• Nenhum resultado encontrado

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EAD"

Copied!
90
0
0

Texto

(1)

SÍNTESE

PROJETO PEDAGÓGICO

DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EAD

(2)

1. Nossa história, missão, visão e valores

O Começo

Mário Veiga de Almeida

Fundador da Universidade

Em 1933, através do sonho de Mário Veiga de Almeida, tem início a história da UVA. Junto com sua irmã, Maria Anunciação de Almeida, o fundador da universidade realizava uma atividade voluntária na Igreja de Santo Cristo. Eles começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese junto à Igreja. Por terem perdido seus pais ainda crianças, foram adotados por seus padrinhos e usavam como sala de aula a mesa de jantar da modesta residência onde viviam.

Em 1937, a sala de aula improvisada muda de endereço para uma casa com poucas salas, surgindo a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus. O Ensino Superior tem início em 1972, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Em 1992, a criação de novos cursos leva ao reconhecimento e oficialização por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), da Universidade Veiga de Almeida, que conta hoje com 5 campi e um centro de excelência em saúde.

(3)

Nova Fase

Desde 2011, a Universidade Veiga de Almeida integra a Rede Ilumno, uma rede internacional de instituições de ensino que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas.

O ingresso à Rede Ilumno foi o primeiro passo concreto da UVA em seu processo de internacionalização. A instituição, em um momento em que é reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil, enxerga na Rede a possibilidade de troca de experiências, bem como de desenvolvimento de soluções inovadoras e novas tecnologias de ensino.

Estas são estratégias fundamentais para que a UVA possa preparar seus egressos para atuar em uma economia globalizada, de forma consciente e a partir de um forte senso de responsabilidade social.

Missão

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade em todas as modalidades (presencial e a distância), estimular e desenvolver pesquisa e promover atividades de extensão relevantes à comunidade, contribuindo desse modo para a formação plena do cidadão, alicerçada em uma cultura empreendedora e em princípios humanistas, éticos e democráticos.

Visão

A UVA tem como visão ser reconhecida como uma universidade atual e inovadora pelas competências profissionais e empreendedoras dos seus egressos, pela contribuição de suas pesquisas aplicadas às demandas da sociedade e ao setor

(4)

produtivo, e pelo impacto de suas ações de extensão desenvolvidas, especialmente, nas regiões em que atua.

Valores

Colaboração: Somos uma equipe, uma Rede trabalhando juntos para o mundo. A colaboração entre nossas instituições permite desenvolver uma qualidade educativa que excede as expectativas de nossos estudantes. Temos um ambiente de trabalho dinâmico que é enriquecido ao compartilhar suas melhores práticas.

Integridade: Trabalhamos todos os dias com absoluto compromisso com a ética, honestidade e credibilidade.

Paixão: Somos apaixonados pela educação e formamos estudantes apaixonados pelo exercício de suas profissões.

Qualidade: Estamos comprometidos com a contínua melhoria da acessibilidade e relevância de nossa oferta acadêmica e a experiência total de nossos estudantes.

2. Dados gerais

- Nome do Curso

Curso Superior De Tecnologia Em Negócios Imobiliários - graduação a distância

- Grau conferido

Este curso deve conferir o grau de Tecnólogo em Negócios Imobiliários.

- Aspectos Legais

Os instrumentos orientadores do Curso, e norteadores deste Projeto Pedagógico, vão desde as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para organização e

(5)

funcionamento dos Cursos Superiores em Tecnologia, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, até as definições administrativas e pedagógicas da Universidade Veiga de Almeida.

- Autorização de funcionamento

O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários tem definidas suas bases legais de funcionamento na Resolução n.o 25/2013, de 13 de dezembro de 2013 do Conselho Universitário, de 29/06/2010 que autoriza o funcionamento do curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, na modalidade à distância, no Campus Tijuca e em seus polos de apoio credenciados da Universidade Veiga de Almeida.

O Presidente do Conselho Universitário da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições e tendo em vista a decisão plenária desse Conselho, resolve:

“O Presidente do Conselho Universitário da Universidade Veiga de Almeida – UVA, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a decisão aprovada em plenário deste Conselho, resolve:

Art. 1º - Autorizar o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, na modalidade à distância no Campus Tijuca e em seus polos de apoio presenciais credenciados, da Universidade Veiga de Almeida, com 300 (trezentas) vagas totais anuais.

Art. 2º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.”

3. Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários tem como escopo a formação de um profissional com as condições suficientes e necessárias ao cumprimento de seu papel no mercado do trabalho, atuando diretamente na supervisão ou na execução das funções que caracterizam suas atividades.

O profissional estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor imobiliário. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

(6)

Apresenta como objetivo geral capacitar o aluno a atuar no mercado imobiliário num contexto social mais amplo – considerados os efeitos de uma visão crítica e de um enfoque sistêmico sobre uma política habitacional equânime, estimulando o aprendizado de forma empírica e teórica, de modo a que o aluno conquiste o domínio das diversas áreas de atuação do setor imobiliário, tendo como referências a ética, a responsabilidade social e o respeito pelas questões da preservação ambiental.

