• Nenhum resultado encontrado

SEMEART: A ARTE DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE. Palavras-chave: Dança; Expressão Corporal; Cultura; Educação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEMEART: A ARTE DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE. Palavras-chave: Dança; Expressão Corporal; Cultura; Educação."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEMEART: A ARTE DA DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA E EDUCATIVA PARA A COMUNIDADE JATAIENSE

REZENDE, Cláudia Moraes. SANTOS, Silvânia Silva. BRAIT, Lilian Ferreira Rodrigues. MACÊDO, Keila Márcia Ferreira.

Palavras-chave: Dança; Expressão Corporal; Cultura; Educação. JUSTIFICATIVA

A dança é uma área de conhecimento constituída das produções sócio-culturais, relacionadas à arte e atividade física. Desde seu surgimento, oportuniza ao ser humano vivências tanto dos momentos históricos, quanto da realidade social, ou seja, da vida em si, através de suas manifestações e representações. Barreto (2004) revela que a arte da dança é a expressão e apreciação cênica dos sentimentos, idéias, conceitos, da imaginação e práxis (teoria e prática) da vida, muitas vezes representados através de seus elementos de espaço, ritmo e tempo, enfatizando a dança como cultura social capaz de possibilitar a expressão da existência humana em todas suas esferas vivenciais.

Além de ser uma área cultural como foi bem retratada por Barreto (2004), a dança é também uma possibilidade efetiva para prática de atividade física. Carvalho et al (1996, p. 1) explicita que, “a saúde e a qualidade de vida do homem podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular de atividade física”. Diante disso, acreditamos que a dança, enquanto atividade física pode contribuir positivamente na melhoria da qualidade de vida humana, pois é uma área repleta de conhecimentos teóricos e práticos capazes de possibilitar a evolução cognitiva e motora do ser humano.

A dança se dá pelo acréscimo e/ou pela negação, pela substituição e/ou transformação de formas já existentes, uma vez que, além dos espetáculos coreográficos, a dança também pode ser vista em cerimônias, comemorações, festejos, festivais, entre outros. Deste modo a dança é criada por sujeitos que pertencem a meios particulares e isso é o que caracteriza um tipo de dança de outras (FERREIRA, 2001). Essa vertente também em sua imensa cultura

(2)

universal apresenta uma admirável vertente social designada de dança educativa, a qual tem como meta o trabalho pedagógico. A dança possibilita ao ser humano a consciência de seu corpo, ampliando a capacidade criadora, a inspiração e, sobretudo a habilidade de expressar em movimento suas emoções, além disso, engloba formas didáticas que ajudam os indivíduos nos processos de ensino-aprendizagem (CAVASIN, 2003).

Nesse sentido, buscamos por meio do projeto de dança Semeart, que está em funcionamento desde o ano de 2002, vinculado ao programa de extensão e cultura da UFG/CAJ, proporcionar à comunidade jataiense o primeiro contato com a dança, oferecendo aos monitores a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos teórico-práticos adquiridos em sua graduação acadêmica, podendo assim, vincular a estas experiências, o trabalho voluntário e social à comunidade mais carente.

Ao optar por trabalhar com as questões sociais, deixamos de cobrar mensalidade dos alunos, para arrecadar alimentos, roupas, brinquedos e livros literários para ser doado às famílias carentes de nossa cidade. Sendo assim, a cada mês é estipulado que tipo de doação o aluno deverá realizar, e então, além de aprender uma modalidade de dança, o aluno aprende a compartilhar e a ajudar seu próximo.

O Semeart oferece vários estilos de dança, tais como: Balé (infantil e juvenil), Dança do Ventre, Dança de Salão, Axé e Unidança (dança para Acadêmicos da UFG/CAJ), propiciando à sociedade jataiense à interação com a comunidade acadêmica, a fim de oportunizar a dança educativa como uma forma de se expressar corporalmente, como uma experiência que proporciona a ampliação da criatividade, o respeito ao próprio corpo e ao do outro, e também a oportunidade de ver na dança uma atividade físico-recreativa, além do trabalho coreográfico que no final do ano se apresenta na forma de espetáculo para a comunidade em geral no município de Jataí - GO.

Os objetivos principais do projeto são o de trabalhar os elementos da linguagem criativa, figurativa e coreográfica, por meio dos movimentos; Compreender a dança enquanto educação corporal; Propiciar benefícios físicos, psicológicos e sociais as crianças e jovens participantes do projeto, melhorando a auto-estima dos mesmos e oferecendo a estes a oportunidade de uma vida mais ativa; Propiciar embasamento teórico e prático tanto para o

(3)

corpo discente como docente do curso, instigando constantes reflexões sobre o trabalho desenvolvido no projeto, bem como sobre os conteúdos ministrados no curso; Oportunizar ao aluno do curso de Educação Física atuar como professor, colocando-o de frente com situações e problemas a serem pensados e refletidos; Compreender a dança enquanto área pedagógica.

METODOLOGIA

O Semeart oferece as modalidades de dança que são distribuídas durante a semana. As aulas de ballet infantil e juvenil são trabalhadas duas vezes por semana com duração de uma hora cada e o Unidança, o axé, a dança de salão e a dança do ventre são ofertados uma vez por semana com duração de uma hora e meia cada aula. O Unidança é um grupo especifico para os acadêmicos da UFG/CAJ, tendo como foco de trabalho os aspectos relacionados à dança criativa, técnica e expressiva, sempre buscando o embasamento na práxis dessa área cultural. O balé/jazz infantil é constituído por um grupo de alunos da Instituição Educacional PETI, onde foi firmada uma parceria desta escola com a UFG/CAJ através do projeto Semeart. As demais modalidades são destinadas a comunidade jataiense em geral, objetivando oferecer a esses participantes do projeto o contato inicial com a dança educativa, coreográfica e de performance.

Por trabalharmos também com as questões sociais no projeto, distribuímos a arrecadação de materiais a serem doados da seguinte forma: no primeiro semestre as arrecadações do projeto são de roupas mistas, agasalhos e cobertores para que no fim do mês de junho, essas doações possam ser repassadas a alguma instituição e ou comunidade carente do município de Jataí – GO. No segundo semestre as arrecadações são, inicialmente, de brinquedos para que no mês de outubro eles sejam entregues as crianças das creches carentes, através de um evento artístico e cultural criado pelo projeto, oportunizando a essas crianças uma tarde com jogos, brincadeiras, luta, dança e ginástica. Posteriormente, as arrecadações são de alimentos, para que no mês de dezembro sejam montadas e distribuídas cestas básicas a famílias e/ou instituições carentes de Jataí.

O projeto Semeart se vincula a outro projeto intitulado Festival de Cultura Corporal, no qual ocorre uma apresentação pública dos participantes do projeto

(4)

neste evento artístico-cultural, promovido pelo curso de Educação Física da UFG/CAJ. Por meio desta apresentação no festival, podemos expor o trabalho desenvolvido durante todo o ano pelos monitores – acadêmicos, e também a desenvoltura e aprendizagem dos alunos que frequentam as diversas modalidades. Durante o Festival de Cultura Corporal, são arrecadados alimentos não perecíveis, com intuito de unir esses alimentos com os arrecadados no projeto Semeart, como descrito anteriormente, para serem doados a alguma instituição e ou comunidade carente de Jataí – GO.

RESULTADOS

Durante o ano de 2011, tivemos no projeto Semeart cerca de 105 alunos, sendo divididos entre as seguintes modalidades: Unidança (grupo de dança para os acadêmicos da UFG/CAJ), dança do ventre, dança de salão, balé juvenil, balé/jazz infantil, jazz juvenil.

O Semeart é constituído de trabalhos voluntários e durante o período das aulas a secretaria recebe dos participantes do projeto, diversas doações que são convertidas à sociedade e ou pessoas carentes do município de Jataí. Assim, durante o ano de 2011 foram arrecadados os seguintes itens:

 Meses de Março e Abril: 10 caixas de roupas novas e semi-novas. Doadas para a instituição denominada CEMEI Abelhinha.

 Maio e Junho: Untensilhos – Lápis de cor, canetas, canetinhas, fitas adesivas e crepes e papel chamex. Produtos de consumo para as aulas do projeto.

 Agosto e Setembro – 05 Caixas de brinquedos. Doadas para crianças da creche CEMEI Favo de Mel no dia das crianças.

 Outubro, Novembro e No dia do IX Festival da Cultura Corporal e IV Mostra do Projeto Semeart: Meia tonelada de alimentos. Doados para a Instituição Lar Vicente de Paula.

Nesse ano de 2012 já temos como resultado parcial a matricula ativa de 119 alunos e até o presente momento já recebemos a doação de diversos utensílios das cinco modalidades ofertadas (Unidança, Axé, Dança do Ventre, Dança de Salão e Balé Juvenil).

Também foi efetivada uma parceria do projeto Semeart com a coordenação da escola PETI onde uma turma de alunos freqüentaram as aulas

(5)

de balé/jazz infantil e ao invés de doarem os itens sugeridos pela secretaria do projeto, eles receberão as doações recebidas dos demais participantes das outras modalidades, por serem da comunidade carente de Jataí - GO.

CONCLUSÕES

Este projeto se caracteriza essencialmente pelas vivências de vários estilos de dança, possibilitando aos discentes envolvidos no SEMEART a oportunidade de adquirir experiência na área didática e expressiva da dança para que os mesmos possam utilizar esses conhecimentos na sua prática pedagógica quando formados. Também favorece as pessoas da comunidade jataiense propiciando o contato inicial com a dança podendo promover a qualidade de vida e percepção de sua própria imagem corporal enquanto ser social integrado na sociedade. Portanto acreditamos que nossos objetivos gerais e específicos tem atendido de forma significativa nossas inquietações e abarcado as necessidades da comunidade que busca vivenciar a dança oferecida no projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARRETO. Débora. Dança...: Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores e associados, 2004.

CARVALHO, Tales, et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Belo Horizonte, Vol. 2, Nº 4, p. 79 – 81, Out/Dez, 1996.

CAVASIN, Cátia Regina. A dança na aprendizagem. Santa Catarina, ICPG, v. 3, Ago/Dez, 2003.

FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas, SP: Papirus, 2001.

“Resumo revisado pelo Coordenador da Ação de Extensão SEMEART - viva mais dançando, código CAJ-622. Nome do coordenador: LILIAN FERREIRA RODRIGUES BRAIT.

Referências

Documentos relacionados

O homem, eu, você, o outro, adormece profundo, boiando de braços e pernas abertos como uma estrela do céu ou do mar, calmo como nunca com as mãos na nuca como num berço

Trata-se de um estudo bibliográfico realizado no ano de 2016 com o ob- jetivo de compreender os processos de constituição da identidade do TILS no município de Guarapari. Para tal,

Oснивање Основног суда у Ужицу Законом о уређењу судова („Службени гласник PC“, бр. године основан је и Основни суд у Ужицу, одређено је његово

O objetivo do projeto é verificar a influência do suporte ventilatório não invasivo (VNI) sobre a hiperinsuflação pulmonar dinâmica (HPD) em portadores de doença Pulmonar

desenvolvimento social, físico, cognitivo e motor da criança. Afinal, a dança está em nossa sociedade desde a antiguidade, que através dos movimentos corporais expressam-se,

Nas condições em que o experimento foi desenvolvido pode-se concluir que o uso da proteína hidrolisada associada ou não com inseticida em armadilhas tipo “queijo” não

27 - Todos os acidentes de trabalho ocorridos, danos causados em propriedade alheia, danos causados em valores de conservação, reclamações de vizinhos ou outras

O candidato aprovado no Edital de Processo Seletivo nº 001/2020/Semsa e que vier a ser convocado para o cargo público a que con- correu, será alocado para trabalhar nas unidades