• Nenhum resultado encontrado

O Cuidado como uma forma de ser e de se relacionar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Cuidado como uma forma de ser e de se relacionar"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

O Paradigma Holístico

O holismo ( de holos = todo) abrangendo a ideia de conjuntos, ou de todos e de totalidade, não engloba apenas a esfera física, mas se estende

também às mais altas manifestações do espírito humano.

Incorpora a espiritualidade e a ética do cuidado.Esta ética inclui, por sua vez, a solidariedade, a compaixão, o sentido de cooperação, a

consciência ecológica.

Assim, a humanização, conforme preconiza o Ministério da Saúde, é uma proposta para melhorar a qualidade das relações de trabalho na

(2)

O Cuidado como uma forma de ser e de se relacionar

Watson define a enfermagem como a

ciência

humana

de

pessoas

e

de

experiências de saúde-doença, medidas por

transações

humanas

de

cuidados

profissionais, pessoais, científicos, ético e

estéticos.

Ela também diz que a ciência de cuidado

que se caracteriza por ser transdisciplinar,

ético e transformativo.

(3)

Watson (1988) busca situar a enfermagem

como ciência, na qual o cuidar é uma ação

moral.A meta da Enfermagem, nessa

teoria, é ajudar as pessoas a obterem um

nível de harmonia entre os aspectos da

mente, corpo e espírito, sendo alcançado

através de transações de cuidado.

(4)

Já para Madaleine Leininger ( 1991 ) o seu

enfoque é no cuidado cultural, ou seja,

diferentes grupos apresentam

comportamentos de cuidar que são

diferentes entre si. Contudo, o cuidado é

um fenômeno universal e essencial para a

sobrevivência da raça humana.

(5)

Para Mayeroff ( 1971 ) relata que o cuidar

apresenta os seguintes ingredientes que

são:

* Conhecimento: para cuidar é preciso

conhecer o outro ser. Isto inclui conhecer

suas necessidades, saber como responder a

elas e saber seus poderes e limitações.

(6)

 Alternar ritmos: é o ir e vir, buscando respostas anteriores e verificar se dá resultado em situações presentes; modificando o meu comportamento de forma a melhor ajudar o outro ser.

 * Paciência: é ter paciência também consigo, não só com o outro, para descobrir o outro e a mim mesmo, dar-se a chance a si próprio de cuidar

(7)

 Honestidade: ver o outro como ele é e não como gostaria ou pensa que deveria ser.

 Confiança: é ter confiança em minha própria capacidade para cuidar e de aprender com os enganos.

 Humildade: orgulhar-se de seus feitos, realizações, mas com humildade, sem pretensão, não demonstrando triunfo sobre os outros.

 Esperança: não é simplesmente esperança para com o outro, mas para a realização do outro através do meu cuidado.

(8)

O Cuidar na visão do Leonardo Boff

(1999), refere-se que o cuidar é mais que

um ato; é uma atitude de ocupação, de

preocupação, de responsabilização e de

envolvimento afetivo com o outro. Através

do amor como fenômeno biológico, a

ternura, a carícia, a cordialidade, a

confiabilidade e a compaixão.

(9)

Waldow (1998) diz que o cuidado em

Enfermagem, somente é ético ao conter todos os seus elementos nas diferentes dimensões: habilidades técnicas, conhecimento,

sensibilidade, intuição, experiência, entre outros.

* Esta mesma autora afirma que o cuidado humano consiste em uma postura ética e

estética frente ao mundo. É considerado a ética da Enfermagem.

(10)

 Roach em 1993, categorizou o cuidado em cinco “cês”:

 Compaixão = compreende uma relação vivida em solidariedade com a condição humana, compartilha alegrias, tristezas,dores e realizações; envolve uma simples e despretensiosa forma de estar presente, uma forma de estar uns com os outros.

 Competência = ela define como o estado de ter conhecimento, julgamento, habilidade, energia,experiência e motivação necessários para responder às demandas das responsabilidades profissionais. Chama a atenção para a importância da competência associada à compaixão.

 Confiança = refere-se à qualidade que promove relações em que as pessoas sentem-se seguras. Este estado de sentir segurança, de sentir confiança na relação envolve um outro componente que é o respeito.

(11)

 Consciência = é definida com o estado de conhecimento moral. Para entender esta categoria, é necessário lembrar a idéia de que cuidar envolve a resposta um valor impar. Não deve ser equiparado a emotividade ou a sentimentos causais; significa uma resposta intencional, deliberada, significativa e racional.

 Comprometimento = foi definida como uma resposta afetiva complexa, caracterizada pela convergência entre desejos e obrigações e pela escolha liberada para agir em concordância com ambos. Na visão de Roach, cuidado é nosso modo de ser. Ao cessar de sentir, agir e pensar em termo de cuidado deixa-se de ser humano.

(12)

Halldórsdóttir (1991) descreve cinco

modos de ser com o outro, os quais

incluem comportamento de cuidar e não

cuidar, que influenciam de forma

importante a experiência de ser cuidado

por outra pessoa, no caso a enfermeira (o).

(13)

Modo biocídico é aquele em que uma pessoa

despersonaliza a outra, destrói sua alegria de viver e aumenta a sua vulnerabilidade. Causa sofrimento e depressão, pois é uma transferência de energia negativa.

Esse modo de ser com o paciente é a forma mais severa de indiferença a ele como pessoa e caracterizado por várias formas de atitudes que podem ser considerados desumanas.

Situações graves de desatenção ou de não cuidado são relatadas como sentimento de alienação e perda de identidade. O paciente sente-se desvalorizado como pessoa e sua vulnerabilidade aumenta. Essa experiência torna-se uma cicatriz que, embora possa ser esquecida, permanece latente na memória.

(14)

O Modo Bioestático de ser com o outro consiste em afetar a vida da outra pessoa através da repressão, interferência ou desordenação da energia existente.

Isso significa insensibilidade ou indiferença

para com a outra pessoa e provoca

desencorajamento e ansiedade.

A percepção dos pacientes é a de que a enfermeira não se importa e é insensível ao seu sentimento devido a sua atitude para com eles. Os pacientes sentem que são um aborrecimento para o enfermeiro o que resulta em evitar chamar por ajuda. Um paciente relatou a sua experiência dizendo: “Eu imagino se ela na verdade percebeu que eu estava ali”.

(15)

Modo biopassivo de ser com a outra pessoa ocorre quando existe interesse e quando uma pessoa não provoca nenhum efeito na energia vital do outro.

Esse modo de ser diz respeito mais a uma falta de abordagem positiva ou de cuidado do que propriamente à presença de algo destrutivo.

Os pacientes referem uma visível desatenção para com ele, pelas enfermeiras que demonstram muita preocupação com as rotinas e tarefas a serem desempenhadas.

Não existe nenhum envolvimento neste modo de cuidar.

(16)

Modo Bioativo de ser com a outra pessoa envolve

benevolência, disposição, atenção genuína, preocupação, consideração e afeto.

Neste modo de ser existe respeito e reconhecimento do outro como pessoa. Atitude de conforto, encorajamento, consolo e suporte são referidas pelos pacientes.

Em sua percepção, a enfermeira é habilidosa, conhecedora de suas atividades e comprometida com a provisão de cuidado personalizado sabendo como defender a dignidade e a integridade pessoal dos pacientes.

Competência e humanidade estão estreita e harmonicamente ligadas neste tipo de cuidado, e Hall-dórsdóttir o denomina de cuidado profissional de enfermagem.

(17)

Modo Biogênico de ser com outra pessoa promove sentimento de confiança nos pacientes, o que, por sua vez, conduz ao desenvolvimento de uma relação de proximidade entre paciente-enfermeira.

Essa relação de proximidade é que forma a base para presença de vida-doação, onde a abertura e a transferência de energia positiva predominam e afetam o outro de forma profunda.

Para Halldórsdóttir, este ultimo é o verdadeiro modo humano de ser, sendo representado pelo amor restaurador.

A presença deste tipo de cuidado oferece ao outro uma interconexão e permite a expressão de consciência, desenvolvendo a liberdade espiritual.

(18)

A recuperação dos pacientes parece ser

mais rápida e a experiência no hospital é

considerada mais agradável quando o

relacionamento do enfermeiro-paciente é

percebido

como

terapêutico

ou

restaurador. Encontros de cuidados em

que

existem

um

relacionamento

de

proximidades,

confiança

e

aceitação,

envolve crescimento, esperança e amor.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e