• Nenhum resultado encontrado

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

MESTRADO PROFISSIONAL – PROCESSO SELETIVO (2017 - 2018) NOME: _____________________________________________

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

1. Analise as afirmações abaixo sobre o período do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a. ( ) O Plano de Metas elencava 30 metas a serem atingidas em 5 setores principais: energia, transportes, alimentação, vestuário e indústrias de bens de consumo não duráveis..

b. ( ) Nesse período a participação relativa da produção indústria no PIB brasileiro teve crescimento significativo.

c. ( ) Apesar do número de analfabetos no país ter reduzido consideravelmente durante o governo de Juscelino Kubitschek eles ainda representavam, em 1960, 40% da população com mais de 15 anos.

d. ( ) O plano atingiu todas as metas inicialmente previstas, inclusive em alguns setores os resultados superaram o planejamento original.

e. ( ) A inflação foi um importante mecanismo para o financiamento do Plano de Metas, ela foi resultado da expansão monetária que financiava o gasto público e do aumento de crédito que viabilizaria os investimentos privados.

2.Analise as afirmações abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a. ( ) O Plano Trienal, criado por Celso Furtado para ser colocado em prática a partir de 1963, teve como objetivos o combate à inflação e a retomada dos patamares de crescimento econômico que havia caido de 8,6% em 1961 para 6,6% em 1962.

b. ( )O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), criado pelo regime militar que ascendeu ao poder em 1964, constituiu uma série de medidas ortodoxas com vistas a controlar a inflação e retomar o crescimento econômico.

c. ( )O período conhecido como “milagre econômico” (1968-1973) se

caracterizou por um forte crescimento do PIB puxado pelo setor de bens de consumo não durável.

d. ( ) No período conhecido como “milagre econômico” (1968-1973) ocorreu forte crescimento do PIB (com taxas médias de 11% a.a) acompanhado por baixa taxas de inflação e superávit da balança de pagamentos.

e. ( ) No período conhecido como milagre econômico as baixas taxas de inflação foram obtidas graças, em grande parte, à redução da base monetária.

(2)

3.Analise as afirmações abaixo sobre o a década de 1980 e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a. ( ) O crescimento da dívida pública aliado às crescentes taxas de inflação fizeram com que o governo brasileiro adotasse nos primeiros anos das década de 1980, um modelo de ajuste recessivo.

b. ( ) A estagnação da economia brasileira que perdurou nos anos 1981/82/83 é superada no ano de 1984 tendo no mercado interno o seu principal vetor. c. ( ) O Plano Cruzado executado em 1986 para combater a inflação brasileira se

caracterizou por ser um choque ortodoxo que diagnosticava a inflação no país como sendo monetária e que portanto a melhor forma de combate-la seria através do corte dos gastos públicos, aumento de tributação e corte severo na emissão de moedas.

d. ( ) A inflação inercial que vigorou em grande parte da década de 1980 se caracteriza por ter na indexação da economia a principal causa da elevação dos preços.

e. ( ) Após a execução de três planos econômicos (Cruzado, Bresser e Verão) ao longo dos anos 1980 a inflação arrefeceu e os preços são considerados sob controle ao final da década.

4. Analise as afirmações abaixo sobre o a década de 1990 e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a. ( ) O Plano Real , como os três planos que o precederam (Cruzado, Bresser e Verão) também se utilizou da política de congelamento de preços.

b. ( ) O Plano Real adotou como umas das suas principais estratégias a adoção da Unidade Real de Valor (URV) que teve o papel de moeda ao exercer a função de unidade de conta enquanto o Cruzeiro Real continuava existindo e exercendo o papel de meio de pagamento.

c. ( ) A âncora cambial adotada no Plano Real, desde o seu início, se mostrou ineficiente trazendo muitos prejuízos à economia brasileira como a aumento da dívida externa e sem conseguir estimular os benefícios esperados.

d. ( ) O Regime de Metas de Inflação foi adotado no início de 1990 como uma estratégia para combater a aceleração inflacionária após a alteração ocorrida no Regime Cambial.

e. ( ) As medidas de Política Econômica adotadas após a desvalorização cambial de janeiro de 1999 impediram que o país passasse por um aumento expressivo da taxa inflacionária e recessão e retomasse o crescimento econômico no ano 2000.

5. A primeira metade dos anos 1990: os Governos Fernando Collor de Mello e Itamar Franco. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmações abaixo:

a. ( ) Já no início do Governo de Fernando Collor de Mello ocorreu o Plano Collor que visava combater a hiperinflação tendo como uma das medidas importantes o congelamento de preços.

