• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA. EDITAL Nº 002 DE 14/05/2021 REFERENTE ÀS EDIÇÕES 2021, 2022 e 2023 DO CURSO INTERMEDIÁRIO DE PESQUISA CLÍNICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA. EDITAL Nº 002 DE 14/05/2021 REFERENTE ÀS EDIÇÕES 2021, 2022 e 2023 DO CURSO INTERMEDIÁRIO DE PESQUISA CLÍNICA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE TUTORIA

EDITAL Nº 002 DE 14/05/2021

REFERENTE ÀS EDIÇÕES 2021, 2022 e 2023 DO CURSO INTERMEDIÁRIO DE PESQUISA CLÍNICA

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio das áreas de Responsabiliade Social e da Faculdade de Educação em Ciência da Saúde (FECS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), estabelecida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), tornam público o presente edital para seleção de pessoal a fim de atuar como Tutores e Coordenador de Tutor, nas edições dos anos de 2021, 2022 e 2023 do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica, modalidade on-line, que integra o Projeto de Capacitação em Pesquisa Clínica conforme disposto neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O cronograma do presente processo seletivo dos perfis: Tutor e Coordenador de Tutores compreenderá as seguintes etapas, descrição/caráter e respectivos períodos e horários (Quadro 1):

Etapas Descrição Período

Início Término

Inscrição

Preenchimento da ficha de inscrição para o processo seletivo disponível exclusivamente pela internet referente às edições: 2021, 2022 e 2023 do Curso Intermediário em Pesquisa Clínica do Projeto de Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica, no endereço eletrônico

https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20934 .

14/05/2021 18h00

27/05/2021 23h59

1a Etapa Análise documental e da Carta de interesse. 28/05/2021 03/06/2021

2a Etapa Divulgação do resultado da 1ª etapa do processo seletivo no endereço eletrônico: Clique Aqui.

04/06/2021 17h00

3a Etapa

Participação obrigatória em entrevsita avaliativa para os 30 primeiros candidatos por ranking de pontuação, divulgado na 2ª etapa do presente edital.

08/06/2021 10h00

12/06/2021 14h00

4a Etapa Período de interposição de recurso 04/06/2021 17h00

08/06/2021 23h59

5a Etapa Resultado dos recursos interpostos 10/06/2021

15h00

6a Etapa Divulgação dos candidatos aprovados no processo seletivo para as edições: 2021, 2022 e 2023.

14/06/2021 17h00

7a Etapa

Manifestação do interesse por parte do aprovado por meio da resposta ao e-mail enviado pela Coordenação do Curso pelo e-mail

cursopesquisaclinica@haoc.com.br com o envio da documentação necessária para a realização do contrato (digitalizados).

14/06/2021 17h00

20/06/2021 23h59

(2)

2 2. DO OBJETO

2.1 Esse processo seletivo para contratação de Tutores e Coordenador de Tutoria é exclusivo para pessoas jurídicas (PJ) que tenham aderência com as atribuições requeridas para a atuação do perfil ao qual está se candidatando.

2.2 Contratação de Tutores e Coordenador de Tutoria por meio de processo seletivo para atuação no acompanhamento, orientação e mediação dos processos de aprendizagem do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica na modalidade on-line, com atribuições que compreendem dois âmbitos de atuação: técnico (conhecimento/especialista da área temática) e pedagógico (noções de educação). O detalhamento das funções consta no item 4 do presente documento. 2.3 O candidato poderá se inscrecver para apenas um dos perfis: tutor ou coordenador de tutoria;

3. DA ATUAÇÃO

O Curso Intermediário de Pesquisa Clínica é destinado a profissionais preferencialmente graduados na área da saúde. O curso possuirá profissionais que atuam na mediação sob o perfil de tutor. Por sua vez, os tutores serão assistidos pelo perfil do coordenador de tutores reponsável pelo acompanhamento dos tutores nos esferas: técnica, pedagógica e também de cumprimento dos prazos.

Áreas Edições Vigência do

curso Modalidade Perfis

1 Período de atuação Carga horária dedicação à tutoria Curso Intermediário de Pesquisa Clínica2 2021 1ª Edição 28/07/2021 a 11/01/2022 (On-line) Tutor 06 meses

Média de 10 horas semanais, participação nas oficinas de capacitação de tutoria on-line e

participação nos encontros síncronos com os alunos (apresentação do curso e webinars) que terão suas datas

definidades posteriormente pela coordenação do curso. 2022 2ª Edição 13/04/2022 a 26/09/2022 Coordenador de Tutoria 2023 3ª Edição 12/04/2023 a 25/09/2023

Quadro 2 - Curso e respectiva duração e carga horária de atuação

1

É obrigatória a participação nas oficinas de capacitação de tutoria, realizada anteriormente ao início do curso e no decorrer do mesmo (reuniões extraordinárias para alinhamento de atividades). Duração média da primeira oficina será de 16 horas, e demais oficinas a média de 8 horas. As reuniões extraordinárias terão duração menor (média de 2 horas). Cada edição será composta por pelo menos três oficinas de tutoria. As previsão das datas para o curso e oficinas estão decritas no item 15 do presente edital mas estão sujetitas a alterações.

2 O Hospital Alemão Oswaldo Cruz reserva-se o direito de não realizar as edições do(s) curso(s) e das oficinas previstas no

(3)

3 4. DA FUNÇÃO/ATIVIDADE E ATRIBUIÇÕES DAS VAGAS

4.1. Funções/Atribuições e requisitos comuns aos perfis: Tutor e Coordenador de Tutoria • Participar das oficinas de formação.

• Estar disponível para participar de reuniões de alinhamentos on-line realizadas durante o curso.

• Relatar a Coordenação do Curso e Coordenação de Tutoria possíveis necessidades de atualizações nas aulas e atividades do Curso.

• Participar de discussões sobre propostas de novas atividades para o curso (normalmente ocorridas durante as oficinas).

• Navegar em todos os recursos e elementos estruturantes instrucionais e de apoio disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso, como forma de preparação e conhecimento da proposta e metodologia adotadas.

• Acessar o AVA periodicamente, procurando estabelecer uma rotina de atuação.

• Contribuir com o compartilhamento de informações entre seus pares (tutor-tutor, tutor- coordenador de tutores e tutor-coordenação de curso), com a indicação de sites, artigos e notícias atuais divulgados e publicados acerca do conteúdo programático que possam somar às discussões promovidas com os alunos e/ou complentar as informações do curso. O compartilhamento dessas informações com os alunos deve ser previamente aprovado pela Coordenação do curso.

4.2 São atribuições ESPECÍFICAS DO TUTOR:

• Estudar o conteúdo da aula, bibliografia e atividades correlatas previamente a sua abertura aos alunos. Sinalizar eventuais necessidades de correção/atualização.

• Participar do Fórum de Tutores, espaço de interação criado exclusivamente para que a equipe de tutores receba orientação e compartilhe: informações, dúvidas, comentários e sugestões relacionadas às questões técnicas emergidas sobre o conteúdo programático e atividades do curso, bem como. considerações acerca das intervenções e conduta junto à turma de alunos e necessidade de atualizações de conteúdo na aula.

• Realizar o acompanhamento da turma de alunos nas atividades construtivistas propostas no curso.

• Atuar como mediador do processo de ensino e de aprendizagem.

• Contribuir com o objetivo e o potencial da mediação, como ações social e educacional, realizando as intervenções junto à turma.

• Utilizar de diferentes abordagens pedagógicas com os alunos.

(4)

4 temas norteadores do conteúdo.

• Respeitar o ritmo e processo de aprendizagem dos alunos. • Promover senso crítico dos alunos em suas intervenções.

• Oferecer exemplos e referenciais dos temas em discussão previamente discutidos entre tuotres e, em consonância com as coordenações de tutores e do curso.

• Associar as contribuições dos alunos com os conteúdos das aulas. • Promover a integração entre os alunos da sua turma.

• Inter-relacionar as contribuições dos alunos.

• Instigar os alunos a compartilharem suas experiências.

• Evidenciar e valorizar as contribuições dos alunos, sinalizando sua importância no contexto da discussão.

• Comentar/esclarecer as dúvidas sem entregar resposta pronta, criando condições para que os alunos se desenvolvam.

• Promover empatia no ato de mediar.

• Promover relação colaborativa e cooperativa entre os alunos.

• Promover questionamentos construtivos, com apontamentos individuais e coletivos dos comentários.

• Orientar, no sentido de apontar os rumos e procedimentos, para que os alunos prossigam nos estudos, na auto-organização e auto-formação, a partir de um acompanhamento e diálogo contínuo.

• Estimular a pesquisa e a leitura da bibliografia indicada no curso. • Mediar as relações aluno e aluno, aluno e conteúdo, aluno e tutor. • Incentivar o questionamento e o pensamento crítico.

• Favorecer o respeito, o sentido de ética, a importância da diversidade, valorizando o intercâmbio e a colaboração entre os participantes do curso.

• Verificar as atividades dos alunos e fornecer devolutivas oportunas e pertinentes que promovam o interesse do aluno no seu aprimoramento em até 48 horas.

• Orientar e esclarecer as eventuais dúvidas dos alunos sobre as atividades a serem desenvolvidas, com relação a prazos, elaboração e entrega das atividades do curso.

• Reportar para a coordenação de tutoria as dificuldades pedagógicas eventualmente apresentadas pelo(s) aluno(s) e os equívocos detectados no conteúdo do curso.

• Estimular a participação do aluno ausente ou com baixa frequência ao curso, entrando em contato via plataforma AVA (Moodle) e o reconduzindo-o ao curso.

• Participar de videoconferências, lives e webinars, promovendo espaços de construção coletiva de conhecimento.

(5)

5 • Realizar a avaliação do curso por meio de relatórios e autoavaliação seguindo critérios

sugeridos e estabelecidos, respectivamente, para cada uma dessas atividades.

• Extrair e produzir relatório de aproveitamento da turma de alunos, parte da avaliação formativa, para fins administrativo e pedagógico, conforme modelo fornecido pela Coordenação do curso.

4.3 São atribuições ESPECÍFICAS DO COORDENADOR DE TUTORES:

• Estudar o conteúdo da aula, bibliografia e atividades correlatas previamente a abertura da aula para os alunos, sinalizando eventuais necessidades de correção.

• Participar do desenvolvimento da programação das oficinas de formação dos tutores. • Participar de forma ativa da oficina de formação dos tutores contribuindo com palestras,

seminários, dinâmicas de grupo e outras atividades pedagógicas a serem conduzidas nas oficinas de formação do curso.

• Relatar a Coordenação do Curso possíveis necessidades de atualizações nas aulas e atividades do Curso.

• Participar de discussões sobre propostas de novas atividades para o curso.

• Realizar a condução e mediação do Fórum de Tutores, espaço criado exclusivamente para realizar interface e orientação com a equipe de tutores para:

◦ Orientar a equipe de tutores nas questões acerca do conteúdo e atividades presentes no curso.

◦ Compartilhar informações, comentários e sugestões para as questões técnicas emergidas sobre o conteúdo programático e atividades propostas.

◦ Estimular a reflexão, a argumentação e a ampliação dos temas em discussão com foco nos temas norteadores do conteúdo.

◦ Oferecer exemplos e referenciais dos temas em discussão.

◦ Realizar intervenção e sempre que necessário, reorientar/redirecionar a conduta do tutor.

◦ Esclarecer as dúvidas das questões técnicas e pedagógicas.

◦ Promover diálogo permanente sobre as práticas e rotinas do curso junto à equipe de tutores.

• Orientar a equipe de tutores na condução do trabalho. • Acompanhar o desempenho da equipe de tutores.

• Orientar e esclarecer as eventuais dúvidas dos tutores sobre as atividades a serem desenvolvidas pela turma de alunos, com relação aos prazos, modos de elaboração e entrega das atividades do curso.

(6)

6 • Atuar como mediador do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente por meio da:

◦ Compreensão do objetivo e potencial da mediação como: ações social e educacional, para realizar as intervenções junto aos tutores.

◦ Utilização de diferentes abordagens e estratégias pedagógicas com os tutores. ◦ Respeito ao ritmo e processo de aprendizagem dos tutores.

◦ Promoção do senso crítico dos tutores em suas intervenções.

◦ Associação e inter-relação das contribuições dos tutores com os conteúdos das aulas. ◦ Promoção de integração entre os tutores.

◦ Estímulo aos tutores a compartilharem suas experiências, trocar e discutir informações atuais entre os tutores.

◦ Valorização das contribuições dos tutores, sinalizando sua importância no contexto da discussão.

◦ Promoção da empatia no ato de mediar.

◦ Promoção da relação colaborativa e cooperativa entre os tutores.

◦ Promoção de questionamentos construtivos, com apontamentos individuais e coletivos dos comentários.

◦ Orientação, no sentido de apontar os rumos e procedimentos, para que os tutores prossigam nos estudos, na auto-organização e auto-formação, a partir de um acompanhamento e diálogo contínuo.

◦ Estímulo ao estudo do conteúdo do curso, da pesquisa e da leitura da bibliografia indicada no curso.

◦ Mediação das relações tutor e aluno, tutor e conteúdo, tutor e tutor. ◦ Incentivo ao questionamento e o pensamento crítico.

◦ Incentivo ao respeito, o sentido de ética, a importância da diversidade, valorizando o intercâmbio e a colaboração entre os tutores.

◦ Participação na avaliação do desempenho da equipe de tutores em relação a qualidade técnica e prazos estipulados para respostas às atividades desenvolvidas pelos alunos. • Verificar as atividades dos tutores e fornecer devolutivas oportunas e pertinentes que

promovam o interesse do tutor no seu aprimoramento em até 24 horas.

• Reportar para a coordenação do curso as dificuldades pedagógicas eventualmente apresentadas pelo(s) tutor(s) e os equívocos detectados no conteúdo do curso.

• Relatar à Coordenação do Curso sobre a frequência do tutor em relação ao trabalho de tutoria junto a turma de alunos.

(7)

7 • Participar do desesenvolvimento de videoconferências, lives e webinars do curso,

promovendo espaços de construção coletiva de conhecimento.

• Realizar a avaliação, relatórios e a autoavaliação do curso, seguindo critérios sugeridos e estabelecidos, respectivamente, para cada uma dessas atividades.

• Extrair e produzir relatório de aproveitamento da equipe de tutores, parte da avaliação formativa, para fins administrativo e pedagógico, conforme modelo a ser fornecido pela Coordenação.

• Realizar interface entre os tutores e a coordenação de curso. 5. DAS VAGAS

Número de vagas de Tutor e de Coordenador de Tutoria a serem disponibilizadas para o Curso Intermediário de Pesquisa Clínica.

Curso Edições Perfil Vagas

disponíveis Modalidade Curso Intermediário de Pesquisa Clínica 2021 – 1ª Edição Tutor3 Coordenador de Tutoria4 20 vagas para tutor 1 vaga para coordenador de tutor On-line 2022 – 2ª Edição 2023 – 3ª Edição

Quadro 3 – Das vagas

6. DOS REQUISITOS E DAS PONTUAÇÕES DOS CANDIDATOS 6.1 GERAIS:

6.1.1 O candidato deve possuir formação de nível superior na área da saúde ou possuir experiência comprovada de atuação em pesquisa clínica.

6.1.2 Ter familiaridade com o uso de computador, acesso à internet, e-mail e experiência com ambiente virtual de aprendizagem (AVA), plataforma Moodle.

6.1.3 Ter facilidade de comunicação, espírito de liderança e colaboração para trabalhar em equipe.

6.1.4 O Tutor e o Coordenador de Tutoria devem ter disponibilidade para participar das oficinas de formação.

3 Número médio de alunos por tutor: 40 alunos em média

(8)

8 6.2 ESPECÍFICOS:

6.2.1 Consideram-se os requisitos abaixo e os respectivos critérios de pontuações (Quadro 04): Tutor e Coordenador de Tutoria

Requisitos Pontuação

Por Título

Pontução Máxima Pós-graduação Lato Sensu na área específica de Pesquisa Clínica. 10 pontos 10 Mestrado ou doutorado concluído em área de Saúde5 10 pontos 10 Experiência com desenvolvimento de conteúdo em EaD na área da

Saúde.Serão consideradas: elaboração/revisão de aulas de cursos online, em temátivas diferentes desde que constem de comprovação oficial6.

01 ponto por

comprovação 05

Realização do Curso Intermediário em Pesquisa Clínica (70h)

oferecido pelo HAOC em parceria com o /MS7 5 pontos 05

Experiência como Tutor em Pesquisa Clínica (cursos on-line)8. 02 pontos para cada

comprovante 20

Experiência com Tutoria em EaD (qualquer curso na área da saúde)8 1 ponto para cada

comprovante 05

Experiência com Coordenação de Tutoria em EaD8,9 1 ponto para cada

comprovante 05

Experiência com Coordenação de Tutoria EaD em Pesquisa Clínica8,9 05 pontos para cada

comprovante 10

Atuação comprovada em Centro de Pesquisa

01 ponto por ano de experiência comprovada

10

Carta de Interesse Até 20 pontos pela Carta de Interesse preenchida no Ato da Inscrição. Entrevista Avaliativa 10 (3ª etapa do processo seletivo) Até 80 pontos

Quadro 4 – Requisitos e critérios específicos de pontuação.

5 Desde que a Dissertação do Mestrado e a Tese do Doutorado tenham sido desenvolvidas em temática relacionada com

Pesquisa Clínica. A pontuação para esse item não é cumulativa. Mesmo que o candidato tenha feito mestrado e doutorado a pontuação máxima para esse item será de 10 pontos.

6 A elaboração e/ou revisão de mais de um conteúdo (aulas) sobre um mesmo tema será considerado apenas um para

contagem de pontuação.

7

Ao longo dos triênios o Curso Intermediário de Pesquisa Clínica passou por alteração de nomenclatura e, portanto serão considerados os certificados desse curso mesmo que a nomenclatura do curso esteja diferente.

8 Será considerada para essa pontuação cursos online com carga horário maior que 50h. . 9

Pontuação a ser atribuída exclusivamente para a vaga de Coordenador de Tutoria

10 A entrevista será feita para os 30 primeiros candidatos ranqueados (por pontuação) para os candidatos que passaram na 2ª

(9)

9

Carta de interesse Pontução Máxima (20

pontos)

Coesão e coerência na escrita da carta. 3 pontos

Habilidade argumentativa sobre a experiência na área de

pesquisa clínica. 4 pontos

Habilidade argumentativa sobre o potencial para aplicar o conhecimento em

pesquisa clínica no curso. 6 pontos

Habilidade argumentativa sobre o potencial para aplicar o conhecimento em

pesquisa no estimulo e construção de conhecimentos dos alunos. 7 pontos Quadro 5 – Requisitos e critérios específicos de pontuação para carta de interesse.

Entrevista Pontução Máxima (80 pontos)

Experiência em pesquisa clínica 20 pontos

Experiência em docência 15 pontos

Experiência como tutor em cursos à distância (cursos com carga horária

maior que 50h) 20 pontos

Técnicas de Mediação 25 pontos

Quadro 6 – Requisitos e critérios específicos de pontuação para entrevista (3ª etapa do proceso seletivo)

7. DA INSCRIÇÃO 11

7.1 As inscrições estarão abertas no período de 14/05/2021 a 27/05/2021, a partir das 18h, horário de Brasília, e serão realizadas mediante preenchimento da Ficha de Inscrição Eletrônica localizada no espaço de divulgação do curso: Clique Aqui. O horário limite para submissão da inscrição será até às 23:59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, da data limite acima descrita e conforme cronograma reproduzido no quadro 1 do presente edital, não sendo aceitas propostas submetidas após esse horário.

7.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Ficha Eletrônica de Inscrição, através do preenchimento da ficha de inscrição e inclusão da documentação comprobatória obrigatória referente aos requisitos descritos no item 7.1 do presente edital.

7.3 Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação do remetente inscricoes@eadhaoc.org.br, o qual deverá ser respondido dentro de 24 horas. O candidato deve ter cuidado para verificar se o e-mail foi direcionado para sua caixa de spam.

7.4 A inscrição somente será homologada após esta etapa, onde o candidato será direcionado a página que informará a confirmação da inscrição.

7.5 Após a confirmação da inscrição, o candidato não poderá alterar os documentos

(10)

10 anexados no ato da inscrição.

7.6 Não será aceita solicitação de inscrição efetuada em desacordo com o estabelecido neste Edital.

7.7 Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelas informações apresentadas, bem como pelo preenchimento correto da ficha de inscrição, reservando-se ao HAOC, o direito de excluir da seleção aquele que não preencher a ficha de inscrição de forma completa, correta, legível e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos, bem como submeter documentos incompletos, desatualizados, ilegíveis, arquivos corrompidos ou diferentes dos solicitados.

7.8 O HAOC não se responsabilizará por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores/laptops, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

7.9 Para fins de validação da inscrição, o HAOC poderá solicitar documentos comprobatórios e/ou eventuais esclarecimentos aos candidatos, referente às informações declaradas na ficha de inscrição do processo seletivo, com o objetivo de contribuir no processo de análise das inscrições.

7.1 DOS DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS OBRIGATÓRIOS12

O candidato deverá preencher completamente a ficha de inscrição e anexar os seguintes documentos:

• Documento de identificação (frente e verso).

• Currículo Lattes Resumido e atualizado nos últimos 3 meses, considerando a data de publicação deste edital.

• Carta de interesse (preenchida na ficha de inscrição, no ato da inscrição).

• Diploma de Graduação, Mestrado, Doutorado, Pós-graduação Lato Sensu em pesquisa clínica ou Certificações Equivalentes (frente e verso)13.

• Certificado de conclusão do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica

• Comprovante de atividade em Centro de Pesquisa Clínica, exemplo: Carteira de Trabalho, Documentos Comprobatórios ou Declaração Institucional14

12 Os documentos que estiverem ilegíveis ou corrompidos, não serão avaliados 13

Os diplomas/comprovantes da Dissertação do Mestrado ou Tese do Doutorado precisam conter o título do trabalho que foi desenvolvido e, o mesmo deve ter relação com a temática de pesquisa clínica. Em caso de dúvida, a dissertação e/ou tese poderão ser solicitadas ao candidato para atribuição de pontuação.

14

(11)

11 • Declarações/certificados de Experiência/Atuação como Tutor e/ou Coordenador de

Tutoria em Curso equivalente ao total de cursos onde atuou.

• Declaração de Experiência/Atuação em desenvolvimento de conteúdos para cursos na Saúde em EaD.

7.2 DOS CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

7.2.1 Será considerado efetivamente inscrito no processo seletivo o(a) candidato(a) que cumprir os seguintes critérios e/ou realizar as seguintes ações, concomitantemente:

7.2.2 Preencher, correta e completamente a Ficha Eletrônica Cadastral, bem como anexar os documentos comprobatórios, disponível em https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20934

7.2.3 Confirmar a inscrição: ao finalizar a inscrição, o candidato receberá um e-mail de resposta automática do remetente inscricoes@eadhaoc.org.br para confirmar a inscrição. Essa confirmação é obrigatória e realizada a partir de um clique no “link” enviado na resposta automática. O candidato terá 24 horas para realizar a confirmação, sendo de sua responsabilidade verificar o recebimento deste e-mail, inclusive na caixa de entrada, lixo eletrônico ou SPAM.

7.2.4 Caso o(a) candidato(a) não receba o e-mail de confirmação da inscrição, deverá entrar em contato com a Central de Ajuda para solicitar o reenvio. E-mails recebidos após o dia 25 de junho de 2021 não serão considerados. Em caso de dúvidas, solicite apoio tecnológico pela Central de Ajuda.

7.3 TAXA DE INSCRIÇÃO

Não haverá taxa de inscrição para investidura ao cargo no Processo Seletivo.

8. DA SELEÇÃO

8.1. O processo seletivo classificatório será realizado mediante a inscrição, análise curricular e documental, carta de interesse e análise da entrevista avaliativa - 3ª etapa, Quadro 1, item 1 do presente edital.

8.2. Na análise do perfil do candidato serão utilizados os critérios de pontuação constantes no Quadro 4 do item 6.2.1.

(12)

12 8.3. Todos os critérios sujeitos a pontuação, descritos nos quadros 4 e 5 do item 6.2.1 deverão

ser respondidos pelo candidato no momento de preenchimento da ficha de inscrição e comprovados por meio de documentos oficiais anexados no momento da inscrição. A entrega de documentos não oficiais e/ou que não comprovem as informações preenchidas no momento da inscrição pode incorrer no rebaixamento da classificação ou mesmo exclusão do candidato do Processo Seletivo do presente edital.

8.4. A entrevista avaliativa do processo seletivo, analisará os seguintes itens: conhecimento técnico, habilidade de comunicação escrita e estratégias de mediação em ambiente on-line.

9. DA CONTINUIDADE

9.1 Para permanecer com as atividades de tutor e de coordenador de tutores tanto na edição vigente quanto nas edições posteriores do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica, os candidatos selecionados deverão passar por avaliações constantes no decorrer e ao final de cada edição do curso.

9.2 Essas avaliações serão realizadas pelos coordenadores pedagógico e de tutoria. O coordenador de tutores será avalialdo pela coordenação técnica do curso. A depender do resultado dessa avaliação, o tutor/coordenador de tutor, poderá ser convocado para eventuais reuniões de alinhamento de trabalho.

9.3 O não cumprimento das atividades, a má conduta frente aos alunos e/ou em questões administrativas poderão causar o desligamento do tutor na edição vigente. Nesse caso, os alunos desse tutores serão remajenados aos tutores em atividade da mesma edição. 9.4 Ao final do curso, os tutores serão avaliados pelas coordenações: técnica (atuação geral

no curso), de projetos (administrativa), pedagógica (mediação), tutoria (cumprimento de prazos, teor de resposta e atuação no curso) além de uma auto avaliação. Essas coordenações avaliarão critérios relacionados a mediação, adequação de resposta ao aluno, atuação no curso, cumprimento de prazos e comportamento no curso, aos quais serão atribuídas notas de 0 a 10. A média dessas notas será feita e o tutor com média igual ou menor que 5 (cinco) terão suas atividades descontinuadas não podendo atuar nas edições posteriores do curso. Tutores com média entre 5 e 7 serão convocados para uma oficina extraordiordiária para aprimoramento das atividades. O coordenador de tutores será avaliado nos mesmos moldes pelos tutores e coordenações do curso (técnica e administrativa).

9.5 No caso de haver vaga(s) remanescente(s) o(s) candidato(s) em lista de espera será(ão) convocados a integrar a equipe de tutores ou para coordenadar os tutores.

(13)

13

10. CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

Serão desclassificados os candidatos:

• que não foram aprovados no curso intermediário e/ou de especialização em pesquisa clínica oferecidos por esse programa.

• que não preencherem por completo dos dados cadastrais na Ficha de Inscrição. • que não responderem a ficha de inscrição.

• que anexarem documentos ilegíveis, corrompidos, desatualizados ou diferentes dos solicitados.

• que apresentarem informações e/ou documentos falsos ou alterados.

• que não tenham a pessoa jurídica aderente às atribuição do perdil ao qual está se candidatando

11. CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

Serão seguidos os seguintes critérios, nesta ordem:

• Quantidade de edições onde atuou como tutor, moderador de fórum e/ou coordenador de tutores nos cursos de pesquisa clínica oferecidos pelo HAOC em parceria com o MS pelo PROADI-SUS.

• Conclusão da pós graduação em pesquisa clínica oferecidos pelo HAOC em parceria com o MS pelo PROADI-SUS.

• Anos completos de experiência em pesquisa clínica em centros de pesquisa.

12. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados do Processo Seletivo serão divulgados no Portal PROADI-SUS do HAOC no endereço eletrônico https://proadi.eadhaoc.org.br/mod/url/view.php?id=20934 e constarão de uma relação nominal dos candidatos inscritos por ordem alfabética, além do comunicado via e-mail no dia 04/06/2021 – (2ª etapa – Quadro 1) e 14/06/2021 – (6ª etapa – Quadro 1).

13. DA CONVOCAÇÃO

O candidato selecionado deverá se manifestar sobre seu interesse entre os dias 14/06/2021 a 20/06/2021), retornando o e-mail de resposta da Coordenação de Curso (7ª etapa – Quadro 1). Em caso de inércia, ou de ausência do recebimento de resposta e manifestação, considera-se-á automaticamente eliminado o(a) candidato(a).

(14)

14 14.1 Os Tutores selecionados e Coordenação de tutores atuarão pelo período de 06 meses em cada

uma das edições do curso intermediário de pesquisa clínica, podendo ter o contrato prorrogado impreterivelmente por mais 01 mês em cada edição dos anos de 2021, 2022 e 2023. O contrato poderá ter sua rescisão devido a má conduta, não cumprimento das responsabilidades dispostas nesse edital, ou obtenção de nota igual ou inferior a 5,0 (cinco) na avalição de desempenho (continuidade) detalhada no item 9 do presente edital.

14.2 É requisito de contratação que o(a) candidato(a), seja sócio(a) ou proprietário(a) de Pessoa Jurídica e o objeto social da empresa deve estar de acordo com a atividade de Tutoria prestada pelo contratado.

14.3 Documentos para contratação Pessoa Jurídica: • Contrato Social Vigente e Registrado;

• Cópia Comprovante de Endereço da Sede (empresa) atual; • Cópia RG e CPF do (a) Consultor (a);

• Cópia de RG e CPF dos sócios (caso houver);

• Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica no Ministério da Fazenda; • Inscrição Estadual e / ou Municipal;

• Certidões Negativas de Débitos Trabalhistas; • Certidões de Falência e Concordata;

• Certidões Negativas ou Positivas com efeito negativo de tributos Federais/ Estaduais/ Municipais.

15. DO DESLIGAMENTO DO TUTOR E DO COORDENADOR DE TUTORES15,16,17,18

A atividade realizada pelo Tutor e pelo Coordenador de Tutoria poderá ser rompida no(s) curso(s) pelos seguintes motivos:

• Encerramento do contrato.

• Indentificação de atuação inadequada nas atividades requeridas para o perfil de tutor ou de

15 No caso da desistência ou desligamento das atividades de 1(um) tutor, os alunos desse tutor serão remanejados às turmas

dos tutores em atividade na edição vigente.

16

No caso da desistência de 2 ou mais tutores os candidatos em lista de espera, de acordo com a pontuação alcançada serão convocados a assumirem as turmas desses tutores na edição vigente do curso. Para que esses tutores assumam essas turmas em andamento, eles deverão passar por uma oficina de capacitação online. O coordenador de tutores deverá assumir as turmas durante essa transição de tutores.

17 No caso da desistência ou desligamento do coordenador de tutores, o candidato em lista de espera, de acordo com a

pontuação alcançada será convocado para assumir a coordenação dos tutores na edição vigente do curso para tanto deve passar por uma oficina de capacitação online. O coordenador técnico do curso deverá assumir as tumas durante essa transição.

18 Nesse caso, ao final da edição será aberto novo edital com número de vagas igual ao número de desistência ocorrida, no caso

(15)

15 coordenação de tutoria.

• Não cumprimento das atividades.

• Desistência motivada pelo próprio candidato.

16. DA REMUNERAÇÃO 19, 20

16.1 O valor bruto de remuneração mensal para o Tutor corresponde a R$ 2.260,00 (dois mil duzentos e sessenta reais), por turma de aluno. Incidindo sobre esse valor o desconto dos impostos: IR, INSS e ISS.

16.2 O valor bruto de remuneração mensal para o Coordenador de Tutoria corresponde a R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais). Incidindo sobre esse valor o desconto dos impostos: IR, INSS e ISS.

16.3 O pagamento ficará condicionado ao cumprimento das atribuições especificadas neste Edital, no cronograma e no regulamento do curso.

16.4 O prazo mínimo para que os pagamentos sejam realizados é de 10 (dez) dias úteis após o recebimento da Nota Fiscal pelo HAOC, desde que acompanhada dos relatórios descritivos dos serviços realizados pelo(a) contratado(a). Caso o referido relatório não seja aceito pelo HAOC, todos os pagamentos ficarão suspensos até o referido aceite.

17. DO PERÍODO DAS ATIVIDADES

CRONOGRAMA 21

Curso Intermediário de Pesquisa Clínica Edição 2021:

• 09/07/2021 a 10/07/2021 - realização da oficina de capacitação do Tutor e do Coordenador de Tutoria.

• 28/07/2021 a 11/01/2022 – período de realização do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica.

Edição 2022:

• 01/04/2022 a 02/04/2022 - realização da oficina de capacitação do Tutor e do Coordenador de Tutoria.

• 13/04/2022 a 16/09/2022 – período de realização do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica.

19 o valor mensal de cada perfil se manterá nas edições 2021, 2022 e 2023.

20 a remuneração somente valerá nos meses de vigência das edições 2021, 2022 e 2023.

(16)

16 Edição 2023:

• 31/03/2023 a 01/04/2023 - realização da oficina de capacitação do Tutor e do Coordenador de Tutoria.

• 12/04/2023 a 25/09/2023 – período de realização do Curso Intermediário de Pesquisa Clínica.

18. DO RECURSO ADMINISTRATIVO

20.1 O candidato poderá interpor recurso administrativo em face do resultado preliminar da seleção no prazo de 5 (cinco) dias corridos a partir da publicação do resultado preliminar (2ª etapa, Quadro 1). O recurso deverá ser encaminhado (indicando no campo “Assunto” do e-mail: RECURSO - Edital nº 002) exclusivamente para o correio eletrônico cursopesquisaclinica@haoc.com.br e seu recebimento será confirmado por resposta automática pela coordenação do curso em até 48 (quarenta e oito) horas após o seu envio.

• O recurso enviado fora do respectivo prazo não será aceito.

• Não será aceito recurso interposto por outro meio que não seja o especificado neste Edital. • Os recursos interpostos serão analisados e decididos pela Comissão de Seleção.

• O candidato receberá um e-mail informando sobre a decisão tomada acerca de seu recurso até o dia 10/06/2021

• Serão admitidos recursos, devidamente fundamentados, com clareza, concisão e objetividade, quanto ao indeferimento da inscrição, informando as razões pelas quais discorda do resultado, com indicativo dos itens do Edital ou da legislação que entenda que não tenham sido observados. O recurso deverá indicar o nome do interessado e será admitido apenas um único recurso por candidato.

• Não serão analisados recursos sem fundamentação ou sem indicação do item do edital no questionamento nem aqueles apresentados fora do prazo, por meio diverso daquele previsto neste Edital.

• A Coordenação do Projeto não se responsabiliza por recursos não transmitidos ou não recebidos por motivos de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação e de transmissão de dados, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impeçam a transferência de dados.

19. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

• Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o cidadão que não o fizer até o prazo máximo de 10 (dez) dias a contar da data de publicação deste Edital.

(17)

17 • Caso não seja impugnado dentro do prazo, o candidato não poderá mais contrariar as

cláusulas deste Edital, sujeitando-se a todos os seus termos.

• A impugnação deverá ser dirigida somente por meio de correspondência eletrônica para o endereço cursopesquisaclinica@haoc.com.br seguindo as normas de processo administrativo federal.

20. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

20.2 Caso o Tutor e o Coordenador de Tutoria necessitem se desligar do curso deverão comunicar por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, à Coordenação do Curso, que analisará o pedido de desligamento.

20.3 Em caso de desligamento ou desistência, será convocado o próximo candidato imediato na classificação de acordo com os disposto no item 13 do presente edital.

20.4 Não haverá pagamento referente ao mês do desligamento ou no caso do descumprimento da carga horária prevista, sem aviso prévio à Coordenação do Curso.

20.5 O candidato que prestar declaração falsa ou inexata, em qualquer documento, ainda que verificada posteriormente, será excluído do Processo Seletivo ou da atividade, mesmo durante o Curso ou na execução de seu trabalho, não afastando as hipóteses de responsabilidade, civil, administrativa e criminal pela conduta.

20.6 Todas as datas e horários que constam do presente edital seguirão o horário de Brasília. 20.7 Informações adicionais poderão ser obtidas por meio do correio eletrônico

cursopesquisaclinica@haoc.com.br reservando-se o direito de não prestar informações já contempladas por este Edital.

São Paulo, 14 de maio de 2021.

___________________________________

Ana Paula N. Marques de Pinho Diretora Executiva da Responsabilidade Social

do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

__________________________________

Leticia Faria Serpa

Diretora Acadêmica da Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Referências

Documentos relacionados

Em atendimento ao Recurso apresentado pela candidata à esta Comissão de Seleção, observa-se, na análise do projeto em tela, o descumprimento do que está previsto no

Base de Conhecimento de Risco AMBIENTAL 3.1.1 AUTO CAMINHONEIRO PAMSAÚDE TRANSPORTES AMIGOS DA ESTRADA OUTROS RAMOS Consultoria em Gestão de Riscos Logísticos

Edital 95/2021 – retificado pelo edital 105/2021 Processo Seletivo Cursos Técnicos – PSCT 2022 – Cursos Integrados ao Ensino Médio Avenida Almirante Barroso, nº 1.077 – Centro

a) SOBRE O NÚMERO DE INSCRIÇÃO: será iniciado por 2021 e as informações que constam no comprovante de inscrição devem mencionar o Processo Seletivo 2021 – Turma

A Comissão responsável pelo processo eleitoral para o preenchimento dos cargos de Coordenação e Vice - Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia - Gestão 2021/2023

1º O presente Regulamento fixa diretrizes e normas básicas para o funcionamento do estágio curricular obrigatório e não obrigatório do curso de Bacharelado

a) Prova através de teste abrangendo o conteúdo do currículo do Ensino Médio ou equivalente, composta por questões objetivas: 20 (vinte) questões, ou seja, testes de

Para realizar a inscrição no Processo Seletivo Vestibular de 2022 - ENEM é imprescindível que o candidato leia atentamente o Edital, referente à modalidade de