazer uma brincadeira com o pai e escreveu uma carta com letras bem pequeninas. Como André é esperto utilizou uma lupa de lentes convergentes para poder ler a carta. Na figura abaixo, L representa uma lente convergente de vidro, imersa no ar, e 0 representa um objeto luminoso colocado diante dela. Dentre os infinitos raios de luz que atingem a lente, provenientes do objeto, estão representados apenas dois. Os números na figura identificam pontos sobre o eixo ótico da lente.

Fonte da imagem: USP

Analisando a figura, conclui-se que apenas um, dentre os cinco pontos, está situado no plano focal da lente. O número que identifica esse ponto é

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

13. Clara, a esposa de André, está estudando física. Muitas vezes ela se depara com as constantes físicas. Querendo saber o que elas significam ela pede ajuda ao marido que prontamente se oferece para ajudar. Nas equações matemáticas utilizadas na física, freqüentemente encontramos um elemento básico que chamamos constante física. São exemplos bem

conhecidos de constante física a constante k de Boltzmann, a constante universal R dos gases, a velocidade c da luz e a constante h de Planck. As duas primeiras estão presentes na teoria cinética dos gases, a velocidade da luz aparece como constante na teoria da relatividade e a

(9)

constante de Planck está presente na teoria quântica.

A respeito das constantes citadas, são feitas as seguintes afirmações.

I - Há uma relação de proporcionalidade entre a constante k de Boltzmann e a constante universal R dos gases.

II - Desde 1983, o valor da velocidade da luz no vácuo é usado para definir o metro, por decisão do Comitê Internacional de Pesos e Medidas.

III - O quociente da energia pela freqüência de um fóton é igual à constante de Planck. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

14. No início do século XX, as teorias clássicas da física - como o eletromagnetismo de Maxwell e a mecânica de Newton - não conduziam a uma explicação satisfatória para a dinâmica do átomo. Nessa época, duas descobertas históricas tiveram lugar: o experimento de Rutherford

demonstrou a existência do núcleo atômico, e a interpretação de Einstein para o efeito fotoelétrico revelou a natureza corpuscular da interação da luz com a matéria. Em 1913, incorporando o resultado dessas descobertas, Bohr propôs um modelo atômico que obteve grande sucesso, embora não respeitasse as leis da física clássica.

Considere as seguintes afirmações sobre a dinâmica do átomo.

I - No átomo, os raios das órbitas dos elétrons podem assumir um conjunto contínuo de valores, tal como os raios das órbitas dos planetas em torno do Sol.

II - O átomo pode existir, sem emitir radiação, em estados estacionários cujas energias só podem assumir um conjunto discreto de valores.

III - O átomo absorve ou emite radiação somente ao passar de um estado estacionário para outro.

Quais dessas afirmações foram adotadas por Bohr como postulados para o seu modelo atômico? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

15. Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que elas aparecem.

(10)

Uma lâmpada de iluminação pública contém vapor de mercúrio a baixa pressão. Quando ela está em funcionamento, dois eletrodos no interior da lâmpada submetem o gás a uma tensão, acelerando íons e elétrons. Em conseqüência das colisões provocadas por essas partículas, os átomos são levados a estados estacionários de energia mais alta (estados excitados). Quando esses átomos decaem para estados menos excitados, ocorre emissão de luz. A luz emitida pela lâmpada apresenta, então, um espectro... que se origina nas ... de elétrons entre os diferentes níveis de ... energia.

a) discreto - transições - atômicos b) discreto - transições - nucleares c) contínuo - colisões - atômicos d) contínuo - colisões - nucleares e) contínuo - transições – atômicos GABARITO: 1) B. 2) D. 3) D. 4) A. 5) B. 6) E. 7) C. 8) D. 9) A. 10) B. 11) C. 12) C. 13) E. 14) D. 15) A.

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

O Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (ONU, 2005), ao propor a construção de uma cultura universal de direitos humanos por meio do conhecimento,

1 — Os preços dos serviços de incubação são estabelecidos por despacho do Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, ouvido o Conselho de Gestão, e publicitados no website

o transferência interna: poderá requerer transferência interna o aluno que esteja regularmente matriculado na Universidade no semestre em que solicitar a transferência e

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

Pode-se observar que os pacientes nesse estudo obtiveram redução em três parâmetros da SM, CC e TG e Insulina de jejum, não apresentando efeitos positivos na glicemia,

Este texto é uma reflexão em torno da necropolítica, a partir de Achille Mbembe, e das esculturas de Niemeyer, de como estas obras artísticas representam a enunciação e