• Nenhum resultado encontrado

01. Nome do Curso: Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Total

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. Nome do Curso: Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Total"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CNPJ: 03.709.814/0001-98 Data: 14 de julho de 2006 Número do Plano: 93

Área do Plano: Saúde Subárea: Saúde Bucal

Plano de Curso para:

01. Nome do Curso: Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Total Carga Horária: 240 horas

Este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de 22/07/2006, autorizado pela Portaria CEE/GP-272 de 22/07/2006.

(2)

1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

O curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Prótese Total – área profissional de Saúde – subárea de Saúde Bucal, atende ao disposto na Lei Federal n º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; no Decreto Federal nº 5.154/04; no Parecer CNE/CEB nº 16/99 e Resolução CNE/CEB nº 04/99; na Indicação CEE/SP nº 08/2000; no Regimento das Unidades Educacionais Senac São Paulo; na Lei Federal nº 6.710/79 e no Decreto nº 87.689/82, que regulamentam as atividades do Técnico em Prótese Dentária e demais normas do sistema de ensino.

A confecção dos mais diversos tipos de aparelhos de prótese dentária, conforme legislação específica, é atribuição dos profissionais técnicos de nível médio, que cooperam com o cirurgião-dentista na recuperação da saúde bucal e da expressão estética do cliente/paciente. Assim, exige-se desse profissional um profundo conhecimento sobre a Anatomia e Fisiologia Bucal, além de capacidade para solucionar os problemas relacionados às diversas situações com que se depara em seu trabalho, prevendo ocorrências que possam provocar perturbações e iatrogenias.

A ação dos aparelhos de prótese dentária deve possibilitar a reabilitação oral do paciente por meio de uma dentição adequada esteticamente e indolor. Se adaptados indevidamente, tais aparelhos podem provocar perturbações relacionadas com a anatomia bucal e a fala, sem contar as implicações psicológicas.

No caso da confecção da prótese total, há atualmente técnicas e tecnologias sofisticadas que permitem estudos e soluções diferenciadas pelos profissionais especializados nesse segmento da prótese dentária.

O trabalho desses especialistas está estreitamente relacionado com o do cirurgião-dentista, tanto no que se refere à confecção da aparatologia, como ao apoio-diagnóstico de casos clínicos realizados nos modelos de estudos confeccionados pelo técnico em prótese dentária, que servem, ainda, para a análise crítica e decisão do odontólogo sobre a necessidade da confecção dos aparelhos. Além disso, a possibilidade de desenvolver caracterizações, a partir de estudos e mapeamentos, permite a produção dos efeitos “naturais” tão desejados pelos clientes/pacientes.

O sucesso dos tratamentos utilizando todas as condições que essa aparatologia atualmente proporciona, apontou para a necessidade de atualização do Plano de Curso da Especialização Profissional em Prótese Total, aprovada em 2002 pela Portaria Senac/GDE nº 44/02, publicada no DOE pela Portaria CEE/GP nº 138/02, em 11/04/2002, com o objetivo de atender, principalmente, técnicos em prótese dentária formados tanto no Brasil como em países vizinhos, que procuram o Senac para especialização e aplicabilidade de novos materiais e no uso das técnicas e tecnologias de última geração, para responder com mais segurança e qualidade às necessidades dos clientes/pacientes.

2. REQUISITOS DE ACESSO

Para matrícula neste curso os candidatos deverão possuir diploma de conclusão do curso Técnico em Prótese Dentária e, excepcionalmente, poderão participar graduados em Odontologia, no caso de cirurgiões-dentistas que pretendam confeccionar próteses totais caracterizadas.

(3)

- Requerimento de Matrícula;

- Documento de Identidade com validade nacional (cópia);

- Diploma de Curso Técnico em Prótese Dentária ou de Odontologia (original e cópia simples);

Caso o candidato, no ato da matrícula, ainda não possua o diploma, poderá apresentar

histórico escolar de conclusão do curso técnico e do ensino médio (cópia simples e cópia

autenticada). Neste caso, deverá ser comunicado, por escrito, de que a expedição do certificado de conclusão deste curso dependerá da apresentação do diploma de Técnico em Prótese, devidamente registrado.

O aluno que realizou o curso técnico no Senac SP está dispensado da apresentação dos documentos acima, exceto do requerimento de matrícula.

As inscrições e as matrículas dos candidatos serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela Unidade que oferecer o curso e nos termos regimentais.

Poderá ser admitido processo seletivo com avaliação envolvendo:

- Confecção de um aparelho de prótese total, que deverá considerar, além da habilidade técnica, conhecimentos e valores que permitam aferir competência.

- Análise de curriculum vitae e entrevista individual.

3. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O profissional especializado em prótese total planeja a prótese em modelos de estudo, utilizando documentação fotográfica dos pacientes e informações fornecidas pelo cirurgião-dentista que realizou a anamnese.

Analisa o tipo de gengiva, dentes e alterações existentes, buscando a maior aproximação com relação às características existentes anteriormente à perda dental.

Confecciona próteses dentárias nos modelos com avaliação do tipo de dente, de montagem e de alinhamento, promovendo efeitos de coloração e os aspectos naturais dentais e gengivais, valendo-se de técnicas e tecnologias sofisticadas, que permitem resultados diferenciados se comparados às próteses comumente executadas.

Esses especialistas podem atuar comissionados em laboratórios de prótese dentária, como autônomos, empresários ou vinculados a trabalhos sociais.

Para tanto, esse especialista deve constituir as seguintes competências:

- Planejar a prótese total, com base em modelos de estudo, documentação fotográfica e informações do cirurgião-dentista, com vista a atender às necessidades específicas do cliente/paciente, na perspectiva de promover maior conforto, função e estética.

- Confeccionar prótese total convencional, imediata e sobre implantes, utilizando técnicas, materiais e equipamentos específicos, com base no plano estabelecido, produzindo caracterizações relacionadas com os tipos de montagem, alinhamento dos dentes e efeitos de coloração dental e gengival, para tornar a prótese o mais natural possível.

- Reembasar a prótese total, a partir dos moldes de reajuste executados pelo cirurgião-dentista, utilizando técnicas adequadas às necessidades do cliente/paciente.

(4)

O curso está organizado em um único Módulo, cuja organização curricular privilegia o estudo flexibilizado e contextualizado, agregando conhecimentos, habilidades e valores relacionados com o uso de novos materiais, equipamentos e tecnologias de última geração.

Estrutura Curricular

Módulo Componentes Curriculares Horas

Prótese Total

- Planejamento da Prótese Total.

- Confecção de Prótese Total Convencional, Imediata e sobre Implantes.

- Sistemas de Acrilização e Caracterização.

- Reembasamento de Prótese Total.

240

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS A SEREM DESENVOLVIDAS

- Analisar modelos e identificar as condições existentes, tendo como base conceitos e princípios anatômicos para propor soluções que permitam garantir conforto, função e estética ao cliente/paciente.

- Selecionar a técnica, o material e o equipamento a ser aplicado, com base na análise prévia do modelo e na compatibilização da tecnologia disponível com as condições socioeconômicas e expectativas do cliente.

- Confeccionar moldeiras, modelos de trabalho e bases de prova, valendo-se de conceitos de anatomia maxilo-mandibular e de princípios físico-químicos que permitam a aplicação correta das técnicas, dos materiais e dos equipamentos, de modo a promover os resultados desejados.

- Montar os modelos com os planos de orientação/bases de prova em articulador, mobilizando conceitos de inclinação média e específica.

- Montar os dentes da prótese e executar a escultura da gengiva, mantendo

posicionamento desejado e adequado à função e à estética, considerando conceitos e princípios da anatomia gengival.

- Acrilizar e caracterizar a prótese, considerando técnicas de acrilização que garantam os resultados esperados e de caracterização que permitam tornar a prótese o mais natural possível.

- Dar acabamento e polimento na prótese, utilizando materiais, instrumentos e equipamentos próprios, de modo a garantir os limites anatômicos para a estabilidade e o conforto do paciente.

- Reembasar a prótese total, a partir dos moldes de reajuste executados pelo cirurgião-dentista, utilizando técnicas adequadas às necessidades do cliente/paciente.

(5)

Indicações Metodológicas

Os componentes curriculares constantes da estrutura curricular deste Plano de Curso estão relacionados com as competências descritas, que serão desenvolvidas por meio de situações ativas de aprendizagem, que prevêem a análise da morfologia anatômica relacionada com a prótese total, a confecção e o reembasamento dos diferentes tipos de prótese total, caracterizações etc. Incluirão atividades como estudo de casos, palestras com especialistas e fornecedores de equipamentos e materiais, visitas técnicas e ensaios laboratoriais.

As estratégias propostas deverão possibilitar a integração dos conhecimentos, habilidades e valores/atitudes a serem constituídos, de modo que as fontes de informações, o processo de reflexão e a interpretação sobre a prática sejam contextualizados de modo a tornar significativa a relação entre o aprender e o fazer.

As alternativas metodológicas deverão levar os alunos a uma conduta de autonomia na sua aprendizagem, com incentivo à pesquisa e à realização de experimentos específicos da prótese total, em situações diversificadas que possibilitem o autodesenvolvimento.

As especificidades sobre o desenvolvimento dos componentes curriculares constantes da estrutura curricular deste Plano de Curso constarão do plano de trabalho dos docentes, elaborado em consonância com a Proposta Pedagógica institucional, que privilegia os princípios da aprendizagem com autonomia, da contextualização, da interdisciplinaridade e da flexibilidade curricular, tendo como foco as competências previstas no perfil profissional de conclusão.

5. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

As competências anteriormente adquiridas pelos alunos, relacionadas com o perfil profissional de conclusão do Especialista em Prótese Total, poderão ser avaliadas para aproveitamento de estudos, no todo ou em parte, nos termos da legislação vigente.

Assim, podem ser aproveitados no curso os conhecimentos e experiências adquiridos:

- Em cursos, módulos, etapas ou certificação profissional técnica de nível médio, mediante comprovação e análise da adequação ao perfil profissional de conclusão e, se necessário, com avaliação do aluno;

- Em cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliação do aluno.

O aproveitamento, em qualquer condição, deverá ser requerido antes do início do curso e, em tempo hábil, para o deferimento pela direção da Unidade e devida análise por parte dos docentes, aos quais caberá a avaliação das competências e a indicação de eventuais complementações.

Os docentes que participarem do processo de avaliação de competências apresentarão relatório com indicação das atividades realizadas e do resultado da avaliação, que será arquivado no respectivo prontuário individual do aluno.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, priorizando aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo, tais como pesquisas, relatórios de atividades e visitas

(6)

técnicas, estudos de caso, diagnóstico ou prognóstico sobre os problemas apresentados, atividades de laboratório e, ainda, os produtos gerados.

Os critérios de avaliação e os indicadores de desempenho, relacionados com as competências previstas na estrutura curricular deste Plano de Curso, devem ser explicitados nos planos de trabalho dos docentes e discutidos com os alunos, envolvendo-os no processo, com incentivo à auto-avaliação.

Serão priorizados procedimentos integradores de avaliação, que possibilitem a mobilização e a articulação dos saberes constitutivos das competências previstas e que sejam estimuladores da aprendizagem com autonomia.

O resultado do processo de avaliação será expresso nas seguintes menções:

Ótimo: capaz de desempenhar, com destaque, as competências exigidas pelo perfil profissional

de conclusão.

Bom: capaz de desempenhar, a contento, as competências essenciais exigidas pelo perfil

profissional de conclusão.

Insuficiente: não capaz de desempenhar o mínimo das competências exigidas pelo perfil

profissional de conclusão.

Será considerado aprovado aquele que obtiver, no final do módulo, as menções Ótimo ou

Bom e a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional.

Ter-se-á como reprovado aquele que obtiver a menção Insuficiente, mesmo após as oportunidades para recuperação ou tiver freqüência inferior a 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional.

Ao aluno com freqüência mínima de 75% e menção Insuficiente, será oferecida oportunidade de recuperação de aprendizagem, organizada em diferentes formatos e desenvolvida de maneira contínua, no decorrer do módulo ou, quando couber, no final do processo.

O Aluno com menção “Ótimo” ou “Bom”, mas com freqüência entre 75% e igual ou superior a 60% do total de aulas dadas, cujas faltas tenham motivos justificados, pode ter sua situação apreciada, para fins de promoção.

Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critérios de avaliação, recuperação, freqüência e promoção.

7. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

ƒ Instalações:

- Sala de aulas adequadamente mobiliada.

- Laboratório contendo os materiais e equipamentos a seguir descritos. ƒ Equipamentos:

- 03 Tornos de polimento

- 20 Bancadas

- 20 Micromotores elétricos

(7)

- 01 Desceradora e polimerizadora - 01 Recortador de gesso - 01 Microondas • Material de Consumo: - Gesso paris - Cera rosa nº 09

- Gesso pedra tipo III

- Resina acrílica – pó e líquido autopolimerizável incolor

- Resina acrílica – pó e líquido termopolimerizável rosa e incolor

- Resina acrílica – pó e líquido para microondas rosa e incolor

- Dentes de estoque

- Alginato

- Isolante de resina

- Pedra-pomes

Material Permanente:

- Espátulas (para gesso, nº 07, Lecron)

- Cubeta de borracha

- Articulador semi-ajustável com arco facial

- Mufla para microondas

- Material de usinagem e polimento: frezas, brocas, escovas

- Material de proteção individual

Lista de Materiais do Aluno: - Articulador semi-ajustável

- Mufla convencional

- Mufla para microondas

- Mesa de Camper

- Instrumentais para montagem/enceramento e escultura

- Cubeta e espátula para gesso

- Potes de vidro com tampa

- Dappen e conta-gotas

- Gesso comum e pedra

- Ceras: nº 7 e utilidade

- Resinas acrílicas – pó e líquido auto e termopolimerizável, rosa e incolor; convencional

(8)

- Resinas para microondas: rosa e incolor

- Kits de caracterização STG (Sistema Tomaz Gomes) de gengivas e dentes

- Dentes de estoque

- Isolantes para resina e gesso

- Pedra-pomes e branco de Espanha

- Brocas para acabamento de resina

- Mandril e tiras de lixa

- Escovas de pêlo, pano, flanela e cone de feltro

- Componentes para over-denture

- Silicone para muralha

- Avental, máscara e óculos para proteção

ƒ Acervo Bibliográfico contendo, no mínimo:

- CARLSSON, G. E. e RUGH, J.D. Fundamentos de Oclusão. São Paulo: Ed.

Quintessence, 1991.

- CORREA, Gerson de Arrud. Prótese Total: passo a passo. São Paulo: Ed. Santos, 2005.

- GALAN JR. João. Materiais dentários e o essencial para o estudante e o clínico geral. São Paulo: Ed. Santos, 1999.

- NOORT, Richard Von. Introdução aos materiais dentários. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2004.

- PHILLIPS, R.W. Materiais Dentários de Skinner. São Paulo: Ed. Panamericana,1998.

- TELLES, Daniel; HOLLWEG, Henrique; CASTELLUCCI, Luciano. Prótese Total

Convencional e sobre Implantes. São Paulo: Ed. Santos, 2004.

- TURANO, J.C. e TURANO, L.M. Fundamentos de Prótese Dentária Total. São Paulo: Ed. Quintessence, 2004.

8. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

Para ministrar os componentes curriculares deste Plano de Curso, devem ser admitidos docentes que possuam sólidas relações com a área de Prótese Total, preferencialmente:

- Cirurgião-dentista com, no mínimo, dois anos de docência e experiência profissional em prótese total, comprovados (cursos de especialização profissional técnica em prótese total ou pós-graduação; cursos de aperfeiçoamento; participação em congressos, assim como contratos ou declarações que comprovem a docência).

- Técnico em Prótese Dentária com, no mínimo, dois anos de docência e experiência profissional em prótese total, comprovados (como cursos de especialização profissional técnica de nível médio em prótese total; cursos de aperfeiçoamento; participação em congressos, assim como contratos ou declarações que comprovem a docência).

(9)

O pessoal técnico da Unidade, para coordenar as atividades de desenvolvimento deste curso, deverá possuir nível superior e experiência profissional compatível com as necessidades do cargo.

9. CERTIFICAÇÃO

Àquele que concluir o curso será conferido o Certificado de Especialização Técnica de Nível

Referências

Documentos relacionados

For that, I used as research materials the reports of the classes that I taught as a scholarship student in the extension project of the Universidade Federal do Rio Grande do

Dentre as características que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho dos animais, que são mensuradas no rebanho de modo relativamente simples e têm interesse econômico,

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

As  mitocôndrias  são  encontradas  em  todos  os  tipos  celulares,  exceto  nas  bactérias,  cianobactérias  e  células  vermelhas  do  sangue.  Suas 

Para desenvolver este estudo foram definidas as variáveis operacionais (viscosidade dos óleos, percentagem de aditivo no óleo, temperatura inicial do banho de óleo) e os parâmetros

[r]

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e