• Nenhum resultado encontrado

Aula 00. Direito Constitucional - Nacionalidade Assistente em Administração UFF Prof. Nathalia Masson. 1 de 137

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 00. Direito Constitucional - Nacionalidade Assistente em Administração UFF Prof. Nathalia Masson. 1 de 137"

Copied!
137
0
0

Texto

(1)

Aula 00

(2)

Sumário

SUMÁRIO ... 2

APRESENTAÇÃO ... 3

COMO ESTE CURSO ESTÁ ORGANIZADO ... 4

NACIONALIDADE ... 8

(1)RECADO INICIAL ... 8

(2)PRIMEIRAS PALAVRAS ... 8

(3)ESPÉCIES DE NACIONALIDADE ... 16

(3.1)INTRODUÇÃO ... 16

(3.2)NACIONALIDADE PRIMÁRIA (OU ORIGINÁRIA) ... 17

(3.3)NACIONALIDADE SECUNDÁRIA (OU ADQUIRIDA) ... 34

(4)QUASE NACIONALIDADE (OU “PORTUGUESES EQUIPARADOS”) ... 42

(5)DIFERENÇAS DE TRATAMENTO ENTRE BRASILEIROS NATOS ENATURALIZADOS ... 44

(6)PERDA DA NACIONALIDADE ... 62

(7)LÍNGUA E SÍMBOLOS OFICIAIS ... 71

(8)QUESTÕES RESOLVIDAS EM AULA... 73

(9)OUTRAS QUESTÕES: PARA TREINAR ...96

(10)RESUMO DIRECIONADO ... 133

(3)

APRESENTAÇÃO

Olá, estimado aluno!

É com imensa alegria que iniciamos, nesta aula, nosso “Curso de Direito Constitucional” direcionado ao cargo de Assistente em Administração da

UFF. Trabalharemos com o edital divulgado na quarta-feira, dia 06 de janeiro

de 2021, que tem a COSEAC como banca examinadora.

Meu nome é Nathalia Masson e serei sua professora dessa disciplina! Estaremos juntos em 09 aulas, nas quais vamos estudar as noções centrais dessa incrível matéria que é o Direito Constitucional!

É claro que no transcorrer deste curso vamos estreitar muito nossa parceria. Porém, desde já, gostaria que você conhecesse um pouco da minha história acadêmica e profissional! Em 2004, me formei em Direito em uma Universidade Federal da minha cidade em Minas Gerais (a UFJF). Neste mesmo ano, antes da colação de grau da graduação, eu já estava aprovada e havia ingressado no programa de mestrado em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional da PUC-RJ. No 2° semestre do ano de 2005, ainda cursando as disciplinas do mestrado, comecei a ministrar aulas de Direito Constitucional para alunos da graduação em Direito. Na sequência, ingressei em cursos preparatórios para concursos públicos e nunca mais parei! Já são mais de 15 anos lecionando cotidianamente os assuntos que serão abordados em nosso curso. Atualmente, estou muito dedicada à confecção da minha tese de doutorado, que será apresentada na Universidade de Coimbra-Portugal, instituição à qual me vinculei quando completei dez anos de conclusão do meu mestrado.

Com as devidas apresentações feitas, já podemos iniciar o nosso curso com a Aula 00! Está pronto para aprender a amar essa disciplina, que será o seu diferencial para a aprovação? Então, vamos em frente!

Boa aula, bons estudos e conte sempre comigo! Um abraço fraterno! Nathalia Masson

PARA ACOMPANHAR TODAS AS NOVIDADES EM CONCURSOS PÚBLICOS, NA ÁREA DO DIREITO CONSTITUCIONAL, SIGA MEU INSTAGRAM: @PROFNATHMASSON E O DO DIREÇÃO CONCURSOS @DIRECAOCONCURSOS.

(4)

Como este curso está organizado

Neste curso nós estudaremos EXATAMENTE o que foi exigido pela banca COSEAC no edital que vai nos nortear (publicado para o seu cargo em 06 de janeiro de 2021). Os tópicos cobrados foram os postos abaixo. Observe que o conteúdo programático de Direito Constitucional prevê o item “Capítulo VII, Artigos 37 ao 41”, que ser| lecionado na disciplina “Direito Administrativo”, pelo estimado professor Erick Alves.

Concurso UFF – Assistente Administrativo – banca COSEAC Disciplina: Direito Constitucional

Conteúdo: Constituição Federal de 1988, Títulos I e II, Artigos do 1º ao 16º; Capítulo VII, Artigos 37 ao 41; Título VIII, Artigos 193 a 232.

Para cobrir este edital integralmente, o nosso curso foi estruturado em 09 aulas, divididas conforme o cronograma proposto abaixo.

Aula Data Conteúdo do edital

00 20/01 Constituição Federal de 1988, Título II, Artigos 12 e 13:

Nacionalidade

20/01 Teste a sua direção

01 30/01 Constituição Federal de 1988, Título I, Artigos do 1º ao 4º:

Princípios Fundamentais

30/01 Teste a sua direção

02 10/02

Constituição Federal de 1988, Título II, Artigo 5º: Dos direitos e garantias fundamentais: Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Teoria Geral)

10/02 Teste a sua direção

03 20/02

Constituição Federal de 1988, Título II, Artigo 5º: Dos direitos e garantias fundamentais: Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Direitos em espécie - Introdução)

(5)

04 28/02

Constituição Federal de 1988, Título II, Artigo 5º: Dos direitos e garantias fundamentais: Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Direitos em espécie - Finalização)

28/02 Teste a sua direção

05 10/03

Constituição Federal de 1988, Título II, Artigo 5º: Dos direitos e garantias fundamentais: Dos direitos e deveres individuais e coletivos (Remédios Constitucionais)

10/03 Teste a sua direção

06 20/03 Constituição Federal de 1988, Título II, Artigos do 6º ao 11:

Direitos Sociais

20/03 Teste a sua direção

07 30/03 Constituição Federal de 1988, Título II, Artigos do 14 ao 16:

Direitos Políticos

30/03 Teste a sua direção

08 10/04 Constituição Federal de 1988, Título VIII, Artigos 205 a 232:

Ordem Social

10/04 Teste a sua direção

09 10/04 Constituição Federal de 1988, Título VIII, Artigos 193 a 204:

Seguridade Social

10/04 Teste a sua direção

Para que você entenda adequadamente o funcionamento do curso que escolheu, saiba que teremos dois tipos de materiais: os temas estarão em videoaulas (de teoria e questões) e, simultaneamente, no material escrito. Ademais, estaremos permanentemente presentes no Fórum de Dúvidas, para lhe ajudar respondendo seus eventuais questionamentos. Sobre o Fórum: me escreva sempre que precisar ou desejar. Pode ser o envio de uma dúvida, de um comentário sobre a aula, pode

(6)

pouco mais de você, dos seus objetivos e sonhos, até mesmo das suas dificuldades neste complexo processo que é o estudo para concursos públicos.

E já que teremos dois materiais diferentes para cada um dos tópicos dos editais, farei aqui uma recomendação para tentar ajudar na construção do seu planejamento:

(i) Caso você esteja iniciando seus estudos em Direito Constitucional para concursos públicos, sugiro que comece com os vídeos. Depois de acompanhar a aula, vá para o material em PDF. Ali, no texto, você me encontrar|! Não precisa ler com meu sotaque, claro. Mas ‘me procure’ nas linhas. Relembre exemplos e momentos da aula que você assistiu no vídeo. E lembre-se sempre: este curso foi planejado para te atender. Nós conversaremos (em vídeo e texto) sobre todos os aspectos teóricos que você precisa conhecer e resolveremos muitos exercícios, praticando todos os tópicos estudados. Portanto, caso você não entenda algum ponto da aula, caso algum conceito continue obscuro, me informe. Melhorarei o modo de apresenta-lo, de forma de que o tema se torne palatável e de fácil compreensão para todos os que verdadeiramente desejam aprender essa matéria.

(ii) Por outro lado, se você já está mais avançado no estudo do Direito Constitucional, trabalhar unicamente com o material escrito lhe ajudará a ser mais rápido e objetivo. E tempo, nós bem sabemos, é algo muito escasso (logo, muito valioso).

Sobre o uso do seu tempo, a propósito, quero dar um conselho, que espero que seja útil: não desperdice seu tempo com atividades que não vão te auxiliar a conquistar seu propósito. Selecione a que (e a quem!) você se dedicará nessa fase de preparação. Esqueça, durante um período, a assiduidade em Redes Sociais, acompanhando perfis que não te inspiram e não se relacionam com os ‘concursos públicos’. Acredite: os perfis dos artistas e das celebridades nas Redes Sociais sobreviverão e passarão

Curso completo em VÍDEO

teoria e exercícios resolvidos sobre TODOS os pontos do edital

Curso completo escrito (PDF)

teoria e MAIS exercícios resolvidos sobre TODOS os pontos do edital

Fórum de dúvidas

(7)

muito bem sem sua audiência. Já o seu sonho e sua carreira dependem da sua atenção, do seu foco e dedicação máxima. Faça isso por você! Faça por sua família! Faça por quem você ama! Mas faça.

E como não há tempo a perder, já que sua prova é dia 30 de maio, vamos iniciar nossa aula agora mesmo!

E para essa aula demonstrativa, selecionei um conteúdo muito útil e relevante. Vamos estudar o tema do seu edital referente { ‘Nacionalidade’.

Sei que este assunto é muito explorado, além de ser um tópico interessante e muito prazeroso de estudar! Portanto, mãos à obra!

(8)

NACIONALIDADE

(1) Recado Inicial

Caro aluno, saiba que esta aula foi elaborada para o concurso de Assistente em Administração

da UFF, banca COSEAC, sendo datada de janeiro de 2021. O conteúdo da nossa disciplina, Direito

Constitucional, é o que mais se ALTERA no mundo jurídico, por duas razões: (i) o Congresso Nacional edita novas leis constantemente e (ii) o STF modifica seu entendimento sobre temas relevantes com significativa frequência. Por tudo isso, não desperdice seu tempo ou arrisque sua aprovação estudando por materiais desatualizados. Busque sempre a versão oficial e atual das minhas aulas no site do nosso curso!

(2) Primeiras Palavras

Penso que uma boa maneira de começarmos nossa aula seja relembrando os mais importantes

conceitos, que vão lhe dar a base necessária para evoluir no estudo desse tema.

Vamos, de início, lembrar o que significa ‘povo’. A palavra representa os nacionais de um determinado Estado. Em outras palavras, o ‘povo’ do nosso país (que é a República Federativa do Brasil) é o conjunto dos brasileiros, natos ou naturalizados, independentemente do local em que estes nacionais residam. Assim, todos os que têm a nacionalidade brasileira integram o ‘povo brasileiro’, pouco importando se estão no território do nosso país ou se estão no estrangeiro.

Tome muito cuidado para não confundir o termo ‘povo’ com o vocábulo ‘população’. Mesmo que no dia-a-dia você use essas duas palavras como se elas fossem sinônimas, saiba que no Direito Constitucional elas significam coisas diferentes! ‘População’ é um conceito numérico, que alcança todas as pessoas que estão em um determinado território, pouco importando se elas são nacionais daquele Estado ou não. Em outras palavras: demograficamente falando, ‘população’ é uma palavra mais abrangente que ‘povo’, j| que alcança todas as pessoas que estão em um território, sejam elas nacionais (integrantes do ‘povo’), sejam elas estrangeiras ou mesmo apátridas. Portanto, a população brasileira é composta por todos os sujeitos que se encontram em nosso território.

(9)

Opa! No parágrafo anterior surgiu mais uma palavra importante: apátrida! Já ouviu falar neste termo?

Apátrida é o indivíduo que não possui nenhuma nacionalidade, pois não têm vinculação jurídico-política com nenhum Estado. A condição de apátrida deriva de um conflito negativo de nacionalidade, no qual não há nenhum Estado interessado em proclamar o indivíduo como seu nacional.

Um exemplo vai te ajudar a compreender melhor. Imagine que “A” nasça no território do Estado “X”, que só entrega a nacionalidade para os filhos dos seus nacionais, e seja filho de pais que são nacionais do Estado “Z”, que só entrega a nacionalidade para os nascidos em seu território. Ora, neste caso, “A” não ser| nacional nem do Estado “X”, tampouco do Estado “Z”! Afinal, não nasceu no território do Estado “Z”, que entrega nacionalidade para os que nasçam em seus domínios; e não é filho de pais do Estado “X”, que entrega a nacionalidade para os filhos dos seus nacionais. Vamos visualizar esta hipótese na ilustração abaixo:

APÁTRIDA

Estado „X‟ adota com exclusividade o critério sanguíneo

Estado „Z‟ adota com exclusividade o critério territorial “A” NASCEU NO TERRITÓRIO DO ESTADO ‘X’ FILHO DE PAIS NACIONAIS DO ESTADO ‘Z’

(10)

Saiba, meu caro aluno, que os países hoje tentam evitar este conflito negativo de nacionalidade que ocasiona o fenômeno da apatridia. Como eles fazem? Adotam mais de um critério de concessão de nacionalidade! Ou seja: concedem a nacionalidade tanto pelo critério territorial, quanto pelo critério sanguíneo (ou até por um terceiro critério que o país resolva prever, como, por exemplo, o matrimonial). Tudo isso no intuito de impedir, tanto quanto seja possível, que o sujeito fique sem uma nacionalidade.

Dando continuidade ao nosso estudo de vocábulos importantes, vou te apresentar mais um termo relevante para o nosso estudo: o polipátrida. Como o prefixo ‘poli’ indica, este é o indivíduo detentor de múltiplas nacionalidades, pois se enquadra nos critérios concessivos de nacionalidade originária de mais de um Estado, ocasionando um conflito positivo que normalmente resulta em dupla (ou mesmo múltipla) nacionalidade.

Vamos juntos imaginar um exemplo? Suponha que “A” nasça no território do Estado “X”, que entrega a nacionalidade para os nascidos em seu território, sendo filho de pais que são nacionais do Estado “Z”, que entrega a nacionalidade para os filhos dos seus nacionais. Ora, neste caso, “A” far| jus (ter| direito) {s duas nacionalidades, tanto do Estado “X”, quanto do Estado “Z” (por isso ser| um autêntico polipátrida!).

POLIPÁTRIDA

Estado „X‟ adota com

exclusividade o critério

territorial

SERÁ NACIONAL DO

ESTADO „X‟

Estado „Z‟ adota com

exclusividade o critério sanguíneo “A” NASCEU NO TERRITÓRIO DO ESTADO ‘X’ FILHO DE PAIS NACIONAIS DO ESTADO ‘Z’ SERÁ NACIONAL DO ESTADO „Z‟

(11)

Veja, portanto, que uma maneira de o sujeito ter múltiplas nacionalidades é combinarmos os critérios territorial e sanguíneo. Como ele se enquadra em mais de um critério, ele tem mais de uma nacionalidade.

Seguindo em nossa análise de conceitos relevantes, vamos verificar quem é o “estrangeiro”. Este é o indivíduo que possui um vínculo jurídico-político com um Estado Nacional diferente da República Federativa do Brasil – ou seja, ele é nacional de um outro país, não do nosso.

Uma dúvida que você pode ter neste momento é referente aos direitos que aqueles que não são brasileiros possuem. Por isso, é importante destacar, desde já, que mesmo na condição de estrangeiro (aquele que não é considerado um nacional pelo nosso Estado) ou apátrida (sujeito desprovido de nacionalidade, que não possui vínculo jurídico com nenhum Estado), o indivíduo recebe proteção do Estado brasileiro, caso aqui se encontre. Assim, estrangeiros e apátridas possuem grande parte dos direitos fundamentais consagrados em nossa Constituição pelo simples fato de serem pessoas humanas. Mas veja: possuem ‘grande parte’ dos direitos, mas não todos. Ao longo deste curso, nesta e nas próximas aulas, vamos aprender que existem direitos que só podem ser exercidos por nacionais. Aguarde as ‘cenas dos próximos capítulos’ (as próximas aulas! rs).

Seguindo na nossa análise de termos importantes, vejamos o que significa ‘nacionalidade’. É o tema desta aula, certo? Mas o que essa palavra quer dizer? A nacionalidade pode ser definida como o vínculo jurídico-político que une o indivíduo a um determinado Estado, tornando-o um componente do povo. Na República Federativa do Brasil, os brasileiros (natos ou naturalizados) são os nacionais, isto é, os integrantes do povo. Então, ter a ‘nacionalidade’ de um Estado, significa integrar o povo daquele país, podendo exercer direitos naquele território (e, claro, por vezes ter que cumprir alguns deveres).

Aqui te peço um cuidado: não vá confundir ‘nacionalidade’ com outros termos parecidos. “Nação”, por exemplo, é uma palavra que indica um agrupamento humano homogêneo cujos membros possuem os mesmos costumes, tradições e ideais coletivos, falam a mesma língua e partilham laços invisíveis, como a consciência coletiva e o sentimento de pertencer a uma mesma comunidade. No entanto, muito embora haja uma proximidade terminológica entre os dois verbetes (“nação” e “nacionalidade” são palavras que se parecem, por terem o mesmo radical ‘naç’), no que se refere ao conteúdo, o termo “nacionalidade” est| bem mais próximo de “povo” do que de “nação”.

(12)

Isso porque, ‘nação’ é um conceito sociológico, enquanto ‘nacionalidade’ e ‘povo’ são conceitos jurídicos.

Para ilustrar melhor o conceito de nação, pensemos em um estrangeiro que esteja muito bem adaptado ao Brasil, que tenha construído laços (afetivos, familiares, comerciais, financeiros, etc.) aqui, que tenha aprendido nossa língua. Ele pode ser considerado como integrante da ‘nação brasileira’, mas se ele não se naturalizou, isto é, se segue sendo estrangeiro, não ser| um integrante do ‘povo brasileiro’, por não ser nacional, por não ter formalizado um vínculo jurídico de nacionalidade com a República Federativa do Brasil.

Outra coisa muito relevante para sua prova: cuidado para não confundir os termos ‘nacionalidade’ e ‘cidadania’. A cidadania representa um atributo que permitirá que nacionais exerçam direitos políticos. Vale dizer: todos os cidadãos são nacionais, mas nem todos os nacionais são cidadãos (já que nem todos os brasileiros estão aptos a exercer direitos políticos).

Novamente trago um exemplo para lhe ajudar a compreender o assunto. Imagine uma criança de 05 anos de idade que seja nacional: ela possui a nacionalidade brasileira e integra o nosso ‘povo’, mas ela ainda não possui a cidadania, pois ainda não pode usufruir plenamente de seus direitos políticos em razão da idade.

Quer outro exemplo? Temos! Pense em um brasileiro, com 40 anos de idade, que tenha recebido uma condenação penal definitiva. Conforme determina o art. 15, III, CF/88, enquanto durarem os efeitos desta condenação penal, este indivíduo estará com seus direitos políticos suspensos. Será, portanto, um nacional, mas não poderá exercer a cidadania.

Agora que os conceitos centrais já foram estudados, poderíamos prosseguir para o próximo tópico, no qual trataremos das diferentes espécies de nacionalidade que existem. Mas antes, quer verificar junto comigo como é que estes conceitos mais relevantes poderiam ser cobrados em sua prova? Claro, não é? Resolver questões é uma parte importantíssima do seu estudo! E a primeira que eu proponho é essa aqui:

(13)

Questões para fixar

[FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Área Administrativa] O vínculo jurídico político que liga um indivíduo a um certo e determinado Estado, fazendo deste indivíduo um componente do povo e capacitando-o a exigir sua proteção e sujeitando-o ao cumprimento de deveres impostos é denominado: A) soberania. B) nacionalidade. C) dignidade humana. D) legitimidade ativa. E) elegibilidade. Comentário:

A alternativa correta é a letra ‘b’, uma vez que o vocábulo ‘nacionalidade’ pode ser definido como o vínculo jurídico-político que une o indivíduo a um determinado Estado, tornando-o um componente do povo. Na República Federativa do Brasil, os brasileiros (natos ou naturalizados) são os nacionais, isto é, os integrantes do povo. Então, ter a ‘nacionalidade’ de um Estado, significa integrar o povo daquele país, podendo exercer direitos naquele território (e, claro, por vezes ter que cumprir alguns deveres).

Gabarito: B

[FMP-RS - 2014 - TJ - MTP] Assinale a alternativa correta:

a) Nação é um conceito ligado a um agrupamento humano cujos membros, fixados num território, são ligados por laços culturais, históricos, econômicos e linguísticos.

b) Cidadão é a pessoa que se vincula a outra por meio de determinada nacionalidade c) Adquire-se nacionalidade primária por meio de vontade própria.

d) A população está unida ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade. e) O povo é o conjunto de pessoas que se une mediante laços culturais. Desses quatro itens, qual você marcaria como correto?

Comentário:

Teve dúvida? Espero que não! Claramente nossa reposta é a da letra ‘a’! Note que essa alternativa é verdadeira, já que define com exatidão o termo ‘nação’ (que realmente significa um agrupamento humano homogêneo cujos membros, localizados em território específico, são possuidores das mesmas tradições, costumes e ideais coletivos). E para fecharmos o estudo desta questão, devemos avaliar por qual razão as demais alternativas estão erradas. Vejamos:

(14)

natural, qual seja, o nascimento, podendo ser estabelecida pelo critério sanguíneo (“jus sanguinis”), pelo territorial (“jus soli”) ou mesmo por um critério misto (que conjuga os dois anteriores);

- j| a afirmativa da letra ‘d’ est| errada porque o termo “população” representa a totalidade de indivíduos que habitam determinado território, ainda que ali estejam temporariamente, independentemente da nacionalidade. O “povo” (conjunto de nacionais) é que representa o conjunto de pessoas que se unem ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade;

- por último, a letra ‘e’ é falsa, j| que o voc|bulo “povo” representa o conjunto de nacionais que compõem o elemento humano de um Estado. A união por meio de laços invisíveis (culturais, linguísticos, históricos) é intitulada “nação".

Eu gostei dessa questão, e você? Está bem produzida. Mas saiba que esses conceitos podem ser cobrados pelo nosso examinador em questões elaboradas de uma forma bem diferente! Abaixo eu trago uma bastante interessante. Dois indivíduos, Beto e Pedro, conversam e têm opiniões diferentes acerca dos termos ‘nacionalidade’ e ‘cidadania’. Ser| que alguém est| certo? Ou ambos estão errados? Vamos descobrir juntos!

Gabarito: A

[FGV - 2017 - TRT - SC] Beto e Pedro travaram intenso debate a respeito dos conceitos de nacionalidade e cidadania. De acordo com Beto, todo nacional, que é necessariamente cidadão, possui direitos políticos. Para Pedro, por sua vez, só o cidadão, não qualquer nacional, possui direitos políticos.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que: a) Beto e Pedro estão totalmente corretos;

b) Beto está totalmente correto e Pedro parcialmente correto, já que todo nacional é cidadão;

c) Beto está incorreto em parte, pois o nacional não precisa ser cidadão e Pedro incorreto, já que não só o cidadão tem direitos;

d) Pedro está totalmente correto e Beto incorreto, pois nacionalidade e cidadania são institutos distintos; e) Beto e Pedro estão totalmente incorretos.

Comentário:

Qual seria o melhor caminho para solucionar essa questão?

Recomendo que você, em primeiro lugar, avalie a fala de cada personagem. Quando Beto diz que “todo nacional, que é necessariamente cidadão, possui direitos políticos”, ele faz uma afirmação certa ou errada? Certamente errada. Afinal, como estudamos juntos, nem todo nacional é cidadão, já que existem nacionais (por exemplo, uma criança nascida em território nacional) que não exerce direitos políticos. Estando Beto errado, já podemos descartar as alternativas ‘a’ e ‘b’. Agora vamos verificar a fala de Pedro, que disse: “só o cidadão, não qualquer nacional, possui direitos políticos”. Esta afirmação é correta. Afinal, direitos políticos só serão exercidos pelos cidadãos (e não por qualquer nacional). Deste modo, estando Pedro correto, podemos descartar as seguintes alternativas: ‘b’, ‘c’ e ‘e’. A única que nos restará, e que deverá ser assinalada, é a da letra ‘d’.

(15)

Gabarito: D

[CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo] Com relação aos remédios constitucionais e à nacionalidade, julgue o item que se seguem de acordo com o que dispõe a Constituição Federal:

É admitida, no direito brasileiro, a figura do polipátrida, isto é, do indivíduo que tem mais de uma nacionalidade.

Comentário:

É um item verdadeiro, afinal, admitimos no direito pátrio a figura do polipátrida, ou seja, daquele indivíduo que possui mais de uma nacionalidade..

Gabarito: Certo

[IBFC - 2018 - Câmara de Feira de Santana - BA - Auxiliar Legislativo II - Administrativo] Leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre como é designado o sujeito que não tem nacionalidade: A) Apátrida ou estrangeiro residente

B) Apátrida ou Heimatlos C) Nacional inato

D) Pátrida ou optante de nacionalidade vazia

Comentário:

A alternativa que dever| ser marcada é a letra ‘b’. Os apátridas, também identificados como heimatlos, são aqueles desprovidos de pátria; não detêm com nenhum Estado o vínculo jurídico-político que os converteria em nacionais, uma vez que não se enquadram nos critérios de aquisição de nacionalidade de Estado algum.

Gabarito: B

Agora que essas questões iniciais foram resolvidas, você já notou como o tema é relevante para a sua preparação! Desde o item introdutório, no qual estudamos conceitos básicos, já temos questões de prova explorando cada um dos tópicos. Por isso, lhe aconselho: quando começar a estudar um tema, procure conhecê-lo com detalhamento, aprendendo, inclusive, as definições teóricas e doutrinárias dos conceitos. Foi-se o tempo em que as provas cobravam apenas a literalidade dos artigos da Constituição. A leitura do nosso texto constitucional segue sendo relevantíssima, claro. Mas já deixou de ser a única fonte da qual os examinadores extraem as questões de prova.

Enfim, alerta dado, é hora de seguir em frente. No próximo tópico nós vamos conhecer as diferentes espécies de nacionalidade que existem no direito brasileiro.

(16)

(3) Espécies de Nacionalidade

(3.1) Introdução

Neste tópico, trataremos das duas espécies de nacionalidade que o nosso Estado (a República Federativa do Brasil) prevê em nossa Constituição Federal e como pode se dar a aquisição de cada uma delas, isto é, quais são os caminhos que permitem que uma pessoa se torne brasileira nata ou naturalizada.

Pois bem. Vamos começar aprendendo quais são as duas espécies de nacionalidade que existem aqui no Brasil: temos a primária (também conhecida como originária), e a secundária (também chamada de derivada).

Primária (ou originária) é a nacionalidade que resulta de um fato natural, qual seja, o nascimento, podendo ser estabelecida pelo critério sanguíneo (“jus sanguinis”), pelo territorial (“jus

soli”) ou mesmo por um critério misto (que conjuga os dois anteriores). Aquele que possui essa espécie de nacionalidade é chamado de brasileiro nato.

Já a nacionalidade secundária (ou derivada) decorre de um ato voluntário, manifestado após o nascimento. Os que detêm essa espécie de nacionalidade são chamados de brasileiros

naturalizados.

Um esquema, que nos ajude na visualização da explicação é sempre bem-vindo, concorda?

A essa altura da nossa conversa, eu imagino que você esteja se perguntando como foi que adquiriu a nacionalidade brasileira... Não se preocupe, pois o próximo tópico lhe ajudará a desvendar isso! Mas já comece a refletir: por que você é brasileiro nato? Seria em razão de seus pais serem brasileiros? Ou em virtude de você ter nascido em território nacional? Vamos solucionar este mistério!

NACIONALIDADE

Primária

Secundária

Resulta de um fato natural

Decorre de um ato voluntário, manifestado após o nascimento

Dá origem aos Brasileiros natos

Dá origem aos Brasileiros naturalizados

(17)

(3.2) Nacionalidade Primária (ou Originária)

Você sabia que cada país é soberano e pode estabelecer livremente em sua legislação quais os requisitos para alguém adquirir sua nacionalidade? Ou seja, o país é livre para determinar a partir de quais critérios ele vai entregar a nacionalidade nata. Em outras palavras, o país pode optar pela adoção do jus soli (critério territorial), do jus sanguinis (critério sanguíneo) ou mesmo de um critério misto que misture os dois anteriores.

O que foi que a nossa Constituição Federal de 1988 fez? Ela adotou como regra para a aquisição da nacionalidade primária o critério territorial. Para impedir, no entanto, que os filhos de brasileiros nascidos no exterior dependessem unicamente da boa-vontade da legislação dos países estrangeiros para não ficarem apátridas, optou, em certos casos e de forma secundária, pela adoção do critério sanguíneo (que sempre será associado a algum outro, pois, sozinho, nunca será suficiente para a aquisição da nossa nacionalidade primária).

Veremos, a seguir, quais são as hipóteses que permitem a aquisição da nacionalidade originária brasileira. Em outras palavras: como alguém pode se tornar brasileiro nato? Já te adianto que existem 4

caminhos, distribuídos pelas alíneas ‘a’, ‘b’ e ‘c’ do art. 12, I, CF/88 (um caminho est| na alínea ‘a’; outro

na ‘b’, outros dois estão na alínea ‘c’).

(i) 1º caminho: o critério territorial

O que diz nossa Constituição Federal no art. 12, I, ‘a’? Vamos ler juntos: Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

O critério territorial determina que será brasileiro nato o indivíduo que nascer no território

nacional, independentemente da nacionalidade dos seus pais. Deste modo, como regra, qualquer

pessoa nascida em nosso território, pouco importando se os pais são nacionais ou estrangeiros, será considerada brasileira nata.

Eu adquiri a nacionalidade brasileira primária em razão deste critério: sou brasileira nata porque nasci no território da República Federativa do Brasil! Imagino que você seja nato pela mesma razão, correto?

(18)

territorial comporta uma exceção, não sendo aplicado no seguinte caso: se o indivíduo nascer em nosso território, mas for filho de (ambos) pais estrangeiros e qualquer deles (ou ambos) estiver no Brasil a serviço do país de origem, ele não receberá a nossa nacionalidade originária.

Aqui eu te peço para observar um detalhe muito importante: a não incidência do critério territorial depende da presença de dois requisitos que são cumulativos (os dois devem estar presentes):

(i) os dois pais devem ser estrangeiros; E

(ii) qualquer um deles, ou ambos, deve estar na República Federativa do Brasil a serviço do país de

origem (e não por interesses pessoais, ou a serviço de uma empresa privada, ou a serviço de algum outro país que não seja o seu de origem).

Vamos aos exemplos, para você verificar se, de fato, compreendeu o critério territorial. Pensemos juntos nas soluções jurídicas dos seguintes casos:

(i) Imagine que um casal de italianos, Stefano e Valentina, esteja no Brasil em férias no litoral nordestino. Estando Valentina com uma gravidez já bastante avançada, suponha que eles resolvam esticar a temporada praiana e aguardem em território nacional o nascimento do bebê (chamado Camilo). Quando Camilo nascer, será considerado brasileiro nato? Claro que sim! Afinal, apesar de ambos os pais serem estrangeiros, nenhum deles está na República Federativa do Brasil a serviço da Itália (país de origem). Camilo é, portanto, brasileiro nato pelo critério territorial (nasceu em nosso solo e a excepcional hipótese, que afasta a incidência do jus solis, não incidiu).

(ii) Pensemos agora, em outro cenário. Suponha que um casal de estrangeiros, esteja no Brasil em razão de Marcelo Moreno, boliviano, compor o corpo diplomático da Bolívia. Sua esposa, Inês Pedriel, argentina, está grávida e aqui nasce o filho deles, Juanzito. Neste caso, muito embora tenha nascido em território brasileiro, Juanzito não será nato, pois é filho de ambos os pais estrangeiros e um deles (o pai) está no Brasil a serviço do seu país de origem, que é a Bolívia.

(iii) Imagine agora o seguinte cenário: Pierre é francês, mas está no Brasil a serviço do governo da Itália. Sua esposa, também francesa, está grávida e o acompanhou na viagem. Se a criança nascer em nosso território, será brasileira nata? Sim, pois apesar de os dois pais serem estrangeiros, nenhum deles está aqui a serviço do seu país de origem.

(iv) Como último exemplo, vou trazer um bem complexo, que, imagino, vá gerar em você alguma dúvida! Suponha que um diplomata inglês esteja no Brasil a serviço do seu país de origem e aqui conheça Anitta, brasileira. Juntos eles têm um filho, que nasce em nosso território, enquanto o pai

(19)

presta serviços à Inglaterra. Pergunto: essa criança é brasileira nata? Claro que sim. Afinal, apesar de o pai ser estrangeiro e estar em nosso país a serviço do país dele de origem, a mãe é brasileira. E é bom lembrar que o critério territorial só pode ser excepcionado se dois requisitos estiverem presentes: (1) os dois pais devem ser estrangeiros e (2) ao menos um deles (ou ambos) deve estar no Brasil a serviço do país de origem. No caso narrado neste item, somente o requisito (2) foi cumprido, o (1) não (já que a mãe Anitta, é brasileira).

Bom, vou encerrar este 1º caminho trazendo algumas questões de provas para resolvermos juntos. Afinal, você pode estar se perguntando como é que este assunto tem sido explorado pelos examinadores... Vejamos algumas questões:

Questões para fixar

[CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Técnico Legislativo] Com relação aos princípios fundamentais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere à Constituição Federal de 1988:

Se um casal formado por um cidadão argentino e uma cidadã canadense for contratado pela República do Uruguai para prestar serviços em representação consular desse país no Brasil e, durante a prestação desses serviços, tiver um filho em território brasileiro, tal filho, conforme o disposto na CF, será brasileiro nato.

Comentário:

Essa é uma questão muito interessante! Repare que ambos são estrangeiros: o pai é argentino, a mãe é canadense. Mas ambos estão em território nacional a serviço de um terceiro país (Uruguai), e não a serviço do país de origem (Argentina ou Canadá), razão pela qual a criança aqui nascida será nata. Item verdadeiro.

Gabarito: Certo

[VUNESP - 2014 - PC - SP - Delegado] Casal de haitianos, que entrou irregularmente no território brasileiro, consegue chegar à cidade de Belém, do Estado do Pará. Estabelece-se o casal na cidade, passando ambos a trabalhar, ainda que de modo informal. A mulher engravida e a criança nasce em Belém. Nos termos da Constituição Federal de 1988, a criança, filha do casal de estrangeiros haitianos, nascida no Brasil,

(A) possuirá nacionalidade haitiana. (B) será considerada apátrida.

(C) não poderá adquirir a nacionalidade brasileira. (D) será brasileira naturalizada.

(20)

J| sabe qual é nossa resposta? É a letra ‘e’! A criança é nata. Afinal, em que pese ser filha de pais estrangeiros, ela nasceu em território nacional e os pais não estavam aqui a serviço do país de origem.

Gabarito: E

[Quadrix - 2020 - CREFONO-5° Região - Auxiliar Administrativo] Alguns autores apontam como marco inicial dos direitos fundamentais a Magna Carta inglesa (1215). Os direitos ali estabelecidos, entretanto, não visavam a garantir uma esfera irredutível de liberdades aos indivíduos em geral, mas, sim, essencialmente, a assegurar poder político aos barões mediante a limitação dos poderes do rei. (Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino. Direito Constitucional descomplicado. 16.ª ed., rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017). Segundo a Constituição Federal de 1988, julgue o item com relação aos direitos fundamentais.

Suponha‐se que um casal de estrangeiros que estava a serviço de seu país no Brasil tenha tido uma criança, nascida no território brasileiro. Nesse caso, a criança será considerada como brasileira nata.

Comentário:

Conseguiu marcar o item como falso? A criança, apesar de ter nascido em território nacional, não é brasileira nata. Afinal, a exceção inscrita na alínea ‘a’ do art. 12, I (os pais eram estrangeiros e estavam na República Federativa do Brasil a serviço de seu país de origem), impede a incidência do critério territorial.

Gabarito: Errado

[Quadrix - 2020 - CRMV-AM - Assistente Administrativo] Helmer e Lindy, estrangeiros, casados, estavam a serviço de seu país no Brasil. Lindy, grávida de oito meses, teve uma intercorrência médica, sendo necessário realizar o parto na cidade de Manaus‐AM. O filho nasceu saud|vel e foi batizado com o nome de Carlos, posteriormente indo morar no país de seus pais. Anos depois, quando já havia atingido a maioridade civil, Carlos resolveu retornar ao Brasil, onde conheceu Ana, brasileira nata, com quem se casou. O casal Carlos e Ana retornou ao país dos pais de Carlos e lá teve um filho, chamado João. Com base nesse caso hipotético e na Constituição Federal de 1988, julgue o item:

Carlos, por ter nascido no Brasil, será considerado como brasileiro nato.

Comentário:

Apesar de ter nascido em território nacional, Carlos não é brasileiro nato, pois seus pais (estrangeiros) estavam a serviço de seu país de origem aqui no Brasil, incidindo desta forma a exceção inscrita no art. 12, I, ‘a’, CF/88. Nesse sentido, podemos assinalar a assertiva como falsa.

(21)

Espero que você tenha entendido corretamente o 1° caminho. Qualquer dúvida, já sabe: vamos conversar lá em nosso Fórum!

E, para seguirmos adiante, vamos descobrir quais são as 3 outras possibilidades de alguém se tornar brasileiro nato. Um alerta antes de avançarmos: em nenhuma delas, o critério territorial será adotado. O critério territorial já está visto e estudado. Nos próximos casos, no lugar do critério territorial, trabalharemos com o critério sanguíneo. Só que este, sozinho, nunca será suficiente para a aquisição da nacionalidade brasileira primária. ‘Como assim?’, você me pergunta! Veja bem: só ser filho de nacionais não vai tornar a criança brasileira. Será sempre necessário associarmos o critério sanguíneo a algum outro critério, como os próximos itens vão mostrar. Siga na leitura!

(ii) 2º caminho: o critério sanguíneo associado ao critério funcional

O que diz nossa Constituição Federal no art. 12, I, ‘b’? Vejamos: Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

Veja que a alínea “b” da nossa Constituição estabelece que serão brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja no exterior a serviço da República Federativa do Brasil. O texto constitucional abraçou, nesta alínea, o critério

sanguíneo associado ao critério funcional: um dos pais (ou ambos) será brasileiro, e qualquer um deles

(ou ambos) deverá estar no estrangeiro a serviço da República Federativa do Brasil – o que significa desempenhar uma função ou prestar um serviço público de natureza diplomática, administrativa ou consular, a quaisquer dos órgãos da administração centralizada ou descentralizada (como as autarquias, as fundações e as empresas públicas e sociedades de economia mista) da União, dos Estados-membros, dos Municípios ou do Distrito Federal.

Vamos exemplificar, para facilitar sua compreensão. Imagine que um brasileiro tenha ido para o exterior ser embaixador do Brasil no país X e lá tenha tido um filho com uma estrangeira. A criança será brasileira nata pois é filha de pai brasileiro que está no exterior a serviço da República Federativa do Brasil. Por outro lado, se os dois pais são brasileiros mas foram para o exterior em busca de melhores condições de trabalho (isto é, por interesses pessoais) a criança lá nascida não será brasileira nata pela

(22)

Quer verificar comigo como esta alínea é exigida em prova? Claro, não é? Então vejamos mais questões!

Questões para fixar

[CESPE - 2014 - MDIC - Agente Administrativo] No que se refere aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como às funções essenciais à justiça, julgue o seguinte item:

Considere que Ana, cidadã brasileira, casada com Vladimir, cidadão russo, ocupe posto diplomático brasileiro na China quando Victor, filho do casal, nascer. Nessa situação, Victor será considerado brasileiro nato.

Comentário:

Repare que Ana (mãe) é brasileira e encontra-se em país estrangeiro (China) a serviço da República Federativa do Brasil (ela ocupa um posto diplom|tico). Logo, os dois critérios exigidos pela alínea ‘b’ estão presentes: o sanguíneo (mãe brasileira) + funcional (está no exterior a serviço de nosso país). Por isso, não há dúvida: Victor é brasileiro nato e o item é verdadeiro.

Mais uma questão? Oba! Vamos solucionar o caso de Katia!

Gabarito: Certo

[FCC - 2015 - TRE - SE - Analista Judiciário - Área Judiciária] Antônio, cidadão brasileiro e empregado público concursado do Banco do Brasil, sociedade de economia mista federal, foi transferido para a agência bancária situada na cidade de Viena, capital da Áustria, em janeiro de 2009, onde permaneceu até janeiro de 2012. Enquanto trabalhava nessa cidade, Antônio conheceu Irina, cidadã russa residente em Lisboa, com quem teve um breve relacionamento. Dessa relação, nasceu, na cidade de Salzburg, na Áustria, em abril de 2011, a menina Katia.

Considerando o caso hipotético e o texto da Constituição brasileira de 1988, a filha de Antônio e Irina:

a) será brasileira nata se os pais a tiverem registrado no consulado brasileiro e caso venha a residir no Brasil até os 18 anos.

b) é brasileira nata, independentemente de qualquer opção ou registro consular.

c) será brasileira nata se vier a residir no Brasil e opte por tal nacionalidade até um ano após a maioridade. d) será brasileira nata se os pais a tiverem registrado no consulado brasileiro e caso opte, a qualquer tempo, por tal nacionalidade.

e) não poderá acumular a nacionalidade brasileira nata que lhe seja reconhecida com eventuais nacionalidades natas austríaca e russa, que lhe sejam garantidas pela legislação desses países.

Comentário:

A questão nos fornece as seguintes informações:

(23)

(ii) Katia é filha de pai brasileiro (o critério sanguíneo se faz presente);

(iii) é filha de mãe russa (o critério sanguíneo se satisfaz com um dos pais sendo brasileiro, não havendo a necessidade de os dois serem nacionais);

(iv) o pai está no exterior à serviço da República Federativa do Brasil (critério funcional incide).

Ora, com todos esses dados coletados, podemos concluir que Katia é brasileira nata, independentemente de qualquer outro ato. Por isso, nossa resposta é a da letra ‘b’.

Temos mais uma questão! Vamos avançar e descobrir a nacionalidade de Jean:

Gabarito: B

[CESPE - 2012 - TJ - RR - Técnico Judiciário] No que se refere aos direitos e garantias fundamentais e à cidadania, julgue o próximo item:

Suponha que Jean tenha nascido na França quando sua mãe, diplomata brasileira de carreira, morava naquele país em razão de missão oficial. Nessa hipótese, segundo a CF, Jean será automaticamente considerado brasileiro naturalizado, com todos os direitos e deveres previstos no ordenamento jurídico brasileiro.

Comentário:

Como Jean nasceu na França, não podemos conceder a ele a nacionalidade primária brasileira em razão do critério territorial. Sua mãe é brasileira, o que faz o critério sanguíneo incidir. Ela estava no exterior à serviço do nosso país, pois é diplomata brasileira e estava no estrangeiro em missão oficial. Assim, não há dúvidas de que Jean é brasileiro nato, pelo art. 12, I, ‘b’. Pode marcar o item como incorreto, pois ele diz que Jean será considerado naturalizado!

Gabarito: Errado

(iii) 3º caminho: o critério sanguíneo associado ao registro

O que diz nossa Constituição Federal no art. 12, I, ‘c’-1ª Parte? Vejamos: Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

Nesta 1ª parte da alínea “c”, nosso texto constitucional determinou que será brasileira nata a criança que nasce no estrangeiro, filha de pai ou/e mãe brasileiros, desde que seja registrada em

(24)

um dos pais (ou ambos) tem a nacionalidade brasileira, mas não está no exterior a serviço da República Federativa do Brasil: deve então registrar a criança em repartição consular competente para que ela adquira nossa nacionalidade nata.

Muito cuidado com questões que digam que a criança nascida no exterior, filha de pai brasileiro/mãe brasileira (ou ambos brasileiros), registrada em repartição consular competente é brasileira naturalizada. Não, não é. É nata, ora! Pois preenche os requisitos para adquirir nossa nacionalidade primária. O examinador usa a palavra ‘naturalizada’ só para ‘derrubar’ os incautos, distraídos. Mas você, que j| conhece essa ‘armadilha’, jamais errar| uma questão desse tipo! Quer ver um exemplo? Aqui está:

Questão para fixar

[VUNESP - 2018 - Prefeitura de Bauru - SP - Procurador Jurídico] Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988:

A) É reconhecida a instituição do júri, com a organização que lhe der a lei, assegurada sua competência para o julgamento dos crimes dolosos e culposos contra a vida.

B) Ao trabalhador é reconhecido o direito à duração do trabalho normal não superior a 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais.

C) A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.

D) São brasileiros naturalizados, os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente.

E) A lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, mediante justa e prévia indenização em títulos públicos com prazo de carência de resgate máximo de 5 (cinco) anos.

Comentário:

Note que nesta questão a única alternativa que nos interessa (pois é referente ao tema que está sendo estudado) é a da letra ‘d’. Ela é falsa, em razão de ter utilizado a palavra ‘naturalizados’. Como sabemos, os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, que sejam registrados em repartição brasileira competente, são NATOS. Seu examinador fará muito isso: trocar| as palavras ‘natos’ e ‘naturalizados’ para: (i) lhe confundir; (ii) induzir os mais desatentos ao erro.

Os demais itens versam sobre temas que serão estudados em outras aulas. No entanto, vejamos o que já pode ser dito sobre cada uma das alternativas:

- Letra ‘c’: é a nossa resposta, pois é a única harmônica com a CF/88 (art. 5º, LX);

(25)

crimes culposos; art. 5º, XXXVIII, CF/88);

- Letra ‘b’: Conforme previsão do art. 7º, XIII, CF/88, ao trabalhador é reconhecido o direito à duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais (e não 40 horas semanais); - Letra ‘e’: de acordo com o art. 5º, XXIV, CF/88, a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro (e não em títulos públicos), ressalvados os casos previstos na Constituição.

Gabarito: C

[IBGP - 2020 - Prefeitura de Itabira - MG - Técnico em Edificações] Márcio é empregado de uma empresa privada brasileira. Estava a serviço da empresa na Itália, onde casou-se com uma italiana, e tiveram o primeiro filho naquele país. Márcio fez o registro de nascimento do seu filho na embaixada brasileira em Roma, com a intensão de que seu filho tivesse nacionalidade brasileira. Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, quanto a sua nacionalidade, o filho de Márcio é considerado:

A) Brasileiro nato, porque apesar de nascer em território estrangeiro, seu pai é brasileiro e o registrou em repartição brasileira competente.

B) Estrangeiro, pois nasceu fora do Brasil, e apesar de seu pai ser brasileiro, não estava a serviço da República Federativa do Brasil.

C) Estrangeiro, pois nasceu em território italiano e sua mãe tem nacionalidade italiana. D) Brasileiro naturalizado, pois seu pai é brasileiro, mas nasceu fora do território brasileiro.

Comentário:

Nossa alternativa correta é a constante da letra ‘a’, por força do disposto no art. 12, I, ‘c’-1ª parte: “São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente (...)”.

Gabarito: A

[VUNESP - 2019 - Prefeitura de Guarulhos - SP - Inspetor Fiscal de Rendas - Conhecimentos Específicos] Nos termos estritos da Constituição Federal, são brasileiros natos os:

(A) estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de vinte e cinco anos ininterruptos.

(B) nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes estejam a serviço de seu país.

(C) que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigida aos originários de países de língua portuguesa residência por dois anos ininterruptos.

(D) nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, independentemente de registro em repartição brasileira, antes de atingida a maioridade.

(26)

República Federativa do Brasil.

Comentário:

Nossa resposta est| na letra ‘e’, pois ela enuncia corretamente uma hipótese de aquisição da nacionalidade prim|ria/origin|ria, decorrente do somatório de dois critérios: o sanguíneo e o funcional (art. 12, I, ‘b’, CF/88: “São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil”).

Gabarito: E

Antes de passarmos para o 4° (e último caminho) que permite a aquisição da nossa nacionalidade primária, quero trazer uma informação adicional, que entendo que você deve conhecer, meu caro aluno: essa hipótese de aquisição da nacionalidade primária pelo filho de brasileiro (ou de brasileiros) nascido no exterior, decorrente do registro feito em repartição brasileira competente, foi inicialmente inserida pelo poder constituinte originário na redação original da Constituição de 1988. Posteriormente, todavia, ela foi suprimida pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3/1994 que, sob severas críticas, absurdamente excluiu do dispositivo constitucional a possibilidade do registro. Este último somente voltou a ser possível depois de editada a EC nº 54/2007, informalmente conhecida como a “emenda dos ap|tridas”, que recuperou e inseriu no texto constitucional a possibilidade do registro como requisito – quando associado com o critério sanguíneo – que permite a aquisição da nacionalidade primária.

Mas o que aconteceu durante todo o período em que a Emenda Revisional nº 3 esteve em vigor, de 07 de junho de 1994, data de sua promulgação, até 20 de setembro de 2007, data da promulgação da EC nº 54/2007? Ora, no transcorrer desses anos, muitas crianças, descendentes de brasileiros, nasceram no exterior e não puderam ser registradas para adquirir a condição de nacionais em razão da supressão do registro e, por isso, ficaram (muitas delas) na condição de apátridas. Para contornar essa indesejada situação, a EC nº 54/2007 inseriu o art. 95 no ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). Este artigo estabeleceu que essas crianças poderiam agora ser registradas em repartição diplomática ou consular brasileira competente (se ainda estão residindo no exterior) ou em ofício de registro (se já vieram a residir na República Federativa do Brasil), sendo o registro suficiente para a aquisição da condição de brasileiro nato.

(27)

(iv) 4º caminho: o critério sanguíneo associado ao critério residencial e a opção confirmativa

O que diz nossa Constituição Federal no art. 12, I, ‘c’-2ª Parte? Vejamos: Art. 12. São brasileiros:

I - natos:

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

Na 2ª parte da alínea ‘c’, nossa Constituição prevê a seguinte situação: a criança nasceu no exterior, é filha de pai ou mãe (ou ambos brasileiros), mas nenhum dos pais estava no exterior a serviço do nosso país, tampouco registraram a criança na repartição consular competente. Assim, a única maneira de essa criança se tornar brasileira nata é vir a residir na República Federativa do Brasil e optar, após atingir a maioridade, pela nacionalidade brasileira. Aqui temos a associação do critério sanguíneo + critério residencial + opção confirmativa.

Vamos exemplificar. Suponhamos que uma criança seja filha de mãe brasileira (que estava no exterior estudando) e pai estrangeiro, e que não tenha sido registrada em repartição consular competente. Com 10 anos de idade essa criança começa a residir no Brasil. Até aqui, ela já cumpriu dois dos três critérios: o sanguíneo e o residencial. Quando atingir a maioridade poderá comparecer perante a Justiça Federal (art. 109, X, CF/88) e optar pela aquisição da nacionalidade brasileira, cumprindo o terceiro critério, que é a opção confirmativa.

Para aplicar este caminho de aquisição da nossa nacionalidade, você deve dar atenção a dois pontos:

(i) O critério residencial se efetiva a qualquer tempo. Ou seja: o filho de brasileiros nascido no exterior pode vir residir em nosso país menor de idade, ou já maior de idade, pois não fará diferença, uma vez que o critério residencial pode ser cumprido a qualquer momento, com qualquer idade.

(ii) Por outro lado, a realização da opção confirmativa, por ser um ato personalíssimo (isto é, só pode ser praticado pela própria pessoa), somente pode ser realizada após a maioridade e, segundo entendimento do STF, muito embora seja voluntária (o sujeito fará a opção pela nacionalidade brasileira só se quiser), não é de forma livre: há de ser feita em um processo judicial que tramita perante

(28)

Um questionamento interessante que surge nesse momento é o seguinte: “E se essa criança, que nasceu no exterior e é filha de brasileiros que lá não estavam a serviço da República Federativa do Brasil, vier a residir em nosso país enquanto é menor de idade e ainda não pode fazer a opção confirmativa”? Ela será tratada de que forma?

Considero esta uma indagação muito interessante! Ora, como ela ainda não pode fazer a opção (porque é menor de idade), tampouco seus pais podem supri-la (porque é uma escolha personalíssima), ela será considerada brasileira nata para todos os efeitos até os dezoito anos. No entanto, assim que atingir a maioridade, enquanto não for efetivada a sua opção, a condição de brasileira nata ficará suspensa (a opção passa a ser uma condição suspensiva da nacionalidade). Ao fazer a opção, ela confirmará a nacionalidade, que foi adquirida quando houve o cumprimento do critério residencial (a fixação da residência no país é o fator gerador da nacionalidade).

Dito de outra forma, para o menor de idade que cumpre o requisito residencial (ou seja, que vem morar em nosso país) será concedida uma nacionalidade primária provisória, que ficará suspensa a partir da maioridade, quando a opção (dotada de efeitos retroativos) já pode ser feita. Aí, se o indivíduo quiser optar, ele pode: basta comparecer à Justiça Federal e tornar definitiva sua nacionalidade brasileira originária (nata). Se não quiser adquirir nossa nacionalidade, é só não comparecer à justiça federal e não fazer a opção.

Bom, feita a análise do 4° caminho, encerramos as hipóteses de aquisição da nacionalidade brasileira primária/originária. O esquema posto abaixo, vai lhe ajudar a fixar as informações essenciais que foram transmitidas neste item. Vamos conferir?

NACIONALIDADE PRIMÁRIA Critério territorial Critério sanguíneo Critério funcional Registro

Critério residencial + opção confirmativa ou

ou

Sozinho já é suficiente para permitir a aquisição da nacionalidade nata

Deve ser sempre somado a algum outro critério

(29)

E, agora que já sabemos quem são os brasileiros natos, precisamos treinar um pouco com questões de provas que já cobraram este ponto da nossa matéria. Anime-se! Eis o nosso primeiro desafio: desvendar a nacionalidade de Jonatas.

Questões para fixar

[FCC - 2013 - TRT 9ªR - PR - Analista Judiciário] Jonatas nasceu no Canadá. Seu pai é brasileiro e sua mãe canadense. Quando completou 10 anos, veio, juntamente com sua família, para o Brasil e aqui passou a residir. No momento em que atingiu a maioridade, Jonatas optou pela nacionalidade brasileira. Nos termos da Constituição Federal, Jonatas:

a) é considerado brasileiro e canadense, ou seja, tem obrigatoriamente dupla nacionalidade. b) é considerado brasileiro naturalizado.

c) não pode optar por nacionalidade, pois em razão de sua moradia ininterrupta no Brasil, adquire obrigatoriamente a nacionalidade brasileira.

d) é considerado canadense. e) é considerado brasileiro nato.

Comentário:

Considero essa questão muito interessante. A começar pelo fato de ela nos lembrar de um detalhe muito importante: estamos estudando as regras referentes à nacionalidade brasileira e não as regras mundiais de aquisição de nacionalidade em todos os países. Isso significa que você não precisa se preocupar com os critérios de concessão de nacionalidade que são adotados pelos outros Estados Nacionais; você deve se concentrar em concluir se o sujeito apresentado pela questão é ou não brasileiro! Veja que a questão em estudo menciona nas alternativas ‘a’ e ‘d’ que Jonatas é canadense. Se você estranhou essas afirmações e se perguntou mentalmente “Como é que eu vou saber se ele é canadense se eu não conheço as regras daquele país quanto { aquisição da nacionalidade?!” você merece palmas! Afinal, detectou r|pido que não é isso que está em discussão na questão. A FCC (banca examinadora que elaborou este caso) quer saber de você se Jonatas é brasileiro ou não. E sendo brasileiro, se ele é nato ou naturalizado. Ninguém vai lhe perguntar em prova se o personagem da questão é boliviano, canadense, francês, etc. Queremos saber, simplesmente, se ele é ou não brasileiro. Pois bem: de acordo com o critério de aquisição da nacionalidade previsto no art. 12, I, ‘c’, CF/88 Jonatas ser| considerado brasileiro nato. Isso porque ele nasceu no estrangeiro, sendo filho de pai brasileiro; veio residir na República Federativa do Brasil e optou, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. Neste sentido, a assertiva ‘e’ é a nossa resposta.

Vamos seguir. Na próxima questão, nosso desafio é solucionar as dúvidas de Ednaldo e José Carlos.

Gabarito: E

(30)

Áustria e era filho de pai brasileiro e mãe austríaca, os quais trabalhavam em uma organização civil protetora dos animais. Ednaldo nunca residiu em território brasileiro. José Carlos, 21 anos de idade, filho de pais austríacos, por sua vez, nasceu no Brasil na época em que os seus pais trabalhavam na embaixada austríaca, tendo em seguida viajado para a Áustria, de onde nunca mais saiu. À luz da sistemática constitucional e da análise das informações fornecidas na narrativa acima, é correto afirmar, a respeito dos dois amigos, que: a) José Carlos não pode ser considerado brasileiro nato;

b) Ednaldo é brasileiro nato; c) José Carlos é brasileiro nato;

d) Ednaldo será brasileiro nato caso venha a residir no Brasil; e) os amigos somente podem vir a naturalizar-se brasileiros.

Comentário:

O que você achou desta questão? Muito complexa? Pois é. O examinador narra dois casos diferentes em uma mesma questão provavelmente para lhe induzir a confundir os personagens e a situação de cada um.

Minha dica para você: separe as histórias e faça uma análise individual de cada uma delas.

Vamos iniciar com Ednaldo: de acordo com o art. 12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição brasileira competente (critério sanguíneo + registro), ou então, caso tivesse residido no Brasil e optado, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira (critério sanguíneo + critério residencial + opção confirmativa). A questão nada diz sobre o registro, então não podemos pressupô-lo. por outro lado, a questão nos diz expressamente que ele nunca veio residir no Brasil. Neste caso, a única conclusão sobre Ednaldo é: ele pode se tornar brasileiro nato, mas terá que um dia vir a residir no Brasil e fazer a opção confirmativa. Por enquanto, não é brasileiro.

Sobre José Carlos: em nenhuma hipótese poderá ser considerado brasileiro nato, já que seus pais estavam no Brasil, quando do seu nascimento, a serviço de seu país origem, isso é, em situação que impede a aquisição da nacionalidade brasileira nata pelo critério territorial.

Tudo isso considerado, podemos assinalar a resposta da letra ‘a’: de fato, José Carlos não pode ser considerado brasileiro nato.

Só um cuidado: se você pensou em marcar a letra ‘d’, observe que Ednaldo não se tornaria brasileiro nato só residindo aqui no Brasil, pois ele teria que também fazer a opção confirmativa.

Topa mais uma questão?

Gabarito: A

[FCC - 2012 - Analista Judiciário - TST] Alícia, brasileira nascida na cidade de Porto Alegre, trabalha como chefe de cozinha, e conhece Paul, canadense, também chefe de cozinha, ao frequentar um curso específico na cidade de Toronto. Ambos iniciam relacionamento amoroso e se casam no Canadá, fixando residência na cidade de Toronto. Após um ano de casamento, nasce Mila, fruto da união do casal, em uma maternidade

(31)

local. Mila é registrada em repartição brasileira. Neste caso, de acordo com a Constituição da República brasileira, Mila:

a) será considerada brasileira nata se vier a residir na República Federativa do Brasil e optar, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

b) será considerada brasileira nata se vier a residir no Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optar a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

c) será considerada brasileira nata se vier a residir no Brasil e optar a qualquer tempo pela nacionalidade brasileira.

d) é considerada brasileira nata.

e) será considerada brasileira nata se vier a residir na República Federativa do Brasil, antes de atingir a maioridade.

Comentário:

Sugiro iniciarmos a resolução desta questão respondendo a duas perguntas básicas: (i) onde Mila nasceu e (ii) quem são os seus pais? Bom, Mila nasceu no Canadá, sendo filha de mãe brasileira e pai canadense. Apesar de o critério territorial não incidir, o sanguíneo se apresenta. Isso definido, você deve se perguntar: “A mãe de Mila estava no exterior { serviço da República Federativa do Brasil?” Não. Então, o critério do art. 12, I, ‘b’, não se aplica. Para Mila ser brasileira nata restaram dois caminhos: (i) ou os pais a registram em repartição consular competente ou (ii) ela vem residir em território nacional e, depois de completar a maioridade, ela faz a opção confirmativa. A questão narrou para nós que Mila foi registrada, o que significa que tivemos a reunião do critério sanguíneo ao registro, o que é suficiente para que ela seja considerada brasileira nata! Daí porque nossa resposta é a da letra ‘d’. É nítido que o examinador tenta lhe confundir, dizendo que ela teria que vir a residir no Brasil e fazer a opção confirmativa. Mas isso não é necessário para quem já foi registrado. Portanto, tenha atenção com esses artifícios do examinador!

Gabarito: D

[CESPE - 2019 - SEFAZ-RS - Auditor Fiscal da Receita Estadual - Bloco II] Felipe é brasileiro naturalizado e foi morar no Japão, onde se casou com Júlia, uma mexicana. Quando Júlia estava a serviço de seu país na Alemanha, nasceu Alberto, filho do casal, que não foi registrado no consulado brasileiro nem no mexicano. Aos vinte anos de idade, Alberto veio para o Brasil, onde instaurou residência e, ato contínuo, optou pela nacionalidade brasileira.

Nessa situação hipotética, no que diz respeito à nacionalidade, a CF estabelece que Alberto A) é alemão e brasileiro, tendo obrigatoriamente dupla nacionalidade.

B) é brasileiro naturalizado. C) é brasileiro nato.

Referências

Documentos relacionados

12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição

12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição

12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição

A) Juan é brasileiro nato e, caso venha a residir no Brasil, não precisará de nenhum ato para consolidar a nacionalidade brasileira. B) Juan é brasileiro nato;

12, I, “c”, embora ele seja filho de um pai brasileiro, somente poderia ser considerado brasileiro nato caso seu nascimento tivesse sido registrado em repartição

[VUNESP - 2018 - Prefeitura de Bauru - SP] Julgue a assertiva que discorre sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988. São

No entanto, ele não é adotado pelo nosso texto constitucional de forma isolada, pois também concedemos a nacionalidade originária via critério sanguíneo —

A) Juan é brasileiro nato e, caso venha a residir no Brasil, não precisará de nenhum ato para consolidar a nacionalidade brasileira. B) Juan é brasileiro nato;