• Nenhum resultado encontrado

O Senhorio de Jesus Olga Mohana de Carvalho. Coleção Renascer. Olga Mohana de Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Senhorio de Jesus Olga Mohana de Carvalho. Coleção Renascer. Olga Mohana de Carvalho"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

O Senhorio

de Jesus

Olga Mohana de Carvalho

Coleção Renascer

O Senhorio de Jesus

Olga Mohana de Car

valho

Olga Mohana de Carvalho nasceu em Fortaleza, em 1956. É formada em Enge-nharia Química pela Universi-dade Federal do Ceará (UFC). Conheceu a Obra Shalom em 1989 e, em 1990, fez sua experiência de fé no V Renascer. Participou de gru-pos de oração na Obra. Em 1993, fez o curso vocacional, consagrando-se na

Comunidade de Aliança em 1996. Trabalhou no Ministério de Aconselhamento e no Ministério de Ensino. Foi for-madora pessoal, forfor-madora comunitária e atualmente trabalha na Rádio Shalom 690 AM e na Assistência de Formação Intracomunitária da Comunidade.

O

s livros da Coleção Renascer são de

lingua-gem fácil, acessível e profunda. Os primei-ros volumes apresentam os principais temas abordados nas pregações do Seminário de Vida no Espírito Santo: “Amor de Deus”, “Pecado e Salva-ção”, “O Senhorio de Jesus”, “Serás inteiramente do Senhor, teu Deus” e “A Promessa do Pai”. Os escritores adquiriram a competência de escrevê-los pela experiência pessoal, o que torna cada livro um mergulho no conhecimento vi-vencial do amor de Deus.

Os livros são indicados para todos! Tanto para prega-dores ou para quem quer começar a trilhar um caminho de vida cristã, quanto para quem precisa reacender a chama do primeiro amor, pois “Deus é a eterna novidade”.

Que o Senhor encontre espaço em você para esta apaixonante aventura no seu amor rumo a uma vida nova.

A Coleção Renascer, lançada pelas Edições Shalom, se propõe a criar um ambiente favorável para um encontro com uma pessoa viva: Jesus Cristo, a partir do qual somos introduzidos na vida nova, exatamente a mesma assumi-da pelos apóstolos de Jesus, santos e mártires.

O livro “O Senhorio de Jesus” aborda o tema de uma das pregações do Seminário de Vida no Espírito Santo e tem como objetivo ajudar as pes-soas a buscarem um novo sen-tido para suas vidas, por meio da experiência com o Cristo Ressuscitado que passou pela cruz. Ele busca, ainda, conduzir os leitores a mergulharem no amor de Cristo, na Sua Palavra, a renunciarem a ‘vida velha’ e a abraçarem a ‘vida nova’, totalmente submetida ao Seu Senhorio através da oração e da vivência dos Sacramentos.

(2)
(3)

Olga Mohana de Car valho

O Senhorio

de Jesus

(4)

Coordenação Geral Filipe Cabral Coordenação editorial Carolina Fernandes assistente de edição amanda Cividini Capa Kelly Cristina

projeto GráFiCo e diaGramação everton sousa de paula pessoa

revisão

eunice dos santos sousa silvestre edições shalom

estrada de aquiraz – lagoa do junco Cep: 61.700-000 – aquiraz/Ce tel.: (85) 3308.7405

www.edicoesshalom.com.br suportecomercial@comshalom.org

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.

isBn: 978-857784066-3

(5)

S U M Á R I O

introdução ... 9 Capítulo 1 salvos gratuitamente ... 11 Capítulo 2 a autoridade da salvação ... 19 Capítulo 3 salvação e senhorio ... 29 Capítulo 4

jesus, senhor de tudo ... 35

Capítulo 5

senhorio e conversão ... 41

Capítulo 6

Felicidade e senhorio de Cristo ... 49

Capítulo 7

(6)
(7)

A P R E S E N T A Ç Ã O

“Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?”

(Jo 3, 4)

a

pergunta de nicodemos não espera de jesus simples resposta humana, seria estupidez de sua parte. na verdade, espera preencher o espaço que o seu conhecimento ainda não havia completado. ele quer receber o dom da fé que vem pelo anúncio do kerigma. o kerigma não é uma simples mensagem, ele vem impregnado de uma graça que dilata o coração do homem para uma experiência pessoal com jesus Cristo, que traz como fruto o renascimento.

o conteúdo que você irá ler não tem o mesmo propósito de um curso de teologia, nem de Bíblia, nem de doutrina, mas abre espaço para tudo isso. propõe-se a criar um ambiente fa-vorável para um encontro com uma pessoa viva: jesus Cristo, a partir do qual somos introduzidos na vida nova, exatamente a mesma assumida pelos apóstolos de jesus, santos e mártires.

os livros da Coleção renascer são de linguagem fácil, acessível e profunda. os primeiros volumes apresentam os principais temas abordados nas pregações do seminário de vida no espírito santo: “amor de deus”, “pecado e salvação”, “o senhorio de jesus”, “serás inteiramente do senhor, teu

(8)

deus” e “a promessa do pai”. os escritores adquiriram a com-petência de escrevê-los pela experiência pessoal, o que torna cada livro um mergulho no conhecimento vivencial do amor de deus.

os livros são indicados para todos! tanto para prega-dores ou para quem quer começar a trilhar um caminho de vida cristã, quanto para quem precisa reacender a chama do primeiro amor, pois “deus é a eterna novidade”.

Que o senhor encontre espaço em você para esta apai-xonante aventura no seu amor rumo a uma vida nova.

Franco Michel Galdino

(9)

I n t r o d u ç ã o

e

m 1990, participei do v renascer, retiro de car-naval da Comunidade Católica shalom, ocasião em que fiz o seminário de vida no espírito santo e escutei os pregadores falarem sobre o ‘amor de deus’, ‘pecado e salvação’, ‘Falsas doutrinas’, ‘a ‘pessoa de jesus’ e o ‘seu senhorio’. todos es-ses assuntos eram novidades para mim, mas foram tocando o meu coração e me levaram a ter uma experiência profunda com a pessoa de jesus Cristo ressuscitado e com o seu amor.

depois desse dia, nunca mais fui a mesma, minha vida foi sendo transformada e senti, realmente, renascer no es-pírito santo. Foi como se meus olhos se abrissem e, naquele momento, eu pudesse me reconhecer pecadora, reconhecer as minhas fraquezas, mas, ao mesmo tempo, eu estava experi-mentando o imenso amor de deus por mim, esse amor que não acusa, que não castiga, que me aceita como sou, que cura, que salva e que nos faz dar um sentido novo a todas as coisas na nossa vida, nos nossos relacionamentos, no nosso trabalho, na nossa família.

na época, procurei me engajar em um grupo de ora-ção da Comunidade Católica shalom, porque queria ter uma

(10)

maior intimidade com a pessoa de jesus, me relacionar mais com ele, conhecer a sua palavra, submeter minha vida a ele, servi-lo e colaborar com a minha vida e o meu testemunho para que outras pessoas, que nunca experimentaram desse amor, também pudessem fazê-lo.

o livro “o senhorio de jesus” aborda o tema de uma das pregações do seminário de vida no espírito santo e tem como objetivo ajudar as pessoas a buscarem um novo sentido para suas vidas, por meio da experiência com o Cristo res-suscitado que passou pela cruz. ele busca, ainda, conduzir os leitores a mergulharem no amor de Cristo, na sua palavra, a renunciarem a ‘vida velha’ e a abraçarem a ‘vida nova’, total-mente submetida ao seu senhorio através da oração e da vi-vência dos sacramentos.

a obra foi escrita baseada na palavra de deus, no Cate-cismo da igreja Católica e na minha experiência de vida como consagrada na Comunidade Católica shalom.

peço a deus que você, leitor, tenha uma encontro e uma experiência pessoal com o Cristo ressuscitado e possa se dei-xar amar por esse amor incondicional, para que também sua vida seja transformada no poder do espírito santo, como foi a minha.

Que nossa senhora, mãe do amor, interceda por você! shalom!

(11)

Capítulo 1

S a l v o s

(12)
(13)

“Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. não provém das obras, para que ninguém se glorie”.

(Ef 2,8-9)

“C

hamado à felicidade, mas ferido pelo pecado, o ho-mem tem necessidade da salvação de deus” (Catecismo da igreja Católica -1949). sim, somos salvos pela graça de deus. a salvação é dom, é um presente de deus, não vem de nós. são de deus a iniciativa e o ato de salvar a humanidade.

por mais que anseie, por mais que deseje, por mais que realize boas obras, que tenha boas intenções, faça sacrifícios, o homem não pode salvar-se por si próprio. nenhum ser hu-mano pode, jamais, comprar a sua salvação ou adquiri-la por mérito próprio. a salvação é um ato da graça de deus. Um ato da misericórdia e do amor de deus.

“Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”

(14)

14

O Senhorio de Jesus

desde todo o sempre, deus estabeleceu um plano de salvação para o homem e em sua infinita misericórdia, esse plano foi realizado em seu Filho jesus, com jesus, por jesus. “o pai realiza o mistério de sua vontade entregando seu Filho bem-amado e seu espírito para a salvação do mundo e para a glória de seu nome” (CiC -1066).

deus enviou seu Filho, muito amado, que, obediente e humildemente, encarnou-se no seio da virgem maria. jesus assumiu a nossa humanidade, assumiu a natureza humana e foi até às últimas consequências para nos libertar da escravi-dão do pecado, livremente, em uma submissão total à vontade de deus.

pagou um preço muito alto, pagou com sua vida, o pre-ço do pecado, deixando-se crucificar e morrer numa cruz, por nós. desta forma, ele, santo, de condição divina e que não teve pecados, tomou sobre si todos os nossos pecados, os pe-cados da humanidade inteira, fez-se vítima, doou-se todo, por inteiro, até a morte e com seu sangue, pagou o que nós devía-mos. o sacrifício de jesus, o sacrifício perfeito, expiou todas as nossas culpas e nos libertou. venceu a morte com sua morte e tornou possível para nós a salvação. tudo por amor!

deus tomou a iniciativa da salvação por que amou por primeiro. a forma que ele escolheu para nos salvar foi a única que convém a quem ama. deus colocou-se no nosso lugar, sofrendo tudo o que nós deveríamos sofrer. ele deu de si, da sua própria vida.

em jesus Cristo, fomos resgatados, redimidos, compra-dos pela própria vida de deus. deus se fez homem, assumiu a nossa natureza ferida, e carregou sobre seus ombros os nossos

(15)

Salvos Gratuitamente

15

pecados. ele mesmo, sendo deus, entregou-se em nosso lugar, para que fôssemos libertos de todo mal.

“Jesus despojou-se de si mesmo, assumindo a forma de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente homem como qualquer um, humilhou-se ainda mais, tornando-se obe-diente até a morte e morte de cruz.”

(Fl 2,6-8)

deus providenciou para nós, por pura graça e amor in-condicional, por meio do seu Filho jesus, tudo o que nós não poderíamos alcançar por nós mesmos. deus nos deu de graça, embora tenha lhe custado muito caro, um preço muito alto, pois custou a morte de seu único Filho. por isso, são paulo afirma que a salvação vem de deus, é dom gratuito de deus, para que ninguém se glorie. Fomos salvos gratuitamente, de graça, pela graça divina, mas de graça. porém, quando ganha-mos um presente, o que deveganha-mos fazer com ele?

