• Nenhum resultado encontrado

Que possamos nos dedicar a oferecer e desenvolver sempre o melhor para o reino de Deus.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Que possamos nos dedicar a oferecer e desenvolver sempre o melhor para o reino de Deus."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

APRESENTAÇÃO

A educação em geral e a vida acadêmica exigem fundamentação, pesquisa, manejo e produção de conhecimento adquirido. Para tanto, é imprescindível conhecer os recursos sistemáticos disponíveis para que se recorra ao que for mais eficiente. Os respectivos procedimentos se inserem não apenas na prática, mas também no mundo das ideias.

Cada um de nós, como líderes e representantes do evangelho de Jesus, devemos nos esmerar para observar e apreender todas as ferramentas e conhecimentos que enalteçam e valorizem nossa identidade evangélica.

Que possamos nos dedicar a oferecer e desenvolver sempre o melhor para o reino de Deus.

Com muita honra, disponibilizo aqui, este singelo material, resultado de minha prática, leitura e pesquisa.

Bons Estudos.

(4)

INTRODUÇÃO

As universidades exigem para a fase de entrega de trabalhos de conclusão de curso (TCC), as normas técnicas usadas internacionalmente e regulamentadas no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).Elas têm a função de uniformizar a apresentação dos trabalhos de pesquisa, criando um padrão de compreensão que pode ser identificado por pesquisadores do mundo todo. adequar um trabalho às normas da ABNT não é uma tarefa fácil.Além de conhecer as regras gerais, o aluno precisa estar antenado sobre as exigências de sua universidade, já que, por exemplo, o tipo de fonte permitido pode variar entre as instituições. É importante iniciar o trabalho já dentro das normas, e não deixar somente para o final. Algumas universidades exigem as normas da APA. Estas normas surgiram com o manual de estilo da American PsychologicalAssociation (APA) e são amplamente utilizadas, em sua totalidade ou com alterações, por diversos periódicos científicos e instituições acadêmicas. Tendo sido publicado pela primeira vez em 1929, o Estilo APA teve diversas reedições ao longo dos anos, a fim de atualizar as normas e adequá-las às novas necessidades encontradas pela pesquisa científica, sendo que última atualização do Estilo APA foi lançada em 2009.As normas APA são muito utilizadas para formatar as citações e referências bibliográficas no texto do trabalho.

(5)

1. FORMATAÇÃO

Para a formatação do seu trabalho utilize o resumo abaixo e também assista vídeos explicativos disponíveis no youtube. Sugestão:Vídeo Aula - Formatação trabalhos Normas ABNT

Formato: papel A4 (21 cm x 29,7 cm) na vertical.Numeração das páginas: feita a partir da folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Clicar em Layout ; Configurar página; cabeçalho e insira 2 cm para o campo superior direito da folha.Margens: Clique em Layout na barra superior de seu computador e insira nas margens superior e esquerda 3 cm de distância da borda da página; e nas margens inferior e direita, 2 cm.

Espaçamento simples em todos os itens da capa e contra capa.Elementos centralizados e em letra caixa alta. Clicar em Parágrafo e escolher o espaçamento simples e alinhamento centralizado. Fonte do texto: Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Para os demais itens do trabalho escolher espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. Todos os títulos do trabalho devem estar em letra maiúscula tamanho 14 e em negrito e os subtítulos com letras minúsculas, com exceção apenas da letra inicial devidamente numerados, tamanho 12 e em negrito. Cada título ou subtítulo deverá ser separado do texto por apenas um enter.Os parágrafos do trabalho serão de 1,25 cm que a tecla do computador geralmente já traz formatado.Ascitações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas no tamanho 10 e espaçamento simples.

(6)

2. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Encontram-se antes do corpo do trabalho.

1 A capa leva o nome da instituição de ensino, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.

2 A folha de rosto apresenta nome do autor, título, cidade e ano, além de uma nota descritiva, que contenha os dados, objetivo do trabalho e nome do orientador.

3 A dedicatória é um espaço para o autor prestar homenagens. Os agradecimentos, para citar aqueles que contribuíram com a pesquisa. A epígrafe é uma frase relacionada ao trabalho, que tenha servido de inspiração para o autor. Elemento opcional.

4 O resumo sintetiza em um parágrafo as ideias do trabalho. Deve ter de 150 a 500 caracteres, ser escrito em voz ativa e na terceira pessoa do singular. Também deve conter palavras-chave que identifiquem o tema.

5 As listas devem trazer os títulos de elementos (ilustrações, tabelas, etc.) e os números das páginas em que se encontram. Elemento opcional.

6 O sumário enumera as divisões e seções do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. Deve ser alinhado a esquerda, sem recuo.

(7)

3. ELEMENTOSTEXTUAIS Compõem o corpo do trabalho.

1 A introdução é a parte inicial do texto. Deve trazer os temas tratados no trabalho, delimitação, justificativa, objetivo da pesquisa e procedimentos adotados.

2 O desenvolvimento é o corpo do trabalho, a parte principal, onde deve constar uma exposição ordenada do assunto.

3 A conclusão é onde o autor faz uma recapitulação sintética do assunto e dos resultados da pesquisa, avaliando a contribuição e os méritos de seu trabalho.

(8)

4. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Encontram-se no final.

1 As referências bibliográficas são uma relação de todos os documentos consultados e citados ao longo da pesquisa. Devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem alfabética.

2 O apêndice é um documento elaborado pelo autor do trabalho, destinado a complementar uma ideia. Elemento opcional.

3 O anexo é um documento que não foi elaborado pelo autor, mas serve para fundamentar ou ilustrar uma ideia. Apêndices e anexos são identificados com letras maiúsculas, travessão e título. Elemento opcional.

(9)

5. CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

Diretas: trazem o sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano de publicação e página da citação, entre parênteses e separados por vírgula. Citações com menos de três linhas são feitas no corpo de texto, entre aspas duplas. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com um recuo de 4 cm, sem aspas.

Indiretas: devem ter o sobrenome do autor e o ano da publicação, entre parênteses e separados por vírgula.

Em latim

Apud: se você usou o texto de um autor que aparece no trabalho de outro, deve usar a expressão "apud" (citado por). Você consultou a obra de João Silva, que citou Carlos Vieira: (VIEIRA, 2000 apud SILVA, 2001).

Et al: referências com mais de três autores devem trazer o sobrenome do primeiro autor, seguido pela expressão "et al." (e outros).

Livros: contêm o sobrenome do autor em letras maiúsculas, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação:

MARTIN, Marcel. A Linguagem Cinematográfica. 1ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.

Sites: páginas e documentos encontrados na internet devem trazer o link e data de acesso:

CAMARGO, Paulo. "Noé é uma obra reflexiva". 2014. Disponível em: . Acesso em: 25/03/2014.

(10)

6. NORMAS APA

São utilizadas para formatar as citações e referências bibliográficas no texto do trabalho conforme solicitada por algumas universidades. O sistema utilizado pelas Normas APA é autor-data, isto é, o sobrenome do autor e o ano de publicação. Portanto, o texto deve ser documentado citando o autor e a data de publicação dos trabalhos pesquisados e consultados, sendo que todos os autores citados no texto devem estar presentes nas referências com as informações completas.Uma citação em um artigo necessita da inclusão do nome do autor da fonte, que comumente ocorre nas frases que introduzem o material citado, da data de publicação e um número de página entre parênteses, se houver. No final do artigo, uma lista das referências fornece a informação completa sobre a publicação da fonte, sendo que essa lista deve ser apresentada pela ordem alfabética do último nome dos autores ou dos títulos dos trabalhos, caso não existam autores. Segundo as normas APA, os trabalhos com um autor devem ser o sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, independente de estarem fora ou dentro dos parênteses.Exemplo:No texto: (Giddens, 1978) ou Giddens (1978)Nas referências: Giddens, A. (1978). Novas regras do método sociológico. Rio de Janeiro: Zahar.

Quando um trabalho tem dois autores, citar os sobrenomes seguidos da data de publicação toda vez que a referência ocorrer no texto.Exemplos:No texto: Moody e White (2003) ou (Moody & White, 2003).Nasreferências: Moody, J., & White, D. R. (2003) Structural cohesion and embeddedness: a hierarchical concept of social groups. American SociologicalReview, 68(1), 103-127.

Quando um trabalho tem três, quatro ou cinco autores, acrescentar todos os sobrenomes na primeira citação seguida da data de publicação. Nas subsequentes, incluir apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — entre parênteses.Exemplos:No texto (1ª citação): Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto e Bonadio (2004) ou (Alves Filho, Cerra, Maia, Sacomano Neto, &Bonadio, 2004). No texto (citações subsequentes): Alves Filho et al. (2004) ou (Alves Filho et al., 2004). Nas referências: Alves Filho, A. G., Cerra, A. L., Maia, J. L., Sacomano Neto, M., &Bonadio, P. V. G. (2004). Pressupostos do gerenciamento

(11)

da cadeia de suprimentos: evidências de estudos sobre a indústria automobilística. Gestão & Produção, 11(3), 275-288.

Quando um trabalho tem seis ou mais autores, citar apenas o sobrenome do

primeiro autor seguido de et al. e a data de publicação — nas referências

acrescentar todos os autores. Exemplos: No texto: Alves Filho et al. (2001)Nas referências: Alves Filho, A. G., Rachid, A., Nogueira, E., Donadone, J. C., Martins, M. F., Truzzi, O. M. S., Bento, P. E. G., Martins, R. A., &Vanalle, R. M. (2001). O consórcio modular e seus impactos na cadeia de suprimentos da fábrica de motores VW-São Carlos (Relatório Final, Projeto Temático, Processo FAPESP 97/13071-9). São Carlos, SP, Universidade Federal de São Carlos.

Corporações, associações, órgãos governamentais, entre outros, deverá ser escrito por extenso na primeira citação e abreviado a partir de então. Exemplos:No texto (1ª citação): Banco Central do Brasil [BACEN] (2003). No texto (citações subsequentes): BACEN (2003) ou (BACEN, 2003). Nas referências: Banco Central do Brasil. (2003). Anuário de crédito rural. Recuperado em 10 novembro, 2003, de http://www.bcb.gov.br/htms/CreditoRural/2001/rel53211.pdf

Inclusive materiais legais (leis), citar no texto as primeiras palavras do título, ou o título inteiro se ele for curto e o ano. Na lista de referências coloque o título na posição do autor.Exemplos:No texto: Lei n. 9.984 (2000) ou Constituição (1988). Nas referências: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1998).

Brasília. Recuperado em 10 abril 2007, de

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

Citação de um trabalho discutido em fonte secundária, indicar o autor da obra original e o ano (se possível), logo após acrescentar “como citado em” o autor, ano e página da obra utilizada para consulta. Na lista de referências indicar apenas os dados da obra secundária (material que foi utilizado como meio de consulta para a citação). No caso de citação direta é obrigatório a indicação da página.Exemplos:No texto: DenDulk et al. (1999 como citado em Rego & Souto, 2004, p. 32).Nas referências: Rego, A., & Souto, S. (2004). Comprometimento organizacional em

(12)

organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro. Revista de Administração de Empresas, 44(3), 30-43.

Para citar Livros, caso a cidade onde se localiza a Editora não seja uma cidade conhecida, acrescente o Estado ou País (usar abreviaturas para o Estado). Coloque dois pontos após a localização. Se duas ou mais localidades de publicação são apresentadas, indicar a localidade primeiramente listada no livro ou, caso especificado, a localização da matriz da editora. Exemplo: Toffler, A. (1994). O choque do futuro (5a ed.). Rio de Janeiro: Recorde.

6.1 Periódicos científicos, revistas e boletins

Indicar o número do volume (em itálico) e número da edição (quando houver) para periódicos científicos, revistas e boletins informativos.

Exemplo:

Peci, A. (2007). Reforma regulatória brasileira dos anos 90 à luz do modelo de Kleber Nascimento. Revista de Administração Contemporânea, 11 (1), 11-

6.2 Periódico eletrônico

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do artigo. Nome do eletrônico Periódico, volume (número), páginas. Recuperado em dia mês, ano, endereço eletrônico completo. Exemplo: Santos, C. P. dos, & Fernandes, D. H. von der (2007). A recuperação de serviços e seu efeito na confiança e lealdade do cliente. RAC-Eletrônica, 1 (3), 35-51. Recuperado em 5 dezembro, 2007, de http://anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?Revista=3

(13)

6.3 Artigo de revista

Indicar a data apresentada na publicação – ano e mês para publicações mensais ou ano, mês e dia para publicações semanais e/ou diárias, acrescentar o volume, o número (se houver) e páginas (número de páginas).Exemplo:Schwartz, J. (1993, September 30). Obesity affects economic, social status. The Washington Post, pp A1, A4.

6.4 Tese e dissertação

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicação). Título do Trabalho. Tipo do documento, Instituição, cidade, estado, país.Exemplo:Nogueira, E. E. S. (2000).

Identidade organizacional – um estudo de caso do sistema aduaneiro brasileiro.

Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

6.5 Documentos eletrônicos

Devem indicar o ano de publicação ou, caso a fonte seja atualizada regularmente, a data de atualização mais recente. Após o título, usar os termos “recuperado” ou “de” e indicar o endereço eletrônico, permitindo o acesso imediato ao documento.Exemplo:Famá, R., &Melher, S. (1999)Estrutura de capital na América Latina: existiria uma correlação com o lucro das empresas? Recuperado em 15 abril, 2004, de http://www.fia.com.br/labfin/ pesquisa/artigos/arquivos/1.pdf

(14)

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Escrever e formatar corretamente trabalhos em geral ou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma técnica fundamental que deve ser dominada pelo aluno. Exige esforço, mas existem muitos materiais de auxílio disponíveis online para capacitar todos os interessados.

Sugere-se que faça as devidas formatações no esqueleto do seu trabalho para depois escrever o texto e aprofundá-lo já nas normas exigidas.

A maioria das Universidades exige as normas ABNT. Outras exigem mais de uma ABNT e APA. E ainda, algumas exigem três ou quatro modelos de normas.

Aqui temos apenas um reforço, um simples caminho para facilitar na construção dos trabalhos científicos.

Conclui-se que o domínio das normas técnicas torna os trabalhos coerentes, coesos e dentro dos padrões exigidos para um bom nível de acordo com as exigências solicitadas nas instituições de ensino, em geral.

(15)

REFERÊNCIAS

Blog do Mettzer. Guia completo de formatação nas normas APA. Disponível em:<https://blog.mettzer.com/normas-apa> . Acesso em 13/01/2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ª edição. São Paulo. 1993.

MIRANDA. Fabiano. Regras da ABNT. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá