• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da Exposição Ocupacional de Trabalhadores da Construção Civil aos Agentes Poeiras Respiráveis e Ruídos: Estudo Multicêntrico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação da Exposição Ocupacional de Trabalhadores da Construção Civil aos Agentes Poeiras Respiráveis e Ruídos: Estudo Multicêntrico"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Avaliação da Exposição Ocupacional de

Trabalhadores da Construção Civil aos Agentes

Poeiras Respiráveis e Ruídos: Estudo Multicêntrico

(2)

GRUPO DE ESTUDO

Alberto Domingues IEPAC | SECONCI-SP (2ª fase) Andréia Kaucher Darmstadter SECONCI-MG

Clóvis Arlindo de Sousa IEPAC | SECONCI-SP

Daniel Rodrigues da Silva IEPAC | SECONCI-SP (1ª fase) Denilson de Oliveira Reis HGIS | SECONCI-SP OSS Douglas de Freitas Queiroz SECONCI-SP

Fátima Cardoso SECONCI-SP

Jane Carneiro Belém SECONCI-RIO João Felício Miziara Filho SECONCI-SP Juliana Moreira de Oliveira SECONCI-DF

Julieta Garibe SECONCI-SP

Luiz Maurício Serra de Arruda SECONCI-SP Marco Antonio Brollo SECONCI-SP

Norma Araujo IEPAC | SECONCI-SP

Rafael Torrano SECONCI-SP

Roberto Gubert Rocha SECONCI-PR

Sergio Paiva SECONCI-RIO

Xiomara Salvetti SECONCI-SP (2ª fase) Ademir Manerich IEPAC | SECONCI-SP (1ª fase)

Daniela Soler IEPAC | SECONCI-SP (2ª fase) Debora Macedo IEPAC | SECONCI-SP

(3)

PREMISSAS

• Relevância dos riscos ambientais e de suas relações com as doenças

ocupacionais.

• A avaliação da exposição é parte do processo que poderá subsidiar

uma abordagem da gestão para Segurança e Saúde.

(4)

OBJETIVOS

Identificar necessidades de

implantação de medidas de controle e de redução/eliminação, tendo em vista

o PCMAT para desenvolvimento do PPRA articulado, em especial com o

PCMSO.

Avaliar quantitativamente os aerodispersóides (poeiras respiráveis fibrogênicas) e os ruídos gerados por diversas atividades na construção civil

(edificações e reformas) aos quais estão expostos os trabalhadores em

canteiros de obras.

Identificar e classificar algumas das principais situações e atividades da construção civil, segundo a exposição

aos riscos de doenças ocupacionais relacionados aos agentes supracitados.

Contribuir para o uso adequado de tecnologias na segurança do trabalho

e na medicina ocupacional e disponibilizar às empresas iniciativas

voltadas à preservação da saúde e integridade de seus trabalhadores.

(5)

Empresas associadas que realizam PCMSO, seus números de funcionários e os postos de trabalho segundo as fases de uma obra (fundação, estrutura, alvenaria e acabamento).

Os postos de trabalho sintetizados para escalonamento da exposição aos agentes poeira respirável e ruído.

O IEPAC gerou dois quadros onde foram elencadas as principais atividades e os principais equipamentos utilizados nas quatro fases de uma obra segundo a geração de poeiras e ruídos - eventualmente ―guiar‖ a amostragem das situações de maior exposição.

A partir da obtenção do escalonamento da exposição aos agentes, definir-se-á a seleção dos trabalhadores para a coleta individual na perspectiva do consenso acerca do maior risco.

MATERIAL E MÉTODOS

(6)

Instrumentos de medida de amostragem de poeiras e ruídos

Os procedimentos e técnicas são baseados nas seguintes normatizações: Norma de Higiene Ocupacional – calibração de bombas de amostragem individual pelo método da bolha de sabão (NHO 07).

Norma de Higiene Ocupacional - coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho (NHO 08) com seus anexos para as poeiras e a Norma de Higiene Ocupacional – avaliação da exposição ao ruído (NHO 01).

(7)

Dado o pequeno número de empresas com 50 ou mais funcionários, sugere-se que o número de empresas que farão parte da amostra seja aproximadamente 40% do novo universo.

SECONCI Número de Empresas Amostra

Distrito Federal 37 15 Minas Gerais 56 22

Paraná 20 8

Rio de Janeiro 39 15

São Paulo 48 19

Tabela: Distribuição do número de Empresas e Amostra

Descrição da Amostragem das Empresas

Excluídas as empresas que têm menos de 50 funcionários, foi extraído um número de empresas que constituem o universo.

(8)

Após selecionar as empresas com 50 ou mais funcionários, foi feito um sorteio aleatório com o software Excel a fim de obter uma amostra de empresas que serão avaliadas quanto aos agentes ruído e poeira respirável.

Descrição da Amostragem das Empresas

(9)

Obtidas as empresas sorteadas, o próximo passo será definir quais os postos de trabalho de maior exposição, nas diversas fases da obra onde serão coletadas as amostras e os dosímetros para avaliação de poeira respirável e ruído, respectivamente. O dimensionamento do investimento para realização da pesquisa, deverá ocorrer a partir da consolidação de dados dos postos de trabalho de maior risco segundo as fases das obras, multiplicados pelo número de empresas que serão amostradas em cada Estado. A partir do tamanho da amostra, será possível quantificar os recursos humanos e financeiros para a execução do projeto. Superada essa etapa e definido o cronograma de atividades, será agendada reunião com a FUNDACENTRO ou outras Agências de Fomento para discutir uma proposta de parceria e de viabilidade econômica.

(10)

Encontro Nacional dos SECONCIs 2009

ENSE 2009

• Apresentação deste Projeto de Pesquisa.

(11)

Consensuar o ―corte‖ do escalonamento da exposição a poeira e ao ruído. Pactuar o tamanho da amostra. Dimensionamento econômico do projeto. Apresentação a FUNDACENTRO e Outras Agências de Fomento.

Efetivação das inclusões do SECONCIs (Uberlândia, Espírito Santo, Goiás e Norte do Paraná.) a partir do recebimento do Anexo 01 ( Postos de Trabalho segundo fases da obra

para escalonamento da exposição ocupacional).

(12)

10° CONEST Congresso Nacional de engenharia de Segurança do Trabalho; 22 de Setembro de 2007 – Florianópolis - SC. http://www.acest.org.br/conest.php

A promoção da saude e segurança do trabalho na indústria da construção civil: produção mais limpa - Sergio Luiz Braga França, M. Sc, Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, D.Sc, Marco Antonio Toze.

http://www.cramif.fr/pdf/th4/Salvador/posters/bresil/franca.pdf

Avaliação e controle da exposição ocupacional à poeira na indústria da construção - VIadimir Ferreira de Souza, Osvaldo Luís Gonçalves. http://www.scielo.br/pdf/csc/v8n3/17460.pdf

ILO — Guidelines on occupational safety and health management systems, ILO-OSH 2001 (em linha). Geneva : International Labour Office. 2001. (acedido em 27-1-2006). Disponível em:

http://www.ilo.int/public/english/protection/safework/cops/english/download/e000013.pdf

Manual prático de avaliação e controle de poeira e outros particulados: PPRA Tuffi Messias Saliba – 3° edição, 2007, 110 páginas.

Manual Prático de Avaliação e Controle do Ruído: PPRA - Tuffi Messias Saliba - 4° edição, 2008, 134 páginas.

NHO-01/2001: Avaliação da exposição ocupacional ao ruído. FUNDACENTRO.

NHO-07/2002: Calibração de bombas de amostragem individual pelo método da bolha de sabão. FUNDACENTRO.

NHO-08/2007: Anexos Coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho. FUNDACENTRO.

NHO-08/2007: Coleta de material particulado sólido suspenso no ar de ambientes de trabalho. FUNDACENTRO.

Poeira, um problema invisível na construção civil, 104-108 p.

http://www.brasilengenharia.com.br/ed/584/Artigo_construcao_civil.pdf

(13)

Portaria nº 114, de 17 de janeiro de 2005: altera a redação dos itens 18.14.24 (Gruas) e 18.18 (Serviços em Telhados), inclui o Anexo III e insere definições no Glossário da NR-18.

Portaria nº 12, de 6 de maio de 1997: altera a redação dos itens 18.15, 46.1 e 18.15, NR-18, referentes a andaimes suspensos mecânicos leves.

Portaria nº 13, de 9 de julho de 2002: altera a redação do item Cadeira Suspensa (18.15.50, 18.15.51, 18.15.53 e 18.16), da NR-18.

Portaria nº 20, de 17 de abril de 1998: altera a redação do item 18.14, e seus subitens, da NR-18 que passa a vigorar como 18.14 - Movimentação e Transporte de Materiais e Pessoas.

Portaria nº 30, de 13 de dezembro de 2000: altera a redação do item 18.4.1.3 da NR-18, referente à área de vivência.

Portaria nº 30, de 20 de dezembro de 2001: altera a redação do item 18.15 - Andaimes e Plataforma de Trabalho. Portaria nº 7, de 3 de março de 1997: altera a redação do item 18.35 da NR 18, que Passa a vigorar como 18.35 -Recomendações Técnicas de Procedimentos.

Ruídos e seus efeitos no homem da construção civil – Maia, Paulo A.; Bertoli, Stelamaris R., 1998, 01-06 p. http://www.higieneocupacional.com.br/download/ruido-bertoli.pdf

Segurança e saúde no trabalho da construção: experiência brasileira e panorama internacional / Jófilo Moreira Lima Júnior, Alberto López-Valcárcel, Luis Alves Dias. Brasília : OIT - Secretaria Internacional do Trabalho, 2005. 72 p.

Uma nova Ferramenta para estimar as perdas auditivas e a exposição ao ruído dos trabalhadores da Construção Civil - Paulo Alves Maia, FUNDACENTRO / Campinas.

http://www.cramif.fr/pdf/th4/Salvador/posters/bresil/alves_maia.pdf

(14)

MUITO OBRIGADA!

Av. Francisco Matarazzo, 74 - 7º andar

São Paulo – SP

Tel. : (11) 3664 5900

Referências

Documentos relacionados

As demonstrações contábeis foram elaboradas de acordo com os Pronunciamentos de Contabilidade emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), estes

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

No que se refere à escolha do caso, optou-se, juntamente com a equipe do controle de qualidade, por escolher uma linha de produção na qual ainda não se

Introduzir a história africana e afro-brasileira no Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.. Preparar o corpo docente para abordagem

Para maximizar os talentos desta equipe, atribua a ela situações em que os membros possam influenciar, conhecer ou entreter outras pessoas. É importante oferecer variedade

Ainda pensando em comemoração, a Mostra também fará uma mais do que justa homenagem a Severo D’Acelino, Ativista Cultural e do Movimento Negro Sergipano, Coordenador da Casa

A nova coleção da Life Rock remete ao estilo “rocker”, com camisetas de bandas, coturnos, cores mais sóbrias, o uso do preto, do couro, strass e spikes, para o