primeiro, devemos aceitar o presente, abri-lo, ver o que é e usufruí-lo, desfrutar deste presente, como um gesto de gratidão. o presente de deus, que nos foi dado em jesus, é o perdão dos nossos pecados, é a nossa salvação, a nos-sa liberdade, é a restituição da nosnos-sa dignidade como filhos de deus. aceitar esse presente é aceitar o perdão de deus, é crer que jesus já pagou pelos nossos pecados, é um ato de fé. desfrutar deste presente é corresponder à graça, é deixar a graça agir na sua vida, é deixar ela lhe transformar, lhe for-talecer e lhe capacitar a viver em conformidade com a

(16)

von-16

O Senhorio de Jesus

tade de deus. Usufruir deste presente é experimentar a vida da graça, a vida de Cristo, a vida nova que ele mesmo veio nos ensinar a viver. É um ato de vontade que requer de nós renúncia e coragem.

agindo assim, colaborando com a graça, fazendo cada um a sua parte, estaremos sendo gratos a deus, por este dom gratuito do seu amor por nós e nos tornaremos novas criatu-ras, alegres, livres e felizes. a cada sim que nós damos a deus, a cada não que dizemos ao pecado, a cada não que dizemos às tentações, aos apelos do mundo, estaremos obedecendo a deus, estaremos sendo coerentes com a fé que professamos, estaremos nos conformando a Cristo, estaremos nos tornan-do semelhantes a jesus, à sua imagem. Como consequência, teremos um coração salvo pela graça de deus. o coração, que antes estava endurecido pelo pecado, é transformado, renova-do, na gratuidade do amor de deus.

“Porque fostes comprados por um grande preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.”

(1Cor 6,20)

o nosso coração deve se encher de alegria e gratidão. alegria e gratidão por termos um deus que é pai e um pai amoroso, generoso, pleno em bondade e misericórdia, que não sabe castigar, que não nos acusa, e que tudo o que faz é para a nossa felicidade, pois só sabe nos amar.

alegria e gratidão por sermos filhos de deus, no seu Filho jesus, o Filho amado do pai, que não se prevalecendo

(17)

Salvos Gratuitamente

17

da sua condição divina, nos redimiu, restaurou a aliança entre deus e o homem, a aliança que foi rompida pelo pecado.

alegria e gratidão pelo espírito santo, a força do amor, a graça de deus, que habita em nossos corações fracos, frágeis e necessitados, por meio do sacramento do Batismo. o espí-rito santo que nos convence de toda verdade, que realiza em nós toda obra de deus.

Cabe, a cada um de nós, louvar e agradecer a deus por toda gratuidade da salvação. a nossa vida deve ser um grande hino de louvor e uma profunda gratidão a Cristo jesus, que se deu gratuitamente, inteiramente, por amor. nossa única resposta a este dom gratuito de deus é a gratidão.

Oração

vem, espírito santo de deus, vem na minha vida hoje e convence o meu coração de toda essa verdade, de que a salva-ção é gratuita, de que nada eu preciso fazer, a não ser acolher este presente de deus na minha vida. Convence-me e inunda meu ser e meu coração de gratidão, pois eu quero dar essa resposta a deus.

lava-me, purifica-me e arranca do meu coração toda mentalidade mundana, distorcida da verdade. renova em mim a fé e a esperança no deus que me ama, que me salvou e que não cansa de manifestar, a cada dia, seu amor por mim.

obrigado, pai de amor! obrigado por teu plano de sal-vação para mim. obrigado por teres enviado teu único Filho para me salvar e me resgatar de toda escravidão.

(18)

18

O Senhorio de Jesus

peço-te, ainda, a graça de poder dar provas a ti. Con-cede-me a graça de corresponder ao teu amor por mim, não mais vivendo para mim, mas para ti.

Que eu possa colaborar com teu plano salvífico em fa-vor dos meus irmãos, buscando a cada dia fazer a tua vontade, não importando em que situação de vida eu esteja vivendo. Que todos os meus atos, meus projetos, minhas decisões es-tejam embasadas no amor a ti e no teu evangelho. amém!

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

6.8 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-