• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático – Administração e Recursos Humanos – sala nº 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático – Administração e Recursos Humanos – sala nº 04"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230)

(2)

XIII ERIC – (ISSN 2526-4230) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA: ESTUDO DE CASO DA

EMPRESA DE PEÇAS AUTOMOTIVAS DA CIDADE DE MANDAGUARI- PR

Autoras: Joyce Cristina dos Santos Patrícia Gonçalves Pereira.

Professora: Kátia Tóffolo Simino 1. INTRODUÇÃO

1.1 Importância e relevância do tema

Em qualquer empresa com ou sem fins lucrativos, é papel do Gestor Financeiro mostrar aos diretores quais os objetivos que a empresa deve seguir.

É necessário exercer um vasto conhecimento para acompanhar a trajetória, operacional das finanças de uma organização, pois a Administração Financeira e Orçamentária está relacionada com transações financeiras, operações de credito, operações de fluxo de caixa, pagamentos etc.

A área financeira objetiva a carreira do profissional administrativo, pois desenvolve oportunidades em diversos ramos e serviços.

Serviços Financeiros: visa o desenvolvimento, a entrega de serviços de assessoramento e produtos financeiros a indivíduos a empresas e órgãos governamentais.

• Administração Financeira: preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa. O administrador financeiro deve estar preparado para administrar financeiramente qualquer tipo de empresa, desempenhando funções como: planejamento, captação e análise de investimentos.

Com base nas informações apresentadas anteriormente demonstra-se o quanto é importante um Gestor Financeiro dentro das organizações. Possuem um papel decisivo nas tomadas de decisões permitem com que os recursos sejam aplicados e destinados no momento certo. Determina se ocorreram investimentos de melhorias ou de necessidades dentro das empresas.

(3)

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Justificativa da escolha do tema

Na realização deste trabalho haverá uma avaliação sobre o tema avaliado pela Prof.ª Kátia Tóffolo Simino na disciplina de Administração Financeira e Orçamentária do Curso de Ciências Contábeis. Buscamos o objetivo de avaliar nossos conhecimentos e a nossa capacidade de administrar o orçamento da empresa em estudo, podendo assim analisar possíveis soluções de melhoria dentro da empresa estudada e na sua área de investimentos.

Através deste estudo aplicado dentro da empresa de peças automotivas, será possível ampliar o conhecimento profissional e qualificação para um mercado de trabalho competitivo.

O enfoque deste trabalho é demonstrar a importância de uma Administração Financeira competente aos diretores, mostrar se os projetos são rentáveis ou não à organização, não pensando apenas no lucro, mas também se atentar, se os riscos tomados valem à pena.

Através dos projetos implantaremos na empresa, ações que viabilizem o processo produtivo.

Buscaremos analisar os pontos críticos dos processos internos, nossa finalidade é realizar os objetivos e obter a satisfação dos acionistas e clientes.

Portanto, é necessário priorizar o desempenho dos colaboradores possibilitando aprendizado e inovação para que a empresa alcance as perspectivas e os objetivos traçados.

3. PROBLEMÁTICA

Como a área/função financeira e orçamentária encontra-se estruturada e organizada dentro da empresa IABV Indústria de Artefatos de Borracha Vencedora Ltda na cidade de Mandaguari- PR?

(4)

4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral

Verificar como área/função financeira e orçamentária encontra-se organizada estruturada e organizada na empresa IABV Indústria de Artefatos de Borracha Vencedora Ltda na cidade de Mandaguari- PR.

4.2. Objetivos Específicos

a) Identificar a existência da área/função financeira na organização, destacando sua nomenclatura.

b) Verificar as funções financeiras realizadas, apontando as principais tarefas/ atividades de cada categoria.

c) Destacar os profissionais que se envolvem com as informações/ recursos, apresentando seu perfil, atribuições e responsabilidade;

5. METODOLOGIA

A metodologia fornece informações necessárias e suficientes para fundamentar o conhecimento sobre os conteúdos estabelecidos, com o objetivo de extrair o máximo de informação sobre o tema, e enfatizar a importância da Administração Financeira e Orçamentária dentro da empresa de peças automotivas de Mandaguari- PR.

Este trabalho será elaborado com a metodologia da pesquisa bibliográfica, ou seja, através de referências teóricas, através de materiais em uma literatura impressos e eletrônicos, que será selecionada, lidas analisadas e citadas para fornecer os dados para realizar a pesquisa de campo, visando obter as informações detalhadas sobre aspetos da Administração Financeira e Orçamentária.

(5)

6. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

6.1 Finanças

O campo de atuação das Finanças é muito grande, podendo afetar todos os setores de uma instituição, sendo utilizado nas finanças pessoais para uma melhor organização da vida financeira de cada um.

Segundo Gitman, (2014, p. 3), “o termo finanças pode ser definido como “a arte e a ciência de administrar o dinheiro”, pois tanto pessoa jurídica como pessoas físicas de alguma forma ganham, gastam ou investem seu dinheiro.

O principal objetivo para finanças é o aumento de lucro e rentabilidade para as empresas, seja em qual for o ramo ou atividade da empresa, todas necessitam do conhecimento da rentabilidade financeira e dos recursos que a envolvem para orientação de melhor obtenção de lucros.

As finanças são processos financeiros que ocorrem dentro das empresas e mercados envolvendo transferência de dinheiros entre pessoas, empresas e órgãos governamentais, podendo ser tomada as melhores decisões financeiras em busca dos melhores resultados.

Segundo Campos (2011) As Finanças podem ser subdivididas em: mercado financeiro, finanças corporativas e finanças pessoais. O mercado financeiro estuda os comportamentos dos mercados e seus vários títulos e valores mobiliários negociados e as instituições financeiras participantes. As finanças corporativas estudam os processos e as tomadas de decisões nas organizações. As Finanças pessoais estudam os investimentos e financiamentos das pessoas físicas.

Sendo assim todos, tanto empresas quando pessoas fazem parte do processo de finanças, pois para as tomadas de decisão é necessários haver conhecimento sobre a realidade da parte financeira, tanto da empresa quanto na vida pessoal de cada um, para assim analisar mercado e poder fazer investimentos ou financiamentos, o que melhor atender a realidade.

Instituições financeiras são empresas ligadas a finanças analisam os diversos negócios disponíveis no mercado de capitais podem ser aplicações, investimentos ou empréstimos analisando os riscos e benefícios do empreendimento e certificando sua viabilidade.

(6)

Ressalta (Ross, Westerfield e Jordan, 2000) que Instituições financeiras são basicamente negócios que lidam primeiramente com assuntos financeiros. Tais instituições empregam pessoas que desempenham grande variedade de tarefas relacionadas a finanças.

Finanças internacionais são diversas transações que podem envolver cooperativas ou instituições que efetuam suas transações no exterior.

A área de finanças é muito ampla, possibilitando oportunidades em diversas áreas de atuação como: serviços financeiros, prestadores de assessoria, planejamento de finanças pessoais, bancos e instituições financeiras.

6.2. Administração financeira e orçamentária

A Administração Financeira e Orçamentária trata de assuntos relacionados às operações financeiras das instituições, tais como operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos etc.

A Administração Financeira é uma ferramenta que serve para alcançar a melhor forma possível de recursos financeiros com o objetivo de aperfeiçoar o máximo possível o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de tornar essa instituição competitiva em um mercado repleto de concorrência, proporcionando assim, o retorno positivo de tudo que foi investido para a realização das atividades, estabelecendo crescimento financeiro e satisfação aos investidores.

A Administração Financeira e Orçamentária está associada à decisão de projetos e investimentos da empresa, geralmente ligados a vice- presidentes de finanças ou diretores financeiros, tendo como responsabilidade a função de organizar as ações de controladoria e tesouraria, pois possuem responsabilidades na gestão de atividades financeiras, capitação de fundos, planejamento, acompanhando e retorno de empréstimos, lidando com atividades contábeis, como a Contabilidade Gerencial que vai de encontro com os controles fiscais, pagamentos de impostos, tudo sendo acompanhado por sistema gerencial, que vem dar suporte a gestão dos negócios da empresa, para que atinjam os objetivos por meio de informações precisas para tomadas de decisão com o melhor resultado de custo beneficio para a empresa.

(7)

✓ Gestão de caixa, onde é avaliado o pagamento e recebimento que a empresa possui, e a real situação do saldo de caixa.

✓ Concessão de credito, onde são avaliados os melhores critérios para conceder prazo de pagamento aos clientes.

✓ Cobrança, onde o acompanhamento dos recebimentos das contas deve ser cobrado dentro dos prazos e ao menos custo para a empresa.

✓ Planejamento e controle financeiro, que são procedimentos adotados para planejar a necessidade ou disponibilidade de capital da empresa ao longo do tempo

Há casos como empresas de pequeno porte em que a controladoria e a tesouraria são exercidas pela mesma pessoa, e haverá apenas um departamento para o desenvolvimento das duas funções.

A função financeira é a transformação das informações de finanças em uma forma simplificada para que possa ser usada para monitorar as situações financeiras da empresa e sendo possível a análise da necessidade de aumentar ou reduzir a produção, averiguando a real necessidade de novos financiamentos ou a quitação de antigos.

Quanto maior for o orçamento realizado, maior é o risco que a empresa corre isso acontece em empresas de grande porte, nesses modelos de empresa o critério para avaliação de orçamento são mais rigorosos ainda, passando por vários níveis de hierarquia dentro da empresa, buscando conformidade e harmonia, para que a empresa corra o menor risco possível e consiga o melhor retorno de investimento.

6.3 Controles administrativos e financeiros

Os controles administrativos e financeiros são de fundamental importância para completar o trabalho do administrador financeiro, auxiliando no planejamento da organização.

(8)

Algumas características dos controles administrativos que podemos destacar são a maleabilidade que possibilita a introdução de mudança, a instantaneidade que apresenta os erros verificados e a correção que permite a corrigir erros e falhas.

O controle administrativo possui algumas classificações que auxiliam para um controle eficiente, podemos citar aqui algumas dessas classificações.

✓ Fases do controle podem ser representadas pelo planejamento, execução e apuração de resultados.

✓ Controle quanto ao tempo: antecedente antes do serviço, concomitante durante o serviço e o subseqüente depois do serviço.

✓ Controle quanto á duração: permanente execução constante e o controle temporário execução variável.

✓ Controle quanto ao processo: estabelece padrões, critérios e normas de serviços, avaliação de desempenho que vai comparar e verificar os resultados dentro dos padrões estabelecidos para correção dos desvios, que são as correções de planos, modificação de objetivos.

Para as empresas independentes do ramo de atividade, os controles são de fundamental importância para a organização da empresa e acompanhamento da gestão, verificamos que os controles mais utilizados são controle de caixa e de bancos, controles de contas a receber, de contas a pagar, controles de despesas e controles de estoques, esses controles são essenciais para os empresários verificarem a realidade da empresa e poder fazer um bom gerenciamento das suas finanças. Através dos dados levantados para a geração de controles é possível verificar a importância desses processos para empresa.

6.4. Profissional da área voltada à gestão dos recursos financeiros

Todas as empresas possuem uma constante demanda financeira. Portanto para facilitar a vida do empresário e garantir o sucesso da empresa é necessária a atuação de um administrador financeiro para assegurar a eficiência do processo empresarial, onde são captados e alocados recursos financeiros.

(9)

Todos os acontecimentos na gestão financeira são importantes, porém a principal função do administrador financeiro é cuidar da entrada e saída de caixa, além de preservar o retorno monetário dos empresários.

7. FUNÇÕES BÁSICAS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

O administrador financeiro tem como função avaliar o fluxo de saldo de caixa, certificando que as contas a receber da empresa sejam cobradas de forma tempestiva com menor custo possível, desenvolve critérios que devem ser seguidos para conceder prazo de pagamento aos clientes, são responsáveis por planejar a necessidade, ou disponibilidade do capital da empresa ativa.

Podemos destacar ainda algumas funções especificas do administrador financeiro:

✓ Análise, planejamento e controle financeiro- coordenam as atividades e avaliam as condições financeiras da empresa, através dos relatórios contábeis o administrador analisa a capacidade de produção com a finalidade de alavancar as operações, oportunidades e retornos da empresa.

✓ Tomada de decisões de investimentos- decidem onde serão aplicados os recursos financeiros buscando o equilíbrio financeiro dos ativos, determina como, onde e quando serão realizados os investimentos, viabilizando o capital de giro para sobrevivência da empresa.

✓ Tomada de decisões de financiamentos- determina as atividades e operações da empresa pela captação de recursos, ou seja, financiamentos, estes ajudam a atingir os planos e as metas da empresa. O administrador financeiro deve pesquisar as fontes financeiras analisar se são viáveis e confiáveis, levando em consideração os benefícios, os juros e a forma que será realizado o pagamento.

(10)

Devido às exigências que ocorrem no mercado de trabalho, a sociedade e a economia necessitam buscar estratégias diferentes para a atuação do gestor financeiro. Este profissional precisa ter conhecimento não só na área atual, mas também nas demais áreas que o cerca.

Portanto é fundamental ter um profissional com conhecimentos distintos em finanças, contabilidade, controladoria, tesouraria, auditoria, matemática, tributos, legislação, procedimentos internos etc.

8. ÁREA DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO

Estes profissionais desempenham os cargos de gerente financeiro, controller, tesoureiro, diretor financeiro e supervisor financeiro, possuem um ótimo relacionamento com clientes internos e externos podem atuar nas principais áreas da administração financeira.

O Administrador Financeiro se encontra presente em todas as áreas de uma empresa auxiliando no seu bom funcionamento, a correta forma de administrar o capital, evitara o fracasso e conduzira a empresa ao sucesso. Deste modo o administrador financeiro poderá ocupar cargos ou funções como:

✓ Analista financeiro: prepara os planos financeiros e orçamentários.

✓ Gerente de orçamento de capital: avalia se ira recomendar ou não as propostas de investimentos de ativos.

✓ Gerente de projetos de financiamentos: trabalham para conseguir financiamentos para investimentos em ativos.

✓ Gerente de caixa: mantém e controla os saldos diários do caixa da empresa, cuida das atividades de cobranças e desembolso do caixa.

✓ Analista / gerente de credito: gerencia as políticas de credito da empresa, avalia as solicitações de credito, extensão, monitoramento e cobranças de contas a receber.

✓ Gerente de fundos de pensão: supervisiona a administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados, economizando e

(11)

investindo o dinheiro para atender metas de longo prazo. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2012).

Este profissional ocupa tais cargos devido a influencia da Economia, podem trabalhar na área financeira e contábil das empresas cuidando dos orçamentos planejamentos, diagnósticos, análise de risco, investimento de credito, gerenciamento de recursos e outros.

No entanto, devem levar em conta o objetivo dos acionistas e donos das empresas, para depois alcançar seus próprios objetivos. Podemos verificar que existem muitas metas e objetivos a serem alcançados nesta área. “O objetivo da empresa e, portanto, de todos os seus administradores e funcionários é maximizar a riqueza de seus proprietários, em nome dos quais ela é gerida”. (GITMAN, 2010, p. 13)

A Administração Financeira serve para manusear da melhor forma possível os recursos financeiros tendo o objetivo de aperfeiçoar o máximo do valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de ter uma posição competitiva frente a um mercado repleto de concorrência.

9. RESULTADOS

No estudo realizado verificou-se que, a área/função financeira existe na empresa e esta estruturada, seu papel resume-se em “... transformação dos dados financeiros”, de forma que possam ser utilizados pelos gestores dentro da empresa como ferramenta de apoio para realizar orçamentos, previsões financeiras, Administração do Caixa, Administração do Credito, Analises, Investimentos e Captação de recursos. A organização trabalha com Investimentos sendo realizados a médio e a longo prazo, e utilizando os recursos do BNDES ou capital Internacional,onde os juros são menores.A empresa possui dois profissionais financeiros um contador, onde os profissionais financeiros são responsáveis pelo analise financeiro,caixa, pagamento de despesas o contador é responsável pelo analise, desenvolvimento de balancetes de verificação, declarações, folha de pagamento, imposto de renda e escrituração fiscal.

(12)

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Feito o levantamento de melhorias e mudanças, observa-se que a prioridade a ser implantada pela organização, é a melhoria da estrutura física, seguido da implantação de um sistema de logística para melhor atendimento dos clientes.

Portanto é fundamental gerenciar bem o sistema de logística, ter uma organização lógica do local onde cada produto esteja devidamente organizado tendo fácil acesso podendo ser encontrados com mais agilidade, pois assim é possível cumprir os prazos de entregas prometidos aos consumidores aumentando a confiabilidade do mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10ª Ed. São Paulo, 2010.

FIGUEIREDO, Sandra. Controladoria Teoria e Prática. Atlas, 1997.

JORDAN, Ross Westerfield. Princípios de Administração Financeira. 2ª Ed. Atlas, 2000.

ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos Técnicos de Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

VIEIRA, Marcelo Milano Falção: ZOUAIN, Deborah Moraes. Pesquisa Qualitativa em Administração Teoria e Prática. 1ª ed. FGV, Rio de Janeiro, 2005.

KAHLMYER- MERTENS, Roberto S., FUMANGA, Mario, BENEVENTO TOFFANO, Claudia, SIQUEIRA, Fabio, Como Elaborar projetos de Pesquisa Linguagem e Método. 1ª Ed. FGV, Rio de Janeiro, 2007.

COSTA, Alexandre Marino, MORITZ, Gilberto de Oliveira, VITAL, Juliana Tatiane, Administração do Circulante ed. IESDE Brasil S.A. Curitiba 2009.

(13)

OLIVEIRA, Dilson Campos, Manual Como Elaborar Controles Financeiros, Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2005.

SILVA, Adelphino Teixeira da Administração e Controle, Editora Atlas, São Paulo – SP, 1987

(GITMAN, 2004, p.4-6-7) VERGARA, (2009)

Artigos online Disponíveis em:

AMANCIO, José Luis, O novo perfil do gestor financeiro, 29 de Julho de 2008. <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-financas/o-novo-perfil-do-gestor-financeiro/24194/

>

www.fumec.br/blog/mercado-de-trabalho/profissional-de-administracao. https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/funcoes-tipicas-do-administrador-financeiro/11860. https://pt.slideshare.net/jthferreira/administraccao-financeira-12975179.

https://www.portaleducacao.com.br › Home › Artigos › Administração e Gestão,19 de abr de 2012, Funções típicas do administrador financeiro. />. Acesso em: 11 de junho de 2017.

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/controles-financeiros. Acessado em 21 Maio 2017.

CAMPOS, Kilmer, Administração e Analise Financeira e Orçamentária. <https://pt.scribd.com/doc/143985729/CAPITULO-1-INTRODUCAO-AS-FINANCAS-CORPORATIVAS-pdf. Acessado em 12 Junho 2017.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Inclusive guinchos e outros equipamentos que se façam necessários para a eventual retirada de máquinas de grande porte (Ex.: centros de

Neste Capítulo será apresentada a Fundamentação Teórica que ancora esse estudo, percorrendo desde questões pertinentes à inclusão social, à visão da Língua Inglesa como

- o apagamento do objeto ocorre com bastante freqüência na fala araguaiense. Ocorre entre os mais escolarizados e entre os pouco alfabetizados. É uma construção que tem sido

Os riscos que receberam menor priorização foram o de caráter tecnológico (Invasão e Queda no sistema) e risco de sofrer recurso administrativo. O terceiro objetivo específico

Em um a priori, o itálico na expressão com os estudantes no final do parágrafo acima pode não fazer sentido, considerando que o que se espera de um docente, em qualquer escola,