• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE FORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE FORMAÇÃO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

PLANO DE FORMAÇÃO

2011-2013

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALONGO DO VOUGA

Atualização do plano de

(2)

Página | 2

ÍNDICE

ENQUADRAMENTO DO PLANO DE FORMAÇÃO ... 4

OBJETIVOS GERAIS:... 6

PROPOSTAS E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CURRICULARES. ... 7

Departamento Curricular Pré-Escolar ... 7

Departamento Curricular 1º CEB ... 8

Departamento Curricular Matemática e Ciências Experimentais ... 10

Departamento Curricular Expressões ... 10

Departamento Curricular Línguas ... 16

AVALIAÇÃO: ... 19

DIVULGAÇÃO: ... 19

(3)

Página | 3

PREAMBULO

Com o início de um novo ano letivo e com a continuidade da Avaliação do Desempenho Docente, a elaboração de um plano de Formação Contínua de Docentes e Não Docentes é de vital importância para a melhoria dos processos de ensino/aprendizagem.

A formação profissional é um processo global e permanente de aprendizagem ao longo da vida, em que os docentes e não docentes em função da evolução da sociedade e da necessidade de atualizar e aprofundar conhecimentos e competências, se preparam para o exercício da sua atividade profissional e para a melhoria do seu desempenho. O sucesso da escola depende, em grande parte, do seu desenvolvimento organizativo e das suas práticas pedagógicas, estando estas fortemente ligadas aos percursos formativos dos docentes e à visão que cada um tem da escola, pelo que o Plano de Formação tem um papel fulcral no desenvolvimento profissional dos seus professores.

A realização de formação em contexto da escola e em articulação com o Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela (CFIAP), permitirá dar uma resposta mais adequada às necessidades de formação e aos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.

Esta atualização do Plano de Formação foi concebida no ano letivo 2012-2013 e inclui as necessidades de formação dos departamentos curriculares e segue as orientações estabelecidas superiormente para a formação e será alvo de acompanhamento e avaliação pelo Conselho Pedagógico ao longo do ano.

(4)

Página | 4

ENQUADRAMENTO DO PLANO DE FORMAÇÃO

Neste âmbito, o Despacho 18038/2008 de 4 de Julho do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, diz o seguinte: “… Considerando o papel central que a escola deve desempenhar na conceção, organização e operacionalização da formação contínua dos profissionais da educação; Considerando a importância de centrar a formação contínua dos profissionais da educação na qualificação do serviço público prestado pelas escolas, nomeadamente, no que concerne ao processo de ensino/aprendizagem e à consequente melhoria dos resultados escolares; Considerando que os centros de formação de associações de escolas devem, sempre que necessário, apoiar as escolas associadas no levantamento das suas necessidades de formação e na elaboração dos respetivos planos de formação, concorrendo para a elaboração dos seus próprios planos de ação; Considerando o disposto…determino o seguinte:

1 — Os planos de formação previstos na alínea b) do n.º 2 do artigo 20.º e na alínea d) do artigo 33.º, ambos do Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, devem conter, em termos concretos e precisos, a explicitação do levantamento de necessidades, a indicação dos objetivos a atingir, a identificação das áreas de formação a desenvolver e das modalidades mais adequadas a utilizar e qual o público-alvo a atingir.

3 — Os centros de formação de associações de escolas, tomando como referência os planos de formação a que se refere o número anterior, elaboram os seus planos de ação, os quais devem conter a explicitação do dispositivo de formação que se destina a responder aos planos de formação das escolas associadas.”

(5)

Página | 5

Cumprindo a legislação em vigor está o agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga a elaborar o seu plano de formação destinado aos seus funcionários Docentes e Não Docentes., de acordo com as suas necessidades e em articulação com o Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela (CFIAP).

No âmbito do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, Regime de Autonomia, Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-escolar e dos Ensinos Básico e Secundário “O conselho pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas ou escola não agrupada, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.” (art.º 31º).

Compete ao Conselho Pedagógico, entre outras funções, “Apresentar propostas e emitir parecer sobre a elaboração do plano de formação e de atualização do pessoal docente e não docente;” (art.º 33º,alínea d).

Tendo em conta o Estatuto da Carreira Docente (Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro e o Decreto-Lei 270/2009 de 30 de Setembro, decreto-lei n.º 75/2010, de 23 de Junho e Decreto-lei n.º 41/2012, de 21 de Fevereiro), a formação mantém-se como um direito, devendo o docente, de acordo com as alíneas d) e e) do art.º 10.º, “Atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento pessoal e profissional e de aperfeiçoamento do seu desempenho” (alínea d) e “Participar de forma empenhada nas várias modalidades de formação que frequente, designadamente nas promovidas pela Administração, e usar as competências adquiridas na sua prática profissional” (alínea e)). De acordo com o ponto 1 do Artigo 15.º, “A formação contínua destina-se a assegurar a atualização, o aperfeiçoamento, a reconversão e o apoio à atividade profissional do pessoal docente, visando ainda objetivos de desenvolvimento na carreira e de mobilidade…” ponto 2, “A formação contínua deve ser planeada de forma a promover o desenvolvimento das competências profissionais do docente”. A formação contínua, além de permitir o aperfeiçoamento profissional, está também relacionada com as necessidades da avaliação de desempenho e progressão a carreira docente.

(6)

Página | 6

Nesta conformidade este Plano de Formação baseia-se no diagnóstico das necessidades de formação do pessoal docente e não docente, realizado pelos diferentes departamentos e posterior definição de prioridades de formação em função do estabelecido no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas.

OBJETIVOS GERAIS:

 Diagnosticar as necessidades de formação dos recursos humanos que trabalham no Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga.

 Dar resposta às necessidades de especialização e permanente atualização profissional dos recursos humanos na perspetiva de aumentar a eficácia, eficiência e qualidade dos serviços e de melhorar o desempenho desses recursos.

 Promover a autoformação numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento da profissionalidade docente.  Reforçar a formação do pessoal docente e não docente numa lógica de melhoria contínua.

(7)

Página | 7

PROPOSTAS E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DOS DEPARTAMENTOS CURRICULARES.

Departamento Curricular

Pré-Escolar

Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012 . Planificação e

avaliação na educação pré-escolar

. Desenvolver competências a nível da

planificação e avaliação numa perspetiva formativa e de regulação da prática educativa

Docentes do Departamento Centro de Formação de Professores Através do Centro de Formação de Professores 2011-2012 . Abordagem aos Modelos Curriculares na Educação de Infância

. Aprofundar o conhecimento no âmbito dos diferentes modelos curriculares como forma de reflexão das práticas educativas

Docentes do Departamento Centro de Formação de Professores Através do Centro de Formação de Professores

2011-2012 . Ferramentas da WEB . Aprofundar e sistematizar o conhecimento com

base em processos de trabalho com recurso aos meios digitais disponíveis usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede.

Docentes do Departamento Centro de Formação de Professores Através do Centro de Formação de Professores

(8)

Página | 8

Departamento Curricular

1º CEB

Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012 Quadros Interativos

 Ser capaz de aplicar autonomamente este tipo de materiais na sua atividade docente;

 Aprofundar e sistematizar o uso educativo das tecnologias da informação e comunicação.

Professores do

1.º ciclo CFIAP

2011-2012

A Expressão físico motora na pré e 1.º ciclo –

atividades e formas de interagir (I)

A Expressão físico motora na pré e 1.º ciclo -

atividades e formas de interagir

(II)

 Reconhecimento da importância da expressão físico-motora para a potêncialização de momentos/experiências pedagógicas onde a aceitação de limitações pessoais, dos outros e das normas de funcionamento, são fundamentais para a consecução e sucesso do trabalho de grupo;

 Criação de meios e instrumentos que permitam ao professor o desenvolvimento de atividade física de forma integradora e potenciadora das capacidades dos alunos;

 Partilha de ideias e recolha de jogos, exercícios e atividades que permitam a construção escrita de um suporte à realização de atividade física na aula;

 Reconhecer a expressão físico-motora enquanto meio facilitador de aprendizagens transdisciplinares, para além do mero desenvolvimento das competências motoras. Professores do 1.º ciclo e educadoras Professor Viriato Dias

(9)

Página | 9 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012

Oficina de formação “trabalho prático e ensino experimental das ciências no 1.º ciclo e pré escolar.

 Reconhecer a importância da literacia cientifica desde os primeiros anos

 Conceber, implementar e avaliar e estratégias de sala de aula no âmbito do ensino experimental das ciências

Professores do 1.º ciclo e educadoras Professora Olga Barbosa 2011-2012 Oficina de formação “ didática do ensino do português-Escrita criativa”

 Contribuir para um melhor conhecimento da enorme diversidade de formas de conceber e realizar o trabalho oficinal com a escrita.

Professores do 1.º ciclo

Professor Vitor Martins

(10)

Página | 10

Departamento Curricular

Matemática e Ciências Experimentais

Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012 Software de geometria

dinâmica

 Conhecer um programa computacional de Geometria Dinâmica por meio de atividades estrategicamente concebidas que, por sua vez, serão implantadas na sala de aula Docentes do Grupo de Recrutamento 500 Centro de formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Aplicações do Geogebra

 Conhecer um programa por meio de atividades e construção de modelos estrategicamente concebidas que, por sua vez, serão implantadas na sala de aula

Docentes do Grupo de Recrutamento 500 e 230 Centro de formação da SPM 10€/Docente 2011-2012 Atividades Experimentais em Sala de Aula

 Reforçar nos docentes competências de modo a promover as atividades no ensino das Ciências Físico-Químicas;

 Melhoria das práticas letivas.

Docentes do Grupo de Recrutamento 510 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Produção de Software

Multimédia Melhorar o ensino das Ciências Físico-Químicas;

Utilizar as novas tecnologias no âmbito da disciplina.

Docentes do Grupo de Recrutamento 510 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Estratégias de Comunicação em Sala de

Aula  Melhorar a comunicação em sala de aula.

Docentes do Grupo de Recrutamento 510 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela

(11)

Página | 11 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012

Ensino das Ciências Naturais e experimentais numa perspetiva CTS

 Desenvolver competências científicas e didáticas necessárias à implementação de atividades práticas centradas em metodologias de pesquisa e numa perspetiva CTS;

 Implementar na sala de aula atividades práticas centradas em metodologias de pesquisa e numa perspetiva CTS. Docentes do Grupo de Recrutamento 520 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Quadros interativos multimédia no ensino/aprendizagem das Ciências Experimentais

 Dominar as ferramentas básicas do programa activInspire;

 Construir recursos multimédia interativos para exploração na sala de aula.

Docentes do Grupo de Recrutamento 520 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela

2011-2012 Folha de Excel, para

avançados

 Dominar os conceitos e ferramentas mais complexas do programa Excel;

 Facilitar o desenvolvimento das tarefas do professor na área da docência e da gestão escolar.

Docentes de todos os Grupos de Recrutamento Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Educação sexual em

contexto de sala de aula

 Desenvolver competências científicas e didáticas

necessárias à implementação de atividades práticas no âmbito da educação sexual.

Docentes responsáveis pela Educação Sexual nas escolas Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Workshop em edição de imagem

 Dominar competências básicas do programa;

 Facilitar o uso de novas tecnologias nas tarefas dos docentes. Docentes do Agrupamento Docente João Vidal Lemos 2º Periodo 50€

(12)

Página | 12 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos 2011-2012 Workshop / sessão de partilha de conhecimentos: “Quadros Interativos Multimédia”

 Partilhar conhecimentos sobre a utilização dos quadros interativos multimédia;

 Desenvolver competências na utilização do quadro interativo multimédia;

 Construir recursos interativos para utilização em contexto de sala de aula Docentes do Agrupamento Docente Jorge Almeida Interrupção letiva do Natal. 50€ 2011-2012 “Estratégias de dinamização de disciplinas utilizando a plataforma Moodle”

 Desenvolver competências no âmbito da plataforma Moodle. Docentes do Agrupamento Docente Margarida Osório Interrupção letiva do Natal. 50€ 2011-2012 Workshop em PowerPoint

 Adquirir autonomia para a criação dos seus próprios diapositivos

 Dotar os formandos com as competências básicas para criação e animação de diapositivos.

Docentes do Agrupamento Equipa PTE (Professora Cátia Santos) 20€

(13)

Página | 13 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos 2011-2012 Workshop em processamento de Texto - Word

 Dotar os formandos com as competências básicas de criação de documentos de texto, aplicar formatações (tipo de letra, parágrafos, alinhamento de texto), utilização do corretor ortográfico, criação de tabelas e formatação das mesmas, inserir cabeçalhos e rodapés, criar documentos divididos em colunas, inserir imagens, aplicação de estilos, criar índice automático.

Docentes do Agrupamento Equipa PTE (Professora Cátia Santos) 20€ 2012-2013 CNC

Controle numérico por computador

 Reforçar as competências dos docentes Docentes do Grupo 530

Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 30 Euros por formando 2012-2013 Excel 2010

 Conhecer o programa computacional de Excel por meio de atividades estrategicamente concebidas que, por sua vez, serão implantadas (em tabelas e outros

instrumentos) Docentes do Grupo 500 Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2012-2013 Estratégias de mediação

de pares  Melhorar a comunicação e as relações em sala de aula.

Docentes do Grupo 510 e outros Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela

(14)

Página | 14

Departamento Curricular

Expressões

Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012 Excel

 Adquirir autonomia para a criação de tabelas de avaliação.

 Dotar os formandos com as competências básicas inerentes à utilização do software no contexto escolar. Docentes do Departamento Equipa PTE (Professora Cátia Santos) A definir – Interrupções letivas da Páscoa 2012-2013 Educação Especial

 Avaliação de alunos referenciados para a educação especial Todos os docentes Centro de Formação de Águeda 2012-2013 A música e as novas

tecnologias  Interligação da música com as novas tecnologias

Docentes de Ed. Musical Centro de Formação de Águeda 2012-2013 Fitnessgram/Activitygram

 Aplicação e rentabilização do programa Fitnessgram/Activitygram;

 Estratégias de preparação para os

testes/desenvolvimento das capacidades motoras avaliadas.

 Estratégias de aplicação dos testes.

Docentes de EDF

Centro de Formação de

(15)

Página | 15 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2012-2013 Desportos raquete  Abordagem, planificação e estratégias de ensino da

modalidade na escola. Docentes de EDF

Centro de Formação de

Águeda

2012-2013 Desportos de combate  Abordagem, planificação e estratégias de ensino da

modalidade na escola. Docentes de EDF

Centro de Formação de

(16)

Página | 16

Departamento Curricular

Línguas

Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos 2011-2012 Língua Portuguesa Novos Programas de Português Conhecimento Explícito da Língua

 Reconhecer a língua como um sistema aberto, dinâmico e em elaboração contínua;

 Mobilização do conhecimento de processos de inovação lexical;

 Mobilizar o conhecimento reflexivo e sistematizado para resolver problemas decorrentes da

sistematização da linguagem oral e escrita para aperfeiçoar os desempenhos pessoais.

Docentes dos grupos: 210, 220 e 300 Contactar o Centro de Formação de Professores Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Elaboração de materiais digitais em Língua Estrangeira / Língua Portuguesa

 Explorar novas metodologias /materiais didáticos em língua estrangeira e língua portuguesa;

 Promover a partilha / construção de materiais diversos. Docentes dos grupos. 220, 300 e 330, 210,350 Contactar o Centro de Formação de Professores Intermunicipal Adolfo Portela

(17)

Página | 17 Ano letivo

da proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos 2011-2012 “ Uso de recursos multimédia na aula de língua estrangeira “

 Exercitar práticas inovadoras tendo em conta a motivação e participação mais ativa dos alunos.

Docentes do departamento de Línguas do agrupamento Cristina Carvalho (docente do departamento de línguas da Escola EB 2.3 de Valongo do Vouga)

2011-2012 Gestão de conflitos Resolução de problemas de indisciplina; Conhecimento de outros hábitos e culturas;

 Promover formas de integração/aceitação do outro.

Docentes do agrupamento

2011-2012 Sexualidade na

adolescência

 Envolver os docentes no processo de crescimento dos alunos;

 Conhecer formas de atuação adequada

Docentes do agrupamento

(18)

Página | 18

Departamento Curricular

Ciências Sociais e Humanas

Ano letivo da

proposta Tema Competências Destinatários Dinamizadores

Previsão de custos

2011-2012 Novas tecnologias

 Dominar as ferramentas básicas dos programas

 Facilitar o uso de novas tecnologias nas tarefas dos docentes

 Diversificar métodos e práticas

 Despertar a curiosidade dos discentes

Docentes do Departamento Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012 Estratégias de Comunicação

 Melhorar a comunicação em sala de aula

 Exercitar práticas inovadoras no ensino aprendizagem

 Desenvolver atitudes críticas sobre a informação

 Distinguir o essencial no aglomerado

Docentes do Departamento Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela 2011-2012

Nas áreas específicas dos grupos de recrutamento do Departamento

 Dominar novas interpretações do processo evolutivo

 Aplicar métodos e procedimentos

 Diversificar atitudes e práticas

 Implementar correções e ajustamentos

 Promover o sucesso

Docentes do Departamento

Entidade Privada

(19)

Página | 19

AVALIAÇÃO:

Este plano está em constante atualização em função das ofertas disponíveis/interesses dos membros da comunidade e do agrupamento e em articulação com o Projeto Educativo.

O seu acompanhamento e avaliação será feito pelo Conselho Pedagógico no final de cada ano letivo.

DIVULGAÇÃO:

A divulgação das atividades será feita através da página da Escola e diferentes blogs associados.

As diferentes ações formativas serão igualmente divulgadas em suporte de papel e afixada nos locais próprios das diferentes escolas do Agrupamento.

(20)

Página | 20

Referências

Documentos relacionados

Na busca por esse objetivo, iremos contextualizar o cenário legal e institucional que insere a política de formação continuada na agenda das políticas

A Escola W conta com uma equipe gestora composta por um diretor, dois vices-diretores e quatro coordenadores. Essa equipe demonstrou apoio e abertura para a

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Esta organização da gestão empreendida na EMBN faz parte da organização cultural que a equipe gestora utiliza no gerenciamento cotidiano da escola em estudo. É

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo