• Nenhum resultado encontrado

Tecnologia Offshore Trabalho pesado em águas turbulentas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologia Offshore Trabalho pesado em águas turbulentas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Trabalho pesado em águas turbulentas.

A quem você recorre quando necessita de soluções de acionamento para instalar seu

equipamento sob condições severas no fundo do mar e de forma inteiramente controlada?

A Bosch Rexroth está presente no Brasil há mais de 45 anos com uma equipe de

engenha-ria altamente qualificada que trabalha diaengenha-riamente no desenvolvimento de novos projetos e

produtos para atender a crescente demanda do mercado offshore brasileiro. A fábrica em

Pome-rode/SC é uma das referências mundiais em empresa metal-mecânica; com 23.000 m

2

de área

construída possui o mais alto índice do sistema de produção enxuta (Bosch Production System).

Os processos de produção e logística garantem no momento exato, em qualquer parte do

mun-do, produtos com a máxima qualidade e tecnologia. Com know-how e mais de 3.000 projetos

desenvolvidos no último ano, a Bosch Rexroth atende os principais fornecedores da Petrobras

com as exigências de segurança e meio ambiente da legislação brasileira no segmento de

explo-ração.Tanto nas alturas das torres quanto nas profundezas das águas, as soluções Rexroth em

sistemas são precisas, confiáveis e de excelente custo-benefício, especialmente desenvolvidas

para o ambiente em que serão utilizadas.

(3)

Alta tecnologia em indústria pesada

Como exemplo, a tecnologia usada num sistema de movimento de 6 graus de liberdade para treinar pilotos, ou usada em tes-tes de laboratório também é aplicada para sistemas de acesso da tripulação offshore, para ativar sistemas de compensação, para operações em águas profundas, etc...

A integração de conceitos de acionamento, mecânica, hidráu-lica, pneumática e/ou elétrica, com controles sofisticados resulta num progresso enorme no que se refere à precisão, confiabilidade, redução de peso, consumo de energia, custo de manutenção, e por último, mas não menos importante a operacionalidade.

Através da integração desses conceitos a efetividade e eficiên-cia da instalação ou embarcação aumentam significativamente.

A combinação interna de todas estas tecnologias permite que a Bosch Rexroth ofereça soluções especiais e muitos benefí-cios aos seus clientes.

A Rexroth baseia seus conceitos em projetos integrados. O gerenciamento do ciclo de vida e segurança são a base para os projetos e serviços oferecidos. Confiabilidade, disponibili-dade e manutenção são consideradas ao se desenvolver o pro-jeto e a forma do layout para serviço e manutenção. Através de uma combinação de manutenção preventiva, especialização, monitoração de última geração baseada nas condições reais e disponibilidade de serviço no mundo todo, os custos do ciclo de vida são reduzidos e, com isso, cresce a disponibilidade.

(4)

Abordagem de projeto integrado

Sendo um parceiro apreciado no mundo todo em operações offshore, a Bosch Rexroth utiliza o conhecimento extensivo e experiência em projetos para oferecer aos seus parceiros e clientes uma grande variedade de soluções de comando e acionamento para a indústria offshore.

Através da vasta experiência, abordagem integrada, fabrica-ção interna de cilindros hidráulicos, unidades de potência

hi-dráulica customizadas, comandos e softwares sofisticados e uma organização de serviço operante no mundo todo, a Bosch Rexroth conquistou o alto nível de confiança de seus clientes baseado em análises minuciosas de risco. Exemplo disso são as elevações simultâneas de 6 metros das plataformas Ekofisk com peso combinado de mais de 40.000 toneladas e sistemas de reabastecimento no mar.

(5)

Exemplos de produtos

Compensadores de coluna de perfuração f

Compensadores de cabos de sustentação f

Tensionadores de elevação f

Tensionadores de sistemas de elevação f

na produção

Sistema de elevação com cremalheira e pinhão f

Sistema de elevação com cilindro f

Skidders de pino e garra f

Skidders com dispositivo de fixação f

Unidades modulares de deck mating f

Sistema modular ativo de compensação f

de movimento

De projetos únicos a conceitos de engenharia

pré-elaborados

A Bosch Rexroth desenvolveu soluções de comando e acio-namento para a maioria das atividades marítimas de mergu-lho, como: perfuração, mineração, operações de salvamento/ resgate, operações submarinas, pesquisas geotécnicas, deck mating, desativação, colocação dos tubos e dragagem. Estes projetos são normalmente feitos sob encomenda. Mas para algumas aplicações, a Rexroth definiu conceitos de pré-en-genharia, chamados de pacotes de sistemas, levando a uma realização mais rápida e lucrativa, baseados em tecnologia já testada.

Esses pacotes de sistemas estão disponíveis para: Compensação de movimento f Deslizamento f Elevação f

Deck mating/remoção do topside f

Nestes pacotes não são utilizados produtos padrão, mas concei-tos (modulares), baseados em experiências de longo tempo. O projeto básico relevante é customizado de acordo com as exigências especificadas em cada projeto. A partir disso, é desenvolvida uma solução ajustada, otimizada e completa, baseada em alta tecnologia.

(6)

Compensação de movimento

A parada das máquinas durante operações offshore devido a condições climáticas ruins é um problema conhecido por muitos operadores. Perda de capital e danos graves a equi-pamentos caros e duráveis é um pesadelo. A amplifica-ção dinâmica excessiva da carga pode acontecer durante a descida com o risco de sobrecarga ou mesmo de ruptura dos cabos. Controlar cargas pesadas sob circunstâncias difíceis, ir com segurança aos locais mais profundos, ou posicionar com exatidão as cargas no leito do mar são grandes desafios para muitas operadoras offshore. Para solucionar estas questões, a Bosch Rexroth desenvolveu, construiu e testou minuciosa-mente o Sistema Modular de Compensação do Movimento Ativo (MAHCS).

Os sistemas de compensação de peso são aplicados em

várias operações, como: perfuração, mineração, salvamento/ resgate, deck mating, desinstalação, instalação, colocação de tubos, elevação, vistoria e dragagem. Eles variam de sistemas passivos e ativos de 50 até 12.000 toneladas aplicados por guinchos ou sistemas de deck mating.

O sistema de compensação de movimento ativo pode ser entregue integrado no sistema de acionamento principal, assim como acrescentado num guincho já existente. O movimento ativo é executado em combinação com a compen-sação do movimento passivo e permite uma operação suave com redução significativa da potência instalada. Os sistemas de compensação de movimento ativo são precisos no posicio-namento e manutenção da carga na posição estável, onde se torna possível uma redução de potência de até 85%.

(7)

Quando se trata de sistema de deslizamento de plataforma para carregamento por deslizamento ou para um quadro A-Frame deslizante para guindaste flutuante, a Bosch Rexroth tem a solução ideal para o sistema de acionamento total, controles relacionados e os componentes mecânicos exigidos.

Os conceitos são diversos: por potência elétrica ou hidráulica, acionados por motor ou cilindro, com pinos/garras, cremalheira e pinhão ou elementos de grampos hidráulicos, modulares ou não, da nossa linha padrão ou feitos sob medida.

Deslizamento

Características:

Forças de avanço/retorno de 100 a 1.000 toneladas f

Pressão hidráulica até 350 bar f

Sistemas elétricos de segurança intrínsecos f

Deslizamento reversível disponível f

Pinças de dupla ação, que garantem a liberação f

das fixações

Haste de cilindro revestida Ceramax f

CIMS (sistema de medição de curso integrado) para f

deslizamento automático e preciso Operação remota

f

Largura da pinça ajustável f

Controles e unidades de potência de fácil instalação f

Unidade de potência acionada a diesel ou elétrica, f

à prova de explosão Sincronização embutida f

(8)

Deck mating e remoção do topside

As embarcações de instalação e desinstalação são navios altamente complexos com sistemas avançados de posicionamento, movimen-tação e ancoragem para transportar módulos para terra ou mar. Sistemas de deslizamento para carregamento de cargas pesadas são uma forma eficiente para movimentar módulos completos e estruturas para fora ou para dentro das balsas. Para essas atividades a Bosch Rexroth desenvolveu sistemas de força de avanço/retrocesso de até 1.000 toneladas por cilindro. Com os sistemas de acionamento como Smartleg, Hi-deck e Unideck é possível flutuar projetos com cargas de até 25.000 toneladas. Os sistemas deck mating são usados para encaixar/remover o topside da embarcação das jaquetas, com movimentos de cilindros hidráulicos e tecnologia de lastro. Apesar da movi-mentação e da influência do vento, um sistema de transferência de carga ativo garante a colocação controlada e perfeita na base. Sistemas feitos sob encomenda podem ser equipados com características como elevação rápida e posicionamento. Juntamente com sistemas cus-tomizados segundo as especificações dos clientes a Rexroth também desenvolveu seu próprio sistema modular. Este sistema quase não exige modificação na balsa e pode ser construído onde os controles das unidades autônomas estão centralmente coordenados.

