• Nenhum resultado encontrado

BAPAK FALA AOS CANDIDATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BAPAK FALA AOS CANDIDATOS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

BAPAK FALA AOS CANDIDATOS

PRÓLOGO

Subud é um contacto com o poder de Deus Todo Poderoso. Para as pessoas que consideram difícil aceitar tal afirmação, Subud pode ser descrito como “a realidade mais além de toda religião”, ou melhor, “a vida no interior de nossa vida”.É uma força de vida, um movimento interno, uma vibração. As pessoas podem, não habitualmente, porém vez ou outra, e enquanto se encontram em estado de calma de tranqüilidade, experimentar que a natureza vibra, e que toda a vida vibra, inclusive que “as coisas” também vibram ao mesmo tempo em que também vibramos em harmonia com elas.

O processo de Subud faz com que sintamos esta vibração; nós a sentimos conscientemente e é ela que permite nosso desenvolvimento interior. Seu efeito é limpeza, e causa fortaleza de ânimo. O exercício espiritual de Subud proporciona tempo e espaço para que este movimento interior cresça e que seu efeito se manifeste em cada aspecto de nossa vida cotidiana.

As pessoas do século XX ao buscar palavras para expressar a união entre vida e ser, vêm falando de uma “força de vida”. Essa é uma maneira de identificar o poder que nos conduz, e que até certo ponto nos controla. Às vezes nossas experiências nos intimidam, entretanto não podemos ignorá-las.

O fundador de Subud foi um muçulmano indonésio chamado Muhammad Subuh Sumohadiwidjojo, (nascido em 1900 e falecido em 1987). Os membros o chamavam Bapak expressão indonésia que significa pai, ou pessoa mais velha muito respeitada. O exercício espiritual se chama “latihan”, palavra indonésia que significa simplesmente exercício ou treinamento.

(2)

PALESTRA DE BAPAK AOS CANDIDATOS

Subud é uma abreviatura das palavras sânscritas, Susila Budhi Dharma. Subud não é uma nova religião, nem uma seita. Tão pouco é um ensinamento; é apenas um símbolo que indica a “possibilidade que têm os seres humanos de seguir o caminho correto em suas vidas.”

Susila significa poder viver como verdadeiros seres humanos de acordo com a Vontade de Deus.

Budhi indica que em cada criação, em cada criatura de Deus, incluindo o homem, existe um poder divino que trabalha tanto em seu ser interno como em seu ser externo.

Dharma significa a possibilidade que tem cada criatura, incluindo o homem, de entregar-se e submeter-se, completamente, à Vontade de seu Criador.

Susila Budhi Dharma significam seguir a vontade de Deus com a ajuda do Poder Divino que trabalha em nós tanto interna como externamente por meio da nossa entrega a Vontade do Todo Poderoso.

Susila Budhi Dharma simbolizam o que estamos praticando no “latihan kejiwaan" (exercício espiritual) de Subud; significa que qualquer coisa que sucede no “latihan” se deve a vontade de Deus, e que nós a recebemos porque Ele assim o quer.

Isto concorda exatamente com o que se diz nos Livros Sagrados como a Bíblia e o Alcorão, isto é,- que Deus está próximo do homem, e que se o homem se aproxima de Deus, Deus pode lhe dar aquilo que o homem necessita; e o homem pode receber as coisas que Deus deseja que ele tenha.

O que temos que entregar a Deus? Não é nossa saúde, nem a pessoa a quem amamos, ou qualquer outra coisa que possuímos, já que Deus não necessita dessas coisas. O que temos que entregar é a nossa mente, nosso coração e nossos desejos, porque são esses instrumentos que obstruem nossa aproximação de Deus.

Isso é o que quis assinalar Jesus Cristo quando disse que Deus estará sempre conosco si pudermos nos entregar a Ele e amá-Lo mais que a qualquer outra coisa, mais que a nós mesmos. Significa que o amor que sentimos com nosso coração e com os nossos sentimentos são obstáculos que nos impedem de chegar ao verdadeiro amor de Deus, porque este amor externo é um amor pelas coisas que gostamos de pensar que amamos. E o amor que temos por Deus, o amor que devemos ter a Deus há de ser muito maior que isso.

Ao profeta Maomé se revelou que Deus já existia antes que qualquer outra coisa existisse e que permanecerá depois que tudo tenha sido destruído. Deus está mais distante que o mais distante. Mais fundo que o mais profundo; isso significa que Deus realmente criou todas as coisas e, como Criador Ele também cuidará de tudo.

Também se diz que Deus não tem forma, idioma, país, ou raça, porque se o tivesse, por exemplo, se tivesse um país, haveria mais que um Deus, porque haveria um Deus para

(3)

cada país. Se Ele pertencesse a alguma raça, também haveria mais de um Deus, porque cada raça necessitaria de um Deus. Este é o significado de “Deus é Uno e Mestre de tudo”.

Mais ainda, Deus criou sem ferramentas ou materiais. Se o homem quisesse fazer algo, por exemplo uma mesa, necessitaria de madeira, pregos, martelo e outras ferramentas; para fazer a bomba atômica necessitaria ainda de mais ferramentas, pois para isso precisaria decompor a matéria em átomos. Porém com Deus é totalmente diferente. Deus trabalha sem materiais ou ferramentas. Sendo assim, para que o homem compreenda e conheça o que existe na “mente” e no “coração” de Deus, a única coisa que pode fazer é entregar-se por completo, já que com sua própria mente, coração e desejos jamais será capaz de encontrar a Deus. Só através da entrega total, sem fazer uso da mente, do coração e dos desejos, é que o homem poderá chegar a se contatar com o Poder de Deus.

É isso o que fazemos no “latihan”, o exercício espiritual, nós nos entregamos completamente sem utilizar nossa mente, coração e desejos, e simplesmente aceitamos e recebemos aquilo que Deus nos envia. Assim compreenderemos que Subud é para o homem somente um símbolo desse caminho de vida durante a qual ele poderá cumprir e pôr em prática a Vontade de Deus para este mundo e para o próximo. Portanto, no “latihan” de Subud não temos qualquer ensinamento; não temos nada que aprender ou fazer, porque tudo o que nos é pedido é uma entrega total. A pessoa que assegura conhecer o caminho para Deus é aquela que está antecipando o presente de Deus sem havê-lo recebido. A única coisa que temos a fazer é nos entregarmos completamente, simplesmente aceitando e recebemos aquilo que Deus nos envia, ou o que quer que tenhamos que receber. Isto é, de fato, o que já disseram os profetas: “entreguem-se inteiramente, submetam-se completamente a Deus e então Ele cuidará de vocês e lhes dará a Sua guia.”

Nesse exercício espiritual nós não esperamos nada em particular. Não tratamos de imaginar nada, senão que receberemos unicamente o que Deus deseja nos enviar. Assim, esse poder divino que trabalha em nós durante o “latihan”, fará com que cada pessoa manifeste o que já se encontra em seu ser interior. Por exemplo, se uma pessoa tem uma voz forte emitirá sons muito fortes, uma pessoa sem esse tom de voz, emitirá sons suaves. Assim ocorre com cada parte de nosso corpo, com cada parte de nosso ser. Por isso, o “latihan” de duas pessoas nunca pode ser igual, porque uma pessoa é diferente da outra.

Está claro, portanto, que em Subud não pode haver teoria ou ensinamento espiritual, porque cada pessoa é diferente da outra. Qualquer coisa que alguém necessite, qualquer coisa que receba será diferente do que outra pessoa necessita e recebe. Por isso, não podemos dar nenhuma norma ou prescrição de como nos comportar quando estamos em “latihan”, já que o “latihan” é pessoal para cada um de nós.

Cada pessoa encontrará por si mesmo o caminho correto para Deus, e o que para um pode ser bom, para outro poderá ser mal. Portanto, vocês não devem supor que têm que seguir ou chegar a ser como Muhammad Subuh. Devem chegar a ser vocês mesmos, desenvolvendo cada um seu próprio ser interno, - isso se quiserem encontrar o caminho para Deus. Vocês não devem seguir ou imitar ninguém, porque devem encontrar seu próprio caminho para Deus. Geralmente um professor ensina seus seguidores a fazerem

(4)

exatamente o mesmo que ele com o fim de alcançar o mesmo que ele alcançou. Entretanto isso é um erro, porque não somente entre um mestre e seus seguidores, como também entre dois irmãos, filhos dos mesmos pais, existe uma grande diferença, não apenas na aparência exterior, senão também no caráter e na totalidade de seu ser. Certamente vocês compreenderão agora que para certos mestres o que resulta ser um caminho correto para encontrar a Deus, não é necessariamente o caminho apropriado para seus seguidores. Por isso é que Bapak disse que Deus é Quem nos conduzirá a Ele; e o que sucede realmente no “latihan” é que vocês são apresentados ao seu verdadeiro ser interno – ao seu autêntico “eu”. Portanto, vocês não devem ter medo nem se preocupar, porque o que surge em seu “latihan” é unicamente o que existe dentro de vocês e vem de seu ser interno. O verdadeiro “eu”, é o que surge no “latihan”, portanto vocês não devem se preocupar nem ter medo.

Em Subud não existe discriminação entre as diferentes religiões porque o que chega a uma pessoa é o que já se encontra dentro do seu próprio ser. Se alguém é cristão, encontrará o verdadeiro Cristo dentro de si mesmo; se é budista, encontrará a Buda. O mesmo ocorre se é muçulmano, encontrará Maomé em seu interior. Então, se vocês conhecerem verdadeiramente seu ser interno, tudo o que fizerem será guiado pelo poder Divino, já que este trabalha em vocês através de vocês mesmos. Enquanto estão no escritório, conduzindo um carro, ou fazendo qualquer outra coisa, estarão sendo guiados pelo poder de Deus que trabalha sempre dentro e fora de vocês. Portanto é verdade o que se diz no Alcorão, que antes de levar a cabo alguma coisa, deve-se dizer - “Bismillahir rachmanir rahim”. Isto significa que vocês seguem a guia de Deus e que só fazem o que Deus lhes pede; e que não se apressam em fazer algo, recordando-se de Deus somente depois se lamentando do que fizeram.

Sempre que Deus preceder algo que estão fazendo, será o correto. Este é também o verdadeiro significado do que fazem os cristãos quando rezam antes das refeições e ao se deitarem para dormir. Eles não devem fazer nada sem a guia de Deus, porque se esquecendo de Deus não receberão Sua ajuda se algo lhes sair mal.

O poder que vemos é somente para nos convencer de que o poder de Deus Todo Poderoso trabalha não apenas em nosso interior, porém também atua em toda a criação, inclusive externamente a tudo o que foi criado.

Por isso, com o “latihan” não prejudicamos nossa religião, pois o que cremos e realizamos é somente a vontade de Deus; nós pomos em prática o que já existe em nosso interior. Assim, a pessoa que segue uma religião experimentará no “latihan” algo que está de acordo com sua própria religião e com o que existe dentro de seu próprio ser.

Alguns de vocês se perguntam como conseguiu Bapak tudo isso. Ele o recebeu quando estava na mesma situação em que vocês se encontram. Bapak estava trabalhando, realizando seu trabalho no escritório e fazendo tudo o que tinha que fazer e que gostava de fazer. Repentinamente, tudo se deteve. Sua mente, coração e desejos deixaram de trabalhar, e então recebeu do mesmo modo que todos vocês recebem o “latihan”.

Bapak não estava buscando a sabedoria, não tinha guru, nem mestre. Simplesmente recebeu. Isto é o que se chama “Mu’jizat-ulla”, uma dádiva de Deus. Ela somente chega às

(5)

pessoas quando não estiverem buscando por isso. Quando estiverem preparadas para receber essa dádiva, Deus lhes a concederá. Bapak deixa que vocês decidam se querem ou não participar deste exercício espiritual, porque na adoração a Deus não existe obrigação. Todos devem ser livres. Sempre que alguém pedir, o contacto ele lhe será dado.

(Baseado em notas tomadas durante a única palestra de Bapak aos aspirantes. Singapura, 1960) SUBUD BRASIL MEDIA.

manuela.dumit@gmail.com

(6)

CONTACTO COM A GRANDE VIDA

No prólogo de seu livro “Susila Budhi Dharma”, Bapak explica quais as condições em que homem pode receber o contacto com a Grande Vida que procede de Deus Todo Poderoso.

Deus é Todo Poderoso e transcende tudo o que é humano, porque verdadeiramente Ele é o Criador da humanidade e de todos os céus.

Portanto, o homem visto em sua verdadeira condição, nada mais é que uma das coisas criadas por Deus, e é impotente diante de Deus. Esta é a razão porque muitos dos que tratam de buscar com seu próprio esforço o caminho para obter o contacto com a Grande Vida estancam e encalham no meio do caminho; ou mesmo que isso não aconteça, seus esforços espirituais podem conduzi-los, sem que sua alma tome conhecimento, a caminhos falsos, atalhos por onde encontram unicamente sombras e fantasias produzidas por seus próprios desejos e especulações.

O homem que está buscando por uma forma de oração que o leve a se contatar com a Grande Vida, precisa deixar de lado o pensamento e a imaginação. Sob tais condições ele pode realmente enfraquecer as suas paixões e submeter a Deus sua inteligência e sabedoria humanas. Isso significa que ele, como ser humano, se entrega e se submete com total sinceridade a Deus que governa no interior de seu ser.

Na realidade isso não é realmente novo porque na antiguidade os homens seguiam este caminho para descobrir um contacto que pudesse ser experimentado internamente. Então, qual a razão por que em nossa época não existem pessoas que possam receber esse contacto? Isso ocorre porque a humanidade enfrenta as condições de vida sobre a Terra que se modificam de geração em geração, e muitos se deixam facilmente influenciar e afetar por essas condições em permanente mudança. Isso vem sucedendo especialmente desde que as faculdades intelectuais do homem se desenvolveram e progrediram no campo da ciência. E isto abriu um canal através do qual o sentimento interno do homem submerge dentro dos campos da mente, em vez de permanecer onde fica em paz.

Em conseqüência, a humanidade finalmente passou a ser dominada pela mente mais que pela paz do sentimento interno do eu interior, de maneira que agora o coração e o cérebro humanos estão trabalhando constantemente, e a oportunidade que tem o sentimento interno de estar em paz praticamente não existe.

Certamente é necessário que o homem pense; a mente é um instrumento importante; com esta ferramenta o homem pode trabalhar para satisfazer as necessidades de sua vida neste mundo e para organizar melhor sua vida. Porém para atingir a consciência espiritual e entrar em contacto com a Grande Vida, o homem não necessita utilizar o pensamento nem a imaginação. Ao contrário, ele deve abandonar o caminho do pensamento e da imaginação. Esta é a única forma possível para o homem receber o

(7)

contacto que está muito além de sua compreensão, um contacto que desperta uma vibração que pode ser experimentada dentro de si mesmo.

É evidente que o único caminho para se entrar em contacto com a Grande Vida e o Poder de Deus, não pode ser outro que o da total e sincera entrega a Deus. Tal entrega não pode ser unicamente em palavras ou em pensamento, senão que deve penetrar através do sentimento interno a fim de que o homem possa experimentar realmente que a fé, a adoração e a glória pertencem somente a Ele que é Uno e Todo Poderoso, - isto é pertencem a Deus.

Se isso for realizado sinceramente, nesse exato momento o homem se sentirá em um estado de fraqueza, ele se sente sem força embora plenamente consciente. Em outras palavras, ele se sentirá impotente porque as forças da paixão dos desejos e do pensamento o deixaram; porém ele se sentirá completo porque o seu sentimento interno estará agora preenchido com algo que provém da Grande Vida. E estará consciente devido ao despertar da sua alma humana.

Assim sucede quando o homem procede corretamente. Porém se em seus esforços para progredir espiritualmente ele persistir em utilizar sua mente por considerá-la um instrumento superior a todos os outros, então isso tolherá a possibilidade dele se contatar com a Grande Vida.

Esta verdade tem sido freqüentemente estabelecida por aqueles que em tempos passados puderam receber a Força de Vida enquanto se encontravam na Terra. Isso quer dizer que a única maneira para o homem se aproximar do Poder de Deus é apaziguando o seu sentimento interno, preenchendo-o de paciência, confiança, e apresentando-se com sinceridade diante de Deus.

Realmente esses são os requisitos básicos para que as dádivas concedidas por Deus possam ser recebidas pelos homens cujos sentimentos internos estejam plenos de submissão, paciência, confiança e sinceridade diante da Grandeza de Deus.

Subud Brasil Media, manuela.dumit@gmail.com Cópia de extratos de palestra de Bapak

Prefácio do livro Susila Budhi Dharma. Palestra de Bapak para principiantes.

(8)

A NATUREZA DE SUBUD.

(Trata-se aqui de esclarecimentos adicionais, tirados principalmente do livro “Subud e a Vida Ativa”

A natureza de Subud é expressa nas palavras SUSILA BUDHI DHARMA cujo significado corresponde à condição interna, e à vida externa do homem inteiramente submisso à Vontade de Deus. Assim Subud é um estado ou condição, de maneira que as palavras Fraternidade Subud não significam uma organização ou sociedade, mas o reconhecimento dos que estão procurando conseguir a entrega à Vontade de Deus.

A unidade de Subud é assim inteiramente interior e espiritual e não requer qualquer forma externa. Subud não deve ser olhado como se constituísse uma corporação tal como uma igreja, uma sociedade, ou uma instituição.

Subud é a abreviatura de Susila Budhi Dharma.

Susila indica a natureza do homem na qual se encontram as verdadeiras qualidades humanas que ele deve possuir de acordo com a Vontade de Deus.

Budhi quer dizer que dentro do homem reside um poder superior que o pode guiar quando esse homem for capaz de ter consciência dele.

Dharma significa a submissão do homem diante da Grandeza de Deus; significa sua submissão acima de tudo, de forma que a sua própria experiência lhe prove que não há outro desejo mais forte que o seu anseio por Deus, e que, de todo o seu amor, nenhum é maior que o seu amor para com Deus. Isto está além de todas as coisas que ele sempre desejou ou pode desejar para si mesmo. Todos os profetas ensinaram que o homem deve amar a Deus acima mesmo de sua própria alma.

Isso é um símbolo para nós em Subud. E para vocês certamente é muito difícil viver dessa forma na sua própria individualidade; mas, uma vez que Deus quer que seja assim, nós podemos esperar que aquilo que Subud representa, isto é, a perfeição da sociedade humana unida na adoração a Deus - seja atingida tanto por vocês mesmos como por seus descendentes.

Subud não é uma religião pois representa um símbolo para o homem, tanto dentro das comunidades das várias religiões, como também fora de todas as religiões organizadas; e somente se a natureza de um homem corresponder ao símbolo de Subud é que ele poderá ser descrito como realmente Subud. Em Subud cada um encontrará e terá consciência da realidade de acordo com o que ele próprio experimentou; e um homem que se torna Subud será realmente capaz de receber a orientação de Deus que existe dentro de si mesmo, e que existe dentro de todos os indivíduos e para todos os indivíduos. E ele será então consciente do que é certo e do que é errado, e também entenderá como viver enquanto estiver nesta Terra de forma tal que virá obter felicidade para si mesmo e sua família. Será uma questão comum que um estado de bem estar acompanhe o cumprimento das suas obrigações terrenas; não só a sua alma, mas também o seu corpo gozará de boa saúde, de forma que deste homem se poderá dizer que é saudável tanto externa como internamente. Em Subud, no “latihan” que recebemos, estamos sendo levados do mais baixo para o mais alto, do mais externo para o mais interno, e isto resultará em uma

(9)

condição equilibrada de bem estar. Cada um de vocês será também capaz de receber por si mesmo o que tem que ser feito por vocês; e finalmente vocês serão capazes de compreender as verdades contidas em todas as escrituras, e de se tornarem verdadeiros seguidores das religiões a que pertencem. Todo este processo vem sendo trabalhado em vocês apenas pelo Poder de Deus.

**************************************************************

Vocês podem ainda tentar descobrir e perguntam, aonde está Deus, como Ele é, e o que é e onde fica o Paraíso, pois estas são perguntas que aparecem comumente nas mentes humanas. Que vocês pensem sobre essas questões pode se justificar de alguma forma, pois a maioria das pessoas deseja inquirir sobre a natureza das coisas que descobrem, e é pelo conhecimento assim adquirido que estas coisas podem ser trazidas ao uso do homem. Além disso, Deus equipou o homem com cérebro, coração e desejos, e estas coisas não são para serem desdenhadas; é de fato Vontade de Deus que o homem empregue estes instrumentos para os propósitos de sua vida neste mundo. Se não fosse para pensarmos sobre as coisas ou para usarmos nosso cérebro, coração e desejos, qual seria a utilidade de Deus tê-los criado para nós?

***************************************************************

Em geral as pessoas ainda não conhecem a Vontade de Deus que recebemos em nosso “latihan”. É suficiente, portanto, dizer ao público que Subud é uma fraternidade baseada em Susila Budhi Dharma. Está baseada nos princípios do verdadeiro comportamento humano, lembrando que Deus é Todo Poderoso e que há em nós mesmos, inerente ao nosso ser, algo que não podemos conhecer nem ver; e isto é, Budhi.

Dharma significa que devemos nos submeter completamente a Deus, pois acreditamos n’Ele e só a Ele entregamos nosso corpo e nossa alma. Assim, Subud é uma fraternidade baseada nos princípios das verdadeiras qualidades humanas, recordando a Grandeza de Deus que está manifesta dentro do nosso ser através da nossa completa submissão. Deus existe, acreditamos verdadeiramente n’Ele e que Ele é verdadeiramente Todo Poderoso.

Subud Brasil Media 15/3/2010

Referências

Documentos relacionados

ÑEst‡ terminado! Ent‹o abaixou a cabe•a e morreu. 31 Tudo isto aconteceu na sexta-feira. Os judeus n‹o queriam que os corpos ficassem na cruz atŽ o dia seguinte, pois era

E, de fato, diga-se de passagem, a Bíblia contém tudo o que precisamos saber para concretizarmos a vontade e os propósitos de Deus em nossas vidas, bem como

 XLPE PARA BAIXA TENSÃO – ALTA VELOCIDADE: composto designado para utilização em isolamento e cobertura de cabos de baixa tensão em condutores de alumínio

Objetivou-se avaliar o efeito de regimes de luz na produção de conídios de Trichoderma harzianum e na efetividade destes em inibir a germinação miceliogênica de escleródios

[r]

Acrescentarei apenas mais uma coisa, e é isso: - pode haver corrupção, pecado ou luxúria, habitualmente prevalecente, quanto a qualquer evidência que a pessoa em quem ela

Use esta apresentação com o seu grupo como um estímulo para fazer um brainstorming para uma campanha local que pode visar diferentes grupos na sua comunidade e

A estas duas ideias, Mill acrescenta a premissa (3), que sustenta que “a única coisa que cada pessoa deseja, por si mes- ma (e não apenas como um meio para qualquer outra coisa), é