• Nenhum resultado encontrado

Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 1 30/11/10 11:34

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fiquei, Transei e Agora_Ultimo.indd 1 30/11/10 11:34"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

Todos os direitos em língua portuguesa reservados por: © 2010, BV Films Editora Ltda

e-mail: comercial@bvfilms.com.br

Rua Visconde de Itaboraí, 311 – Centro – Niterói – RJ CEP: 24.030-090 – Tel.: 21-2127-2600

www.bvfilms.com.br / www.bvmusic.com.br

É expressamente proibida a reprodução deste livro, no seu todo ou em parte, por quaisquer meios, sem o devido consentimento por escrito.

Copyright © 2009 por Augusto César Lucena Ferre Originalmente publicado em português por: BV Films Editora Fiquei, transei, e agora?

Todos os direitos reservados Editor Responsável: Claudio Rodrigues Coeditor: Thiago Rodrigues Capa e editoração: Chayanne Maiara Revisão de Texto: Mitsue Siqueira da Silva

Stella Rodrigues Rosemberg Christiano Titoneli Santana

ISBN – 978-85.86304.09-5 2ª Edição - Novembro/2010 Impressão: Imprensa da Fé

Classificação: Relacionamento/Ética Cristã

Todas as referências bíblicas foram extraídas da Versão Corrigida e Atualizada de João Ferreira de Almeida

Impresso no Brasil

(3)

Dedicatória 5

Prefácio 7

Introdução 9

O Namoro no Novo Milênio 11

O que é Namorar? 15

Virgindade x Sexualidade 23

Virgindade não é opção, é bênção! 27

Ficar 33

Como Resistir ao “Ficar” 47

Fiquei, Transei 55

E Agora? 61

O que Fazer? 65

(4)
(5)

Foi por meio de uma conversa com minha filha, quan-do pude orientá-la a respeito quan-do assunto, que Deus me inspirou para escrever este livro.

Por isso, dedico à Sâmella e também ao Matheus, que são verdadeiros presentes de Deus para minha vida.

(6)
(7)

Fiquei, transei e agora? é um livro atualíssimo,

abor-dando, com muita propriedade e com profundo conheci-mento da matéria, problemas dos nossos dias que exigem que os cristãos se despertem para soluções adequadas à fé cristã.

Você vai apreciar este livro, pois poderá aplicar os prin-cípios apresentados aqui na sua vida pessoal. É útil e fácil de ler, mas profundo no seu conteúdo e clareza.

Sinto-me duplamente honrado pelo convite para pre-faciar este livro. Digo duplamente, porque o autor me honra pela sua vida, e a obra me honra pelo conteúdo.

O pastor Augusto Lucena está de parabéns!

Edson Alves de Sousa

Pastor Presidente da Igreja Batista de Trindade São Gonçalo - RJ

(8)
(9)

Namorar ou Ficar? Ficar e apenas transar? E o com-promisso, onde fica? São perguntas que precisamos res-ponder a nós mesmos, para então podermos ensinar aos nossos filhos e, também, tomar nossas próprias decisões. Mas, para isto, é necessário fundamentar, à luz da Palavra de Deus, os conceitos a respeito deste tema tão importan-te para formação de famílias em nossa sociedade e, que, ao mesmo tempo, ficaram tão banalizados em nossos dias.

O mundo moderno sofre com as mudanças de con-ceitos, valores e princípios e traz, nas asas do novo milê-nio, modelos de relacionamentos que mudam as estru-turas das famílias, deixando-as vulneráveis. Quase tudo que aprendemos com nossos pais, e que julgávamos estar certo, de fato está certo, o mundo atual entende como errado. E o que era, então, errado para o mundo, hoje, parece estar certo.

(10)

10

F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Com isso, os jovens estão vivendo em crise de iden-tidade, pulando etapas na adolescência, prejudicando seu futuro com relação ao casamento, filhos, relacionamento, família, igreja, sociedade e muito mais.

A grande questão, discutida atualmente na adolescên-cia e na juventude, é sobre o Namoro.

O termo que estão utilizando é “Ficar”. No entanto, o que muda no comportamento do adolescente e do jovem nesta variação dos relacionamentos? Namorar e Ficar estão no mesmo patamar de significado em relação ao respeito, compromisso, vida conjugal e espiritual? Quais as suas ver-dadeiras consequências?

É sobre isto que vou tratar neste livro. Vou abordar este tema que tem mudado não somente o comporta-mento dos adolescentes e jovens, mas também a vida emocional, afetiva, familiar em nossas Igrejas e na socieda-de. Vamos ver o que o nosso manual de conduta, a Bíblia Sagrada, nos ensina sobre este tema.

Lembre-se: namorar é bom demais, desde que seja com

compromisso!

(11)

O trabalho no ministério, entre tantas coisas, nos per-mite conviver de perto com os jovens e adolescentes. São muitos os aconselhamentos, batpapos e trocas de e-mails que nos ajudam a perceber o que se passa na cabeça da juventude com relação ao namoro neste século.

