• Nenhum resultado encontrado

POR UMA CÂMARA DE VEREADORES INDEPENDENTE E COMPROMETIDA COM OS INTERESSES PÚBLICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POR UMA CÂMARA DE VEREADORES INDEPENDENTE E COMPROMETIDA COM OS INTERESSES PÚBLICOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

POR UMA CÂMARA DE

VEREADORES INDEPENDENTE

E COMPROMETIDA COM OS

INTERESSES PÚBLICOS

(2)

Sebastião José Marques de Oliveira, conhecido como Tião Marques,

nas-ceu em Belo Horizonte, mora e vive em Pirapora desde o final de 1982. É casado e pai de dois filhos.

Começou sua militância política ainda nos tempos de estudante do Colégio Estadual Central de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos tempos difíceis da Ditadura Militar. Estudou Letras na Faculdade de Ciências Humanas da Univer-sidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em Pouso Alegre (MG). Especiali-zou-se em Direito Público; em Gestão, Legislação e Regulação Ambiental e em Gestão Estratégica de Municípios.

Foi Secretário de Ação Comunitária de Pirapora, na administração do prefeito Wanderley Ávila (1983/1988), e Secretário de Planejamento e Coordenação Geral na Administração do prefeito José Raimundo Gitirana (1989/1992). Tião Marques também exerce a advocacia na Comarca de Pirapora, presta assessoria de planejamento e consultoria jurídica, e, durante os últimos oito anos (2003 a 2012), foi Superintendente da Administração da Hidrovia do São Francisco.

Conhecimento

(3)

TIÃO MARQUES É ATUANTE

Antes de vir para Pirapora, foi office-boy numa fábrica de amor-tecedores em Belo Horizonte, auxiliar de escritório na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Secretário Executivo da Associação de Hospitais de Minas Gerais e Assistente Adminis-trativo da Associação Comercial de Minas, em Belo Horizonte. Agora se prepara para retomar o exercício da advocacia.

É EXPERIENTE E TEM ATITUDE

Tião Marques sempre se interessou e trabalhou pelo desenvol-vimento de Pirapora. Escreveu nos dois jornais da cidade (COR-RENTE e A SEMANA) durante mais de uma década. Defendeu em juízo, na Comarca de Pirapora, inclusive no Tribunal do Júri, gratuitamente, pessoas sem recursos.

TIÃO MARQUES É HUMILDE E ACESSÍVEL

Sabe ouvir, sabe falar e sabe respeitar o ser humano. Sempre defendeu a liberdade de expressão, a transparência na Adminis-tração Pública e o acesso aos cargos públicos por mérito e não por apadrinhamento.

TIÃO MARQUES QUER UMA CIDADE MAIS

JUS-TA E MAIS ACOLHEDORA PARA TODOS E NÃO

APENAS PARA ALGUNS PRIVILEGIADOS

Conhece como poucos a teoria e a prática da Administração e do Direito Administrativo Municipal. Em sua campanha, apre-senta propostas e respeita os seus concorrentes e jamais con-fundiu a disputa eleitoral com questões pessoais.

15123

VOCÊ TEM MOTIVOS PARA ELEGER

SEBASTIÃO MARQUES

1

2

3

(4)

TIÃO MARQUES É MODERNO E DEMOCRÁTICO

Tião Marques sempre defendeu os movimentos sociais. Ajudou a criar e organizar as Associações de Moradores de Bairros de Pi-rapora, estimulando suas lideranças a participarem do processo de escolha das prioridades das Administrações Municipais dos prefeitos Wanderley Ávila e José Raimundo Gitirana.

TIÃO MARQUES É HONESTO

Tião Marques tem ficha limpa. Sempre trabalhou com hones-tidade e transparência. Quando ocupou cargos públicos, agiu com ética e respeito pelo dinheiro público.

PRIORIZA O SOCIAL, A EDUCAÇÃO, A CULTURA

E O ESPORTE

Tião Marques entende que as obras públicas têm que estar a serviço das pessoas e não apenas do embelezamento da cida-de. As festas populares devem ser gratuitas, o carnaval, a Festa do Sol, os grupos folclóricos, os músicos, os artistas, os despor-tistas amadores devem receber atenção e apoio especiais da Administração Pública. A educação deve ser o princípio nortea-dor de todas as ações de um Governo.

TIÃO MARQUES TEM CORAGEM. E FAZ

A DIFERENÇA.

Tião Marques tem opiniões claras e não se intimida em propor mudanças, muito menos em enfrentar os problemas da socie-dade, tanto assim que quando foi candidato a prefeito de Pira-pora em 1992, apesar do desgaste político, lutou para que o concurso público fosse realizado mesmo sabendo que isso lhe traria prejuízos como candidato.

TIÃO MARQUES SABE COMO CHEGAR ÀS

ESFERAS ESTADUAL E FEDERAL

Durante todos esses anos atuando na vida pública, Tião Marques acumulou conhecimento, experiência e aprendeu a construir bons relacionamentos. Por isso, saberá defender na Câmara con-vênios e parcerias que não comprometam o futuro da cidade.

TIÃO MARQUES É HOMEM DE PALAVRA

O que promete, Tião Marques cumpre. Foi assim que traba-lhou com as lideranças comunitárias no passado. Foi assim que, como Secretário de Planejamento do Município de Pirapora, negociou e chegou sempre a consenso pata atendimento das

5

6

7

8

9

10

(5)

Foi o idealizador do FUNDECOM - Fundo Municipal de Desenvolvimento Comunitário cujos recursos financeiros, oriundos dos impostos municipais (IPTU, ISS, ITBI, IPVA) eram inteiramente administrados pelas Associações de Moradores de Bairros, por decisão de seus presidentes, sem qualquer interferência do prefeito.

Foi o coordenador da elaboração do Plano Diretor do Município. Pirapora tornou-se assim um dos primeiros municípios do Brasil a cumprir o que determinava a recém-promulgada Constituição Federal de 1988.

Foi o idealizador e o coordenador-responsável pela informatização da Pre-feitura de Pirapora, ainda no final da década de 80 e início da década de 90. Foi o primeiro coordenador da Comissão Local Interinstitucional de Saúde (CLIS) em Pirapora. Comissão essa que foi responsável pela transição do antigo modelo de saúde para o atual sistema unificado e descentralizado de saúde: o SUS.

Foi o primeiro Secretário Executivo da Associação de Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), entidade que, se desvinculando da AMANS, passou a congregar os municípios da Bacia do São Francisco.

TIÃO MARQUES FEZ

Trabalhou fortemente para que a organização, a mobilização e o cresci-mento dos movicresci-mentos sociais (associações de moradores e servidores públicos municipais) se tornassem realidade e fossem respeitados pelas administrações municipais que assessorou tanto em Pirapora (1983/1992) quanto em Várzea da Palma (1997/1999).

Trabalhou para que o desenvolvimento urbano de Pirapora fosse ordenado através da elaboração do Plano Diretor amplamente debatido com todos os segmentos da população.

Trabalhou para que os Centros Comunitários fossem construídos e se cons-tituíssem em espaço-sede das Associações de Moradores de Bairros e tam-bém de Creches para as crianças das mães trabalhadoras da periferia da cidade (1983/1992).

Trabalhou para que o Ginásio Poliesportivo fosse construído e entregue a po-pulação de Pirapora exclusivamente com recursos próprios do Município. Trabalhou para que o desenvolvimento urbano de Pirapora fosse ordenado

através da elaboração do Plano Diretor amplamente debatido com todos

Foi o idealizador e o coordenador-responsável pela informatização da Pre-feitura de Pirapora, ainda no final da década de 80 e início da década de 90.

tituíssem em espaço-sede das Associações de Moradores de Bairros e

tam-(CLIS) em Pirapora. Comissão essa que foi responsável pela transição do antigo modelo de saúde para o atual sistema unificado e descentralizado

Trabalhou para que o Ginásio Poliesportivo fosse construído e entregue a po-pulação de Pirapora exclusivamente com recursos próprios do Município.

Foi o primeiro Secretário Executivo da Associação de Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), entidade que, se desvinculando da AMANS, passou públicos municipais) se tornassem realidade e fossem respeitados pelas Foi o coordenador da elaboração do Plano Diretor do Município. Pirapora tornou-se assim um dos primeiros municípios do Brasil a cumprir o que (IPTU, ISS, ITBI, IPVA) eram inteiramente administrados pelas Associações

(6)

Vai trabalhar em defesa da autonomia e da independência da Câmara de Vereadores de Pirapora e também para que ela, de fato, abra suas portas para a efetiva participação popular.

Vai trabalhar para que seja criada na Câmara de Vereadores de Pirapora uma Comissão de Participação Popular que se reúna periodicamente nos bairros e com as entidades de classe para debater assuntos de interesse público, sugestões de projetos de lei, definição de prioridades e transparência na apli-cação do dinheiro público.

Vai trabalhar para a atualização e efetiva aplicação do Plano Diretor de Desen-volvimento do Município, sobretudo, visando a definir sua real vocação econô-mica municipal e implantar ciclovias como meio de transporte sustentável. Vai trabalhar para que os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário passem a

constituir um sistema intermodal em Pirapora.

Vai trabalhar para que o Distrito Industrial de Pirapora seja reavaliado, reestru-turado e receba atenção necessária.

Vai trabalhar para a criação de um canal de comunicação e diálogo perma-nente com os servidores públicos municipal.

Vai trabalhar para que a Câmara de Vereadores de Pirapora debata de verda-de e modifique, quando necessário, os projetos verda-de leis enviados pelo prefeito, em especial, aqueles que se referem à estimativa da receita e à fixação da despesa anual e quadrienal.

Vai propor a reforma da Lei Orgânica do Município bem como a reforma do Regimento Interno da Câmara. No primeiro caso, sobretudo, visando a criar ou aperfeiçoar dispositivos que tornem obrigatório o comparecimento periódico dos Secretários Municipais para prestar contas de suas atividades, em especial no que se refere aquilo que tiver sido aprovado na Lei Orçamentária Anual.

TIÃO MARQUES

VAI FAZER

Vai trabalhar para que o Distrito Industrial de Pirapora seja reavaliado, reestru-turado e receba atenção necessária.

Vai trabalhar em defesa da autonomia e da independência da Câmara de Vereadores de Pirapora e também para que ela, de fato, abra suas portas para

Vai trabalhar para a criação de um canal de comunicação e diálogo perma-nente com os servidores públicos municipal.

e com as entidades de classe para debater assuntos de interesse público,

de e modifique, quando necessário, os projetos de leis enviados pelo prefeito, em especial, aqueles que se referem à estimativa da receita e à fixação da Vai trabalhar para a atualização e efetiva aplicação do Plano Diretor de

Desen-volvimento do Município, sobretudo, visando a definir sua real vocação

econô-aperfeiçoar dispositivos que tornem obrigatório o comparecimento periódico Vai trabalhar para que os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário passem a

(7)

UM TESTEMUNHO VALIOSO

Quando apresentou Tião Marques como seu candidato a su-cedê-lo, o então Prefeito José Raimundo Gitirana, em entrevista concedida à Rádio Pirapora em agosto de 1992, disse o seguinte:

MARQUES

V E R E A D O R

Quem conhece vota.

MARQUES

V E R E A D O R

Quem conhece vota.

MARQUES

MARQUES

MARQUES

Quem conhece vota.

V E R E A D O R

“Agora quanto a Tião, eu canso de falar (…) que é um homem sério, trabalhador, ajudou Pirapora a desenvolver desde a época de Wanderley, comigo fez um trabalho excelente no planejamento. Foi ele que plane-jou tudo isso aí, foi ele que deixou a cidade organizada, a prefeitura orga-nizada, eu devo muita parte, acho que quase tudo da administração, a pessoa dele. E ninguém melhor para administrar uma cidade do que ele. É um cara sério, honesto, trabalhador. É o que Pirapora precisa!”

José Raimundo Gitirana

Referências

Documentos relacionados

012827 - SIDNEI SILVA RODRIGUES, solteiro, maior, motorista, nascido aos 25/02/1982, no Hospital Santa Rosália, natural de Teófi lo Otoni-MG, residente na Rua José Soriano

Para cavernas da Serra do Ramalho, região localizada no sudoeste da Bahia e parte da Bacia do Médio São Francisco (Figura 6 - localização), foram registrados

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Essas informações foram utilizadas na segunda etapa onde foi elaborado um questionário sobre as características de uma plataforma de crowdsourcing e enviado aos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O