• Nenhum resultado encontrado

1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na Grécia"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. (Uerj) União Europeia duplica recursos de ajuda emergencial para refugiados na

Grécia

A União Europeia anunciou que duplicará a ajuda de emergência para os refugiados na Grécia. O objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas que estão paradas no país há meses enquanto tentam chegar aos países mais ricos da Europa, na fuga de seus países de origem. Cerca de 115 milhões de euros em ajuda de emergência estão sendo enviados pelo bloco, além dos 83 milhões de euros do início deste ano. O dinheiro será canalizado através de organizações humanitárias para melhorar os abrigos de moradia e o acesso das crianças refugiadas à educação.

Adaptado de oglobo.globo.com, 11/09/2016.

O conceito de refugiado foi elaborado em 1951 em uma convenção da ONU. São consideradas refugiadas todas as pessoas que se encontram fora de seu país de origem e que não podem ou não querem regressar a ele por causa de fundados temores de perseguição.

Aponte dois motivos de perseguição às pessoas que se tornam refugiadas. Indique, ainda, duas consequências demográficas para as áreas de origem desses refugiados.

2. (Puccamp) Em decisão histórica tomada em junho de 2016, 52% dos britânicos decidiram pela saída do Reino Unido da União Europeia. O Brexit tem potencial para mudar o rumo da geopolítica mundial pelas próximas décadas.

Sobre esse fato são feitas as seguintes afirmações:

I. Um dos primeiros reflexos do Brexit foi sentido pelos países exportadores de commodities, fortemente prejudicados com a desativação da Bolsa de Mercadorias localizada em Londres. II. Grandes questões como a segurança, a defesa das fronteiras e o elevado número de

refugiados no espaço europeu permanecem preocupando os 27 países do bloco.

III. Muitos membros do bloco enfrentam problemas econômicos, forte endividamento e desemprego; há grupos que discutem a sobrevivência da moeda única (euro) pós-Brexit. Está correto o que se afirma APENAS em

a) II. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.

3. (Ufjf-pism 3) Em junho de 2016, um referendo aprovou a saída do Reino Unido da União Europeia, episódio este que ficou conhecido como Brexit em alusão à união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês).

Sobre a aprovação em referendo da saída do Reino Unido da União Europeia, assinale a alternativa CORRETA:

(2)

a) Implicará a saída do Reino Unido da Zona do Euro e a readoção da libra esterlina como moeda oficial.

b) Foi decorrente de sentimentos xenofobistas aprofundados pelo desmonte do estado de bem-estar social.

c) Foi motivada por aspirações nacionalistas separatistas de segmentos conservadores londrinos.

d) O Brexit se estabelecerá como uma união aduaneira, estreitando relações comerciais com a China.

e) O Brexit se estabelecerá como zona de livre comércio, estreitando relações comerciais com os EUA.

4. (G1 - cftrj) Analise o mapa:

Uma característica que confere elevada produtividade às atividades econômicas expressas no mapa consiste em:

a) Utilização de pequenas propriedades. b) Emprego abundante de mão de obra. c) Práticas sustentáveis de produção. d) Intenso uso de tecnologia.

(3)

A imagem acima retrata manifestantes na cidade de Nova York (janeiro de 2016) caminhando em direção à Trump Tower, em protesto contra a plataforma de campanha do candidato à presidência dos EUA, Donald Trump.

Com relação ao slogan “Não ao racismo, não a Trump, não ao fascismo”, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) É um protesto contra as posições anti-imigração do Partido Democrata, sustentadas por Trump e pela ala mais conservadora que ele representa.

( ) É um ato de repúdio às propostas de campanha de Trump em relação à presença de latinos e muçulmanos nos Estados Unidos, vistas como xenófobas e racistas.

( ) É uma ação contra os posicionamentos políticos de Trump, identificados como estratégia fascista ao responsabilizar elementos externos pelos problemas internos.

As afirmações são, respectivamente, a) F – V – F.

b) V – F – F. c) V – V – F. d) F – F – V. e) F – V – V.

6. (Fuvest) As origens da oposição dos britânicos à União Europeia (UE), que estão na justificativa do Brexit, remontam ao fato de que, historicamente, eles nunca abraçaram uma identidade europeia. O Brexit representa um duro golpe ao projeto de integração europeu cujas origens datam do pós Segunda Guerra Mundial.

BBC Brasil, junho de 2016. Adaptado.

a) Aponte e explique o contexto geopolítico relacionado à origem do projeto de integração europeia.

b) Aponte um motivo de ordem econômica e outro de ordem social relacionados ao interesse dos britânicos na saída da UE.

7. (Ufjf-pism 3) O desempenho do mercado de trabalho americano em setembro (2015) foi decepcionante, levantando dúvidas sobre o ritmo de expansão da economia dos EUA. A criação de empregos ficou muito abaixo do esperado, os salários ficaram estagnados em relação a agosto e há uma fatia muito expressiva da população fora do mercado de trabalho. Dois dos problemas são o dólar forte e o fraco crescimento global (...).

Valor Econômico, 3, 4 e 5 de outubro 2015. Sergio Lamuci, A9.

(4)

b) Como a alta do dólar interfere positivamente no turismo no Brasil?

8. (Uerj) Os casos de mortes de imigrantes ilegais que tentam chegar à Europa por via marítima têm ocupado os noticiários. Na figura abaixo, os pontos indicam os locais onde ocorreram essas mortes, de janeiro de 2000 a julho de 2015.

Identifique os dois continentes de procedência da maior parte desses imigrantes. Em seguida, apresente duas justificativas socioeconômicas que têm levado essas pessoas a deixar os continentes de origem em direção à Europa.

9. (Pucrs) Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial assim como as regiões carboníferas estavam para a Primeira, ou as jazidas petrolíferas para a Segunda. O tecnopolo representado na figura abaixo é o

a) de Boston.

b) de Seattle. c) Vale do Silício.

(5)

d) Orange County. e) Los Angeles County.

10. (Fatec) O escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que “As treze colônias do norte tiveram, pode-se bem dizer, a dita da desgraça. Sua experiência histórica mostrou a tremenda importância de não nascer importante. Porque no norte da América não tinha ouro nem prata, nem civilizações indígenas com densas concentrações de população já organizada para o trabalho...”.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 20ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, pág. 146.

Além dos fatores mencionados pelo escritor uruguaio como não atrativos para a colonização inglesa das Treze Colônias Britânicas na América mostradas no mapa, podemos acrescentar a a) ausência de solos tropicais férteis que permitissem a produção em larga escala de gêneros

agrícolas.

b) constante instabilidade geológica, em uma área onde predominam os choques de placas tectônicas.

c) existência do clima semiárido que inibe o desenvolvimento da pecuária leiteira e da pecuária de corte.

d) inexistência de rios com drenagem exorréica, que permitissem o escoamento da produção pelo oceano Atlântico.

e) presença de uma floresta latifoliada, densa e higrófita, que dificultava a ocupação e a posterior exploração da terra.

(6)

No mapa, o conjunto das áreas em laranja e o conjunto em azul representam, cada um, metade do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano distribuído por todo o território do país. Justifique a grande concentração espacial da riqueza norte-americana nas áreas em laranja. Cite, ainda, duas atividades econômicas relevantes, realizadas nessas áreas, que favorecem a concentração espacial do PIB.

12. (Fgvrj) Os governos dos Estados Unidos da América (EUA) e de Cuba tornaram públicas, em 17 de dezembro de 2014, suas intenções de reaproximação diplomática. Desde então, algumas medidas foram tomadas para concretizar essa reaproximação. Assinale a alternativa que indica uma dessas medidas.

a) A retirada de Cuba da lista americana de países patrocinadores do terrorismo. b) A libertação de todos os presos políticos em Cuba.

c) O fim do embargo econômico norte-americano a Cuba.

d) A repatriação das propriedades norte-americanas confiscadas pelo governo cubano na revolução de 1962.

e) O fechamento da prisão da Baía de Guantánamo, na ilha de Cuba.

13. (Puccamp) A Grécia é a principal porta de entrada para os milhares de refugiados que tentam chegar à Europa desafiando o Mediterrâneo em embarcações lotadas e inseguras. Fala-se em crise humanitária no continente europeu. Sobre o assunto, considere as afirmações abaixo.

I. Países europeus têm adotado posturas rígidas em relação à entrada de refugiados, como o caso da Hungria e da Áustria. Outros são liberais no acolhimento, como o caso da Alemanha. II. O aumento do número de imigrantes tem forçado a ampliação do Acordo de Schengen para

facilitar a livre circulação de pessoas entre os países que compõem a União Europeia. III. A situação criada pela entrada maciça de migrantes aumenta a xenofobia e o crescimento

de partidos de extrema direita, que defendem políticas anti-imigração. Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e III. b) I. c) I e II. d) II e III. e) III. 14. (Fgvrj)

(7)

Com relação aos recentes fluxos migratórios para a Europa, analise as afirmações a seguir. I. Os imigrantes que atravessam o Mediterrâneo clandestinamente provêm, principalmente, de

regiões em conflito na África, como, por exemplo a Nigéria, campo de atuação da guerrilha de Boko Haram.

II. As motivações que mobilizam os imigrantes são a fuga das áreas de conflito, a obtenção de refúgio político e a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho da União Europeia. III. Os fluxos migratórios estão associados às dinâmicas geopolíticas dos países e regiões de

origem dos imigrantes, como no caso dos refugiados da guerra na Síria, agravada pela atuação do grupo Estado Islâmico na região.

Está correto o que se afirma em a) III, apenas. b) I e II, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III. 15. (Pucrj)

(8)

Observe a charge e marque a opção correta, levando-se em conta a emigração em massa do Oriente Médio em direção à Europa.

a) Os estados europeus se utilizam de artifícios diversos para conquistar países em outros continentes.

b) Os países árabes conseguiram definir uma brecha no protecionismo europeu, criando conflitos civis fictícios.

c) Os terroristas podem se aproveitar do enorme fluxo de refugiados das guerras civis dos países árabes para entrarem na Europa.

d) Os países do Leste europeu são os mais prejudicados com o fluxo de refugiados das guerras civis por estarem na fronteira continental.

e) Os signatários dos Acordos de Schengen são os que mais criam problemas para a entrada dos refugiados sírios no continente europeu por via terrestre e marítima.

(9)

Referências

Documentos relacionados

A pesar de la importancia que la lactancia materna tiene en el desarrollo del niño y las diferentes formas de promoción que han sido protagonizadas por la Organización Mundial de la

Resumo da análise de variância conjunta das características: florescimento masculino (FM), altu- ra de planta (AP), altura de inserção de espiga (AE) e produtividade de grãos (PG),

para o processo de investigação, uma vez que é com base nos diários de campo.. que os investigadores conseguem analisar e refletir sobre os dados recolhidos, permitindo

Ao analisar o conjunto de empresas de dois segmentos da BM&FBOVESPA –Energia Elétrica e Bancos –, verifi cando as métricas fi nanceiras de rentabilidade e risco Nunes, Nova

descoberto. Distribuição percentual dos alunos das escolas pública e particular analisadas no Município de Lagarto, SE, quanto a sua participação em aulas de campo e de

Homes e Sustein (2005) alertam que a manutenção do oferecimento de direitos fundamentais pelo Estado é contingente à alocação do problema da escassez de

O biofertilizante misto, quando comparado aos biofertilizantes de codorna, bovino e ovino, apresentou melhores resultados para as variáveis analisadas, apresentando

O objetivo deste estudo quase-experimental foi avaliar o impacto de um curso EAD de Estomatologia associado ao uso da rede social Facebook™ como ferramenta de facilitação no