Pude constatar alguns fatos: alguns não possuem difi-culdades e sabem lidar muito bem com essa área da vida. Encontraram a pessoa ideal, dentro do seu perfil adequa-do, desenvolvem um relacionamento equilibrado e prepa-ram-se para o casamento; outros já casaram e vivem um relacionamento estável. Quando encontro casos assim, fico muito feliz por ver o compromisso destes jovens com os princípios da família. Outros, no entanto, procuram com grande ansiedade alguém para amar e ser amado, mas encontram grandes dificuldades devido aos padrões estabelecidos pela sociedade deste novo milênio.

(12)

12

F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Vejam o que dizem a respeito: (São nomes fictícios, porém baseados em depoimentos verídicos).

“Os rapazes já chegam, querem abraçar, beijar, dar uns amassos e pronto!” (Mariane, 15)

“Perdeu-se o romantismo, aquela paquera, a tro-ca de olhares, um bom papo, antes de qualquer coisa!”

(Eliane, 22)

“Se você quiser qualquer um, encontra em qualquer lu-gar, aos montes. Dá até para escolher. Mas um que quer levar você a sério, este é mais difícil.” (Liliane, 18)

“Os relacionamentos estão muito superficiais. São do tipo, usa e joga fora, sem compromisso.” (André, 17)

“Algumas pensam assim: O rapaz pode ser o maior mau caráter, mas se ele tem carro, dinheiro e é bonitão, ele está com tudo!” (Luís Alberto, 22)

Por que os relacionamentos afetivos chegaram a este nível de desapontamento e desilusão?

Uma das grandes causas é o tempo em que vivemos. Uma realidade em que as filosofias, as ideologias e as ci-ências estão sendo questionadas, pois não responderam as dúvidas do homem moderno. A sociedade tornou-se individualista, egoísta, materialista, em que o que vale é ser irresponsável e viver de forma isolada.

(13)

F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Todo este contexto tem influenciado, inclusive, os jo-vens que querem levar uma vida séria com Deus. A “cul-tura” de relacionamentos superficiais se faz presente no

“ficar”, que passou a ser um comportamento natural entre

os evangélicos.

Agora vivemos no tempo do “ficar gospel”. Você faz tudo que tem direito e, depois, faz uma oração para saber se é da vontade de Deus a continuação do relacionamen-to.

É preciso dar um basta neste comodismo! A Bíblia Sa-grada diz:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela com-paixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E, não vos conformeis a este mundo, mas trans-formai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita von-tade de Deus” (Rm. 12:1-2).

Isso significa não deixar que os valores distorcidos dos tempos modernos afetem nosso modo de vida. É o que a Bíblia chama de não andar segundo o curso deste mundo (Ef. 2:2).

(14)

14

F i q u e i , T r ans e i e A g o r a ?

Está na hora de mudar este quadro. O primeiro passo para a virada é aprendermos a cultivar relacionamentos sólidos, verdadeiros e transparentes. Daí cabem boas per-guntas: que nível de relacionamento você tem mantido? Superficial? Descartável? O seu namoro tem sido apenas para curtir momentos de prazer, apenas uma emoção a dois?

Dê uma “virada radical” em sua vida. Existem ape-nas dois padrões de vida: o de Deus e o do mundo (Ef. 2:1-3). Ou você opta por fazer a vontade de Deus ou já está automaticamente fora dela.

A Bíblia diz que ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6:24).

Busque, mas saiba esperar o momento certo para se entregar plenamente a um relacionamento. Amar e ser amado. Deus tem planos extraordinários para aqueles que confiam nele; certamente dará a cada um a oportu-nidade de conhecer uma pessoa que irá completar seus sentimentos.

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito...” (Jr. 29:11).

Referências

Documentos relacionados

¢ Identificamos e avaliamos os riscos de distorcZo relevante nas Demonstracdes contabeis, independentemente se causada por fraude ou erro, planejamos e executamos

Compete ao Presidente do Conselho de Administração nomear e determinar a cessação de funções dos Directores é Directores~ Adjuntos, Assessores do Conselho de

Dado os custos inerentes a tal evolução e a incerteza quanto aos benefícios, exceptuando a cosmética que é um dado adquirido, os cirurgiões respiraram fundo e

As principais prioridades do projeto são: ações de recuperação e preservação de matas ciliares em 100 bacias hidrográficas com manancial de captação superficial para

Utilizar-se de palavras estrangeiras tendo total conhecimento e domínio do seu significado, na teoria e na prática. 1.3-Entender e utilizar textos de diferente natureza: tabelas,

O presente estudo busca discutir como alunos do primeiro e último anos dos cursos de Psicologia e Economia do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade

A jornada de trabalho de turno de revezamento praticada atualmente na USIROLL, encontra-se prevista em acordo de trabalho específico – ACORDO COLETIVO SOBRE JORNADA DE TRABALHO –

Ao longo de 10 anos foram realizadas 1 494 inter- venções em programa de Cirurgia de Ambulatório no Serviço de Dermatologia de Braga correspondentes a 1 244 doentes com