• Nenhum resultado encontrado

MAPA ESTATÍSTICO DA CA- FEICULTURA BRASILEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAPA ESTATÍSTICO DA CA- FEICULTURA BRASILEIRA"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

MAPA ESTATÍSTICO DA

CA-FEICULTURA BRASILEIRA

POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO

Coffee Statistic Map

By mesoregion and city

(2)
(3)

APRESENTAÇÃO

Visando contribuir com o debate sempre candente sobre a questão do volume da safra brasileira, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil traz à luz um conjunto de dados aos quais a comunidade cafeeira não tem prestado a merecida atenção. São números produzidos por empresa pública tradicional, de idoneidade e competência reconhecidas inter-nacionalmente, que recentemente foram ajustados à linguagem do mercado, ou seja, fornecidos em café beneficiado (até 2001 eram em café em coco) e incluídos em banco de dados interativo, permitindo combinações estatísticas.

Lembremos que, a partir de 2008, os dados de produção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (cujos números trazemos aqui em caráter inédito) serão unificados com os da Companhia Nacional de Abastecimento, o que irá conferir ao IBGE uma maior projeção mundial.

As estatísticas relativas à produção, ao consumo interno e à exportação de café do Brasil são essenciais para se formar uma idéia geral sobre as perspectivas de um mercado dominado por variáveis tão imprevisíveis, como câmbio, cotação em bolsas e posição de fundos especulativos. Neste ponto, o Brasil é, seguramente, o país produtor que exibe, entre todos, o patrimônio

estatístico mais detalhado e dinâmico, injetando confiança e estabilidade num negócio caracterizado pela alta volatilidade. Os números de exportação, por exemplo, são fornecidos men-salmente pelo Cecafé, com o resultado completo do mês sendo divulgado ainda na primeira semana do mês seguinte.

Entretanto, nem sempre a riqueza estatística brasileira é conhecida por todos, sendo necessário que o setor privado ajude a divulgar o trabalho feito por milhares de pesquisadores do setor público. Este é o objetivo do Cecafé, ao publicar este Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira, que traz números de produção, área plantada e produti-vidade em todas as regiões e municípios cafeeiros do país.

Este trabalho será uma importante ferramenta para todos que trabalham com o setor cafeeiro e ampliará o grau de conhecimento sobre uma atividade que gera milhões de empregos, provendo renda e dignidade para centenas de regiões geográficas brasileiras.

(4)

Conselho de Exportadores de Café do Brasil Conselho Deliberativo

Presidente: João Antônio Lian Vice-Presidente: Jorge Esteve Jorge Diretoria

Diretor Geral: Guilherme Braga Abreu Pires Filho Secretário: João Carlos Hopp Junior

Conselho Fiscal Luiz Otávio Araripe Urs Walter Wegman José Carlos da Fonseca

Av.Nove de Julho, 4865 - Torre A -cj.61 - Chác.Itaim - São Paulo - SP CEP: 01407-200 - Tel: (11) 3079-3755 Fax: (11) 3167-4060

cecafe@cecafe.com.br - www.cecafe.com.br Projeto Gráfico e Capa:

Oficina de Comunicação e Marketing Ltda Pesquisa e organização:

(5)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), principal órgão recenseador da realidade econômica e social do país, é responsável pelo levantamento mensal da produção de café e pela estimativa anual da produção de café por município e mesorregião. A mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Foi criada pelo IBGE para ser utilizada com fins estatísticos e não constitui, portanto, uma entidade política ou administrativa.

O IBGE possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação, composta por 27 unidades estaduais; 27 setores de documentação e disseminação de informações; 27 supervisões de base territorial; e 533 Agências de Coleta de dados nos principais municípios. O orçamento do IBGE é da ordem de R$ 800 milhões. Possui 7,5 mil téc-nicos e pesquisadores contratados e, em média, outros 2 mil temporários.

Para realizar a pesquisa da produção cafeeira por município, é utilizado um único modelo de questionário. Para cada município, o técnico responsável deve preencher uma descrição de seis blocos, contendo as informações necessárias. De modo geral, as estimativas feitas pelos agentes resultam de contatos que os mesmos mantém com técnicos do setor agrícola, com grandes produtores, e, ainda, do próprio con-hecimento que o agente possui sobre as atividades agrícolas dos municípios ou região onde atua.

Para os produtos agrícolas comuns à Produção Agrícola Municipal (PAM) e ao Levan-tamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), como é o caso do café, o agente responsável pela coleta utiliza as informações levantadas mensalmente durante todo o ciclo da cultura, visando a balizar e a

definir os dados a serem registrados no questionário da PAM. A integração das duas pesquisas a partir de 1974 veio melhorar consideravelmente a qualidade dos dados.

Todas as pesquisas do IBGE são divulga-das ao público através de seu site. A ini-ciativa do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Cecafé, consiste em organizar e ilustrar os dados fornecidos pelo instituto, de maneira a torná-los mais compreensíveis e interessantes.

(6)

MAPA DAS MESORREGIÕES CAFEEIRAS DO BRASIL PÁGINA 7

PRODUÇÃO BRASILEIRA POR ESTADO PÁGINA 8

HISTÓRICO DA ÁREA PLANTADA CAFEEIRA DESDE 1990 A 2006 PÁGINA 9

PRODUÇÃO BRASILEIRA POR MESORREGIÃO PÁGINA 10 A 11

MAPA DAS MESORREGIÕES CAFEEIRAS DE MINAS GERAIS PÁGINA 12

PRODUÇÃO DE MG POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 13 A 16

MAPA DAS MESORREGIÕES CAFEEIRAS DO ESPÍRITO SANTO PÁGINA 17

PRODUÇÃO DO ES POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 18 A 19

MAPA DAS MESORREGIÕES CAFEEIRAS DE SÃO PAULO PÁGINA 20

PRODUÇÃO DE SP POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 21

PRODUÇÃO DA BAHIA POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 22

PRODUÇÃO DO PARANÁ POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 23

PRODUÇÃO DE RONDÔNIA POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 24

PRODUÇÃO DE GOIÁS POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 25

PRODUÇÃO DO RIO DE JANEIRO POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 25

PRODUÇÃO DE PARÁ POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO PÁGINA 26

(7)

Sul/Sudoeste de MG Sul Goiano Triângulo Mineiro / Alto Paranaíba Zona da Mata de MG Centro Sul Baiano

MESORREGIÕES CAFEEIRAS DO BRASIL

80.000 170.000 171.000 330.000 331.000 660.000 661.000 1.000.000 1.000.001 1.300.000 1.300.001 1.600.000 1.600.001 3.300.000 3.300.001 10.000.000 Sul Baiano Litoral Norte ES Jequitinhonha MG Centro Norte Baiano Extremo Oeste Baiano Norte de MG Norte Pioneiro Paranense Norte Central Paranense Leste Rondoniense Norte Mato grossense Sul Amazonense Sudoeste Paraense

Graduação por sacas de 60 kg de café beneficiado,

conforme tabela abaixo /

Color Graduation by 60 kg bags

(8)

Existem 16 estados brasileiros com produção de café, dentre os quais os 6 maiores respondem por 97% do total: Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Rondônia, por ordem de importância. Somente Minas Gerais respondeu, em 2006, por 51% da produção brasileira de café.

(9)

9

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

Área cafeeira plantada, em hect-ares

1990 a 2006

Observem que a área cafeeira caiu nos últimos 17 anos. A área de Minas Gerais caiu expressivamente de 1990 a 1996, mas voltou a crescer nos anos seguintes. Em São Paulo, Paraná e no Centro-Oeste, houve declínio acentuado da área cafeeira. A produção, todavia, cresceu, em função do aumento da densidade das plantações.

(10)

As três principais mesorregiões cafeeiras do país estão no estado de Minas Gerais. Sul/ Sudoeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata produzem apenas arábica, respondendo por metade da produção nacional da variedade. O Sul do Espírito Santo também é importante produtor de arábica.

O Robusta brasileiro

(conillon) está concentrado nas mesoregiões capixabas Litoral Norte, Noroeste e Central, responsáveis por mais de dois terços da produção nacional de robusta.Outra importante mesoregião produtora de conillon é o Leste Rondoniense.

(11)

11

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

(12)

Graduação por sacas de 60 kg de café beneficiado,

conforme tabela abaixo /

Color Graduation by 60 kg bags

Zona da Mata Vale do Rio Doce Triâgulo Mineiro / Alto Paranaíba Sul/Sudoeste de MG

Campo das Ver-tentes Oeste de MG Central Mineira Noroeste de MG Norte de MG Jequitinhonha Vale do Mucuri Metropolitana de Belo Horizonte

MINAS GERAIS

Mesorregiões

Mesoregions

(13)

13

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

As três principais mesorregiões cafeeiras do país estão no estado de Minas Gerais. Sul/Sudoeste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata produzem apenas arábica, respondendo por metade da produção nacional da variedade. O Sul do Espírito Santo também é importante produtor de arábica.

(14)

A produção de Minas Gerais em 2006, estimada em 22,08 milhões de sacas pelo IBGE, correspondeu a 51,5% da produção brasileira. Se Minas fosse um país seria o primeiro do mundo em produção de café.

(15)

15

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

Minas Gerais tem uma extensão territorial de 586.528 km², equivalente à da França, o segundo mais populoso do Brasil, com pouco mais de 19 milhões de habitantes. A capital, Belo Horizonte, reúne 5 milhões de habitantes em sua região metropolitana.

(16)

Minas Gerais tem 400 cidades com produção acima de 1.000 sacas. O estado possui um total de 853 municípios e 12 mesorregiões e produz somente café arábica.

(17)

17

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

Mesorregiões

Litoral Norte Espírito-Santense Central Espírito-Santense Sul Espírito-San-tense Noroeste Espírito-Santense

ESPÍRITO SANTO

Graduação por sacas de 60 kg de café

benefi-ciado, conforme tabela abaixo

(18)
(19)

19

Mapa Estatístico da Cafeicultura Brasileira • IBGE

O Espírito Santo produziu 9,19 milhões de sacas em 2006, segundo o IBGE, o que correspondeu a 21,4% da produção brasileira. O estado é o maior produtor nacional de café conillon. Em 2006, o ES produziu cerca de 6,88 milhões de sacas de conillon, 72% do total brasileiro, de 9,49 milhões de sacas.

(20)

Mesorregiões

SÃO PAULO

Litoral Sul Paulista

Metropolitana São Paulo Vale do Paraíba Paulista Macro Metropoli-tana Paulista Ribeirão Preto

São José do Rio Preto Araçatuba Campinas Itapetininga Assis Bauru Presidente Pru-dente Araraquara

Graduação por sacas de 60 kg de café

benefi-ciado, conforme tabela abaixo

(21)

21

(22)
(23)

23

(24)
(25)

25

(26)
(27)
(28)

Referências

Documentos relacionados

Caso o Governo Estadual não mude o relacionamento e o tratamento da situação com os militares, a tendência é que ocorra uma greve por parte dos PM’s e Bombeiros do Estado, o

Ademais a metodologia lúdica propicia, não somente a interação do aluno com o caráter lúdico, mas também um interação positiva do professor e aluno, pois o professor é de suma

2003010098580 o ensino de geometria usando fontes históricas: Um estudo da De Divina Proportione ENSINO DE MATEMATICA REGULAR 01544664338 contribuições da teoria da

QUANTA Lite TM PBC Screen IgG/IgA ELISA é um ensaio imunossorbente com enzimas ligadas (ELISA) para a detecção semi-quantitativa de anticorpos mitocondriais, anticorpos gp210,

A equipe do programa Universidade Solidária (Unisol) no Raso da Catarina, uma das regiões mais pobres e secas do sertão nordestino levou a história do Hip Hop e as técnica do

– básico da linguagem assembly MIPS e código de máquina – Nós construiremos um processador para executar

f) A imposição de obrigações regulatórias mais sensíveis, como a obrigação de controlo de preços, em especial com metodologias de orientação dos preços para os custos, só

Atividades Não Permitidas: Outras Atividades Relacionadas à Saúde Humana (grupo); Assistência à Saúde > Consulta Ambulatorial; Assistência à Saúde >