• Nenhum resultado encontrado

Tópico 08 Câmara dos Deputados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tópico 08 Câmara dos Deputados"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

(Cespe/DETRAN-ES/2010/Contador) Julgue os itens a seguir, a respeito da concessão e do controle dos suprimentos de fundos

1. Não podem ser classificadas como suprimentos de fundos as despesas realizadas por meio do cartão de pagamento do governo federal.

2. O ordenador de despesa transfere para o servidor beneficiado por suprimento de fundos a responsabilidade sobre a correta utilização dos recursos concedidos.

(Cespe/DETRAN-ES/2010/Contador) Quando a despesa pública é realizada em exercício diverso daquele a que se refere, é necessário que determinadas normas sejam observadas. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

3. No final de um exercício financeiro, os restos a pagar referentes ao exercício anterior e ainda não pagos devem ser reinscritos para o exercício subsequente.

(Cespe/EBC/2011/Analista/Contador) Acerca do suprimento de fundos na administração pública federal, julgue os itens a seguir. 4. O valor do suprimento de fundos concedido a servidor declarado em alcance é limitado em R$ 4.000,00.

5. A concessão de suprimento de fundos objetiva atender despesas eventuais, de caráter sigiloso ou de pequeno vulto, o que não dispensa o empenho prévio da despesa.

(2)

(Cespe/EBC/2011/Analista/Contador) Julgue os próximos itens, relativos a restos a pagar.

6. Todos os empenhos que, ao final do exercício financeiro, não forem liquidados, deverão ser cancelados para que seja evitada a sua inscrição em restos a pagar.

7. O pagamento das despesas de 2010 inscritas em restos a pagar processados dependerá do requerimento da empresa fornecedora do material ou serviço, o que dará origem ao seu processo de reconhecimento da dívida de exercícios anteriores.

8. Os restos a pagar inscritos no exercício X1, que forem cancelados no exercício X2, mas vierem a ser pagos no exercício X4, representam despesas extraorçamentárias do exercício X4.

9. (Cespe/2011/Previc/Analista Administrativo) O ordenador de despesa no âmbito do programa previdência complementar, em caráter excepcional e sob sua inteira responsabilidade, pode conceder suprimento de fundos a servidor, obrigatoriamente precedido de empenho na dotação, para atender despesas eventuais em viagens e com serviços especiais que exijam pronto pagamento.

10. (Cespe/EBC/2011/Analista) Todos os empenhos que, ao final do exercício financeiro, não forem liquidados, deverão ser cancelados para que seja evitada a sua inscrição em restos a pagar.

11. (Cespe/2013/ANS/Técnico) Nos casos em que a despesa deverá ser efetuada em caráter sigiloso, é aplicável o procedimento de suprimento de fundos.

(3)

12. Como regra, o suprimento de fundos deve ser efetuado por meio de depósito em conta corrente do servidor que fará a prestação de contas.

(Cespe/2013/ANTT/Especialista em Regulação/contabilidade) Caso, em uma repartição pública, haja um único servidor, que tenha sob sua guarda o material de expediente de toda a repartição, e esse servidor tenha recebido suprimento de fundos destinado à aquisição de material de expediente, é correto afirmar que

13. o servidor não poderia ter recebido o suprimento de fundos, uma vez que tem sob sua guarda o material que deve ser adquirido.

14. o suprimento de fundos não deverá ser contabilizado, pois é recurso destinado a atender a despesas de pequeno vulto.

15. o servidor, se fosse declarado em alcance, teria prioridade no recebimento e na gestão de suprimento de fundos para aquisição de material de expediente, na forma de adiantamento.

16. (Cespe/TCDF/2014) O pagamento de despesas de exercícios encerrados deve, sempre que possível, ser realizado em ordem cronológica.

17. (Cespe/TCDF/2014) Suponha que a inscrição de determinada despesa como restos a pagar tenha sido cancelada em decorrência do decurso do prazo prescricional de cinco anos. Nessa situação, se o credor ainda tiver direito ao recebimento dos recursos e vier a reclamá-lo formalmente, o pagamento a que faz jus deverá ser efetuado à conta de dotação destinada a despesas de exercícios anteriores.

(4)

18.(Cespe/Câmara dos Deputados/2014/Consultor) Considere a seguinte situação hipotética. No dia 15 de outubro de determinado ano, o setor de compras de um órgão público adquiriu novas cadeiras para seus servidores, tendo realizado o devido empenho dos recursos. Em função de problemas na produção, o vencedor da licitação informou que as cadeiras seriam entregues apenas no dia 22 de janeiro do ano seguinte. Nessa situação hipotética, a referida despesa, no orçamento subsequente, deverá classificada como restos a pagar processados.

19. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014/Consultor) Caso um funcionário público receba adiantamento em espécie para o financiamento de gastos com viagem a serviço, tal adiantamento deverá ser classificado, sob o enfoque patrimonial, como suprimento de fundos, sendo esse um tipo de despesa com ciclo invertido, em que o pagamento antecede a liquidação.

(Cespe/ANTAQ/2014) Um técnico administrativo da ANTAQ, no exercício de suas atribuições, viajou por dois dias, em veículo funcional, para apoiar ação de fiscalização. Durante o percurso, o técnico pagou, com recursos próprios, R$ 80 referentes a serviços de reparos em um pneu que furou. No dia seguinte após o retorno do técnico a sua sede, o ordenador de despesas concedeu um suprimento de fundos ao funcionário, no valor da referida despesa. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, com relação ao suprimento de fundos.

20. Nesse caso, o prazo de aplicação dos recursos do suprimento de fundos não pode exceder noventa dias da data da viagem, bem como o período da prestação de contas não pode ultrapassar trinta dias da data de realização das despesas.

(5)

21. A concessão de suprimento feita pelo ordenador de despesas foi adequada, uma vez que para esse tipo de despesa, dada a sua urgência, não seria possível aguardar o processamento normal da execução orçamentária.

(Cespe/ANTAQ/2014) Uma entidade pública realizou a compra de computadores e a entrega dos equipamentos foi devidamente atestada em 31/12/2013. Em virtude de procedimentos internos, o pagamento foi realizado trinta dias após a entrega dos bens. Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

22. Como a realização do pagamento ocorreu em 2014, a referida despesa será registrada como despesa de exercícios anteriores, uma vez que foi liquidada em 2013. Se tal despesa fosse empenhada em 2014, ela seria registrada em restos a pagar.

23. Apesar da liquidação da despesa, o estágio do recolhimento da despesa não foi concretizado em virtude do não pagamento ao fornecedor.

24. (Cespe/TJ-CE/2014) O suprimento de fundos pode ser concedido para atender ao pagamento de despesas de caráter secreto.

25. (Cespe/TJ-CE/2014) O suprimento de fundos pode ser considerado uma modalidade de adiantamento para execução de despesas, excluídas as despesas de diárias, passagens e outras despesas em viagens de servidores.

(6)

26. (Cespe/TJ-CE/2014) O empenho da despesa de suprimento de fundos deve ser emitido em nome da unidade gestora que efetuará a despesa, sendo o agente suprido apenas um preposto da unidade para a execução da despesa.

27. (Cespe/TJ-CE/2014) A concessão de suprimento de fundos não constitui despesa pública orçamentária, o que ocorre somente após a prestação de contas.

28. (Cespe/TJ-CE/2014) No momento da concessão de suprimento de fundos, o estágio da despesa denominado pagamento ocorrerá somente após o fornecedor do serviço ou da mercadoria adquirida cumprir a sua obrigação de entrega.

29. (Cespe/STJ/2015) São passíveis de inscrição em restos a pagar as despesas empenhadas e liquidadas, mas não pagas. Logo, o empenho da despesa não liquidada será considerado anulado, salvo em situações específicas, como, por exemplo, se for do interesse do gestor efetuar a inscrição sem que o serviço tenha sido executado, por estarem as partes em fase de negociação para assinatura de um contrato.

30. (Cespe/STJ/2015) São pagas à conta de despesa de exercícios anteriores as despesas anteriormente inscritas em restos a pagar, depois cancelados e posteriormente reinscritos, por reconhecimento do direito do credor, sem que haja necessidade de novos créditos orçamentários.

(7)

31. (Cespe/TCE-PR/2016) É vedado a titular de poder, em qualquer hipótese, contrair obrigações de despesas nos últimos dois quadrimestres de seu mandato, quando essas obrigações forem contratadas em parcelas vincendas no exercício seguinte.

(8)

Gabarito das questões Cespe

1- Errado 2-Errado 3-Errado 4-Errado 5-Certo 6- Certo 7- Errado 8-Errado 9-Certo 10-Errado 11-Certo 12-Errado 13-Errado 14-Errado 15-Errado 16-Certo 17- Certo 18-Errado 19-Errado 20-Errado 21-Errado 22- Errado 23-Errrado 24-Certo 25-Errado 26-Errado 27-Errado 28- Errado 29-Errado 30-Errado 31-Errado

Até a próxima aula.

Me siga no meu grupo de dicas no facebook, no meu canal do youtube e no periscope (@GiovanniPacelli)

Referências

Documentos relacionados

O legislador inovou permitindo ao magistrado a aplicação de medidas cautelares não privativas da liberdade, só permitindo o cerceamento do direito de liberdade física do

O exame diz respeito aos dados averiguados sobre a entrada de presos na Casa de Correção de Porto Alegre, de 1907 a 1918, como também aos indicadores de recolhimento do

§ 2o As famílias identificadas nas redes de saúde, educação e assistência social e nos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente que se encontrem

O Fundo pretende atingir seu objetivo investindo no mínimo 67% de seu patrimônio em ações, bônus ou recibos de subscrição e certificados de depósito de ações, cotas dos Fundos

Passe o dedo para a esquerda ou para a direita para mover a lista para cima ou para baixo e, em seguida, toque duas vezes na tela para buscar a frase na web.. Como usar o VoiceOver

Prover recursos tecnológicos de mobilidade para os Ordenadores de Despesas do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 13ª Região – CREFITO 13, para que

O segundo ponto refere-se ao processo de desconcentração no próprio estado de São Paulo, onde, conforme demonstra Furtado (1986, p.7) o interior paulista representa

O fomento das políticas públicas voltadas à Educação Superior no Brasil induz o desenvolvimento de habilidades socioculturais, por meio de práticas potencializadoras da