3.2. Específicos

Formar Tecnólogos em Negócios Imobiliários aptos a exercerem atividades específicas de: (a) Construir um referencial teórico-prático-investigativo que possibilite acompanhar o novo conhecimento gerado continuamente, e mesmo gerar conhecimentos novos, com vistas a uma atuação eficiente em sua área profissional; (b) Demonstrar o embasamento legal das atividades que já vem sendo desenvolvidas pelos profissionais de área; (c) Possibilitar melhor organização e funcionamento do setor imobiliário a partir do entendimento e análise de suas injunções técnicas e sociais; (d) Proporcionar condições que permitam a discussão no sentido de atingir sua performance, de acordo com as exigências do setor imobiliário; (e) Promover de forma permanente o desenvolvimento da capacidade de integração entre a organização e o meio ambiente, através do desenvolvimento sustentável; (f) Incentivar alternativas que visem o uso de práticas significativas para o setor imobiliário em prol do bem-estar social da comunidade; (g) Conscientizar o profissional no sentido de realizar práticas de ética e cidadania; (h) Preparar o aluno para elaborar e implementar plano de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial; (i) Formar profissionais capazes de compreender os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias ligadas ao setor imobiliário; (j) Qualificar e atualizar os alunos em conhecimentos específicos, visando sua inserção e melhor desempenho no mercado de trabalho; (k) Ampliar o nível de informações dos alunos para desenvolver senso crítico e trabalhar

(7)

em equipes multidisciplinares; (l) Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico; (m) Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação; (n) Contribuir para a formação de profissionais a partir de uma visão global, abrangendo todas as fases da atividade imobiliária, principalmente com os conhecimentos relacionados às práticas gerenciais desenvolvidas nas empresas imobiliárias.

4. Perfil do egresso

O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários na modalidade a distância, deverá desenvolver um conjunto de competências e habilidades para garantir o domínio de conteúdos prático-teóricos, que se articulem para formação de um determinado perfil profissional.

O profissional egresso receberá uma sólida formação geral e humanística sendo instrumentalizado no desenvolvimento das competências para, diante de uma situação complexa e tendo em vista as finalidades necessárias, agir com os seguintes critérios: identificar seus pontos relevantes apresentados; mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento da solução. Articular esses recursos e os pontos identificados como relevantes e tomar a melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado.

Em seu processo didático-pedagógico, concebido e ofertado segundo a demanda do mercado local e regional, apresentando conteúdos verticalizados, organização curricular interdisciplinar, flexível e contextualizada à necessidade prática do profissional e à Base Científica e Tecnológica, o curso deve garantir ao seu final, necessariamente, um profissional envolvido com:

 responsabilidade social, justiça e ética profissional;

 formação humanística e visão global para compreender o meio onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

(8)

 formação técnica, tecnológica e científica para atuar no mercado e desenvolver atividades específicas da prática profissional;

 compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional;  preparação para ser um agente transformador no meio profissional que atua;  domínio da comunicação interpessoal;

 capacidade para levantar, analisar e criticar documentos;  independência e curiosidade intelectual;

 conhecimentos éticos sobre negócios imobiliários e capacidade para trabalhar em equipe;

 autonomia profissional e intelectual;

 capacidade para superar os desafios das rápidas transformações da sociedade, no mercado de trabalho e das condições do exercício profissional;

 capacidade para adaptar-se às novas e emergentes demandas do mercado em consonância à competência teórico-prática;

 competência intelectual que reflita a heterogeneidade das demandas sociais;  formação de uma consciência cultural para preservação do meio ambiente e sua

sustentabilidade.

O profissional formado pelo curso de Tecnologia em Negócios Imobiliários a distância estará habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor imobiliário. Seus conhecimentos tecnológicos, advindos das competências adquiridas, permitem: exercer julgamento da melhor solução em avaliação de riscos; propor modelos de gestão inovadores; subsidiar a implantação de projetos de empreendimentos imobiliários; proceder estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial de empreendimentos; realizar avaliação de imóveis e perícia judicial; participar de estudos ligados à política habitacional; mediar negócios imobiliários e administrar imóveis e condomínios com meios para a obtenção de eficácia. Sua preparação para atuação no mercado está voltada para a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

Trabalhando uma formação de habilidades e competências voltadas para as necessidades do mercado, que busca um profissional empreendedor pró-ativo, criativo

(9)

e ético, o curso apresenta uma dinâmica curricular que alia o conhecimento às suas aplicações e aos valores mercadológicos e tecnológicos da área de atuação.

A organização, a objetividade e a conotação prática do curso preparam o aluno para implementação imediata das técnicas dos processos de gestão, onde o entendimento da atividade imobiliária cria uma diferenciação para aquele profissional. O graduado deverá dominar os conceitos e as técnicas dos Negócios Imobiliários. Desse modo o curso destina-se aos egressos do ensino médio, do ensino técnico e de portadores de diplomas de outras graduações; bem como de alunos transferidos de outros cursos, tanto de graduação tradicional, como tecnológica.

A valorização da formação continuada é outro aspecto relevante na formação, com seus referenciais coerentes com a proposta educacional inovadora. O egresso precisa entender que a busca do conhecimento deve acompanhá-lo permanentemente, não se restringindo apenas a uma etapa da sua vida. Nesse aspecto, o curso especificamente vem cumprindo o seu papel oferecendo oportunidades diversificadas e permanentes mediante o oferecimento de atividades paralelas de enriquecimento curricular.

A concepção das estruturas curriculares do curso de Tecnólogo em Negócios Imobiliários na modalidade a distância está articulada com os pressupostos teórico-metodológicos do projeto político pedagógico institucional e com os objetivos institucionais a fim de que se possa atingir o perfil esperado do egresso. Nessa perspectiva a cada semestre de ensino são propostas atividades complementares, tais como: participação e incentivo dos estudantes em eventos e projetos, cursos e atividades culturais, tudo de modo a ampliar o universo de conhecimentos.

4.1 Competências e habilidades

O Projeto Político Pedagógico Institucional pretende, por meio dos cursos da universidade, desenvolver um conjunto de competências e de habilidades profissionais e formar empreendedores articulados com as demandas da sociedade, principalmente com o setor produtivo, assentando-se na legislação e nas diretrizes curriculares nacionais de cada curso.

(10)

Essas competências referem-se ao comprometimento com os valores inspirados na sociedade democrática, ao domínio dos conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos, à articulação interdisciplinar dos conteúdos, ao domínio das tecnologias, aos processos de investigação que possibilitam a produção de conhecimento e ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional ao longo da vida.

