• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CONSUMO DE

UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Eixo temático: 1) Qualidade da água

Abstract

The drinking fountains of a teaching institution have been put in a quality evaluation process of potable water, which one has the aimed to measure some potability levels for standard verification established for the ordinance 518 of the Health Ministerial. Through the analyzes of the samples, performed in laboratory, it´s been measured some physic-chemical parameters such as: turbidness, related color, nitrates, nitritum, ammonium, pH, dissolved oxygen and firm. Through the graphics and overseeing, the values of level found in the collected samples were compared to the maxim and minimum values from ordinance 518, constating the possibility if the water offers risks to human health.

Keywords: Water parameters (physicochemical), Potability, Water Quality

Introdução

A água é um recurso natural necessário para a vida dos seres vivos e para o desenvolvimento econômico. É essencial para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que conservam em equilíbrio os ecossistemas.

Assim como, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população [1]. O crescimento significativo da população tem aumentado proporcionalmente o uso da água. Na maioria dos países, o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, que se encontra cada vez mais decadente, devido ao uso e à sua gestão inadequados [1].

Para a determinação da qualidade da água existe um documento oficial decretado pelo Ministério da Saúde - PORTARIA Nº 518, de 25 de março de 2004 – que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade [2]. A água potável deve estar em conformidade, segundo esta portaria, com o padrão de aceitação de consumo expresso pelos parâmetros físico - químicos, tais como: turbidez, pH, cor, oxigênio dissolvido, nitrito, amônia, dureza, sulfato, entre outros [2].

Esses padrões devem ser realizados para verificar se os sistemas de abastecimentos estão aptos a fornecerem água adequada, que não ofereça riscos à saúde humana, como a presença de microorganismos que podem causar efeitos adversos através da ingestão oral.

Neste trabalho, o objetivo principal foi avaliar a qualidade da água em uma unidade acadêmica de uma instituição de ensino, de acordo com o processo de análise dos padrões de potabilidade - seguindo os parâmetros da Portaria 518 - e as conclusões obtidas a partir da observação de gráficos.

Metodologia

Nesse estudo, foram coletadas amostras de sete bebedouros da unidade acadêmica de ensino - entre o período de 27 de fevereiro a 03 de março de 2012 - sendo citados a seguir: bebedouro 1, bebedouro 2, bebedouro 3, bebedouro 4, bebedouro 5, bebedouro 6 e o bebedouro 7.

(2)

garrafas de plástico. Na sequência, identificadas, datadas e armazenadas em um refrigerador localizado no laboratório onde foram feitas análises físico-químicas.

A determinação do pH foi realizada pelo método Eletrométrico, utilizando um phmetro com escala para leitura de diferença de potencial, ou pH de 0 a 14. A determinação da turbidez foi obtida através de um aparelho denominado turbidímetro, onde além da presença das partículas grosseiras que sedimentam rapidamente, vidraria, bolhas de ar e efeitos de vibrações contribuem para a obtenção de resultados falsos. O método Colorimétrico, que utiliza um equipamento denominado espectrofotômetro, determinou a quantidade tanto de nitrito, como de nitrato presentes nas amostras. Para definir a quantidade de oxigênio dissolvido na água foi utilizado o método Oxímetro. Na determinação da amônia foi utilizado um destilador de nitrogênio.A determinação da cor foi efetuada pelo método Colorimétrico. As durezas totais das amostras foram determinadas utilizando o método Compleximétrico do EDTA.

As metodologias analíticas para a determinação dos parâmetros físico-químicos atenderam às especificações das normas nacionais, como a edição mais recente da publicação Standard Methods [2].

Resultados e discussões

Para demonstrar o qualitativo dos dados, através das amostras dos sete bebedouros, foram criados gráficos para cada parâmetro que envolve o padrão de potabilidade da água - com o seu valor mínimo e máximo permitido (de acordo com a Portaria 518 do Ministério da Saúde) - entre o período de 27 de fevereiro a 03 de março de 2012.

A Figura 1 apresenta os valores da turbidez para as amostras analisadas.

Os resultados obtidos apresentaram para a turbidez valores entre 8,08 NTU e 18,8 NTU (Figura 1), sendo estes superiores aos da Portaria 518, tendo em vista que o valor máximo permitido é de 5 NTU. Apesar dos valores obtidos, não se pode concluir somente com a turbidez que a água em análise ocasiona risco à saúde.

Figura 1 – Valores obtidos da turbidez encontrada nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido.

A Figura 2 apresenta os valores da cor aparente para as amostras analisadas. Segundo a Portaria 518, a cor da água deve ter no máximo 15 UC. Nas amostras foram encontrados valores que variam entre 5,9 UC e 18,3 UC (Figura 2). Mesmo com esses números, não se recomenda conclusões de potabilidade, pois se deve também analisar outros parâmetros físico-químicos e biológicos.

A Figura 3 apresenta os valores do pH para as amostras analisadas. O padrão de pH aceito pela portaria de potabilidade está em torno de 6 a 9,5. Todas as amostras se apresentaram ácidas, sendo a maioria inferior a 5,0 (Figura 3). Apesar dessa constatação

0 5 10 15 20 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 Tu rb id e z Amostras Turbidez VMP

(3)

devemos ter cautela ao afirmarmos que a água está imprópria para o consumo, pois somente o pH da água pode ser insuficiente para tal rótulo.

Vale ressaltar que uma água alcalina, ou seja, com teor levemente básico, auxilia na oxigenação das células, já que nosso corpo sempre tende a manter em condições básicas [3]. Uma água com pH inferior a 3,0 tende a ser prejudicial ao homem, como a destruição do esmalte do dente. E causa ainda a corrosão e incrustação das tubulações que a transportam. Estes danos também são causados pelo pH superior a 9,5.

Figura 2 – Valores obtidos da cor aparente encontrada nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido.

Figura 3 – Valores obtidos do pH encontrado nas amostras coletadas em relação ao valor mínimo e máximo permitido.

A Figura 4 apresenta os valores do oxigênio dissolvido para as amostras analisadas.O oxigênio dissolvido pode regular o pH da água, tornando-a mais básica e evitando corrosão de tubulações. Este tem sua origem na fotossíntese de algas e na diferença de pressões parciais entre a atmosfera e o meio aquático. A função principal do oxigênio dissolvido é manter a vida aquática e promover, através da DBO (demanda bioquímica de oxigênio), a degradação de matérias orgânicas biodegradáveis, mantendo o equilíbrio nas águas naturais [4].

A Figura 5 apresenta os valores de nitrato para as amostras analisadas. O nitrato, comumente encontrado em águas, é a forma mais oxidada do nitrogênio [5]. De difícil medição, seu valor máximo permitido em água potável é de 10 mg/L, apesar de que em maior quantidade seus malefícios são, aparentemente, pequenos [6]. Nas análises realizadas as quantidades estiveram entre 2,189 e 2,955 mg/L, ou seja, de acordo com a Portaria 518 (Figura 5). 0 5 10 15 20 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 Co r A p ar e n te ( UC) Amostras

Cor aparente (UC) VMP 0 2 4 6 8 10 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 p H Amostras ph Max Mín

(4)

Figura 4 – Valores obtidos de oxigênio dissolvido encontrado nas amostras coletadas em relação ao valor mínimo permitido.

Figura 5 – Valores obtidos do nitrato encontrado nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido. A Figura 6 apresenta os valores de nitrito para as amostras analisadas. O nitrito é a fase intermediária do ciclo do nitrogênio, apontando contaminação recente da água [5]. Pela Portaria 518, o valor máximo permitido desse composto é 1 mg/L. Com as análises das amostras - e a partir dos cálculos na curva - não se detectou nitrito (Figura 6), ou seja, esta água atende os padrões e elimina riscos na saúde da população consumidora.

A Figura 7 apresenta os valores de amônia para as amostras analisadas. A água que contém amônia apresenta baixa quantidade de oxigênio dissolvido, elevado pH e caráter corrosivo, tornando-se um risco a saúde dos que a ingerem. De acordo com a Portaria 518, 1,5 mg/L de amônia é o padrão aceito para consumo humano. Nos resultados das análises não foi detectado nenhum vestígio desse composto (Figura 7).

A Figura 8 apresenta os valores de dureza para as amostras analisadas. São admitidos valores relativamente altos de dureza, já que a presença destes sais não tem significado sanitário. Na Portaria 518, o valor máximo permitido de dureza é 500 mg/L. Nas análises, os valores entre 12 e 16 mg/L estão dentro do valor permitido, classificando a água como mole (Figura 8).

Figura 6 – Valores obtidos de nitrito encontrado nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido. 0 2 4 6 8 10 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 Oxi ge n io D issol vi d o (m g/ L) Amostras Oxigenio Dissolvido VMP 0 2 4 6 8 10 12 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 N itr ato (m g/ L) Amostras Nitrato VMP 0 0,5 1 1,5 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 N itr ito (m g/ L) Amostras Nitrito VMP

(5)

Figura 7 – Valores obtidos de amônia encontrada nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido.

Figura 8 – Valores obtidos da dureza encontrada nas amostras coletadas em relação ao valor máximo permitido.

Conclusões

Apesar da obtenção de índices que ultrapassam os valores permitidos - como os parâmetros analisados nas amostras para a determinação da cor aparente, turbidez e o pH - ainda que com esses valores obtidos, não é indicado atingir as conclusões de potabilidade, pois é necessário também analisar outros parâmetros físico-químicos, principalmente microbiológicos para definir a qualidade da água analisada.

Referências

[1] CAPOBIANCO, João Paulo Ribeiro. IMPORTÂNCIA DA ÁGUA. Disponível

em:<http://www.mundovestibular.com.br/arti cles/569/1/IMPORTANCIA DAAGUA/

Paacutegina1.html.>Acesso em: 01 março - 2012.

[2] Central do aprendiz. Potencial hidrogeniônico. Disponível

em:<http://www.centraldoaprendiz.com.br/agua_alcalina.html>. Acesso em: 06 maio - 2011.

[3] Mundo do químico. Oxigênio dissolvido.Disponível em:

<http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/ oxigenio_dissolvido.html>. Acesso em: 04 março - 2012.

[4] A Saúde da Água. Nitrito. Nitrato. Disponível em:

<http://www.micronal.com.br/artigostecnicos/ saude_agua.htm> Acesso em: 03 março - 2012.

[5] Manual de Análises Físicas e Químicas. Nitrato. Disponível

em:<http://www.hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/Cister nas/Cisternas Qualidade/-Anlises.doc > Acesso em: 03 março - 2012.

0 0,5 1 1,5 2 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 A m ô n ia ( m g/ L) Amostras Amônia VMP 0 200 400 600 B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 D u re za ( m g/ L) Amostras Dureza VMP

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são