• Nenhum resultado encontrado

A unidade deve ser uma característica evidente dos cristãos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A unidade deve ser uma característica evidente dos cristãos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RECURSOS DIDÁTICOS LIÇÃO 11

O VALOR DO OUTRO

Texto Bíblico: Filipenses 2.3-4

Objetivos da lição:

 Perceber que o amor é uma escolha que fazemos.

 Comprometer-se a nutrir o amor cristão.

Material:

 2 garrafas transparentes para a demonstração: em uma colocar a mesma medida de

óleo de cozinha e água, e na outra a mesma medida de suco de uva e água.

 Quadro e piloto

Técnicas:

 Debate

 Atividade didática, Demonstração

 Exposição verbal

A unidade deve ser uma característica evidente dos cristãos.

Recepcionar os alunos. Apresentar o tema da lição. Fazer oração.

Desenvolvimento da lição:

Dinâmica: A Formiga Imaginária (Adaptada)

Pedir aos alunos para formarem um círculo. Falar que tem uma formiga na palma de sua mão e que vai escolher uma parte do corpo da pessoa à sua esquerda para colocar a formiga. Explicar que cada um deve passar a formiga para a pessoa ao lado, até completar o círculo, de forma bem suave, sem machucá-la ou matá-la, colocando-a em qualquer parte do corpo.

(2)

RECURSOS DIDÁTICOS

De posse da formiga novamente, diga que um a um deverá BEIJAR o lugar onde colocou a formiga na pessoa ao lado, começando por você.

Esse é um momento de descontração, de muitas risadas e até mesmo de constrangimentos, porque muitos colocam a formiga no lugar mais esquisito possível, e agora pela atividade teriam que beijar o local. Observar as reações.

Escrever no quadro:

Por que escolhi essa parte do corpo?

Permitir que os alunos se manifestem.

Mostrar que cada um teve o seu motivo (destacar alguns), e fez a sua escolha. Não se preocupou com o que os outros pensariam, simplesmente decidiu-se e escolheu.

Assim também devemos proceder com o amor ao próximo.

O amor é uma escolha

Escrever a seguinte afirmativa no quadro:

É DIFÍCIL AMAR AS PESSOAS QUE NOS FAZEM BEM. Perguntar: Está correta esta afirmação? Vocês concordam ou não, e por que? Promover debate.

Logo após, acrescentar a palavra NÃO antes da palavra amar na frase:

É DIFÍCIL NÃO AMAR AS PESSOAS QUE NOS FAZEM BEM. Porque é uma reação natural para com elas. Esta é a afirmativa correta.

Em seguida, mudar de lugar na frase a palavra NÃO para antes da expressão nos fazem bem:

É DIFÍCIL AMAR AS PESSOAS QUE NÃO NOS FAZEM BEM. Perguntar: Está correta esta afirmação? Vocês concordam ou não, e por que? Promover debate.

Comentar que o amor cristão é um sentimento que devemos nutrir ao estarmos comprometidos com Deus. É uma escolha que fazemos. Mesmo que as circunstâncias nos levem a odiar.

(3)

RECURSOS DIDÁTICOS

Eu amo a Deus, e odeia seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a quem viu, não pode amar a Deus, a quem não viu (1Jo 4.20). Voltemos ao óbvio: se somos de

Deus não temos o direito de não amar” (Autor da Lição).

A unidade é uma necessidade

Demonstração: Unidade na Igreja - Água, suco e óleo https://www.youtube.com/watch?v=3J0LNbx7HGk

Apresentar a garrafa com a água e o óleo e a garrafa com o suco. Agitar as duas garrafas. Pedir aos alunos para observarem as garrafas.

Em seguida, falar que para a unidade acontecer, precisamos ter propósitos comuns. O suco tem sua particularidade assim como a água, mas os dois têm o mesmo propósito, que é para matar a sede. O óleo tem seu propósito distinto. Água e óleo não se misturam porque não têm harmonia. São essências diferentes. Já o suco e a água têm a mesma essência, estão unidos. Este é o modelo de unidade dentro da igreja. Cada um de nós precisa realmente se sentir um não só com Cristo, mas principalmente com o nosso próximo.

Aqui está uma representação (mostrar a garrafa com óleo) do que não podemos ser e daquilo (mostrar a garrafa com suco) que devemos ser. A nossa unidade precisa ser tão forte que quando ela se mistura, quando entramos em contato com o nosso próximo compartilhamos dos seus sentimentos, se ele está feliz também no alegramos, se chora, choramos com ele, se está sofrendo também sofremos.

Já com a água e o óleo (mostrar a garrafa com óleo) não há compromisso entre eles. Não há compromisso do propósito do óleo com o compromisso do propósito da água. Se colocarmos o óleo para trabalhar (esquentar na panela) e cair uma gota de água acontece um caos, e se cair uma gota de óleo num litro de água também acontece um caos. Nem o óleo frita com água nem a água com óleo mata a sede porque um estraga o outro, um tira a essência do outro.

O altruísmo é um compromisso

Aula expositiva.

(4)

RECURSOS DIDÁTICOS Informações complementares:

Fundamentos da Unidade Cristã (Ef 4.4-6). O Apóstolo Paulo faz um apelo à unidade,

ele mostra a unidade divina e a unidade cristã. Mas a unidade cristã não implica necessariamente em uniformidade, ação que só tem uma forma, falta de variedade. O ensino das Escrituras é que vivenciemos a unidade na diversidade e na pluralidade de dons e chamados. Reconhecer a importância da diversidade, nos leva a uma obra mais excelente. As nossas diferentes habilidades e capacidades cooperam para um melhor serviço. Elas somam e não dividem quando há unidade espiritual (1Co 12.29-30). A unidade é do Espírito, mas também, é algo que não se realiza sem a nossa cooperação. Ao ensinar sobre o tema da unidade, o apóstolo Paulo, em Efésios 4.4-6 expôs o que é unidade do corpo: “…um só corpo…” A figura do corpo aqui se refere à Igreja e explica que ela é um organismo vivo e indivisível. É a figura que melhor expressa como devem ser nossos relacionamentos no contexto da igreja local. Todos os salvos formam “um corpo”, o corpo místico de Cristo. Somos “um só corpo”, pois temos uma só cabeça espiritual – Cristo.

A Igreja como Corpo é uma unidade espiritual – onde todos os nascidos de novo estão unidos em Cristo. Mas esta unidade tem que se manifestar na horizontal, numa união onde judeus e gentios, homens e mulheres, escravos e livres, são um “em Cristo”. Nossa posição “em Cristo” presente nos escritos Paulinos indica nossa união espiritual com Jesus, nos dá poder para ser mais “santos” e “fiéis” a Ele neste mundo. É por esta razão que uma das armas principais de Satanás – e das mais utilizadas contra a Igreja é a divisão e a desunião entre os cristãos. Mas se somos “santos” e “fiéis” a Cristo, podemos superar as sutilezas do tentador.

Comumente gostamos muito de estar com aqueles que gostam das mesmas coisas que nós, mas nos afastamos daqueles que são contrários aos nossos gostos. Supervalorizamos nossas habilidades e desvalorizamos as dos outros. Quando não há entendimento de que somos um corpo, a diversidade gerará divisão e não cooperação mútua. Um corpo saudável é constituído por vários membros e órgãos que trabalham em harmonia. Cada membro desempenhando sua função com excelência, coopera para o crescimento do corpo. Se algo não está bem em algum órgão, isto provocará uma má disposição em todo o organismo. As minhas atitudes e desempenhos individuais refletirão no coletivo. O meu relacionamento com os demais membros do corpo definirá a saúde dele.

Conta-se uma história de uma reunião que houve entre as ferramentas de uma marcenaria: a lixa solicitou a exclusão do martelo, pois o mesmo ficava batendo em tudo e fazia muito barulho. O martelo concordou, mas disse que a lixa era muito áspera e grossa. O parafuso foi acusado de ficar dando muitas voltas para chegar ao seu propósito. Logo então falaram da régua que se achava certinha e se julgava no direito de medir tudo. No meio desta discussão apareceu o Senhor Marceneiro que reuniu todas as

(5)
(6)

Referências

Documentos relacionados

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

 A busca de uma formação teológica “completa e unitária”, exige um atento discernimento daquilo que é essencial e daquilo que é vital. Tarefa particular

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Como o processo de padronização de extratos alergênicos em medicina veterinária ainda não é uma realidade e alérgenos principais para cães podem diferir daqueles

Ali diz que, ao voltar, Jesus permanecerá nos ares enquanto somos levados ao Seu encontro: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada

O método propriamente dito de um trabalho científico só pode ser estabelecido depois que o objetivo tiver sido definido. Por esse motivo, no caso da Computação, normalmente a revisão

7.11.2 das Normas de Habilitação e Certificação de Agências, o atraso de pagamento superior a 30 (trinta) dias, contados da data de vencimento original de cada