• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO DE DEMANDA: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE PERFUMARIA E COSMÉTICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO DE DEMANDA: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE PERFUMARIA E COSMÉTICOS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DE ESTOQUES E PREVISÃO

DE DEMANDA: UM ESTUDO DE CASO

NA ÁREA DE PERFUMARIA E

COSMÉTICOS

Vinicius Tostes Lima (UNESA) viniciustostes@hotmail.com Vivian Ferreira Pereira (UNESA) vivifpc@gmail.com

Propor um método de melhoria para previsão de vendas de uma empresa varejista do ramo de perfumes e cosméticos, com vistas a uma maior assertividade no ressuprimento do estoque, reduzindo assim custos de overstock ou falta de produto nas lojas foi o principal objetivo do presente estudo. Tendo em vista que o não atendimento de uma demanda pode gerar danos significativos tanto para fornecedores quanto para varejistas, o alcance desse objetivo pode se mostrar significativo para a empresa onde o estudo foi proposto. Um estudo dessa envergadura mostra-se relevante, pois é essencial que as organizações reconheçam suas reais necessidades, pois somente desse modo as expectativas podem ser atendidas. Para tanto, é necessário que as organizações desenvolvam projetos cujo foco é a organização e previsão de estoque que se mostre mais assertiva. Entre os resultados encontrados na pesquisa, vale destacar a aceitação de empresa em relação às propostas feitas e os resultados positivos sobre os produtos de perfumaria e cosméticos que são vendidos na empresa.

(2)

11 1. Introdução

No mercado atual, com a competitividade cada vez mais acirrada, tomada de decisões rápidas e precisas tem se tornado fator fundamental para o sucesso de qualquer organização, sendo necessário que estas estejam preparadas para mudanças e imprevistos nos negócios e que planejem de modo eficiente sua produção (PEIXOTO; PINHO, 2006).

Sendo assim, assuntos como Previsão de Demanda e Gestão de Estoque têm chamado à atenção de empresas varejistas que tem como meta reduzir excessos e ao mesmo tempo não deixar faltar material em seu estoque. Justifica-se um aumento na atenção para esses conhecimentos e suas aplicações, pois estes trazem vantagens competitivas para as organizações se aplicados de maneira correta e em se levando em conta o baixo custo de sua implantação e maior lucratividade advinda de um melhor dimensionamento e planejamento do estoque (FURTADO SILVA, 2008).

Com um melhor dimensionamento e planejamento, a empresa poderá prever a demanda de produtos e, desse modo, agendar a compra dos mesmos junto a seus fornecedores, evitando estoques desnecessários ou a falta de produtos necessários em suas prateleiras (FURTADO SILVA, 2008).

No caso de empresas do setor varejista, especificamente, o gerenciamento de estoque físico precisa ser realizado de maneira adequada, tendo e vista sua grande variedade de itens e o alto custo de manutenção de produtos. Com a previsão de demanda, é possível fazer com que os níveis de estoque se aproximem do ideal, o que faz com que a empresa adquira maior agilidade e diminua custos (PEIXOTO; PINTO, 2006).

Desse modo, quando as previsões se mostram acima da realidade, estas empresas terminam por empurrar o estoque que passam a ser distribuídos para as lojas para serem vendidas ao consumidor final, de modo a reduzir o estoque por meio de promoções, descontos e parcelamentos e liberando espaços para que novos produtos possam ser estocados (VELOSO, 2006).

De acordo com Slack et al. (2007, p. 123), “[...] as técnicas de previsão de demanda são constantemente utilizadas para auxiliar na tomada de decisões por parte das organizações”; e Makridakis et al. (2006, p. 34) destacam que “[...] estas previsões necessitam ser interpretadas de forma a dar assistência ao planejamento”.

(3)

12 melhor preparar a organização (FELICIANO et al., 2006), havendo, no entanto, ainda muito desconhecimento das técnicas de previsão de demanda (PELLEGRINI, 2000). A falta de conhecimento dos modelos de previsão, por parte das empresas, as obriga a ter uma confiança absoluta no gerenciamento do estoque feito pelos softwares, impossibilitando maior discussão em relação ao sistema informatizado (CONSUL; WERNER, 2010).

Kuyven (2004, p. 38) afirma que “[...] é necessário um acompanhamento e revisão constante dos modelos de previsão adotados.

O Objetivo do trabalho é propor um método de melhoria para previsão de vendas de uma empresa varejista do ramo de perfumes e cosméticos, com vistas a uma maior assertividade no ressuprimento do estoque, reduzindo assim custos de overstock1 ou falta de produto nas lojas. Sendo que os objetivos específicos são analisar o papel fundamental da previsão de demanda no planejamento da produção das organizações; verificar as diferentes técnicas de previsão de demanda disponíveis e identificar o modelo mais viável para cada situação; ponderar sobre a previsão de demanda no setor varejista onde ocorre a comercialização de um variado número de itens; propor uma previsão de demanda coerente e assertiva para produtos com uso de uma planilha eletrônica ao invés de contratação de um software de previsão, de modo a minimizar os cursos para a empresa.

2. Metodologia

Propõe-se, nesse contexto um método de melhoria para previsão de estoque, pois, de acordo com Passari (2003), as empresas varejistas precisam estar preparadas para criar sistemas e procedimentos que as capacite para explorar cenários, com base em informações quantitativas e/ou qualitativa.

Para alcançar o objetivo proposto, a priori o presente estudo foi feito por meio de revisão de literaturas em que foi feita uma análise dos principais métodos de previsão de demanda utilizados na atualidade no mercado varejista e a partir desse estudo, foi realizado uma pesquisa exploratória na empresa em questão, foi realizado uma coleta de dados para que pudéssemos realizar o estudo de caso a seguir. O universo de informações a serem utilizadas foram previamente solicitados à empresa em questão, tendo assim todas as informações reais dos produtos e métodos a serem testados. Sendo assim, iremos utilizar apenas 3 (três)

(4)

13 amostras de perfumes que são vendidos atualmente nas lojas, pois existe um portifólio de 2.050 perfumes atualmente na empresa, porém para o nosso trabalho não será necessário realizar as informações de todos esses produtos para fazer os testes, escolhemos os itens de acordo com a sua característica distinta um do outro, para termos 3 (três) cenários diferentes.

Posteriormente, propõe-se uma previsão de demanda coerente e assertiva para 3 (três) produtos do setor de perfumaria na empresa. Para escolher os produtos verificou-se o histórico de vendas desses produtos e suas demais características, a coleta de informações foi relativa ao histórico de vendas no período de janeiro a agosto do ano de 2013. Os produtos foram escolhidos, levando em conta três tipos de comportamento: com tendência, aleatório e sazonal (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2004). Levou-se em conta, ainda, o mercado que a empresa tem.

Para a previsão de demanda, optou-se por um software do Explore APO que é um suplemento que pode ser instalado no Excel. Este é um modelo proposto por Ritzman; Krajewski (2004). Os produtos da empresa X, escolhido para o estudo, serão denominados, produto A, B e C. A metodologia aplicada pode ser observada na figura abaixo (Figura 1).

Figura 1. Metodologia Aplicada.

Problema de Pesquisa e Objetivos

Pesquisa Aplicada (Abordagem quanti-qualitativa)

Fundamentação

Teórica Estudo de caso

A empresa

Previsão de Demanda/Custos estoques e vendas

Sugestão: Modelo a ser aplicado na empresa no setor de perfumaria e cosméticos

(5)

14 Fonte: Arquivo pessoal.

O estudo será aplicado em uma loja varejista de cosméticos em que se observa, a

priori, grande número de produtos em estoque que tem pouca rotatividade. Acredita-se que

isso venha ocorrendo porque a loja tem se utilizado de um método de previsão que tem se mostrado aquém de uma previsão de estoque com maior acuracidade.

3. Estudo de caso

O método escolhido para o presente trabalho de conclusão de curso foi um estudo de caso, feito por meio de uma abordagem metodológica investigativa de uma empresa varejista de grande monta, espalhada pelo município do Rio de Janeiro. Não será citado o nome da empresa, pois não foi possível conseguir autorização dos responsáveis pela mesma. Diante disso, optou-se pelo sigilo. Tendo-se optado pelo sigilo com relação ao nome da empresa, ela será chamada a partir desse momento de empresa X. O setor da empresa varejista escolhido para análise foi o setor de perfumaria e cosméticos.

