• Nenhum resultado encontrado

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

R e c o n h e c i m e n t o do c u r s o de C i ê n c i a s C o n t á b e i s , ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

A S S O C I A Ç Ã O R E C I F E N S E DE E D U C A Ç Ã O E C U L T U R A 0 P r e s i d e n t e da A s s o c i a ç ã o R e c i f e n s e de E d u c a ç ã o e C u l t u r a - A R E C / P E e n c a m i n h a a e s t e C o n s e l h o p e d i d o de r e c o n h e c i m e n t o do c u r s o d e C i ê n c i a s C o n t á b e i s , m i n i s t r a d o pela F a c u l d a d e d e Ciên c i a s H u m a n a s - E S U D A - R e c í f e / P E . 0 r e f e r i d o c u r s o foi a u t o r i z a d o p e l o D e c r e t o n° 9 0 . 2 1 0 , de 2 0 . 9 . 8 4 , nos T e r m o s do P a r e c e r CFE 5 5 3 / 8 4 , com 50 v a g a s

to-tais a nua i s . Pela P o r t a r i a 4 0 3 / 8 9 - S E S U , de 27 de n o v e m b r o de 1 9 8 9 , pu-b l i c a d a no DOU de 2 9 / 1 1 / 8 9 , foi d e s i g n a d a C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a , i n t e g r a d a p e l o s p r o f e s s o r e s : A n a s t á c i o G o m e s L a m o u n i e r e S i l v i o A p a r e c i d o C r e p a l d i , a m b o s d a U n i v e r s i d a d e Federal d e U b e r l â n d i a , C a m p u s Santa M ó n i c a e J o s e l m a E s t e l i t a C h a v e s G u l d e TAE/DEMEC/PE, para v e r i f i c a r a e x i s t ê n c i a de c o n d i ç õ e s para o r e c o n h e c i m e n t o do c u r s o d e C i ê n c i a s C o n t á b e i s e a p r e s e n t a r r e l a t ó r i o c o n c l u s i v o . 1 . Dados s o b r e a M a n t e n e d o r a 1.1. C o n d i ç õ e s J u r í d i c a s e R e g u l a r i d a d e Fiscal e P a r a f i s c a l . A A s s o c i a ç ã o R e c i f e n s e de E d u c a ç ã o e C u l t u r a - A R E C , é uma s o c i e d a d e c i v i l , p a r t i c u l a r , sem fins l u c r a t i v o s , d e c a r a c t e r e d u c a t i v o e c u l t u r a l , de u t i l i d a d e p ú b l i c a Lei n° 7 2 8 6 , c r i a d a em 1 / 1 / 7 2 , com p e r s o n a l i d a d e j u r í d i c a d e d i r e i t o p r i v a d o .

A s i t u a ç ã o j u r í d i c a atual é a m e s m a da é p o c a do p e d i d o de " a u t o r i z a ç ã o , e s t a n d o r e g i s t r a d a n o C a d a s t r o Geral d e C o n t r i b u i n

(2)

-tes do M i n i s t é r i o da F a z e n d a sob o n° 10.473 . 8 1 7 / 0 0 0 1 - 3 0 , no IAPAS sob 0 n° 1 0 . 4 7 3 . 8 1 7 / 0 0 0 1-30, I n s c r i ç ã o M u n i c i p a l n° 0 6 7 . 9 4 0 - 2 . A m a n t e n e d o r a a p r e s e n t a c o m p r o v a n t e s de r e g u l a r i d a d e fiscal e p a r a f i s c a l . A e s t r u t u r a da A s s o c i a ç ã o R e c i f e n s e de E d u c a ç ã o e C u l t u r a - AREC e s t á d e f i n i d a no seu E s t a t u t o , r e g i s t r a d o no 1° C a r t ó r i o de R e g i s t r o s de T í t u l o s e D o c u m e n t o s da capital do E s t a d o de P e r n a m b u c o , sob o n° de or-dem n ° 1.756, livro n ° 2 3 , e m 9 / 5 / 7 2 , a l t e r a d o por a v e r b a ç ã o c o n s t a n t e d e r e g i s t r o n o L i v r o n ° 2 3 , f l s . 1 6 1 . 1 . 2 . S i t u a ç ã o E c o n ô m i c o - F i n a n c e i r a Os i n d i c a d o r e s da s i t u a ç ã o e c o n ô m i c o - f i n a n c e i r a da m a n t e n e d o r a d e m o n s t r a m e q u i l í b r i o f i n a n c e i r o . 1.3. E s t a b e l e c i m e n t o s d e E n s i n o M a n t i d o s A A s s o c i a ç ã o R e c i f e n c e de E d u c a ç ã o e C u l t u r a - A R E C , m a n t é m a F a c u l d a d e d e C i ê n c i a s H u m a n a s E s u d a , o n d e f u n c i o n a m o s s e g u i n t e s cursos: - A d m i n i s t r a ç ã o ( r e c o n h e c i d o ) 100 vagas a n u a i s - C i ê n c i a s E c o n ó m i c a s ( r e c o n h e c i d o ) 100 v a g a s a n u a i s -Psicologia F o r m a ç ã o d e P s i c ó l o g o ( r e c o n h e c i d o ) 100 v a g a s a n u a i s L i c e n c i a t u r a ( r e c o n h e c i d o ) 50 v a g a s a n u a i s - C i ê n c i a s C o n t á b e i s ( a u t o r i z a d o ) 5 0 v a g a s a n u a i s - A r q u i t e t u r a e U r b a n i s m o ( a u t o r i z a d o ) 60 v a g a s a n u a i s 2. Dados s o b r e a E s c o l a / C u r s o 2 . 1 . C o n d i ç õ e s M a t e r i a i s

A I n s t i t u i ç ã o está l o c a l i z a d a na Rua A l m e i d a Cunha n° 1 0 0 , Boa V i s t a , R e c i f e - P E , com o C E P , n ° 5 0 . 0 5 0 , sua sede s o c i a l , DGE n ° 0 9 .

0 p a t r i m ó n i o i m o b i l i á r i o da A R E C c o n s t a de um p r é d i o s i t u a d o n A v . João d e B a r r o s , n ° 4 3 2 , Boa V i s t a , R e c i f e , que a n t e r i o r m e n t e serviu c o m o s e d e , e h o j e e n c o n t r a - s e d e s o c u p a d o , d e v e n d o ser a l u g a d o com a fi-n a l i d a d e de o f e r e c e r r e c u r s o s a fi-n o v o s i fi-n v e s t i m e fi-n t o s fi-no setor educacio na 1 .

A F a c u l d a d e f u n c i o n a em p r é d i o p r ó p r i o , r e c e n t e m e n t e c o n s t r u í d o com d e p e n d ê n c i a s a d e q u a d a s ao f u n c i o n a m e n t o dos c u r s o s que m a n t é m . As sa

las d e a u l a p o s s u e m a s e s p e c i f i c a ç õ e s e x i s t e n t e s , com c a r t e i r a s u n i v e r -s i t á r i a -s , m e -s a e c a d e i r a para o p r o f e -s -s o r e q u a d r o v e r d e . Po-s-sui e -s p a ç o -s para a p r á t i c a de e s p o r t e s , i n c l u s i v e uma p i s c i n a semiolimpica . As s a

-las d e s t i n a d a s á s e c r e t a r i a , d i r e t o r i a , p r o f e s s o r e s foram c o n s t r u í d a s pa ra as a t i v i d a d e s a que se d e s t i n a m . As i n s t a l a ç õ e s s a n i t á r i a s são q u a n t i d a d e s u f i c i e n t e para a t e n d e r aos a l u n o s m a t r i c u l a d o s .

(3)

No p r é d i o / o n d e esta s e d i a d a a A s s o c i a ç ã o R e c i f e n s e de E d u c a -ção e C u l t u r a f u n c i o n a m os c u r s o s da F a c u l d a d e de C i ê n c i a s H u m a n a s ESUDA - F . C . H . E , de construção h o r i z o n t a l , de a l v e n a r i a em t e r r e n o de 2 2 -a p r o x i m -a d -a m e n t e 9.000m . 0 p r é d i o tem -a p r o x i m -a d -a m e n t e 5.000m de áre-a c o n s t r u í d a , 40 s a l a s e 30 d e p e n d ê n c i a s . As i n s t a l a ç õ e s são bem i l u m i n a -das e p o s s u e m s i s t e m a s de c i r c u l a ç ã o de ar para os d i a s q u e n t e s . S o b r e e s t e item a C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a informa q u e : "A F a c u l d a d e e s t á l o c a l i z a d a d e n t r o do p e r í m e t r o u r b a n o , em área de fácil a c e s s o , em boas i n s t a l a ç õ e s , que a t e n d e m às a t i v i d a d e s - f i m da

I n s t i t u i ç ã o . A s r e f e r i d a s i n s t a l a ç õ e s são a l u g a d a s a o C o l é g i o Esuda Ltda por p r a z o i n d e t e r m i n a d o . D e forma g e r a l c u r s o d i s p õ e d e m e i o s s u f i c i e n t e s e a d e q u a d o s para d e s e n v o l v e r e a p l i c a r os c o m p o n e n t e s do C u r r í c u l o p l e n o a p r o v a d o e d i s p õ e de boas i n s t a l a ç õ e s físicas1.' . 2 . Biblioteca C o n s t a dos a u t o s q u e :

"A B i b l i o t e c a possui i n s t a l a ç õ e s em local a m p l o e a r e j a d o . S e u a_ c e r v o b i b l i o g r á f i c o a t e n d e a s s o l i c i t a ç õ e s dos c o r p o s d o c e n t e e d i s c e n

-te, tendo c o m o c l a s s i f i c a ç ã o o s i s t e m a d e c i m a l u n i v e r s a l - C D U . A r e s p o n sável pela B i b l i o t e c a tem f o r m a ç ã o s u p e r i o r e c o n t a com 6 a u x i l i a r e s .

A c e r v o a ) Geral 12.001 e x e m p l a r e s b) T í t u l o s 7.780 c) P e r i ó d i c o s 53 E s p e c í f i c o d e C i ê n c i a s C o n t á b e i s : T í t u l o s : 1.287 P e r i ó d i c o s : 13 S o b r e a b i b l i o t e c a . a C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a i n f o r m a :

"A b i b l i o t e c a tem seu e s p a ç o .físico d i v i d o em três a m b i e n t e s sen-do um para c o n s u l t a , um para o a c e r v o e o u t r o para e s t u d o s i n d i v i d u a i s ,

2

t o t a l i z a n d o 298m com 102 lugares para os c o n s u l t a n t e s .

A C o m i s s ã o verificou que o a c e r v o de livros e p e r i ó d i c o s d i s p o n í vel é s u f i c i e n t e para dar s u p o r t e ao c o n t e ú d o p r o g r a m á t i c o o b j e t i v o do c u r s o .

A b i b l i o t e c a é a t e n d i d a por c i n c o f u n c i o n á r i a s , s e n d o a r e s p o n s a vel f o r m a d a em D i b 1 i o t e c o n o m i a .

O s r e g i s t r o s dos livros e s t ã o d e n t r o das n o r m a s d e c a t a l o g a ç ã o , s e n d o que c l a s s i f i c a ç ã o é C D U .

.- N ú m e r o de T í t u l o s - l i v r o s e c o r r e s p o n d e n t e s n ú m e r o de e x e m p l a res e x i s t e n t e s na b i b l i o t e c a do E s t a b e l e c i m e n t o :

(4)

- T í t u l o s - 7.780 - E x e m p l a r e s 12.001

- N u m e r o de T í t u l o s de p e r i ó d i c o s e s p e c i a l i z a d o s que tem assina-tura c o r r e n t e : 53 - E s p e c í f i c o s do c u r s o de C i ê n c i a s C o n t á b e i s : - T í t u l o s 1.287 - Exemplares 3.861 - Periodicos 1 5 2 . 3 . L a b o r a t ó r i o s , E q u i p a m e n t o s e S i m i l a r e s S o b r e e s t e item, a I n s t i t u i ç ã o informa q u e : "As i n s t a l a ç õ e s e e q u i p a m e n t o s r e c e b e m uma c o n s e r v a ç ã o a d e q u a d a . A limpeza o b e d e c e a um e s q u e m a p r e v i a m e n t e e s t a b e l e c i d o e é e x e c u t a d a p o r z e l a d o r e s e s p e c i a l i z a d o s .

Os e q u i p a m e n t o s são os que s e r v e m aos d e m a i s c u r s o s m a n t i d o s , tais c o m o : e q u i p a m e n t o s a u d i o v i s u a i s ( u t i l i z a d o s e m salas d e a u l a ; e q u i p a m e n t o s de l a b o r a t ó r i o s (para os c u r s o s de F o r m a ç ã o de P s i c ó l o g o e A r -q u i t e t u r a e U r b a n i s m o ) ; salas e s p e c i a i s para p l a n e j a m e n t o e p r o j e t o s nas d i v e r s a s á r e a s d o e n s i n o . P a r t i c u l a r m e n t e , c o n s t a u m e s t ú d i o d e g r a v a ç ã o que s e r v e como l a b o r a t ó r i o de a c ú s t i c a para o c u r s o de Arquitetura -e U r b a n i s m o .

As turmas do c u r s o de C i ê n c i a s C o n t á b e i s u t i l i z a m salas com d i -m e n s õ e s que p r o p o r c i o n a -m boa a c o -m o d a ç ã o para os a l u n o s nele -m a t r i c u l a d o s

3. Dados s o b r e o c u r s o

3 . 1 . E s t r u t u r a e F u n c i o n a m e n t o

0 c u r s o de C i ê n c i a s C o n t á b e i s foi a u t o r i z a d o a f u n c i o n a r pelo De_ c r e t o n° 9 0 . 2 1 0 / 8 4 , nos termos do P a r e c e r CFE 5 5 3 / 8 4 , em 50 v a g a s totais a n u a i s , no p e r í o d o n o t u r n o . Tem r e g i m e de m a t r i c u l a s e m e s t r a l , por créd_i_

to .

A c a r g a h o r á r i a p r e v i s t a para o c u r s o é de 2.760 h / a , c o r r e s p o n d e n t e s a 184 c r é d i t o s , o c u r r í c u l o p l e n o c o n s t i t u i o A n e x o I d e s t e P a r e -cer .

3 . 2 . R e g i s t r o s e s c o l a r e s ( s i t u a ç ã o a t u a l )

- Os r e g i s t r o s e s c o l a r e s são f e i t o s pela s e c r e t a r i a sob a respon-s a b i l i d a d e da respon-s e c r e t á r i a .

A o r g a n i z a ç ã o ê feita a t r a v é s de c a d e r n e t a s e fichas (contém d a -dos do a l u n o , as n o t a s , f r e q u ê n c i a e c a r g a h o r á r i a ) e r e q u e r i m e n t o de ma_

t r í c u 1 a .

(5)

-c o l a r i z a ç ã o -c o n d i z e n t e -com suas a t r i b u i ç õ e s . - A f r e q u ê n c i a as a u l a s e a o u t r a s a t i v i d a d e s p r e v i s t a s é b a s t a n te r e g u l a r . 3 . 3 . O r g a n i z a ç ã o e g e r ê n c i a - As r e l a ç õ e s e n t r e a m a n t e n e d o r a e a I n s t i t u i ç ã o de e n s i n o se d e s e n v o l v e m em c l i m a de r e s p e i t o as r e s p e c t i v a s a t r i b u i ç õ e s . São normais as r e l a ç õ e s e n t r e a d i r e ç ã o do e s t a b e l e c i m e n t o , p r o f e s s o r e s e a l u n o s .

Há um bom nível de i n t e g r a ç ã o e n t r e a ESUDA e a D E M E C - P E , b u s c a n d o - s e a m e l h o r i a e q u a l i f i c a ç ã o das a ç õ e s a d m i n i s t r a t i v a s e p e d a g ó g i c a s da I n s t i t u i ç ã o . Os C o l e g i a d o s r e ú n e m - s e de a c o r d o com a p e r i o d i c i d a d e e s t a b e l e c i d a n o r e g i m e n t o , c o n t a n d o com a m p l a p a r t i c i p a ç ã o d e s e u s m e m b r o s . O s p r i n -c i p a i s a s s u n t o s t r a t a d o s são de n a t u r e z a a d m i n i s t r a t i v o- pedagógica . 4. Currículo Pleno : - 0 c u r r í c u l o p l e n o do c u r s o de C i ê n c i a s C o n t á b e i s a t e n d e às exi-g ê n c i a s 1 e exi-g a i s . 4 C o r p o D o c e n t e 0 c o r p o d o c e n t e r e l a c i o n a d o no p r o c e s s o é c o m p o s t o de 43 p r o f e s -s o r e -s , todo-s já a p r o v a d o -s por e -s t e C o n -s e l h o ou pela D E M E C / P E . Há d o c e n t e para todas a s d i s c i p l i n a s d o c u r r í c u l o (Anexo I I ) .

5. H i s t ó r i c o e P r o s p e c t i v a S o b r e e s t e item a C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a tece os s e g u i n t e s c o m e n t a r i o s , t r a n s c r i t o s n a í n t e g r a : "A m a n t e n e d o r a possui t r a d i ç ã o na á r e a e d u c a c i o n a l a t e n d e n d o p l e m e n t e aos o b j e t i v o s p e l o s q u a i s foi i n s t i t u í d a , t e n d o d e m o n s t r a d o a t r a -vés de v á r i a s v e r i f i c a ç õ e s a sua r e g u l a r i d a d e de f u n c i o n a m e n t o . A A R E C e s t a . a t u a l m e n t e , r i g o r o s a m e n t e em dia em r e l a ç ã o a p a r t e fiscal e parefiscal .

0 e s t a b e l e c i m e n t o não s o f r e u , no d e c o r r e r de sua e x i s t ê n c i a , qual q u e r p r o v i d ê n c i a d e n a t u r e z a c o r r e t i v a .

S e g u n d o o V i c e D i r e t o r , até o m o m e n t o não foram e n f r e n t a d a s g r a -ves d i f i c u l d a d e s . 0 p r o b l e m a m a i o r v i v e n c i a d o pela I n s t i t u i ç ã o é a falta d e uma d e f i n i ç ã o d e p o l í t i c a e d u c a c i o n a l , e s p e c i a l m e n t e e m r e l a ç ã o aos

c u s t o s d o e n s i n o

6. A p r e c i a ç ã o Final da C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a

A C o m i s s ã o s u g e r e o a u m e n t o de 50 ( c i n q U e n t a ) v a g a s para o c u r s o a c i m a , com o o b j e t i v o de s o l u c i o n a r o im-p a s s e que vem s e n d o c r i a d o .

(6)

A C o m i s s ã o Verificadora a p ó s o e x a m e d o c u m e n t a l , f í s i c o e das C O N d i ç õ e s g e r a i s d e f u n c i o n a m e n t o d o c u r s o d e C i ê n c i a s C o n t á b e i s m i n i s t r a

do pela F a c u l d a d e de C i ê n c i a s H u m a n a s E s u d a , ora p l e i t e a n d o o seu r e c o -n h e c i m e -n t o , c o -n s i d e r a -n d o a c a r ê -n c i a de p r o f i s s i o -n a i s de c o -n t a b i l i d a d e de nível s u p e r i o r nesta r e g i ã o , o s u r t o d e s e n v o l v i m e n t i s t a da m e s m a e o a-poio d e c i s i v o da c o m u n i d a d e , e n t e n d e que o c u r s o p o d e r á ser reconhecido'.

A C o m i s s ã o V e r i f i c a d o r a c o n c l u i seu r e l a t ó r i o r e c o m e n d a n d o o r e c o -n h e c i m e -n t o d o c u r s o d e C i ê -n c i a s C o -n t á b e i s .

I I - V O T O DO R E L A T O R

0 R e l a t o r vota f a v o r a v e l m e n t e ao r e c o n h e c i m e n t o do c u r s o de Ciên c i a s C o n t á b e i s , o f e r e c i d o p e l a F a c u l d a d e d e C i ê n c i a s H u m a n a s , m a n t i d a p e

la A s s o c i a ç ã o R e c i f e n s e de E d u c a ç ã o e C u l t u r a , com sede em R e c i f e , P E , com 50 (cinquenta) vagas totais anuais. Quanto ao aumento de vagas deverá

(7)

CORPO DOCENTE — Aprovado pelo CFE

01. Adauto Conti

Disc. Economia Brasileira e Contemporânea Aprovado pelo Parecer-CFE 3.366/75

02. Alberto José da Silva Filho

Disc: Contabilidade, de Custo/Contabilidade Industrial Aprovado pelo Parecer-CFE 411/79 e 342/84

03. Alceu Luciano Barbosa

D i s c : Contabilidade Comercial

Aprovado pelo Parecer-CFE 1244/80

04. Aloísio de Melo Xavier Disc. Direito Comercial

Aprovado pelo Parecer-CFE 3.390/75 e 342/84

05. Arnaldo Silva

Disc. Introdução a Economia

Aprovado pelo Parecer-CFE 2.504/77 e 342/84

06. Arthur Corrêa de Mello Neto

Disc. Contabilidade Agro-Pastoril

Aprovado pelo Parecer-CFE 3.150/75, para Contabilidade Agrícola Auditoria

07. Benedito Celso Benício Disc. Legislação Tributaria

Aprovado pelo Parecer-CFE 1.803/77

08. Benedito Rodrigues Moraes Neto Disc: Teoria Económica I e II

Aprovado pelo Parecer-CFE 3.360/75

09. Carlos Alberto de Freitas Balliama Disc. Introdução as Ciências Sociais

(8)

10. Oscar Sanches Monteiro

Dísc: Técnica de Pesquisa em Contabilidade

Aprovado pelo Parecer CFE n° 6337/78 para (Técnica de Pesquisa , em Economia)

11. Carlos Augusto de Albuquerque Barros Disc: Legislação Social

Aprovado peio Parecer CFE n° 100/74 e 342/84

12. Domingos Gonçalves Moreira

Disc: Auditoria e Pericia I e II /Introdução à Analise de. Balanços Aprovado pelo Parecer CFE n° 1244/80 e 342/84

13. Edurauro José de Oliveira Assunção Disc: Administração de Material

Aprovado pelo Parecer CFE 495/73 e 342/84

14. Ernesto da Silva Neves Juníor Disc: Psicologia Geral I e II

Aprovado pelo Parecer CFE 2526/73 e 342/84

15. Fernando António do Monte Mendonça Disc: Matemática Financeira

Aprovado pelo Pelo Parecer CFE 1244/80

16. Geraldo Lourenço de Oliveira Leite Disc. Ética Profissional

Aprovado pelo Parecer CFE 495/78 e 342/84

17. Heitor Sodaro Ferraz

Disc: Contabilidade Tributária

Aprovado pelo Parecer CFE 5.817/78 para Contabilidade Pública e Finanças Púb1cas

18. João Carlos Hopp

Disc: Mercado de Capitais

Aprovado pelo Parecer CFE 3.421/75

19. José de Albuquerque Lapa

Disc: Técnica Orçamentária/Contabilidade Pública Aprovado pelo Parecer CFE 342/84 e 1244/80

20. José Armando Lima Barros

Disc: Administração de Recursos Humanos

(9)

2 1 . J o s é Bahia da R o c h a

D í s c . I n t r o d u ç ã o a A d m i n i s t r a ç ã o

a p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 1 7 9 2 / 7 7 e 3 4 2 / 8 4

2 2 . J u r a n d i r A l v e s d e O l i v e i r a D i s c : C o n t a b i l i d a d e D e c i s ó r i a

A p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 6 9 5 9 / 7 8 para C o n t . A g r í c o l a e Indus trial 2 3 . J o r g e C â n d i d o d e Lima D i s c : A n t r o p o 1 o g i a A p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 1 9 7 3 / 7 7 D e c i s ã o : 2 4 . K l e b e r d e M e n d o n ç a V a s c o n c e l o s D i s c : I n s t i t u i ç ã o d e D i r e i t o A p r o v a d o pelo P a r e c e r CFE 4 1 1 / 7 9 e 3 4 2 / 8 4 2 5 . L u i z A f o n s o d e A n d r a d e S a r m e n t o D i s c : E s t r u t u r a e F u n c i o n a m e n t o das O r g a n i z a ç õ e s

A p r o v a d o pelo P a r e c e r CFE 2 5 2 6 / 7 3 para O r g a n i z a ç ã o e M é t o d o s e I n t r o d u ç ã o à A d m i n i s t r a ç ã o 2 6 . L u i z A n d r a d e d e M o r a i s D í s c : T e o r i a d o s S i s t e m a s / P r o c e s s a m e n t o d e D a d o s A p r o v a d o pelo P a r e c e r CFE 3 9 4 / 7 8 2 7 . L u i z O t á v i o d e M e l o C a v a l c a n t i D i s c : Administração F i n a n c e i r a e O r ç a m e n t á r i a A p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 4 1 1 / 7 9 2 8 . Luiz C a r l o s Sales D i s c : M o n o g r a f i a Contábil

A p r o v a d o pelo P a r e c e r CFE 6 1 0 1 / 7 8 para A u d i t o r i a e A n á l i s e de B a l a n ç o s , C o n t a b i l i d a d e Geral e I n t r o d u ç ã o à A d m i n i s t r a ç ã o 2 9 . M a r c o s A n t ó n i o d a S i l v a B a t i s t a D i s c : C o n t a b i l i d a d e B a n c á r i a A p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 3 4 2 / 8 4 e 1 2 4 4 / 8 0 3 0 . M u r i l l o D o m i n g u e s d a S i l v a D i s c : L í n g u a P o r t u g u e s a A p r o v a d o p e l o P a r e c e r CFE 5 3 2 / 7 8 e 3 4 2 / 8 4 3 1 . O s m á r i o A l i f a i t L a c e t D i s c : T e o r i a Geral da A d m i n i s t r a ç ã o A p r o v a d o pelo P a r e c e r CFE 2 5 2 6 / 7 3 e 3 4 2 / 8 4

(10)

3 2 . Pedro Emanuel Barreto Muniz

Disc: Estudo de Problemas Brasileiros

Aprovado pelo Parecer CFE 100/74 e 342/84

33. Rubem Pincovsky

Disc: História Geral /Formação Económica do Brasil Aprovado pelo Parecer 411/79 e 342/84

34. Rómulo de Araújo Carneiro Cavalcanti de Lacerda Júnior Disc: Educação Física

Aprovado pelo Parecer CFE 411/79 e 342/84

35. Severino Ramos da Silva Disc : Contabilidade Geral

Aprovado pelo Parecer CFE 1244/80

36. Saulo Xavier de Farias Disc: Introdução à Estatística

Aprovado pelo Parecer CFE 453/78

3 7 . Tiago Maria Lapa Disc: Matematica

(11)

A N E X O I

(12)
(13)

ANEXO I

continuação

A M o n o g r a f i a c o n s i s t i r á de um t r a b a l h o ' da g r a d u a ç ã o , a s e r e l a b o -rado Individualmente p e l o estudante sob orientação de um p r o f e s s o r , e submetido à a p r o v a ç ã o f o r m a l d e uma comissão d e p r o f e s s o -r e s desiguada p e l o colegiado do c u -r s o . Só p o d e -r ã o candita-r-se a e l a b o r a ç ã o do Monografia os alunos que tiverem completado

p e l o menos 1 . 8 0 0 h o r a s / a u l a do c u r r í c u l o p l e n o . S e r á integraliza-da em 18 meses

A I n t e g r a l i z a ç ã o do c u r r í c u l o p l e n o s e r á c u m p r i d a no min Imo em 10 p e r í o d o s e no máximo em 18 p e r í o d o s .

(14)

IV. DECISÃO DO PLENÁRIO

O plenário do Conselho Federal de Educação 'aprovou., por unanimidade.

a Conclusão da Camara.

Referências

Documentos relacionados

O SECRETARIO EXECUTIVO DE GESTAO INTERNA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE conceder férias de 30 (trinta) dias, referente ao período aquisitivo 2018/2019, ao

12/04/2021 13/04/2021 14/04/2021 15/04/2021 16/04/2021 Matemática Atividade padronizada pela Secretaria Municipal de Educação Páginas: 2 a 5 Língua Portuguesa Atividade

Assim, a composição, através do uso de unidades do campo da ‘saúde’ – sangrar, vea, sangria –, torna patente o sema específico nuclear do conjunto

No marketing digital surgem diariamente inúmeras novidades na maneira de desenvolver e aplicar tal ferramenta para obter retornos positivos dentro das organizações que

A alternativa apontada como correta está de acordo com o que é preconizado em bibliografias indicadas no edital do concurso, e, portanto, atinente à temática em

de forma rápida e fácil os parâmetros do conversor de frequência. O FlashDrop baixa parâmetros diretamente de um conversor de frequência para outro ou entre um PC e um conversor

Muito importante entender este filme, entendendo-o, você terá ferramentas para argumentar sobre os regimes políticos da história recente, e ainda terá um bom material

Dessa análise, emergiram três temas: a aparência dos corpos das boxeadoras e sua relação com aspectos referentes ao gênero e à sexualidade; aspectos comparativos entre a