• Nenhum resultado encontrado

Ansiedade pré-competitiva e desempenho em atletas de Crossfit

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ansiedade pré-competitiva e desempenho em atletas de Crossfit"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA E DESEMPNHO EM ATLETAS DE CROSSFIT

Letícia Costa Machado*

1 INTRODUÇÃO

Resumo: A modalidade CrossFit, como um esporte competitivo, ainda é muito recente no Brasil e existem registros caracterizando o Crossfit como uma modalidade competitiva de alta intensidade que exige um nível alto de entendimento biomecânico e fisiológico alem do desempenho físico e controle psicológico durante uma competição. Considerando que a ansiedade pré-competitiva esta presente nos sentimentos dos atletas em qualquer esporte de caráter competitivo e pode agir de forma positiva no desempenho do atleta durante as provas. Entretanto, para alguns atletas, a ansiedade pré-competitiva pode se tornar um fator negativo e prejudicial ao desempenho durante a prova. Objetivo: analisar o nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de CrossFit e relacionar com desempenho. Método: Foi realizada uma pesquisa quantitativa descritiva através da aplicação de dois testes psicométricos: SCAT que identifica o perfil de ansiedade traço e CSAI-2 para a analise da ansiedade estado. Os questionários foram aplicados individualmente em atletas inscritos em uma competição de Crossfit. Participaram homens e mulheres com idade de 18 a 50 anos, nas categorias iniciante, scaled, intermediário e RX. Para realização da análise foi feita uma somatória de pontuação dos questionários aplicados e feito uma média por estatística descritiva para analisar o nível de ansiedade com o desempenho do atleta. Resultados: Pode-se observar que os níveis de ansiedade dos atletas em geral apresentaram classificação semelhante como nível médio. Quando separados por gênero na analise feita em ansiedade traço nos homens apresentaram níveis classificados como médio, pontuação entre 17 a 23, nas mulheres apresentou-se níveis classificados como média alta pontuação situada entre 24 a 27 e alta pontuação acima de 28, já em ansiedade estado ambos apresentaram níveis classificados como médio, pontuação entre 19 a 27. Analise feita com os atletas que conquistaram pódio com os que não conquistaram pódio, todos obtiveram uma pontuação correspondente ao nível classificado como médio, porem os atletas que foram ao pódio apresentaram níveis menos elevados quando comparados com os atletas que não foram ao pódio. Conclusão: Pode-se inferir que para os atletas participantes desse estudo, os que foram classificados como menos ansiosos tiveram um melhor desempenho quanto à colocação na competição, isso pode ter relação com experiência do atleta e nível da competição.

Palavras-chave: Crossfit. Ansiedade pre-competitiva. Desempenho

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso de graduação da Universidade do Sul de

Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Educação Fisica. Orientadora: Prof.Elinai dos Santos Freitas Schutz, MSC. Palhoça, 2018.

Acadêmico Letícia Costa Machado do curso de Educação Física da Universidade do Sul de Santa

(2)

INTRODUÇÃO

O Crossfit é uma marca criada por Greg Glassman em 1995. Trata-se de uma metodologia caracterizada por treinos intensos a partir de movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade, onde o objetivo da modalidade é atingir as três vias metabólicas e aprimorar as 10 valências físicas (resistência cardiorrespiratória e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão). As sessões de treinos seguem um padrão iniciando por aquecimento, em seguida uma parte focada na força ou habilidades técnicas de movimentos específicos e finalizando geralmente em um condicionamento metabólico conhecido como WOD “workout of the Day” ou “treino do dia” (ALMEIDA, PRESTES, TIBANA, 2015) (tradução nossa)

Nesse programa de condicionamento físico, o Crossfit, busca preparar o individuo para qualquer tarefa ou exigência física que envolva grandes grupos musculares como levantamento de peso, agachamentos e exercícios de caráter calistenicos conhecido como exercícios ginásticos de peso corporal (modalidade que vem se destacando no âmbito competitivo e motivacional). (ARRUDA, GENTIL, SOUZA, 2017)

O Crossfit como modalidade esportiva, vem atraindo cada vez mais atletas interessados em competições, geralmente seduzidos pela adrenalina que os eventos proporcionam e a descoberta de talentos combinados com as capacidades desenvolvidas, além de aprender autocontrole e autoconfiança. Em muitos box’s (nome dado ao espaço ou centro de treinamento dos praticantes da modalidade Crossfit), surgem equipes de competição que se organizam para participar dos eventos amadores que acontecem com frequência em diferentes regiões, porém não são considerados atletas de alto nível. (BRWOD, 2017)

Quanto às categorias existentes, a iniciante geralmente não domina os movimentos de ginástica avançada e a exigências são menores. Categorias Scale, também não dominam movimentos com nível de complexidade maior de ginástica, além disso, ainda não cumprem os pré-requisitos das cargas elevadas prescritas nas categorias acima. Existe também a categoria RX, atletas que tem habilidade e domínio com consistência na modalidade de Levantamento de Peso Olímpico com as cargas mais elevadas prescritas no evento, além disso, o atleta deve ter todos os movimentos complexos e mais avançados de ginástica, entre outras habilidades. (WKNDWARS, 2017)

(3)

Das competições, os jogos mais visados dentro da modalidade Crossfit são chamados de “Crossfit Games”, desde 2007 é o evento mais importante ou o principal campeonato mundial, envolvendo os melhores atletas do mundo. São divididos em várias etapas, onde a primeira que classifica os atletas é conhecida como “Open”. (AMRAP, 2017)

Os jogos da Crossfit são divididos em três etapas onde a primeira delas é o “Open”, trata-se de uma competição on-line durante cinco semanas, onde é lançado um workout por semana e o atleta deve realizar em um Box afiliado com um juiz credenciado ou por intermédio de um vídeo dentro dos padrões solicitados para validação do resultado, em seguida o atleta deve registrar seu resultado no site oficial da crossfit dentro de um prazo de 5 dias. Os melhores atletas de cada região das 18 regiões do mundo classificam para próxima etapa chamada de Regionais. São 9 Regionais (competições presenciais de 3 dias), onde os atletas classificados de cada duas regiões se enfrentam afim de buscar uma vaga para o maior evento de crossfit do mundo “Crossfit Games”. (GAMES,2018) (Tradução nossa)

Das competições de Crossfit, destaca-se também o torneio tradicional do Brasil. Evento realizado desde de 2010 pelo box pioneiro no Brasil a Crossfit Brasil, desde então o Torneio Crossfit Brasil “TCB” ficou conhecido no Brasil todo. São 8 seletivas regionais que classificam os melhores de cada região onde se enfrentam para selecionar os atletas mais bem condicionados do mundo. (TCB, 2018)

Diante do crescimento do numero de atletas, em geral, constata-se também a evolução da psicologia do esporte, o qual busca dentro da sua área de atuação proporcionar aos atletas estabilidade emocional e um melhor desempenho esportivo. (VIEIRA, et al, 2010)

Segundo Rubio (2010) a psicologia esportiva ainda é considerada novidade no Brasil, porém tem ganhado espaço no meio competitivo, a fim de adquirir um melhor desempenho durante a competição, além de aprender a lidar com estresse competitivo e a concentração dos atletas.

Apesar de se tratar de um fenômeno universal ainda não possui uma definição ou causa exata para ansiedade mesmo sendo facilmente notada por uma emoção através de um alerta tenso e exaustivo fisicamente, geralmente acionado em emergências ou perigo. (ARAUJO, et al, 2008).

A ansiedade pré-competitiva é um fator psicológico de caráter estável que projeta estímulos que se assemelham a sensação de ameaça e pode afetar diretamente o autocontrole e desempenho do atleta. Esses estímulos têm níveis que

(4)

podem variar de acordo com o tipo de esporte, idade e ou sexo. (ROSE, VASCONCELLOS, 1997)

Ansiedade traço e estado (IDATE) são baseadas na proposta de Spielberger (1977). A ansiedade traço tem como característica diferentes tendências de reação a determinadas situações caracterizadas como ameaçadoras e com maior intensidade na ansiedade. Já a ansiedade estado, dividida em somática, cognitiva e auto-confiança, trata-se de um estado emocional transitório ou condições caracterizadas por sensações desagradáveis de tensão e apreensão. (BIAGGIO, et al,1977)

A ansiedade pode ser confundida com os conceitos relacionados ao medo. Trata-se de um sentimento psicológico do ser humano, comandado pelo sistema nervoso central e desencadeado por uma série de fatores externos quando deparados com situações de risco, preocupação, medo, tensão, vergonha, estresse ou pressão competitiva, entre outros. (BIAGGIO, et al,1977)

Visto que a ansiedade pré-competitiva está presente em todos os esportes competitivos, e pode agir de forma positiva no desempenho do atleta durante as provas. Entretanto, para alguns atletas, a ansiedade pré-competitiva pode se tornar um fator negativo e prejudicial ao desempenho do atleta durante a prova. (MORAES, 1990)

O presente estudo tem como objetivo geral analisar o nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de CrossFit e relacionar com desempenho. Os objetivos específicos da pesquisa são: mensurar o nível de ansiedade traço e estado pré-competitivo em atletas de CrossFit, comparar o nível de ansiedade entre a classificação e o gênero dos atletas e relacionar o nível de ansiedade com o desempenho do atleta.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

O tipo de pesquisa do presente estudo tem como característica quantitativa, descritiva e aplicada.

Quanto à pesquisa ser de natureza quantitativa, Fonseca (2002, p.19) “considera que a realidade só pode ser compreendida com base na analise de dados brutos, recolhidos com auxilio de instrumentos padronizados e neutros”. O que significa que tudo pode ser quantificado, traduzindo em números, opiniões e informações para analise dos resultados.

(5)

A pesquisa descritiva analisa fatos sem que haja manipulação do estudo. Geralmente estudado fenômenos do mundo físico, e especialmente, do mundo humano, sem nenhuma interferência do pesquisador. (RAMPAZZO, 2005)

A pesquisa aplicada segundo Gerhardt e Silveira (2009, p.35) “objetiva gerar conhecimento para aplicação prática, dirigidos a solução de problemas específicos”.

Participaram dessa pesquisa, 51 atletas de Crossfit, de ambos os sexos, inscritos em uma competição nas categorias iniciante, intermediário, Scaled e RX com média de idade de 29,4± 5,4 anos.

Os atletas foram escolhidos de forma não aleatória intencional com participação voluntária. Como critérios de inclusão: assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); ter idade entre 18 a 50 anos; ser atleta de crossfit e estar inscrito e competindo no campeonato da Crossfit Sinistro “Sinistro Games” realizado na cidade de Joinville, SC.

Para analisar o perfil de ansiedade dos competidores foi aplicado o teste psicométrico Sport Competition Anxiety Test (SCAT) proposto por Martens (1977), constituído por 15 questões que apontam o comportamento emocional do atleta antes de competir como sintomas e sensações antes das provas. São três afirmativas em forma de letras que correspondem a sensações do atleta no momento antes da competição: Onde “A” significa dificilmente”, “B” às vezes” e “C” sempre. Para analise das respostas foi feita uma somatória de pontuação referente às afirmativas propostas, considerando 1,2 e 3 pontos para A, B e C com exceção das afirmativas 6 e 11 que são pontuadas de forma invertida e as afirmativas 1, 4, 7, 10 e 13 que tem pontuação 0, ou seja, não são pontuadas. Sendo assim somente 10 afirmativas são avaliadas 2,3,5,6,8,9,11,12,14 e 15. Soma-se a pontuação de cada atleta para se obter uma classificação dentro de uma escala que varia de 10 (ansiedade baixa) a 30 pontos (ansiedade alta). Pontuação: ate 10 baixo nível de ansiedade; 13 a 16 um nível médio baixo de ansiedade; de 24 a 27 tem um nível médio alto de ansiedade e a cima de 28 nível alto de ansiedade.

