• Nenhum resultado encontrado

AGRADECIMENTOS. À Secretaria de Tecnologi a da Informação pelo apoio e esforço despendido na implantação do Sistema Integra neste Regional.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRADECIMENTOS. À Secretaria de Tecnologi a da Informação pelo apoio e esforço despendido na implantação do Sistema Integra neste Regional."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

AGRADECIMENTOS

Ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina por nos assessorar na implantação do Sistema Integra no âmbito do Distrito Federal cedendo gentilmente o Sistema e todo o material necessário ao seu funcionamento.

Ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios que não mediu esforços para implantar nova sistemática de comunicação de dados à Justiça Eleitoral, contribuindo para o alcance de meta de sustentabilidade

estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o Poder Judiciário, no tocante à limitação de gastos com papel e ao uso consciente

dos recursos naturais, cuja degradação é causa de preocupação mundial. À Secretaria de Tecnologi a da Informação pelo apoio e esforço despendido

na implantação do Sistema Integra neste Regional.

Aos Cartórios da 1ª e 3ª Zonas Eleitorais, por se proporem a participar do Projeto-Piloto e envidarem esforços para adequação do sistema às

(3)

Sumário

Introdução...4

TUTORIAL – INTEGRA e SADP... ...5

Título 1 – Composição da nova sistemática...5

Título 2 – Fluxo informatizado...5

Título 3 – Notificação e consulta ao relatório do SADP... ...6

Título 4 – Recebimento dos documentos eletrônicos ...11

Título 5 – Triagem dos documentos – SADP e ELO...12

Título 6 – Tratamento dos documentos eletrônicos...13

Título 7 – Procedimentos para comunicações já tratadas pelo cartório...18

Título 8 - Notificação de exclusão de ocorrência do TJDFT...19

Legendas e Siglas:

TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios SADP – Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos BPSDP - Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos

INFOSEG - Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização

INTEGRA - Sistema Informatizado de Comunicação de Direitos Políticos MPC - Manual de Práticas Cartorárias

(4)

INTRODUÇÃO

Conforme noticiado no Ofício-Circular nº. 2463/2013-VPCRE, o Sistema INTEGRA é uma ferramenta eletrônica capaz de otimizar o tratamento e a comunicação de atos ensejadores de suspensão e restabelecimento de direitos políticos, a que se refere o art. 15 de nossa Carta Constitucional, recebidas nos Tribunais Regional Eleitorais, advindas dos Tribunais de Justiça, de forma rápida e eficiente.

A implantação do referido Sistema, agrega celeridade e economicidade de recursos públicos, face à considerável diminuição no consumo de materiais como papel, etiquetas, tonner e espaço físico para arquivamento de expedientes, o que contribui para o alcance de meta de sustentabilidade estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para o Poder Judiciário, no tocante à limitação de gastos com papel e ao uso consciente dos recursos naturais.

A fim de orientar os servidores dos Cartórios Eleitorais acerca dos procedimentos a serem realizados quando da implantação do Sistema, adaptamos o Tutorial disponibilizado pelo TRE/SC à realidade deste Regional, para que sejam capazes de realizar os procedimentos no Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos – SADP para o tratamento dos dados compilados pelo Sistema INTEGRA, referentes às comunicações eletrônicas de condenação e extinção de punibilidade disponibilizadas pelo TJDFT em razão do Convênio firmado com o TRE/DF, de nº 02/2013.

É de se esclarecer que durante o período de transição para a nova sistemática que, em primeira etapa, ocorrerá no âmbito da 1ª(Primeira) e 3ª(Terceira) Zonas Eleitorais, e, em segunda etapa, em todos os cartórios eleitorais do Distrito Federal, os documentos eletrônicos gerados pelo Sistema INTEGRA devem ser conferidos e confrontados com as demais informações constantes dos ofícios recebidos pelos cartórios eleitorais e com o andamento processual disponibilizado no site do TJDFT (www.tjdft.jus.br), pois será com base neles que os códigos ASE serão anotados no Sistema.

O material foi organizado em Tutoriais, apresentando o passo a passo de todas as tarefas a serem desenvolvidas. Para melhor compreensão do funcionamento do Sistema INTEGRA e sua interação com o SADP recomendamos a leitura prévia do material aqui disposto.

(5)

TUTORIAL – INTEGRA e SADP Título 1 – Composição da nova sistemática

1.1 A comunicação eletrônica de Direito s Políticos compreende os seguintes módulos:

Módulo Funcionalidades automáticas

INTEGRA Recebimento dos dados do TJDFT, batimento com o Cadastro Eleitoral e inclusão no SADP e envio de e-mail com notificação à Zona Eleitoral de destino.

SADP Protocolização e registro dos documentos eletrônicos, tramitação do arquivo anexado.

Título 2 – Fluxo informatizado

2.1 Indicamos a seguir as principais etapas para melhor compreensão do funcionamento da nova sistemática:

I - recebimento pelo INTEGRA dos dados oriundos do TJDFT, relativos às comunicações de condenação e extinção de punibilidade;

II - batimento automático dos dados com o Cadastro Eleitoral, utilizando-se como parâmetro o nome do réu, a data de nascimento e a filiação;

III - geração automática dos documentos eletrônicos pelo INTEGRA, com a indicação dos dados do processo crime e do Cadastro Eleitoral, quando localizados;

IV - protocolização e registro automáticos no SADP de todos os documentos eletrônicos gerados pelo INTEGRA;

V - encaminhamento automático à Zona Eleitoral de inscrição, via SADP, dos documentos eletrônicos anexados pelo INTEGRA, relativos a eleitores em situação cancelada, regular ou suspensa, com notificação por e-mail do respectivo número de protocolo;

VI - encaminhamento automático à Zona Eleitoral, via SADP, dos documentos eletrônicos anexados pelo INTEGRA, relativos a pessoas não identificadas pelo batimento eletrônico – “sem resultado”, cujo processo é oriundo de Vara Criminal abrangida pela área de jurisdição da Zona Eleitoral, com notificação por e-mail do respectivo número de protocolo;

VII – encaminhamento automático à Corregedoria Eleitoral, via SADP, dos documentos eletrônicos anexados pelo INTEGRA, relativo a eleitores com inscrição cancelada, regular ou suspensa em outro Estado.

VIII – vinculação das comunicações de condenação e extinção pelo número do processo de condenação criminal, inclusive com a utilização do mesmo número de protocolo.

(6)

2.2 A atualização do sistema no TJDFT gerará novo documento eletrônico no INTEGRA em relação a processo criminal e de execução já informados, desarquivando o protocolo enviado anteriormente. Nesse caso será mantido o mesmo número de protocolo do SADP, preservando-se os dados anteriormente comunicados. O Sistema também sinalizará os dados que foram atualizados no novo documento em negrito e com (*) asterisco. 2.3 Na comunicação de extinção de punibilidade, o SADP vinculará o número do processo criminal ao processo de execução, para efeito de restabelecimento de direitos políticos e registro de inelegibilidade, quando houver processamento prévio pelo INTEGRA da ocorrência da condenação.

2.4 Havendo divergência de dados a CREDF deverá ser comunicada pelo endereço de e-mail seaca@tre-df.gov.br, com descrição do erro detectado e o envio em anexo dos documentos digitalizados relativos à inconsistência.

Título 3 – Notificação e consulta ao relatório do SADP

3.1 A notificação automática por e-mail à Zo na Eleitoral auxilia na identificação dos protocolos enviados pelo SADP, além de permitir a pesquisa dos registros recebidos (ver Título 2, item 2.1).

3.2 Importante: Caso não seja visualizado o documento de comunicação do INTEGRA anexado ao SADP, será n ecessário incluir na configuração de “Detalhes” no SADP o item “Tramitação-Internos”, como mostrado nas figuras a seguir:

3.2.1 Acessar o menu “Consultar”, item “Consultar Processos”

3.2.2 Selecionar o item “Tramitação - Internos” entre os disponíveis na área detalhes e incluí-lo entre os seus itens selecionados clicando no botão “>”.

(7)
(8)

3.2.4 Para conferir basta acessar a guia “Detalhes” de um processo.

3.3 Será possível consultar os protocolos a serem tratados por meio do relatório disponibilizado no SADP, de acordo com as figuras abaixo.

Figura - Relatórios - Menu principal e sub menus

(9)

Figura – Identificação da Zona Eleitoral.