O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários deverá desenvolver um conjunto de competências e habilidades para garantir o domínio de conteúdos prático-teóricos, que se articulem para a formação do perfil desejado para o egresso do curso.

A habilidade para lidar com pessoas, a capacidade de comunicação e trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são requisitos importantes a esse profissional.

O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários abre oportunidades profissionais oriundos de empresas públicas e privadas, bem como para profissionais autônomos. O bom profissional é capaz de responder melhor às demandas de um mundo globalizado e competitivo, com conhecimentos específicos, além de desenvolver uma visão cultural abrangente, exigível para a sua atuação em qualquer modalidade.

Diante da realidade atual mundial, interconectada e globalizada, preparar acadêmicos para trabalhar na área de Negócios Imobiliários é respeitar as necessidades de formá-los para atuar em mercados altamente competitivos e em constantes mudanças, o que exige destes um profundo conhecimento sobre as atividades administrativas da empresa e os seus efeitos na vida social, econômica e no meio ambiente.

O profissional deve ter habilidade para trabalhar em equipes interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente nos diferentes contextos organizacionais e sociais. Esses contextos envolvem o desenvolvimento de competências em quatro linhas de formação específica distintas, profissionalizando-o como administrador de imóveis, administrador de condomínios, intermediador

(11)

imobiliário e avaliador de imóveis. Cada uma destas linhas de formação deve ser cursada de forma independente, desenvolvendo-se competências profissionais específicas.

Para cada uma das áreas de formação específica o profissional egresso poderá obter certificações intermediárias relacionadas à obtenção de competências para lidar com diferentes processos existentes nas organizações empresariais sem que, em hipótese alguma, fique comprometido o desenvolvimento da competência mais ampla de gestor de negócios.

Consolida-se, assim, a formação de um profissional com ampla base de conhecimentos e domínio de ferramentas gerenciais e, ao mesmo tempo, com formação específica em áreas de conhecimento relevantes para sua atuação no mercado de trabalho.

O Curso envolve um conjunto de competências articuladas com as demandas importantes decorrentes da análise da atuação profissional e assenta-se na legislação vigente e diretrizes curriculares nacionais. São elas:

a. compreenderidéias e valores sócio-culturais e históricos, indispensáveis ao exercício da cidadania;

b. entender a ação ética do Tecnólogo em Negócios Imobiliários;

c. estabelecer novos paradigmas favorecendo a relação entre o fazer, o sentir e o pensar;

d. assimilar inovações e mudanças;

e. compreender sua formação numa abordagem transdisciplinar e dialógica com profissões afins;

f. gerenciar o próprio negócio, elaborar proposta técnica e comercial para o cliente e elaborar portfolio profissional;

g. comunicar-se e expressar-se de forma correta em documentos específicos; h. utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e

informações matemáticas;

i. integrar fontes de recursos econômicos com as oportunidades de negócios, mantendo uma relação ética e confiança com o mercado financeiro;

(12)

k. elaborar programas e atividades, decidindo alternativas e dimensionando riscos para otimização de resultados;

l. operar sistemas informatizados, utilizando-se das inovações tecnológicas para a organização do trabalho;

m. exercer a intermediação na venda, compra, permuta e locação de imóveis; bem como gerenciar equipes de corretores;

n. ser consultor, aconselhando e resolvendo negócios ou operações imobiliárias realizadas por Corretores de Imóveis, com formação de nível técnico;

o. colaborar no processo de orientação à população sobre a escolha de terreno e habitação;

p. fornecer laudos periciais e pareceres no assessoramento a órgãos públicos (administração pública direta e indireta), abrangendo, inclusive, os poderes legislativo, judiciário e empresas privadas em assuntos inerentes à área imobiliária;

q. prestar assessoramento na área imobiliária, com vistas à conservação e elevação do patrimônio arquitetônico;

r. atuar de forma integrada e interativa com outras áreas do conhecimento, interferindo na realidade sócio-econômica-política na busca de soluções para as reais necessidades da comunidade local ou regional;

s. elaborar planos de ação preventiva ou corretiva, com vistas à eliminação de distorções no equilíbrio da oferta e da procura no mercado imobiliário;

t. assessorar auditorias em questões imobiliárias quando houver exigência de conhecimentos específicos da área;

u. emitir laudo de avaliação quanto a comercialização imobiliária;

v. ser consultor na elaboração de projetos para captação de recursos públicos no setor de habitação;

w. ser consultor em questões de regularização de parcelamento de solo e assentamentos urbanos e rurais;

x. exercer a função de gestor de condomínios residências e não residenciais; y. exercer a função de gestor de patrimônio imobiliário em órgãos públicos e na

(13)

z. assessorar a imobiliária nas seguintes áreas: planejamento de empreendimentos, análise de projetos imobiliários, pesquisa de mercado imobiliário, lançamentos imobiliários, viabilidade financeira, fundos de investimento imobiliário, consórcio imobiliário, cooperativas e plantas de valores.

