• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF

EDITAL Nº 01/2014 – Centro de Ciências-UFJF

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna público o presente edital de seleção de professoras e professores para o curso de formação continuada Novos Caminhos para o Ensino de Ciências, no âmbito do Programa Novos Talentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Visa o preenchimento de 7 (sete) vagas, para a participação no curso que terá a duração de 100 (cem) horas, incluindo atividades presenciais e não presenciais, distribuídas em 10 (dez) meses, com início em 10 (dez) de março de 2014 e término em 10 (dez) de dezembro de 2014.

1. DA ATUAÇÃO E VAGAS

1.1 O professor cursista deverá ter disponibilidade de no mínimo 3 (três) horas semanais para desenvolver as atividades do curso, sem prejuízo de suas atribuições docentes.

1.2 Serão oferecidas 7 (sete) vagas para professores de Ciências da rede pública, atuantes no segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

2. DAS CONDIÇÕES E DOCUMENTAÇÃO EXIGIDAS 2.1 Das condições necessárias para a inscrição

2.1.1 Possuir licenciatura em Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Física ou Química.

2.1.2 Ser professora ou professor da rede pública de ensino e ministrar a disciplina Ciências Naturais no segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

2.2 Da documentação exigida para a inscrição

A candidata ou candidato deverá preencher formulário próprio de inscrição, conforme modelo do Anexo I, seguido de originais ou fotocópias simples e legíveis (frente e verso) dos seguintes documentos:

2.2.1 Para comprovação do item 2.1.1, cópia do diploma.

2.2.2 Para comprovação do item 2.1.2, contracheques ou declaração que comprove o vínculo, assinada por responsável do setor da instituição pública, com data de vigência do vínculo.

2.2.3 Documento de identidade e CPF.

2.2.4 Motivação justificando o interesse pela participação no curso, integrante do formulário de inscrição (Anexo I). 2.2.5 Curriculum vitae em uma via, conforme modelo fornecido junto ao formulário de inscrição.

2.2.6 Comprovantes de todas as demais atividades descritas no curriculum vitae, passíveis de pontuação de acordo com o Quadro I (item 3), organizados na sequência do curriculum vitae.

2.3 Tornar-se-ão sem nenhum efeito as atividades que constem do curriculum vitae e que não forem devidamente comprovadas. Não serão também aceitas inscrições que venham com curriculum vitae diverso daquele indicado no item 2.2.5.

2.4 Será de total responsabilidade da candidata ou do candidato a veracidade de todas as informações constantes no formulário de inscrição e no curriculum vitae, além de também ser de sua total responsabilidade a apresentação de toda a documentação exigida neste Edital.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 O julgamento das inscrições será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por três membros.

3.2 O processo de seleção consistirá, na primeira etapa, da análise dos documentos e do curriculum vitae comprovado; na segunda etapa, da entrevista. Para a análise curricular será atribuída uma nota de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, de acordo com os critérios descritos no Quadro I. A entrevista terá o valor de até 50 (cinquenta) pontos adicionais à análise curricular.

Quadro I – Critérios de Seleção da Análise Curricular

I – Formação Acadêmica em nível de

pós-graduação

(máximo de 20 pontos) (limitado a dois cursos

em cada nível)

Pós-graduações lato sensu (especializações, MBAs)

(máximo 5 pontos)

Integralizado com o trabalho de conclusão do curso (até 2,5 pontos)

Mestrados

(máximo 12 pontos)

Todas as disciplinas concluídas (até 3 pontos) ou

Com a dissertação aprovada (até 6 pontos)

Doutorados

(máximo 18 pontos)

Todas as disciplinas concluídas (até 3 pontos) ou

(2)

Com a qualificação concluída (até 6 pontos) ou

Com a tese aprovada (até 9 pontos)

II – Atuação na Educação Básica

(máximo de 40 pontos)

Até 5 (cinco) pontos por ano letivo completo ou período de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias)

III – Atuação na Educação Superior

(máximo de 10 pontos)

Até 2 (dois) pontos por ano letivo completo ou período de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias)

IV – Experiências favoráveis

(máximo de 30 pontos)

Apresentação de trabalhos em eventos científicos, publicação de artigos em periódicos, conhecimento de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), tutorias em cursos EAD, participação em projetos de ensino/pesquisa, monitorias em cursos presenciais, participação em projetos de extensão, participação em eventos científicos, supervisão no projeto PIBID, licenciando bolsista no projeto PIBID, participação em cursos de formação continuada, organização de eventos científicos, feiras de ciências e outras participações que sejam pertinentes e relevantes à área, a critério da Comissão de Seleção.

3.3 Não haverá sobreposição na contagem de tempos no que se refere à prática docente.

3.4 Certidões ou declarações comprobatórias de tempo de exercício em magistério, em qualquer nível, só serão aceitas se emitidas pelo responsável pela instituição de ensino, devidamente assinadas por este, devendo constar explicitamente as datas de início e de término do exercício.

3.5 Estarão aprovadas ou aprovados para a realização da entrevista candidatas ou candidatos correspondentes até o dobro do número de vagas oferecidas, que serão classificados em ordem de pontos da primeira, já verificada a sua disponibilidade horária. Demais candidatas ou candidatos serão considerados reprovados neste processo seletivo. 3.7 Na entrevista serão usados os seguintes critérios para a avaliação: (1) Motivação demonstrada para a atuação no curso, (2) habilidade de comunicação interpessoal, (3) disponibilidade de tempo, (4) habilidade de expressão na forma escrita, (5) outros critérios que a Comissão de Seleção julgar pertinentes.

3.8 O resultado final, a partir da avaliação realizada na entrevista, será classificatório.

3.9 Critérios de desempate: em caso de empate na pontuação, o desempate será realizado levando-se em conta os seguintes critérios, nesta ordem:

(1º) maior pontuação, na análise curricular, no critério referente à atuação na educação básica; (2º) maior nota na entrevista e

(3º) maior idade.

4. DA INSCRIÇÃO E EFETIVAÇÃO

A inscrição será realizada de 8 às 12 e de 14 às 18 horas, dos dias 3 a 17 de fevereiro de 2014. A candidata ou candidato ou procuradora ou procurador, de posse de toda a documentação exigida, deverá comparecer ao Centro de Ciências da UFJF ou a ele dirigir correspondência (Rua Visconde de Mauá, 300. Bairro Santa Helena. CEP: 36015-260 – Juiz de Fora – MG. Referência: Anexo ao Colégio de Aplicação João XXIII).

4.1 A inscrição será efetivada com a entrega de formulário próprio, em anexo (Anexo I) devidamente preenchido, dos documentos mencionados no item 2 e da comprovação do curriculum vitae, não havendo a possibilidade de qualquer pendência.

4.2 Após conferência de toda a documentação exigida, a candidata ou candidato receberá comprovante, no mesmo ato de sua inscrição.

4.3 O ato de inscrição implica no reconhecimento e na aceitação, pela candidata ou pelo candidato, de todas as condições e cláusulas previstas neste Edital.

4.4 Não serão aceitas inscrições que forem encaminhadas fora do prazo ou em locais diversos dos estabelecidos neste Edital.

4.5 Somente serão aceitas inscrições de professoras ou professores que lecionam em escolas públicas municipais ou estaduais.

(3)

CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF

5.1 O resultado da análise curricular será divulgado por afixação no Centro de Ciências da UFJF ou através do sítio Web do Centro de Ciências (http://www.ufjf.br/centrodeciencias) no dia 19 de fevereiro 2014, a partir das 17 horas. 5.2 A convocação para a entrevista, com indicação do local e horário, a ser realizada no dia 21 de fevereiro de 2014, será feita diretamente pela Comissão de Seleção através de correio eletrônico, via endereço indicado pela candidata ou candidato em seu formulário de inscrição.

5.3 O resultado final do processo seletivo será divulgado no sítio Web indicado no item 5.1 no dia 24 de fevereiro de 2014, a partir das 17 horas.

5.4 As candidatas aprovadas ou candidatos aprovados serão convocadas ou convocados segundo o número de vagas e ordem de classificação. No seu impedimento, as demais classificadas ou demais classificados serão convocadas ou convocados segundo a ordem de classificação.

5.5 Esclarecimentos podem ser obtidos diretamente na secretaria do Centro de Ciências da UFJF ou através do telefone (32) 3229-7606.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 Findo o processo de seleção, a documentação referente às candidatas classificadas ou aos candidatos classificados ficará sob posse e guarda da direção do Centro de Ciências da UFJF pelo período de duração do mesmo.

6.2 Os documentos das candidatas não classificadas ou candidatos não classificados poderão ser resgatados pelas mesmas ou pelos mesmos, na secretaria do Centro de Ciências da UFJF, em até 60 (sessenta) dias após a publicação do resultado final do processo seletivo.

6.3 A critério da direção do Centro de Ciências da UFJF, editais de retificação ou editais complementares poderão ser publicados e, a partir de sua publicação, passarão a ser parte integrante deste Edital.

6.4 Casos omissos serão julgados pela direção do Centro de Ciências, responsável por dirimir as questões relacionadas a este Edital.

6.5 A validade da seleção objeto deste Edital será de 12 (doze) meses, contados da divulgação do resultado final. 6.6 O prazo de validade poderá ser prorrogado, a critério da direção do Centro de Ciências da UFJF.

Juiz de Fora, 20 de dezembro de 2013.

Prof. Dr. Eloi Teixeira César

Diretor do Centro de Ciências da UFJF

ANEXO I – Modelo do Formulário de Inscrição

(4)

Ensino de Ciências

DADOS PESSOAIS:

Nome completo:

Identidade nº: Órgão emissor: Data emissão:

CPF nº: E-mail:

(OBRIGATÓRIO)

Escola(s) em que atua:

__________________________________________________________________________________ Ano(s) em que atua:

( ) 6º ano ( ) 7º ano ( ) 8º ano ( ) 9º ano Marque com um ‘X’.

Qual é a sua carga horária semanal em sala de aula nas escolas nas quais você

trabalha (carga horária total)? horas

Fora da carga horária acima e de outros compromissos, qual é a sua carga horária

semanal de disponibilidade para participação no curso? horas

Experiência no magistério da educação básica: anos EXPERIÊNCIA COMPROVADA? ( ) SIMPARA USO EXCLUSIVO DO PROJETO:

(5)
(6)

Anexo II – Modelo de Curriculum

CURRICULUM VITAE

(comprovado)

FORMAÇÃO ACADÊMICA: USO EXCLUSIVO DO PROJETO: COMPROVADO?

Área Instituição Período

Licenciatura Pós-graduação

lato-sensu(especializações)

Mestrado

Doutorado

ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: USO EXCLUSIVO DO PROJETO: COMPROVADO?

Escola Cidade Área Período

ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: USO EXCLUSIVO DO PROJETO: COMPROVADO?

(7)

CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF

EXPERIÊNCIAS FAVORÁVEIS: USO EXCLUSIVO DO PROJETO: COMPROVADO?

Apresentação de trabalhos em eventos científicos

,

Publicação de artigos em periódicos

Conhecimento de novas tecnologias de informação e comunicação (TDIC)

Tutorias em educação a distância

Participação em projetos de ensino/pesquisa

Monitorias presenciais

Participação em projetos de extensão

Participação em eventos científicos

(8)

Organização de eventos científicos, feiras de ciências e outros

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

A finalidade do “Documento de Arquitetura de Software - DAS” é definir um modelo arquitetural para ser aplicado ao desenvolvimento dos jogos do Desafio SEBRAE, bem como