• Nenhum resultado encontrado

Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Versão do documento agosto Usando recursos avançados de geração de relatórios Soluções Ariba On-Demand"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Versão do documento agosto 2012

Usando recursos avançados de geração

de relatórios

(2)

Conteúdo

Modificando opções de exibição. . . .3

Formatando dados de campo. . . .5

Analisando a variação de tempo. . . .7

Recomendando relatórios. . . . 9

Criando relatórios de vários fatos com agregação por dimensão comum.. . . .10

Histórico de revisão. . . . 13

2

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(3)

Modificando opções de exibição

Modifique as configurações de exibição do agrupamento Outros para determinar o que os relatórios da Ariba exibem na linha Outros.

Pré-requisitos

Você deve ter permissão para editar relatórios de modo a modificar as opções de exibição.

Contexto

Os relatórios da Ariba usam um agrupamento Outros para agrupar dados que não são essenciais e exibi-los em uma linha chamada Outros. Ao modificar as configurações do agrupamento de dados Outros para um relatório, você pode:

● Definir o número mínimo e máximo de linhas exibidas e agrupar as linhas acima do máximo em Outros. ● Aplicar uma regra 80/20 para mostrar os itens de gastos que compõem a maioria do gasto total e agrupar os

restantes itens em Outros.

● Ocultar as linhas que não formam uma determinada porcentagem limite dos dados e colocá-las em Outros. Você pode agrupar dados, usando qualquer combinação de configurações de agrupamento de dados Outros; a configuração mais restritiva controla o modo como os dados são agrupados na linha Outros. Você só pode definir uma regra 80/20 ou porcentagem mínima do subtotal se seu relatório contiver subtotais ou você estiver

trabalhando com um campo de dados que pode ser totalizado de forma significativa, como número de faturas, número de projetos, gastos atribuídos do histórico ou gastos contratuais. Se você estiver trabalhando com um campo de dados que não pode ser totalizado de forma signficativa, como Status, use as linhas de mínimo e máximo para definir o agrupamento de dados Outros.

Você também pode mostrar ou ocultar linhas e colunas individuais na tabela dinâmica.

Procedimento

1. Na tabela dinâmica do relatório, selecione Ações Exibir opções , ou clique no link Editar na área Opções de exibição da tabela dinâmica.

2. Na guia Outros agrupamentos de dados, modifique suas opções de exibição para o agrupamento de dados Outros e a exibição de colunas e linhas. As opções de exibição disponíveis estão descritas nesta tabela:

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(4)

Opção Descrição

Número de linhas Especifica o número mínimo e máximo de linhas de dados a serem mostradas na tabela dinâmica. Por padrão, a tabela dinâmica mostra um mínimo de 3 e um máximo de 8 li­ nhas. Todas as linhas do relatório que excedem o número máximo são agrupadas em uma linha chamada Outros. Lembre-se que a tabela dinâmica é atualizada mais rapida­ mente quando tem menos linhas.

Regra 80-20 Especifica se o relatório mostra todos os dados ou somente uma porcentagem especifi­ cada de dados principais nas linhas. Por padrão, a tabela dinâmica mostra 100% dos itens que compõem o total. Um índice permite a você exibir uma porcentagem principal dos itens que formam o total e agrupar os restantes em uma linha chamada Outros. Por exemplo, se você aplicar um índice de 60/40, o relatório exibirá os itens que formam os principais 60% do total e agrupará os restantes 40% de itens em Outros.

Porcentagem mínima do subto­ tal

Especifica a porcentagem mínima do subtotal que os itens devem cumprir para serem exibidos no relatório. Cada item com um subtotal abaixo da porcentagem mínima do to­ tal é agrupado em uma linha chamada Outros; os itens com subtotais acima da porcen­ tagem mínima do total são exibidos no relatório. Por exemplo, se você definir a porcen­ tagem mínima do subtotal como 3%, o relatório agrupa cada item que forma menos de 3% do total em Outros.

Linhas/Colunas do resumo Especifica se as linhas e colunas do resumo devem ou não ser mostradas na tabela di­ nâmica.

Para exibir todas as colunas e colunas variantes na tabela dinâmica, selecionar Sempre exibir todas as colunas ou colunas variantes na tabela dinâmica exibe todas as colu­ nas e colunas variantes na tabela dinâmica. A configuração de outras opções de agru­ pamento de dados Outros substitui essa configuração.

Selecionar Sempre exibir todas as colunas ou colunas variantes na tabela dinâmica exibe as linhas de subtotal e total na tabela dinâmica. A configuração de outras opções de agrupamento de dados Outros substitui essa configuração. Dependendo do relatório com o qual você está trabalhando, essa opção pode só estar disponível se você estiver usando o layout de grade dinâmica.

3. Clique em OK para aplicar as opções de exibição.

Resultados

A área Opções de exibição da tabela dinâmica mostra as configurações atuais do relatório.

4

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(5)

Formatando dados de campo

Formate os campos para que os dados sejam exibidos corretamente nos relatórios.

Pré-requisitos

Você deve ter permissão para editar relatórios de modo a formatar os campos de dados.

Contexto

Você usa configurações de campo para formatar os dados em um campo de dados. As opções de configuração de campo que você tem disponíveis dependem do tipo de dados no campo. Os campos de dados, como gastos ou número, são muitas vezes exibidos como colunas em um relatório; quando você formata as configurações de campo para um campo de dados, essa formatação é aplicada a cada local onde esse campo é exibido no relatório. O tipo de dados que você está formatando determina as opções de formatação. Por exemplo, se você está trabalhando com números totais como números de mercadorias, tem opções para formatar números; se está trabalhando com valores de moeda, como gastos da fatura, tem opções para formatar a moeda; etc.

Procedimento

1. Na tabela dinâmica do relatório, clique no campo de dados do campo ou no cabeçalho da coluna e selecione Editar Configurações de campo .

2. Na página Definir campo de entrada de dados, clique na guia Formato.

3. Selecione uma opção de exibição de campo de dados a partir do menu suspenso Mostrar dados como. As opções disponíveis estão descritas nesta tabela:

Opção Descrição

normal Mostra os dados como números.

% da linha Mostra os dados como porcentagem do total na linha. % da coluna Mostra os dados como porcentagem do total na coluna. executando total da linha Mostra os dados em um total em execução nas linhas. executando total da coluna Mostra os dados em um total em execução na coluna.

4. Se você não estiver usando a formatação normal, selecione exibir com valor original para exibir o valor de dados original com a porcentagem ou o total em execução entre parênteses ao lado, na mesma coluna.

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(6)

5. Se você estiver usando a formatação normal, selecione um formato de número para os dados a partir do menu suspenso Mostrar dados em. As opções disponíveis estão descritas nesta tabela:

Opção Descrição

Padrão Mostra os dados no formato padrão (como moeda para valores, números para números de fornecedores, porcentagens para porcentagens, etc.)

Número Mostra os dados no formato de número. Você tem as seguintes opções adicionais para formatar números:

○ Casas decimais especifica o número máximo de casas decimais a serem exi­ bidas para números.

○ Usar separador 1000 especifica que deve ser usado um separador entre mi­ lhares (exibindo um milhar como 1.000) para exibir números sem um sepa­ rador (exibindo um milhar como 1000).

○ As configurações de Números negativos especificam que os números nega­ tivos devem ser exibidos com um sinal negativo ou entre colchetes.

Moeda Mostra os dados no formato de moeda. Você tem as seguintes opções adicionais para formatar a moeda:

○ Casas decimais especifica o número máximo de casas decimais a serem exi­ bidas para a moeda.

○ Símbolo especifica se os dados devem ser exibidos com ou sem um símbolo de moeda.

○ Usar separador 1000 especifica que deve ser usado um separador entre mi­ lhares (exibindo um milhar como 1.000) para exibir números sem um sepa­ rador (exibindo um milhar como 1000).

○ As configurações de Números negativos especificam que os números nega­ tivos devem ser exibidos com um sinal negativo ou entre colchetes.

Porcentagem Mostra os dados no formato de porcentagem. Você tem uma configuração Casas decimais adicional que especifica o número máximo de casas decimais a serem exibidas para porcentagens.

6. Clique em OK para aplicar suas configurações de formato ao campo de dados.

6

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(7)

Analisando a variação de tempo

Campos de formato para analisar variações de tempo em relatórios

Pré-requisitos

Você deve ter permissão para editar relatórios de modo a analisar a variação.

Contexto

A análise da variação fornece uma comparação rápida dos dados em duas dimensões diferentes, como mostrado por uma medida de variação. Por exemplo, você pode calcular e exibir a diferença em valor da moeda de um trimestre fiscal para outro. Ou você pode comparar números e valores de um mês com outro ou de um mês em um ano com o mesmo mês no ano seguinte.

Por exemplo, suponha que um comprador cria um relatório analítico que exibe os gastos da empresa em uma determinada categoria nos últimos três anos. Enquanto explora o relatório, o comprador observa um grande aumento dos gastos na categoria, em julho do ano atual. O comprador deseja comparar os gastos nessa categoria para os últimos três anos e depois deseja exibir a comparação por mês.

Além da comparação ao longo do tempo, outros tipos de análise de variação podem comparar medidas em diferentes fornecedores, regiões, departamentos da empresa, etc. Qualquer medida exibida como total numérico pode ser calculada e exibida como variação.

Procedimento

1. Se o campo de data que você deseja usar não for ainda um campo de coluna no relatório, faça dele um: ○ Se o campo de data for uma linha no relatório, clique no menu de campo, na tabela dinâmica do relatório e

escolha Exibir campo em: Colunas.

○ Se a hierarquia de tempo for um campo de página no relatório, clique no menu para o campo de tempo na guia Página do navegador de campos e escolha Exibir campo em: colunas.

2. Clique em Editar.

3. Refine os dados para o campo de data que você está usando de modo que eles abranjam o tempo que você deseja usar para a sua análise de variação e clique em Concluído. Para obter maiores informações sobre o refinamento de dados de relatório por intervalo de datas, consulte Executando relatórios: filtrando e

navegando pelos dados.

Por exemplo, convém analisar a variação entre dois anos ou dois trimestre. Quando você aplica o filtro de data, o relatório exibe os dados para esse período de tempo.

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(8)

4. Filtre por níveis na hierarquia de campo de data até o relatório exibir dados para os dois períodos de tempo que deseja comparar em colunas lado a lado, usando um dos seguintes métodos:

○ Clique no menu de campo de dados da hierarquia e escolha Selecionar nível, valores: selecionar outros, e depois selecione dois valores. Por exemplo, se seu relatório exibe dados para dois anos e você deseja comparar dois meses, pode selecionar os valores para esses meses.

○ Clique no menu de campo de dados da hierarquia e escolha Selecionar nível inicial e depois escolha um nível inicial: meses, trimestres ou anos. Por exemplo, se seu relatório exibe dados para dois anos e você deseja comparar dados entre esses anos, escolha Selecionar nível inicial: ano e o relatório exibirá os dados para cada um dos dois anos no intervalo de datas, em colunas lado a lado.

5. Clique no menu de cabeçalho da coluna Total e escolha Exibir variante.

Resultados

Todas as colunas de total no relatório exibem os totais de variação ao longo do período de tempo que você especificou.

8

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(9)

Recomendando relatórios

Pré-requisitos

Você deve poder salvar relatórios para recomendar um relatório.

Limitações

Você não pode recomendar relatórios predefinidos, uma vez que a recomendação do relatório exige que você o salve. Para recomendar um relatório predefinido, salve uma cópia do mesmo noutra pasta.

Contexto

Você pode recomendar um relatório para chamar a atenção de outros usuários que estão procurando

informações em um dos campos de dimensão do relatório. Por exemplo, você pode recomendar um relatório para a dimensão Fornecedor se ele tiver um campo de fornecedor como campo de linha, coluna ou página.

Nota

Se você recomendar um relatório para ser usado por outros, certifique-se de que o salva na pasta Relatórios públicos, de modo que o possam ver.

Procedimento

1. Na tabela dinâmica do relatório, selecione Ações Exibir opções . 2. Clique na guia Definir como recomendado.

3. Selecione as dimensões para quais deseja recomendar o relatório. 4. Clique em OK.

5. Salve o relatório com a configuração de recomendação.

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(10)

Criando relatórios de vários fatos com

agregação por dimensão comum.

Crie relatórios de vários fatos para comparar campos de dados compartilhados entre fatos.

Pré-requisitos

Você deve ter permissão para criar relatórios de modo a criar um relatório de vários fatos com agregação por dimensão comum.

Contexto

Os relatórios de vários fatos com agregação por dimensão comum são úteis se você deseja comparar campos comuns em fatos, manipular o cubo e detalhar para examinar dados agregados em áreas diferentes. Por exemplo, você pode comparar a resposta da pesquisa e a participação do fornecedor para a mesma mercadoria e somar os totais em um campo de mercadoria.

Os relatórios de vários fatos com agregação por dimensão comum só podem incluir campos em dimensões que todos os fatos do relatório compartilham. O diagrama a seguir mostra a interseção de dois fatos e as respectivas dimensões.

10

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(11)

Um relatório de vários fatos com agregação por dimensão comum pode incluir campos de hora, mercadoria, departamento e fornecedor, mas não pode incluir nenhum dos campos que pertencem a um só fato.

A criação de um relatório de vários fatos com agregação por dimensão comum é semelhante à criação de um relatório básico de vários fatos, mas inclui passos adicionais para mapear os campos de fatos diferentes para campos de relatório comuns. Os fatos que você tem disponíveis para geração de relatórios dependem da solução Ariba Spend Management que sua empresa comprou.

A tabela a seguir descreve as diferenças entre os dois tipos de relatórios de vários fatos da Ariba disponíveis:

Comportamento Geração de relatórios básicos de vários fatos

Geração de relatórios de vários fatos com agre­ gação por dimensão comum

Número máximo de fatos Você pode adicionar, no máximo, três fatos ao relatório.

Você pode adicionar um número ilimitado de fatos ao relatório.

Seleção de fatos Você só pode adicionar fatos ao relatório se eles tiverem relacionamentos predefinidos entre si.

Você pode adicionar qualquer combinação de fa­ tos ao relatório. Não existem requisitos para rela­ cionamentos predefinidos.

Seleção de campo Você pode adicionar qualquer campo dos fatos subjacentes ao relatório.

Você só pode adicionar campos ao relatório se eles tiverem uma dimensão comum a todos os fa­ tos subjacentes.

Mapeamento do campo Cada campo que você adiciona ao relatório é um campo individual que contém dados somente para o respectivo fato.

Cada campo que você adiciona ao relatório é co­ mum a todos os fatos e você mapeia campos de fato individuais para o campo comum. Ele mostra dados para todos os fatos subjacentes.

Agregação de dados Em alguns casos, os subtotais não são so­ mados para totais.

Uma vez que os campos são mapeados, todos os subtotais são somados para totais.

Correspondência de dados As opções de dados permitem a você incluir somente dados correspondentes ou todos os dados, para combinações de fatos dife­ rentes no relatório.

O relatório inclui todos os dados de fato em parâ­ metros de filtro.

Filtragem de data inicial O filtro de data inicial está sempre em um campo de data do fato principal. Esse filtro determina quais dados no segundo e ter­ ceiro fatos correspondem ao fato principal. Esses dados correspondentes do segundo e terceiro fatos podem estar fora do período de tempo do filtro de data do fato principal.

O filtro de data inicial é um campo mapeado para campos de data em todos os fatos subjacentes. O relatório inclui somente dados para o período de tempo especificado no filtro para todos os fatos.

Desempenho Pode ser executado mais lentamente, mas fornecer melhores dados de nível de deta­ lhe.

Normalmente, a opção mais rápida se você se concentrar em dados agregados, como em muitos relatórios de Ariba Spend Visibility.

Procedimento

1. Na barra de comandos de , selecione Criar Relatório analítico . 2. Insira um título e uma descrição opcional.

Se você inserir uma descrição, ela será exibida por baixo do título do relatório na pasta na qual o relatório é salvo.

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(12)

3. Selecione Criar relatório de vários fatos com agregação por dimensão comum a partir do menu suspenso Fatos.

4. Selecione os fatos que você deseja comparar. À medida que você adiciona ou remove fatos, os mapeamentos de campo na metade inferior da página são alterados para corresponder às suas escolhas.

5. Revise os mapeamentos de campo de cada fato para ver se deseja mapear determinados campos entre si. 6. Depois de concluir a seleção e o mapeamento de fatos, clique em Concluído para voltar à página anterior onde

suas escolhas são exibidas.

7. Conclua a criação do relatório como faria para um relatório analítico de fato individual, usando campos de dados para todos os fatos do relatório. Consulte Criando relatórios analíticos para obter detalhes.

12

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(13)

Histórico de revisão

A tabela a seguir fornece um breve histórico das atualizações a este manual A Ariba atualiza a documentação técnica de suas soluções On Demand se

● as alterações de software fornecidas em Service Packs ou hot fixes necessitarem de uma atualização da documentação para refletirem de forma correta a funcionalidade nova ou alterada;

● o conteúdo existente estiver incorreto ou existir feedback do usuário indicando a falta de conteúdo importante.

A Ariba se reserva o direito de atualizar sua documentação técnica sem notificação prévia. A maioria das

atualizações da documentação será disponibilizada na mesma semana em que os Service Packs de software são liberados, mas as atualizações de documentação críticas podem ser liberadas em qualquer altura.

Para que você forneça feedback sobre este guia ou qualquer recurso de Help@Ariba, clique no link Enviar feedback em qualquer página de Help@Ariba.

Mês/ano de atualização

Tópicos atualizados Descrição breve da alteração

Agosto 2012 n/a Nova estrutura para a versão 12s1. Dezembro 2014 n/a Estrutura e formatação atualizadas Julho 2015 n/a QA de conversão de Dita

Usando recursos avançados de geração de relatórios

(14)

Referências

Documentos relacionados

RESUMO - O trabalho objetivou avaliar a qualidade das sementes de arroz utilizadas pelos agricultores em cinco municípios (Matupá, Novo Mundo, Nova Guarita, Alta Floresta e Terra

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

No caso analisado nesse estudo, pode-se perceber que existe uma relação entre a produção do conhecimento científico e do tecnológico, ocorrendo um fluxo entre eles, o qual

• Se alterou a ligação HDMI, inseriu e retirou o cabo de alimentação CA (rede eléctrica), ou passou por cortes de energia, ajuste [CONTROLO PARA HDMI] em [CONFIGURAÇÃO DO

Folhas corridas ou certidões negativas ou certidões positivas fornecidas pelos Cartórios Criminais da Justiça Eleitoral das localidades onde tenha residido nos

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A montagem da programação de abastecimento é um dos processos mais trabalhosos e complexos, pois consiste em determinar quais são os clientes que realmente precisam ser abastecidos

Foi possível, através deste trabalho, tomando como referência o estudo de caso, observar e relatar a relevância da sistematização da prática da assistência de enfermagem