• Nenhum resultado encontrado

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006

M

MIINNIICCUURRSSOO:: “Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D”.

Introdução

Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar objetos vértice por vértice. Este material foi adaptado do tutorial “Conhecendo o Blender - Parte III” disponível em www.blender.com.br .

Construindo o logo

Inicie o Blender, apague o quadrado selecionado (pressionando [X] e [ENTER]) e mude para a visão frontal, pressionando [1] no teclado numérico (com o NumLock ligado).

Para fazermos esse logo animado, vamos usar layers para organizar melhor o trabalho, separando o logo das luzes e da câmera. Os layers no Blender vão de 1 a 20, e seus botões de acesso ficam no inicio do rodapé da janela 3D. Vamos deixar a câmera da cena no layer 1 (que é o layer selecionado quando se inicia o Blender) e vamos trabalhar agora no layer 2. Para fazer isso, simplesmente pressione a tecla [2] ou então clique ([BOT. ESQ. DO MOUSE]) sobre o botão do layer correspondente, na figura mostrada.

(2)

Depois disso, adicione um novo plano à cena. Para fazer isso, pressione [BARRA DE ESPAÇOS] e escolha Add -> Mesh -> Plane no menu.

Selecione apenas o vértice superior direito do plano clicando com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele e apague-o, pressionando [X] e escolhendo a opção "Vertices" no menu que aparece. Em seguida, selecione o vértice superior esquerdo e mova-o para uma posição que fique ao centro e acima dos dois vértices de baixo, formando uma figura triangular. Para fazer isso, selecione o vértice clicando com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele e mova-o usando a tecla [G].

Depois disso, ainda com o vértice superior selecionado, selecione também o vértice inferior direito (pressione [SHIFT] e [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre o vértice inferior direito) e pressione a tecla [F] para criar uma aresta ligando o vértice superior e o inferior direito. Com isso, temos um triângulo formado por três vértices, três arestas, mas esse triângulo não possui nenhuma face. Você pode ver isso pressionando a tecla [Z] para entrar no modo shading. Para fazer a face do triângulo, selecione todos os vértices (pressionando a tecla [A] uma ou duas vezes, até que todos os vértices estejam amarelos). Com todos os vértices selecionados, pressione a tecla [F]. E então, se você ainda estiver no modo shading, verá aparecer a face do triângulo. Em seguida pressione [Z] para sair do modo shading, e [TAB] para sair do modo de edição.

(3)

Depois, posicione o cursor 3D em algum lugar abaixo do triângulo, pressione [BARRA DE ESPAÇOS] e escolha as opções Add -> Text no menu. Então, apague a palavra "Text", escreva "BOX" no lugar e pressione [TAB] para sair do modo de edição. Usando as operações de movimentação (tecla [G]) e escala (tecla [S]), coloque a palavra "BOX" logo abaixo do triângulo e verticalmente alinhada com as suas extremidades.

Em seguida, posicione o cursor 3D em algum lugar abaixo do texto "BOX" e adicione outro plano (pressione [BARRA DE ESPAÇOS], e depois selecione Add -> Mesh --> Plane). Posicione o novo quadrado (ainda no modo de edição) logo abaixo do texto "BOX", alinhado verticalmente. A seguir, selecione os dois vértices de baixo do quadrado, e leve-os para cima, até ficarem perto dos dois vértices de cima. Finalizando este processo, pressione a tecla [TAB] para sair do modo de edição.

Depois, posicione o cursor 3D abaixo do novo plano, pressione [BARRA DE ESPAÇOS] e escolha as opções Add -> Text no menu.

Apague o texto "Text" e digite "VEM PRA BOX VOCE TAMBEM" (sem acentuar). Em seguida, saia do modo de edição (pressionando [TAB]) e usando as teclas [S] (escala) e [G] (translação), posicione o novo texto logo abaixo do último plano adicionado, alinhado verticalmente.

Preparando o logo para a animação

Selecione o texto BOX (clique com o [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele), pressione a combinação de teclas [ALT]-[C]. Um menu de conversão de fonts aparecerá na tela ("Convert font to"). Escolha a opção "Curve" do menu. Em

(4)

seguida, pressione [ALT]-[C] novamente, e um novo menu aparecerá ("Convert Curve to"). Escolha a opção "Mesh". Com isso, convertemos o texto para malha. Você pode ver a diferença entrando e saindo do modo de edição (tecla [TAB]). Selecione o texto "VEM PRA BOX VOCE TAMBEM" e repita o mesmo procedimento (convertendo para curva e depois para malha).

Diminua o zoom, de forma que você possa observar simultaneamente todos os objetos da cena. Usando "box select", selecione todos os objetos. Para fazer isso, pressione a tecla [B], posicione o cursor do mouse à esquerda e acima de todos os objetos, clique com o [BOT. ESQ. DO MOUSE], deixe clicado, e arraste o mouse até um lugar à direita e abaixo dos objetos. Depois, pressione o [BOT. ESQ. DO MOUSE] novamente. Todos os objetos que você criou, deverão estar cor-de-rosa (selecionados).

Agora, pressione [CTRL]-[J] e uma caixa de confirmação aparecerá na tela perguntando "Join Selected Meshes?". Clique nesta opção para confirmar. Fazendo isso, você estará juntando todos os elementos criados em uma única malha. Isso é necessário para facilitar a operação de extrusão que vamos fazer a seguir.

Pressione a tecla [TAB] para entrar no modo de edição. A seguir, pressione [3] no teclado numérico (com o NumLock ligado) para selecionar a visão lateral. Pressione a tecla [A] para selecionar todos os vértices (todos os vértices deverão aparecer como pontinhos amarelos). Agora vamos fazer uma

operação normal de extrusão, pressione a tecla [E] e escolha "Extrude" na caixa de confirmação que aparecerá no video. Mova o mouse alguns milímetros para a direita e clique com o [BOT. ESQ. DO MOUSE]. Depois saia do modo de edição pressionando a tecla [TAB] e volte para a visão frontal, pressionando [1] no teclado numérico (com o NumLock ligado). Agora, todos os objetos possuem também profundidade, além da largura e da altura.

(5)

Agora acesse os botões de material na janela de botões pressionando [F5], e crie um material para o logo, sugerimos um material vermelho.

O próximo passo é fazer a animação desses elementos. As letras e polígonos deverão sair "voando" pelo espaço 3D e se juntar para formar o logo. Para fazer isso, teremos que separar os objetos de forma que cada letra ou polígono se torne um objeto (malha) separado.

Volte ao modo de edição pressionando [TAB] e selecione o triângulo do logo com o recurso "box select". Para fazer isso, pressione [B], posicione o cursor do mouse acima e à esquerda do triângulo e pressione então o [BOT. ESQ. DO MOUSE] (e mantenha pressionado). Você verá que apareceu a caixa de seleção. Mova agora o cursor até a parte abaixo e à direita do triângulo, de forma que a caixa de seleção englobe todos os vértices do triângulo do logo, e solte o [BOT. ESQ. DO MOUSE] em seguida. Feito isso, os três vértices que formam o triângulo, deverão estar selecionados (em amarelo). Agora pressione a tecla [P] e escolha "Separate" na caixa de confirmação que aparecerá na tela (ou simplesmente pressione [ENTER]). Agora o triângulo está separado dos outros polígonos que ainda formam o logo, formando um objeto único.

Apesar das letras "B", "O" e "X" estarem visualmente separadas, elas fazem parte do mesmo objeto, sendo uma única malha. Para separar a palavra, de forma que cada letra se torne um objeto separado, repita o procedimento feito com o triângulo: Posicione o cursor do mouse à direita e acima da letra "B", pressione a tecla [B] para iniciar a Box Select (seleção em caixa). Você verá que apareceu uma linha horizontal e uma linha vertical na tela, que se movem conforme o movimento do mouse. Mantenha o mouse acima e à direita da letra "B”, clique com o [BOT. ESQ. DO MOUSE], deixe o botão clicado, arraste o mouse até o canto inferior esquerdo da letra "B" e clique novamente com o [BOT. ESQ. DO MOUSE]. Fazendo isso, selecionamos todos os vértices da letra "B". Agora pressione a tecla [P] e confirme clicando em "Separate" no menu que irá aparecer (ou simplesmente pressione [ENTER]). Fazendo isso, separamos a letra "B" do resto do objeto. Agora faça o mesmo com as letras "O", "X" e com o pequeno

(6)

retângulo abaixo da palavra "BOX". Atenção! Não faça o procedimento de separação com a frase "VEM PRA BOX VOCÊ TAMBÉM" abaixo do retângulo. Quando terminar, pressione [TAB] para sair do modo de edição.

Agora vamos ajustar os centros de cada objeto antes de fazer a animação. Para fazer isso, pressione [F9] para acessar os botões de edição, na janela de botões. Depois selecione o triângulo do logo (pressionando [BOT. DIR. DO MOUSE] sobre ele) e clique no botão "Centre New" que está na janela de botões. Você verá que o centro do objeto foi recalculado e posicionado realmente onde deveria estar. Faça essa mesma operação (selecionar o objeto e clicar em "Centre New") para a o restante dos objetos do logo (as letras "B", "O", "X", o retângulo embaixo e a frase do logo).

Animando o logo

Agora vamos ajustar o comprimento da animação, que por padrão é medido em frames ("quadros"). Acesse os botões de exibição, na janela de botões (pressione [F10]) e altere o valor do botão "End" passando de 250 para 100. Para fazer isso, apenas tecle [SHIFT], mantenha-a pressionada, e clique com o [BOT. ESQ. DO MOUSE] sobre o botão. Então apague o "250", digite "100" e pressione [ENTER].

O botão mais à direita do cabeçalho da janela de botões é o botão que aponta o frame atual. Mova-o para o frame nro 100. Para fazer isso, use a mesma técnica usada para alterar o valor do botão "End" ([SHIFT]-[BOT. ESQ. DO MOUSE], apague o número que estiver, digite "100" e pressione [ENTER]).

Para especificar a posição dos objetos na animação, vamos usar chaves. Chave é um recurso que tem em todos os softwares de animação 3D, onde o usuário simplesmente especifica a chave (posição) inicial e a chave (posição) final, e então o computador calcula a posição do objeto em cada frame dentro da animação. Vamos ver na prática:

(7)

Lembre-se que estamos no frame 100, e que este é o último frame da animação. Selecione o triângulo e pressione a tecla [I], e o menu "Insert Key" aparecerá. Selecione a opção "LocRot", pois para este exemplo, só desejamos armazenar os valores de Local e Rotação do objeto. Repita esse procedimento (selecionar o objeto, pressionar [I] e escolher "LocRot") para todos os outros objetos, com exceção da frase "VEM PRA BOX VOCÊ TAMBÉM".

Depois volte ao frame 1 (usando o botão mais à direita do cabeçalho da janela de botões), mova e rotacione todos os objetos (com excessão da frase abaixo do retângulo) aleatoriamente para fora do logo, de forma que a cena fique bem bagunçada. Depois disso, selecione cada um dos objetos (com exceção da frase) e insira novamente uma chave

(selecione o objeto, pressione [I] e selecione "LocRot"). Para ter um preview da animação, basta pressionar [ALT]-[A] (depois pressione [ESC] para parar o preview).

Agora selecione a frase "VEM PRA BOX VOCÊ TAMBÉM" e crie um novo material para ela. Selecione qualquer cor diferente do vermelho. Vá até o frame 100 (usando último botão do cabeçalho da janela de botões), certifique-se de que você esteja vendo a janela de botões de materiais ([F5]), posicione o cursor do mouse em qualquer lugar da janela de botões e pressione [I] para inserir uma chave (note que quando se pressione [I] na janela 3D aparecem opções diferentes das que aparecem ao se pressionar [I] na janela de botões). Escolha "Alpha" na caixa de confirmação. Volte ao frame 1, mova o botão "Alpha" de material para 0, pressione [I] novamente (com o mouse em qualquer lugar da janela de botões) e escolha "Alpha". Fazendo isso, o valor Alpha (transparência) desse material vai estar em 0 no inicio da animação, e vai estar em 1 no final da mesma.

Volte ao layer 1 (pressionando a tecla [1] do tecla alfanumérico ou clicando sobre o botão correspondente nos controles de layers mostrados no início deste documento) e adicione algumas luzes. Depois disso, visualize os layers 1 e 2 ao mesmo tempo. Para fazer isso, basta manter a tecla [SHIFT] pressionada e

(8)

pressionar a tecla [2] do teclado alfanumérico (ou manter a tecla [SHIFT] pressionada e clicar como [BOT. ESQ. DO MOUSE] sobre o botão do layer 2, mostrado no inicio deste documento).

Agora acesse os botões de exibição na janela de botões (pressionando [F10]) e clique em "AVI raw" para que a sua animação seja gravada em arquivo AVI sem compressão. Depois disso, pressione o botão ANIM e espere o Blender renderizar todos os quadros. Terminada a renderização, basta pressionar play para ver o resultado, ou então procurar o arquivo .AVI que deve estar dentro do diretório "render" no seu HD e visualizá-lo com o player que você está acostumado.

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Vd. A autora atenta ainda que a contratação articulada pode servir para ―facilitar aos empregadores a fuga à aplicação de CCT sectoriais através do recurso a acordos de

In this quantitative, cross-sectional study we analyse the relationship between family socioeconomic status SES and students’ adaptation to school life, as expressed through

ACC CB#36 = American College of Cardiology Conferencia de Bethesda; ESC = Sociedade Europeia de Cardiologia; CMD = cardiomiopatia dilatada; CMV = cardiomiopatia hipertrófica; CAVD

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

resident male in presence of another male; IF) aggressive calls emitted in response to.. playback of