• Nenhum resultado encontrado

OPEN DAYS 2011 EVENTOS LOCAIS BROCHURA POR PAÍS. Lisboa e Vale do Tejo Norte de Portugal. Alentejo Amadora Açores Região Centro Guimarães PORTUGAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OPEN DAYS 2011 EVENTOS LOCAIS BROCHURA POR PAÍS. Lisboa e Vale do Tejo Norte de Portugal. Alentejo Amadora Açores Região Centro Guimarães PORTUGAL"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

PORTUGAL

OPEN DAYS 2011 – EVENTOS LOCAIS

BROCHURA POR PAÍS

Amadora

Alentejo Açores Região Centro Guimarães

Lisboa e Vale do Tejo Norte de

(2)

ÍNDICE

I. Parcerias regionais – Parceiros oficiais dos OPEN DAYS 2011

Alentejo... 3

Amadora... 5

Açores ... 6

Região Centro ... 7

Guimarães ... 9

Lisboa e Vale do Tejo ...11

Norte de Portugal ...13

II. Parceiro independente – outra organização/associação

responsável pela organização de um evento local

GECT Galicia - Norte de Portugal ...14

(3)

"O Conhecimento dos Mares da Euro-região

Alentejo-Algarve-Andaluzia"

Geography matters

Tipo: Workshop

Organizador: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA

Presidente: Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA Reitor da Universidade de Évora

Director do CIEMAR

Reitor da Universidade do Algarve Reitor da Universidade de Huelva

Directores dos Centros de Investigação do Algarve Directores dos Centros de Investigação da Andaluzia Oradores: Universidade de Évora

Universidade do Algarve Universidade de Huelva CIEMAR

Centros de investigação do Algarve Centros de Investigação da Andaluzia Linhas gerais

Foi recentemente formada uma euro-região com a participação das regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia – EUROAAA, que possuem uma orla costeira que se estende, em contínuo, desde o Oceano Atlântico até ao Mediterrâneo por mais de 1 000km.

Assim, para além de inúmeros outros sectores, sociais, económicos ou culturais, o conhecimento dos mares desta vasta euro-região é um elemento fundamental e uma inesgotável fonte de estudo e investigação em áreas como o conhecimento do ambiente marinho e a utilização sustentável dos seus recursos, da biologia e da ecologia marinha, com destaque para a ecologia costeira, a biologia e conservação de recursos marinhos e a poluição marinha, a qualidade e avaliação do impacte de obras de engenharia em ambientes marinhos, entre muitos outros.

Daí, a reunião dos interesses de inúmeras instituições desta euro-região, entre as quais pontificam as universidades e os institutos de investigação, constituindo este workshop um factor de inestimável valor para a divulgação de importantes investigações neste sector, para a sensibilização das populações para os problemas dos mares e para a divulgação científica e a educação ambiental.

Alentejo

(Maritime Knowledge Network)

I. Regional Partnerships – Official Partners of the OPEN DAYS 2011

11/2011

Sines

(4)

Grupo-alvo:

Membros da comunidade científica da EUROAAA ligados às diferentes temáticas Universitários

Público em geral Para mais informações:

(5)

"Promover a cidadania europeia a nível local: Melhorar as

qualificações, assegurar a igualdade de oportunidades"

Europe 2020

Tipo:

Organizador: Câmara Municipal da Amadora

Presidente: Carla Tavares – Vice-Presidente da Câmara Municipal da Amadora Oradores: Deputado do Parlamento Europeu

Câmara Municipal da. Amadora

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT)

Rede Europeia de Luta contra a Pobreza (EAPN)

Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora (empresa municipal) O caso do Bairro do Zambujal - Experiências na "primeira pessoa"

Linhas gerais

Debate de estratégias locais e regionais de promoção das qualificações e do emprego dos jovens, partilha de conhecimentos e práticas a fim de promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais.

O objectivo é favorecer a articulação com um programa mais vasto denominado “Zambujal Melhora!”, intervenção destinada a alavancar a requalificação socio-urbanística num bairro sensível através de fundos do FEDER, centrando-se em iniciativas em curso nesta zona de promoção da coesão social, tais como, um curso de "Técnicos de Jardinagem e Espaços Verdes", acções de "Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências" complementadas com assessoria na área do emprego; "Zambujal Empreende".

Grupo-alvo:

Para mais informações:

Amadora

(Local Urban Development European Network)

29/09/2011

Amadora

(6)

"Utilizando sustentavelmente o mar dos Açores"

Geography matters

Tipo: Apresentações e conferência aberta

Organizador: Governo Regional dos Açores e o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores

Presidente: Sessão da tarde: Prof. Ricardo Serrão Santos, Director, Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores

Sessão da noite: Representante do Governo Regional dos Açores Oradores: (a confirmar)

John Delaney, Universidade de Washington, USA Peter Herzig, Geomar, DE

Pierre Marie Sarradin, IFREMER, FR Steve Scott, Universidade de Toronto, CA Linhas gerais

O evento açoriano incidirá sobre o uso sustentável dos oceanos e será dividido em dois momentos. Em primeiro lugar, decorrerá um fórum científico, com a presença de especialistas de renome, que farão breves apresentações sobre: 1) A geologia dos oceanos, 2) Os recursos valiosos do fundo do mar, com especial ênfase na sua geologia, 3) A vigilância dos oceanos, o recurso a dispositivos robóticos estáticos e operados remotamente, 4) Os resultados das campanhas científicas francesas nos Açores. Os temas podem mudar de acordo com a confirmação dos convites que estão a ser formulados. O objectivo principal desta parte do evento é o aumento do conhecimento sobre o potencial do meio marinho e como explorar as suas valias e possibilidades.

A segunda parte do evento vai tentar reunir cientistas e o público mais geral, para debater temas como os resultados da campanha "SOS Cory's Shearwater". Todos os anos, centenas de açorianos fazem um verdadeiro esforço para salvar as jovens aves quando abandonam os seus ninhos pela primeira vez, iniciativa esta que se desenvolve entre 1 de Outubro e 15 de Novembro. Esta segunda parte vai ser aproveitada para a apresentação dos resultados da 20ª campanha anual.

A tomada de consciência para estas temáticas e a ciência estarão juntas nesta sessão, tendo sempre em vista a utilização sustentável da maior parte dos mares europeus.

Grupo-alvo:

Sessão da tarde: Cientistas da Universidade dos Açores, decisores políticos e público em geral. Para mais informações:

Açores

(Maritime Knowledge Network)

16/11/2011

Horta

(7)

"Dia aberto da Saúde: workshop de internacionalização e brokerage"

Europe 2020

Tipo: Networking & Brokerage Organizador: INSTITUTO PEDRO NUNES

CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro AIBILI

Universidade de Coimbra Universidade de Aveiro Universidade da Beira Interior

Presidente: Empresa do sector eHealth, Director de I&D ou CEO (a convidar) Empresa do sector farmacêutico, Director de I&D ou CEO (a convidar) Empresa do sector da biotecnologia, Director de I&D ou CEO (a convidar)

Deputados do Parlamento Europeu (Deputado António Fernando CORREIA DE CAMPOS, a convidar)

Directores de Faculdades e Centros de Investigação (Prof. Teresa Mendes, Instituto Pedro Nunes, Coimbra)

Director do Cluster da Saúde (Eng. Joaquim Cunha, Cluster da Saúde de Portugal)

Oradores: Representantes das universidades da região, empresas tecnológicas, utilizadores finais (como hospitais), entidades do terceiro sector, autoridades locais, governo local e delegações europeias (a convidar)

Linhas gerais

O “Dia aberto da saúde” tem por principal objectivo discutir a estratégia regional para o sector "Healthcare & Medical Solutions" e as ligações e sinergias com outras regiões europeias, promovendo o contacto entre investigadores, empresas, utilizadores finais, governos locais/regionais para estimular o desenvolvimento de novos negócios, projectos e parcerias.

Este evento será organizado em grupos de trabalho, em função das áreas de investigação e negócio em que os agentes regionais e os convidados de regiões e instâncias europeias operam.

Foram já identificadas algumas áreas com potencial para o estabelecimento de grupos de trabalho, baseadas na linhas definidas pela estratégia europeia para o sector (Together for Health: A Strategic Approach for the EU 2008-2013, COM(2007) 630 final):

i) European eHealth Area: sinergias entre políticas e entre agentes regionais para o desenvolvimento de melhores soluções;

Região Centro

(2020 Regions - Acting for a Healthy Future)

26/10/2011

Coimbra

(8)

ii) Apoio aos sistemas dinâmicos e novas tecnologias na área da saúde: genómica, biotecnologia e nanotecnologia;

iii) Alterações demográficas e envelhecimento da população: desafios e oportunidades; iv) Saúde nos espaços transfronteiriços: discussão da Directiva comunitária 2011/24/UE; v) Outros (a definir com base num inquérito aos agentes regionais).

Haverá, ainda, demonstração de projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico com o objectivo de mostrar a dinâmica e os resultados que a região já tem nesta área.

Grupo-alvo:

Representantes das universidades da região, empresas tecnológicas, utilizadores finais (como hospitais), entidades do terceiro sector, autoridades locais, governo local e delegações europeias (a convidar)

Para mais informações: http://dhms.ipn.pt

(9)

"A Europa na minha Região: Europa das Tradições"

Geography matters

Tipo: Conferência, Mesa Redonda e Visitas Técnicas Organizador: Cidade de Guimarães, Consórcio Minho IN

Presidente: Sessão da manhã : António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães Sessão da tarde : Rui Solheiro, Presidente do Consórcio Minho IN

Oradores: Luis Braga da Cruz, Presidente da Comissão do Programa PROVERE

Carlos Lage, Presidente CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte)

Jorge Sampaio, Fundação Cidade de Guimarães Francisco Calheiros, Coordenador Minho IN

José Manuel Fernandes, Deputado do Parlamento Europeu Nuno Melo, Deputado do Parlamento Europeu

Elisa Ferreira, Deputada do Parlamento Europeu Roberto Pirzio-Biroli, Case della Tradizionne Rui Baleiras, Universidade do Minho Francisca Abreu, cidade de Guimarães

Representantes da Europa das Tradições de Malta, Veneto, Trencin, Opolskie, Estónia, Letónia, Galiza, Roménia, Piemonte e Sérvia

Linhas gerais

O evento local Minho IN terá lugar na cidade de Guimarães, localizada na região do Norte de Portugal, que integra a lista da UNESCO dos sítios Património Mundial e que foi designada Capital Europeia da Cultura em 2012. Este é o local certo para aprofundar a discussão sobre a cooperação entre o público e o privado como instrumento para explorar as potencialidades do património histórico e cultural na promoção do desenvolvimento económico sustentável, nomeadamente em espaços de baixa densidade.

O evento será marcado por três momentos distintos:

Terá o seu início, durante a manhã, com uma conferência que contará com a participação e as intervenções dos representantes do Governo, das autoridades locais e regionais e dos deputados do Parlamento Europeu. Durante o período da tarde, os representantes do Minho, de Malta, do Veneto, de Trencin e de Opolskie, da Estónia, da Letónia, da Galiza, da Roménia, de Piemonte e da Sérvia participarão numa mesa-redonda que

Guimarães

(Europe of Traditions)

11/11/2011

Guimarães

(10)

Finalmente, na manhã do segundo dia do evento serão organizadas visitas de carácter técnico a projectos e iniciativas de sucesso que conjugam património histórico e cultural e desenvolvimento económico.

Grupo-alvo:

Representantes das universidades da região, das autoridades locais e regionais, políticos locais, agências e associações de desenvolvimento regional, ONG, empreendedores, deputados à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu e delegações de Veneto, Malta, Trencin e Opolskie, Estónia, Letónia, Galiza, Roménia, Piemonte e Sérvia.

Para mais informações: www.minhoin.com

(11)

"A Estratégia Europeia para a Região do Atlântico"

Geography matters

Tipo: Conferência Organizador: Governo Português

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar

Presidente: Membro do Governo

Oradores: Teresa Almeida, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo

Manuel Pinto de Abreu, Secretário de Estado do Mar Representante da Comissão Europeia (a confirmar) Representante do Parlamento Europeu (a confirmar)

Representante do Fórum Empresarial da Economia do Mar (a confirmar) Representante da Associação OCEANOS XXI (a confirmar)

Membro do Governo (a confirmar) Linhas gerais

O Atlântico é o único oceano aberto adjacente a Estados-Membros da União Europeia, o qual constitui uma fonte de novas oportunidades de desenvolvimento com responsabilidades acrescidas para as regiões abrangidas. A dimensão intercontinental, as especificidades regionais, o facto de ser um oceano ultra-profundo e a existência de regiões ultra-periféricas são singularidades únicas que caracterizam a Área Atlântica Europeia.

A Região de Lisboa e Vale do Tejo propõe-se contribuir para um crescimento inteligente e sustentável das regiões atlânticas, através da apresentação e proposta de discussão de temáticas relacionadas com o conhecimento e a economia do mar, no âmbito da Estratégia Europeia para o Atlântico.

Neste âmbito, pretende-se dar relevo aos diversos instrumentos de política marítima nacional que têm vindo a ser desenvolvidos, como o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo e a Estratégia Nacional para o Mar, instrumentos que integram e corporizam os objectivos de uma política marítima nacional em articulação com a Estratégia Europeia para o Atlântico.

O evento local de Lisboa terá como objectivo a apresentação da Estratégia Europeia para o Atlântico e contará com a participação de peritos nacionais e internacionais nesta matéria.

Lisboa e Vale do Tejo

(Maritime Knowledge Network)

28/10/2011

Lisboa

(12)

Grupo-alvo:

Organismos do Governo, representantes das universidades e centros de investigação, autoridades locais, público em geral

Para mais informações: http://www.ccdr-lvt.pt/ http://www.emam.com.pt/

http://www.emepc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=69&lang=en http://www.oceano21.org/info.asp?id=9&LN=EN

(13)

"O cluster automóvel a a mobilidade sustentável na Euro-região

Galicia/Norte Portugal"

Europe 2020

Tipo: Seminário

Organizador: CCDRN- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel CTAG- Centro Tecnológico de Automoción de Galicia

Câmara Municipal da Maia

Presidente : Representantes da CCDR-N, CEIIA/CTAG e Câmara Municipal da Maia Oradores: José Rui Felizardo/Helena Silva (CEIIA)

Luís Moreno (Cluster Automoción de Galicia) Paulo Ramalho (Câmara Municipal da Maia) Linhas gerais

O seminário organizado pelo Norte de Portugal no âmbito dos eventos locais dos Open Days pretende evidenciar a importância do papel do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha/Portugal (2000-2006 e 2007-2013) no apoio à criação e à consolidação de clusters emergentes, tais como o do automóvel, o qual se tem recentemente centrado nos aspectos tecnológicos ligados à mobilidade eléctrica. O seminário procurará também evidenciar o impacto destes projectos e iniciativas enquanto mais-valia para a economia regional, capaz de lhe conferir o grau de especialização, integração e inovação necessário para fazer face aos desafios do mercado global, nomeadamente no contexto europeu. Grupo-alvo:

Decisores políticos e técnicos de nível nacional, regional e local, instituições públicas e privadas, universidades, centros de inovação/investigação e outros públicos-alvo, nomeadamente potenciais promotores de projectos.

Para mais informações: www.ccdr-n.pt

www.ceiia.com www.ctag.com www.cm-maia.pt

Norte de Portugal

(Alliance for Clean Mobility)

25/10/2011

Maia

(14)

"Integrar Espaços – Desafios Transfronteiriços da Europa 2020"

Europe 2020

Tipo: Seminários

Organizador: EGTC Galicia – Norte de Portugal

Presidente: Ver programa detalhado em http://gnpaect.eu/events/images/stories/eng-programme-draft-open-days-24-jun.pdf)

Oradores: Ver programa detalhado Linhas gerais

Política de coesão após 2013

A Macrorregião RESOE, Regiões do Sudoeste da Europa

O Mar “Um projecto orientado para os sectores produtivos relacionados com o mar” O Sector da Indústria Automóvel “Uma Aliança Estratégica na Euro-região"

Apresentação da Plataforma dos AECT e do Comité das Regiões

Exemplos de Boas Práticas: Economia, Inovação, Conhecimento e Ambiente Grupo-alvo:

Entidades governamentais, administração pública, representantes das universidades e centros de investigação da região, autarquias, público em geral

Para mais informações: http://gnpaect.eu/events

EGTC Galicia – Norte de Portugal

6/07/2011 – Vigo

7/07/2011 – Braga

8/07/2011 –Porto

II .Independent Partner – other organisation/association organising a

local event

Referências

Documentos relacionados

Outro bom exemplo são os campeonatos de futebol, onde a classificação é dada através de dados recolhidos das partidas e postos em uma tabela, e com estes dados ( as estatísticas)

Essas quatro palavras traduzem a importância da governança corporativa para as empresas e entidades fechadas de previdência complementar.. O tema é tão relevante que mereceu a

◦ angiografia vascular não coronária de fluorescência intra-operatória (17.71). ◦ inserção de stent arterial não

humana em face dos estudos da natureza, concebendo as leis como representantes da esfera social e moral, ao mesmo tempo em que garante sua origem no bem e no justo; como tais

Esse método, escreve Schiller, se refere justamente ao conceito de determinação recíproca (Wechselbestimmung) que, estabelecido na obra de Fichte, permitia pensar a

Este relatório de estágio profissionalizante apresenta uma proposta de revisão do Sistema de Gestão da Qualidade, que se baseia na Norma NP EN ISO 9001: 2015 (IPQ, 2015a), aplicada

Esse trabalho é oriundo de uma pesquisa realizada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, sobre o Arco Ocupacional da Saúde

White Post DC had the lower diameter; nevertheless it presented the higher flexural modulus (Table 4). The FRC posts design may also vary in surface characteristics, such as