• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Caicó CGC (Mp) / Rua Felipe Guerra, 379

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Caicó CGC (Mp) / Rua Felipe Guerra, 379"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Estado do Rio Grande do Noite

Prefeitura | Municipal de Caicó

CGC (Mp) 08.096.570/0001-39

Rua Felipe Guerra, 379

LEI N9 3.37^ DE 06 DE M A R Ç O DE 1.992.

D i s p õ e s o b r e a P o l í t i c a . M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da. C r i a n ç a e do Ado_ l e s c e n t e . O PREFEITO M U N I C I P A L DE CAICÕ(RN), F A Ç O S A B E R QIÍE A C A M A R Á M U N I C I P A L A P R O V O U E EU C I O N O A S E G U I N T E LEI : SAN TITULO I - DAS D I S P O S I Ç Õ E S G E R A I S

Art. 19 - Esta Lei d i s p õ e ' í s o b r e - a P o l T t i c a M u n i c i p a l dos D i ré i tos da C r i a n ç a e do j A d o l e s c e n t e e das n o r m a s g e r a i s p a r a a s u a a d e q u a d a a p l -i cação . Art. 29 - O Atendimento—a-$'s D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e no M u n i c í p i o , sara feTto a t r a v é s d a s p o l í t i c a s s o c i a i s i b á s i c a s de e d u c a ç ã o , s a ú d e , r e c r e a ç ã o , e s p o r t e s , c u l t_u rã, l a z e r , prof-i ss i o n a l i zação e o u t r a s , a s s e g u r a n d o - s e em t o d a s e l a s o t r a t a m e n t o com d i g n i d a d e e, r e s p e i t o à l i b e r d a d e e a c o n v i v ê n c i a f a m i l . i a r é c o m u n i t á r i a .

§ Ú N I C O - Para a c r i a ç ã o <^e p r o g r a m a s de-a.ssi s t e n c i a s o c i a l que dj_ gam r e s p e i t o ã C r i a n ç a e ao A d o l e s c e n t e , de carater su_ p . l e t i v o a p o l T t t c a s o c i a l b á s i c a do M u n i c í p i o , será obrj_ gato r iam ente o u v i d o o C o n s e l h o ' M u n i c i . p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e- do. A d o l e s c e n t e , que terá prazo de 20 (. V i n t e ) d i a s p a r a m a n i fest-ar-se a r e s p e i t o , s a l v o n o s casos d e p e d i d o d e u r g ê n c i a , p e l a a u t o r i d a d e m u n i c i p a l , q u a n d o o t e r m o f i n a l do pírazo p a r a sua m a n i f e s t a ç ã o d a r - s e - a em 10 (dez) d i a s , c o n t a d o s da "data de e n t r e g a da s o l i c i t a _ çao . Art. 3.9 - O M u n i c í p i o é r e s p o n s á v e l p e l a p r e s t a ç ã o de a s s i s t ê n c i a j u r í d i c a e s o c i a l aos que d e l a n e c e s s i t a r e m poderwfó, p_a_ rã t a n t o , firmai* c o n v é n i o com e n t i d a d e de defesa dos Di r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e .

(2)

§ C Í N I C O

A r t . 49

-Estado,do Rio Grande do Norte

Prefeitura Municipal de Caicó

CGG (IflF) 08.096.570/0001-39 Rua JFelipe Guerra, 379

f

O A t e n d i m e n t o ent c a s a s - l a r e s do t i p o A l d e i a s SOS e consi d e r a d o l a r substituto, só cabendo d e s l i g a m e n t o para ré" torno a famíli a aos 18 anos ou q u a n d o e m a n c i p a d o .

Fica o P o d e r Exejcutivo a u t o r i z a d o a criar o Serviço Espe ciai de Prevenção e A t e n d i m e n t o Medico e P s i c o s s o c i a l as v í t i m a s de n e g l i g ê n c i a s , maus tratos, exploração, abu só, c r u e l d a d e e opressão.

Art. 59 - Fica o Poder Executivo autorizado a criar o Serviço de identificação e Localização de Pais ou Responsáveis por Crian.ças e Adolescente desaparecidos e a b a n d o n a d o s .

A r t , 69 - Caberá ao Conselho M u n i c i p a l dos Direitos da Criança. e do Adolescente d i s p o r sobre a forma de organização e fun cionamento dos serviços cr i a. dos nos artigos 39, 49 e 59 desta l e i .

f--'

j _

TITULO"II - DA. POLÍTICA DE ATENDIMENTO CAPITULO I í- DAS DISPOSIÇÕES P R E L I M I N A R E S

,•

Art. 7'Q/- A- P o l í t i c a de A t e n d i m e n t o dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do l —^ Adolescente, serã g a r a n t i d a através dos s e g u i n t e s o_r

q ao s : i * li

f- Conselho M u n i c i p a l dos Direitos da Criança, e do Ad_o lescente ; '

II - Fundo M u n i c i p a l , dos Direitos da Criança e do Adole^_ cente;

ÍI'I - C o n s e l h o Tutelajres dos Direitos da Criança, e do Ad_o l escente . :.

DO C O N S E L H O M U N I C I P A L DOS DIREITOS DA C R I A N Ç A E DO A D O L E S C E N T E .

DA CRIAÇÃO E NATUREZA DO CONSELHO. SEÇAO I

-Art. 89 Fica c r i a d o o C o n s e l h o M u n i c i p a l dos Direitos da Criança e do A d o l e s c e n t e , dej natureza d e l i b e r a t i v a e cojrtpolad_o rã das ações, em todos n í v e i s , de composi ção^^ar i tãri a 5

(3)

F l . 03 Estado do Rio Grande do Norte

,, " Prefeitura I Municipal de Caicó

CGC (Mf) 08.096.570/0001-39 Rua Felipe Guerra, 379

nos termos do Art. 59 das ['disposições t r a n s i t ó r i a s da Lei O r g â n i c a do M u n i c í p i o e o q u e dispcfe a Lei F e d e r a l n9 8.069/90 de 13 de j u l h o de 1.990 (Estatuto dia C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e ) .

§ Q N I C O - O C o n s e l h o M u n i o n p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do Adole_s_ cente, será v i n a u l a d o à e s t r u t u r a do G a b i n e t e do P r e f e iij to, que deverá" diotã-lo, com a p r e v i a a n u ê n c i a de seus m e m b r o s , d e recursos h u m a n o s , m a t e r i a i s e f i n a n c e i r o s — * n e c e s s á r i o s ao sieu f u n c i o n a m e n t o . SEÇftO II - DA C M P E T Ê N C I A DO CONSELHO Art. 99 - C o m p e t e ao C o n s e l h o M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e : j1 I - F o r m u l a r a P p l í t i c a dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do Ado_ l e s c e n t e de forma i n t e g r a d a com as p o l í t i c a s s o c i a i s a n í v e l M u n i c i p a l , E s t a d u a l e F e d e r a l f i x a n d o p r i o r j_ d a d e s p a r a c o n s e c u ç ã o das ações, a captação e a aplj_ cação de recursos.

11 - Proceder reg i s t r o s , i n s c r i ç õ e s e a l t e r a ç õ e s dos pró gramas s o e i o f e d u c a t i v o s e de p r o t e ç a o à C r i a n ç a e ao i A d o l e s c e n t e , ' d a s e n t i d a d e s g o v e r n a m e n t a i s e não go_ v e r n a m e n t a i sij a t u a n t e s n o M u n i c í p i o , n o s termos d o que e s t a b e l e c e o Art. 90 e s e g u i n t e s do E s t a t u t o da C r i a n ç a e d o ^ A d o l e s c e n t e . i • • i! III - Exercer a f i s c a l i z a ç ã o da e x e c u ç ã o da p o l í t i c a m u n i c i pá T dos Direitos da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e . IV - M a n t e r i nterc'ãmVio com e n t i d a d e s g o v e r n a m e n t a i s e não g o v e r n a m e n t a i s de carãter f e d e r a l , e s t a d u a l ou m u n i c i p a l que a t u a m na p r o m o ç ã o dos D i r e i t o s da Cr_i_ a n c a e do A d o l e s c e n t e .

V - F o r m u l a r as p r i o r i d a d e s a serem i n c l u í d a s no planej_a_ m e n t o do M u n i c í p i o , o u v i d o s os C o n s e l h o s Ttftelares , q u a n t o às c o n d i ç õ e s de v i d a das Crianças e dos A d o 1 escentes . ,:

(4)

r

Estado de» j Rio Grande do Norte

Prefeitura JVIumcipal de Caicó

CGC (MPj 08.096.570/0001-39 Rua Felipe Guerra, 379

Fl . 04

VI - F i s c a l i z a r aí a p l i c a ç ã o dos p e r c e n t u a i s orçamentjí r i o s estabe lie e i d o s no P l a n o P l u r i a n u a l , na Lei de D i r e t r i z e s Òjrçamentãri as e no O r ç a m e n t o M u n i c i p a l a p r o v a d a s pejlo Poder L e g i s l a t i v o M u n i c i p a l .

•!

VII - E l a b o r a r o s;eu r e g i m e n t o i n t e r n o , e s t a b e l e c e n d o

!

n o r m a s para |jo seu f u n c i o n a m e n t o , de acordo com o n que d i s p õ e o| Estatuto da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e . V I I I - D i s c i p l i n a r e do A d o l e s c e n t e . IX - R e a l i zar e i c o n s c i e n t i z a l e s c e n t e . a gestão d o F u n d o M u n i c i p a l d a C r i a n ç a n c e n t i v a r c a m p a n h a s p r o m o c i o n a i s e d e cão dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do

X - R e g u l amentarJ, o r g a n i z a r , c o o r d e n a r , bem como tar p r o v i d ê n c i a s c a b T v e i s p a r a a e l e i ç ã o dos bros d o s C o n s e l h o s T u t e l a r e s d o M u n i c T p i o . XI - Dar posse aos membros dos C o n s e l h o s T u t e l a r e s

Ad_o

ado_ mem

conceder l i c anca-, nos termos do r e s p e c t i v o r e g i m e n to, bem comoM d e c l a r a r v a g o o posto por p e r d a do m a n d a t o , n "a si h i p ó t e s e s p r e v i s t a s nesta L e i .

XII - C o n s t i t u i r comissões t é c n i c a s para a s s e s s o r á - l o em estudos e t r a b a l h o s e s p e c í f i c o s .

X I I I - M a n t e r contados com os u s u á r i o s dos s e r v i ç o s da área soei ai.. içlo-M.uni cTpi o , i d e n t i f i c a n d o as necessi d a d e s e r e i v i n d i c a ç õ e s e n c a m i n h a n d o - a s aos Órgãos c o m p e t e ntes . :

XIV - Requere.r ãs^-S^cYetari as M u n i c i p a i s e a outros õr_ gãos do M u n i c T p i o , os projetos p e r t i n e n t e s , a fim de a n a l i s a - l o s e p r o n u n c i a r - s e sobre os m e s m o s . XV - R e g i s t r a r as e n t i d a d e s g o v e r n a m e n t a i s e não gover_ n a m e n t a i s d e a t e n d i m e n t o d o s d i r e i t o s d a C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e que m a n t e n h a p r o g r a m a s de: a) O r i e n t a ç ã o e a p o i o s o c i o - f a m i l i ar; b) A p o i o soe i o - è d u c a t i v o em me i o a b e r t o ; c) C o l o c a ç ã o s o e i o - f a m i l i ar; d) A b r i g o ; S K-o C o n t i n u a . . . .

(5)

r;

o

F l . 0 5

Estado d'o Rio Grande do Noríe

Prefeitura Municipal de Caicó

CGC (HF) 08,096.570/0001-39 Rua Felipe Guerra, 379

e) L i b e r d a d e As si i st i da;

f) S e m i l i herdade:, fazendo c u m p r i r o Estatuto da C r i a n ç a i e do Adolescente. S E Ç A o l l I I - DOS M E M B R O S DO C O N S E L H O Art. 10 - O C o n s e l h o M u n i c i cente e c o m p o s t o co n s t i tu i cão: I -p a i dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e js_ jde 10(Dez) m e m b r o s , tendo a. s e g u i n t e

II

-Representação! de instituições governamentais;

a) 01 (Um).mejTibro t i t u l a r , e seu r e s p e c t i v o s u p l e n t e representante da Secretaria de Educação do M u n i c T

! p i o ;

b) 01 (Um) membro t i t u l a r , e seu respectivo suple_n te, r e p r e s e n t a n t e da S e c r e t a r i a de Saúde do Munj_ cTpi o; j ^ _

c) 01 (Um) m e h br o t i t u l a r , e seu r e s p e c t i v o s u p l e_n_ te, r e p r e s e n t a n t e da S e c r e t a r i a de Promoção So_ c i a i do M u p i c T p i o ;

d) 0-1 (Um) m e m b r o t i t u l a r , e seu r e s p e c t i v o suple_n_ te, . i n d i c a d o p e l o J u i z de M e n o r e s da Comarca re_ p r e s e n t a n d o o P o d e r J u d i c i á r i o ;

e) 0.1 (Um) membro t i t u l a r , e • seu respectivo suplen_ t e , i n d i c a d o p e l o M i n i s t é r i o P u b l i c o d a Comarca. R e p r e s e n t a ç ã o fida S o c i e d a d e C i v i l :

a) 01 (Um) m e m b r o t i t u l a r , 'e seu r e s p e c t i v o s u p l e n _ t e , r e p r e s e n t a n t e i n d i c a d o p e l a D i o c e s e d e C a i c Õ ; b) 02 (Dois) iríembro-s-. t i t u l a r e s , e seus respectivos ' s u p l e n t e s i n d i c a d o s p e l a s e n t i d a d e s s o c i a i s r_e_ conheci dameinte c o m p r o m e t i d a s com a defesa dos Dj_ r e i t o s da G l r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e ;

c) 01 (Um) menl|bro t i t u l a r , e seu r e s p e c t i v o s>i-p l e n_ t e i n d i c a d q j p e l o s C o n s e l h o s C o m u n i t á r i o s ^

(6)

-- --C. J[^ "' /

Estado do Rio Grande do Noite

. Prefeitura Municipal de Caicó

CGC (MF) 08.096.570/0001-39

Rua Felipe Guerra, 379 i

d) 01 (Um), m e m b r o t i t u l a r , e seu r e s p e c t i v o s u p l e_n te, i n d i c a d o ! p e l a Ordem d o s A d v o g a d o s d o B r a s i l , s u b s e c ç ã o dej Caicó.

A r t . . l l - A P a r t i c i p a ç ã o no; C o n s e l h o não poderá ser, a q u a l q u e r t T t u l o , r e m u n e r a cajá, e será c o n s i d e r a d a de i n t e r e s s e p ú b l i c o r e l e v a n t e .

Art. 12 -.0 mandato de cada: c o n s e l h e i r o será de 02 (dois) anos, p_o d e n d o ser reconduzi do uma ú n i c a vez por i g u a l p e r T o d o . § C Í N I C O - E s t e n d e - s e a este

v i s t o s no a r t i g o

C o n s e l h o os casos de i m p e d i m e n t o s p r_e 34, e seu parágrafo Ú n i c o .

SEÇAO IV :í- DA O R G A N I Z A Ç Ã O

Art. 13 - O C o n s e l h o M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da Criança, e do A d o l e_s c e n t e t e m a s e g u i ,n t e e s t r u t u r a : l I - R e u n i õ e s P l e n á r i a s ;ii ~~~ -II - C o m i s s õ e s E s p a c i a i s ou S e t o r i a i s ; III - C o m i s s õ e s E x e c u t i v a .i § 19 - As R e u n i õ e s Pjlenãrias são a i n s t a n c i a de d e l i b e r a ç ã o d o C o n s e l h o , e m c o n f o r m i d a d e c o m a s a t r i b u i ç õ e s d e f i n i das n e s t a L e i . •i § 29 - As C o m i s s õ e s E s p e c i a i s ou S e t o r i a i s são c r i a d a s p e l o C o n s e l h o , entfíe seus p a r e s , para p r o c e d e r a e s t u d o s , avaliações.e dar parecer sobre matérias especTficas em d i s c u s s ã o rço C o n s e l h o .

§ 39 - A C o m i s s ã o Exéjcutiva serã composta, por 01 (Um) Presj_ d e n t e ; 01 (Um)' V i c e - P r e s i d e n t e e 01 (Um) Secretario., e s c o l h i d o s enídre os C o n s e l h e i r o s através de e l e i ç õ e s d i r e t a s , ^c onf ^f u-n ç-õ.e-s_ especTficas de e n c a m i n h a r o f i e l c u m p r i me njt o das decisões do C o n s e l h o e coord_e_ nar os trabalhios da Secretaria Executiva.

§ 49 - O b j e t i v a n d o p r e s e r v a r a a u t o n o m i a do c o n s e l h o , a P r e s i d ê n c i a e ÍVi c e - p r e s i d e n c i a da C o m i s s ã o Executiva a q u e se ré ferie o parágrafo a n t e r i o r , não p o d e r i ser e x e r c i d a s por r e p r e s e n t a n t e s das instituições governamental" s1.

(7)

r

Estado do Rio Grande do Norte

Prefeitura [Municipal de Caicó

-- CGC (MJ) 08.096.570/0001-39

Rua Belipe Guerra, 379

Fl . 07

A r t . 14 - Os C o n s e l h e i r o s o b q u a l q u e r p e s s o a d e s i g n a d a p e l o C o n s e l h o M u n i c i p a l terão acesso a q u a l q u e r Instalação da A d m i n i s t r a ç ã o P ú b l i c a M u n i c i p a l e d e e n t i d a d e s n ã o g o v e _ r n a m e n t a i s i n s c r i t a s no C o n s e l h o , para o e x e r c T c i o de f' atos ou d e i i g e n e i as a t i n e n t e s a g a r a n t i a dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e . S E Ç A O V i - D O F U N C I O N A M E N T O

A r t. 15 - O C o n s e l h o M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da Criança e do A d o l e_s_ cente será i n s t a l a d o p e l o C h e f e d o P o d e r E x e c u t i v o Mun_i_ c i p a i com a pres.erjiça de, no m T n i m o , 50% ( C i n q u e n t a por cento) m a i s um dos] r e p r e s e n t a n t e s d e f i n i d o s no a r t i g o 10 desta L e i .

§ O N I C O - A p ô s i n s t a l a d o , o C o n s e l h o d e f i n i r a em p r o c e s s o de dis cussao a d e l i b e r a ç ã o , as n o r m a s referentes ao seu f u n c i o n a m e n t o que d e v e r ã o c o n s t i t u i r o seu r e g i m e n t o i n t e r n o . Art. 1 6 - 0 C o n s e l h o r e u n i r - s e - ã u m a v e z p o r mês e, e x t r a o r d i nari_a_

mente, q u a n d o co-nvocado p e l o Presidente da Comissão Exe - j — c u t i v a ou por d e l i b e r a ç ã o de 1/3 (Um terço) dos seus me_m

bros. ,iii

§ 19 - A r e u n i ã o serã e s t f r a o r d i n á r i a q u a n d o h o u v e r i n t e r e s s e r_e l e v a n t e e u r g e n t e , caso em que a pauta, serã c o m u n i c a d a com antecedência dê q u a r e n t a e oito horas.

§ 29 - A pauta das reuniõejs ordinárias devera ser d e f i n i d a na ' r e u n i ã o a n t e r i o r ouj no m á x i m o 05 (Cinco) d i a s antes da

[i ~

data d e s u a r e a l i z a i ç a o .

§ 39 - o C o n s e l h o r e u n i r - s i e - a com o q u o r u m m T n i m o de 50% ( C i n .quenta por cento) miais um (01) de seus m e m b r o s e d e l i b _ e _

rara por m a i o r i a sfjnples dos presen-tes.

C A P I T U L O II - DO, F U N D O M U N I C I P A L DOS D I R E I T O S DA' C R I A N Ç A E DO A D O L E S C E N T E SEÇftO I - DAÍ' C R I A Ç Ã O E N A T U R E Z A DO F U N D O

(8)

F l . 08 Esiado do Rio Grande do Norte

Prefeitura Municipal de Caicó

CGC (MF)| 08.096.570/0001-39

Rua Felipe Guerra, 379

Art. 17 - F i c a c r i a d o o F u n d o M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e , como c a p t a d o r e a p l l c a d o r de r e c u r s o s a serem u t i l i z a d o s s e g u n d o a s d e l i b e r a ç õ e s d o C o n s e l h o M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e ao q u a l é órgão v i n c u l a d o . Art. 1 8 - 0 F u n d o M u n i c i p a l I d a C r i a n ç a e d o A d o l e s c e n t e , m o b i l i z a rã recursos do Orç e s t a d u a i s e federa tes , nos termos do A d o l e s c e n t e .

imento M u n i c i p a l , d a s t r a n s f e r e n c i a s i s 5 bem como doações de c o n t r i b u i n

Art. 260 do E s t a t u t o da C r i a n ç a e do

§ 1 9 - 0 C o n s e l h o M u n i c i p a l fixara c r i t é r i o s p a r a a u t i l i z a ç ã o dos recursos e dotpcoes i n t e g r a n t e s do f u n d o M u n i c i p a l da C r i a n ç a e do Adro l e s c e n t e .

§ 29 - Para e l a b o r a ç ã o da O r ç a m e n t o a n u a l , o c ô n s u l ta ao C o n s e l cente q u a n t o as do cão de 'seus o b jeti

Lei de D i r e t r i z e s o r ç a m e n t a r i a s e do P o d e r E x e c u t i v o M u n i c i p a l f o r m u l a r a 10 M u n i c i p a l da C r i a n ç a e do A d o l e _ s _ :ações e r u b r i c a s necessárias' a execu_ v o s . a que se refere o § 3 9 - O C o n s e l h o M u n i c i p a l m a n i f e s t a r - s e - a s o b r e a c o n s u l t a , D a r a g r a f o a n t e r i o r , den.tro do prazo de 30 (Trinta) d i a s . Art. 19 - Na a d m i n i s t r a ç ã o d p f u n d o , o C o n s e l h o , a p l i c a r a normas o r ç a m e n t a r i a s n a c o n f o r m i d a d e d a s l e i s a d m i n i s t r a t i v a s . C A P I T U L O I I I SEÇAO I DO DA C O N S E L H O T U T E L A R D O S DIREITOS C R I A N Ç A E DO A D O L E S C E N T E

DA!|-CRIÃÇAO

T U T E L A R . E N A T U R E Z A DO C O N S E L H O

Art. 20 - C a b e r á ao C o n s e l no' Mu rri c i p a i dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e d o A d o l e s c e n t e c r i a r o s C o n s e l h o s T u t e l a r e s q u e j u l g a r n e c e s s á r i o s , na c o n f o r m i d a d e do E s t a t u t o da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e e d e s t a L e i .

Art. 21 - O f u n c i o n a m e n t o d o ! C o n s e l h o T u t e l a r terá p r e v i são m e n t a r i a d a m u n i c i p a l i d a d e .

(9)

r...

-Fl . 09 i

Estado do Rio Grande do Norte

Preíeitura f Municipal de Caicó

CGC (t^F) 08.096.570/0001-39

Rua Felipe Guerra, 379

S E Ç A O II - D.OS M E M B R O S E DA C O M P E T Ê N C I A DO CONSEÍLHO T U T E L A R

ti

Art. 22 - O C o n s e l h o Tutelgar será c o m p o s t o por 05 (Cinco) m e m b r o s

° _ Q- dos r e s p e c t i v o s sup.lente_s, com m a n d a t o de 03 ( três )

anos p e r m i t i d a u m a r e e l e i ç ã o .

Art. 23 - C o m p e t e ao C o n s e l h o T u t e l a r zelar pel:o a t e n d i m e n t o dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e , c u m p r i n d o as a t r i b u i ç õ e s p r e v i s t a s no Estatuto da C r i a n ç a e do Ado_ l escente .

Art. 24 - C o m p e t e ao C o n s e l h o T u t e l a r exercer as a t r i b u i ç õ e s cons_ tantes dos artigos 95. e 136 da Lei F e d e r a l n 9 8.069, de 13 de j u l h o de Iií991 ( E s t a t u t o - da C r i a n ç a e d o - A d o l e s c e n _ te). ||

S E Ç A O III -J DA E S C O L H A DOS C O N S E L H E I R O S

Art. 25 - São r e q u i s i t o s piara c a n d i d a t a r - s e e exercer as funções de m e m b r o do Conjselho T u t e l a r : J I - Reconhecilda I d o n e i d a d e m o r a l ; ii II - I d a d e sup;er1or a 21 ( V i n t e e um) a n o s ; I I I - Rés rd 1 r~~ n!o. _mu n 1 cTp 1 o ; IV - R e c o n h e c i d a e x p e r i ê n c i a em ati v i da de de 1 u ta em def esa_-dp]|s D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e . Art. 26 - Os C o n s e l h e i r o s serão e l e i t o s p e l o voto f a c u l t a t i v o dos c i d a d ã o s d o m u n i ' c T p i o5 e m eleições r e g u l a m e n t a d a s p e l o

C o n s e l h o M u n i ci pia 1 dos D i r e i t o s da Cri anca e do Adol e_s_ cente e c o o r d e n a d a s por C o m i s s ao e s p e c i a l m e n t e d e s i gn_a_ da por este C o n s i e l h o .

§ ffNICQ - C a b e r á ao Conseljho M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e pjrever a c o m p o s i ç ã o de c h a p a s , sua forma de registro e p ria z o para i m p u g n a ç õ e s , r e g i s t r o s das d i d a t u r a s , procejsso e l e i t o r a l , p r o c l a m a ç ã o dos el/entos, e posse dos C o n s e l h e i r o s .

(10)

Fl 10

Estado do Rio Grande do Norte

Prefeitura Municipal de Caicó

*C (MF) 08.096.570/0001-39

Rua Fe|lipe Guerra, 379

SEÇSO IV - DO E X E R C Í C I O DA F U N Ç Ã O E DA R E M U N E R A Ç Ã O DOS C O N S E L H E I R O S Art. 2 7 - 0 e x e r c T c i o e f e t i v o d a função d e C o n s e l h e i r o c o n s t i t u í r a s e r v i ç o r e l e v a n t e ? e s t a b e l e c e r á p r e s e n ç a o d e I d o n e i d a d e m o r a l e a s s e g u r a r á p r i s ã o e s p e c i a i s em caso de c r i m e co_ m u m a t é j u l g a m e n t o d e f i n i t i v o . !j Art. 2 8 - 0 C o n s e l h o M u n i c i f j a l d o s D i r e i t o s d a C r i a n ç a e d o A d o l e _ s _ cente p o d e r á fixai? r e m u n e r a ç ã o ou g r a t i f i c a ç ã o aos me_m bros do C o n s e l h o t u t e l a r , a t e n d i d o s os c r i t é r i o s e o p o r S ~~ t u n i d a d e e t e n d o por b a s e o tempo d e d i c a d o de c o n v e n i e n § 19 § 29 -c i a a função e a s l p e -c u l i a r i d a d e l o -c a i s .

A r e m u n e r a ç ã o e v e n t u a l m e n t e f i x a d a não gera relação de

u e m p r e g o com a m u n i c i p a l i d a d e . , não p o d e n d o , em n e n h u m a h i p ó t e s e e sem q u a l q u e r t T t u l o ou p r e t e x t o , e x c e d e r a-p e r t i n e n t e a o f u n c i o n a l i s m o m u n i c i a-p a l d e n T v e l s u a-p e r i o r . | S e n d o o e l e i t o f u n c i o n á r i o p ú b l i c o , f i c a - l h e f a c u l t a d o , em caso de r e m u n e r a ç ã o , optar pelos vencimentos e vanta_ g e n s d e s e u c a r g o u v e d a d a a a c u m u l a ç ã o d e v e n c i m e n t o s .

S E Ç A O V - DA P E R D A DO M A N D A T O E DOS I M P E D I M E N T O S DOS C O N S E L H E I R O S

P

It •

Art. 29 - Perdera o m a n d a t o o C o n s e l h e i r o que for c o n d e n a d o por

s e n t e n ç a i rrecorrtvel , p e l a p r a t i c a de c r i m e ou contr_a vê n cão. i v

§ Ú N I C O - V e r i f i c a d a a hipo;fcese p r e v i s t a neste a r t i g o , o Cons_e_ l h e i r o M u n i c i p a l tios D i r e i t o s d a C r i a n ç a e d o Adolesceji te, d e c l a r a r á vagia o posto de C o n s e l h e i r o , d a n d o p o s s e imediata ao primeiro s u p l e n t e .

Art. 30 - São i m p e d i d o s de i s e r v i r no C o n s e l h o T u t e l a r m a r i d o e m u l h e r , a s c e n d e n t e e d e s c e n d e n t e , sogro e g e n r o ou

nora./-i r m ã o s , c u n h a d o s d u r a n t e o c u n h a d nora./-i o , t nora./-i o e s o b r nora./-i n h drasto e madrasta e enteado.

(11)

*F X

Estado do Rio Grande do Norte

Prefeitura fJMunicipal de Caicó

CGC (Mrj) 08,096.570/0001-39 Rua Felipe Guerra, 379

n. 11

Ú N I C O - Estende-se o i m p e d i m e n t o do C o n s e l h e i r o , na forma deste a r t i g o , em r e l a ç ã o a a u t o r i d a d e j u d i c i a r i a e ao repre

jf •

s e n t a n t e d o M i n i s t é r i o P u b l i c o c o m atuação n a J u s t i ç a da I n f â n c i a e . dajj J u v e n t u d e , em e x e r c T c i o na C o m a r c a , fo ro r e g i o n a l ou d i s t r i t a l l o c a l .

TÍTULO II - DAS DISPOSIÇCÍES F I N A I S E T R A N S I T A R I A S

Art. 31 - A i n s t a l a ç ã o do G|onsel no M u n i c i p a l dos D i r e i t o s da Crj_ ente a que se refere o artigo 15 desta da no prazo m á x i m o de 60 ( Sessenta ) cação da p r e s e n t e L e i , m o m e n t o em que n e i r a Comissão E x e c u t i v a .

B se refere o a r t i g o 10, II, "A" e "ao, de c o m u m a c o r d o , no prazo de ) d i a s , o processo 'de e s c o l h a para anca e do Adolesc L e i , será r e a l i z c d i a s apôs a p u b l i será e l e i t a a p r i § ÚNICO - As e n t i d a d e s a qu desta Lei p r o m o v e (Quarenta e cinco

indicação dos seu|s representantes junto ao C o n s e l h o n i c i p a l dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do A d o l e s c e n t e .

45 a Mu

Art. 3 2 - 0 Poder Executivoi e a Camará M u n i c i p a l tomarão p r o v i d e n _ cias no sentido d b tornar p ú b l i c o o Estatuto da Criança e do A d o l e s c e n t e de m o d o a p e r m i t i r sua a m p l a d i v u l g a cão na s o c i e d a d e l o c a l .

Art. 33 - As pessoas físicas1 e j u r í d i c a s que efetuarem doações

f i n a n c e i r a s ao F u n d o dos D i r e i t o s da C r i a n ç a e do Ado " " I ~~ l e s c e n t e , receberão i n c e n t i vos nos termos da L e i , por p a r t e d o P o d e r P ú b l i c o M u n i c i p a l , v a l e a e n t r e l i n h a e o p o r t u n i d a d e e tenjdo por base o tempo dedicado.

(12)

Estado do Rio Grande do Norte

Prefeitura Municipal de Caicó

CGC (ME| 08.096.570/0001-39

Rua Felipe Guerra, 379

Art. 34 - Esta Lei entra erfi v i g o r na data de sua p u b l i c a ç ã o ^ revo '! ' g a d a s as d i s p ô s i does em c o n t r a r i o . G a b i n e t e d o P r e f e i t o M u n i c i p a l , 0 5 d e M a r ç o T O R R E S DE ÃftfflJJO P R E F E I T O SECRETARIO M U N I C I P A L D E A D M I N I S T R A Ç Ã O P u b l i c a d a e a f i x a d a no l o c a l de costume na d a t a s u p r a . •CELITA M E D E I R O S

Referências

Documentos relacionados

[r]

Trata-se de pedido originado das Secretárias Municipais de Educação, Infraestrutura e Produção, quanto à possibilidade de realizar dispensa de licitação para contração de

Dentro do bacharelato de artes, a materia de volume ocúpase do estudo específico do espazo tridimensional no ámbito da expresión artística, garantindo a coheren- cia e

Os pacientes foram randomizados dentro de 12 horas a 10 dias após o início dos sintomas de infarto do miocárdio em um dos três grupos de tratamento: valsartana (titulada a partir

Elaborar e executar uma ação pedagógica envolvendo mídias e conteúdos da educação física escolar foi o desafio lançado pela disciplina de Educação Física e as Novas

O acesso a estas informações permitiu considerar que as atividades artísticas do teatro, da dança e da música desenvolvidas na oficina de arte do CIAPD, possibilitam a

The process of creating itineraries aims to       bring the academic production to internal and external population of the Federal University of Mato Grosso, increasing    

As elasticidades-preço cruzada da demanda, a curto e longo prazos, com relação ao preço externo da celulose, foram de 0,28 e 0,42, respectivamente, indicando que um aumento de 10%