• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Referência: Pregão nº 72/2007 Processo 1.00.000.006404/2007-36 Fase: Impugnação de Edital

A Empresa TN INDÚSTRIAL SOLUÇÕES E SERVIÇOS LTDA. interpõe tempestivamente impugnação ao Edital de Pregão suprareferenciado pelos motivos a seguir:

1. DOS ARGUMENTOS RESUMIDOS DA IMPUGNANTE “DO QUESTIONAMENTO

Questionamos quanto aos item “capacidade de informar o número de páginas restantes e o número de páginas impressas”, quando é feita tal exigência refere-se ao quantitativo de toner para impressão?

DA RESTRIÇÃO AO CARÁTER COMPETITIVO DA LICITAÇÃO

Consultando o Anexo I do Termo de Referência, que trata das especificaçõesdos equipamentos, deparamo-nos com a seguinte exigência de característica mínima em relação ao equipamento do item IV – impressora Laser Monocromática.

Compatível com aplicações Citrix MetaFrame e Windows terminal Services usadas em ambientes com thin clients;

Neste sentido, importante consignar que, após realizarmos minuciosa pesquisa entre os principais fabricantes de impressoras dos portes especificados, identificamos que apenas dois fabricantes apresentam a compatibilidade com aplicações Citrix MetaFrame usadas em ambientes com thin clients;

Ressaltamos que essa emulação é desenvolvida para os equipamentos da marca Xerox, não sendo a mais usual, ou seja, as mais usadas são a emulação PostSrcipt e PCL.

Assim, certo é´que os demais fornecedores estariam previamente em desvantagem, uma vez que a emulação solicitada não é usual de mercado, o que ocasionará custos adicionais para a disponibilização da característica e, conseqüentemente, trará prejuízo inconteste ao caráter competitivo do certame.

(2)

DO PEDIDO

Portanto, diante do exposto e acreditando que nosso questionamento/impugnação possa contribuir para o aperfeiçoamento das regras do certame, requeremos:

1- A supressão da exigência da característica mínima de Compatível com aplicações Citrix MetaFrame e Windows terminal Services usadas em ambientes com thin clients do equipamento do item V do Anexo I do Termo de Referência, a fim de adequá-lo às normas licitatórias, por violação ao art. 3º da Lei 8.666/93”.

2. DOS ARRAZOADOS DA INSTITUIÇÃO

Em resposta aos argumentos da impugnante, transcrevo a seguir o posicionamento da Secretária da Tecnologia da Informação -STI/PGR:

“A solicitação de esclarecimentos teria sido um instrumento mais apropriado para a questão, e evitaria que a empresa produzisse uma peça tão recheada de desconhecimento técnico e de citações jurídicas, que embora pareçam corretas, não tem pertinência com o caso em tela.

Aliás, a empresa valeu-se de sua prerrogativa de questionar, pois no mesmo documento, além do pedido de impugnação, há também um questionamento sobre outra exigência contida nas especificações técnicas do mesmo item.

Inicialmente faremos a resposta ao questionamento, para após, prestar os esclarecimentos que certamente irão demonstrar a desnecessidade do pedido de impugnação.

Questionamento

Conforme estabelecido nas especificações técnicas do item, o equipamento deverá possuir “Capacidade de informar o número estimado de páginas restantes e o

número de páginas impressas”, que significa que deverá estar disponível as

informações de quantas páginas foram impressas e quantas páginas ainda poderão ser impressas com o cartucho de toner instalado. Esta última informação poderá ser expressa em número de páginas ou em percentual restante do cartucho de toner, pois este percentual, juntamente com o número de páginas já impressas, é suficiente para

produzir o resultado estimado de páginas restantes. Pedido de Impugnação

A alegação da empresa é de que a exigência “Compatível com aplicações Citrix

Metaframe e Windows Terminal Services usadas em ambientes com thin clients” é

restritiva, e mais, “Ressaltanos que essa emulação é desenvolvida para os

equipamentos da marca Xerox, não sendo a mais usual, ou seja, as mais usuais são a emulação Postscript e PCL”. Trata-se de uma inverdade, que poderia ser relevada e

entendida apenas como desinformação, se não trouxesse em seu bojo a nefasta insinuação de que a Administração exigiu característica em suas especificações sem necessidade técnica, e pior, o fez para supostamente beneficiar um fabricante de impressoras.

(3)

Vamos aos fatos. O Citrix Metaframe não é uma emulação, e sua comparação com PCL e Postscript é completamente descabida, inclusive porque ambos também não são “uma emulação”. PCL e Postscript, respectivamente desenvolvidas pela HP e pela Adobe, são consagradas linguagens de definição de páginas de impressão, largamente utilizadas pelas impressoras atuais. O Citrix Metaframe é um software servidor de aplicações, cuja principal função é a de reduzir o consumo de banda de redes de longa distância e também, de permitir o uso de estações de trabalho com configurações modestas e com pouco poder de processamento(thin clients). O sistema operacional que dá suporte ao Citrix Metaframe, no caso da Procuradoria Geral da República, é o Windows Terminal Services.

O Ministério Público Federal faz uso da solução Citrix Metaframe para prover acesso a sistemas corporativos para 17(dezessete) Procuradorias em todo o país, evitando alto consumo de largura de banda da Rede Nacional do Ministério Público Federal. Em resumo, os sistemas são instalados no servidor de aplicações Citrix Metaframe/Windows Terminal Services situado na rede local da PGR, em Brasília. O usuário remoto, por exemplo, está situado na rede local da PR/AL, em Maceió. Quando o usuário faz conexão ao servidor de aplicações, uma sessão é criada para o ele no referido servidor, responsável por executar todo o processamento de suas requisições, inclusive acesso ao banco de dados, limitando o tráfego de rede a apenas as informações de entrada de dados do usuário por teclado e mouse e as informações de apresentação de resultados, sob a forma da tela de saída. A ilustração abaixo apresenta uma representação gráfica do ambiente operacional descrito.

Como todo o processamento é realizado pelo servidor de aplicações, e não pela estação do usuário, se este requisitar a impressão de um relatório pelo sistema, a geração do relatório é realizada pelo servidor de aplicações, que para tal, precisa ter o driver da impressora do usuário instalado em seu sistema operacional. Em raríssimas situações, alguns drivers apresentam comportamento anormal, e direcionam a impressão para uma impressora diferente daquela para qual foi solicitada a emissão do relatório. Essa situação já aconteceu no MPF, especialmente quando a impressora estava conectada à estação de trabalho do usuário pela interface USB. Para ligações

pela interface Ethernet, essa anormalidade nunca foi observada. Embora seja uma situação identificada em apenas um modelo de equipamento, e que foi sanada com a atualização do driver, não é possível para o MPF conviver com tal funcionamento deficiente, pois a solução Citrix Metaframe é fundamental para o desempenho de suas

(4)

funções institucionais. Foi uma questão estritamente técnica que motivou a especificação da exigência em tela.

Importante ressaltar que o atendimento à exigência não será aferido mediante consulta a prospectos, folhetos, site do fabricante, ou qualquer outra fonte de informação, pois trata-se de característica muito específica, e por vezes o próprio fabricante desconhece que seu equipamento é compatível. Uma impressora com driver para a plataforma Windows, em geral, é suficiente para atender ao requisito, que será aferido mediante teste prático de amostra do equipamento da licitante vencedora, ocasião em que esta terá a oportunidade de acompanhar e efetuar os ajustes e configurações que julgar necessárias. Após os testes, se de fato o equipamento não funcionar no ambiente Citrix Metaframe, a proposta da empresa será desclassificada para o item.

Finalizando, resta evidente que a motivação de incluir a exigência que se pretende impugnar foi estritamente pautada em requisitos técnicos, e respaldada por situação que já ocorreu em nossas instalações, e provocou transtornos até que se chegasse a uma solução.

Sugerimos que não seja dado acolhimento ao pedido da empresa TN Industrial.

Por todo o exposto, comunico a pugnaz que este Pregoeiro conheceu da impugnação, para negar-lhe provimento, mantendo inalterando o Edital de Pregão 72/2007, bem como a data de abertura e horário.

Brasília-DF, 26 de outubro de 2007

FRANCISCO DE JESUS S. ARAÚJO Pregoeiro/PGR

(5)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Ofício nº 84/2007-PREG/PGR REF. Pregão 72/2007 Brasília, 27 de outubro de 2007

DO: Pregoeiro/Procuradoria-Geral da República

Em resposta a impugnação interposta por essa empresa, segue inclusa a decisão.

FRANCISCO DE JESUS DA SILVA ARAUJO Pregoeiro

/PGR

A

TN INDÚSTRIAL SOLUÇÕES E SERVIÇOS LTDA.

Fax – (221) 3526 - 6446

Rio de Janeiro/RJ

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, no que tange a atual conjuntura dos SAIs, o referido projeto tem como objetivo central analisar as características da população atendida

A adoção do processo eletrônico de votação e o seu paulatino aperfeiçoamento constituem conquista do sistema eleitoral brasileiro, orientado pelo fortaleci- mento da

(trecho do voto do Min. - Taxa judiciária e custas: são espécies tributárias, classificando-se como taxas, resultando da prestação de serviço público específico

2 Art. As custas judiciais, destinadas exclusivamente ao custeio dos serviços afetos as atividades específi- cas da Justiça e prestados exclusivamente pelo Poder Judiciário, têm

Ao fazê-lo, violou (i) a determinação constitucional de repasse a Estados e Distrito Federal de 29% do produto da arrecadação da CIDE-combustíveis; (ii) a vedação de

Microsoft Windows 2000 Server Terminal Services, com Citrix MetaFrame 1.8 ou XP 1.0, Microsoft Windows Server 2003 contendo o Terminal Server com o Citrix MetaFrame XP

134/135: “QUE a gráfica Flamar já prestou serviços de gráfica a BETINHO GOMES no valor estimado de R$42 mil re- ais aproximadamente, valor esse que inclusive não foi quitado/pago;

FIGURA 12 – Cocho auxiliar na baia para alimentação dos leitões Fonte: Arquivo pessoal.. Há relação positiva entre aumento da altura das vilosidades do intestino