• Nenhum resultado encontrado

PL6 FOI SUBSTITUÍDA PELA PL7 PARA QUE CONTINUE ATENDENDO ÀS NOVAS NORMAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PL6 FOI SUBSTITUÍDA PELA PL7 PARA QUE CONTINUE ATENDENDO ÀS NOVAS NORMAS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO DE NOSSAS PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS

A DWA apresenta uma solução econômica para quem tem duplex, desníveis acentuados, acessos para pessoas que necessitam de auxílio na locomoção e outras soluções que carecem de elevação.

Estamos localizados no interior do Rio de Janeiro, prestamos serviços em todo o país, de norte a sul, de leste a oeste.

Temos fabricação própria e pessoal especializado para montagem e prestação de assistência técnica.

Garantimos o que fazemos e todos os nossos produtos são homologados segundo as normas da ABNT.

Para sua garantia e segurança comercial saiba que a DWA existe há 36 anos com ótimo conceito técnico e comercial em todo o país.

Mande-nos um email e peça um orçamento.

VEJA EM www.dwa.eng.br TUDO SOBRE NOSSOS ELEVADORES.

ABAIXO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DE NOSSAS PLATAFORMAS.

PL6

FOI SUBSTITUÍDA PELA PL7 PARA QUE CONTINUE ATENDENDO ÀS

NOVAS NORMAS

(2)

A plataforma PL6 é simples e adequada para apartamentos unifamiliares. Tem a vantagem de gastar pouca energia pois trabalha com apenas um motor trifásico (podendo ser bifásico também) 220 ou 380V de 1/3HP. A plataforma PL6 dispensa também o rebaixo no piso, podendo ser colocada diretamente no piso da sala ou varanda. O ideal é que a entrada e saída se deem pelos lados opostos para que não seja necessário nenhum rebaixo. É uma plataforma que admite apenas um usuário e sua cadeira de rodas. Não é aconselhável utilizar com 2 passageiros já que sua motorização é ideal para apenas 150kgf de carga. Permite o resgate do passageiro se houver falta de energia utilizando-se (outra pessoa, que não seja o passageiro) uma manivela que fica acima da casa de máquinas. A coluna (encostada na parede - vista na foto abaixo) ultrapassa cerca de 1,40m o nível do piso superior. A cabine mede 120x90 e a área que deve ser reservada para a utilização da plataforma é de 154x150cm. A coluna mede 15cm x 1,20m e a altura da coluna é sempre o desnível a ser vencido mais 1,80m. As portas de andar são fornecidas pela DWA a preços competitivos e já vão com todos os bloqueios e acessórios requeridos.

(3)

Nossa plataforma PL7 é normalmente utilizada em locais de baixo tráfego. Ela é uma plataforma para 1 ou 2 passageiro e sua cadeira de rodas. Sua velocidade de elevação é de 2,68m por minuto. É uma plataforma econômica e simples de instalar. NÃO requer rebaixo no piso inferior (TAMBÉM CONHECIDO COMO POÇO). Ela tem uma rampa articulada que pode ser usada para o passageiro subir com a cadeira de rodas a partir do piso inferior. (A altura de desnível da cabine com o piso inferior = 7 cm aproximadamente). A capacidade de carga é de 275kgf. O funcionamento da plataforma é auxiliado por contrapesos que aliviam o movimento por contrabalançar a carga própria da cabine.

Ideal para locais onde a utilização seja eventual como, por exemplo, residências, bancos, lojas, empresas públicas, atendimento a funcionários de uma empresa.

Permite elevações até 3,60m de desnível. Tem coluna bem estreita (slim) com 15 cm e pode ter uma cabine desde 120x60cm até 140x110cm.

A plataforma PL7 é sucessora da PL6

As últimas decisões da ABNT determinam que todas as plataformas para uso público destinadas a pessoas portadoras de necessidades especiais sejam de dimensões 140x110cm. É a norma NBR 13994 e sucessoras como a 15.655-1 de 2009.

Em vista disso a DWA modificou sua plataforma PL6 transformando-a em PL7 que tem o mesmo visual da primeira porém com motorização dupla dando-lhe mais potência e conferindo-lhe capacidade de transportar 2 pessoas com 1 cadeira de rodas numa plataforma 140x110cm.

Para plataformas de uso público (serviços públicos, uso externo, piscinas, condomínio), sugerimos então que optem pela PL7 desde que a altura de elevação não ultrapasse 3,6m.

Da mesma forma que a PL6 a plataforma PL7 admite elevações até 3,60m. Para maiores elevações sugerimos a PL4 ou PL8-R ou mesmo a hidráulica PL8-H.

SAÍDAS EM ÂNGULO RETO

Para entrada e saída formando ângulos de 90 graus teríamos que fazê-la medindo 140x140cm e neste caso o ideal seria a PL4 que é muito mais reforçada, ou mesmo a PL8-R ou PL8-H que também pode ser reforçada.