- Funções do egresso dentro do mercado de trabalho

Sendo assim, listamos os possíveis campos de atuação para o Tecnólogo em Negócios Imobiliários no mercado de trabalho das empresas imobiliárias e aquelas que de alguma maneira prestam ou demandam serviços às empresas do setor:

a. Assistente imobiliário b. Assessor imobiliário

c. Analista de empreendimentos imobiliários d. Consultoria imobiliária

e. Gestão de imóveis e investimento na área

f. Empreendedorismo enquanto gestores dos seus próprios negócios imobiliários. g. Corretores de imóveis

h. Avaliador de imóveis i. Documentologista j. e-imobiliarista

k. Gerência de patrimônio imobiliário l. Administrador de imóveis

m. Administrador de condomínios e loteamentos n. Responsável técnico pela empresa

o. Incorporador Imobiliário

5. Matriz Curricular

MÓDULO I

DISCIPLINAS CH

(14)

Gestão Estratégica de Pessoas 80

Empreendedorismo 80

Fundamentos de Gestão Empresarial 80

Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental 80

Total 400

MÓDULO II – Certificação em Intermediação Imobiliária

DISCIPLINAS CH

Estatística 80

Princípios Gerais de Corretagem de imóveis 80

Contabilidade Geral 80

Gestão de Vendas 80

Matemática Financeira 80

Atividade Certificadora - Intermediação Imobiliária 80

Total 480

MÓDULO III – Certificação em Administração de Imóveis e Condomínios

DISCIPLINAS CH

Teoria e Prática da Administração Imobiliária em Locações 80

Direito Imobiliário Aplicado 80

Direito e Legislação Imobiliária 80

Teoria e Prática da Administração Imobiliária em Condomínios 80

Métodos de Avaliação Predial 80

Atividade Certificadora - Administração de Imóveis e Condomínios

80

(15)

MÓDULO IV – Certificação em Avaliação de Imóveis

DISCIPLINAS CH

Operações e Financiamentos Imobiliários 80

Planejamento Urbano, Parcelamento do Solo e Meio Ambiente

80

Teoria e Prática da Intermediação Imobiliária 80

Avaliação de Imóveis 80

Análise Econômica de Mercado 80

Atividade Certificadora - Avaliação de Imóveis 80

Total 480

Observação: A disciplina de LIBRAS é oferecida como optativa, sem integralizar a carga horária do curso, mas constando do Histórico Escolar, quando cursada, bem como as Relações Étnico Raciais e Políticas de Educação Ambiental que são oferecidas sob a forma de palestras e cursos de extensão.

Carga horária do curso 1840h

Atividades Complementares 120h

(16)

06. Ementário PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Fundamentos de Marketing

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

Marketing Essencial: visão geral de marketing, seus fundamentos e principais conceitos. Análise do ambiente de marketing. Estrutura mercadológica e suas variáveis. Marketing Mix: desenvolvimento do marketing mix (Produto, Preço, Distribuição e Promoção). Estudos de demanda. Criação da satisfação do Consumidor, através da Qualidade, Serviços, Valor e CRM. Planejamento Estratégico de Marketing: a importância do planejamento estratégico orientado para o mercado. Endomarketing e Estratégias de Gestão da Sustentabilidade. Criação de vantagem competitiva. Precificação e Lucratividade: Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida dos produtos. Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente. Determinação do preço dos produtos: estratégias. OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Adequar produtos e serviços nos diversos segmentos, de acordo com as necessidades e desejos dos consumidores e do mercado organizacional.

UNIDADE 1 - MARKETING ESSENCIAL Objetivos(s)

 Identificar as variáveis dos macro e micro ambientes de marketing;  Descriminar os conceitos básicos de marketing;

Conteúdo

1.1 Visão geral da disciplina de Marketing, seus fundamentos e principais conceitos 1.2 Análise do ambiente de marketing

1.3 Estrutura mercadológica e suas variáveis. UNIDADE 2 - MARKETING MIX

Objetivos(s)

 Definir o marketing mix a partir da compreensão da demanda e da percepção da satisfação do consumidor.

Conteúdo

2.1 Desenvolvimento do marketing mix: produto, preço, praça e promoção 2.2 Estudos de demanda

2.3 Criação da satisfação do consumidor por meio de qualidade, serviços, valor e CRM.

UNIDADE 3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING Objetivo(s)

(17)

 Aplicar o conceito de planejamento estratégico de marketing a partir das variáveis encontradas no ambiente, produzindo, desta forma, vantagem competitiva para a organização

Conteúdo

3.1 A importância do planejamento estratégico orientado para o mercado 3.2 Endomarketing e gestão da sustentabilidade

3.3 Criação de vantagem competitiva

UNIDADE 4 - PRECIFICAÇÃO E LUCRATIVIDADE Objetivo(s)

 Reconhecer o ciclo de vida do produto e seus impactos na gestão de marketing;  Prever implicações do ciclo de vida do produto nas estratégias de precificação e

oferta de valor. Conteúdo

4.1 Desenvolvimento de novos produtos e estratégias para o ciclo de vida

4.2 Determinação do preço dos produtos: entendimento e captura de valor para o cliente

4.3 Determinação do preço dos produtos: estratégias.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

(18)

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Sérgio Roberto (Coord.). Gestão de marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. GIANNINI, Roberta. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: UVA, 2014.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHURCHILL, Gilbert A; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D. Estratégia de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

AVELAR, Ediana; BITTENCOURT, Luís (Org.). Gestão do marketing: casos e estratégias. Rio de Janeiro: i Ventura, 2009.

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009.

(19)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Pessoas

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

A moderna Gestão de Pessoas: Estudos dos conceitos de Gestão de Pessoas; As pessoas como parceiras da organização; Aspectos essenciais da moderna Gestão de Pessoas; Objetivos da Gestão de Pessoas na Organização. Gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo: Mudanças e transformações no cenário mundial, desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas e novos papéis da Gestão de Pessoas e a parceria com o Comportamento Organizacional. Análise estratégica da Gestão de Pessoas: estratégia em Gestão de Pessoas, diagnóstico e análise de melhorias, objetivos organizacionais, fatores de risco no planejamento. Planejamento das ações em Gestão de Pessoas: Modelos de planejamento, Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional: um novo desafio da Gestão de Pessoas.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Analisar como funciona a Gestão de Pessoas no campo da Administração moderna.  Identificar o papel da Gestão de Pessoas nas organizações atuais.

 Diagnosticar o ambiente empresarial.

 Relacionar as bases do planejamento para a implementação da Gestão de Pessoas. UNIDADE 1 - A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Objetivo(s)

 Analisar o funcionamento da Gestão de Pessoas no campo da Administração Moderna. Conteúdo

1.1 Conceitos de Gestão de Pessoas.

1.2 As pessoas como parceiras; o foco em valores integradores e de desenvolvimento da organização.

1.3 Quais os atuais focos da gestão de pessoas.

UNIDADE 2 – A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO Objetivo(s)

 Descrever as características do cenário de negócios da gestão de pessoas.  Analisar como a informação e inovação interfere nas organizações.  Discriminar os focos exigidos do gestor de pessoas

Conteúdo

2.1 Mudanças e transformações no cenário mundial. 2.2 Desafios do terceiro milênio para a Gestão de Pessoas. 2.3 Novos papéis da Gestão de Pessoas.

UNIDADE 3 - ANÁLISE ESTRATÉGICA DA GESTÃO DE PESSOAS Objetivo(s)

(20)

 Analisar estrategicamente a gestão de pessoas no ambiente organizacional Conteúdo

3.1 Estratégia em Gestão de Pessoas 3.2 Diagnóstico e análise de melhorias 3.3 Fatores de risco no planejamento

UNIDADE 4 - PLANEJAMENTO DAS AÇÕES EM GESTÃO DE PESSOAS Objetivo(s)

 Relacionar as bases do planejamento para a implantação da Gestão de Pessoas. Conteúdo

4.1 Modelos de Planejamento.

4.2 Políticas e processos que envolvem a Gestão de Pessoas.

4.3 Mudança organizacional: um novo desafio da gestão de pessoas.

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

(21)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2° ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2011.

SOUZA, Marcio Santos. Gestão Estratética de Pessoas. 1 ed. Rio de Janeiro: UVA, 2014. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BEHNKE, Monica Teresinha (Org.) Gestão de Pessoas: artigos reunidos. Curitiba: InterSaberes, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri – São Paulo, Manole, 2014.

KOPS, Lucia Maria; SILVA, Selma França da Costa; ROMERO, Sonia Mara Thater. Gestão de Pessoas: conceitos e estratégias. Curitiba: InterSaberes, 2013.

VERGARA, Sylvia. Gestão de Pessoas. 14.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARVALHO, Antônio V, NASCIMENTO, Luiz Paulo, SERAFIM, Oziléa C. G. Administração de recursos humanos. V.1, São Paulo: Cengage Learning, 2012.

(22)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Empreendedorismo

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

Conceituação da atitude empreendedora, origens do conceito de empreendedorismo, perfil empreendedor e intraempreendedorismo. Inovação, condições para o processo de inovação, apoio e fomento a inovação no Brasil. Consultoria: conceitos e demandas. O papel do consultor organizacional e projetos de consultoria.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo;

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma idéia inovadora;

 Identificar as Agências de Apoio e Fomento, Políticas Públicas e Estratégias implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil;  Destacar as características das etapas de um roteiro de consultoria empresarial. UNIDADE 1 - CONCEITUAÇÃO DA ATITUDE EMPREENDEDORA E INTRAEMPREENDEDORISMO

Objetivo(s)

 Reconhecer a importância e as principais características da atitude empreendedora no cenário contemporâneo.

Conteúdo

1.1 Origens do Conceito de Empreendedorismo. 1.2 Perfil do Empreendedor na Era do Conhecimento. 1.3 O Empreendedor Corporativo.

UNIDADE 2 – INOVAÇÃO, PRINCIPAIS CONCEITUAÇÕES E O EMPREENDEDOR INOVADOR

Objetivo(s)

 Relacionar o papel do empreendedor com o florescimento de uma ideia inovadora. Conteúdo

2.1 Inovação: Produtos, Processos e Modelos de Negócios 2.2 A Inovação no ambiente organizacional

2.3 O Ambiente organizacional favorável à Inovação

UNIDADE 3 - INOVAÇÃO: AGENTES DE APOIO E FOMENTO Objetivo(s)

 Identificar as agências de apoio e fomento, as políticas públicas e as estratégias implementadas pelo ambiente empresarial para incentivar a inovação no Brasil.

Conteúdo

(23)

3.2 Políticas públicas voltadas para o processo de inovação: Lei da Inovação (2004) 3.3 A importância da tríplice hélice para Inovação: Governo, Universidades e Empresas

UNIDADE 4 - PROJETO DE CONSULTORIA Objetivo(s)

 Analisar as principais características de um roteiro (projeto) de consultoria empresarial. Conteúdo

4.1 Projeto de consultoria: o que é e quando utilizar? 4.2 Operacionalizando o projeto de consultoria 4.3 Intervenções a partir da consultoria

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

(24)

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2009.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

MAXIMINIANO, Antônio Cesar Amaru. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson Prentice, 2012.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANTES, Elaine Cristina. (Org) Empreendedorismo e Responsabilidade Social. 2a Ed. rev. Curitiba: InterSaberes, 2014

BRANDÃO, Euler Alves; VASCONCELOS, Geraldo Magela Rodrigues; MUNIZ, Reynaldo Maia. Empreendedorismo e racionalidade. Revista PRETEXTO, 2011, Vol.12(3).

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

PREDEBON, José. Criatividade: Abrindo o lado inovador da mente. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (coleção empreendedorismo).

(25)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Fundamentos de Gestão Empresarial

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 1º

EMENTA

O conhecimento administrativo. Funções administrativas. Funções do Administrador. A administração nas organizações brasileiras. Áreas da Organização. Estrutura Organizacional. Processos organizacionais. Modelos de Organização. Grupos de Gestão. Ambiente organizacional. Mudança Organizacional. Globalização.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Identificar os principais conceitos que norteiam a administração e os estilos de gestão;

 Demonstrar as principais funções das áreas administrativas e as habilidades necessárias ao administrador;

 Analisar a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características;

 Aplicar como deve ser estruturada a organização e quais os principais processos organizacionais que perpassam as empresas;

 Justificar a importância da mudança e seus impactos na gestão empresarial;

 Entender o processo de globalização, os tipos, vantagens e desvantagens geradas pelo seu surgimento nas empresas.

UNIDADE 1 - ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO BRASILEIRO Objetivo(s)

 Entender os principais elementos que fazem parte de uma organização;

 Compreender o conceito de administração e como é formado o conceito administrativo.  Conhecer a atuação do administrador nas organizações, bem como as habilidades

necessárias para o exercício da gestão;

 Refletir sobre a administração nas organizações brasileiras. Conteúdo

1.1 As Organizações, a Administração e as funções do administrador 1.2 Funções do administrador

1.3 A administração nas organizações brasileiras

UNIDADE 2 – CONHECENDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, além de identificar as áreas de atuação de uma organização e suas principais características.

Conteúdo

2.1 Administração de uma Organização

2.2 Funções Organizacionais: operações e marketing

2.3 Funções Organizacionais: de pesquisa e desenvolvimento, da área de finanças e de recursos humanos

(26)

UNIDADE 3 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Objetivo(s)

 Compreender a montagem da estrutura organizacional;  Entender a diferenciação entre estrutura e departamento;

 Conhecer os fatos que influenciam a definição da estrutura organizacional;

 Compreender os processos organizacionais que perpassam pelas empresas tradicionais e contemporâneas.

Conteúdo

3.1 Pessoas, Organização Funcional e Territorial

3.2 Organizações por Produtos, Cliente, Divisionais e Projetos 3.3 Processos Organizacionais

UNIDADE 4 – MUDANÇA ORGANIZACIONAL E GLOBALIZAÇÃO Objetivo(s)

 Compreender o que caracteriza uma mudança organizacional;  Entender os impactos da evolução tecnológica nas empresas;

 Identificar os principais elementos que proporcionam a mudança nas organizações;

 Entender o que é globalização e quais os impactos gerados nas empresas;

 Entender o processo de globalização: os tipos, as vantagens e desvantagens geradas pelo surgimento da globalização nas empresas, de maneira geral e para o seu público consumidor.

Conteúdo

4.1 Caracterização da mudança organizacional 4.2 Panorama geral da globalização

4.3 Tipos de globalização

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

(27)

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRAL, Felipi; PECI, Alketa. Fundamentos de Administração. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. (livro da disciplina)

BATEMAN, Thomas S. Administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

LLATAS, Maria Virginia (Org.). OSM: organização, sistemas e métodos: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. 8. ed. São Paulo: Campus, 2011.

ORLICKAS, Elizenda. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. 2 ed.rev.,atual. e ampl. Curitiba: Ibpex, 2011.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.

(28)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários

DISCIPLINA: Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 1º EMENTA

A reflexão Ética: Estudos sobre as raízes da dupla moral brasileira e as morais empresariais brasileiras. A Ética Empresarial: Estudos das teorias éticas e reflexões sobre os dilemas éticos de base. A Responsabilidade social nos negócios: um conceito em construção e Sistemas de gestão ambiental: desafios de sua difusão no cenário brasileiro. Caracterização da gestão contemporânea em ética e responsabilidade socioambiental corporativa: gestão dos recursos comuns, gestão com stakeholders, marketing e responsabilidade social. A reinclusão da terceira idade: uma abordagem para a responsabilidade social.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Distinguir questões relacionadas à ética e responsabilidade socioambiental corporativa e seus desdobramentos na esfera organizacional.

UNIDADE 1 - O CAMPO DE ESTUDO DA ÉTICA Objetivo(s)

 Analisar as razões da reflexão ética. Conteúdo

1.1 O que estuda a ética?

1.2 As raízes da dupla moral brasileira 1.3 As morais empresariais brasileiras

UNIDADE 2 - A ÉTICA EMPRESARIAL Objetivo(s)

 Refletir sobre o conceito e os dilemas da ética empresarial. Conteúdo

2.1 As Teorias éticas 2.2 Dilemas éticos de base 2.3 Ética no Mundo do trabalho

UNIDADE 3 - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA Objetivo(s)

 Reconhecer a importância e impacto do estudo sobre responsabilidade socioambiental corporativa.

Conteúdo

3.1 Por que estudamos responsabilidade social?

(29)

3.3 Sistemas de gestão ambiental: desafios de sua difusão no cenário brasileiro

UNIDADE 4 - GESTÃO CONTEMPORÂNEA EM ÉTICA, RS E AMBIENTAL CORPORATIVA Objetivo(s)

 Avaliar a relevância da Gestão Contemporânea em Ética, RS e Ambiental Corporativa.

Conteúdo

4.1 Gestão dos Recursos Comuns 4.2 Gestão com Stakeholders

4.3 Marketing e Responsabilidade Social

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

(30)

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALENCASTRO, Maria Thereza Pampola. Ética. Pearson: BUP. 2013 (Livro-texto). MATOS, Francisco G. Ética na gestão empresarial. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. SROUR, Robert Henry. Ética Empresarial. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERTÉ, Rodrigo. Gestão ambiental no mercado empresarial. Curitiba: Intersaberes, (série: desenvolvimento sustentável), 2013

CASTANHO, Daniel Faccini. A gestão da Responsabilidade Social na Gestão do Ensino. In: COLOMBO, Sonia Simões (org) nos bastidores da Educação Brasileira: A gestão vista por dentro. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MATOS, Francisco G. Ética na gestão empresarial. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. NETO, João A. M. Filosofia e ética na Administração. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. SROUR, Robert Henry. Casos de ética empresarial. Chaves para entender e decidir. 2. ed. - Rio de Janeiro. Elsevier, 2014.

(31)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Estatística

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 2º

EMENTA

Noções e conceitos básicos de estatística. Fases para realização de pesquisa estátistica. População e amostra. Apresentação de dados estatísticos. Estatística Descritiva. Aplicabilidade das medidas de tendência central e das medidas de dispersão. Conceitos básicos de Probabilidade. Estimação no ponto e intervalo de confiança. Regressão e Correlação. Aplicações da Estatística no Excel.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

Operacionalizar o planejamento, coleta e apresentação dos dados;  Analisar dados estatísticos com o auxílio de medidas descritivas;

Interpretar os resultados de probabilidade para utilização no processo decisório; Elaborar correlações e previsões quanto ao comportamento entre as variáveis. UNIDADE 1 – PRIMEIROS PASSOS: CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES

Objetivo(s)

Operacionalizar o planejamento, coleta e apresentação dos dados. Conteúdo

1.1 Introdução ao Estudo Estatístico 1.2 Processo de Coleta de Dados

1.3 Distribuição de Frequências e Representações UNIDADE 2 – ESTUDOS DAS MEDIDAS DESCRITIVAS Objetivo(s)

 Analisar dados estatísticos com o auxílio de medidas descritivas. Conteúdo

2.1 Medidas de tendência central 2.2 Medidas separatrizes

2.3 Medidas de dispersão, assimetria e curtose. UNIDADE 3 – INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE Objetivo(s)

 Interpretar os resultados de probabilidade para utilização no processo decisório. Conteúdo

3.1 Espaços amostrais e eventos probabilísticos 3.2 Axiomas de probabilidade e probabilidade clássica 3.3 Distribuições de probabilidade

(32)

UNIDADE 4 – INFERÊNCIA ESTATÍSTICA Objetivo(s)

 Elaborar correlações e previsões quanto ao comportamento entre as variáveis Conteúdo

4.1 Estimação

4.2 Correlação entre variáveis 4.3 Regressão linear

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

(33)

CRESPO, Antônio Arnot. Estatística fácil. 19.ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

LAPPONI, Juan Carlos. Estatística usando Excel. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier / Campus, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LARSON, Ron; FARBER, Betsy. Estatística Aplicada. São Paulo: Pearson, 2010.

LEVIN, Jack; FOX, James Alan; FORDE, David R. Estatística para ciências humanas. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

MCCLAVE, James T. BENSON, George P. SINCICH, Terry. Estatística para administração e economia. São Paulo: Pearson, 2009.

MORETTIN, Luiz Gonzaga. Estatística Básica: probabilidade e inferência. São Paulo: Pearson, 2010.

NEUFELD, John L. Estatística aplicada à administração usando excel. 1. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2003.

(34)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Princípios Gerais de Corretagem de Imóveis CARGA HORÁRIA: 80h

MÓDULO: 2º EMENTA

Histórico da profissão do corretor de imóveis; perfil profissional e campo de atuação; Legislação Especial, Código Civil e a Resoluções do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis); Contrato de Prestação de Serviço de Intermediação Imobiliária; Ferramentas para atuação no mercado da corretagem de imóveis.

OBJETIVO DA DISCIPLINA

 Identificar o histórico da profissão do Corretor de Imóveis;  Interpretar a legislação específica sobre a matéria;

 Elaborar o Contrato de Corretagem Imobiliária;

 Analisar fragilidades e pontos fortes aplicáveis no momento da contratação do profissional.

UNIDADE 1 – HISTÓRICO DA PROFISSÃO DE CORRETOR DE IMÓVEIS Objetivo(s)

 Identificar a evolução e principais atores envolvidos na Corretagem Imobiliária. Conteúdo

1.1 Histórico da Profissão do Corretor de Imóveis 1.2 Os principais atores da Corretagem Imobiliária

UNIDADE 2 – LEGISLAÇÃO ESPECIAL, CÓDIGO CIVIL REFERENTE À CORRETAGEM IMOBILIÁRIA E RESOLUÇÕES DO COFECI

Objetivos(s)

 Identificar a Legislação Especial, a legislação referente à Corretagem Imobiliária no Código Civil;

 Analisar as Resoluções do COFECI pertinentes ao Mercado da Intermediação. Conteúdo

2.1 A Legislação Especial

2.2 Código Civil referente à Corretagem Imobiliária

2.3 Resoluções do COFECI pertinentes ao Mercado da Intermediação – Parte I

2.4 Resoluções do COFECI pertinentes ao Mercado da Intermediação – Parte II

UNIDADE 3 – O CONTRATO DE CORRETAGEM Objetivos(s)

 Elaborar o contrato de Corretagem. Conteúdo

(35)

3.1 Os atores do Contrato de Corretagem Imobiliária 3.2 O Contrato de Corretagem Imobiliária

3.3 Produção do Contrato de Corretagem Imobiliária – Parte I

3.4 Produção do Contrato de Corretagem Imobiliária – Parte II

UNIDADE 4 – AS FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO NO MERCADO DA CORRETAGEM DE IMÓVEIS

Objetivo(s)

 Analisar as fragilidades e os pontos fortes aplicáveis no momento da contratação do profissional.

Conteúdo

4.1 As Ferramentas para atuação no Mercado da Corretagem de Imóveis

4.2 As fragilidades e pontos fortes aplicáveis no momento da contratação do profissional

METODOLOGIA

A disciplina é oferecida predominantemente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e acompanhada por equipe composta de: Professor-Tutor, Monitor, Coordenador e Suporte. O conteúdo da disciplina é disponibilizado por meio de material didático multimídia, com linguagem dialógica e hipertextual, através de objetos de aprendizagem, recursos audiovisuais, videoaulas, elementos interativos como simuladores, sessões de autoestudo, etc. O conteúdo é mediado por meio de fóruns de discussão (temáticos, por unidade, por aula, por assuntos, etc) criados especificamente para discutir o programa da disciplina. Os tutores e alunos interagem por meio de ferramentas de comunicação síncrona: chat; assíncronas: fóruns e mensagens eletrônicas: e-mail. Além disso, ao longo de cada disciplina há a proposição de atividades avaliativas e não avaliativas. Ao final de cada disciplina há a proposição de uma Teleclasse, atividade de fechamento e revisão, composta por uma síntese teórica (Mapa Conceitual), seguida pela proposição de uma atividade de aplicação e análise, mobilizando as competências e habilidades adquiridas ao longo da disciplina.

ATIVIDADES DISCENTES

Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão a:

 Participação em fóruns de discussão (temáticos, duvidas, aulas, atividade, entre outros) mediados pelos professores-tutores;

 Resolução de listas de exercícios, questões de autocorreção com gabarito comentado, objetivas e discursivas (chave de resposta);

 Execução de atividades colaborativas, individuais ou coletivas, de pesquisa, síntese, análise e aplicação.

(36)

A avaliação do aluno será realizada de forma presencial e a distância. O processo avaliativo do desempenho dos alunos será realizado através de:

 Atividades avaliativas online;

 Atividades avaliativas presenciais, com a obrigatoriedade de aplicação de prova presencial nos polos de apoio presencial credenciados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SCAVONE Junior,LuizAntonio. Direito imobiliário – teoria e prática. 8ª. Ed. São Paulo: Forense Jurídica ( GrupoGen ), 2014.

GERSTENBERGER, Fatima Cristina Santoro. Princípios gerais de corretagem de imóveis. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2014.

TRAVASSOS, Ari. Corretagem de imóveis de A a Z: um glossário para esclarecer muitas dúvidas, tanto dos profissionais imobiliários quanto dos leigos. Rio de Janeiro: Quality MRC, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS ( Brasil ). Legislação . 8. ed. Brasília, DF: COFECI, 2014.

FERNANDES, Alexandre Cortez. Direito civil: contratos. Caxias do Sul, RS: Educs, 2011 GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil, v.4, tomo II: contratos em espécie, 7. Ed. rev. e atual. São Paulo: saraiva, 2014.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, 3 : contratos e atos unilaterais. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. V. 3: contratos: declaração unilateral de vontade, responsabilidade civil. 18 ed. rev. e atual. Rio de janeiro: Forense, 2014.

(37)

PLANO DE ENSINO

CURSO: Superior em Tecnologia em Negócios Imobiliários DISCIPLINA: Contabilidade Geral

CARGA HORÁRIA: 80h MÓDULO: 2º

EMENTA

Noções preliminares. Patrimônio. Procedimentos contábeis. Estudo e classificação das contas. Fatos contábeis. Método das partidas dobradas. Princípios de contabilidade. Procedimentos contábeis de escrituração. Encerramento do exercício social com a apuração do resultado. Balancete de Verificação. Balanço patrimonial. Demonstração do resultado do exercício.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 Definir os conceitos introdutórios da Contabilidade, bem como seus princípios e a forma de elaboração e apresentação das demonstrações contábeis;

 Nomear os elementos formadores do patrimônio e saber analisar a situação patrimonial das organizações;

 Aplicar os procedimentos de escrituração contábil;  Apurar o resultado do exercício;

 Usar subsídios teórico/normativos e práticos para a elaboração das demonstrações Contábeis básicas: DRE e Balanço Patrimonial;

Elaborar o diário e razão levando em conta as formalidades intrínsecas e extrínsecas.

UNIDADE 1 – NOÇÕES PRELIMINARES DA CONTABILIDADE

Objetivo(s)

 Explicar os conceitos introdutórios da contabilidade;

 Identificar os princípios e normas de contabilidade vigentes no Brasil;

 Descrever a estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis;

 Listar os elementos formadores do patrimônio e analisar a situação patrimonial das organizações.

Conteúdo

1.1 Noções preliminares da Contabilidade 1.2 Normas e Princípios Contábeis

1.3 O Patrimônio

UNIDADE 2 - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL – PARTE I Objetivo(s)

 Diferenciar atos e fatos contábeis;

 Identificar os fatos utilizados para registro pela contabilidade;  Explicar a estrutura do plano de contas da contabilidade;  Diferenciar regime de caixa de regime de competência;  Explicar a técnica de escrituração contábil.

Conteúdo

2.1 Escrituração contábil

Referências

Documentos relacionados

última rodada, o Peru venceu o Uruguai por 2 a 1 com dois gols de Jorge Alcalde e se sagrou campeão pela primeira vez, desencadeando uma grande festa nas ruas de

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Autoriza a inscrição de pessoas físicas portadoras de Diplomas do Curso Superior de Tecnológica em Negócios Imobiliários, na modalidade à distância expedidos pelo

Parágrafo Terceiro Em função de hoje o plano odontológico não estar atendendo as necessidades da maioria dos trabalhadores, fica estabelecido num prazo de 30 dias a criação de

Dado que existe uma equação matemática que relaciona cada um desses fatores diretamente à concentração do analito (Equação 8) e, sendo as variações entre

De acordo com Miller & Blair (1985), os multiplicadores são importantes indicativos dos impactos que ocorrem na economia e permitem verificar quais os setores afetam mais o

O estudo do Banco Mundial, publicado em 2016 – “Série Água Brasil 13 – Estudo de Modelos de Gestão de Serviços de Abastecimento de Água no Meio Rural no Brasil”, classificou

Assim, para além de servir à customização do processo, as referidas convenções podem servir como importantes ferramentas no processo de negociação, momento em que, ao alocar