Para avaliar o nível de ansiedade estado pré-competitivo dos competidores foi aplicado o teste Competition State Anxiety Inventory (CSAI-2) proposto por Martens, Vealey e Bruno (1990), questionário constituído por 27 perguntas que avaliam fatores de ansiedade cognitiva, associada a sentimentos negativos como preocupação e imagem de fracasso, nos itens 1, 4, 7, 10, 13, 16, 19, 22 e 25. Somática, caracterizada como manifestações fisiológicas, nos itens 2, 5, 8, 11, 14, (pontuação invertida), 17, 20, 23 e 26. E autoconfiança, capacidade de

(6)

pensamentos positivos e convicção de ser capaz de realizar determinadas tarefas, nos itens 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24 e 27. Todas as afirmativas são respondidas de acordo com uma escala Likert de quatro pontos referente a ansiedade, sendo que 1 equivale “nada ansioso”; 2 “um pouco ansioso”; 3 “bastante ansioso” e 4 “muito ansioso”. Para classificar é feito uma escala através da somatória de pontuação, onde de 9 a 18 considerado nível de ansiedade baixa, de 19 a 27 ansiedade média e de 28 a 36 nível de ansiedade considerado alto.

Inicialmente foram contatados os organizadores do evento, explicados os objetivos do estudo e assinou-se a Declaração de Ciência e Concordância da Instituição Envolvida. Em seguida, o projeto foi submetido e aprovado junto Comitê de Ética da Universidade do Sul de Santa Catarina, conforme protocolo n° 2.681.903. Após a aprovação do projeto foi feita a coleta, onde os atletas foram abordados de forma não aleatória intencional com participação voluntaria 1 hora antes das provas, sendo esclarecida toda e qualquer duvida referente ao estudo, em seguida foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecimento para aplicação dos testes. Feita a coleta os dados foram tabulados e foi feita uma analise quantitativa, descritiva com os parâmetros de média, desvio padrão, mínimo e máximo, a fim de relacionar a média do conjunto de dados com a colocação dos atletas. As informações coletadas foram apresentadas em forma de gráficos e tabelas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na tabela 1, a seguir, estão apresentados a classificação dos níveis de ansiedade traço pré-competitiva, separados os indivíduos por gênero e o resultado total da amostra.

Tabela 1: Pontuação e classificação do nível de ansiedade traço e a média geral da somatória SCAT.

Pontuação/Nível de Ansiedade M F Total

Média Pontuação SCAT Pontuação Mínima e Máxima Desvio do Padrão 10 a 12 Baixo 1 1 2 22,4 (10-30) 5,1 13 a 16 Médio Baixo 3 1 4 17 a 23 Médio 13 7 20 24 a 27 Médio Alto 5 9 14

(7)

Acima de 28 Alto 2 9 11

Fonte: Elaboração do autor, 2018.

De acordo com a tabela 1, apresentada acima, verifica-se que a maioria dos atletas de CrossFit foram classificados com media Ansiedade (20 sujeitos), seguido de uma ansiedade media alta (14 sujeitos). Quando separou-se por gênero, nos homens percebeu-se a mesma tendência (ansiedade média: 13 sujeitos, seguida de ansiedade media alta: 5 sujeitos). Já entre as mulheres, percebeu-se uma tendência a um maior nível de ansiedade, sendo classificadas em ansiedade alta (9 participantes) e ansiedade media alta (também 9 participantes), seguido de ansiedade media (7 participantes). Pode-se observar também a pontuação média dos atletas no teste de ansiedade traço (SCAT) de 22,4 indicando predominância dos atletas em um geral no nível médio de ansiedade traço.

Fazendo uma breve comparação com o artigo de Fernandes, Anacleto e Souza (2015), os autores também fizeram uma analise dos níveis de ansiedade dos atletas em fase pré-competitiva considerando esportes individuais e coletivos. Foi aplicando o questionário SCAT, onde os atletas da modalidade individual tiveram os seguintes resultados: 20% dos atletas foram considerados com o nível de ansiedade baixo, 60% foi nível médio e 20% obtiveram nível alto e quanto os atletas do esporte coletivo tiveram 80% atletas apresentaram nível médio de ansiedade e 20% tiveram nível baixo, não tiveram atletas com nível alto. Os autores concluíram que a ansiedade em um contexto esportivo é existente tanto em esporte individuais quanto coletivos porém os níveis apresentados não foram considerados elevados, pois ambas modalidades apresentaram predominância em níveis médio de ansiedade. Embora a maioria dos atletas de ambos esportes individuais e coletivos relatem não sentirem medo, mas alguns acreditam que esse sentimento poderia atrapalhar o rendimento, sendo assim utilizam técnicas de concentração e pensamentos positivos para controle psicológico. Considerando que os atletas relacionam o sentimento de medo como fracasso e insegurança.

Quando à ansiedade-traço competitiva é analisada separadamente por gênero, segundo Gonçalves e Belo (2007) os resultados coincidem com o que a literatura geralmente trás, indicando que as mulheres tendem apresentar maior nível de ansiedade competitiva do que os homens. pode-se levar em consideração a cultura na qual o atleta existe uma exigência maior em atletas mulheres do que em homens, quando trata-se de esporte competitivo. Alguns autores como Rose e Vasconcellos (1997), afirmam que esse fato pode estar relacionado com o

(8)

predomínio das competições estarem voltadas para atletas do sexo masculino, diante disso as mulheres tendem a se cobrar mais, o que pode explicaria os índices mais elevados de ansiedade competitiva.

As tabelas 2, 3 e 4, a seguir, apresentam os níveis de ansiedade estado, onde se subdivide em ansiedade cognitiva, somática e autoconfiança. Fazendo uma análise por gênero e o resultado da amostra.

Tabela 2: Pontuação do nível de ansiedade estado cognitivo.

Pontuação/Nível de Ansiedade M F Total Média da Ansiedade Cognitiva (CSAI-2) Pontuação Mínima e Máxima Desvio do Padrão 9 a 18 Baixo 9 9 18 20,5 (12-30) 5,2 19 a 27 Médio 14 13 27 28 a 36 Alto 1 5 6

Fonte: Elaboração do autor, 2018.

De acordo com a tabela 2, apresentada acima, verifica-se que a maioria dos atletas foram classificados com Ansiedade cognitiva media (27 sujeitos). Quando separou-se por gênero, percebeu-se nos homens a maioria classificado com nível médio (14 sujeitos), seguido com nível baixo (9 sujeitos) e a minoria classificado com nível alto (1 sujeito). Já as mulheres também tiveram a maioria classificadas com nível médio (13 sujeitos), seguido com nível baixo (9 sujeitos) e a minoria classificou com nível alto de ansiedade cognitiva (5 sujeitos). Analisando a média geral, verificou-se predominância da classificação geral dos atletas com a média de 20,5 em nível de ansiedade médio.

Considerando que a ansiedade estado é definida pela parte emocional do atleta, onde o mesmo se depara com características como o medo, apreensão, tensão, preocupação e pensamentos negativos que podem prejudicar em um cenário competitivo. (ROSE, VASCONCELLOS, 1997)

Comparando o estudo dos autores Lavoura, Botura e Machado (2006), analisaram a interferência entre os gêneros no rendimento dos atletas de esporte de aventura, através do instrumento CSAI-2. Apresentaram um nível mais elevado na ansiedade cognitiva e somática em atletas do sexo feminino. Concluindo que há diferença quando separado gênero, pois mulheres tendem a ficarem mais ansiosas que os homens antes da competição, podendo agir de forma negativa para o desempenho.

(9)

Entretanto os resultados do estudo foram pouco diferentes, já que a tabela 2 apresenta uma predominância em ansiedade média em seguida valores mais baixos que indicam ansiedade baixa, embora o numero de atletas do sexo feminino seja maior que do sexo masculino em ansiedade alta.

Tabela 3: Pontuação do nível de ansiedade estado Somática.

Pontuação/Ansiedade Somática M F Total Média da Ansiedade Somática (CSAI-2) Pontuação Mínima e Máxima Desvio do Padrão 9 a 18 Baixo 0 0 0 21,6 (19-26) 1,4 19 a 27 Médio 24 27 51 28 a 36 Alto 0 0 0

Fonte: Elaboração do autor, 2018

Quanto aos dados do nível de ansiedade estado somática apresentada na tabela 3, é possível verificar que não há nível baixo e nem alto de ansiedade, ambos os gêneros tiveram a mesma classificação na média (51 sujeitos). Considerando que os valores entre 19 a 27 são representados pelo nível médio, os valores encontrados resultam em uma pontuação onde apenas nível médio de ansiedade somática se destaca. Portanto, diante dos resultados apresentados na tabela acima, média geral com 21,6 classificado como nível médio de ansiedade somática.

Considerando que a ansiedade somática segundo Martens (1990) não tem muita influência quanto ao desempenho do atleta durante a competição, pois a ansiedade somática até pode influenciar, mas geralmente na fase inicial quando o atleta encontra-se em tensão pré-competição combinado com sensações como nervosismo.

Tabela 4: Pontuação do nível de ansiedade estado Auto-confiança.

Pontuação/Nível de Ansiedade M F Total

Média da Ansiedade Auto-Confiança (CSAI-2) Pontuação Mínima e Máxima Desvio do Padrão 9 a 18 Baixo 1 10 11 23 (14-36) 5,2 19 a 27 Médio 15 16 31 28 a 36 Alto 8 1 9

Fonte: Elaboração do autor, 2018.

Os dados apresentados na tabela 4 ilustram a maioria dos atletas classificados com nível médio (31 sujeitos). Fazendo uma analise entre os atletas por gênero verificou-se nos homens a maioria classificou com nível médio de ansiedade (15 sujeitos), seguido de nível alto de ansiedade (8 sujeitos) e a minoria

(10)

com nível baixo de ansiedade auto-confiança (1 sujeito). Já as mulheres também obtiveram a maioria classificada com nível médio (16 sujeitos), seguido de nível baixo (10 sujeitos) e a minoria com nível alto (1 sujeito). Mesmo obtendo valores mais baixos em geral os homens demonstram níveis mais baixo do que as mulheres considerando nível baixo de ansiedade, contrapartida homens apresentam níveis mais elevados do que as mulheres em níveis de ansiedade alta. No entanto, a maioria dos atletas obtiveram a média da pontuação geral de 23, classificado com nível médio de ansiedade auto-confiança.

De acordo com Martens (1990) níveis muito baixos de ansiedade auto-confiança não são interessantes aos competidores, pois podem refletir negativamente no desempenho do atleta por gerar emoções como incertezas e duvidas da própria capacidade, sendo assim, atletas com auto-confiança tendem a obter mais sucesso em seus objetivos.

As tabelas 5 e 6, a seguir, apresentam os níveis de ansiedade estado, onde se subdivide em ansiedade cognitiva, somática e autoconfiança. Fazendo uma análise comparativa com o nível de ansiedade dos atletas que foram ao pódio e os que não foram.

Tabela 5: Pontuação do teste CSAI-2 e a classificação dos atletas que conquistaram pódio.

CONQUISTARAM PÓDIO

Pontuação CSAI -2 - Cognitiva M F Total

9 a 18 Baixo 3 5 8

19 a 27 Médio 8 4 12

Acima de 28 Alto 0 4 4

Pontuação CSAI -2 - Somática M F Total

9 a 18 Baixo 0 0 0

19 a 27 Médio 11 13 24

Acima de 28 Alto 0 0 0

Pontuação CSAI -2 - Auto-confiança M F Total

9 a 18 Baixo 1 5 6

19 a 27 Médio 6 7 13

Acima de 28 Alto 4 1 5

Fonte: Elaboração do autor, 2018.

Quanto aos dados do nível de ansiedade estado apresentados na tabela 5 observou-se que nas três vertentes da ansiedade estado, todas classificaram a maioria com nível médio de ansiedade. Quando separados por gênero notou-se nos

(11)

homens maioria classificada como ansiedade média somática (11 sujeitos), seguido de ansiedade média cognitiva (8 sujeitos) e ansiedade média auto-confiança (6 sujeitos), exceto níveis classificados como médio os demais valores não tiveram diferença. Já nas mulheres é possível verificar que também há uma predominância em ansiedade média somática (13 sujeitos), seguido de ansiedade média auto-confiança (7 sujeitos) e baixa ansiedade cognitiva (5 sujeitos), considerando que a maioria classificou com nível de ansiedade média os demais valores foram iguais ou sem muita diferença comparando com a pontuação geral.

Tabela 6: Pontuação do teste CSAI-2 e a classificação dos atletas que não conquistaram pódio.

NÃO CONQUISTARAM PÓDIO

Pontuação CSAI -2 - Cognitiva M F Total

9 a 18 Baixo 6 4 10

19 a 27 Médio 6 9 15

Acima de 28 Alto 1 1 2

Pontuação CSAI -2 - Somática M F Total

9 a 18 Baixo 0 0 0

19 a 27 Médio 13 14 27

Acima de 28 Alto 0 0 0

Pontuação CSAI -2 - Auto-confiança M F Total

9 a 18 Baixo 0 5 5

19 a 27 Médio 9 9 18

Acima de 28 Alto 4 0 4

Fonte: Elaboração do autor, 2018.

Analisando os dados apresentados na tabela 6 nota-se que nas três

vertentes da ansiedade estado, todas classificaram a maioria com nível médio. Quando separados por gênero notou-se nos homens maioria classificada como ansiedade média somática (13 sujeitos), seguido de ansiedade média cognitiva (9 sujeitos) e ansiedade média (6 sujeitos) e baixa auto-confiança (6 sujeitos). Já nas mulheres é possível verificar que também há uma predominância em ansiedade média somática (14 sujeitos), seguido de ansiedade média auto-confiança (9 sujeitos) e cognitiva (9 sujeitos), levando em considerando que a maioria classificou com nível de ansiedade média os demais valores foram iguais ou sem muita diferença significativa comparando com a pontuação geral dos atletas.

(12)

Tanto na tabela 5 quanto a tabela 6 há uma predominância nos níveis de ansiedade classificados como nível médio de ansiedade. Quanto ansiedade cognitiva, somática e auto-confiança. Embora os valores quanto ao nível de ansiedade dos atletas que pegaram pódio são menores em relação aos atletas que não conquistaram pódio.

A figura 1 logo a baixo representa média geral dos atletas que foram para o pódio e os que não foram. Fazendo uma breve comparação entre as pontuações dos dois testes aplicados SCAT e SCAI-2, o que classifica o nível de ansiedade dos atletas quanto ansiedade traço e estado.

Figura 1: Média geral da pontuação dos testes SCAT e CSAI-2 e a classificação dos atletas.

. Fonte: Elaboração do autor, 2018.

Observando o figura 1 percebe-se que os níveis de ansiedade apresentam valores semelhantes lembrando que a pontuação do teste SCAT referente à ansiedade traço, representado pela coluna de cor verde no gráfico acima, situa-se entre 17 a 23 e quanto a pontuação do teste C-SAI2 referente a ansiedade estado, representado pela coluna de cor azul no gráfico acima, situa-se entre 19 a 27. Os valores da média geral de ambos os testes correspondem a um nível classificado como médio de ansiedade, considerando a média da pontuação da ansiedade traço de 22,4 e da ansiedade estado de 19,6; 21,5; e 23,4 para os atletas que conquistaram pódio, quanto aos atletas que não conquistarem pódio obtiveram a média da pontuação traço de 22,3 e da ansiedade estado de 21,6; 21,7 e 22,7. Todos os valores apresentados na figura acima classificam com nível médio de ansiedade tanto traço quanto estado. Entretanto as quatro colunas da esquerda representam os atletas que foram para o pódio, apresentam níveis mais baixo em relação aos atletas que não foram para o pódio.

(13)

Comparando o presente estudo com os autores Souza, Teixeira e Lobato (2012), fizeram uma investigação utilizando os testes SCAT e CSAI-2, para analisar o nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de natação com a interferência de variáveis como gênero, experiência do atleta e a categoria. Analisaram uma amostra de 51 atletas de ambos os sexos com uma idade média de 17,8 ± 2,8 anos. Os resultados apontaram que atletas do sexo feminino e aqueles com pouca experiência competitiva, apresentaram níveis de ansiedade mais elevados. Em ansiedade estado somática e cognitiva apresentaram um nível maior com diferença em auto-confiança entre atletas com maior e menor experiência competitiva. Já as mulheres apresentaram índices mais elevados de ansiedade traço competitiva. No entanto os níveis de ansiedade tanto traço quanto estado são considerados moderados, não deferindo de outras publicações.

4 CONCLUSÃO

A partir da análise dos dados, de maneira geral os atletas de Crossfit apresentaram um traço de ansiedade classificada em nível médio com a média geral de 22,4. Quando separado por gênero percebe-se nos homens uma maior tendência em ansiedade média, seguida de ansiedade media alta. Já entre as mulheres, percebe-se uma maior tendência em ansiedade alta e ansiedade media alta, seguido de ansiedade media.

Quando comparados somente atletas que obtiveram as primeiras colocações (pódio) classificaram com a pontuação média de 22,4 no teste SCAT e 19,6; 21,5; e 23,4 no teste C-SAI2, ambos os valores equivalem ao nível médio de ansiedade. Quando analisado os gêneros separadamente observou-se nos homens predominância em nível médio de ansiedade e nas mulheres a maioria apresentou dados com valores um pouco mais elevados classificando como nível alto somente em ansiedade traço.

Analisou-se também que os níveis de ansiedade estado subdivide-se em três vertentes, sendo que ansiedade cognitiva com a média da pontuação geral de 20,5, já para ansiedade somática 21,6 e auto-confiança com a pontuação média de 23. Ambos os resultados classificaram como ansiedade média. Comparando com as primeiras colocações (pódio) dos atletas também apresentaram dados classificando como nível médio de ansiedade estado, porem os atletas que foram ao pódio apresentaram níveis um pouco mais baixos.

(14)

Pode-se classificar os atletas de crossfit com níveis de ansiedade pré-competitiva classificados como nível médio tanto ansiedade traço quanto ansiedade estado. Se tratando das três vertentes da ansiedade estado, se destacam a ansiedade cognitiva em que o atleta se preocupa ou tem pensamentos negativos em relação ao seu próprio desempenho. E a ansiedade somática destaca-se também pela ativação física percebida e diz respeito ás mudanças fisiológicas do momento.

Essa semelhança de resultados dos testes no nível médio de ansiedade pode ser pelo fato dos atletas participantes do estudo não tenham tido a mesma percepção dos sentimentos de estar exposto a um elevado nível de estresse real devido à competição ser um nível inferior em relação às competições mais importantes dentro esporte. Podendo haver alterações quanto às sensações, o que altera os níveis de ansiedade pelo fato do campeonato ter um nível mais baixo e uma menor exigência dos atletas, fazendo com que o atleta tenha sensação de conforto, segurança e controle emocional.

Comparando a média dos níveis de ansiedade dos atletas com a colocação dos mesmos, aqueles que conseguiram ir ao pódio tiveram um nível de ansiedade classificado como médio, assim como os atletas que não foram ao pódio também obtiveram um nível de ansiedade médio, porém quando comparado com os atletas que foram ao pódio, apresentaram níveis mais elevados em relação aos atletas que obtiveram uma melhor colocação.

Pode-se levar em consideração a colocação do atleta em relação ao campeonato com o tempo de experiência como atleta de Crossfit e as categorias que o atleta compete. Atletas mais experientes tendem a ficar menos ansiosos que atletas inexperientes, pois os atletas com mais experiência tendem a prestar mais atenção em orientações externas, enquanto os atletas menos experientes focam em suas aflições interiores.

Sendo assim, há uma necessidade de mais estudos e informações referente ao assunto, tanto quanto ao crossfit como esporte quanto a parte psicológica do atleta. Para que assim os profissionais consigam preparar melhor seus atletas elevando o nível do esporte.

(15)

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, L. M.; PRESTES, J.; TIBANA, R. A. Crossfit riscos ou benefícios? O que sabemos até o momento? Revista Brasileira de Ciência e Movimento. v.23, n.1, p.182-185, 2015

AMRAP BRASIL, Atletas brasileiros na Seletivas e no Crossfit Games 2015. Disponível: <http://www.amrap.com.br> Acesso em 20 de maio de 2017.

ANACLETO,G. M. C.; FERNANDES, L. H. O.; SOUZA, A. A. F.; O medo e a ansiedade no

esporte em modalidade coletiva e individual. 2015. 4 f. Monografia (Graduação em

Psicologia) – Universidade Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2015.

ARRUDA, A.; GENTIL, P.; SOUZA, D. CROSSFIT: RISCOS PARA POSSÍVEIS

BENEFICIOS? Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN

1981-9900. v.11. n.6,: p. 138-139. Disponível em: <http://www.ibpefex.com.br> Acesso em 19 de

maio de 2017

BARROS, J. et al. Situações de jogo como fonte de "stress" em modalidades esportivas coletivas. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 18, n. 4, p.385-395, 2004

BELO, R.P; GONÇALVES, M. P. Ansiedade-traço competitiva: Diferenças quanto ao gênero, faixa etária, experiência em competições e modalidade esportiva em jovens atletas. V. 12, n. 2, p. 301-307, 2007

BIAGGIO, A.; NATALÍCIO, L.; SPIELBERGER, C. Desenvolvimento da forma

experimental em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) de Spielberger. Arq. Bra. Psic. V.29, n.3, p.31-44, 1977

BOTURA, H. M. L.; LAVOURA, T. N.; MACHADO, A. A. Estudo da Ansiedade e as

diferenças entre os g~eneros em um esporte de aventura competitivo. Revista Brasileira de

Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. V. 1, n. 3, p. 74-81, setembro, 2006

BRWOD, Competir ou não competir? Disponível: <http://www.brwod.com.br> Acesso em 20 de maio de 2017.

BSBCROSSFIT FITNESS, em: <hppt://bsbcrossfit.com/o-que-e-crossfit> Acesso em 22 de abril de 2017

CROSSFIT: Forging Elite Fitness, em: <https://www.crossfit.com/what-is-crossfit> Acesso em: 22 de abril de 2017

CROSSFIT GAMES: About The Games, em <https://www.games.crossfit.com> Acesso em: 24 de março de 2018

DE ROSE, D.J.; VASCONCELLOS, E. G. Ansiedade Traço Competitiva e Atletismo: Um estudo com atletas infanto-juvenis. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, v. 11, n. 2, p. 148-154, 1997

DUARTE, A. et al. AN EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF CROSSFIT ATHLETES IN

BRAZIL. Orthopaedic Journal of Sports Medicine. São Paulo, 2016.

FONSECA, S. J. Metodologia da Pesquisa Cientifica. UECE – Universidade Estadual do Ceará, módulo 1, p.19, 2002

(16)

GERHARDT, E. T.; SILVEIRA, T. D. Métodos de Pesquisa. 1° Ed. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2009

LOBATO, P. L.; SOUZA, M. A. P.; TEIXEIRA, R. B. Manifestação da ansiedade pré-competitiva em nadadores amadores. Rev. Educ. Fís/UEM, v. 23, n. 2, p. 195-203, 2012 MARTENS, R.; VEALEY, R. S.; BURTON, D. Competitive Anxiety In Sport. Human Kinetics, 1990.

MORAES, L. Ansiedade e Desempenho no esporte. Revista Brasileira de Ciência e

Movimento, v.4, n.2, p.51-56,1990

OLIVEIRA, L. et al. PSICOLOGIA DOS ESPORTE: UMA AREA EMERGENTE DA

PSICOLOGIA. Psicologia em Estudo. v.15, p. 391-399, 2010

RAMPAZZO, L. Metodologia Ciêntifica. 3° Ed. São Paulo: Loyola, 2005

RUBIO, K. Psicologia do Esporte Aplicada. 2°Ed. Brasil: Casa do Psicólogo, 2010. RUIZ, E. A Vida dominada pela Ansiedade. Família Cristã. São Paulo, v.43, n.498, p.16-19, 1997.

TCB OFICIAL, em <https://www.tcboficial.bom.br> Acesso em 24 de março de 2018 WKND WARS, em <http://www.wkndwars.com.br/> Acesso em 22 de abril de 2017

ANEXO A – SCAT E CSAI-2

NOME: SEXO: IDADE: CATEGORIA:

Abaixo estão algumas afirmativas sobre como as pessoas se sentem quando competem. Leia cada umas delas e decida se você DIFICILMENTE; AS VEZES; OU FREQUENTIMENTE sente-se desta forma. Se você escolheu DIFICILMENTE assinale 1; AS VEZES assinale 2 e FREQUENTEMENTE assinale 3. Não há respostas certas ou erradas. Não perca muito tempo. Escolha a palavra que melhor descreve como você se sente quando compete e circule o número correspondente.

Dificilmente Às Vezes Frequentemente 01 Competir é socialmente agradável

02 Antes de competir sinto-me agitado

03 Antes de competir fico preocupado em não desempenhar bem

(17)

04 Quando estou competindo sou um bom desportista

05

Quando estou competindo fico preocupado com erros que possa cometer

06 Antes de competir sou calmo

07 Quando se compete é importante ter um objetivo bem definido

08 Antes de competição sinto enjoos no estomago

09

Pouco antes de competição sinto que meu coração bate mais forte que o normal

10 Eu gosto de jogos que exijam uma maior energia física

11 Antes de competir sinto-me descontraído

12 Antes de competir sinto-me nervoso

13

Esportes coletivos (por equipes) são mais emocionantes que esportes individuais.

14 Eu fico nervoso querendo que a competição comece logo

15 Antes de competir sinto-me tenso

ANEXO B – CSAI-2 NOME: SEXO: IDADE: CATEGORIA: Absolutamente não Um

Pouco Bastante Muitíssimo 01 Eu me preocupo bastante com

(18)

02 Eu me sinto nervoso

03 Eu me sinto à vontade

04 Eu tenho duvida sobre mim mesmo

05 Eu me sinto tenso

06 Eu me sinto confortável

07

Eu estou preocupado em não desempenhar tão bem quanto posso

08 Meu corpo esta tenso

09 Eu estou confiante em mim mesmo

10 Eu me preocupo em perder

11 Sinto tensão em meu estomago

12 Eu me sinto seguro

13 Eu me preocupo com a derrota

14 Meu corpo esta relaxado

15 Eu estou confiante que posso enfrentar desafios

16

Eu me preocupo em desempenhar pobremente (pouco)

17 Meu coração esta acelerado

18 Eu estou confiante sobre desempenhar bem

(19)

19 Eu estou preocupado em alcançar meu objetivo

20 Eu sinto enjoos no estomago

21 Eu me sinto mentalmente relaxado

22

Eu estou preocupado que outros ficarão desapontados com meu desempenho 23 Minhas mãos estão frias e

úmidas

24

Eu estou confiante porque eu mentalmente me visualizo alcançando meu objetivo 25 Eu estou preocupado que não

poderei me concentrar

26 Meu corpo esta contraído

27 Eu estou confiante em atuar sob pressão

ANEXO C – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

UNIVERIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Você está sendo convidado(a) como voluntário(a) a participar da pesquisa: Nível de Ansiedade Pré-Competitiva e Desempenho em Atletas de CrossFit e que tem como objetivo analisar o nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de CrossFit e relacionar com desempenho. Acreditamos que ela seja importante levantar dados que apontem os níveis de ansiedade dos atletas antes da competição, podendo evitar que os níveis de ansiedade possam ser um fator de interferência negativa no desempenho dos atletas durante as provas.

Participação do estudo – A minha participação no referido estudo será de responder um questionário que objetiva traçar o perfil de ansiedade traço dos

(20)

competidores. Para isso será aplicado o teste psicométrico Sport Competition Anxiety Test (SCAT) constituído por 15 questões que apontam o comportamento emocional do atleta antes da competição como sintomas e sensações antes das provas e para avaliar o nível de ansiedade estado pré-competitivo dos competidores será aplicado o teste Competition State Anxiety Inventory (CSAI-2) questionário constituído por 27 perguntas dentre elas avaliam fatores de ansiedade cognitiva e ansiedade somática à autoconfiança. O tempo necessário será em torno de 5 minutos para respoder os dois questionarios e poderei responder em em um local calmo e tranquilo, da minha preferencia, no local, antes de iniciar minha competição. Riscos e Benefícios – A pesquisa prevê riscos mínimos por envolver o preenchimento de questionários. Qualquer participante que não se sinta confortável ou se sinta constrangido pelo não entendimento de qualquer questão, poderá se retirar do estudo a qualquer momento sem nenhum prejuízo. Os resultados da pesquisa poderão auxiliar treinadores e atletas a entender melhor os aspectos que envolvam os níveis de ansiedade pré competitiva, podendo levar o atleta a um melhor desempenho nas competições.

.

Sigilo e Privacidade – Estou ciente de que a minha privacidade será respeitada, ou seja, meu nome ou qualquer dado ou elemento que possa, de qualquer forma, me identificar será mantido em sigilo. Os pesquisadores se responsabilizam pela guarda e confidencialidade dos dados, bem como a não exposição dos dados da pesquisa. Autonomia – É assegurada a assistência durante toda a pesquisa, antes, durante e após. Serão fornecidas todas as informações necessárias do estudo ou caso haja qualquer duvida em relação as perguntas do qustionário, qualquer questionamento sera esclarecido pelo pesquisados. Declaro que fui informado de que posso me recusar a participar do estudo, retirar meu consentimento ou sair da pesquisa a qualquer momento, sem precisar justificar, alem disso fui informado de que não sofrerei qualquer prejuízo.

Ressarcimento e Indenização – No entando, sua participação é voluntária e sem custos para participar, bem como não haverá ressarcimento para participação; contudo, explicitamos a garantia de indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa.

Devolutiva dos resultados – Um relatório individual com seus resultados serão encaminhados para o seu e-mail após finalizada a analise dos dados.

Contatos -Pesquisador Responsável: Elinai dos Santos Freitas Schutz Telefone para contato: (48) 98422-3895

E-mail para contato: elinai.freitas@unisul.br Pesquisador: Letícia Costa Machado Telefone para contato: (48) 98468-6208

E-mail para contato: leticiacostamach@gmail.com

Comitê de Ética – O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) é composto por um grupo de pessoas que estão trabalhando para garantir seus direitos como participante sejam respeitados, sempre se pautando da Resolução 466/12 do CNS. Ele tem a obrigação de avaliar se a pesquisa foi planejada e se está sendo executada de forma ética. Caso você achar que a pesquisa não está sendo realizada da forma como você imaginou ou que está sendo prejudicado de alguma forma, você pode entrar em contato com o Comitê de Ética da UNISUL pelo telefone

(21)

(48) 3279-1036 entre segunda e sexta-feira das 9 às 17horas ou pelo e-mail

cep.contato@unisul.br.

Declaração – Declaro que li e entendi todas as informações presentes neste Termo e tive a oportunidade de discutir as informações do mesmo. Todas as minhas perguntas foram respondidas e estou satisfeito com as respostas. Entendo que receberei uma via assinada e datada deste documento e que outra via será arquivada por 5 anos pelo pesquisador. Enfim, tendo sido orientado quanto ao teor de todo o aqui mencionado e compreendido a natureza e o objetivo do já referido estudo, eu manifesto meu livre consentimento em participar, estando totalmente ciente de que não há nenhum valor econômico, a receber ou pagar, por minha participação.

Nome e Assinatura do pesquisador responsável: ____________________________ Nome e Assinatura do pesquisador que coletou os dados: _____________________ Eu, _______________________________, abaixo assinado, concordo em participar desse estudo como sujeito. Fui informado (a) e esclarecido (a) pelo pesquisador _____________________________ sobre o tema e o objetivo da pesquisa, assim como a maneira como ela será feita e os benefícios e os possíveis riscos decorrentes de minha participação. Recebi a garantia de que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isto me traga qualquer prejuízo.

Nome por extenso: _______________________________________________

RG: _______________________________________________

Local e Data: _______________________________________________ Assinatura: _______________________________________________

(22)
(23)

Referências

Documentos relacionados

at identifying patients with masticatory muscle pain in general but not as good to divide the patients into subgroups of muscle pain with or without referred pain. This was surprising

a seguinte situação decorre da redução de velocidade: Considerando que as perdas do motor sejam compostas fundamentalmente por perdas Joule (Pj) e perdas no ferro (Pfe) e

· 9.2 Outras informações Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.. * 10 Estabilidade

O Web Marketeer, ou Marketeer Online, é o profissional criativo que reconhece a importância das ferramentas de web marketing para os objetivos de marketing e comunicação de uma marca

Morales et al., (2013) observou que atletas de Judô de nível internacional apresentaram menor ansiedade somática e menor ansiedade cognitiva, mensuradas via Inventário de Ansiedade

Na aplicação do Inventário de Ansiedade de Beck, a média de pontuação na amostra total foi de 10,55, o que evidencia uma predominância de sintomas mínimos, indicando que

Atletas com um maior controle emocional terão melhores resultados na hora da competição, pois, níveis muito altos de ansiedade podem inibir o desempenho atlético, na medida em

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a resistência à fadiga de um desenho histo-anatômico experimental com uma restauração bilaminada (simulando o