Para escolas onde o número de usuários pode ser grande aconselhamos a PL4, PL8-R ou mesmo a hidráulica PL8-H que permitem uma frequência de utilização mais intensa.

(4)

Mais rápida que a PL7, (5,5m/min) sistema de elevação por correntes industriais, redutores e engrenagens. Cabine mais reforçada que a cabine da PL7. Admite uma frequência de funcionamento contínua. Permite o transporte vertical de 2 passageiros sendo um com cadeira de rodas. Sem a cadeira de rodas transporta facilmente 3 passageiros. Tem todos os bloqueios exigidos por norma, bloqueios de porta aberta, bloqueios de cancela da cabine, botoeira de emergência, chave geral. Precisa de um rebaixo no piso inferior de 15 cm que o comprador terá que fazer para que a cabine se encaixe neste rebaixo permitindo que o usuário suba e desça com a cadeira de rodas ao nível do piso inferior. Motor trifásico 1,5 HP ou 2 HP 220V ou 380V. Utilizada normalmente em escolas, universidades, empresas com 2, 3 ou 4 pavimentos.

Permite elevações até 12m de altura (9m obedecendo a norma NBR 9050). Sua cabine pode ter medidas desde 60cm x 60cm até 140cm x 110cm. Pode ser fabricado também para transporte de maca medindo 2,10m x 1,10m. A cabine é semi-fechada com contorno a 160cm de altura. A saída e entrada da cabine são protegidas por uma cancelinha com bloqueio de abertura. O funcionamento da plataforma é auxiliado por contrapesos que aliviam o movimento por contrabalançar a carga própria da cabine.

Pode ser construída também para transporte de macas em hospitais ou clínicas. Fabricamos também dentro das necessidades especiais do cliente.

veja mais em www.dwa.eng.br/pl4.html

(5)

PL8H - Esta plataforma tem as mesmas características da plataforma PL7 exceto que seu acionamento é hidráulico.

A PL8-H é universalmente aceita pelos clientes como uma opção resistente e adaptada a cargas de até 300kgf porém agora na opção pl8-H com condições de levar 300kgf de carga acionada por sistema hidráulico com velocidade maior, chegando até a 9m/min. O sistema hidráulico apresenta uma série de vantagens sobre o sistema mecânico, a saber:

1. Pode acionar a plataforma de qualquer ambiente distante da plataforma, uma vez que o sistema conduz o óleo através de mangueiras hidráulicas que podem ter seu comprimento aumentado, e assim, a plataforma pode ficar mais silenciosa pela distancia que ficaria do motor.

2. Não precisa de resgate automático uma vez que na falta de energia o passageiro pode ser resgatado por simples abertura de uma válvula de emergência na central hidráulica (um ajudante externo faria isso) 3. Admite todos os recursos já existentes no sistema mecânico como, por

exemplo, sistema de alimentação automática (no-break). 4. Relativamente silenciosa, mais que a mecânica.

5. Economia de energia pois o motor só funciona na subida (a descida seria feita por gravidade, lentamente).

6. Maior velocidade de subida, atingindo 9m por minuto.

7. Coluna bem fina, economizando espaço do ambiente de subida (slim) 8. Elevação possível até 8,60m sem casa de máquinas.

9. Quantas paradas forem necessárias.

10. Instalação rápida, menos tempo que as mecânicas. (dois dias no máximo)

(6)

PL9 - SIMPLEX

Objetivando atender a pessoas idosas QUE NÃO USAM CADEIRAS DE RODAS, a DWA

desenvolveu a plataforma PL9 - simplex.

Esta plataforma é um modelo recém lançado que se caracteriza por uma coluna de tração igual a coluna de tração convencional das nossas plataformas pl6 e pl7 porém mais estreita, com 50 cm de largura. Nesta coluna é adaptada uma cadeira basculante (articulável) que deixa o equipamento bem discreto. É uma opção econômica porém só pode ser instalada em residências UNIFAMILIARES pois o seu uso deve ser restrito a quem conhece suas limitações. Nao aceita mais que um passageiro por vez e não aceita cadeiras de rodas. Somente uma pessoa de cada vez e com cinto de segurança que já vai instalado no equipamento. Não deve ser usado para atravessar lajes por causa da ausência de enclausuramento. A saída em baixo não necessita de rebaixo já que não há possibilidade de entrar veículos que precisem de nivelamento. A saída em cima depende de uma passarela em certos casos mas essa passarela é de custo bem reduzido e pode ser feito particularmente por um serralheiro, sob nossas instruções ou nós mesmos poderemos fornecer. Como todo equipamento simples, a nossa PL9-SIMPLEX tem suas limitações, mas seu preço compensa.

Ainda não dispomos de fotos desta plataforma PL9-simplex

Área básica da caixa de corrida para plataformas 140x90 (antiga, tipo PL6) e também 140x110 modelos mais recentes, PL4, PL8-H

154cm profundidade x 150cm largura (frente) – rebaixo 15cm

PEÇA NOSSOS DESENHOS BÁSICOS PARA PREPARO DO LOCAL ONDE FICARÁ A PLATAFORMA

A nossa empresa DWA prepara todos os projetos iniciais para a execução dos serviços de instalação das nossas plataformas. Fechada a compra, nosso departamento de arquitetura entra em contato com o cliente e com seus engenheiros da obra, construtores etc. e por troca de informações, projetos, fotos, passa toda a orientação técnica do que tem que ser executado na obra.

Basicamente tudo é feito de acordo com o desenho QUE ENVIAREMOS.

DIFERENÇA ENTRE PLATAFORMAS E ELEVADORES PREDIAIS

DWA fabrica plataformas elevatórias e não elevadores propriamente ditos. A diferença se dá em vários aspectos:

1-O elevador tem normalmente porta automática. A cabine tem uma porta controlada por motor elétrico que ao chegar ao andar se abre permitindo a entrada ou saída do passageiro.

2-Tem normas específicas de construção sendo por isso sujeito a vistorias mensais, contratos de manutenção caros, relatórios semestrais de operacionalidade e por isso suas despesas mensais são altas.

3- Podem atender a um sem número de pavimentos.

4- Tem funcionamento automático. Apertando o botão do andar ele segue por si só só parando no andar escolhido.

(7)

6- Depende de uma caixa de corrida específica com poço no andar térreo com pelo menos 1m de profundidade.

7-Depende de uma estrutura do prédio capaz de suportar a carga dinâmica envolvida no seu funcionamento a plena carga.

8- Depende de um local superior para casa de máquinas, local este normalmente construído num andar exclusivo para o maquinário se alojar e também para a central elétrica, encarecendo a obra por contar com mais este pavimento escravo do elevador.

9- Utiliza motor de elevada potência consumindo grande quantidade de energia. 10- Exige uma série de seguranças adicionais como sensor foto-elétrico de abertura de portas.

11- Custa muito caro e só compensa para prédios com mais de 6 pavimentos. Veja uma plataforma da DWA – para vários pavimentos, muito mais barata.

(8)

As plataformas DWA

1-Não dependem de rebaixo no piso (poço) podendo ser instaladas até diretamente no piso térreo com uma rampa de 10cm para acesso do cadeirante à cabine.

2-Não dependem de casa de máquinas. Em qualquer prédio já construído pode ser instalada, interna ou externamente ao prédio.

3-Não depende de construção especial ou estrutura custosa podendo ser instalado numa parede comum aos pavimentos.

4-Pode atender economicamente tanto a 2 pavimentos como 6 pavimentos a um custo bem reduzido.

5-Pode transportar até 5 passageiros ou uma cadeira de rodas e 1 passageiro. 6-Pode ser adaptado para hospitais, transportando macas.

7-Seu custo inicial é muito acessível e não depende de manutenção obrigatória mensal.

8-Já é homologado para acessibilidade com as medidas exigidas por norma. 9-Tem todas as seguranças exigidas por norma inclusive freio de emergência. 10-Tem portas de andar protegidas por bloqueios que só permitem que se abra se a plataforma estiver estacionada no andar.

11-Não depende de motorização na porta da cabine.

12-Não precisa ter cabine fechada porém caso se queira pode ser feita assim. 13-Não tem a velocidade de um elevador predial porém sua velocidade normal de 9m por minuto é mais do que suficiente para operações de poucos andares.

14-É seguro por obedecer às rígidas normas da NBR 15.655

15- É barato e rápido de montar pois em 3 ou 4 dias pode ser instalado e começar a operar.

16-Não depende de vistorias mensais ou semestrais bastando uma conservação anual.

17-Tem peças de fabricação nacional facilitando as manutenções e barateando-as. 18- Pode ser mecânico (correntes e engrenagens), por fuso ou hidráulico que é melhor opção.

19- Pode ser instalado do tipo panorâmico.

20- Seu sistema de tração é por correntes industriais e não por cabos de aço, aumentando e muito a vida útil pois correntes industriais não desfiam como os cabos de aço.

21- Seu acionamento é por botoeiras de pressão constante. Ao retirar a pressão da botoeira o equipamento interrompe seu movimento.

22- Pode ter alarme, interfone e luz de emergência.

23- Tem resgate manual de passageiros em caso de falta de energia no prédio e pode ter resgate automático de modo que ao faltar energia a plataforma continua em funcionamento, desconhecendo a falta de energia. Mais um adicional de segurança para quem utiliza nossas plataformas. A hidráulica não depende nem do Nobreak pois a própria gravidade leva a plataforma vagarosamente ao piso inferior em caso de falta de energia.

(9)

PL8-H

(10)

FOTOS DE UMA INSTALAÇÃO ESPECIAL (NO ESPAÇO ENTRE AS

ESCADAS)

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)
(20)
(21)

21

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Fita 1 Lado A - O entrevistado faz um resumo sobre o histórico da relação entre sua família e a região na qual está localizada a Fazenda Santo Inácio; diz que a Fazenda

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as