• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO AMBIENTAL DEZEMBRO/ Espaços Temporários Vila na Praia e Ice Park

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO AMBIENTAL DEZEMBRO/ Espaços Temporários Vila na Praia e Ice Park"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Espaços Temporários Vila na Praia e Ice Park

O setor de Meio Ambiente realizou vistorias nos eventos temporários Vila na Praia e Ice Park com o objetivo de avaliar os possíveis impactos ambientais que possam ser gerados e orientar aos responsáveis quanto às medidas mitigadoras.

2. Recuperação do jardim da praia

Foi finalizada a recomposição do talude do jardim da praia, que teve como objetivo minimizar os impactos causados pelas marés altas na praia de São Lourenço. Esta obra consistiu em substituir as toras de madeira enterradas na areia, forra-las com manta geotextil e plantar novas mudas de capim Vetiver. Esta recuperação do jardim da praia teve Autorização Ambiental dos órgãos competentes e foi realizada pelo setor de Manutenção.

3. Manutenção da Arborização Urbana

Foram realizados serviços de podas de árvores em 2 chapéus-de-sol localizado em passeio público, devido estarem interferindo na iluminação pública e em 1 magnólia também do passeio público

que foi quebrada devido a colisão de caminhão. Devido a ventanias, ocorreu a queda de três árvores de áreas verdes públicas sobre áreas particulares, que foram removidas e seus resíduos dispostos na própria área verde. Três árvores (Ingás) que estavam danificando a calçada foram substituídas por mudas de quaresmeiras, após emissão de Autorização Ambiental pela Prefeitura Municipal de Bertioga (PMB). Estes serviços foram realizados por empresa terceirizada pela AARSL.

A pedidos de proprietários, foram protocolados 2 novos processos na PMB, sendo um pedido de substituição de 2 árvores em calçada e outro de análise de risco de queda de árvore da área verde sobre área particular.

(2)

4. Manejo da Arborização Urbana para obra de calçada na Av. São Lourenço - M30

A obra de pavimentação da calçada na Av. São Lourenço no módulo 30 foi concluída após a colocação de mosaico português e o plantio de 50 mudas de árvores nativas na faixa de grama de 1m de largura entre a guia e o pavimento. Para possibilitar esta obra, foi realizada a remoção de 17 árvores exóticas e a realocação de 21 nativas, após a emissão de Autorização Ambiental (nº 91/20) e Termo de Compromisso Ambiental (nº 254/20) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Bertioga.

5. Plano de Ação nº 50 – Arborização Urbana

Dando continuidade no Plano de Ação Nº 50, foram plantadas 27 mudas de árvores (Quaresmeira, Manacá-da-serra, Pau-cigarra, Canafístula e Ipê-amarelo) na Av. São Lourenço na altura do módulo 20 para adensamento da arborização urbana. Para implantação dos novos pontos de ônibus, na Av. Marginal, foram transplantadas 7 mudas de quaresmeiras também para esta calçada.

6. Isolamento de ninhos de aves

O Setor de Meio Ambiente isolou 2 ninhos de quero-quero na areia da praia do módulo 6, foram encomendadas placas indicativas de área de nidificação de aves para serem instaladas nos locais onde houver ninhos de Quero-quero (Vanellus chilensis) e Coruja-buraqueira (Athene cunicularia).

(3)

7. Prevenção ao Aedes aegypti

O Setor de Meio Ambiente realiza vistorias semanais em piscinas de residências a fim de contribuir com a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti; em nenhuma delas foram encontradas larvas. Todas as piscinas abandonadas foram denunciadas para a Vigilância Epidemiológica do Município de Bertioga, que introduziu peixes larvófagos para evitar a proliferação de mosquitos. Também são realizadas vistorias em obras e os responsáveis são orientados quanto aos cuidados a serem tomados. Neste mês, foi feita uma nova notificação ao proprietário de piscina sem tratamento.

8. Campanha de Combate ao Aedes aegypti

No dia 01 de dezembro, deu-se início à Campanha de Prevenção ao Aedes aegypti 2021, com a contratação de 10 estagiários estudantes de cursos técnicos/graduação de áreas de meio ambiente/saúde para realizar vistorias nas residências e orientação aos moradores a respeito dos cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos durante os meses de dezembro e janeiro.

Os estagiários passaram por treinamento com palestras sobre a Prevenção às doenças transmitidas pelo

Aedes aegypti com a equipe do setor de Meio Ambiente e também com o médico do trabalho Dr. Felipe

Campoi. Também foram treinados a respeito do Programa de Gestão Ambiental ISO 14001, Consumo Consciente e conheceram as instalações da AARSL (EBAR, ETA, ETE, e Triagem) e SIV. Após as palestras foi dado um treinamento prático para realização das vistorias (preenchimento de planilhas, mapas, abordagem, postura entre outros) e entregue os materiais e uniformes para o desenvolvimento do trabalho.

As vistorias deram início na segunda semana de dezembro, orientando os moradores quanto à proliferação de mosquitos e em busca de focos com água parada. Já foram vistoriados os módulos 3, 4, 5, 6, 12, 17, 18, 19, 20, 21, 24, 26, 28 e 30.

Neste mês 5 proprietários foram notificados devido as larvas coletadas nos imóveis serem de Aedes aegypti mosquito vetor da Dengue, Febre amarela, Zika e Chikungunya, solicitando providências urgentes.

(4)

9. Manejo de Resíduos

* Última atualização dos dados sobre a destinação de resíduos: 07/12/2020 ** Fotos tiradas em 30/12/2020

a) Central de Triagem de Materiais Recicláveis

A Central de Triagem está operando diariamente com alto volume de resíduos sólidos devido ao aumento da população residente durante a pandemia e temporada de verão. Após a triagem, os materiais recicláveis são dispostos em baias específicas de acordo com o tipo. Estes resíduos são doados para a Fundação 10 de Agosto para comercialização. No mês de novembro* foram destinados 1.172 kg de alumínio, 20.520 kg de papel/papelão, 8.628 kg de plástico misto, PET e PEAD e 33.820 kg de vidro.

b) Lixo Tecnológico, pilhas, baterias e lâmpadas de LED

Armazenados na Central de Triagem, as pilhas e baterias são acondicionadas em palets e destinadas de acordo com a programação. O lixo tecnológico e lampadas de LED são desmontados para separação das carcaças plásticas para reduzir

o volume destinado. Esse resíduo tem custo para destinação.

c) Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes são acondicionadas em baia fechada específica na Central de Triagem, onde são embaladas e empilhadas, para evitar a quebra. Este resíduo tem custo para destinação.

(5)

9. Manejo de Resíduos

d) Caçamba Sucata Metálica – Unidade de Resíduos ETE

A sucata metálica é armazenada em caçamba coberta localizada na ETE, após triagem. Este resíduo é doado para a Fundação 10 de Agosto para comercialização. Foram destinados 4.155 kg de Ferro neste mês.

e) Pneus – Unidades de Resíduos ETE

Os pneus são armazenados em baia específica coberta. Este resíduo é destinado para empresa recicladora de acordo com a necessidade e não possui custos para destinação.

f) Resíduos Perigosos Classe I –Unidade de Resíduos ETE

Os resíduos de tintas/óleos classe I e caçamba de areia contaminada com óleo são armazenadas em baias específicas e cobertas, de acordo com as normas. Esse resíduo tem custo para destinação, que é realizada de acordo com a necessidade para empresa certificada.

g) Caçambas de Armazenamento Temporário de Lixo da Praia

O lixo recolhido da praia e de lixeiras distribuídas pelo bairro é acondicionado em contêineres que são substituídos conforme a necessidade pela empresa Terracom.

(6)

II - Atendimento a proprietários

1. Atendimentos do Setor

Neste mês, o Setor de Meio Ambiente realizou 150 atendimentos e 1.861 atendimentos no ano de 2020, todos formalizados em fichas de ocorrências, referente aos seguintes assuntos: abelhas e vespas (orientação), animais silvestres e marinhos (orientação, recolhimento e destinação); arborização urbana (vistorias técnicas, orientação, podas e substituições em passeio público); áreas verdes (orientação, vistorias técnicas, auxílio em quedas de árvores); animais domésticos (orientação, recolhimento, animais perdidos); atividades de combate ao Aedes aegypti (orientação, denúncias, tratamento); pragas urbanas (orientação, tratamento) entre outros (destinação de resíduos, impactos ambientais, acompanhamentos de serviços, educação ambiental).

Devido à pandemia muitas pessoas vieram para a Riviera ficar em isolamento social e entre os meses de abril e setembro houve um aumento de ocorrências comparado aos anos anteriores, também houve um aumento do número de atendimentos em geral conforme gráficos a seguir.

(7)
(8)

III - Atividades de rotina

Controle da broca-do-olho-do-coqueiro: foi realizada a manutenção (reposição de toletes de cana-de-açúcar e feromônio e contagem dos besouros) das 13 armadilhas para controle do besouro Rynchophorus palmarum distribuídas pelo bairro.

Controle de animais domésticos de rua: foram recolhidos das ruas do bairro 25 gatos e encaminhados para procedimentos veterinários de castração, vermifugação, vacinação e adoção.

Animais silvestres: foram recolhidos 9 saruês, 2 lagartos, 1 surucuá, 1 sabiá-laranjeira, 3 maitacas e 1 cobra d’água, em áreas urbanizadas que foram liberados em áreas verdes imediatamente após a captura, por estarem saudáveis. Foram encaminhados para o DOA (Diretoria de Operações Ambientais) 5 jararacas e 1 jararacussu por serem peçonhentas e 1 pomba juriti por estar debilitada.

Bióloga Fernanda Almeida Marcatto Bióloga Viviane de Biazi Arantes

Referências

Documentos relacionados

• O princípio da não discriminação é menos vigoroso quando aplicado à idade do que em relação a outros factores de discriminação, porque admite mais derrogações, que se

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa

A análise complementar através da evocação de palavras dos 99 questionários aplicados a estudantes do curso de Química e Biologia do Centro Universitário

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

coordenar estudos, pesquisas e levantamentos de interesse das anomalias de cavidade oral e seus elementos, que intervirem na saúde da população; Examinar os dentes e

[r]