• Nenhum resultado encontrado

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

PROGRAMA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PLE

CERIFICADO INTERNACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA – CILP

SIMULADO COMPREENSÃO LEITORA E ASPECTOS LINGUÍSTICOS NÍVEL BÁSICO ESCOLAR A2

Leia os textos e assinale a alternativa correta: 1) O que Ana quer que Pedro faça? De: Ana

Para: Pedro

Eu entrei no site do cinema e reservei dois ingressos para o filme hoje à noite. Você pode buscá-los quando estiver vindo do trabalho?

a) Reserve os ingressos.

b) Encontre-a depois do trabalho. c) Busque os ingressos.

2) O que o aviso indica? Elevador fora de serviço

Por favor, peça a algum funcionário do prédio se precisar de ajuda para subir as escadas. a) O elevador é somente para empregados do prédio.

b) O elevador não está funcionando.

c) Peça apenas se precisar de ajuda com o elevador. 3) O que a pessoa que vai ler o bilhete precisa fazer? Chegarei tarde hoje. Você poderia deixar o jantar pronto? Está na geladeira e é só esquentar.

a) Pensar sobre o que vai ter para o jantar. b) Comprar alguma coisa para o jantar. c) Terminar de preparar o jantar. 4) O que a placa indica?

Estacionamento Apenas clientes nessa área

a) Este estacionamento é para pessoas que usam a loja. b) É proibido estacionar aqui.

(2)

2 5) O que o aviso indica?

Alunos,

Em função da construção no prédio, a cafeteria ficará fechada até novos avisos.

a) A cafeteria é o local onde os construtores almoçam. b) O café ficará aberto até que a construção termine. c) Os alunos serão avisados sobre a reabertura do café.

As questões de 6 a 14 referem-se ao texto 2. Texto 2

Como poupar gasolina e o Ambiente 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29

Estamos todos conscientes da necessidade de proteger o meio ambiente, mas às vezes é difícil fazer a coisa certa. Por exemplo, se você é um motorista, a conveniência de entrar no carro para ir a algum lugar é equilibrada com o conhecimento de quão prejudicial cada viagem pode ser. Mas você sabia que fazer algumas mudanças simples nos seus hábitos de condução não só traz menos danos para o nosso mundo, mas também faz você economizar dinheiro e pode até ser bom para a sua saúde?

Você realmente precisa ir de carro?

Tente fazer mais uso do transporte público. Se o serviço é frequente e confiável, em breve você vai se acostumar a usar ônibus e trens. Na verdade, para viagens mais curtas, por que não aproveitar a oportunidade para entrar em forma e ir a pé?

Partilhe a viagem

Quantas vezes você vê carros com apenas um ocupante fazendo a mesma viagem que outras pessoas que vivem nas proximidades? Por que não dividir o carro e metade do custo da viagem? Existem vários sites onde as pessoas podem trocar informações e tomar as providências para se encontrar.

Mude seus hábitos

Quando você tem que usar o carro, planeje sua viagem para que você possa ir a todos os lugares que você precisa visitar. Se você for pego em um engarrafamento, desligue o motor quando estiver parado por um longo tempo. Tente não frear muito acentuadamente ou acelerar muito rapidamente, pois isso vai levar você a utilizar mais combustível. Nas manhãs frias, não aqueça o motor antes de iniciar sua jornada e quando estiver próximo de abastecer, pense se você realmente precisa encher o tanque. Todo o peso extra vai colocar mais pressão sobre o motor.

Manutenção

Certifique-se de realizar a manutenção básica, como verificar a pressão dos pneus regularmente. Finalmente, mantenha o seu carro regulado para que ele seja o mais eficiente possível.

Passos como esses economizarão dinheiro e vão ajudá-lo a fazer a sua parte para proteger o meio ambiente.

Escreva V para verdadeiro e F para falso.

6) ( ) Motoristas não se preocupam com o meio ambiente.

7) ( ) Mudar a forma como você dirige traz mais do que um benefício. 8) ( ) O serviço de transporte público é sempre bom.

(3)

3 9) ( ) Para ir a lugares próximos, você deveria caminhar.

10) ( ) Se você viajar com mais alguém, isso fará com que você economize dinheiro. 11) ( ) Evite partilhar detalhes pessoais na internet.

12) ( ) Frear rapidamente é o jeito mais seguro de dirigir.

13) ( ) Não deixe o carro funcionando antes de iniciar sua viagem. 14) ( ) Abastecer o carro fará com que você economize dinheiro. As questões 15 a 19 referem-se ao texto 3.

Texto 3 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Caro Editor

Estou escrevendo com relação ao artigo A TV está morta?, publicado em seu jornal dia 04 de março. O autor alegou que, com o surgimento da Internet, a TV estava se tornando cada vez menos significativa em nossas vidas.

Acho que é muito difícil concordar com este ponto de vista. A TV ainda é a principal forma de obtermos nosso entretenimento em casa. Ela nos oferece a oportunidade de ver grandes músicos, filmes e documentários e, ocasionalmente, graças a importantes eventos televisionados, ela tem o poder de unir toda a nação e todas as idades em um só conjunto de uma forma que a Internet nunca poderia.

Seu artigo foi particularmente crítico à TV pela má qualidade dos programas disponíveis nos vários canais que temos agora. É certamente verdade que muitos dos canais oferecem nada mais do que repetições ou programas de baixo orçamento. No entanto, eu diria que a maioria do conteúdo na internet também é de qualidade questionável. Eu concordo com o escritor que é fácil manter-se atualizado com as últimas notícias na Internet, mas tenho certeza que a maioria de nós ainda aproveita o momento de se sentar para ver as notícias na televisão, à noite.

O escritor tem razão ao afirmar que a Internet se tornou a nossa principal fonte de pesquisa e eu acho que essa é a sua principal força. No entanto, criticar a TV por não ser tão boa é totalmente injusto. Os programas de informação como documentários são feitos por seu potencial como entretenimento e não como ferramentas de pesquisa e, como tal, continuarão a ser popular entre os telespectadores.

Portanto, para concluir, eu não acho que o escritor deveria ser tão rápido ao eliminar a TV. Pelo contrário, eu acho que ela ainda tem muitos anos pela frente!

Atenciosamente Ana Silva

Assinale a alternativa correta

15. Por que Ana está escrevendo esta carta para o jornal? a) Para fazer uma reclamação.

b) Para oferecer um ponto de vista diferente. c) Para encorajar mais pessoas a assistir televisão. d) Para convencer as pessoas a não usarem a internet.

16. Pode-se dizer que é opinião da autora da carta o fato de que a TV: a) É útil como ferramenta de pesquisa.

b) É um excelente entretenimento.

c) Está saindo de uso em função da internet.

(4)

4 17. Qual dos aspectos abaixo é visto como um problema em relação à TV?

a) A qualidade de alguns programas. b) A falta de programas de entretenimento. c) Seu pobre uso como ferramenta de pesquisa.

d) Sua falta de popularidade entre as pessoas mais jovens. 18. Qual o melhor uso para a internet na opinião da autora? a) Comprar produtos.

b) Ser uma ferramenta de entretenimento. c) Ser um meio de se colocar a par das notícias. d) Encontrar informações.

19. Qual das palavras abaixo descrevem o modo como a autora se sente em relação à TV? a) Satisfeita.

b) Animada. c) Confusa. d) Preocupada.

As questões de 20 a 30 referem-se ao texto 4. Texto 4

Fuga de sorte

Depois de ter economizado por anos, a família Clark estava finalmente em condições de ver o seu sonho realizado. Eles (20) _______ prontos para viajar da Escócia para iniciar uma nova vida (21) _______ Estados Unidos.

A família (22) _______ estava muito animada com (23) _______ viagem de navio (24) _______ do Atlântico. No entanto, poucos dias antes de sua partida, um de seus filhos foi mordido por um cão. Seus planos fracassaram quando foram informados de que eles não (25) _______ viajar por causa da possibilidade (26) _______ menino ter raiva.

A família ficou devastada e o pai foi ao cais para ver o navio que ele esperava que iria (27) _______ à sua nova vida. Enquanto ele estava no porto pensando sobre seu filho, ele observava o navio e se perguntou (28) _______ a família jamais iria viajar para a América.

No entanto, logo (29) _______ desta decepção, o pai descobriu que sorte a família tinha tido. O filho não tinha raiva e poucos dias depois chegou a notícia de que o navio em que a família deveria ter viajado tinha afundado. O Titanic tinha afundado com (30) _______ de pessoas que perderam suas vidas.

Leia o texto e escolha a palavra correta A, B, C ou D que completa cada um dos espaços. 20. a) ficavam b) estavam c) eram d) estava.

21. a) em b) nos c) o d) de

22. a) total b) tudo c) todo d) inteira

23. a) seu b) o c) sua d) suas

24. a) onde b) através c) em d) por 25. a) poderão b) podia c) pode d) poderiam

26. a) de b) da c) do d) o

27. a) iniciá-los b) levá-los c) tê-los d) buscá-los 28. a) se b) caso c) porque d) aonde 29. a) seguida b) próximo c) depois d) seguido 30. a) cem b) mil c) muitas d) centenas

(5)

5 Gabarito 1. c 2. b 3. c 4. a 5. c 6. F 7. V 8. F 9. V 10. V 11. F 12. F 13. V 14. F 15. b 16. b 17. a 18. d 19. a 20. b 21. b 22. d 23. c 24. b 25. d 26. c 27. b 28. a 29. c 30. d

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR