• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 01/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO SEBRAE/PR Nº 01/2012"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE

CREDENCIAMENTO ESPECÍFICO

PROJETO

NEGÓCIO A NEGÓCIO

SEBRAE/PR

Nº 01/2012

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE

PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO

DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO

EMPRESARIAL AO PROJETO NEGÓCIO

A NEGÓCIO

CURITIBA

MARÇO/2012

(2)

PREÂMBULO

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA ATENDIMENTO AO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO - SEBRAE PARANÁ

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná – SEBRAE/PR, CNPJ 75.110.585/0001-00, com sede na Rua Caeté, nº 150, Prado Velho, cidade de Curitiba/PR, por meio da Unidade de Gestão de Pessoas, torna público que estão abertas as inscrições para CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS E RESPECTIVOS SÓCIOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL NO ÂMBITO DO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO, visando integrar o CADASTRO ESPECÍFICO DE CREDENCIADOS PARA O PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO DO SEBRAE/PR, na forma estabelecida neste edital, com base no artigo 43 do Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE, aprovado pela Resolução CDN nº 213/2011, e no Regulamento do Sistema de Gestão de Credenciados – SGC, aprovado pela Resolução 1638/08.

1. O processo de Credenciamento será organizado e conduzido por uma empresa contratada pelo SEBRAE/PR para esse fim. Acompanhe todas as comunicações e andamento do processo pelo portal www.sebraepr.com.br/credenciamento.

2. As inscrições para este edital deverão ser feitas no portal do SEBRAE/PR (www.sebraepr.com.br/credenciamento), mediante o preenchimento do curriculum vitae (cadastro eletrônico); 3. O credenciamento da pessoa jurídica e de seu(s) respectivo(s) sócio(s) não implica na obrigação do SEBRAE/PR efetuar qualquer solicitação de serviços, constituindo-se em mero banco de profissionais cadastrados especificamente para atender ao Projeto Negócio a Negócio, aptos a prestar serviços mediante demanda.

4. Todo e qualquer esclarecimento com relação a este edital deverá ser feito por escrito através do e-mail credenciamento@pr.sebrae.com.br

5. Informações adicionais podem ser obtidas nos escritórios regionais do SEBRAE/PR:

Regional Endereço e Telefone

CENTRO SUL Rua Caeté, 150 – Bairro Prado Velho – Curitiba - (41) 3330-5800 ou 0800 570 0800

SUDOESTE Av. Tupi, 333 – Bairro Bortot – Pato Branco - (46) 3320-1250

OESTE Av. Presidente Tancredo Neves, 1262 – Bairro Alto Alegre - Cascavel (45) 3321-7050

NOROESTE Av. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1116 – Bairro Zona 7 – Maringá (44) 3220-3474

NORTE Av. Santos Dumont, 1335 – Bairro Aeroporto – Londrina (43) 3373-8000

6. Fica assegurado ao SEBRAE/PR o direito de cancelar, no todo ou em parte, este Edital de Credenciamento Específico do Projeto Negócio a Negócio, mediante justificativa, sem que caiba, em decorrência dessa medida, qualquer indenização, compensação ou reclamação dos participantes.

(3)

1. OBJETO

1.1. Este edital tem como objeto o credenciamento de pessoas jurídicas, constituídas sob a forma de sociedade empresária, e seus respectivos sócios para prestação de serviços de atendimento empresarial no âmbito do Projeto Negócio a Negócio, visando integrar o Cadastro Específico de Credenciados para o Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/PR, cumpridas as exigências e condições aqui descritas.

2. CONDIÇÕES PARA CREDENCIAMENTO

2.1. Poderão ser credenciadas para prestar serviços ao SEBRAE/PR pessoas jurídicas constituídas sob a forma de sociedade empresária, legalmente constituídas no País, operando nos termos da legislação vigente, cujo contrato social permita a realização de serviços de consultoria e/ou capacitação e orientação empresarial , observado o disposto no item 2.2.

2.2. Para participar do processo de credenciamento junto ao SEBRAE/PR, a pessoa jurídica deverá estar, no ato de sua inscrição, constituída há pelo menos 4 (quatro) meses, mediante comprovação de registro nos órgãos competentes (Junta Comercial ou Cartório de Registros de Pessoas Jurídicas.

2.3. Não será admitido, em hipótese alguma, o credenciamento de pessoas físicas desvinculadas de pessoas jurídicas ou que estejam na condição de empregado da pessoa jurídica.

2.4. Poderão participar do processo de credenciamento pessoas jurídicas cujos sócios tenham sido ex-empregados e ex-ocupantes de funções de confiança do Sistema SEBRAE, observado o prazo mínimo de carência de 60 (sessenta) dias, contados da data da demissão imotivada, do pedido de demissão ou do término do mandato. 2.5. Poderão prestar serviços no âmbito do Projeto Negócio a Negócio as pessoas jurídicas e respectivos sócios que, à época do lançamento deste edital, já estiverem regularmente credenciados no Sistema de Gestão de Credenciados do SEBRAE/PR, independentemente das áreas de conhecimento em que estejam inscritos, observado o limite de no máximo 3 (três) áreas de conhecimento.

2.5.1. Profissionais já credenciados junto ao SEBRAE/PR por meio de outros editais de credenciamento e que pretendam atuar no Projeto Negócio a Negócio deverão acessar o Portal do SEBRAE/PR, imprimir e assinar o Termo de Adesão ao presente edital durante o período de inscrição, encaminhando-o ao SEBRAE/PR conforme item 6.3.

2.5.2. A remuneração das pessoas jurídicas e respectivos sócios mencionados no item 2.5 será a estipulada no item 12.1 deste edital.

2.6 As pessoas jurídicas e seus respectivos sócios, que obtiverem credenciamento por meio deste edital específico, poderão prestar serviços no âmbito do Projeto Negócio a Negócio. Sua atuação em quaisquer outros projetos ou ações do SEBRAE/PR dependerá de autorização da Diretoria Executiva ou de credenciamento por meio de outro instrumento jurídico.

2.7 A participação neste processo de credenciamento implica a aceitação integral e irrestrita das condições estabelecidas no presente edital.

2.8 Impedimentos: é vedada a participação de pessoas jurídicas que:

a) tenham sofrido qualquer tipo de penalidade decorrente de contratos de prestação de serviços firmados com o Sistema SEBRAE, enquanto perdurarem os motivos determinantes para a aplicação da penalidade.

b) sejam ou possuam algum dirigente, gerente, sócio ou responsável técnico que seja diretor ou empregado do SEBRAE.

(4)

c) tenham sido descredenciados por iniciativa de alguma Unidade Federativa do Sistema SEBRAE. d) sejam credenciados por outra Unidade Federativa do Sistema SEBRAE, integrando o Cadastro

Nacional do Sistema de Gestão de Credenciados, salvo o disposto no subitem 5.4.

e) possuam vínculo de dedicação exclusiva com instituições públicas ou privadas, ressalvadas as hipóteses previstas em lei.

f) sejam ou possuam algum dirigente, ou sócio que tenham relação de cônjuge, companheiro ou o parente em linha reta ou colateral, por consangüinidade ou afinidade, até o segundo grau com empregados do Sistema SEBRAE.

2.9. Não será admitida, neste credenciamento, a participação de empresários individuais, cooperativas e associações civis.

3. PERFIL E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

O Programa Negócio a Negócio visa aumentar a longevidade das empresas atendidas, por meio da aplicação das recomendações do diagnóstico fornecidas durante o atendimento presencial, customizado e gratuito, conforme metodologia própria. O público é composto de empreendedores individuais e empreendedores responsáveis por micro e pequenas empresas.

O atendimento é realizado através de um levantamento de informações, realização de diagnóstico empresarial, estudo e a proposição de soluções alternativas viáveis, bem como o acompanhamento da implantação das soluções sugeridas.

O atendimento busca favorecer e reforçar a iniciativa dos empresários atendidos no sentido de buscarem realizar as sugestões oferecidas nas devolutivas fornecidas ao longo do projeto.

PERFIL DO CANDIDATO:

 Formação escolar de nível superior em Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis ou cursos relacionados às áreas de conhecimento do SEBRAE ou áreas afins;

 Conhecimentos em gestão de negócios e mercado financeiro e dos conteúdos das áreas de conhecimento do SEBRAE.(anexo III)

4. ETAPAS DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

4.1. O processo de credenciamento será realizado de acordo com as seguintes etapas, a serem aplicadas às pessoas jurídicas e seus respectivos sócios:

1ª etapa: INSCRIÇÃO 2ª etapa: HABILITAÇÃO

3ª etapa: CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA

4.2. As etapas seguintes serão aplicadas, exclusivamente, às pessoas jurídicas e seus sócios quando convidados para prestação de serviços:

4ª etapa: Inclusão no Cadastro Específico de Credenciados para o Projeto Negócio a Negócio

5ª etapa: Formalização Contratual para a Prestação de Serviços para atender ao Projeto Negócio a Negócio

(5)

5. PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO (PESSOA JURÍDICA E SÓCIO RESPECTIVO)

5.1. A pessoa jurídica que desejar participar do processo de credenciamento para Cadastro Específico de Credenciados do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/PR deverá inscrever-se pela Internet, no portal do SEBRAE/PR, no endereço e prazo mencionados no item 8, preenchendo e enviando:

a) dados cadastrais da pessoa jurídica, cujo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) deve ser correspondente à atividade principal ou secundária de Consultoria em Gestão Empresarial (7020-4/00) ou Capacitação Empresarial (8599-6/04) ou que tenham em seu objeto social finalidades compatíveis com a anteriormente mencionada.

b) indicação do(s) sócio(s) candidato(s) representante(s), preenchendo os seguintes arquivos que constam no sistema:

b.1) Curriculum Vitae - No anexo I do presente edital encontra-se modelo do currículo, com as principais informações requeridas. Este currículo é formatado pelo próprio sistema (quando preenchidos todos os campos por completo), não sendo aceitos outros formatos.

b.2) Relato de experiência profissional - No anexo II do presente edital, encontra-se modelo do relato de consultoria, com as principais informações requeridas no cadastro eletrônico (disponível no portal do SEBRAE PR).

c) declaração de Relação de Parentesco.

5.2. Será permitida a inscrição no sistema de um relato de experiência relativo a apenas uma das 15 (quinze) áreas de conhecimento em que o SEBRAE atua (Anexo III).

5.2.1. Para a área de conhecimento selecionad , deverá ser preenchido um “Relato de Experiência” que comprove o conhecimento técnico.

5.3. Para os fins deste credenciamento, a pessoa jurídica poderá indicar tantos sócios quantos julgar necessários, desde que os mesmos atendam aos critérios e perfis estabelecidos neste edital.

5.4. A pessoa jurídica poderá inscrever-se em mais de uma unidade do SEBRAE, desde que exista sócio no estado de sua inscrição e este seja vinculado somente a uma empresa credenciada no Sistema SEBRAE.

5.5. O SEBRAE/PR não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos de linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

5.6. As informações prestadas no ato da inscrição serão de inteira responsabilidade da pessoa jurídica e do respectivo sócio candidato, dispondo o SEBRAE/PR do direito de excluir deste processo aquele que não preencher os dados solicitados de forma completa e correta. Será considerado inscrito no sistema o sócio da pessoa jurídica que preencher todos os campos necessários no sistema.

6. SEGUNDA ETAPA: HABILITAÇÃO

6.1. Esta etapa consiste na análise documental da regularidade jurídica e fiscal da pessoa jurídica e na análise de conhecimentos técnicos dos sócios inscritos no processo de credenciamento, bem como dos documentos apresentados pelos sócios indicados e inscritos.

6.2. A avaliação da pessoa jurídica e sócio(s) ocorrerá em 2 (duas) fases eliminatórias:

(6)

a) cópia do ato constitutivo ou contrato social e/ou contrato consolidado (onde constem todas as alterações contratuais), inscrito ou registrado no órgão competente (Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas.

b) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ (observando o item 5.1, “a”);

http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp c) prova de regularidade junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

http://www010.dataprev.gov.br/CWS/CONTEXTO/CNDFISCO/CNDFISCO.HTML

d) Comprovante de regularidade junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS/CEF);

https://webp.caixa.gov.br/cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp e) prova de inscrição no cadastro estadual e municipal de contribuintes, relativo ao domicílio ou à

sede da empresa (cópia do alvará e inscrição estadual).

f) prova de regularidade quanto a tributos e/ou contribuições junto à Secretaria da Receita Federal e à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e aos órgãos do Fisco Estadual e Municipal.

FEDERAL-http://www.receita.fazenda.gov.br/Certidoes/pessoajuridica.htm ESTADUAL - http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=266

Obs 1: Os critérios de análise são: entrega, autenticidade, validade e compatibilidade dos documentos com o objeto deste edital e regularidade fiscal.

Obs 2: Os documentos deverão estar dentro do prazo de validade quando do ato de inscrição no sistema, não sendo permitida, em nenhuma hipótese, a apresentação de protocolos em substituição aos documentos exigidos da pessoa jurídica.

6.2.2. Segunda fase: Avaliação Documental do Sócio(s) Inscrito(s) – Documentos Obrigatórios:

a) cópia impressa e assinada do currículo-padrão existente no portal do SEBRAE/PR (após a inscrição no site, na tela de encerramento tem o ícone de impressão, clicar no ícone e o próprio sistema formata o currículo para impressão;

b) atestado(s) ou declaração(ões) referente(s) ao Relato de Experiência, a ser (em) inserido(s) no sistema no ato da inscrição, fornecido(s) pelo(s) cliente(s) atendido(s), apresentado(s) em papel timbrado da respectiva empresa (se não houver papel timbrado, no documento deverá constar o carimbo com o CNPJ da empresa). Deve(m) ser assinado(s) e identificado(s), constando nome legível da pessoa responsável por sua emissão e o cargo que exerce, comprovando que o trabalho foi executado, indicando título do serviço prestado, período, resultado obtido e nome do sócio candidato, em atendimento ao item 4.2.2;

c) cópia legível, se houver, de documentos que comprovem o conhecimento na área escolhida pelo sócio (descrito no anexo IV), tais como: declarações, certificados, carteira de trabalho (página de identificação + páginas que comprovem a admissão, o desligamento e a função ocupada), contratos de prestação de serviços/ notas fiscais cujos serviços estejam especificados e outros;

d) comprovante de escolaridade de cada sócio inscrito, cópia frente e verso do diploma de graduação, cópia do registro profissional, conforme perfil ;

e) cópia de comprovante atualizado de domicílio em nome do sócio candidato (comprovante de endereço - ex: conta de água, luz, telefone, correspondências bancárias e outros);

f) cópia legível dos documentos pessoais: Carteira de Identidade e CPF ou documento onde constem esses dados (ex: CNH ou Carteira de Registro Profissional);

(7)

Para sócios ex-empregados ou ex-ocupantes de funções de confiança do Sistema SEBRAE, a comprovação de experiência/conhecimento será a cópia da carteira de trabalho (página de identificação + páginas que comprovem a admissão, o desligamento e a função ocupada) ou ato de nomeação ou termo de posse.

Obs: A análise do currículo formatado e do relato de experiência é feita a partir das informações cadastradas, de acordo com os requisitos e exigências do perfil do profissional.

6.3. Todos os documentos relacionados acima deverão ser enviados em envelope fechado (via Sedex, AR ou qualquer outro meio com comprovação de envio), para endereço a ser publicado na divulgação do cronograma do processo de avaliação, contendo na parte externa e frontal as seguintes informações:

6.3.1. Para os profissionais já credenciados em outros editais e pretendem atuar no Projeto Negócio a Negócio deverão encaminhar somente o Termo de Adesão impresso e assinado.

CREDENCIAMENTO 01/2012– SEBRAE/PR

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EMPRESARIAL PARA ATENDIMENTO AO PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO

Nome da Pessoa Jurídica e relação do(s) Sócio(s) inscrito(s)

6.4. Durante a análise documental, se constatada alguma inconformidade, o SEBRAE/PR ou a empresa responsável pela avaliação da empresa dos profissionais notificará a pessoa jurídica, concedendo prazo para sua regularização se fizer necessário.

7. TERCEIRA ETAPA: CERTIFICAÇÃO DA CAPACIDADE TÉCNICA

7.1. Esta etapa consiste no processo de certificação dos sócios indicados pelas pessoas jurídicas e será realizada mediante avaliação de conhecimentos técnicos e práticos.

7.1.1. Os instrumentos utilizados para certificação podem ser: análise de casos e/ou elaboração de projeto e/ou dissertação sobre o tema e/ou atividade prática e/ou entrevista técnica e/ou aula simulada, dentre outros.

7.2. As pessoas jurídicas habilitadas por meio do presente edital de credenciamento poderão, desde que haja o lançamento de outro edital específico para o Projeto Negócio a Negócio, indicar novos sócios para a certificação da capacidade técnica, conforme os critérios definidos neste edital.

(8)

8. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE CREDENCIAMENTO

8.1. A realização e os resultados das etapas ou qualquer alteração serão divulgados no Portal do SEBRAE/PR ou no site da empresa contratada pelo SEBRAE/PR.

ETAPAS/FASES/ATIVIDADES DATA PROVÁVEL

→ Etapa 1 – Inscrição: período de inscrição para o credenciamento. 05.03.2012 a 30.03.2012 → Etapa 2 - Habilitação: resultado da análise do relato de experiência e da

documentação da PJ e convocação para a etapa de certificação da capacidade técnica.

Publicação Disponível após encerramento das inscrições no Portal do

SEBRAE/PR

→ Etapa 3 – Certificação da capacidade técnica: aplicação dos instrumentos de certificação da capacidade técnica (sócios)

Publicação Disponível após encerramento das inscrições no Portal do

SEBRAE/PR → Etapa 3 – Certificação da capacidade técnica: resultado final do processo de

credenciamento.

Publicação Disponível após encerramento das inscrições no Portal do

SEBRAE/PR

9. QUARTA ETAPA: CADASTRO ESPECÍFICO DE CREDENCIADOS PARA O PROJETO NEGÓCIO A NEGÓCIO

9.1. As pessoas jurídicas habilitadas e seus respectivos sócios certificados serão inseridos no banco de cadastro específico do Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE/PR, na condição de credenciados, estando aptos a prestar serviços, quando demandados, exclusivamente para o referido projeto.

10. QUINTA ETAPA: FORMALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS

10.1. Quando houver demanda para a prestação de serviços no âmbito do Projeto Negócio a Negócio, a pessoa jurídica credenciada será consultada sobre o interesse e disponibilidade na prestação dos serviços, momento em que será formalizado contrato específico entre o SEBRAE/PR e a pessoa jurídica, cujo objeto será executado pelo sócio a ser indicado. Nesta oportunidade, deverá apresentar os documentos listados abaixo, conforme a natureza do trabalho a ser executado, definido e informado pelo SEBRAE/PR.

10.1.1. Para a celebração do contrato de prestação de serviços, deverão ser apresentados os documentos listados abaixo, caso estejam vencidos no ato do agendamento:

a) prova de regularidade quanto a tributos e/ou contribuições junto à Fazenda Federal, Estadual e Municipal da sede da pessoa jurídica;

b) prova de regularidade relativa à Seguridade Social (Certidão Negativa de Débito – CND), expedida pelo INSS;

c) prova de regularidade junto ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), emitida pela Caixa Econômica Federal.

(9)

10.2. Para iniciar a prestação de serviços, os sócios da pessoa jurídica credenciada deverão receber orientações para atendimento ao Projeto Negócio a Negócio.

10.3. Os documentos devem ser entregues na Unidade Regional do SEBRAE/PR contratante do serviço, conforme endereço constante no preâmbulo deste edital.

10.4. Em nenhuma hipótese será permitida a apresentação de protocolos, em substituição aos documentos exigidos.

10.5. A elaboração do contrato de prestação de serviços ficará condicionada à apresentação e à validade dos documentos solicitados.

10.6. O contrato estabelecerá as condições de prestação de serviço e os direitos e as obrigações das partes, respeitada a autonomia técnica e financeira do sócio demandado para a prestação dos serviços, que, juntamente com a pessoa jurídica, deverão assumir o risco da atividade desempenhada.

10.7. Os sócios das pessoas jurídicas credenciadas na forma e nas condições estabelecidas neste edital não permanecerão à disposição do SEBRAE/PR, bem como não terão subordinação técnica ou econômica e habitualidade na prestação de serviço.

10.8. O limite anual para prestação de serviços pela empresa credenciada é de até 1440 (mil quatrocentas e quarenta) horas por sócio.

10.9. As pessoas jurídicas e respectivos sócios credenciados são submetidos às condições previstas neste edital de credenciamento e pactuadas no contrato de prestação de serviços.

10.10. A continuidade do credenciamento específico ao Projeto Negócio a Negócio e a solicitação para nova prestação de serviços dependerão da avaliação efetuada pelos clientes beneficiários dos serviços prestados e pelo SEBRAE/PR.

10.11. Eventualmente, o SEBRAE/PR poderá solicitar à empresa credenciada a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Previdenciários – INSS e do Certificado de Regularidade do Empregador – FGTS como condição para pagamento dos valores referentes à prestação dos serviços contratados.

11. DESCREDENCIAMENTO

11.1. Será descredenciada a pessoa jurídica ou o sócio por ela indicado quando:

a) descumprir ou violar, no todo ou em parte, o estabelecido no contrato de prestação de serviços ou neste edital;

b) apresentar, a qualquer tempo, documentos que contenham informações inverídicas;

c) receber avaliações desfavoráveis por parte de clientes e empregados do SEBRAE/PR, nos termos dos critérios de acompanhamento da prestação de serviços previsto;

d) faltar sem justificativa, interromper a atividade em andamento, atrasar constantemente ou não comparecer ao local de prestação de serviços com a antecedência necessária para garantir sua plena execução;

e) afastar-se da prestação de serviço, mesmo que temporariamente, sem razão fundamentada e notificação prévia ao SEBRAE/PR;

f) designar ou substituir outro profissional (credenciado ou não) para executar o serviço pelo qual foi contratado, no todo ou em parte;

(10)

g) não zelar pelos equipamentos e material didático disponibilizados pelo SEBRAE/PR para a realização do trabalho;

h) não mantiver sigilo sobre as informações do SEBRAE e de seus clientes;

i) entregar e/ou divulgar material promocional de sua empresa e/ou de seus serviços, durante os contatos mantidos em nome do SEBRAE/PR;

j) organizar eventos ou propor aos clientes do SEBRAE/PR que solicitem seus serviços, beneficiando-se, nestes casos, da referida prestação de serviços;

k) cobrar quaisquer honorários profissionais dos clientes, complementares ou não, relativos aos trabalhos executados em vista do credenciamento, quando a serviço do SEBRAE/PR;

l) utilizar qualquer material desenvolvido pelo SEBRAE/PR para seus produtos e programas, assim como dados obtidos por meio de pesquisa ou estudos, em atividades executadas a não clientes, sem prévia autorização do SEBRAE/PR;

m) utilizar a logomarca do SEBRAE como referência para a realização de serviços não contratados pelo SEBRAE;

n) comercializar qualquer produto ou serviço do SEBRAE, bem como articular ou estabelecer parcerias em nome do SEBRAE, sem prévia autorização;

o) pressionar, incitar, desabonar, seja por qualquer motivo, qualquer cliente, parceiro ou empregado do SEBRAE/PR;

p) desistir do serviço para o qual foi contratado em detrimento de outro a ser prestado pela pessoa jurídica à qual é vinculado, bem como para outra unidade SEBRAE;

q) faltar com os princípios do respeito e moral, individual, social e profissional na relação com os clientes, parceiros e o SEBRAE.

11.2. Anteriormente ao procedimento de descredenciamento, será assegurada à pessoa jurídica credenciada a possibilidade de exercer o contraditório e a ampla defesa, no prazo de 2 (dois) dias, contados da notificação. 11.3. A pessoa jurídica poderá requerer seu descredenciamento ou afastamento do SEBRAE/PR, bem como de algum sócio indicado, mediante solicitação formal.

12. PREÇO, FORMA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DE HONORÁRIOS

12.1. Os critérios para fixação dos honorários correspondentes aos serviços prestados no âmbito do Projeto Negócio a Negócio serão estabelecidos em Norma Interna do SEBRAE/PR, respeitado o valor mínimo de R$ 15,00 (quinze reais) e o valor máximo de R$ 100,00 (cem reais) por micro ou pequena empresa atendida, estando incluídas nos honorários as despesas realizadas com deslocamentos e alimentação dos credenciados. 12.2. O pagamento dos honorários será efetuado por depósito em conta-corrente da pessoa jurídica prestadora do serviço, à qual o sócio esteja vinculado, mediante apresentação de nota fiscal, após a conclusão dos trabalhos ou nas condições estabelecidas no contrato.

12.2.1. A nota fiscal deve estar preenchida com as seguintes informações:

(11)

b) especificação dos serviços realizados (nº de horas); c) período de realização dos serviços;

d) número do contrato;

e) nome do profissional credenciado que realizou o serviço; f) local (cidade) da prestação dos serviços;

g) valor total da nota fiscal, com destaque para a retenção de acordo com legislação vigente; h) banco, número da agência e da conta-corrente da pessoa jurídica que prestou o serviço,

excluídas contas de poupança.

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Após a divulgação dos resultados de qualquer uma das fases do processo de credenciamento, a pessoa jurídica poderá solicitar, por escrito, esclarecimento no prazo de até 2 (dois) dias úteis a contar da data de divulgação dos resultados.

13.2. A qualquer tempo pode ser alterado, suspenso ou cancelado o registro cadastral da pessoa jurídica e de seus respectivos sócios que deixarem de satisfazer às exigências estabelecidas neste edital específico e aos padrões de qualidade adotados pelo SEBRAE/PR.

13.3. As pessoas jurídicas e respectivos sócios credenciados são responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes nos documentos apresentados, bem como pela atualização cadastral da pessoa física e jurídica junto ao SEBRAE/PR, podendo ser cancelado o credenciamento do sócio ou da empresa credenciada se verificada alguma irregularidade na documentação ou nas informações apresentadas. 13.4. Quando o SEBRAE/PR tomar conhecimento de fatos que possam caracterizar irregularidade, adotará as providências cabíveis e deliberará junto com as áreas envolvidas sobre a continuidade do credenciamento.

13.5. A participação neste credenciamento específico importa na aceitação integral e irretratável das normas contidas neste edital.

13.6. O credenciamento de pessoas jurídicas e respectivos sócios, nos termos do presente edital, não implica obrigação do SEBRAE/PR de efetuar qualquer solicitação de serviços.

13.7. O SEBRAE/PR poderá revogar ou anular o credenciamento, em decisão motivada, sem que caiba qualquer indenização aos credenciados ou candidatos.

13.8. São parte integrante deste presente edital os Anexos: I – Modelo de Curriculum Vitae

II - Roteiro para relato de experiência – Consultoria

III - Áreas de conhecimento do SEBRAE/PR (O candidato deverá comprovar conhecimento em uma das áreas de conhecimento em que o SEBRAE atua).

IV – Declaração de Relação de Parentesco

V – Termo de Adesão (Para Profissionais já credenciados).

(12)

ANEXO I – CURRICULUM VITAE

Este anexo é somente modelo para exemplificar os dados solicitados para inscrição no site

(13)

ANEXO II – ROTEIRO PARA RELATO DE EXPERIÊNCIA - CONSULTORIA

Este anexo é somente um modelo para exemplificar os dados solicitados para inscrição no site: www.sebraepr.com.br/credenciamento

 O relato tem como objetivo demonstrar a experiência do profissional como consultor na área de conhecimento específica em que está buscando o credenciamento.

 O candidato deverá encaminhar na 1ª Etapa do Processo – INSCRIÇÃO – o Atestado ou Declaração, fornecido pelo cliente atendido na ação relatada.

LEMBRE-SE: Para a área de conhecimento escolhida é necessária a apresentação de um relato com a respectiva comprovação.

 O Atestado ou Declaração deverá ser emitido em papel timbrado da respectiva empresa cliente (se não houver papel timbrado no documento deverá constar o carimbo com o CNPJ da empresa). Deve ser assinado e identificado (nome legível da pessoa responsável por sua emissão e cargo que exerce), comprovando que o trabalho foi executado, indicando título do serviço prestado, período, resultado obtido e nome do sócio candidato.

 Excepcionalmente serão aceitos outros documentos como comprovação da experiência relatada, tais como: cópia de contratos da prestação de serviços, cópia da carteira de trabalho, notas fiscais cujos serviços estejam discriminados.

 É importante que seja anexado material ilustrativo e complementar que foi utilizado no trabalho relatado (cópia de formulários, materiais de divulgação, resultados, planos propostos etc.).

ROTEIRO PARA O RELATO DE CONSULTORIA

1. Título do trabalho

2. Área de conhecimento para credenciamento a que se refere 3. Breve apresentação do trabalho

4. Caracterização do cliente: nome da empresa atendida, natureza de sua atividade, número de empregados e outros

5. Período de realização do trabalho

6. Diagnóstico da situação encontrada pelo consultor: descrever como foi feito o diagnóstico e que instrumentos foram utilizados (questionário, pesquisa na empresa, pesquisa com empregados, clientes) e quais foram os principais problemas ou pontos identificados

7. Ações desenvolvidas pelo consultor diante daquela situação: descreva as ações sugeridas e o porquê e detalhe aquelas que foram implantadas pela empresa

(14)

ANEXO III - ÁREAS DE CONHECIMENTO

O candidato deverá se inscrever em apenas uma das áreas de conhecimento que o SEBRAE/PR atua e que o mesmo possa comprovar conhecimento.

QUADRO SÍNTESE DAS ÁREAS E SUBÁREAS DE CONHECIMENTO

“Para fins de credenciamento específico no Projeto Negócio a Negócio, objeto deste edital, os sócios da pessoa jurídica candidata somente poderão se inscrever em 1(uma) área de conhecimento, conforme consta abaixo”:

1. RECURSOS HUMANOS E EMPREENDEDORISMO 1.1 Sistema de Gestão de RH 1.2 Gestão Trabalhista

1.3 Cultura e Clima Organizacional 1.4 Empreendedorismo 1.5 Liderança 1.6 Negociação 1.7 Responsabilidade Social 1.8. Atendimento a cliente 1.9. Sucessão Empresarial 1.10. Gestão SMS 1.11. Condução de Grupos 2. EDUCAÇÃO 2.1. Educacional Pedagógico 2.2. Educação a Distância – Internet 2.3. Educação a Distância – Material Impresso 2.4. Educação a Distância – Vídeo/TV 2.5. Educação a Distância – Telessala 2.6. Educação a Distância – Rádio

2.7. Educação a Distância – Videoconferência 3. SERVIÇOS FINANCEIROS E CONTÁBEIS 3.1. Gestão Econômico/Financeira 3.2. Projeto de Viabilidade

3.3. Captação de recursos Financeiros para projetos de apoio as MPES

3.4. Microfinanças 3.5. Capital de Risco

3.6. Sistema de Garantia de Crédito 3.7. Acesso a Séricos Financeiros 3.8. Meios Eletrônicos de Pagamento 3.9. Contabilidade para micro e pequenas empresas 3.10. Sistemas Contábeis 4. MARKETING E VENDAS 4.1. Marketing Estratégico 4.2. Marketing de Varejo 4.3. Marketing de Serviços 4.4. Marketing de Agronegócios

4.5. Marketing de Produtos Industrializados 4.6. Marketing Territorial

4.7. Franquias 4.8. Vendas 4.9. Negócios Digitais

4.10. Eventos de Promoção de Negócios 4.11. Identidade visual

4.12. Estudo e Pesquisa de Mercado 4.13. Publicidade e Propaganda

5. COMÉRCIO EXTERIOR 5.1. Comércio exterior

5.2. Estratégia e Modalidades de Acesso ao Mercado Internacional

5.3. Procedimentos Operacionais para Importação e Exportação

5.4. Serviços de Suporte de Tradução e Interpretação

6. PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 6.1. Diagnóstico Empresarial 6.2. Planejamento Estratégico 6.3. Gestão de Processos Empresariais 6.4. Plano de negócios

7. GESTÃO DA PRODUÇÃO E QUALIDADE 7.1. Gestão e Administração do Processo Produtivo

7.2. Logística

7.3. Suprimentos e Produção

7.4. Gestão da Qualidade e Produtividade 7.5. Normatização e Certificação 7.6. Segurança Alimentar 7.7. Produção Limpa

8. LEGISLAÇÃO APLICADA À MPE 8.1. Microempresa e empresa de pequeno porte

8.2. Direito Tributário/Fiscal 8.3. Direito Empresarial

8.4. Direito do Trabalho e Direito Previdenciário 8.5. Propriedade intelectual

8.6. Legislação internacional de apoio a MPE 8.7. Mediação Conciliação e Arbitragem 8.8. Direito Constitucional

8.9. Direito Civil 8.10. Direito Autoral 8.11. Direito Digital

8.12. Direito Econômico e Defesa Comercial 8.13. Legislação aplicada à política de desenvolvimento e política industrial para MPE 8.14. Direito Ambiental

8.15. Direito Administrativo 9. GESTÃO AMBIENTAL 9.1. Gestão Ambiental

9.2. Preparação e Adequação às Normas Ambientais

9.3. Conservação de Energia e Fontes Energéticas Alternativas

10. INOVAÇÃO

10.1. Incubadoras Tecnológicas, Pólos e Parques Tecnológicos

10.2. Design

10.3. Tecnologia da Informação 10.4. Gestão do Conhecimento 10.5. Inteligência Competitiva 10.6. TIB – Tecnologia Industrial Básica 10.7. Prospecção Tecnológica 10.8. Ciência da Informação 10.9. Inovação

11. DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL 11.1. Aglomerações Produtivas/ APL 12. AGRONEGÓCIOS

12.1. Gestão da Cadeia Produtiva do Agronegócio de Pequeno Porte 12.2. Gestão do Empreendimento do Agronegócio de Pequeno Porte 12.3. Agroecologia 13. ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO 13.1. Organização, Constituição e Funcionamento 13.2. Cooperação 13.3. Cooperativismo de Crédito 14. DESENVOLVIMENTO SETORIAL 14.1. Turismo 14.2. Cultura 14.3. Artesanato 14.4. Comércio Varejista 14.5. Serviços 14.6. Indústria 15. POLÍTICAS PÚBLICAS 15.1. Gestão Pública

15.2. Desenvolvimento Local/ Regional e Políticas Públicas

15.3. Processo e Técnica Legislativa 15.4. Políticas Públicas de Apoio às MPE 15.5. Organização do Estado

15.6. Reconhecimento de Boas Práticas de Gestão Pública

(15)

ANEXO IV – DECLARAÇÃO DE RELAÇÃO DE PARENTESCO

Eu, [NOME DO CANDIDATO AO CREDENCIAMENTO, [QUALIFICAÇÃO], declaro

[ ] possuir [....] não possuir

parentes de até segundo grau, consangüíneos ou por afinidade, na condição de empregado, ou ocupante de função de confiança, do Sistema SEBRAE.

Caso possua, preencha as informações abaixo:

Nome(s) do(s) parente(s) e respectivo(s) grau(s) de parentesco:

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _____________________

Unidade(s) do Sistema SEBRAE em que o(s) parente(s) trabalha(m):______________________

Declaro, ainda, a veracidade das informações acima prestadas, podendo vir a responder às medidas cabíveis em direito.

Curitiba, ____ de março de 2012.

________________________________________ NOME E ASSINATURA DO SÓCIO CANDIDATO

(16)

TERMO DE ADESÃO

EDITAL 01/2012 NEGÓCIO A NEGÓCIO

Pelo presente instrumento a empresa __________________________________________ com sede na

_________________________e inscrita no CNPJ sob o nr.__________________________ neste ato representado pelo(a) profissional credenciado(a) ______________________________________, portador do CPF

___________________________ , estar devidamente credenciado em editais anteriores, vem ADERIR às regras de contratação constantes do Edital 01/2012, e DECLARA estar ciente e de pleno acordo com as disposições e obrigações dos instrumento consignados.

De acordo com o presente Termo de Adesão e as condições previstas no Edital de Credenciamento 01/2012, firma ter ciência e estar de acordo de que, quando houver demanda de serviços por parte do SEBRAE/PR, serão

formalizados contratos de prestação de serviços para atuação para Atendimento ao Projeto Negócio a Negócio.

Curitiba, _____ de março de 2012. CONTRATADA: _______________________ Sócio –Administrador Empresa ___________________________ Credenciado – Nome /Assinatura

Referências

Documentos relacionados

A hipótese do Transporte de Ácido Láctico sustenta que o ácido láctico, formado em músculos ativos durante o exercício, pode efetivamente ser usado para energia e para a reposição

Constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, a mesma será convocada para, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, após a declaração do

No livro básico de Reinos de Ferro RPG as munições são divididas em 4 tipos: leve, pesada, de carga e de escopeta. Além disso, elas podem ser revestidas de

Entre as t´ecnicas de descric¸˜ao por regi˜ao foi avaliada a t´ecnica de momentos de imagem, enquanto na abordagem por representac¸˜ao do contorno do objeto foram

A entrevista foi constituída dentro dos seguintes eixos temáticos: (a) compreensão do abuso sexual infantil; (b) crenças por parte da comunidade, do meio jurídico e rede

De um modo geral, está muito satisfeito, razoavelmente satisfeito, pouco satisfeito ou nada satisfeito com a maneira como funciona hoje a democracia em Portugal.. (LER. UMA

Quando estima-se a necessidade das pessoas e dos animais no consumo de água (Tabela 2) e avaliamos o quando de água é precipitado na área territorial (287,99Km²) obtemos alguns

Conceitos para o ensino e aprendizagem da matemática - mais especificamente: metas e objetivos (taxonomias), programas, livros didáticos, currículos, metodologias de