• Nenhum resultado encontrado

Aprovado pelo Conselho Deliberativo em 07 de agosto de 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprovado pelo Conselho Deliberativo em 07 de agosto de 2014"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

São Rafael Sociedade de Previdência Privada

Regimento Interno

Livro II – Processo Eleitoral

(2)

REGIMENTO INTERNO LIVRO II

DO PROCESSO ELEITORAL CONTEÚDO :

CAPÍTULO I – Das Disposições Preliminares ... art. 1º CAPÍTULO II – Da Convocação ... art. 4º CAPÍTULO III – Dos Candidatos ... art. 5º CAPÍTULO IV – Da Eleição

Seção I – Dos Eleitores ... art. 8º Seção II – Da Comissão de Apuração ... art. 11 Seção III – Da Apuração ... art. 13 Seção IV – Do Resultado da Eleição ... art. 14 Seção V – Das Nulidades ... art. 17 Seção VI – Das Disposições Finais ... art. 21

(3)

LIVRO II

DO PROCESSO ELEITORAL CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º O processo eleitoral para escolha dos membros eleitos do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal será sempre regulado pelas normas legais aplicáveis e pelo estatuído no Estatuto da Sociedade e neste Regimento Interno.

Art. 2º As eleições dos membros eleitos pelos Participantes Ativos, Autopatrocinados, Participantes Vinculados ao Plano (Benefício Proporcional Diferido), e pelos Assistidos e pelos Beneficiários para composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Sociedade serão realizadas trienalmente, devendo ser convocadas e realizadas dentro do prazo mínimo de 75 (setenta) dias antes do término dos mandatos vigentes.

Art. 3º Para a implementação do processo de votação, a Sociedade utilizará todos os recursos (convencionais ou eletrônicos) disponíveis nas Patrocinadoras, a fim de dar amplo conhecimento sobre a eleição a todos os Participantes inscritos na Sociedade, sempre atendendo às disposições contidas nesse Regimento Interno.

§ 1º A eleição será amplamente comunicada a todos os Participantes, adotando-se o recurso eletrônico, por meio da internet, ou por recurso postal ou ainda, utilizando-se os quadros de aviso aos empregados das Patrocinadoras, assegurando-se a todos os interessados o conhecimento, com a devida antecedência, dos prazos e dos procedimentos do processo eleitoral.

§ 2º O Participante, de qualquer das categorias, é responsável por manter seu endereço atualizado nos cadastros da Sociedade, a fim de assegurar a correta recepção das correspondências a ele enviadas.

CAPÍTULO II DA CONVOCAÇÃO

Art. 4º As eleições serão convocadas pelo Diretor Superintendente da Sociedade, por carta circular, endereçada, via correio eletrônico ou via postal, a todos os Participantes Ativos, Autopatrocinados, Participantes Vinculados ao Plano (Benefício Proporcional Diferido) e aos Assistidos e Beneficiàrios, onde se mencionará, obrigatoriamente:

I - datas e horários de votação, sendo válidos os votos efetuados dentro do horário preestabelecido para encerramento da votação;

(4)

II - prazo e instruções para solicitação de inscrição nas listas de candidatos aos Conselhos, Deliberativo e Fiscal, a serem organizadas pela Patrocinadora Principal;

III - data de divulgação das listas de candidatos e prazo e instruções para impugnação de candidaturas;

IV - locais de divulgação do Edital de Convocação de Eleições. § 1º O Participante ou Beneficiário, interessado em integrar a lista de elegíveis à representação em qualquer um dos Conselhos, deverá encaminhar ao Diretor Superintendente da Sociedade, pessoalmente, via e-mail ou por via postal com registro de recebimento, carta de solicitação de inscrição em uma das listas de candidatos, indicando o Conselho que deseja integrar, acompanhadas de seu curriculum, indicativo das qualificações exigidas para o cargo em perspectiva e qualquer outra informação que julgue relevante para o atendimento de seu pleito.

§ 2º Encerrado o prazo para recebimento de solicitações de inscrição nas listas de candidatos, o Diretor Superintendente as remeterá, sob protocolo, à Diretoria da Patrocinadora Principal, a quem caberá a coordenação do processo de elaboração das listas de candidatos a membros eleitos dos Conselhos.

§ 3º Será recusada a solicitação efetuada por Participante ou Beneficiário que não atenda aos requisitos estabelecidos no art. 6º ou 7º.

§ 4º Não será admitida solicitação para inscrição em mais de uma das listas de candidatos mencionadas no art. 5º.

CAPÍTULO III DOS CANDIDATOS

Art. 5º As Patrocinadoras, dentre os solicitantes considerados elegíveis, constituirão, de comum acordo:

I - lista tríplice para os candidatos a representante dos Participantes Ativos, Autopatrocinados e Vinculados ao Plano (Benefício Proporcional Diferido) no Conselho Deliberativo; II - lista tríplice para os candidatos a representante dos Participantes Assistidos e dos Beneficiários no Conselho Deliberativo;

III - lista tríplice para os candidatos a representante de todos os Participantes e Beneficiários no Conselho Fiscal.

§ 1º Dos nomes e respectivos currículos dos integrantes das listas acima mencionadas, a Diretoria-Executiva dará, nos 20 (vinte) dias que antecederem a data para a votação, ampla divulgação a todos os Participantes e Beneficiários, por meio de boletim extraordinário disponível na página eletrônica da Sociedade, no endereço www.saorafaelprevidencia.com.br., abrindo também o prazo de 5 (cinco)

(5)

dias úteis para recebimento de impugnações à(s) candidatura(s), que deverão ser encaminhadas, devidamente fundamentadas à Diretoria– Executiva, via postal ou correio eletrônico, ambos com confirmação de recebimento.

§ 2º A(s) impugnação(ões) será(ao) decidida(s) pela Patrocinadora Principal, que poderá, no prazo de 5 (cinco) dias úteis e após ouvir o(s) candidato(s) impugnado(s), concedendo-lhe(s) ampla defesa:

I – acatar as razões de impugnação, indicando outro candidato, em substituição ao impugnado e divulgando, imediatamente, a nova candidatura, por meio dos veículos usuais; ou,

II – rejeitar as razões de impugnação.

§ 3º Não caberá recurso das decisões da Patrocinadora Principal. Art. 6º Para membro eleito do Conselho Deliberativo deverá o candidato atender ao seguinte, além de quaisquer outros requisitos previstos na legislação:

I - possuir nível superior completo;

II - ter experiência comprovada, por um mínimo de 5 (cinco) anos, no exercício de atividades na área financeira ou administrativa ou contábil ou jurídica ou de auditoria, se Participante Ativo, Autopatrocinado ou Vinculado ao Plano (Benefício Proporcional Diferido);

III - ter experiência comprovada, por um mínimo de 5 (cinco) anos, no exercício de atividades nas áreas gerenciais, na administração superior de qualquer uma das Patrocinadoras;

IV - não estar inadimplente em suas obrigações para com a Sociedade;

V - estar contribuindo ou ter contribuído para um dos Planos de Aposentadoria administrados pela Sociedade, no mínimo, por 3 (três) anos, se Participante Ativo, Autopatrocinado ou Vinculado ao Plano (Benefício Proporcional Diferido);

VI - preencher todas as exigências e requisitos contidos neste Regimento.

Art. 7º Para membro eleito do Conselho Fiscal, deverá o candidato atender ao seguinte, além de quaisquer outros requisitos previstos na legislação :

I - possuir nível superior completo;

II - ter experiência comprovada, por no mínimo 5 (cinco) anos, no exercício de atividades nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica ou de auditoria;

III - não estar inadimplente em suas obrigações para com a Sociedade;

(6)

IV - preencher todas as exigências e requisitos contidos neste Regimento. CAPÍTULO IV DA ELEIÇÃO Seção I Dos Eleitores

Art. 8º São eleitores todos os Participantes Ativos, Assistidos, Beneficiários, Autopatrocinados e Vinculados ao Plano (Benefício Proporcional Diferido) , em pleno gozo de seus direitos sociais.

Art. 9º As eleições serão por escrutínio secreto e o sigilo do voto será assegurado a todos os votantes, realizando-se conforme procedimento a ser divulgado em norma interna, publicada pela Diretoria-Executiva da Sociedade, atendendo ao prazo previsto no art. 48 deste Regimento.

Art. 10 Nos dias fixados previamente pela Diretoria-Executiva para início e transcurso da eleição, os Participantes e Beneficiários irão proceder a escolha de seus candidatos.

Seção II

Da Comissão de Apuração

Art. 11 Antes do início do prazo estipulado para a votação, instalar-se-á a Comissão de Apuração de votos que será constituída de 01 (um) Presidente e 02 (dois) escrutinadores, designados, dentre os Participantes e Beneficiários que se voluntariarem para essa função, pelo Diretor Superintendente da Sociedade.

Parágrafo Único. Os trabalhos da Comissão de Apuração poderão ser acompanhados pelos candidatos, desde que não interfiram nos mesmos.

Art. 12 Não poderão ser membros da Comissão de Apuração: I - os candidatos, seus cônjuges ou parentes em qualquer grau; II - os membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria-Executiva da Sociedade.

Seção III Da Apuração

Art. 13 A apuração se dará pela contagem dos votos, sendo efetuada pelos participantes da Comissão de Apuração.

Parágrafo Único. Os votos apurados permanecerão guardados em segurança, até que haja a proclamação final do resultado, a fim de se assegurar eventual recontagem de votos.

(7)

Seção IV

Do Resultado da Eleição

Art. 14 Finda a apuração, o Presidente da Comissão de Apuração proclamará eleitos os candidatos que vierem a obter a maioria dos votos válidos, lavrando, de imediato, ata circunstanciada de todo o processo de apuração e proclamação de eleitos.

§ 1º A ata mencionará obrigatoriamente:

I - dia e horário da abertura e do encerramento dos trabalhos relacionados à votação e sua respectiva apuração;

II -– composição e local onde funcionou a Comissão de Apuração, com os nomes dos respectivos componentes;

III - resultado do processo de votação, especificando-se o total de votos apurados, o número de votos atribuídos a cada candidato devidamente inscrito e os votos inválidos e nulos;

IV - número total de eleitores que votaram; V - resultado geral da apuração.

§ 2º A ata será assinada pelo Presidente da Comissão de Apuração, escrutinadores e, facultativamente, por qualquer candidato que tenha fiscalizado o processo de apuração ou que esteja presente no encerramento do mesmo.

Art. 15 Em caso de empate na contagem dos votos, prevalecerá o candidato de maior idade.

Art. 16 Concluída a apuração, a Diretoria-Executiva fará divulgar imediatamente seus resultados, por meio de comunicação no site da Sociedade.

§ 1º Dar-se-á o prazo de 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data de divulgação do resultado da eleição, para eventual impugnação relativa à apuração dos votos. A impugnação será feita por meio de interposição de recurso fundamentado, protocolizado junto à Diretoria-Executiva.

§ 2º A Diretoria-Executiva terá até 5 (cinco) dias úteis, a contar do protocolo do recurso, para sua apreciação e comunicação aos interessados sobre a decisão tomada da qual caberá recurso, em caráter não suspensivo, ao Conselho Deliberativo, nos termos do art. 57 Livro I deste Regimento Interno. § 3º Decorridos os prazos acima, o Presidente da Comissão de Apuração fará a nova proclamação dos eleitos aos cargos nos Conselhos e a Diretoria-Executiva divulgará no site da Sociedade o resultado definitivo da eleição.

§ 4º Os membros eleitos e os indicados para os cargos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal tomarão posse conjuntamente perante a Patrocinadora Principal, dentro do prazo de 30 (trinta) dias após a data de divulgação do resultado final da eleição.

(8)

Seção V Das Nulidades Art. 17 Será nula a eleição quando:

I - apurada perante Comissão Apuradora não constituída de acordo com o estabelecido neste Regimento, ou em que tenha sido preterida qualquer formalidade essencial, e ainda, se não for observado qualquer um dos prazos constantes deste Regimento;

II - ocorrer vício que comprometa sua legitimidade, importando prejuízo a qualquer candidato.

Art. 18 Não poderá a nulidade ser invocada por quem lhe deu causa, nem a aproveitará o seu responsável.

Art. 19 Se a eleição for anulada, outra será designada dentro do prazo de 30 (trinta) dias.

§ 1º Nessa hipótese, os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Sociedade permanecerão em exercício até a posse dos novos eleitos.

§ 2º Aquele que por má fé ou dolo, der causa à anulação das eleições, será responsabilizado civilmente por perdas e danos, ficando a Diretoria da Sociedade incumbida de tomar as providências cabíveis.

Art. 20 Ao assumir os cargos, os eleitos prestarão, solenemente, o compromisso de respeitar o exercício do mandato, o Estatuto Social, o Regulamento dos Planos de Aposentadoria, o Regimento Interno, o Código de Ética e a Política de Delegação de Autoridade da Sociedade.

§ 1º A perda de vínculo empregatício com a Patrocinadora, seguida da não inserção do ex-empregado nas categorias Autopatrocinado, Vinculado ao Plano (Benefício Proporcional Diferido) ou Assistido, acarretará a perda do mandato do Conselheiro eleito para qualquer dos Conselhos, sendo substituído conforme dispõem o Estatuto da Sociedade e este Regimento Interno.

§ 2º Para efeito de substituição de membro eleito, nos casos de vacância definitiva, será mantida lista dos candidatos mais votados em cada eleição, em ordem decrescente de votos, para cada um dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Esgotando-se tal lista de candidatos antes de findo o prazo de mandato em curso, as Patrocinadoras designarão o substituto até que novo processo eleitoral possa ser realizado, observado o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para nova eleição.

(9)

Das Disposições Finais

Art. 21 Ao Diretor Superintendente da Sociedade incumbe organizar o retrospecto do processo eleitoral, constituído por todos os documentos, em originais ou por seus espelhos, quando se tratar de documentos eletrônicos, envolvidos no processo eleitoral.

Art. 22 São documentos do processo eleitoral:

I - anúncio de convocação, incluindo local e data da eleição; II - Edital de Convocação de Eleições;

III - relação nominal dos solicitantes de inscrição nas listas de candidatos;

IV - impugnações, recursos e decisões; V - relação nominal dos eleitos;

VI - ata de proclamação dos eleitos;

VII - ata de desconstituição da Comissão de Apuração.

Art. 23 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria-Executiva.

Referências

Documentos relacionados

§ 3° Além da condição prevista no § 2°, os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, repre- sentantes dos participantes e assistidos, serão participantes ou assistidos com

A divulgação do resultado da 2ª etapa do processo seletivo ocorrerá no dia 2 de Outubro de 2018, na página da UFAM e nas redes sociais do Núcleo Rondon

Tudo isto, torna este retiro ainda mais especial, mais consciente e esta equipa acrescenta sempre magia às vivências, ao mundo de cores, odores e sabores, para que

te de Patrick é utilizado para avaliação da articulação do quadril, faz-se a flexão, abdução e rotação externa, se houver dor em região inguinal a lesão pode estar localizada

Neste artigo, serão analisadas as diversas formas e estratégias de atuação do MP para a efetivação do direito à saúde, com foco especial nos Ministérios

- seja membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto acima citado; - ou seja doador de medula óssea, conforme a Lei nº 13.656, de 30/04/2018. g) O pedido de isenção

Estamos usando as economias em outras partes do negócio para continuar crescendo, mas não vou mentir, também usei para outras coisas, como computadores para o ensino doméstico dos

Este jantar deu oportunidade aos Produtores de estabelecerem contactos adicionais e aos profissionais trade e aos media de aprofundar conhecimentos no mundo