(9)

Elevação

Dependendo das exigências, baseadas no tipo de trabalho e nas condições ambientais, a escolha entre os vários tipos de conceitos de plataforma pode levar às plataformas jack-up.

Em se tratando de sistemas de elevação para estas plataformas autoeleváveis (SEP) a Bosch Rexroth as construiu em todos os tipos e tamanhos, com instalação de pinhão e cremalheira e sistemas de engate positivos para aplicações em terra e no mar. Com todas as opções de acionamento reunidas, emergiram do departamento de engenharia os conceitos hidráulicos e elétricos.

Sistemas de pinhão e cremalheira hidráulicos, de 500 a 2.000 toneladas por perna, contêm motores fabricados internamen-te, caixas de câmbio e unidades de potência usando compo-nentes padrão e customizados. Aparelhos de divisão de car-ga patenteados car-garantem a distribuição de carcar-ga equivalente sobre os pinhões, aumentando a segurança e a vida útil do sistema de elevação.

Como alternativa elétrica a Bosch Rexroth desenvolveu um sofisticado sistema de acionamento de velocidade variável, usando motores AC controlados por frequência. As vanta-gens são: partidas suaves e operações controladas, divisão da carga para distribuição equitativa de peso, controle de veloci-dade preciso, durabiliveloci-dade significativamente maior e custos de manutenção menores. Além disso, a construção do deck pode ser otimizada e mais leve devido ao menor esforço dos sistemas de elevação.

Sistemas de engate positivo usando cilindros hidráulicos e cilindros de trava foram incorporados em plataformas de três, quatro ou seis pernas. Sistemas de elevação de duplo encaixe, que aumentam o desempenho da plataforma, foram feitos para capacidades de elevação de até 15.000 toneladas, capacida-de capacida-de sustentação capacida-de até 30.000 toneladas e velocidacapacida-de capacida-de elevação de 30 metros por hora. O CIMS (sistema de medição integrada Ceramax) fornece detalhes sobre o posicionamento preciso de cada cilindro, enquanto o registro de carga guarda o progresso dos procedimentos.

O sistema de controle é feito para operações centrais e locais e fornece os meios de manuseio de pernas, pré-carregamento e manuseio das plataformas.

O nosso recorde foi a elevação simultânea de 6,5 metros, de 40.000 toneladas da plataforma Ekofisk, com precisão de 1,5 cm ao longo de uma distância de 1.100 metros. Estes e ou-tros projetos mostram que a Bosch Rexroth é capaz de realizar projetos de elevação prontos com tecnologia de acionamento integrada e controles relacionados.

(10)

Em qualquer lugar que seja necessária a aplicação de força com economia, as vantagens da hidráulica industrial são ób-vias – para elevar ou baixar cargas suavemente, desempenhar movimentos lineares ou rotativos, alcançar aceleração cons-tante, manter as velocidades indicadas, posicionar com exati-dão, transmitir potência ou interligar sequências.

A Bosch Rexroth oferece ao mercado uma variedade única de produtos hidráulicos para aplicações e soluções específicas, de acordo com a necessidade do cliente, com microeletrônica avançada a Rexroth tornou a hidráulica ainda mais poderosa.

Parceiro ideal no desenvolvimento de máquinas altamente efi-cientes e instalações de produção – desde o primeiro contato até a instalação, e ao longo de todo o ciclo de vida do equi-pamento. Equipes em operação pelo mundo todo assumem a engenharia completa dos sistemas.

Com o uso das tecnologias de comandos e acionamentos hi-dráulicos Rexroth você será mais competitivo do que nunca.

(11)
(12)

RP 09569/09.05 Revisado em 06.11

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced