• Nenhum resultado encontrado

Relato das aparências de um entorno visível : seu processo criativo e a construção de uma linguagem visual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relato das aparências de um entorno visível : seu processo criativo e a construção de uma linguagem visual"

Copied!
118
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

INSTITUTO DE ARTES

RELATO DAS APARÊNCIAS DE UM ENTORNO VISÍVEL:

Seu processo criativo e a construção de uma linguagem visual

MARIA DEL CARMEN BOSQUE MARTINEZ

CAMPINAS

2012

(2)
(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

INSTITUTO DE ARTES

RELATO DAS APARÊNCIAS DE UM ENTORNO VISÍVEL:

Seu processo criativo e a construção de uma linguagem visual.

MARIA DEL CARMEN BOSQUE MARTINEZ

Tese de doutorado apresentada ao Instituto

de Artes da UNICAMP para obtenção do

título de Doutor em Artes, na Área de

Concentração em Artes Visuais, sob

orientação da Profa. Dra. Lygia Arcuri Eluf.

CAMPINAS

2012

Este exemplar corresponde à versão final da tese de doutorado defendida por Maria del Carmen Bosque Martinez e orientada pela Profa. Dra. Lygia Arcury Eluf.

_________________________________ Assinatura do orientador

(4)

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP

Informações para Biblioteca Digital

Título em ingles: On the appearance of a visible surrounding: creative process and the construction of a visual language.

Palavras-chave em inglês (Keywords): Art - Research

Creative process Landscape Drawing Watercolor

Área de Concentração: Artes Visuais Titulação: Doutor em Artes.

Banca examinadora:

Lygia Arcuri Eluf [Orientador] Márcio Donato Périgo Anna Paula Silva Gouveia Zandra Coelho de Miranda Mário Fiore Moreira Junior Data da defesa: 29-02-2012

Bosque Martinez, Maria del Carmen.

B652r Relato das aparências de um entorno visível: seu processo criativo e a construção de uma linguagem visual / Maria del Carmen Bosque Martinez. – Campinas, SP: [s.n.], 2012.

Orientador: Lygia Arcuri Eluf.

Tese(doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

1. Arte - Pesquisa . 2. Processo criativo. 3. Paisagens. 4. Desenho. 5. Aquarela. I. Eluf, Lygia Arcuri.

II. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. III. Título.

(5)
(6)
(7)

Ao Celso e aos meus filhos Pilar, Francisco e Sofia meus companheiros de vida

(8)

Agradecimentos

À Profa. Lygia Eluf por dividir comigo generosamente seu tempo.

Aos membros da banca examinadora por atender meu convite gentilmente. À minha família pelo apoio.

À Walkiria por tantas ajudas e sua amizade tão especial. À Patrícia Blumer pela revisão e tradução.

Aos amigos próximos neste processo: Andréia, Natália e Cláudio. Aos colegas do IA.

(9)

RESUMO

A pesquisa se propõe a investigar a articulação das linguagens visuais e seus elementos como fundamento da prática artística e construção de uma poética, a partir de séries de trabalhos.

Os trabalhos realizados se prendem aos acontecimentos no espaço ao meu redor, suas figuras, paisagens e objetos. Falam de um cotidiano que se organiza pelas formas aparentes que interferem em minha percepção e compreensão de mundo. A observação desse mundo de aparências se traduz a partir de uma diversidade de meios expressivos e procedimentos. No processo criativo contemplam-se as expressões bidimensionais como desenho, gravura ou pintura e a construção de cadernos dobráveis que se transformam em pequenos cenários tridimensionais, nos quais se interpõem e articulam as diferentes linguagens das artes visuais. A linha e a cor atuam como elementos básicos que, conforme seus arranjos e combinações, constroem outros elementos como luzes, transparências e contrastes potencializando a percepção desses relatos. Nestes cadernos se experimentam novas situações de apreensão do espaço e sua representação, permitindo sua manipulação e interferência por parte do leitor – fruidor.

Haverá uma exposição a ser realizada na galeria de arte da Unicamp, com parte da produção artística decorrente desta pesquisa.

(10)

ABSTRACT

The research aims to investigate the relationship between visual languages and their elements as the foundation of the artistic practice and the construction of a poetic, from series of works.

The works relate to events in the space around me, their figures, landscapes and objects. They speak of a daily life which is organized in ways that interfere with my apparent perception and understanding of the world. The observation of this world of appearances is translated from a variety of expressive means and procedures. The creative process includes two-dimensional expressions such as drawing, engraving or painting and the construction of folding books that turn into small three-dimensional scenarios, in which the different languages of visual arts stand and articulate. Line and color act as basic elements which, according to their arrangements and combinations, build other elements as lights, transparencies and contrast, enhancing the perception of these reports. In these notebooks one experiences new situations of apprehending space and its representation, allowing their manipulation and interference by the reader - spectator.

There will be an exhibition to be held at the Art Gallery of Unicamp, as part of the artistic production resulted from this research.

(11)

“Nossa memória pode muitas vezes transformar-se, pelo golpe de nossa imaginação, e então o que

contamos, em alguns momentos, nada mais é que o relato de nossas invenções.” Luis Buñuel

(12)

SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO 13

II. O LUGAR, A CASA. 19

III. CONSTRUÇÃO DE UMA LINGUAGEM 30

IV. SÉRIES 37 MANDALAS 38 COR E LINHA 52 RECORTES 90 CADERNOS DOBRADOS 96 V. CONSIDERAÇÕES FINAIS 113

VI. LISTA DE IMAGENS 114

(13)

I. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa se concentra no conjunto de desenhos, pinturas e cadernos dobrados que visam esclarecer visualmente como se dá o processo de construção da linguagem visual. Prevalece a intenção de construir uma imagem que expresse a compreensão do espaço ao meu redor. O espaço a que me refiro é o entorno visível, o ambiente da casa, o jardim, a árvore, a montanha, uma aparência e o que essas aparências trazem: formas, figuras, sobreposições, movimento e visões simultâneas. Uma apreensão do que é comum ao nosso convívio, ao nosso olhar e que persiste dia a dia. Através desta experiência visual pretendo recontar a realidade, fazer o relato de uma ficção (ou uma invenção).

A partir desse pensamento fiz dessas figuras aparentes, de sua permanência, deslocamento e movimento, a matéria prima para o trabalho que é uma reflexão visual sobre a construção de linguagem.

A observação desse entorno é o ponto de partida para uma narrativa visual que propõe com desenho, gravura e aquarela situações formais que se desdobram em superfícies bidimensionais e tridimensionais. Séries que apresentam cenas em sequência, ou ainda montagens dispostas em superfícies dobradas de pequeno ou médio formato que apresentam cenas simultâneas.

Esta pesquisa retoma questões colocadas anteriormente em minha dissertação de mestrado “Paisagem – lugares observados”, onde se estabelece a própria linguagem visual como fundamento da prática e da poética. Neste trabalho de doutoramento me proponho ao estudo de uma linguagem visual a partir do desenvolvimento das ações artísticas e de seu processo criativo.

(14)
(15)

Para descrever o processo, organizei e selecionei uma série de desenhos e pinturas desse período, algumas fotos e gravuras que esclarecem o percurso. São registros de um lugar visual, panorâmico e intimista, o entorno.

O registro não é objetivo, não se trata da catalogação de objetos próximos ou encontrados, determinando suas características ou particularidades, ou ainda da paisagem e suas figuras. Catalogar, no fim das contas, pode vir a significar relatar, mas entendo o termo limitado a uma série de aspectos por assim dizer mensuráveis, como quantidade, tamanho, superfície ou formato, etc.

Trato de relatar acontecimentos visuais e plásticos: o movimento, os dias claros, a montanha persistente, o vidro reflexo, a luz, a cor.

A idéia de observação da paisagem e seus lugares, presente na dissertação de mestrado, agora se prende ao relato das aparências, aos acontecimentos no espaço; enfim, uma descrição de minha percepção do entorno.

Entendo o relato como contar uma história verídica com uma grande dose de interpretação pessoal, onde muitas vezes o contorno da realidade ou da aparência real se perde e dá lugar ao ilusório. Não com o sentido de falso, mas de devaneio.

O olhar e imaginar ao mesmo tempo, entregar-se à fantasia talvez...

A notação do lugar se apresenta pelos meios visuais e suas especificidades. Do que se trata? Ou do que trata este trabalho?

Por que me proponho a esta pesquisa artística?

O entorno me mobiliza ou paralisa. É a minha paisagem, meu ambiente, a família, objetos, tudo induzindo à figuração, às aparências. Duas ações se combinam e alternam: a da emoção e a mental.

(16)

A ação emocional se atém a uma perturbação ou comoção, a um estado de ânimo despertado (no caso) por um sentimento estético. A ação mental é todo o pensamento e manifestação do espírito.

O processo, além de mental, é fabril, exige a prática,, e esta, a escolha de procedimentos e combinações que determinam a construção de uma poética visual. Poética que concretiza o que se propõe num plano sensível.

(Ao tentar aproximar um tema ao trabalho ou ao que dele se manifesta, penso nos relatos de uma vida comum, impregnados quase sempre de uma verdade incontestável. É o homem, somos nós, em nossa rotina cotidiana que atenuamos o áspero, que damos sentido ao invisível, construindo uma palavra, uma estrutura em concreto armado ou uma sombra insinuada em água pigmentada.)

Desta maneira, a idéia de relatos permanece, determinando uma intenção em minha poética, e se prende ao projeto original desta pesquisa de doutoramento. Por outra parte, a necessidade de compreender um trabalho atrelado a um ofício fabril implica no relato de um processo que discrimine identificação e compreensão de uma linguagem específica, materialidade, procedimentos e técnicas envolvidos em sua construção.

Entendo aqui a poética como a produção que contempla a prática artística com consciência e organização do pensamento. Nesse sentido, este trabalho contempla sobremaneira a revelação do espírito, de mundo notado pelo observador artista e dimensionado em espaço e tempo, onde me refiro ao espaço como toda região circundante à qual pertenço, que posso perceber e sentir. E ao tempo, como o acontecimento e seu deslocamento, sua passagem guardada na lembrança.

(17)

particípio passado de referre, referir, “levar consigo”, transcrever, que nos traz a idéia de movimento, para além de; e intensidade: transbordar.

Pergunto-me: será que essa pesquisa artística dá conta de demonstrar ou revelar como essa linguagem se constrói?

No texto que segue estabeleço a seguinte estrutura:

Em primeiro lugar, apresento minha inquietação em relação a essa realidade que se apresenta, que chamo de entorno visível. Em seguida, apresento o processo de reflexão sobre a questão da construção dessa linguagem, que está dividido em séries de imagens e comentários sobre elas. Como considerações finais, apresento minhas dúvidas, acertos e possíveis desdobramentos.

(18)
(19)

II. O LUGAR, A CASA.

Reinvento aqui, portanto, meu percurso criativo e trago, à minha cena, os personagens que, em grande medida, o protagonizaram, e aqueles dos quais gostaria de estar mais próxima.

O espaço afetivo (a casa) determinou, em diferentes períodos e de modo diverso, o desejo criador. Não exatamente ser artista é o que guarda esse desejo, antes bem a vontade de sobrepujar a rotina do cotidiano, da realidade objetiva. De transgredir ao entendimento comum de todas as coisas, de escapar pela fantasia, pela ficção, pela invenção.

As referências sensoriais concentradas na casa, no lugar, estabeleceram, por meio de minhas percepções, relações inusitadas. A princípio, essas referências se concentraram no ambiente da casa de meus pais. Casa de imigrantes espanhóis e um pai pintor, povoada de desenhos, pinturas e estampas. A convivência com o ofício das artes decorativas e a prática do pintor conduziu meu olhar dos motivos florais e cenários de Goya às estampas de Picasso e de pintores como Antonio Saura emolduradas. Educando um olhar que naturalmente sensibilizou-se de variadas maneiras e aprendia a gostar de objetos de procedência variada: de uma cadeira provençal a uma poltrona modernista. Um gosto sem erudição imposta, mas habituado, por vivências estéticas e uma herança paterna, a reconhecer na produção artística e artesanal, um valor que é próprio do humano, e que é testemunho do seu trabalho.

Na busca de antecedentes (um acervo) que componham o repertório que orienta esta pesquisa, reconheço a importância dessas lembranças visuais: uma curva, um desenho exato, uma cor ou uma massa de cor que deixa transparecer outra, o

(20)

contorno da flor, o olhar da menina que se insinua no quadrinho pequeno do fim do corredor.

Gaston Bachelard em seu livro Poética do Espaço1, refere-se à casa como espaço

interior, espaço de intimidade que nos fornece imagens dispersas e um corpo de imagens. As casas que habitamos ao longo de nossa vida se sobrepõem na lembrança.

Mais adiante no capítulo sobre a Casa e o Universo Bachelard vai buscar as formas como alguns poetas referiram-se à casa.

“Minha casa diz Georges Spyridaki, é diáfana, mas não é de vidro. Teria antes a constituição do vapor. Suas paredes condensam-se e se expandem segundo meu desejo. Por vezes aperto-as em torno de mim, como uma armadura de isolamento... Mas, às vezes, deixo as paredes de minha casa se expandirem no espaço que lhes é próprio, que é a extensibilidade infinita.”2

(21)
(22)

No comentário de Bachelard encontro uma identificação: “A casa de Spyridaki respira. É a armadura e depois se estende até o infinito. Ou seja, vivemos aí sucessivamente na segurança e na aventura. Ela é cela e é mundo. Transcende a geometria.”3

O atelier 2007

3 {Op.Cit p.66.}

(23)

Fotografo, tudo, pedaços olho em volta

olhar em volta tudo se confunde

por onde começo a olhar para este lugar?

A esquina, a quina, o pedaço, o conjunto, um lado, panorama, um retrato, a figura, o contorno, o corpo, o recheio, a superfície, a sombra, a luz, o recorte, a lembrança, o diário, o registro, o movimento, de onde para onde?

Além de todas as sensações que este lugar estimula, percebo, no exercício de pensar visualmente este lugar, a intenção de organizar tudo o que vejo. O que olho se confunde, a percepção é confusa: a distância leve, a quina pontiaguda... O conjunto de trabalhos descreve o aspecto daquilo que se apresenta como figura real ou ficcional.

(24)

(25)

“Tudo o que forma os bosques, os rios ou o ar

Tem lugar entre as paredes que crêem fechar um quarto Vinde cavaleiros que atravessais os mares,

Só tenho o teto do céu, há lugar para vós. O corpo da montanha hesita em minha janela: Como havemos de entrar se somos a montanha, Se estamos nas alturas, com rochas, calhaus, Um pedaço da terra alterado pelo céu”

Jules Supervielle4

(26)

(27)

O terraço, 2007

(28)
(29)

(30)

III.

CONSTRUÇÃO DE UMA LINGUAGEM

Entendo a linguagem como um sistema de símbolos que, segundo uma ordem pessoal e singular, constrói um objeto expressivo. No caso desta pesquisa, um objeto expressivo visual ou ainda uma forma artística visual que é expressão de uma poética. Esta forma vem, portanto, dotada de qualidades visuais, plásticas e espaciais, relativas aos meios que a constituem. O meio gráfico e pictórico.

No meio gráfico e pictórico considero como elementos básicos e estruturais o ponto, a linha e a cor que, associados, proporcionam a configuração de um espaço, a construção de uma figura ou ainda a figuração de algo.

Toda prática artística nos leva naturalmente à construção de uma linguagem. Segundo Fayga Ostrower, reunimos nessa ação, as qualidades próprias da matéria com a qual trabalhamos seus significados e a nossa imaginação, que opera de acordo com o meio que escolhemos. Sobre o fazer artístico do pintor ela diz: “A imaginação do pintor consiste em ordenar, ou preordenar - mentalmente - certas possibilidades visuais, de concordância ou de dissonâncias entre cores, de sequências ou contrastes entre linhas, formas, cores, volumes, de espaços visuais com ritmos e proporções. Serão essas as propostas da materialidade específica com que o pintor lida, as propostas de sua linguagem.”5

Nessa pesquisa, os elementos visuais linha e cor assumiram um caráter estrutural. A cada um desses elementos corresponde uma variação expressiva, determinada por aspectos como dimensão, posição, luminosidade e brilho. O seu arranjo nas superfícies bidimensional ou tridimensional, a combinação desses elementos e o seu comportamento (que depende da intenção que colocamos sobre eles) conferem

(31)

à forma artística atributos significativos, que são também elementos dessa linguagem ao afirmarem os seus valores expressivos, como proporção, profundidade, transparência, contraste, ritmo e movimento. A disposição desses elementos está relacionada a uma vontade de organizar o espaço e de compor no espaço.

Os valores expressivos resultam não só das infinitas combinações e formas que as linhas apresentam e da diversidade cromática que a cor nos oferece, mas também da associação a outros elementos, como o suporte, e elementos físicos que materializam os primeiros. Conforme observa Luigi Pareyson em Os problemas da estética “a obra de arte não é uma figura somente espiritual e interna, mas é um objeto físico, uma realidade sensível, uma coisa entre coisas, e isto vale não apenas para os monumentos, ou as estátuas, ou as telas, a que dão lugar as artes visuais, mas também para a música e a poesia, onde o aspecto físico e sensível consiste na sua realidade auditiva e sonora.” 6 A ação transformando a

matéria engendra uma linguagem. Um ajuste entre matéria e forma e vice versa afirmam o que é relativo à materialidade da forma artística.

Essa ação implica numa relação intrínseca entre materiais, procedimentos, ferramentas (instrumentos) e suportes.

A materialidade é o corpo que concentra as potencialidades do fazer artístico. Esse corpo é o desenho e o grafite, o pastel seco, o carvão, o conté, o nanquim e a aquarela. São os suportes e os papéis com sua gramatura, superfície, porosidade, coloração. Estas qualidades adaptam-se à mão, ao gesto. É a matéria porosa, fluida, densa. É a capacidade desses materiais, restritos aos procedimentos gráficos

(32)

do desenho ou da gravura, e aos procedimentos pictóricos da aquarela ou da monotipia, se moldarem conforme a maneira de fazer determinada coisa lhes solicita.

Bachelard, em sua reflexão sobre a materialidade, nos diz: “O contato com a materialidade pode gerar experiências estéticas no enfrentamento da resistência e dos limites da matéria, na invenção de ferramentas e procedimentos, na busca de suportes para a produção artística em qualquer linguagem e em processos de criação onde o caos e a abertura ao que nasce são acolhidos amorosamente. [...] o homo faber não é um simples ajustador, mas é também modelador, fundidor, ferreiro, ele quer, na forma exata, uma matéria justa, a matéria que pode realmente sustentar a forma, ele vive pela imaginação, esse sustentáculo; gosta da dureza material, que é a única capaz de dar duração à forma. Então o homem é como que despertado para uma atividade de oposição, atividade que pressente, que prevê a resistência da matéria.”7

Nenhum elemento, portanto, pode ser considerado isoladamente. Sua conformação corresponde a uma ideia que prevê uma forma com algumas características ou qualidades bem determinadas a princípio, mas que admite não só os imprevistos, como também operações que incorporam o acaso, a aleatoriedade e a sobreposição de procedimentos.

A linguagem, em meu processo de trabalho, se estabeleceu pela interseção de várias questões: a paisagem e objetos da casa, mesmo que estes apareçam em minoria, sua aparência e o que interessa dessa aparência, a luz do lugar,

(33)

tonalidades, suas angulações, espessuras, o movimento. A estes elementos externos juntaram-se os elementos visuais específicos como a cor e a linha, e a eles, seus atributos como variação tonal, ritmo, contraste. E a estes dados, os procedimentos que combinaram materiais, ferramenta e suporte.

A linguagem se construiu dessa maneira, a partir das experiências que são próprias dos meios do desenho, da gravura ou da aquarela. No desenvolvimento do trabalho, experimentei, sobre uma aquarela e um desenho a nanquim, o procedimento do corte que é próprio da xilogravura, recortando silhuetas sugeridas pelo desenho prévio e a paisagem observada, buscando o desdobramento das formas.

Trabalhei dentro dos limites das expressões bidimensionais e, motivada por essa ideia de relatar o entorno, me aventurei na exploração de superfícies tridimensionais. O espaço passou a ser também elemento de linguagem e trouxe para o trabalho a dimensão de profundidade como um dado concreto.

A linguagem visual expressa um pensamento que só é possível dentro de seus limites específicos. E essa articulação dos elementos de linguagem para dar visibilidade aos acontecimentos no espaço me remete a duas pinturas de Miquel Barceló. Um de seus trabalhos que me chamou a atenção há muitos anos e que pude demoradamente observar foi sua grande biblioteca. Guardo na lembrança uma pintura a óleo em grande formato com muitos elementos, representação do espaço tridimensional, estantes e livros, mesas, a figura humana, cores pardas, ocre, terra, pinceladas marcadas, aparente gestualidade e interesse pela deformação, ou pelo desconforto visual, uma ilustração do caos ou relato de um ambiente marcado pela profusão de idéias, conflitos.

(34)

Miquel Barceló pintura

(35)

Desta primeira pintura em 1984 ao trabalho apresentado em exposição mais recente de 19948 algumas questões prevalecem como a observação ou notação de

um espaço que eu arrisco chamar de lugar de vivência, que remete a uma experiência de vida, e que se personifica no corpo da pintura e da escultura, ou numa forma híbrida de pintura em relevo onde algumas formas se projetam no espaço.

A criação acontece na tensão entre limite e liberdade. O limite é demarcado pelas circunstâncias, no desenvolvimento de procedimentos e técnicas. E, paradoxalmente, essa condição nos coloca frente ao trabalho com plena liberdade.

Busco por meio das experiências lineares ou cromáticas nesta pesquisa uma forma, que através de interferências simultâneas possam expressar o acúmulo ou tornar visível um olhar sobre as coisas do mundo.

Todos os corpos são presenças no espaço, e ele se constitui de sua permanência e deslocamento. Todas as ações plásticas (ou artísticas) a que me refiro em seguida delimitam-no, separando ou valorizando um aspecto, e ampliando-o por meio de uma forma artística.

Entendo a palavra forma como a maneira de apresentar uma ideia (modo de expressão que o artista adota). E aqui a reflexão parte do pressuposto que a forma se apresenta a partir da criação artística.

(36)
(37)
(38)

1. MANDALAS

Realizei uma série de exercícios lineares, buscando uma organização desprovida de qualquer intenção temática a princípio ou relação com as formas aparentes e sua observação.

São pequenos desenhos realizados com caneta de ponta fina registrando um movimento desencadeado por um sinal central ou periférico, linha reta ou circular, em posições e sentidos diversos: horizontal, vertical ou oblíqua. Para cima, para baixo, à direita ou à esquerda.

Estes exercícios pretendem retomar uma ação gráfica pura, como os diagramas infantis estudados por Rodda Kellogg. Sobre isso, Maureen Cox9, em seu livro

Desenho da Criança , estuda essas primeiras atividades gráficas que chamamos rabiscar. Relaciona alguns estudos sobre a análise desses rabiscos e sua evolução de acordo com a maturidade da criança. A princípio observa-se um prazer pelo movimento e interesse pela aparência dos traços, mas sem a preocupação de preservá-los. As crianças espontaneamente cobrem os primeiros traços com outros traços. Com o tempo e a prática, os movimentos são mais controlados e conquistam o domínio de algumas formas básicas. Kellogg10 considerou que esses

rabiscos básicos evoluem ordenadamente para formas mais complexas que ela chamou de diagramas, combinações e conjuntos e que podem estar relacionados com os desenhos figurativos posteriores. No entanto outros estudos mencionados por Cox comprovam que nem sempre isso acontece, mostrando que nem todas as crianças passam por todos os padrões de rabiscos.

9 COX, MAUREEN. Desenho da criança. São Paulo, Martins Fontes, 1995, p.p.15-35.

10

(39)

E neste caso, depois de uma série deles sem preocupação com a figuração, retomei o exercício relacionando seu movimento interno ao movimento da paisagem que observo com frequência.

(40)
(41)

Trata-se de um exercício de coordenação. alternando memória, imaginação, observação e ação. O primeiro pensamento pretende que a mão, através do seu gesto ou movimento, resgate sinais guardados na memória, desencadeando a imaginação, e os disponha no papel conforme a circunstância do momento. Posteriormente esse exercício passa a admitir a observação como um elo entre a memória e o gesto, sem menosprezar a imaginação.

A linha envolve o todo e o particular....

Da mesma forma, pesquisei o uso da cor como geradora de uma forma única constituída pela sobreposição de cor sobre cor e a ação do gesto manual-corporal. Relacionei esses exercícios à ideia de “mandalas”, entendendo a linha e a cor como elementos geradores de energia e essas energias, por sua vez, como geradoras de um movimento gráfico e pictórico. Paul Klee11, ao tratar desses

elementos, refere-se a eles como energias lineares, energias planas, energias espaciais e pontos.

Faço uso de uma linguagem decodificada, sinais linha, sinais mancha de cor, impressos ou induzidos sobre a superfície plana bidimensional. Forma circular inscrita dentro de uma superfície quadrada ou recortada em seu perímetro.

Estas experiências visuais têm um caráter mais experimental e organizador. E de alguma forma buscam uma unidade que possa ser transferida à totalidade do trabalho.

A série é formada por conjuntos que se relacionam em função dos elementos de linguagem predominantes.

(42)
(43)
(44)
(45)
(46)
(47)

(48)

(49)
(50)

(51)
(52)

2. COR E LINHA

Reconheço a cor e a linha como fundamentais na construção da linguagem visual deste trabalho. Mas, sobretudo, reconheci a importância desses elementos na maneira como cada um imprimiu seus valores gráficos e pictóricos, na sua relação e como esses valores se interpuseram.

A série de pequenas paisagens é desencadeada por um processo de observação e análise do comportamento da cor na pintura aquarela. Procuro identificar especificamente suas qualidades de luminosidade, opacidade, claridade e obscuridade manifestadas em cada matiz e em suas variações tonais.

As primeiras quatro aquarelas desta série concentraram o rigor dos exercícios cromáticos e seu registro à experiência sensorial visual de observação de uma mesma paisagem em diferentes momentos do dia. O relato dessa passagem de tempo se deu pela cor, pela sobreposição de camadas de tinta ou, mais apropriadamente, filmes ou películas de cor, considerando o caráter transparente e fluido da aquarela. Os registros tonais impressos sobre a superfície do papel foram divididos em três ou duas entradas de cor e dessa maneira descritos e analisados. Usei o processo de digitalização da imagem em scanner para documentar cada etapa e converti cada uma das etapas à sua correspondente escala acromática, com o intuito de observar as relações de claro e escuro destituídas de informações crômicas.

Procurei observar os atributos da cor e nomeá-los adequadamente, uma vez que a prática sobrepõe situações de luminosidade, obscuridade ou claridade.

(53)
(54)

Neste exercício, outras dificuldades se apresentam como, por exemplo, olhar para a cor sem considerar a influência que a forma exerce sobre ela. No caso desta paisagem, elementos figurativos e significativos como o céu, a montanha, e mesmo o campo ou a vegetação informe, podem conduzir o olhar do leitor e determinar pontos de interesse que sobrepujem as sensações proporcionadas pela cor.

A transparência é um elemento estrutural na construção da superfície pintada. Por suas características materiais, a aquarela cobre uma superfície sem escondê-la, as camadas de cor se somam intensificando luminosidades ou obscuridades. As qualidades físicas de cada pigmento conferem a cada um maior ou menor grau de transparência, numa escala dos azuis às terras.

Neste processo, assemelhei minha prática à de artistas como Josef Albers, Johannes Itten, Paul Klee e Wassily Kandinsky que, em seus escritos, tratam de descrever como a cor atua em suas pinturas, e como aplicaram e desenvolveram suas experiências junto a seus alunos, preferencialmente no período em que lecionaram na Bauhaus12.

Kandinsky13 em O Espiritual na Arte diz: “A relação inevitável entre forma e cor nos leva

a observar as influências que tem a forma sobre a cor”. Segundo ele, qualquer forma possui um som interno, é uma entidade espiritual com propriedades específicas e que, associadas à cor, atuam de maneira diversa e, por sua vez, as cores podem ser realçadas por determinadas formas e suavizadas por outras.

12 A Bauhaus foi fundada em 1919 em Weimar, Alemanha, por Walter Gropius e encerrou suas atividades em 1933 na cidade de

Dassau. MAILLARD, Robert. Dicionário da Pintura Moderna. São Paulo: Edimax, 1967.

(55)
(56)

No desenvolvimento de um método, fiz algumas considerações sobre a cor:

A cada cor ou matiz corresponde um grau de luminosidade que indica maior ou menor grau de luz por ela refletida, O valor está relacionado à claridade ou a obscuridade e ao contraste de claro e escuro, à sua variação com mais branco ou mais preto.

A saturação de uma cor está relacionada ao seu grau de pureza, à sua pigmentação ou poder de tingimento de acordo com a porcentagem de pigmento em sua composição. Josef Albers14 atribui à cor duas características determinantes: a sua intensidade

luminosa e a sua intensidade cromática, que se entende como saturação, à qual ele também denomina como brilho. Sobre esse aspecto Itten15 em A arte da Cor relaciona o

brilho à gradação tonal, ao grau de claridade ou obscuridade de uma cor e à proximidade com outras tonalidades, por exemplo, um amarelo justaposto a um tom esverdeado ou sobre um fundo mais escuro adquire mais brilho.

Se pensarmos no grau de luminosidade de uma determinada cor como algo estável, mensurável e no índice de saturação como uma variante que se adapta aos procedimentos pictóricos, no caso da aquarela, sujeito a relação de pigmento e água, entendemos que o fenômeno do brilho, por sua vez, dependerá do arranjo cromático, e dos valores expressos por cada tom ou cor.

14ALBERS, J. La interacción del color. Madrid: Alianza Forma, 1979.

(57)
(58)

Reside, portanto na variação dos valores cromáticos ou na sua equivalência a apreensão de harmonias e contrastes. Estes dois termos encerram a princípio as questões da pintura, pois nesse acerto acorde e dissonante se constrói o espaço determinado pela cor.

Para Goethe16 as diferentes harmonias provocam várias formas de contraste. O

artista pintor é intermediador nesse processo de observação e compreensão das aparências e construtor de um objeto que se estrutura a partir dos próprios meios da pintura.

Paul Klee produz entre os anos de 1922 e 1923 uma série de pinturas que são variações sobre os temas da aurora e do crepúsculo e que partem da reflexão sobre tonalidades organizadas formando uma sequência. A flecha, usada por ele como um elemento simbólico nessa época, assinala a ideia de movimento.

As gradações cromáticas são obtidas através da técnica de veladuras e consiste na sobreposição de camadas separadas por um determinado espaço de tempo, com o objetivo de permitir a secagem da camada anterior. O valor mais claro dado pelo amarelo muito diluído é a primeira cobertura de tinta sobre o papel e assim, sucessivamente, as camadas seguintes preservam as faixas de cor,

construindo uma escala dos tons mais claros insaturados para os mais intensos.

(59)

Aquarela e lápis sobre papel 33,5 X 23,2 cm

Paul Klee Separação da tarde, 1922 17

17SEGURA, JAVIER PEREZ. Imágenes de lo invisible. Los Grandes Genios Del Arte Contemporáneo El Siglo XX. Unidad Editorial,2006,

(60)

Descrição do processo de observação e análise das aquarelas

Foram feitas quatro aquarelas de pequeno formato, 16 X 22 cm, para estudo de cor. A palheta adotada nestas experiências foi:

Os ocres e as sombras naturais e queimadas, vermelho de veneza e vermelho índico (óxido de ferro sintético), magenta, amarelo de cadmium, verde óxido de cromo, azul cobalto e ultramar.

(61)

Aquarela nº 1 1ª entrada de cor:

magenta, amarelo ocre, verde óxido de cromo e azul cobalto sobreposição de tons mais saturados de magenta

maior luminosidade nos tons ou matizes alaranjados mais claridade no céu / azul cobalto transparente (+ branco do papel)

2ª entrada de cor:

violeta + azul ultramarino pouco saturados sobre o céu verde óxido de cromo sobre magenta proporciona

mais opacidade

em 1º plano ocre queimado mais saturado maior luminosidade

distribuição harmoniosa das luzes

(62)

3ª entrada de cor:

magenta + ultramarino mais saturados sobre a vegetação e verde óxido de cromo + terras (ocre queimado e natural) + magenta e azul gerando variações tonais mais escuras e de baixa luminosidade.

O verde acinzentado do lado esquerdo apaga a luminosidade subjacente.

A luz do céu de azuis transparentes incide nas montanhas altas determinando a área de maior claridade. A disposição de determinados matizes e suas variações se dá pela mistura e pelas veladuras– sobreposições de camadas ou filmes de tinta.

(63)

Na aquarela transparece o branco do papel, e este funciona como cor modificando o tom.

O contraste é determinado por essa claridade em oposição à obscuridade dos tons desta última veladura.

No 1º plano se encontra a área de maior luminosidade dada pelo matiz ocre - vermelho alaranjado.

Esta disposição cromática confere à paisagem a definição de figuras próximas e distantes, em profundidade.

O tom quente e iluminado aproxima e os azuis distanciam.

A intenção neste exercício foi a de ressaltar o contraste das complementares, o azul violeta saturado e o terra alaranjado, mais quente e luminoso.

Albers fala da cor “encorpada”, volume de certa forma conferido pela intensificação da intensidade cromática dada pelo procedimento da aquarela, as veladuras, capas de cor sobrepostas que aumentam a obscuridade, o peso e a intensidade da cor18.

18

(64)

Nas imagens em preto e branco, os valores de cinza médio correspondem aos matizes verde, terra alaranjado, o azul violeta do céu e vermelho alaranjado em oposição aos planos centrais mais escuros e aos pontos mais brilhantes, pequenas áreas onde o branco do papel está preservado iluminando o conjunto.

(65)

Aquarela nº2 1ª entrada de cor:

cobalto transparente e ultramarino mais saturado, mais luz do lado esquerdo

terra natural e vermelho de veneza iluminados pelo amarelo de cadmium subjacente

verde óxido de cromo e azul ultramarino gerando gradações de verde azulado

Áreas de contraste por complementares mais definidas.

2ª entrada de cor:

azul cobalto e ultramarino mais saturados no céu, mais intensidade, mais brilho nas áreas preservadas

amarelo de cadmium e azul gerando verde opaco sobre a montanha veladura de amarelo de cadmium sobre o verde intensificando a cor

luminosidade mais intensa

(66)

Nesta série a proposta foi intensificar os matizes, sobrepondo tons mais saturados e criando contraste com as cores mais puras de certa forma. A ideia para esta composição foi a de harmonizar tons mais luminosos, trazendo as figuras dessa paisagem para um plano mais próximo.

Nesta sequência prevalecem os cinzas médios de valor equivalente, correspondendo aos valores cromáticos vistos anteriormente.

O cinza mais escuro na montanha e no céu direciona nosso olhar para um plano mais profundo.

As sombras na parte superior intensificam as nuances de cinza, tornam mais visíveis os meios tons e destacam os pontos luminosos.

(67)

Aquarela nº3 1ª entrada de cor:

tom cinza, nuance do negro de fumo pouco saturado no céu

manchas de cor terra natural,

vermelho de veneza e amarelo de cadmium mantendo a proporcionalidade para equilibrar as luminosidades.

2ª entrada de cor:

cinza esverdeado gerado pela mistura de amarelo de cadmium e negro de fumo sobre o céu, o tom pouco saturado mantém a claridade.

A mistura de terra natural ao tom cinza gera tons mais escuros.

O matiz mais luminoso apesar de pouco saturado é o amarelo.

(68)

3ª entrada de cor:

variações do mesmo matiz, terra natural e vermelho de veneza com negro de fumo, criando áreas de sombra mais escuras em contraste com o amarelo que permanece com a mesma intensidade, porém com mais brilho pela proximidade com os outros tons escuros.

Nesta série a proposta foi trabalhar com variações de claridade e obscuridade a partir de matizes análogos, isto é, próximos no círculo cromático. A partir da primeira camada com tons mais quentes, as camadas subseqüentes intensificaram a polaridade de luz e sombra pela adição do negro de fumo também de temperatura quente. O amarelo de cadmium permanece com valor constante, porém adquire mais brilho à medida que os valores adjacentes escurecem.

(69)

Nesta sequencia fica mais evidente a construção de uma escala de valores tonais mais escuros, criando uma área obscura em oposição a outra fortemente iluminada no canto inferior direito.

(70)

Aquarela nº4 1ª entrada de cor:

Sobre as montanhas ocre queimado, terra natural e amarelo de cadmium gerando tons alaranjados e luminosos.

No céu amarelo e verde óxido de cromo com valor rebaixado pelo negro de fumo

verde óxido de cromo em contraste com os tons avermelhados.

vermelho de veneza no plano inferior, pouca saturação mantendo a claridade.

2ª entrada de cor:

matizes luminosos intensificados pela veladura com matizes análogos e mais saturados

.

(71)

3ª entrada de cor:

verde óxido de cromo mais amarelo de cadmium saturados

intensificando a luminosidade na parte esquerda e alguns pontos espalhados montanhas recebem a iluminação do amarelo que emoldura as massas de cor avermelhadas pela mistura com vermelho de veneza.

áreas mais saturadas justapostas a outras mais claras de matizes próximos de alto grau de luminosidade.

(72)

Na série n°4 a intenção foi harmonizar duas cores complementares, o vermelho e o verde, mantendo valores equivalentes de claridade e obscuridade e sua saturação.

Segundo Itten o papel das complementares é a base da harmonia, pois estabelece um equilíbrio preciso e estático quando usadas em proporções próprias. Sobre as relações de contraste, diz que o contraste simultâneo sugere que o olho humano está satisfeito ou em equilíbrio somente quando a relação complementar é estabelecida. E que nosso cérebro requere um cinza médio para gerar um estado de equilíbrio.

A escala acromática correspondente à aquarela n°4 equilibra tons médios de cinza, os quais nos exigem um olhar mais demorado para perceber todas as suas nuances. Suavemente modela o volume da montanha ao fundo e transparece algumas luzes.

(73)

A observação dessas séries mostra que os contrastes cromáticos se tornam mais expressivos quando a escala de valores de claro e escuro apresenta índices mais opostos. No entanto, cores que apresentam valor equivalente e alto grau de intensidade cromática destacam-se na composição cromática.

Numa disposição cromática o branco enfraquece a luminosidade das cores adjacentes e o preto ao contrário as faz parecer mais luminosas e brilhantes. Observando as experiências realizados e seus correspondentes em gradações de cinza, percebemos uma tendência ao cinza médio e por outro lado uma interação importante do branco do papel atuando como um tom acromático, modificando os valores tonais e acentuando a claridade.

Sobre a veladura como um elemento construtivo e estrutural da aquarela, Goethe19

comenta que se trata de uma mistura cromática mais espiritual do que mecânica e atômica. Nessa ação se revelam, sobretudo, o gesto e a luz que se acumulam no tempo.

(74)
(75)
(76)
(77)
(78)
(79)
(80)
(81)
(82)

(83)

As séries de desenhos nesse processo se desenvolveram não só com a intenção de relatar o entorno, mas de compreender as figuras que o compõem. O desenho é um instrumento que de certo modo afina o olhar.

São pequenos retratos afetivos, alguns objetos, o jardim e a paisagem próxima, que protagonizam estas séries. Procuro o contorno e este me encaminha para o recheio. E volto para a superfície. As figuras se misturam umas às outras, os elementos naturais se entrelaçam, acontece o mimetismo. As folhagens formam um conjunto que nos faz perder o detalhe, mas o risco que delineia a flor ou a folha deve observar seu movimento, se é para lá ou para cá.

O desenho expressa uma caligrafia interna. Dela emergem outros desenhos e suas qualidades.

(84)

84

(85)

O sentido linear aparece como um projeto implícito em todo o trabalho. As imagens se desenvolvem em sequência. Recorro a uma disposição linear para observá-las e penso em sua formação quadro a quadro. Ou ainda imagino a construção deste trabalho como uma sucessão de camadas: o desenho sobre a aquarela sobre a gravura sobre a fotografia. Este é o desenho do que acontece em minha imaginação.

A maneira como o desenho se manifesta nesta pesquisa alterna procedimentos gráficos e signos lineares. A linha ora descreve e inscreve os formatos florais, é curvilínea e macia. Ora percorre a superfície do papel, ativa e livre transferindo o movimento próprio da paisagem para o plano bidimensional ou tridimensional, no caso dos cadernos dobrados.

Na captura de um movimento aparente recorro aos materiais fluidos como o nanquim e a aquarela e a linha se modela conforme a intenção gestual. Na constituição dos tecidos rendilhados que folhas e galhos sugerem, sobreponho sequências de linhas hachureadas e pequenos sinais gráficos, que se sucedem e se organizam no espaço. Sua organização evidencia outros elementos visuais como contraste e movimento. E estes, por sua vez, me trazem o espaço e a revelação das formas aparentes.

(86)
(87)
(88)
(89)

(90)

3. RECORTES

O procedimento adotado nessa série é decorrente das imagens construídas em xilogravura. A xilogravura que faz parte desta pesquisa se desenvolve a partir de uma reflexão sobre a questão da representação do espaço e o conceito de novos espaços na arte contemporânea.20

A ideia de um espaço mental, íntimo, introspectivo, fragmentado e fragilizado determina o método escolhido para o desenvolvimento das imagens.

Trabalhei simultaneamente com desenho a nanquim colorido e imagens impressas, partindo da observação para o registro e relato do lugar. A materialidade específica de cada material e o procedimento correspondente proporcionaram resultados onde determinadas evidências de linguagem indicam o passo seguinte. Procurei seguir, a princípio, uma metodologia que me ajudasse a acompanhar a ação no desenvolvimento do trabalho. Escolhi os meios do desenho e da gravura, e as técnicas de desenho a nanquim colorido e xilogravura. Determinei o formato quadrado de dimensões iguais para o papel e a madeira. E procurei notar no espaço observado as áreas construídas e as formas orgânicas.

20 A partir dos conceitos tempo e espaço repensei o que determina a construção do trabalho plástico e sua formação partindo ainda da

observação e percepção dos corpos no espaço. A primeira grandeza, o tempo, se configura pela permanência, duração, velocidade, ritmo e movimento dos corpos no espaço. A segunda grandeza, o espaço, se configura pela sua localização, extensão, percurso e deslocamento dos corpos no espaço.

(91)

(92)

No desenho a nanquim, as áreas de cor organizam o espaço em profundidade numa escala do claro para o escuro. Do azul cobalto para o azul violeta. Em primeiro plano destacam-se as figuras lineares em azul violeta. A sobreposição a outras figuras em verde e vermelho reforçam a ideia de movimento e o contraste entre elas afirma a intenção de construir um espaço instável.

Na xilogravura as silhuetas pretas em contraste com o fundo branco marcam os planos em profundidade. O caminho claro, aberto na diagonal da esquerda para direita entre os dois trapézios escuros, indica o movimento que vai do escuro para o claro.

Esta imagem gravada e impressa possibilitou outras montagens a partir dos recortes de suas provas de estado em papel, justaposições e sobreposições. Nesta prática imaginei transportar a intenção gestual do desenho a nanquim e a transparência do meio fluido para o corte das silhuetas impressas e a articulação destas máscaras sobrepostas em outro suporte.

(93)

Matriz gravada e impressão sobrepondo duas matrizes com variações de cinza

(94)

Variações de impressão e recortes sobre superfície de papel

(95)

Montagem com aquarela sobre papel recortada

(96)

4. CADERNOS DOBRADOS

A ideia dos cadernos dobrados aconteceu durante minha pesquisa de mestrado com a intenção de criar uma nova situação de desenho. A construção destas superfícies dobráveis como suporte se assemelha à idéia de construir espaços- cenários prévios preparados para a apresentação ou realização de desenhos posteriores. A articulação da superfície bidimensional, dobrando e recortando campos, já é desenho, uma ação que envolve a observação e imaginação.

Os papéis foram especialmente dobrados com espaços assimétricos quadrados ou retangulares, em sentido vertical ou horizontal. Pensados para que cada campo (face) seja suporte para desenhos, colagens ou pintura.

Dois artistas impulsionaram essa ideia com seus trabalhos. Marcel Duchamp e Georg Baselitz.

O que é estimulante na caixa de Duchamp é a possibilidade da experiência aberta. Os cadernos que apresento não reúnem toda uma obra, não assumem um caráter museológico. No entanto, provocam um desvio no percurso natural do desenho ou da aquarela frente à paisagem, por exemplo. Necessário para que eu possa abrir fissuras dentro dos limites, muitas vezes involuntários, que tracei.

O contato com o objeto caixa–museu e seus desdobramentos, possibilitando ao leitor-observador múltiplos caminhos e leituras, aceleraram esse pensamento em meu trabalho. Compartilhar com o fruidor a construção do trabalho, permitindo que a partir da sua manipulação, das dobras e desdobramentos, ele componha novos arranjos que podemos chamar de arranjos cenográficos.

As gravuras e pinturas de Baselitz fazem parte de um universo que especialmente me atrai: o dos artistas expressionistas. No seu caso, ao observar suas figuras de

(97)

cabeça para baixo, além da evidência de uma expressão gestual forte, me prendo ao caráter dessas figuras, sua fragmentação, o mal acabado como uma proposta provocativa e o sentido de orientação ou desorientação. Ao fazer os primeiros cadernos estabeleci essa associação, provocar uma leitura onde o sentido de orientação não obedeça necessariamente uma convenção pré-determinada.

Georg Bazelitz Marcel Duchamp

Xilogravura 100 X 80 cm Caixa – valise 40,7 X 38,1 X 10,2 cm

Caixa de cartão com cópias miniaturas e fotografia Em cor de obras do artista.

(98)

Os cadernos mais recentes, que compõe este conjunto de trabalhos, foram estratégias encontradas ao longo desta pesquisa para expressar e dar unidade a um pensamento visual, muitas vezes fragmentado, manifestado pelo desenho, pela aquarela ou pela gravura. Mas que imagina e busca um modo capaz de contemplar essas ações interpostas. Dessa maneira, esses procedimentos sobrepostos, amalgamados, construíram uma forma artística que pretende trazer para o leitor, através de seu caráter narrativo, a forma das aparências que observo e percebo. Formas expressas pela cor, pelo contorno, pela superfície, pelo contraste ou pelo movimento.

A reunião e sobreposição desses procedimentos proporcionaram a articulação de suas linguagens específicas, próprias dos processos bidimensionais, projetando-as para o espaço tridimensional. A construção desses cadernos dobrados sintetiza o processo criativo descrito nesta pesquisa, e traz para a cena o desdobramento das figuras aparentes, do espaço em profundidade e a simultaneidade dos acontecimentos.

(99)
(100)
(101)
(102)
(103)

(104)
(105)

(106)
(107)
(108)
(109)

(110)

(111)
(112)

(113)

V. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste relato me preocupei em esclarecer as circunstâncias que determinam este trabalho, e de que maneira a percepção do entorno e suas aparências provocaram as experiências visuais a que me proponho. Procurei na descrição do processo criativo, fundamentado nas imagens que o acompanham, trazer para o leitor a reflexão desta pesquisa sobre a construção da linguagem visual.

As séries realizadas nesse percurso se relacionam na medida em que elementos visuais como o contraste, movimento e profundidade são deslocados do espaço que observo para o arranjo de outro espaço, que chamo de cenário. Cada um desses trabalhos preserva sua unidade. No entanto, minha intenção é que o leitor possa observá-los e manipulá-los, criando sequências diversas e outros cenários. Diante dessa expectativa, o processo de criação não se encerra, e é preciso que outro o complete, e que de algum modo se reconheça nas formas artísticas que apresento.

(114)

VI. LISTA DE IMAGENS

Lista de imagens

pg.14 Desenho com caneta dourada 21 X 15 cm 2005

pg.18 Caderno dobrado (detalhe) aquarela,, pastel seco, carvão e folha de ouro 44 X29 cm 2006 pg.25 Fotomontagem e gravura em metal 2007

pg.28 Desenhos com grafite 32 X 24 com

pg.29 Céu dourado aquarela sobre papel 32 X 25 cm 2008 pg.36 Aquarela 51 X35 cm 2009

pg.39 Desenhos com caneta ponta fina tinta preta 11 X 11 cm pg.40 Aquarelas sobre papel 12 X 12 cm 2008

pg.42 Aquarela sobre papel 25 X 25 cm 2011 pg.43 Aquarela sobre papel 19 X 24,8 cm 2008

pg.44 Aquarelas sobre papel 13 X 11 cm e 9 X 10 cm 2010 pg.45 Aquarelas sobre papel 12 X13 cm e 10 X 12 cm 2008 pg.46 Aquarela sobre papel 21 X 19 cm 2010

pg.47 Aquarela sobre papel 16,5 X 15 cm 2010

pg.48 Desenhos com caneta ponta fina tinta preta 11 X 11 cm pg.49 Contraste aquarela sobre papel 32 X 25 cm 2008 pg.50 Desenhos com caneta ponta fina tinta preta 11 X 11 cm pg.51 Aquarela sobre papel 32 X 25 cm 2009

pg.53 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2009 pg.55 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2009 pg.57 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2009

(115)

pg.61 Aquarela nº 1 sobre papel 22 X 16 cm 2009 pg.65 Aquarela nº2 sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.67 Aquarela nº3 sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.71 Aquarela nº4 sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.74 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.75 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.76 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.77 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.78 Aquarela sobre papel 22 X 16 cm 2011 pg.79 Aquarela sobre papel 32 X 25 cm 2008

pg.80 Desenhos com aquarela sobre papel 32 X 25 cm 2007

pg.81 Desenhos com lápis grafite 21,5 X 14,5 cm 2007 / 21,5 X 14,5 cm 2007

pg.82 Desenhos com ponta de prata 45 X 29 cm 2006 / lápis grafite 21,5 X 14,5 cm 2008 pg.83 Retratos com lápis grafite 21,5 X 14,5 cm / 23,5 X 32,5 cm / 21,5 X 14,5 cm

pg.84 Desenho a nanquim 31,5 X 21,5 cm 2009 / lápis crayon 45 X 32,5 cm 2006 / Desenho com caneta 21,5 X 14,5 cm 2007 / nanquim colorido e aquarela 32 X 25 cm 2006 pg.86 Desenhos a nanquim 31,5 X 21,5 cm 2011

pg.87 Desenhos a nanquim 31,5 X 21,5 cm 2011

pg.88 Desenho com grafite e carvão 20 X 29 cm 2010 / grafite 31,4 X 21,5 cm 2009

pg.89 Desenho a nanquim colorido 32 X 25 cm 2006 / caneta 2007 / grafite 21 X 29,5 cm 2010 / grafite 21,5 X 14,5 cm 2007

pg.91 Desenho com nanquim colorido e aquarela sobre papel 30 X 30 cm 2007 / Xilogravura 30 X 30 cm 2007 pg.93 Matriz de madeira 30 X 30 cm / Xilogravura 30 X 30 cm 2007

(116)

Cadernos dobrados:

pg.99 Cadeira, retrato e paisagem nanquim e aquarela sobre papel canson 32 X 23,5 cm 2009

pg.100 Árvore e montanha, caneta bic vermelha, grafite e monotipia com tinta óleo sobre papel canson 31 X 21,5 cm 2011 pg.101 Paisagem, aquarela e pastel sobre canson 31 X 21,5 cm 2011

pg.102,103 Madrid e o jardim daqui, gravura em metal dobrada e recortada e nanquim sobre papel hannemüller 24 X 16 cm 2010

pg.104,105 Celso e a paisagem, desenho com grafite, crayon, aquarela e colagem sobre papel canson 31 X 21,5 cm 2011 pg.106-108 Celso e Piracaia, desenho a nanquim, pastel seco, grafite, aquarela e colagem de recortes de gravura sobre papel canson 31 X 21,5 cm 2010

pg.109,110 O lugar, grafite sobre papel canson 31 X 21,5 cm 2010

(117)

VII. BIBLIOGRAFIA

ALBERS, J. La interacción del color. Madrid:Alianza Forma,1979 ARGAN, GIULIO C. Arte Moderna. São Paulo. Cia das Letras 1993.

ARNHEIN, R. Arte e Percepção Visual.São Paulo:Livraria Pioneira Editora,1996. BACHELARD, GASTON. A poética do Espaço. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

____________________. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ____________________. O Direito de Sonhar. São Paulo, Difel. 1985.

BARRENA, CLEMENTE (ORG.).Goya, los Caprichos. Madrid, Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, 1994.

BASELITZ, GEORG. Pinturas recentes. Estação Pinacoteca

BECQUER, GUSTAVO ADOLFO. Leyendas y Narraciones. Madrid, Editorial Libra,1970. BORGES, JORGE LUIS. Sete Noites. São Paulo, Ed. Max Limonad Ltda., 1987.

BOSQUE, M.D.C.M., Paisagem: lugares observados. Dissertação de mestrado, Unicamp, 2005. BUÑUEL, LUIS. Mi último suspiro (Memorias). Paris, Plaza & Janes editores S.A., 1982. CALVINO, ÍTALO. As cidades invisíveis. São Paulo, Companhia das Letras, 2004. CHAUI, MARILENA. Convite à Filosofia. São Paulo, Editora Ática, 1995.

CLARK, KENNETH. Paisagem na Arte. Lisboa, Ulisseia, 1961.

CONDILLAC, ÉTIENNE DE. Tratado das Sensações. Campinas, Editora da Unicamp, 1993. COX, MAUREEN. Desenho da criança. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

ELUF, L. A. Cor-estrutura: os campos da cor. Tese de doutorado, ECAUSP, 1998. ELUF, Lygia. Série artistas da Usp. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, imprensa oficial do Estado 2004.

GOETHE, J.W. Doutrina das Cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

GOMBRICH, E.H. Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

HOCKNEY, DAVID. Hockney Fotógrafo. Fundación Caja De Pensiones, Madrid, 1985.

ITTEN, J. The Art of Color. The Subjective experience and objective rationale of color: Van Nostrand Reinhold, 1973.

JUNG, CARL G. O Homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1980. KANDINSKY, N. De Lo Espiritual En El Arte. Barcelona, Barral Editores S.A., 1986.

__________ . Olhar Sobre o Passado. São Paulo, Martins Fontes, 1991.

KLEE, PAUL. Sobre A Arte Moderna E Outros Ensaios. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2001.

MATISSE, HENRI. Escritos e Reflexões sobre Arte. Lisboa, Editora Ulisseia,1972. MAY, ROLLO. A coragem de criar. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 1982.

(118)

MERLEAU, PONTY M. O Olho e O Espírito. Rio de Janeiro, Grifo Edições, 1969. MIRANDA, ZANDRA COELHO DE. Impressões em cerâmica. Convite ao encontro caótico entre

a cerâmica, a gravura e o fogo. Tese (doutorado) Unicamp, 2008.

MOREIRA JR., MÁRIO FIORE. A Construção de uma paisagem. Tese de doutorado, Unicamp, 2009.

MORINI, Walkiria Pompemayer. A paisagem é um antes de mim. Dissertação de mestrado, Unicamp 2005.

OSTROWER, FAYGA. Criatividade e Processos de Criação, Petrópolis, Vozes, 1984. _______________ . Acasos e criação artística. Rio de Janeiro, Campus, 1999. PAREYSON, LUIGI. Os Problemas da Estética. São Paulo, Martins Fontes, 1989. PESSOA, FERNANDO. Obras em Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar S.A., 1986. PIGNATTI, TERISIO. O Desenho De Altamira A Picasso. S. Paulo, Ed. Abril S.A., 1982. PÉRIGO, Marcio Donato. Caos aparente, sinais gráficos. Tese de doutorado. Unicamp. RAMIREZ, JUAN ANTONIO. Duchamp. Los Grandes Genios Del Arte Contemporáneo El Siglo XX. Unidad Editorial,2006.

REWALD, JOHN. Paul Cézanne. Madrid, Museo Español de Arte Contemporâneo, 1984. SALGUEIRO, H.A. (org.) Paisagem e Arte. São Paulo, Comitê Brasileiro de História da Arte, 2000.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo, FAPESP: Annablume, 2004.

SCOTT, R.G. Fundamentos del diseño. Buenos Aires. Editorial Victor Teru S.A., 1978. SEGURA, JAVIER PEREZ. Imágenes de lo invisible. Los Grandes Genios Del Arte Contemporáneo El Siglo XX. Unidad Editorial,2006.

SERNA, RAMON GÓMEZ DE LA. Goya. Madrid, Espasa-Calpe S.A., 1984.

VALÉRY, PAUL. Introdução ao Método de Leonardo da Vinci. São Paulo, Editora 34, 1998. VINCI, LEONARDO DA. Tratado de Pintura, Madrid, Editora Nacional, 1980.

ZAMBONI, SILVIO. A Pesquisa Em Arte. Campinas, Ed. Autores Associados, 1998. WEISS, LUISE. Retratos Familiares: “In Memorian”. Tese de Doutorado. ECAUSP, 1998. WICK, R. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Referências

Documentos relacionados

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Toxicidade de produtos fitossanitários utilizados na cultura do crisântemo para ovos e adultos de Orius insidiosus (Say, 1832) (Hemiptera: Anthocoridae).

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem