• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ALEXSANDRO FRAGOSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE CURITIBA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ALEXSANDRO FRAGOSO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS DE CURITIBA

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ALEXSANDRO FRAGOSO

ESTRUTURAÇÃO DA AUDITORIA DA FASE 1 DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL DA GESTÃO DE ATIVOS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CURITIBA

2013

(2)

ALEXSANDRO FRAGOSO

ESTRUTURAÇÃO DA AUDITORIA DA FASE 1 DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL DA GESTÃO DE ATIVOS

Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Engenharia Elétrica do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica (DAELT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro Eletricista.

Orientador: Professor Marcelo Rodrigues, Msc

CURITIBA

2013

(3)

1. INTRODUÇÃO ...4 1.1 TEMA ...6 1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA...6 1.2 PROBLEMAS E PREMISSAS...7 1.3 OBJETIVOS ...8 1.3.1 OBJETIVO GERAL...8 1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...8 1.4 JUSTIFICATIVAS ...9 1.5 METODOLOGIA ...10 1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO...10 1.8 REFERÊNCIAS...11

(4)

4

1. INTRODUÇÃO

O conceito de Manutenção Industrial vem evoluindo muito nos últimos anos, hoje é inconcebível esperar que uma máquina quebre para depois se tomar a ação de consentá-la. Esse pensamento de que a manutenção é um mal necessário e que quanto menos o manutentor trabalhar será melhor para a empresa está mudando, pois cada vez mais vem se aplicando os conceitos da manutenção moderna, por exemplo a TPM (Total Productive Maintenance), pois nesse contexto o manutentor não fica mais parado aguardando o momento de atuar somente quando o equipamento quebra. Ele está sempre próximo das máquinas observando, inspecionando e fazendo pequenas intervenções em paradas programadas rápidas evitando assim que os dispositivos venham a falhar repentinamente.

Pois os custos e tempo de conserto de um equipamento vindo de uma falha inesperada são muito mais elevados ao se comparar com a manutenção realizada de forma programada, pois em uma parada inesperada é possível que não existam peças e nem mesmo ferramentas para a excussão de determinadas atividades impactando ainda mais nos gastos do equipamento parado.

O conceito de manutenção pró-átiva cada vez mais vem tomando o espaço da manutenção meramente corretiva, um exemplo muito simples é o da industria da aviação. A manutenção deverá ser feita para se evitar a quebra do avião nesse caso não se poderá esperar que o equipamento quebre para depois consertar. Trazendo essa visão de que os defeitos devem ser analisados, prevenidos e corridos muito antes dos dispositivos virem a falhar, as industrias que querem se manter competitivas devem evitar ao máximo as quebras e os acidentes que possam ocorrem em virtude da falha de algum equipamento.

Nessa visão a manutenção é fundamental para o sucesso empresarial, onde sua principal missão é o aumento da disponibilidade e confiabilidade das máquinas e equipamento, ou seja, é de evitar falhas e não mais somente corrigi-las (KARDEC; XAVIER, 2009).

(5)

5 Cada vez mais a manutencão deve ser vista como um ponto estratégico nas empresas, pois a falha em alguma máquina vital poderá parar a produção por várias horas ou até mesmo dias influindo diretamente na produtividade e conpetitividade da industria.

A utilização de novas tecnologias e de novos métodos de gestão se multiplica nas empresas, especialmente nas que buscam manter e ampliar sua atuação no mercado. Da mesma forma que não é possível as empresa trabalharem hoje como a 20 anos, é impraticável tratar a manutenção como antigamente. Portanto a empresa moderna deve ter estabelecida em suas diretrizes industriais, uma boa política de manutenção, pois dela dependem a funcionalidade , a disponibilidade e a conservação de sua estrutura produtiva, representando um incremento significativo na vida útil dos equipamentos e instalações , na segurança das pessoas e na proteção ao meio ambiente (RODRIGUES, 2010).

(6)

6

1.1 TEMA

ESTRUTURAÇÃO DA AUDITORIA DA PRIMEIRA FASE DA PIRÂMIDE ESTRUTURAL DA GESTÃO DE ATIVOS

1.1.1 Delimitação do Tema

O estudo se concentrará na elaboração e implementação de um aplicativo usando o "Microsoft Office Excel" que receberá os dados relacionados aos programas de manutenção nas áreas para a estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos:

• Manutenção Pró-ativa;

• Análise sistemática das funções (Modos de falha);

• Intregração das tarefas programadas, preventivas e trocas sob condição;

• Inspeção Preditiva;

• Desenvolvimento das habilidades Técnicas;

(7)

7

1.2 PROBLEMAS E PREMISSAS

O fato de muitas empresas não investirem em um sistema de planejamento e controle da manutenção acaba impactando diretamente nos lucros da empresa, pois uma industria que tenha sempre suas máquinas paradas não terá como competir com outra que tenha um sistema eficiente de manutenção programada.

Esse cenário implica em um processo oneroso e ineficiente, pois quando a manutenção se restringe apenas ao mero conserto após uma quebrar se gasta muito mais tempo e dinheiro. Para se para estruturação estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos proposto nesse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tendo como base o "Microsoft Office Excel" gerando uma ferramenta simples e fácil de ser utilizada.

(8)

8

1.3 OBJETIVOS

Será realizado o estudo e a elaborar uma ferramenta que irá auxiliar na estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

1.3.1 Objetivo Geral

Criar um aplicativo como ferramenta para auxiliar na estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

1.3.2 Objetivos Específicos

• Revisar a bibliografia sobre as melhores práticas de manutenção;

• Estabelecer uma forma de avaliação do processo identificando as melhores práticas;

• Elaborar um aplicativo com base no "Microsoft Office Excel" que irá auxiliar na estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos;

• Gerar e emprementar a ferramenta como base da estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

• Implemenrtar o aplicativo para se obter o gráfico diagnóstico do status do processo de planejamento da manutenção indústrial;

• Utilizar o aplicativo desenvolvido em um estudo de caso prático para estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos;

(9)

9

1.4 JUSTIFICATIVAS

O trabalho irá consistir em se criar um aplicativo no "Microsoft Office Excel" que será alimentado por dados fornecidos pelos controladores, planejadores e gestores de manutenção. Essa ferrementa será a base para implementação da estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos. Os gráficos gerados mostrarão visualmente os desvios de forma simples e rápida intigando os profissionais envolvidos na manutenção de determinada área a sempre irem em busca das metas mensais de redução de falhas da empresa. Essa ferramenta tem o objetivo de facilitar o entendimento de todos os envolvidos na aplicação, difusão e dissiminação da estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

(10)

10

1.5 METODOLOGIA

• Realização de pesquisa bibliográfica para o registro da importância do planejamento e controle adequados para o sucesso da manutenção;

• Realizar pesquisa em sites relacionados sobre o assunto;

• Apresentar um processo de estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos;

• Desenvolver o aplicatvo no "Microsoft Office Excel";

• Implementar a ferramenta tendo como base o programa "Microsoft Office Excel" para estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos;

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO

• No capítulo 2 vai se buscar a literatura adequada para elaborar os estudos que serão feitos para elaboração e implementação do aplicativo.

• No capítulo 3 o programa "Microsoft Office Excel" será utilizado como base para estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

• No capítulo 4 será implementado a ferramenta em um estudo de caso de implantação da estruturação da auditoria da fase 1 da pirâmide estrutural da Gestão de Ativos.

• No capítulo 5 serão verificados os resultados;

(11)

11

1.8 Referências

ABRAMAN. A Situação da manutenção no Brasil. Documento Nacional, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 19011:diretrizes para auditoria de sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. DRUMOND, Maurício Rocha. Manual do sitema de gerenciamento da manutenção: Compania Vale do Rio Doce. Minas Gerais, 2004.

KARDEC, ALAN & XAVIER, Julio Nascif. Manutenção Função Estratégica. Rio de Janeiro: Qualitymark, 3.a ediçã, 2009.

FALCONI, Vicente Campos. Qualidade Total - Padronização de Empresas. Rio de Janeiro: FCO, 1995.

MOUBRAY, jonh. Releability: centred maintenance. Oxford/London: butterworth heinemann, 2000.

Monchy, François. A função da manutenção: formação para gerência da manutenção industrial. São paulo: Ed. Brasileira, Ed. Durban, 1989.

RODRIGUES, Marcelo. Gestão da manutenção Elétrica, Eletrônica e Mecânica. Curitiba: Dase ditorial, 2010.

TARARES, Lorival Augusto. Auditoria de manutenção, apostila, 2010.

TARARES, Lorival Augusto. CALIXTO, Marco; POYDO, Paulo Roberto. Manutenção

centrada no negócio. Rio de Janeiro: Novo Polo, 2005.

VIANA, Helbert Ricardo Garcia. PCM, Planejamento e controle de manutenção. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

XAVIER, Júlio nascif. Gestão para a manutenção de Classe Mundial. Disponível em www.icapdelrei.com.br/arquivos. Acesso em 20 de dezembro de 2012.

XENOS, Harilaus G. Gerenciamento a manutenção produtiva. Minas Gerias : Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004.

Referências

Documentos relacionados

 Condições insalubres no ambiente de trabalho  Superexploração do trabalho feminino e infantil  Ausência completa de qualquer assistência

82 Após preenchimento do formulário da seleção simplificada, o(a) secretário(a) da seleção encaminhará o formulário de solicitação devidamente preenchido para

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre