• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES PARA A PÁGINA DA ESCOLA FRASE DE ABERTURA NOVOS TESTEMUNHOS DE EX-ALUNOS A INCLUIR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES PARA A PÁGINA DA ESCOLA FRASE DE ABERTURA NOVOS TESTEMUNHOS DE EX-ALUNOS A INCLUIR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMAÇÕES PARA A PÁGINA DA ESCOLA

FRASE DE ABERTURA

De acordo com os últimos dados disponíveis do Observatório para a inserção profissional da Universidade Nova de Lisboa, a taxa de emprego dos alunos mestres pela ENSP, um ano após a conclusão do seu programa educacional, é de 91%. Cerca de 94% dos Mestres pela ENSP voltariam a escolher o mesmo estabelecimento de ensino para realizar as suas formações e cerca de 88% voltariam a escolher o mesmo curso.

NOVOS TESTEMUNHOS DE EX-ALUNOS A INCLUIR

“O CMGS foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional na medida em que me permitiu ter uma visão mais completa e , fundamentalmente mais estruturada, daquilo que são os atuais desafios e oportunidades na Saúde. Não só me proporcionou uma visão generalista como também, através das diferentes disciplinas opcionais, tive oportunidade de aprofundar o conhecimento em áreas do meu interesse particular. Foi também um momento de grande satisfação pessoal pela heterogeneidade dos alunos, com diferentes experiências profissionais, diferentes formações e diferentes gerações. Um tempo tão exigente quanto gratificante sob o ponto de vista humano e profissional”

Óscar Ribeiro, Novartis

“O mestrado em Gestão da Saúde na ENSP marcou o início de um novo capítulo na minha vida profissional.”

A decisão de diversificação da formação prendeu-se com a minha vontade de poder ter voz activa no sector da Saúde. Por essa razão a escolha do CMGS da ENSP foi óbvia. Em primeiro lugar deveu-se à excelência do corpo docente. Este é, de facto parte integrante, e activa do panorama decisor das políticas de Saúde em Portugal. Conta com (actuais ou ex) Ministros da Saúde, Secretários de Estado da Saúde ou Directores Gerais da Saúde. Além disso conta com reputados nomes do meio académico o que proporciona uma excelente mistura de conhecimento académico e políticas de Saúde. Em segundo lugar deveu-se à reconhecida qualidade do currículo, que pela sua diversidade permite adquirir o conhecimentos e ferramentas fundamentais para analisar sistemas de Saúde no geral e conhecer aprofundadamente o nosso SNS.

Esta diversidade de personalidades e de conteúdos é, para mim, o ponto mais forte da ENSP e do CMGS, pois neste ambiente somos constantemente desafiados a novos raciocínios e perspectivas. Outro ponto muito forte é o acesso a um vasto leque de informação (oficial) para o desenvolvimento de investigação original. De todos estes ingredientes resultou, para mim, a abertura de todo um novo caminho profissional, nomeadamente com uma linha de investigação (aparentemente cada vez mais longa) que me fez continuar no doutoramento em Saúde Pública a investigação iniciada no CMGS.

Por tudo isto o CMGS mudou o rumo da minha vida pessoal e profissional. João Sarmento, Médico e Investigador

O Mestrado de Gestão de Saúde foi uma passagem muito importante da minha vida em termos de crescimento pessoal e profissional. A ENSP é uma instituição de referência ao nível do ensino e investigação em saúde em Portugal que pauta pela qualidade e exigência dos seus ciclos de

(2)

estudos, pelo reconhecimento do mérito e pela criação de oportunidades para os seus alunos em vários círculos.

Em poucas palavras: um período de investimento pessoal com elevadíssimo retorno nos anos seguintes."

Carolina Santos, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

"O CMGS permitiu-me completar a minha formação académica em Gestão numa área tão específica como é a da saúde.

No CMGS, da ENSP, encontrei um amplo leque curricular na área da saúde, desde temáticas ligadas à Epidemiologia e Direito da Saúde, a áreas Económico-Financeiras da Saúde Pública. A oferta curricular opcional do curso permitiu-me ainda complementar a formação de acordo com as minhas necessidades e explorar outras áreas de interesse.

O corpo docente experiente e de excelência, a dinâmica das aulas com exemplos atuais e a multidisciplinariedade entre os formandos (Gestores, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Saúde, Jornalistas, etc.), foram determinantes para a minha aprendizagem não só teórica como para desenvolver soft skills ao trabalhar em grupo e compreender e conhecer as experiências de diferentes pontos de vista.

O CMGS foi enriquecedor e contribuiu fortemente para o início da minha carreira profissional, no setor da saúde."

Sara Martins, Economista, Planeamento e Controlo de Gestão, Hospital dos Lusíadas

CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DA SAÚDE

Curso Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

O Curso de Mestrado em Gestão da Saúde tem como finalidades a aquisição de conhecimentos científicos e competências avançadas para o estudo e para a investigação no domínio da gestão em saúde.

1. Informações gerais

O XI Curso de Mestrado em Gestão da Saúde (CMGS) terá início a 5 de outubro de 2015 (sessão de abertura) e conclusão até 30 de Julho de 2017.

O CMGS funcionará com um número mínimo de 10 inscrições e um máximo de 45, incluindo eventuais vagas supranumerárias.

A organização, funcionamento, atividades e demais aspetos relacionados com o CMGS, encontram-se definidas no respetivo Regulamento.

A parte curricular do CMGS é de frequência obrigatória, decorrendo as unidades curriculares obrigatórias às segundas e terças-feiras entre as 16h30m e as 22h10m. As unidades curriculares opcionais, necessárias para atingir os 60 ECTS da parte curricular, terão lugar às quartas-feiras (das 14h30m às 22h10m) ou aos sábados entre as 9h30m e as 13h10m.

(3)

A bibliografia a utilizar pelos alunos encontra-se em português e inglês, pelo que é indispensável o domínio suficiente destes idiomas.

2. Candidatura, seleção e matrícula

A candidatura deverá ser realizada Online, por preenchimento de formulário próprio e questionário biográfico em suporte eletrónico. A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente e quaisquer outros elementos curriculares que o candidato entenda como relevantes serão anexados ao formulário.

Os candidatos serão selecionados por análise curricular e poderão ser submetidos a prova de seleção eliminatória (entrevista individual), por um júri constituído para o efeito.

Caso o número máximo de vagas não seja atingido durante a 1ª fase de candidatura, poderá haver uma 2ª fase de candidaturas.

Os prazos a serem atendidos nos processos de candidatura, seleção e matrícula do CMGS são os seguintes:

Resumo de datas *

FASES 1ª FASE 2ª FASE**

Candidatura 27 de maio a 05 de julho 17 de julho a 13 de setembro Seleção 6 de julho a 17 de julho 14 de setembro a 18 de

setembro

Matrícula

Até 1 de agosto e após publicação da lista de

candidatos admitidos

Até 5 de outubro e após publicação da lista de

candidatos admitidos * Não dispensa a consulta do texto acima.

** A segunda fase de candidaturas terá lugar apenas se o número total de vagas não for preenchido na primeira fase. É Coordenador do CMGS o Prof Doutor Rui Santana e Coordenador Adjunto o Prof. Doutor Julian Perelman.

Para esclarecimento de dúvidas, os Serviços Académicos da ENSP estão abertos entre as 9h30m e as 18h30m (telefone: 21 751 21 00/21; e-mail: academicos@ensp.unl.pt)

3. Plano de estudos

PLANO DE ESTUDOS

(4)

Unidades curriculares ECTS

Introdução à Saúde Pública 4

Estratégias de Acção e Planeamento em Saúde 3

Estatística 4

Epidemiologia 4

Economia da Saúde 3

Métodos Qualitativos em Investigação Social e em Saúde 3

Desenho de Projectos de Investigação 2

Gestão em Saúde 3

Total 26 Área de especialização em Gestão de Organizações de Saúde

Unidades curriculares ECTS

Gestão Estratégica 3

Gestão de Recursos 3

Gestão em Unidades Clínicas 3

Gestão da Produção 3

Direito da Saúde 3

Qualidade em Saúde 3

Financiamento e Análise Financeira 3

Total 21

Área de especialização em Gestão Clínica

Unidades curriculares ECTS

Gestão Estratégica 3

Gestão da Doença na Comunidade 3

Gestão em Unidades Clínicas 3

Gestão da Produção 3

Epidemiologia Clínica 3

Governância Clínica 3

Direito Biomédico 3

Total 21

Área de especialização em Gestão do Conhecimento em Saúde

Unidades curriculares ECTS

Gestão da Informação e do conhecimento 3

Evidência e Decisão em Saúde 3

Fontes de Informação e Estratégias de Análise 3

Ciberespaço, Internet e Saúde 3

Metas e Indicadores de Saúde: Painel de Bordo 3

Sistemas de Informação em Saúde 3

Informação e o Cidadão: Novas Abordagens 3

Total 21

NOTA AO PLANO DE ESTUDOS: Encontra-se em fase de aprovação junto da Direção Geral do Ensino Superior uma proposta de alteração ao atual plano de estudos. Esta proposta baseia-se na experiência de realização do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde e da avaliação efetuada pela A3ES, que acreditou o curso para os próximos cinco anos. Espera-se que seja aprovado e colocado em prática o novo plano curricular até ao início do ano académico.

(5)

NOVO PLANO DE EST

UDOS

O novo plano de estudos será composto por 4 semestres, correspondendo os dois primeiros ao plano de estudos de unidades curriculares e os dois últimos à realização de uma dissertação. Serão atribuídos no total 120 ECTS, divididos de igual forma (60 ECTS) entre a componente relativa às unidades curriculares e a dissertação.

O plano de estudos será composto pelas seguintes unidades curriculares:

Unidade Curricular ECTS

Obrigatórias (24 ECTS)

Fundamentos da Saúde Pública 4

Epidemiologia 4

Estatística 4

Métodos de Investigação Social em Saúde 4 Política e Gestão em Saúde 4

Economia da Saúde 4

Opcionais de escolha condicionada CMGS

(Mínimo 23 ECTS)

Avaliação de Desempenho em Organizações de Saúde 5

Direito e Ética em Saúde 4

Estratégia e Marketing 4

Financiamento e Análise Financeira 5

Gestão de Recursos 6

Gestão em Saúde 5

Produção em Organizações de Saúde 5

Qualidade em Saúde 5

Opcionais livres (13

ECTS) Opcionais 13

Durante os 3º e 4º semestres, a componente da dissertação incluirá a realização de seminários com presença obrigatória

Qualquer informação adicional sobre a aplicação do novo plano de estudos deverá ser colocada à coordenação do Curso de Mestrado em Gestão da Saúde. Contactos email:

 Prof. Rui Santana: ruisantana@ensp.unl.pt  Prof. Julian Perelman: jperelman@ensp.unl.pt

No sentido de promover a articulação do programa educativo com a prática em Gestão da Saúde, serão disponibilizados estágios extra curriculares aos melhores alunos do Curso de Mestrado. Os estágios terão a duração prevista de 6 meses e decorrerão após a conclusão do Curso de Mestrado em organizações do sector da saúde de natureza privada ou pública.

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Assim, assumindo o objetivo de ressignificar o papel da gramática em nossas aulas, de trabalhar integradamente práticas de leitura, produção e análise linguística de textos, de usar

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das