(10)

3.5 Para facilitar o gerenciamento dos protocolos recebidos por e-mail, as

mensagens poderão ser armazenadas em pasta específica do Outlook, conforme telas a seguir:

(11)

3.5.1 A configuração deverá ser realizada por meio do menu Ferramentas \

Regras para mensagens \ Email, conforme figura a seguir:

3.5.2 Selecionar a opção “Movê-la para a pasta específica”. Selecionar a pasta “INTEGRA”

Título 4 – Recebimento dos documentos eletrônicos

4.1 Os procedimentos cartorários para o recebimento dos documentos eletrônicos são os seguintes:

I. recebimento no SADP dos documentos gerados pelo INTEGRA, triagem e demais providências indicadas no Manual de Práticas Cartorárias, com vistas ao lançamento do código de ASE (ver normas referentes aos Direitos Políticos – atualmente, Módulo III, Título I, Capítulo II, Seção II);

II. na hipótese de eleitores não localizados no batimento INTEGRA X ELO, o protocolo deverá ser encaminhado via SADP à Zona Eleitoral a que pertence a inscrição;

III. caso o eleitor possua inscrição cancelada em qualquer UF, ou suspensa e regular em outra UF, ou, ainda, trata r-se de pessoa sem inscrição, o protocolo deverá ser encaminhado via SADP à CRE.

(12)

4.2 As comunicações de óbito, conscrição, interdição, medidas de segurança e condenação por improbidade administrativa continuarão a ser encaminhadas à Justiça Eleitoral de acordo com os procedimentos existentes (via ofício).

ATENÇÃO: Informamos que deverão ser recebidos e protocolizados os documentos prestados pelo próprio eleitor que informar a cessação do impedimento em relação às restrições dos Direitos Políticos.

Deverá ser atualizado o protocolo, com a juntada, se for o caso, para apreciação do Juiz Eleitoral, se ainda estiver suspensa a inscrição eleitoral e relação ao respectivo processo criminal;

Caso não conste o recebimento da extinção de punibilidade no SADP, será necessário consultar a CREDF para averiguar eventual inconsistência.

Título 5 – Triagem dos documentos – SADP e ELO

5.1 A triagem é necessária para identific ar a Zona Eleitoral competente para o tratamento das comunicações de Direitos Políticos.

5.2 O servidor deverá pesquisar o número do protocolo no SADP (conforme Título 3), abrir o documento eletrônico anexado e proceder à triagem mediante consulta no ELO antes de imprimi-lo.

5.3 A pesquisa deverá ser realizada de acordo com os parâmetros indicados no Manual de Práticas Cartorárias (Atual Módulo II, Título II, Capítulo IV), menu Eleitor/Atendimento/Consulta Eleitor, priorizando-se, em caso de eleitor não localizado no cadastro Eleitoral ou na BPSDP, a consulta pelo nome da mãe do apenado e a consulta combinada com os três parâmetros (nome, nome da mãe e data de nascimento).

5.4 A inscrição eleitoral ou registro na BPSDP localizado no ELO deve obrigatoriamente corresponder ao nome, data de nascimento e filiação constantes do documento eletrônico.

5.5 O resultado da consulta no ELO poderá indicar: (a) situação do eleitor no Cadastro Eleitoral;

(b) a existência de registro na BPSDP; ou

(c) a inexistência de inscrição eleitoral, cujas comunicações serão tratadas em conformidade com o Título seguinte, item 6.3.

5.6 Não há necessidade de validação das informações por meio de consulta periódica ao andamento processual disponibilizado no site do TJDFT

(www.tjdft.jus.br), pois as comunicações eletrônicas refletem os dados

constantes nos referidos banco de dados.

5.7 É aconselhável a realização da consulta ao andamento processual nos casos de atualização de dados recebidos pelo INTEGRA, para apreciação pelo Juiz Eleitoral acerca da necessidade de retificação no Cadastro Eleitoral.

(13)

5.8 Havendo divergência de dados, a CREDF deverá ser comunicada pelo endereço de e-mail seaca@tre-df.gov.br, com descrição do erro detectado e o envio dos documentos digitalizados relativos à inconsistência, em anexo.

Título 6 – Tratamento dos documentos eletrônicos

6.1 Para documentos relativos a eleitores da própria Zona Eleitoral em situação CANCELADA, REGULAR ou SUSPENSA:

6.1.1 Após a triagem (Título 5), imprimir o documento eletrônico e o espelho da consulta do Cadastro Eleitoral para instrução do protocolo referente à análise do exercício dos de Direitos Políticos ou procedimento DP.

6.1.2 A atualização de andamento das inform ações no SADP será realizada de acordo com os procedimentos adotados pelo cartório eleitoral para o tratamento das comunicações de direitos políticos (atualmente, Módulo III, Título I, Capítulo II, Seção II), conforme segue:

I – para tratamento de comunicação individual: atualizar o andamento do protocolo no SADP; ou

II – para autuação individual em processo DP: autuar no SADP e atualizar o trâmite processual;

III – para autuação coletiva: autuar no SADP e fazer a juntada dos demais protocolos no processo existente, atualizando o andamento processual.

6.2. Para documentos relativos a eleitores inscritos em outra Zona Eleitoral do DF em situação CANCELADA, SUSPENSA ou REGULAR: 6.2.1 Após a triagem (Título 5), enviar pelo SADP os documentos eletrônicos da seguinte maneira:

I – inserir o número do protocolo gerado pelo INTEGRA na janela Selecionar documentos/processos e selecionar a Função 4 (Registrar Informações Complementares);

II – na janela seguinte (Registrar Informações Complementares), no campo “Andamento”, escolher a opção Situação Cadastro Eleitoral e informar no campo “Complemento”, o número do título eleitoral encontrado e sua situação eleitoral no Cadastro (REGULAR, SUSPENSA etc).

(14)

Figura – SADP – Situação Cadastro Eleitoral III – Em seguida clicar no botão “Efetivar e registrar novo”

IV – Após, no campo “Andamento” escolher a opção Remessa de documento do Sistema INTEGRA para anotação do código ASE;

V – clicar em Efetivar e sair;

VI – inserir novamente o número do protocolo, clicar em Enviar;

VII - no campo “Destino” selecionar ZE respectiva da inscrição e indicar no campo “Finalidade” a opção Remessa de documento do Sistema INTEGRA para anotação do código ASE;

VIII – clicar em Enviar.

(15)

IX – Ao enviar o protocolo, o SADP irá notificar automaticamente, via e-mail, a ZE selecionada, informando a existência do protocolo a receber. Assim que recebido, a ZE destino deverá tratar o documento gerado pelo INTEGRA, conforme as orientações do item 6.1.

6.3 Para documentos relativos a eleitores em situação NÃO ENCONTRADO “SEM RESULTADO”:

6.3.1 A identificação do eleitor poderá ser confirmada por meio de consulta às informações disponíveis no sítio do TJDFT, consulta Execuções Penais (número do processo de execução, nome da parte, número processo de origem) e 2ª Instância (número do processo de conhecimento) e nos bancos de dados da Rede INFOSEG.

6.3.2 Se ainda persistir dúvida quanto à identidade do réu em relação aos dados encontrados no Cadastro Eleitoral, deverão ser realizadas as diligências necessárias para sua correta identificação.

6.3.3 Enviar pelo SADP os documentos eletrônicos da seguinte maneira:

I – inserir o número do protocolo gerado pelo INTEGRA na janela Selecionar documentos/processos e selecionar a Função 4 (Registrar Informações Complementares);

II – na janela seguinte (Registrar Informações Complementares), no campo “Andamento”, escolher a opção Situação Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos e informar no campo “Complemento” n. do registro encontrado, ou preencher “000000000” se não for localizado registro.

III – Em seguida clicar no botão “Efetivar e registrar novo”

(16)

IV – Em seguida, na mesma janela (Registrar Informações Complementares), no campo “Andamento”, escolher a opção Remessa de documento do Sistema

INTEGRA para a Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos;

Figura – SADP – Remessa de doc. para CREDF V– clicar em Efetivar e sair;

VI – inserir novamente o número do protocolo, clicar em Enviar;

VII – no campo “Destino” selecionar SEACA e indicar no campo “Finalidade” a opção Remessa de documento do Sistema INTEGRA para a Base de Perda e Suspensão de Direitos Políticos);

VIII – clicar em Enviar.

IX – Ao enviar o protocolo, o SADP irá notificar automaticamente, via e-mail, a CREDF (seaca@tre-df.gov.br), informando a existência do protocolo a receber. 6.3.4 Atenção! Os documentos eletrônicos de comunicação de extinção de punibilidade relativos a inscrição cancelada por ASE 019 ou 450, lançados após o registro de ASE 337, deverão ser encaminhados à Zona Eleitoral de inscrição para inativação dos ASEs 337 e 043 pelo código de ASE 370. Havendo registro ativo na BPSDP, a Zona responsável pelo lançamento do ASE 370 deverá encaminhar os dados à CREDF, via mensagem eletrônica

(seaca@tre-df.gov.br), com o arquivo digitalizado, informando no mesmo

(17)

6.4 Para documentos relativos a eleitores inscritos em outra UF em situação CANCELADA, SUSPENSA ou REGULAR:

6.4.1 Após a triagem (Título 5), enviar pelo SADP os documentos eletrônicos da seguinte maneira:

I – inserir o número do protocolo gerado pelo INTEGRA na janela Selecionar documentos/processos e selecionar a Função 4 (Registrar Informações Complementares);

II – na janela seguinte (Registrar Informações Complementares), no campo “Andamento”, escolher a opção Situação Cadastro Eleitoral e informar no campo “complemento” o número do título eleitoral encontrado e sua situação eleitoral no Cadastro;

III – Em seguida clicar no botão “Efetivar e registrar novo”;

Figura – SADP- Situação de inscrição no Cadastro em outra UF

IV - na mesma janela (Registrar Informações Complementares), no campo “andamento”, escolher a opção Remessa de documento do Sistema INTEGRA para a VPCREDF (anotação de código ASE em outra UF) e informar no campo complemento a CRE/UF destino da inscrição;

(18)

Figura – SADP – Remessa de doc. para outra UF

VI – inserir novamente o número do protocolo, clicar em Enviar e no campo Destino selecionar SEACA e indicar no campo “Finalidade” a opção Remessa de documento do Sistema INTEGRA para a VPCREDF (anotação de código ASE em outra UF);

VII – clicar em Enviar.

VIII – Ao enviar o protocolo, o SADP irá notificar automaticamente, via e-mail, a VPCREDF (SEACA), informando a existência do protocolo a receber.

Título 7 – Procedimentos para comunicações já tratadas pelo cartório 7.1 Durante o período de implantação do Sistema INTEGRA até 23/01/2014, as comunicações de suspensão e extinção recebidas via correio, encaminhadas pelas Varas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios deverão ser tratadas pelos cartórios da forma detalhada a seguir.

7.1.1 O recebimento de comunicações por ofício e que já tiverem sido tratadas por meio do INTEGRA, deverá observar o seguinte procedimento: A) Os ofícios recebidos da vara criminal/de execuções (de condenação e

extinção) com data de emissão a partir de 23/01/2014, serão tratados conforme a Msg Circ.CREDF.

B) Para ofícios emitidos antes dessa data, seguir a rotina anterior, conforme Manual de Práticas Cartorárias.

7.1.2 O recebimento de comunicação do INTEGRA que já tenha sido tratada com base no ofício anteriormente encaminhado pelo juízo criminal deverá observar o procedimento a seguir:

(19)

I - proceder ao desarquivamento do protocolo anterior;

II - fazer a juntada do protocolo novo e atualizar o trâmite processual; III - verificar se os dados informados são os mesmos;

IV - proceder ao arquivamento na unidade, caso se trate dos mesmos dados, atualizando o andamento no SADP;

V - se os dados forem divergentes, submetê-los à apreciação do Juiz Eleitoral.

Título 8 - Notificação de exclusão de ocorrência do TJDFT

Algumas decisões judiciais podem causar a exclusão de registro no Rol de Culpados, tais como as proferidas em revisões criminais.

Ao receber o e-mail do Sistema INTEGRA relativo à ocorrência excluída do TJDFT, deverão ser adotadas as seguintes providências:

1 – juntada no protocolo do e-mail recebido;

2 – juntada da pesquisa realizada na movimentação processual relativa ao processo criminal;

3 – decisão de exclusão ou permanência do código ASE anotado na inscrição eleitoral, relativa ao documento em apreciação.

Caso seja determinada a exclusão do código ASE, a CRE/DF deverá ser oficiada, conforme orientações do Manual de Práticas Cartorárias.

Observações:

O Chefe e seu substituto legal deverão, necessariamente, ter acesso ao outlook para o tratamento das ocorrências geradas pelo INTEGRA.

Referências

Documentos relacionados

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

A análise dos instrumentos apresentaram fragilidades no desempenho da gestão, descritas no estudo do caso e nas entrevistas que revelam equívocos institucionais,

O esforço se desdobra em ações de alcance das projeções estabelecidas pelo MEC para o índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Dentre os 10

Universidade Federal de Juiz de Fora União Nacional dos Estudantes.. Breve contextualização ... O caso da Universidade Federal de Juiz de Fora ... Análise dos indicadores da UFJF...