(3)

bloqueadas por 18 meses e seriam devolvidas sem correção monetária e apenas com um adicional de 6% que corresponderia a taxa de juros do período que os recursos ficariam bloqueados.

d. ( ) Apesar do Plano Nacional de Desestatização ter sido uma das prioridades do Governo Collor o número de empresas privatizadas e o montante de recursos financeiros envolvidos nas privatizações ficaram muito aquém do previsto inicialmente.

e. ( ) O governo Itamar Franco se notabilizou pela concepção e execução do Plano Real. Apesar da relativa estabilidade das instituições o Ministério da Fazenda foi ocupado por seis ministros distintos durante o curto período do governo Itamar Franco, sendo um deles o futuro presidente da república Fernando Henrique Cardoso.

6. Analise as afirmações abaixo sobre o período inicial do governo Luís Inácio Lula da silva e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

a. ( ) O Governo manteve a política de Regime de Meta inflacionária iniciada no governo anterior.

b. ( ) As políticas ortodoxas de controle de inflação foram exitosas no ano de 2003 e conseguiram manter a variação da inflação dentro da meta estipulada para o ano.

c. ( ) O Governo deu prosseguimento a política econômica levada a cabo pelo governo anterior no que tange a manutenção do tripé flutuação cambial, metas de inflação e austeridade fiscal.

d. ( ) O Governo Lula contrariou os interesses do mercado financeiro diminuindo a meta de superávit primário para 1% do PIB no ano de 2003.

e. ( ) Em abril de 2003, na primeira revisão do valor do salário mínimo do Governo Lula, o Salário Mínimo teve um aumento real de 20%.

MICROECONOMIA

7. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). O fenômeno da escassez deriva do fato de que:

a. ( ) A maioria dos métodos de produção não eficientes e a intervenção estatal se faz necessária.

b. ( ) Na maior parte das economias os ricos consomem quantidades

desproporcionais de bens e serviços, gerando externalidades negativas sobre a distribuição de renda.

c. ( ) Os governos restringem a produção demasiada de bens e serviços.

d. ( ) Os recursos são limitados.

e. ( ) As técnicas de produção estão definidas no curto-prazo, como é o caso

(4)

8. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). A taxa marginal de substituição (TMS) pode ser calculada com base na função de utilidade, ou seja:

a. ( )

b. ( )

c. ( )

d. ( ) No ponto de utilidade máxima a TMS é igual aos preços relativos, ou

seja, a inclinação da restrição orçamentária.

e. ( )

9. Tendo como base a restrição orçamentária representada no gráfico abaixo, responda assinalando Verdadeiro (V) ou

Falso (F):

a. ( ) O intercepto vertical é igual a .

b. ( ) O intercepto horizontal é igual a .

c. ( ) O intercepto vertical é igual a .

(5)

10. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). O aumento na demanda do bem 2( ): a. ( ) é representado por um movimento, para baixo e para a direita, ao longo da

curva de demanda.

b. ( )é representado por um movimento, para cima e para a esquerda, ao longo da curva de demanda.

c. ( ) é representado por um deslocamento da curva de demanda para a direita. d. ( )é representado por um deslocamento da curva de demanda para a

esquerda.

e. ( )aumenta o preço do bem.

11. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). O ponto de lucro máximo em concorrência perfeita é dado por

a. ( ) Representa o equilíbrio entre receita marginal e custo marginal.

b. ( ) Representa uma situação em que a receita marginal é superior ao custo marginal.

c. ( ) A taxa marginal de substituição técnica tem de ser igual à razão de preço dos fatores.

d. ( ) A taxa marginal de substituição técnica tem de ser superior à razão de preço dos fatores.

e. ( ) Não há como verificar a presença do lucro máximo sem que esteja definida a condição de utilidade máxima do consumidor.

12. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F). Quanto maior a elasticidade-preço da demanda:

a. ( ) maior a probabilidade de ser bem de Giffen.

b. ( ) menor a resposta da quantidade demandada a um aumento no preço. c. ( ) maior a alteração percentual do preço em relação a alteração percentual da

Quantidade.

d. ( ) maior a resposta da quantidade demandada a uma alteração no preço. e. ( ) maior a probabilidade de ser bem comum.

(6)

TEORIA MACROECONÔMICA Marque V ou F em cada uma das proposições a seguir:

13 A respeito do mercado de bens de curto prazo na macroeconomia, considere as afirmações abaixo:

a. ( ) O PIB em uma economia aberta é formado pela soma do consumo, investimento e gasto público.

b. ( ) O consumo é uma variável macroeconômica que se supõe depender da renda disponível.

c. ( ) Se denotarmos investimento, poupança, impostos líquidos de transferências e gasto público, respectivamente, por I, S, T e G, podemos escrever a seguinte equação em equilíbrio: I = S + (T – G).

d. ( ) Considere as funções consumo e investimento a seguir: C = 100 + 0,9.Y e

I = 80 – 0,1.R onde C, Y, I e R denotam, respectivamente, consumo, renda

disponível, investimento e taxa de juros, então a equação do equilíbrio do mercado de bens da economia é Y = 1800 – R + G, onde G é o gasto público. e. ( ) Em equilíbrio, a propensão marginal a consumir é sempre igual a

propensão marginal a poupar.

14 Sobre o funcionamento dos mercados financeiros de curto prazo na macroeconomia, considere as afirmações a seguir:

a. ( ) A demanda por moeda independe da taxa de juros.

b. ( ) A expansão da oferta de moeda provoca um aumento na taxa de juros. c. ( ) Uma redução na demanda por moeda provoca uma redução na taxa de

juros.

d. ( ) O equilíbrio no mercado financeiros é representado pela curva IS. e. ( ) O mercado interbancário é afetado pela política monetária.

15 Em se tratando do funcionamento a médio prazo do sistema macroeconômico, avalie as afirmações a seguir:

a. ( ) O trabalho doméstico realizado por uma pessoa que mora sozinha para manutenção e organização de sua própria casa não é classificado como trabalho nas estatísticas oficiais.

b. ( ) O salário real, isto é, a razão entre o salário nominal e o nível de preços depende da taxa de desemprego.

c. ( ) No médio prazo, o aumento da oferta de moeda provoca elevação no nível de preços.

d. ( ) A neutralidade da moeda implica que manutenção do nível de oferta monetária implica manutenção do nível de consumo agregado.

e. ( ) Uma redução no déficit orçamentário leva, no médio prazo, ao aumento no nível de investimento.

(7)

16 Considere as afirmações a seguir sobre o mercado financeiro no médio prazo coeteris paribus.

a. ( ) O aumento da déficit orçamentário aumenta a taxa de juros na economia. b. ( ) A redução no investimento aumenta o nível de poupança.

c. ( ) O aumento na poupança reduz a taxa de juros.

d. ( ) O aumento na taxa de juros provoca um aumento no déficit orçamentário. e. ( ) Um aumento no investimento provoca um aumento na taxa de juros.

17 A respeito do comportamento de longo prazo da economia, considere as afirmações abaixo:

f. ( ) Uma melhoria tecnológica se reflete em aumento no capital per capita em equilíbrio de estado estacionário.

g. ( ) Um aumento na taxa de poupança leva a um queda no produto per capita equilíbrio de estado estacionário.

h. ( ) A redução no consumo per capita provoca queda no produto per capita equilíbrio de estado estacionário.

i. ( ) Uma expansão monetária provoca aumento no produto per capita equilíbrio de estado estacionário.

j. ( ) A regra de ouro propõe que o crescimento do produto deve ser igual ao crescimento da poupança.

18 A respeito das economias aberta, considere as afirmações a seguir.

a. ( ) O equilíbrio da economia se dá quando exportações se igualam a importações.

b. ( ) O equilíbrio da economia se dá quando não ocorre variação na taxa de câmbio.

c. ( ) O saldo das balança comercial é igual ao total de exportações menos o total de importações.

d. ( ) Em regime de câmbio flexível, uma depreciação cambial provoca aumento no saldo da balança comercial.

(8)

GABARITO

Brasileira Micro Macro

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 (a) F V V F V V F V V F V F F F V V V F (b) V V F V F F F F F F F F V F V F F F (c) V F F F F V F F F V V F V V V V F V (d) F V V V V F V V V F F V V F F F F F (e) V F F V V F V F V V F V F V V F F F

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo Único: No caso de descumprimento do estabelecido no “caput” desta cláusula, será devido ao empregado prejudicado o pagamento de multa de 1 (um) dia

Elegeu-se três categorias: sentimentos vivenciados no estágio; processos pedagógicos, que conta com 5 subcategorias, sendo estas: impressões do processo seletivo;

As ferramentas de conversão foram utilizadas para transformar as bases de dados em dois formatos que podem ser utilizados pelos sistemas de aprendizado relacional: um consistindo em

Comprovação de experiência profissional, conforme disposto no item 6.7 deste edital Currículo Lattes. b) Experiência Profissional na Área - 1 ponto por ano completo de

Os documentos a serem entregues para análise de Títulos serão: Diploma ou Declaração/Certificados junto com o Histórico de Especialização, Mestrado e/ou

Dispensa de licitação nos contratos de fornecimento de produto ou processo inovador resultante das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação encomendadas pelo Poder

- PPRs operacionais – como um conjunto de medidas de controlo que a análise de perigos considera necessárias para controlar perigos identificados mas que não são geridos pelo

transformações internas da economia brasileira desde o perío- transformações internas da economia brasileira desde o perío- do colonial, Mais ainda, desvenda alguns