• Nenhum resultado encontrado

DOUTORADO. Documentos exigidos para a inscrição dos candidatos ao doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOUTORADO. Documentos exigidos para a inscrição dos candidatos ao doutorado"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Programa de Pós-graduação

em História

DOUTORADO

Edital de Processo Seletivo 2014

(Publicado em 15/08/2013)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso comunica a abertura de inscrições para as provas de seleção ao Curso de Doutorado em História para o ano de 2014. Com área de concentração em “História, territórios e fronteiras”, o curso conta com três linhas de pesquisa: 1) Territórios, temporalidades e poder; 2) Fronteiras, identidades e cultura e 3) Ensino de História, Memória e Patrimônio.

I. INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas de 01 a 15 de outubro de 2013, na secretaria do Programa de Pós-graduação em História, sala 32 do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, das 13:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.

Poderão inscrever-se candidatos que concluíram cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Ciências Humanas e Sociais e afins.

Documentos exigidos para a inscrição dos candidatos ao doutorado

IMPORTANTE: todas as cópias devem ser apresentadas autenticadas por cartório ou com os originais para autenticação administrativa:

a) Comprovante de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira (inglês,

espanhol ou francês).

1. Serão aceitos somente certificados, expedidos no máximo há dois anos, oriundos das seguintes instituições:

2. Certificado fornecido pelo Instituto de Linguagens / Departamento de Letras da UFMT

3. Certificado fornecido por outra Universidade Pública Brasileira

4. Certificado fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

b) Projeto de Pesquisa em 3 vias

Com 18 páginas, no máximo (excluída a bibliografia), adequado às possibilidades de orientação dos professores que compõem as linhas de pesquisa do Programa (ver anexo I), considerando que o prazo máximo para o desenvolvimento da pesquisa é de dois anos. O projeto deverá conter:

(2)

1.1. Capa (nome do autor, título, linha de pesquisa, local, mês e ano);

1.2. Apresentação (delimitação do objeto de estudo; justificativa do tema, discussão bibliográfica e das fontes documentais);

1.3. Objetivos (definição das metas de investigação); 3. Referências teóricas e metodológicas (principais conceitos a serem utilizados na pesquisa); 1.4. Metodologia e fontes (descrição dos meios, instrumentos e atividades

necessárias ao tratamento do problema a partir das fontes); 1.5. Bibliografia (segundo as normas da ABNT).

1.6. Deverá ser digitado em espaço 1,5, letra Times New Roman, corpo 12, papel A4, margens de 2,5 cm.).

c) Cópia do diploma de Mestrado ou declaração emitida por Programa de Pós-Graduação que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de Mestrado, antes do período de matrícula do PPGHis. Os títulos obtidos no exterior deverão estar revalidados, conforme legislação em vigor.

d) Cópia do histórico escolar do curso de graduação.

e) Curriculum Lattes documentado, extraído da Plataforma Lattes:

http://lattes.cnpq.br/

f) Cópia da certidão de nascimento ou casamento. g) Uma fotografia 3x4 recente.

h) Cópia do título eleitoral, com comprovante de votação na última eleição;

(documento não necessário para estrangeiros).

i) Cópia da carteira de identidade (ou passaporte, caso seja estrangeiro).

j) Cópia do CPF ou declaração de regularidade emitida pela Receita Federal (documento

não necessário para estrangeiros).

k) Cópia de quitação com o serviço militar, para candidato do sexo masculino. l) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição

1. O valor da taxa de inscrição é de R$ 132,64 (cento e trinta e dois reais e

sessenta e quatro centavos) deverá ser pago exclusivamente por meio de

boleto bancário. O boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição ficará disponível no site da Fundação Uniselva http://www.fundacaounivelsa.org.br

2. Somente será aceito como comprovante de pagamento boleto Bancário com autenticação de pagamento original ou o boleto bancário com comprovante de pagamento original emitido pelos caixas eletrônicos. Não serão aceitas cópias

de comprovante de pagamento. O valor da taxa de inscrição não será

(3)

Solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição:

Os servidores efetivos do quadro técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição, cópia de documento comprobatório de vínculo institucional. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em História, no período de 1º a 04 de outubro de 2013, das 13h às 18h (horário de Mato Grosso), exceto feriados. Os processos serão analisados e terão parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 10 de outubro de 2013.

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes no item 2 deste edital.

O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para a inscrição, cópia do parecer emitido pelo Colegiado do Curso fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-graduação em História. Não haverá recurso contra o indeferimento da solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

n) Pedido de inscrição devidamente preenchido

II. INSCRIÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA

Os candidatos residentes fora de Cuiabá poderão solicitar inscrição mediante procuração ou via SEDEX, com postagem até o dia 15 de outubro de 2013, para o seguinte endereço:

Programa de Pós-Graduação em História Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Ciências Humanas e Sociais Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 – Boa Esperança

(4)

III. SELEÇÃO

Todas as fases do processo seletivo serão eliminatórias. A Coordenação do PPGHis constituirá por meio de portaria uma comissão que se responsabilizará por todas as fases do processo seletivo

Fase I – Homologação das inscrições

No dia 22 de outubro de 2013 será divulgada, resultado da análise da documentação apresentada pelos candidatos. Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

Critérios para homologação:

a) Verificação e análise da documentação;

b) Serão eliminados os candidatos que não apresentarem a documentação na forma solicitada neste edital.

Estarão aptos para a realização da Fase II do Processo Seletivos os candidatos que obtiverem a homologação de suas inscrições.

Fase II – Prova escrita

No dia 25 de outubro de 2013 será realizada a Prova Escrita, a partir de bibliografia indicada, na sala 63, no ICHS/UFMT. A Fase II se iniciará às 08:00 horas e terá duração máxima de 4 (quatro) horas.

1. A realização obedecerá as seguintes normas:

a) Não será permitido o ingresso de candidatos às salas após às 08:15 minutos.

b) Antes do início da prova escrita, o candidato deverá apresentar o documento oficial original: RG ou a Carteira de Habilitação.

c) Não será permitida a utilização de equipamentos eletrônicos de qualquer natureza.

d) Não será permitida a consulta a quaisquer tipos de materiais.

e) Não será permitida a permanência de pessoas estranhas ao Processo Seletivo nas salas de realização das provas.

IMPORTANTE: Estará automaticamente eliminado o candidato que:

a) Não apresentar, no início da prova, os documentos com foto acima

referidos;

b) Inserir quaisquer formas de identificação em sua prova escrita;

c) Não comparecer ao local determinado para as provas, nos horários

fixados;

(5)

2. Critérios de avaliação:

a) Domínio do conteúdo solicitado – valor: 6 pontos

b) Coerência, objetividade e clareza na argumentação – valor: 3 pontos c) Adequação à norma culta da língua portuguesa – valor: 1 ponto

Nota final da fase II: igual à soma dos pontos obtidos nos itens a, b e c acima Nota mínima para aprovação na fase II: igual ou maior que 7,0 (sete) pontos,

em uma escala de pontuação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez)

RESULTADO: 11 de novembro de 2013.

Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

Fase III – Análise de projeto

Análise dos projetos de pesquisa do ponto de vista de sua coerência com as definições temáticas do Programa e suas linhas de pesquisa e do mérito acadêmico da proposta de investigação histórica.

1. Primeira etapa: critérios de avaliação da adequação acadêmica do projeto de pesquisa.

A Comissão procederá à análise dos projetos apresentados avaliando-os do ponto de vista de sua adequação às linhas de pesquisa do Curso de Doutorado do PPGHIS, e da disponibilidade do corpo docente para orientação.

Os projetos que não corresponderem a estes quesitos serão eliminados e não participarão das etapas e fases seguintes.

2. Segunda etapa: critérios de avaliação do mérito acadêmico do projeto de pesquisa.

a) Coerência da proposta – valor: 3 pontos b) Domínio bibliográfico – valor: 3 pontos

c) Conhecimento das fontes documentais – valor: 3 pontos d) Exequibilidade – valor: 1 ponto

Nota final da fase III: igual a soma dos pontos obtidos nos itens a, b, c e d da

Segunda Etapa .

Nota mínima para aprovação na fase III: igual ou maior que 7,0 (sete) pontos,

(6)

RESULTADO: 28 de novembro de 2013.

Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

Fase IV – Arguição sobre o Projeto de Pesquisa

Nos dias 02 e 03 de dezembro de 2013 será realizada a Arguição que consistirá na arguição sobre o projeto de pesquisa, com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, a ser realizada das 08:00 às 11:00 horas, e das 14:00 às 17:00 horas, no

auditório 2, do ICHS.

Critérios de avaliação da arguição:

a) Domínio de conteúdo apresentado no projeto e conhecimento da bibliografia elencada para pesquisa – valor: 4 pontos

b) Acesso às fontes e familiaridade com a metodologia a ser empregada na pesquisa - valor: 3 pontos

c) Argumentação sobre a originalidade da proposta – valor: 2 pontos

d) Disponibilidade para a realização de atividades inerentes ao curso de doutorado a ser realizado no âmbito do PPPGHIS – valor: 1 ponto

Nota final da fase IV: igual à soma dos pontos obtidos nos itens a, b, c e d. Nota mínima para aprovação na fase IV: igual ou maior que 7,0 pontos, em

uma escala de pontuação de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

RESULTADO: 04 de dezembro de 2013.

Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

Resultado Final da Seleção: 09 de dezembro de 2013.

Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

1. Os candidatos aprovados em cada etapa serão classificados de acordo com a

média aritmética da soma das notas obtidas nas etapas seletivas (projeto, prova escrita, arguição).

2. Resultado Final do Processo Seletivo:

Será divulgado no mural do Programa, no site da UFMT nos endereços eletrônicos: www.ufmt.br e www.ppghis.com/

A publicação do resultado de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos os candidatos, aprovados e classificados.

(7)

IV. NÚMERO DE VAGAS

O Programa de Pós-graduação em História – “História, territórios e fronteiras” oferecerá 5

(cinco) vagas para o doutorado em 2014. Isso não implica qualquer compromisso com o

preenchimento total das vagas nem em obrigatoriedade de concessão de bolsas.

V. BIBLIOGRAFIA INDICADA

5.1. CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru: EDUSC, 2005.

5.2. CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. 5.3. KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2006. 5.4. REIS, José Carlos. História e Teoria. Historicismo, Modernidade, Temporalidade e

Verdade. 3ª ed. Rio de Janeiro: ed. FGV, 2006.

VI. COMISSÕES DO PROCESSO SELETIVO

1. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

Prof. Dr. Leandro Duarte Rust (Presidente) Prof. Dr. Cândido Moreira Rodrigues Prof. Dr. Ernesto Cerveira de Sena Prof. Dr. Oswaldo Machado Filho Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro Prof. Dr. Vitale Joanoni Neto Profa. Dra. Leny Caselli Anzai

2. COMISSÃO DE RECURSOS

Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges (Presidente) Prof. Dr. Marcus Silva da Cruz

Prof. Dr. João Carlos Barrozo

No caso do impedimento de algum professor para realização da avaliação, a composição da banca será alterada mediante retificação realizada pela Coordenação.

VII. PROFESSORES CREDENCIADOS QUE ABRIRÃO VAGA PARA ORIENTAÇÃO

Ana Maria Marques – Doutora em História - UFSC, 2007

Temas de orientação: História do Brasil Contemporâneo - século XX; Gênero e Feminismos;

(8)

Cândido Moreira Rodrigues – Doutor em História - UNESP, 2006

Temas de orientação: História Contemporânea; Intelectuais e Poder; Religião e Poder

(séc.XX-XXI).

Ernesto Cerveira de Sena – Doutor em História Social - UnB, 2006

Temas de orientação: História Política na América Latina. Elaboração de fronteiras coloniais

e nacionais nas Américas. Brasil Império e Mato Grosso no século XIX.

Fernando Tadeu de Miranda Borges – Doutor em História Social - USP, 2003

Temas de orientação: Mato Grosso nos séculos XIX e XX - famílias, mulheres, política,

cidades, trajetórias de vida, saúde e medicina.

João Carlos Barrozo – Doutor em Sociologia - UNESP, 1997

Temas de orientação: Fronteiras; migrações; violência no campo; colonização;

assentamento; relações sociais de produção no campo; movimentos sociais no campo; agricultura familiar.

Leandro Duarte Rust – Doutor em História - UFF, 2010

Tema de orientação: Poder e Instituições entre os séculos XI e XIV; Igreja e Papado

Medieval; Política, Violência e Representações no Mediterrâneo Medieval.

Leny Caselli Anzai – Doutora em História - UnB, 2004

Temas de orientação: Fronteiras coloniais luso-espanholas; missões religiosas; doenças e

práticas de cura; viagens científicas.

Marcus Silva da Cruz – Doutor em História Social - UFRJ, 1997

Temas de orientação: História e historiografia; religiões e religiosidades; ensino de história;

identidades e transculturações.

Oswaldo Machado Filho – Doutor em História - UNICAMP, 2003

Temas de orientação: Mato Grosso século XIX - culturas e identidades: fronteiras, cidades,

higienização, disciplina, sociabilidades no espaço urbano, ilegalismos.

Regina Beatriz Guimarães Neto – Doutora em História - UNICAMP, 1996

Temas de orientação: Mato Grosso contemporâneo; políticas de colonização; ocupação e

controle de terras; movimentos sociais; memória e práticas urbanas; relatos de espaço e cultura urbana; memória e narrativa histórica.

Renilson Rosa Ribeiro – Doutor em História – UNICAMP, 2009

Temas de orientação: História do Brasil, séculos XIX e XX – ensino de história, historiografia

brasileira, identidades, memórias, instituições e patrimônio.

Temis Gomes Parente - Doutora em História - UFPE, 2001; Pós-Doutora - UFMG, 2011

Temas de Orientação: Gênero, História Cultural, Fronteiras, Mulheres.

Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa – Doutora em Geografia – USP, 2001

Temas de orientação: Estudos fronteiriços contemporâneos e estudos sul-americanos

contemporâneos.

Vitale Joanoni Neto – Doutor em História - UNESP, 2004

Temas de orientação: Colonização contemporânea do estado de Mato Grosso, com foco

(9)

VIII. DOS RECURSOS

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado (ver cronograma ao final deste edital).

A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-graduação em questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

Será concedida vista acompanhada (pelo Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) dos pareceres avaliativos das diversas fases do processo seletivo ao candidato que solicitá-la, junto à Secretaria do Programa, para fundamentar o recurso; devendo o Programa disponibilizar os critérios utilizados na correção. A concessão de vistas é parte constitutiva do processo de interposição de recurso e deve, portanto, obedecer o prazo vigente neste edital.

IX. BOLSAS

O Programa de Pós-graduação em História não se compromete a conceder bolsas aos candidatos aprovados. A cota de bolsas não é determinada pelo Programa de Pós-graduação, mas sim por Instituições Financiadoras de Pesquisa. Dessa forma, a distribuição

de bolsas dependerá exclusivamente da disponibilidade de cotas concedidas ao Programa e de classificação dos candidatos à bolsa realizada pela Comissão de Bolsas do PPGHIS.

X. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

1. À Coordenação do PPGHis caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

2. Para mais informações, dirigir-se à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da UFMT, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, na Av. Fernando Corrêa da Costa n° 2367 Bairro: Boa Esperança Tele/Fax: (065) 3615-8493 ou pelo e-mail: gerapesquisa@gmail.com

3. Os candidatos selecionados deverão efetivar sua matrícula na Secretaria da Pós-graduação em História, no Campus de Cuiabá, no período de 03 a 28 de fevereiro de 2014. As cópias dos documentos entregues no Ato da Inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

4. Início previsto para as aulas: 17 de março de 2014.

(10)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividade Data

Período de Inscrições 01 a 15 de outubro de 2013

Fase I: Homologação das inscrições 22 de outubro de 2013

Recurso – Fase I 23 de outubro de 2013

Fase II: Prova Escrita 25 de outubro de 2013

Resultado da Fase II: Prova Escrita 11 de novembro de 2013

Recurso – Fase II 12 de novembro de 2013

Resultado Fase III: Análise de Projeto de Pesquisa 28 de novembro de 2013

Recurso – Fase III 29 de novembro de 2013

Fase IV: Arguição do Projeto de Pesquisa 02 e 03 de dezembro de 2013

Resultado Fase IV: Arguição do Projeto de Pesquisa 04 de dezembro de 2013

Recurso – Fase IV 05 de dezembro de 2013

Resultado Final 09 de dezembro de 2013

Recurso – Resultado final 10 de dezembro de 2013

Matrícula dos aprovados 03 a 28 de fevereiro de 2014

Início previsto para as aulas 17 de março de 2014

Este Edital foi aprovado em reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História, no dia 06 de agosto de 2013.

Prof. Dr. Leandro Duarte Rust

Referências

Documentos relacionados

Ainda na fase laboratorial, na quarta etapa, o material uti- lizado para fixação direta do bráquete no modelo é resina composta fotopolimerizável, sem a necessidade de utilização

Para descrever todo o processo é apresentado como modelar matematicamente uma câmera para um scanner 3D de mesa rotativa; como calibrar a câmera e quais os dispositivos

Presentes na AGE: Presidente: Flávia Mourão Parreira do Amaral; Secretária: Kátia Roque da Silva; e os seguintes Acionistas: Estado de Minas Gerais, representado

Ainda, é dever de todo profissional da Odontologia manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnicos e científicos, necessários ao pleno desempenho do exercício

O número de cimentos testados foi cinco, sendo também utilizado fosfato de zinco e um cimento de ativação química (Cement It) como grupo controle.Os cimentos analisados (Rely

Binting realizou estudo semelhante ao de Alghazali com o objetivo de avaliar a influência de compósitos de cimentação sobre a cor final das facetas cerâmicas e investigar a

3 O presente artigo tem como objetivo expor as melhorias nas praticas e ferramentas de recrutamento e seleção, visando explorar o capital intelectual para

Segund Segundo o o o come comentári ntário, qu o, quais s ais são ão as tr as três p ês priorid rioridades ades abso absolutas lutas da i da