A primeira etapa do presente estudo foi uma análise da literatura existe sobre previsão de demanda, gestão de estoque e alguns modelos de previsão e alguns conceitos sobre o tema que se mostram significativos.

A segunda etapa do estudo em que se buscou apresentar um diagnóstico da situação atual da empresa no que se refere à gestão de estoques do setor de perfumaria e cosméticos. A observação in loco da situação atual, foi complementa por entrevistas não estruturadas feita com alguns dos principais envolvidos no processo de previsão de demanda da empresa, além de análise de previsões de demandas elaboradas em momentos anteriores na empresa. Foram analisadas estratégias de reposição de estoque, armazenagem, identificação e controle dos produtos do setor de perfumaria.

Por meio da análise foi possível identificar pontos que tem trazido problemas para a organização no que compete a uma gestão eficaz e prática dos estoques do setor de perfumaria. Após a identificação das necessidades da empresa foram feitas sugestões de melhorias.

Vale ressaltar que estudo de caso é uma abordagem metodológica de investigação usada para compreender, explorar ou descrever acontecimento ou contextos complexos, nos quais se encontram diversos fatores envolvidos.

(6)

15 características do fenómeno em estudo e com base num conjunto de características associadas ao processo de recolha de dados e às estratégias de análise dos mesmos”.

Já Bell (1989) define estudo de caso como uma família de métodos de pesquisa que tem como principal preocupação é a interação entre fatores e eventos. Enquanto Fidel (1992, p. 27) o define como “[...] um método específico de pesquisa de campo. Estudos de campo são investigações de fenómenos à medida que ocorrem, sem qualquer interferência significativa do investigador”.

De acordo com Coutinho (2003), quase tudo pode ser um “caso”: um indivíduo, um personagem, um pequeno grupo, uma organização, uma comunidade ou mesmo uma nação.

Enquanto Ponte (2006, p. 02) considera que

O estudo de caso é uma investigação que se assume como particularística, isto é, que se debruça deliberadamente sobre uma situação específica que se supõe ser única ou especial, pelo menos em certos aspectos, procurando descobrir a que há nela de mais essencial e característico e, desse modo, contribuir para a compreensão global de certo fenómeno de interesse.

Para identificação dos problemas enfrentados pela empresa em relação à gestão de estoques foi realizada uma observação in loco. Durante essa fase foram observados aspectos relativos aos processos internos, custos e histórico da empresa. Com a observação foi possível verificar que a empresa tem problemas relativos a seus processos, principalmente, no que compete aos estoques parados, a previsão de demanda e ao modo como são identificados e armazenados os produtos no almoxarifado.

Na tabela 1 podem ser observados pontos relevantes e relacionados ao tema de pesquisa, verificados por meio da observação, dando destaque à situação que a empresa enfrenta no momento atual.

Tabela 1. Problemas encontrados na empresa.

PROBLEMA DESCRIÇÃO

ESTOQUE PARADO

Tendo em vista ser a organização objeto de estudo, uma empresa de grande monta e com um grande fluxo de venda, os responsáveis pela gestão de estoque veem a necessidade de manter um grande número de produtos estocados para suprir a demanda. No entanto, a priori, o que se pôde observar é um grande número de produtos em estoque aguardando utilização há um bom tempo. Um dos grandes problemas gerados por essa “espera” é que, por vezes, os produtos parados vencem o prazo de validade antes de sua utilização, o que gera custos

(7)

16 desnecessários e descarte de produtos vencidos. Além disso, o fato da previsão estar acima da necessidade real da empresa, faz com que sejam realizadas compras acima do que é necessário.

PREVISÃO DE DEMANDA

Os produtos vão sendo retirados do almoxarifado e alocados nas prateleiras de vendas, conforme a demanda de vendas. No entanto, o que se pode observar é certa dificuldade em prever essa demanda que tem sido baseada em dados passados que são arquivados na empresa.

Fonte: Próprio autor.

Com a observação foi possível identificar alguns problemas que a empresa enfrenta com relação à previsão de demanda dos produtos de perfumaria e cosméticos.

3.2 Implantação de um modelo de previsão de demanda para os problemas encontrados na empresa x

3.2.1 Quanto aos Estoques Parados

O diagnóstico da situação atual da empresa feito por meio de observação in loco no momento anterior do estudo, permitiu ao pesquisador inferir que existe certa dificuldade em prever o estoque de produtos da empresa e que este se encontra sujeito a erros, levando a estoques parados o que ocasiona custos desnecessários. Com isso, percebe-se a necessidade de uma redução do mesmo, de modo a evitar custos desnecessários ocasionados por compras indevidas de produtos ou até mesmo pelo vencimento da validade de produtos já adquiridos.

Sugere-se, com o estudo, que o responsável pela gestão de estoques, a priori, faça uma verificação da real necessidade de estoque, por meio de um modelo de previsão, e que para isso se utilize de dados passados arquivados na empresa. Agindo assim, serão evitadas compras desnecessárias e um aumento contínuo do estoque.

3.2.2 Previsão de Estoque

De modo a contribuir com a empresa, o presente estudo se propõe a fazer uma previsão de vendas de três produtos de perfumaria estocados na empresa. Para escolher os produtos a serem analisados verificou-se o histórico de vendas desses produtos, com coleta de informações relativas ao histórico de vendas no período de janeiro a setembro do ano de 2015. Os produtos foram escolhidos, levando em conta três tipos de comportamento: com tendência,

(8)

17 aleatório e sazonal (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2004). Levou-se em conta, ainda, o mercado que a empresa tem.

Para a previsão de demanda, optou-se por realizar os testes com o software do Explore APO que é um suplemento que pode ser instalado no Excel, levando como base um artigo publicado na internet onde consta um modelo de testes. (ZAN, G. L.; SELLITTO, M. A.) Estudo do comportamento da demanda no varejo através de modelos de previsão, 2007). Este também é um modelo proposto por Ritzman e Krajewski (2004).

Os produtos da empresa X, escolhido para o estudo, serão denominados, produto A, B e C.

As informações utilizadas para os três itens, são dados históricos de venda separados por item e imputados no suplemento Explore APO para termos os três modelos de previsão comparativos, para n=8.

Tabela 2. Modelo de previsão comparativos ITEM A ITEM B ITEM C

1.800 1.000 600 1.500 900 500 1.550 1.050 750 1.600 1.400 800 1.200 1.490 1.000 1.100 1.200 1.100 2.000 1.100 900 1.900 1.150 800 DADOS/MENSAL

Fonte: Próprio autor

O produto A é um lançamento novo no mercado da marca Carolina Herrera e apresentou um comportamento com tendência positiva de crescimento, devido ao histórico da marca ter um ótimo desenvolvimento no segmento ao qual está voltado.

No artigo utilizado como base para os testes, para um item cujo é lançamento, o autor realizou o teste do erro padrão de estimativa e os r e r2, onde estão apresentados na tabela 3 abaixo:

Fonte: ZAN, G. L.; SELLITTO, M. A, 2007

Tabela 3. Apresentação de coeficientes de correlacão, determinacão e erro-padrão da estimativa (Produto A).

INDICADORES VALORES

R 0,69

(9)

18

r2 0,48

Syx 1.762,97

Fonte: ZAN, G. L.; SELLITTO, M. A, 2007

Para as análises utilizou-se uma média móvel simples de três meses, com observações mensais e n=8 períodos. Pegando como base o artigo em questão, foram calculados o CFE, MAD e MSE e sinal de monitoramento2 para cada item, sabendo que o MSE é o mais importante dos cálculos pois a partir do MSE é calculado o desvio padrão das distribuições de erro. Foi feita, ainda, uma suavização exponencial para α = 0,10; 0,30; 0,50; 0,70; 0,90 como teste para os três itens, utilizando no cálculo o α que melhor se encaixou nos padrões de cálculo.

Para os testes realizados com os dados históricos reais, para o item A foi testados o α e utilizado o α =0,1:

Tabela 4. Testes realizados com os dados históricos reais

Dados Reais 3-Período Média Móvel Método 1 - Média Móvel:

Projeção Erro CFE

01/01/2013 1.800 3 Período(s) - Média Móvel

01/02/2013 1.500 01/03/2013 1.550 #N/D 1.667 01/04/2013 1.600 1.617 -16,67 -16,67 01/05/2013 1.200 1.550 -350,00 -366,67 CFE 450,00 01/06/2013 1.100 1.450 -350,00 -716,67 MAD 376,67 01/07/2013 2.000 1.300 700,00 -16,67 MSE 190.611 01/08/2013 1.900 1.433 466,67 450,00 MAPE 24,32% ITEM A MAD MSE a 0,10 261,53 97.974 a 0,30 356,92 166.125 a 0,50 272,61 120.157 a 0,70 325,36 186.138 a 0,90 246,34 134.584

Fonte: Próprio autor

2 Tendo em vista que as técnicas de previsão encontram-se sujeitas a erros é preciso que seja feita uma verificação de sua acuridade por meio de indicadores. Será por meio da soma cumulativa dos erros de previsão CFE (cumulative sum of forecast error) que se poderá medir a soma total dos erros. O erro médio ao quadrado pode ser calculado pelo MSE (mean squared error) e o desvio absoluto médio MAD (mean absolute deviation) (MOREIRA, 2002). Outra medida de precisão para uma previsão possível é o sinal de monitoramento (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2004).

(10)

19

Suavização Exponencial Method 3 - Suavização Exponencial:

Projeção Erro CFE

a 0,10 Projeção Inicial 1.617 1.617 -16,67 -16,67 #N/D 1.606 1.615 -415,00 -431,67 1.574 -473,50 -905,17 CFE -104,85 1.526 473,85 -431,32 MAD 341,10 1.574 326,47 -104,85 MSE 145.564 MAPE 23,91%

Fonte: Próprio autor

Ainda foi testado o método da Regressão Polinomial com ordem superior a dois.

Fonte: Próprio autor

O produto B, segundo produto em análise, é um produto que tem muita sazonalidade no setor da perfumaria, de acordo com a empresa, vem apresentando um comportamento aleatório com relação à venda, temos como exemplo o perfume 212 VIP.

Para Zan, G. L.; Sellitto, M. A., o melhor α a ser utilizado para seus dados em um produto que tenha tamanha sazonalidade é o α=0,5, conforme mostra em exemplo abaixo na tabela 2:

Tabela 5. Suavização exponencial: resultado para α = 0,50

INDICADOR VALOR

CFE -31,87

MAD 162,94

MSE 45.927,00

Sinal de monitoramento -0,20

(11)

20 Comparando nosso exemplo com dados reais, o melhor α encontrado para este tipo de item com os dados históricos apresentados, foi o α=0,9, conforme demonstrado na tabela abaixo:

Tabela 6. Dados reais

MAD MSE a 0,10 217,9803 82.140 a 0,30 193,6677 66.845 a 0,50 212,2917 62.546 a 0,70 205,0223 59.759 a 0,90 198,0163 57.055

Dados Reais 3-Período Média Móvel Método 1 - Média Móvel:

Projeção Erro CFE

01/01/2013 1.000 3 Período(s) - Média Móvel

01/02/2013 900 01/03/2013 1.050 #N/D 1.150 01/04/2013 1.400 983,33 416,67 416,67 01/05/2013 1.490 1.117 373,33 790,00 CFE 300,00 01/06/2013 1.200 1.313 -113,33 676,67 MAD 256,00 01/07/2013 1.100 1.363 -263,33 413,33 MSE 81.604 01/08/2013 1.150 1.263 -113,33 300,00 MAPE 19,61%

Suavização Exponencial Method 3 - Suavização Exponencial:

Projeção Erro CFE

a 0,90 Projeção Inicial 983,33 983,33 416,67 416,67 #N/D 1.146 1.358 131,67 548,33 1.477 -276,83 271,50 CFE 181,05 1.228 -127,68 143,82 MAD 198,02 1.113 37,23 181,05 MSE 57.055 MAPE 15,30% ITEM B

(12)

21 Fonte: Próprio autor

O produto C, último a ser analisado, utilizamos um item que tem maior demanda em uma determinada época do ano, pegamos como exemplo o perfume GABRIELA SABATINI.

(13)

22 MAD MSE a 0,10 245,9137 77.883 a 0,30 190,153 51.460 a 0,50 187,2917 40.850 a 0,70 181,1997 34.436 a 0,90 166,0197 29.102

Dados Reais 3-Período Média Móvel Método 1 - Média Móvel:

Projeção Erro CFE

01/01/2013 600 3 Período(s) - Média Móvel

01/02/2013 500 01/03/2013 750 #N/D 933,33 01/04/2013 800 616,67 183,33 183,33 01/05/2013 1.000 683,33 316,67 500,00 CFE 483,33 01/06/2013 1.100 850,00 250,00 750,00 MAD 203,33 01/07/2013 900 966,67 -66,67 683,33 MSE 48.167 01/08/2013 800 1.000 -200,00 483,33 MAPE 21,94%

Suavização Exponencial Method 3 - Suavização Exponencial:

Projeção Erro CFE

a 0,90 Projeção Inicial 616,67 616,67 183,33 183,33 #N/D 811,88 781,67 218,33 401,67 978,17 121,83 523,50 CFE 216,90 1.088 -187,82 335,68 MAD 166,02 918,78 -118,78 216,90 MSE 29.102 MAPE 18,31% ITEM C

Fonte: Próprio autor

3.3 Considerações necessárias

(14)

23 foram melhores do que os que se têm atualmente, espera-se que estes métodos sejam implementados pelos responsáveis pela gestão de estoque no setor em questão.

Observou-se na empresa em estudo, que ao se utilizar técnicas de previsão de demanda, não se tem levado em conta o comportamento dos produtos, pois alegam que são muitos itens para observar a fundo no detalhe de cada item. Observou-se também, que até então, só tem sido utilizada na empresa a técnica de média móvel simples com n = 3.

A proposta do método da suavização exponencial, que foi utilizado, pareceu satisfatório para todos os itens em questão, onde obtivemos o melhor resultado.

4 Considerações finais

Ao final do estudo pode-se dizer que o principal objetivo, qual seja: propor um método de melhoria para previsão de vendas de uma empresa varejista do ramo de perfumes e cosméticos, com vistas a uma maior assertividade no ressuprimento do estoque, reduzindo assim custos de overstock ou falta de produto nas lojas, foi alcançado.

Para entender como essa afirmação pode ser feita é necessário que algumas considerações sejam feitas ao fim do estudo.

O objetivo específico do estudo foi analisar o papel fundamental da previsão de demanda no planejamento da produção das organizações. Os dados bibliográficos analisados permitiram entender que um dos principais subsídios para o planejamento da produção e serviços nas organizações é a previsão de demanda, pois por meio da previsão a organização pode adquirir informações que lhe dará respaldo para analisar demandas futuras. Quando a produção é planejada com antecedência, a tendência é que os recursos produtivos se encontrem disponível em quantidade, momento e qualidade adequados, quando se fizerem necessários.

Verificar as diferentes técnicas de previsão de demanda disponíveis e identificar o modelo mais viável para cada situação foi o segundo objetivo específico especificado para o estudo. A revisão de literatura proposta nesse contexto permitiu verificar que muitos são os modelos e técnicas existentes de previsão de demanda. No entanto, é preciso que se analise qual a melhor técnica a ser utilizada nesta ou naquela empresa, para que desse modo o modelo escolhido possa realmente contribuir para que a previsão da demanda de vendas seja a mais assertiva possível.

(15)

24 O outro objetivo especificado para o estudo foi: ponderar sobre a previsão de demanda no setor varejista onde ocorre a comercialização de um variado número de itens. O que se concluiu é que uma previsão de demanda nas empresas varejistas só se mostrará eficiente se a empresa se utilizar das ferramentas disponíveis de maneira adequada. Conseguir uma previsão de demanda nas empresas varejistas não é tarefa fácil, mas é possível. Para tanto é preciso que sejam levados em conta fatores como: dados históricos de vendas, informações que expliquem as variações de vendas, uma avaliação na mudança do comportamento da demanda, análise de fatores ou variáveis internas e externas que influenciam a demanda.

Propor uma previsão de demanda coerente e assertiva para produtos com uso de uma planilha eletrônica ao invés de contratação de um software de previsão, de modo a minimizar os cursos para a empresa, foi o último dos objetivos especificado para o estudo. A proposta foi feita e aceita pelo responsável pelo estoque da empresa X.

Para propor a referida previsão de demanda foi feito, a priori, uma análise feral da empresa, tendo como foco a gestão de estoques do setor de perfumaria e cosméticos. Com o mapeamento, o que se quis foi analisar a estrutura organizacional e os procedimentos até então adotados pela organização. Desse modo, tornou-se possível identificar as deficiências do setor e, com isso, propor e implementar melhorias com vistas a ajudar na organização e controle dos estoques.

Com o mapeamento foram identificados três principais problemas: estoques parados, previsão de demanda inadequada e o modo como o armazenamento e identificação dos itens têm sido realizados.

Para os estoques parados e para a previsão de demanda inadequada foram propostas melhorias no que tange ao controle de entrada e saídas de materiais, de modo a que o acompanhamento da movimentação dos materiais seja facilitado. Para o armazenamento e identificação dos itens, propôs-se um novo layout para identificação.

Para concluir o estudo, há que se ressaltar que as propostas do pesquisador foram bem aceitas pela empresa. No entanto, à princípio foi necessário conscientizar funcionários sobre a necessidade de implantar novos modelos de previsão, modelos estes que se mostrem mais eficazes para a assertividade da demanda.

5. Referências

(16)

25 2. reimp. Milton Keynes,England: Open University Press, 1989.

CASTRO, S. A. Estudo do comportamento da demanda no varejo através de modelos de previsão, São Paulo, 2009. Disponível em <http://pro.poli.usp.br/wp-content/uploads/2012/pubs/estudo-do-comportamento-da-demanda-no-varejo-atraves-de-modelos-de-previsao.pdf> Acesso em 24 de out. 2013.

CONSUL, F. B.; WERNER, L. Avaliação de técnicas de previsão de demanda utilizadas por um software de gerenciamento de estoques no setor farmacêutico. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 12 a15 de outubro de 2010.

COUTINHO, C. P. O estudo de caso na investigação em tecnologia investigativa em Portugal. Portugal: Universidade do Minho. Revista Portuguesa de Educação, 2003.

FELICIANO, R. A.; SPINOLA, M, M.; SHIMIZU, T. Um método de análise de variáveis causais para previsão de demanda no setor farmacêutico. XXVI ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.

FIDEL, R. The case study method: a case study. In Glazier: Jack. D. & POWELL, Ronald R. Qualitative

research in information management. Englewood, CO: Libraries Unlimited, 1992.

FURTADO SILVA, A. Definição de um modelo de previsão das vendas da rede varejista alfabeto. Juiz de Fora, 2008. Disponível em <http://www.ufjf.br/ep/files/2010/04/TCC_v4.pdf> Acesso em 12 de out. 2013.

KUYVEN, P. S. Proposta de um método para a análise de demanda: aplicação numa indústria de brinquedos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Porto Alegre - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. C.; HYNDMAN, R. J. Forecasting: methods and applications. 3rd

ed. New York: John Wiley & Sons, 1998. PONTE, J. P. O estudo de caso na investigação em educação

matemática. 2006. Disponível em

<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/94Ponte(Quadrante-Estudo%20caso).pdf> Acesso em 30 de set. de 2013.

MOREIRA, D. A. Administração da produção. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

PASSARI, A. Exploração de Dados Atomizados para Previsão de Vendas no Varejo Utilizando Redes

Neurais. Dissertação de Mestrado. Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e

Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

PELLEGRINI, F. R. Metodologia para Implantação de Sistemas de Previsão de Demanda. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2000.

PEIXOTO, E. C.; PINTO, L. R. Gerenciamento de estoque via previsão de vendas agregadas utilizando simulação. Produção, v. 16, n. 3, p. 569-581, Set./Dez. 2006.

RITZMAN, L.; KRAJEWSKI L. Administração da Produção e Operações. S. Paulo: Prentice Hall, 2004.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

YIN, R. Case Study Research: Design and Methods. 2 ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994.

ZAN, G. L.; SELLITTO, M. A. Técnicas de previsão de demanda: um estudo de caso triplo com dados de

venda de materiais eletro-mecânicos.GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 2, vol. 4, jul-set, p. 95-106, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Desta maneira, foi possível perceber que existe uma diferença significativa (P&lt; 0,05) entre o comportamento da cola A relativamente à cola A com 5% e com 10% m/m de

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +