• Nenhum resultado encontrado

GUIA PRÁTICO DA GESTÃO DE PROJETOS EM LOJAS DE MÓVEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PRÁTICO DA GESTÃO DE PROJETOS EM LOJAS DE MÓVEIS"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

GUIA PRÁTICO DA GESTÃO DE

PROJETOS EM LOJAS DE MÓVEIS

(2)

INTRODUÇÃO

3

O QUE É A GESTÃO DE PROJETOS?

6

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO EM LOJAS DE MÓVEIS?

9

PARA QUE SERVE A GESTÃO DE PROJETOS?

12

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

14

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETO EM LOJA DE MÓVEIS?

23

CONCLUSÃO

25

(3)
(4)

4

INTRODUÇÃO

U

ma adequada gestão de projetos em lojas de móveis é imprescindível para o progresso da empresa. Contudo,

mesmo que haja inúmeros profissionais especializados que têm ideias brilhantes para o seu empreendimento, se não obtiver um adequado gerenciamento dos projetos, a sua organização pode entrar em decadência.

Dessa forma, para que não ocorra o regresso, é necessário uma

metodologia eficaz que agregue todos os repartimentos da empresa, desde o administrativo até o atendente, pois, assim, promoverá organização e desenvolvimento em todos os setores do negócio.

(5)

5

INTRODUÇÃO Falaremos nesse post sobre todos os

aspectos da gestão de projetos, desde o seu significado até a sua importância no mercado atual, mostrando as dicas e o passo a passo para promover o desenvolvimento eficaz e fluido no seu estabelecimento. O objetivo de realizar essa tarefa é levar o conhecimento até você, provendo auxílio para enfrentar qualquer desvio na sua empresa e deixando-o apto para a resolução de melhorias.

Porém, mesmo com toda informação presente e acessível aos empreendedores, ainda é

notório as dúvidas existentes sobre a gestão de projetos, visto que muitos deixam até de usá-los. Você, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o assunto, então explicaremos

minunciosamente todos os detalhes e dúvidas sobre esse tema. Para isso, continue a leitura e confira as nossas dicas.

(6)

O QUE É A GESTÃO

DE PROJETOS?

(7)

7

O QUE É A GESTÃO DE PROJETOS?

U

m projeto é a união de atividades temporárias, realizadas, normalmente, em grupos com a finalidade de gerir um produto e ou serviço para determinado empreendimento. O objetivo é procurar um conjunto de ações específicas com intuito de atingir um objetivo específico.

É possível observar, por exemplo, que o desenvolvimento de um software para um processo

empresarial específico, a construção de uma casa, as ações destinadas a pessoas que sofreram perdas diante de um desastre natural — todos são projetos.

(8)

8

O QUE É A GESTÃO DE PROJETOS? Assim, devem ser gerenciados de forma eficaz e que busquem a efetiva solução do empecilho apresentado, para que os resultados apresentados sejam coerentes e atinja fins desejáveis.

A gestão de projetos é, portanto, a aplicação de técnicas e conhecimentos para a sua realização de forma satisfatória. É, também, um agrupamento de estratégias para uma melhor organização da sua empresa, contribuindo para que haja

resultados coerentes com o seu tipo de negócio e, consequentemente, seja um forte concorrente no mercado de lojas de móveis.

Anos atrás essa ação era praticada de forma ilegal e considerada irrelevante, contudo hoje configura como uma profissão. Assim, diante da visibilidade e da procura por melhorias que essa prática oferece, tornou-se muito buscada.

(9)

COMO FAZER UMA

BOA GESTÃO EM

LOJAS DE MÓVEIS?

(10)

10

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO EM LOJAS DE MÓVEIS?

AVALIAÇÃO DO SISTEMA

É necessário avaliar todas as ações e

movimentações da empresa, para que a equipe de gestão saiba por onde começar o projeto. Isso garante o início do desenvolvimento, pois é feita uma análise dos investimentos e direciona às metas que se desejam alcançar.

PLANEJAMENTO PARA

SOLUCIONAR O EMPECILHO

Essa parte planeja tudo o que há de ser feito para desenvolver o projeto. Sendo a que talvez exija mais compromisso, pois é aqui que se busca informações, determina os custos e onde se deve aplicar melhorias, distribuição dos serviços e as datas para entregas

(11)

11

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO EM LOJAS DE MÓVEIS?

EXECUÇÃO

Esse grupo tem por finalidade tirar o que foi escrito no papel e desenvolvê-lo. Nessa parte exige

muito o envolvimento da equipe e a supervisão da coordenação para conferir se tudo está dentro dos conformes.

MANUTENÇÃO E CONTROLE

É aqui que ocorre uma verdadeira fiscalização de tudo o que foi planejado e se realmente está saindo do papel. Sendo viável analisar o desempenho de cada funcionário da empresa para que, assim, o serviço tenha correções onde precisa.

A realização dessa parte é fundamental para realmente manter o objetivo do projeto.

ENCERRAMENTO

A etapa final serve como revisão em tudo o que foi feito. É importante que relate tudo o que aconteceu, principalmente nas partes que não atingiu o esperado, para que busque soluções para corrigir os próximos. Concluindo isso, a performance e o desenvolvimento da empresa será inegavelmente excelente.

(12)

PARA QUE SERVE

A GESTÃO DE

PROJETOS?

(13)

13

PARA QUE SERVE A GESTÃO DE PROJETOS?

O

desenvolvimento e o uso da gestão serve para que tenhamos sucesso nos projetos elaborados. Os bons resultados só são alcançados caso haja esse tipo de ferramenta na empresa, pois ela realiza as etapas e os requisitos exigidos no planejamento elaborado. Dessa forma, quando é concluído o objetivo todos saem beneficiados, uma vez que o resultado é satisfatório tanto no quesito em relação ao prazo, quanto aos custos estabelecidos.

A cada ano que se passa os estabelecimentos percebem que não é mais possível gerir uma empresa sem utilizar a boa gerência nas práticas administrativas. Por isso, a gestão de projetos nas redes de móveis são insubstituíveis,

visando ao bom gerenciamento e às inúmeras soluções que esse sistema oferece.

É notório que esse sistema não é fácil de ser aplicado, mas com a busca por especialistas eficazes e práticas viáveis, o seu negócio atingirá metas excelentes!

(14)

VANTAGENS

DA GESTÃO DE

PROJETOS

(15)

15

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

A

gestão de projetos não está vinculada apenas no quesito administração e habilidades para promover o seu empreendimento. Ele, também, promove técnicas para gerenciar melhor as pessoas e o seu relacionamento com os clientes.

Diante disso, é preciso também que a gestão englobe todos os indivíduos que compõem a empresa de móveis, como o gerente, o supervisor, os atendentes, equipe financeira, equipe de

marketing e o cliente, que mais deseja ver os resultados dessa administração, pois ele espera que tudo seja entregue dentro do prazo e do jeito que foi pedido.

Veja, logo abaixo, sete benefícios da gestão de projetos e analise como essa ferramenta pode ajudar na promoção do seu negócio de maneira significativa.

(16)

16

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

MAIOR CONTROLE DOS PROCESSOS

A manutenção constante dos processos é uma das tarefas mais difíceis para uma empresa, pois são inúmeros e

necessitam de muita organização.

Assim, é nesse ponto que a gestão de projetos aparece para resolver esse problema. Com essa ferramenta, você consegue organizar toda a papelada existente, pois ela centraliza todas as ações dentro dos prazos exigidos, sem sobrecarregar os funcionários.

Além do mais, torna muito mais viável manter algo que controle cada um dos processos, aumentando significativamente a produtividade da empresa. Percebe-se, portanto, que esse meio é excepcional para manter em ordem todas as informações e tarefas. Como também, é notório como a sua aplicação pode atender e beneficiar diversas áreas.

(17)

17

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

CUMPRIMENTO DO CRONOGRAMA

Todas as empresas, principalmente a de móveis, sabem que o prazo de entrega é muito inseguro, visto que por mais que haja esforços para sempre manter seguro, imprevistos sempre podem

acontecer, causando transtornos.

Nesse sentido, é aqui que a gestão de projetos entra para garantir a manutenção e a verificação das informações. Assim,com essa eficiência é possível monitorar e até minimizar os possíveis atrasos. Sendo ainda mais seguro, essa ferramenta visa tanto ao cliente quanto aos funcionários da empresa, pois caso atrasos aconteçam, é possível informar ao cliente antecipadamente sobre os imprevistos e deixá-lo ciente e tranquilizado.

(18)

18

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

MONITORAMENTO

DA LUCRATIVIDADE

Quando o gerente está ciente das atividades financeiras da sua empresa, ele evita de fazer gastos ou investe ainda mais em pontos que ele acha que deve melhorar. Assim, a gestão de projetos

promove esta consciência, pois ela realiza o controle dos gastos e gerencia os lucros que a empresa obtém, promovendo uma maior flexibilização na companhia e um ambiente mais viável de se realizar negócios.

(19)

19

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

RISCOS MINIMIZADOS

Todo negócio que é estabelecido, seja qual for a sua finalidade, é vulnerável a riscos. Porém, se você tiver auxílio da gestão, a redução de prejuízos será significativa, já que o gestor especializado na área poderá identificar o erro mais cedo e, consequentemente, os danos serão menores. Vale ressaltar que se você utilizar experiências negativas do passado e não mais cometê-las também proporcionará progressos significativos para a sua empresa.

Junto a isso, é de suma importância que você fale ao gestor todas as informações necessárias e que estão acontecendo na sua empresa, para que, assim, ele avalie e proponha soluções para não deixar que o problema ocorra, antecipando soluções corretivas para que os riscos não se tornem empecilhos reais.

AGILIDADE NA TOMADA

DE DECISÕES

Se sua empresa não for ágil para solucionar os

problemas existentes e deixar com que perpetuem, riscos maiores poderão levar à falência.

A prática da gestão de projetos na sua loja de móveis tem esse benefício em ajudá-lo a desenvolver essa agilidade. Uma vez que as informações e planos estão todos organizados pela gestão, a facilidade em desenvolver

medidas rápidas e eficazes é gigantesca. Além do mais, o serviço sendo prestado corretamente, sem desvios, proporciona o

crescimento do nome da empresa, possibilitando um maior número de negócios, visto que a

qualidade do serviço prestado é o ponto chave para o progresso.

(20)

20

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

MAIOR ENGAJAMENTO DO TIME

Como já foi exposto inicialmente, deixar o processo administrativo apenas no papel não resolve muita coisa. Dessa forma, o gerenciamento atua nesse quesito, proporcionando os afazeres de cada

funcionário, evitando possíveis constrangimentos. É necessário, também, entender a lógica de

cada processo, pois sem a união de todo o corpo da empresa, o funcionamento não ocorre saudavelmente.

O gerente é o principal ator nessa parte, pois é de suma importância que ele promova e lembre constantemente a necessidade de desenvolver um maior engajamento dentro da empresa. A gestão está pautada em facilitar a realização das tarefas de cada um, inclusive no que diz respeito ao relacionamento das pessoas.

(21)

21

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS É importante manter sempre um bom relacionamento e diálogo com eles, compartilhe o que acontece

diariamente na empresa e explique sempre a razão de mudanças e atitudes tomadas, visto que são um dos maiores fatores que causam conflitos. Aproveite sempre a oportunidade e tempo livre que tiver para realizar reuniões, visando à otimização da equipe e a um relacionamento saudável.

Esse maior de contato, juntamente a integração da equipe às informações e aos acontecimentos, ajuda todo mundo a se envolver no projeto e, consequentemente, contribui para a efetivação do projeto instaurado inicialmente.

Sendo assim, quando as metas são traçadas inicialmente e distribuídas corretamente, é mais difícil acontecer algum erro ou frustração, uma vez que todos

conseguem realizar as suas tarefas e ainda se mantém atualizados ao direcionamento que deve ser tomado.

(22)

22

VANTAGENS DA GESTÃO DE PROJETOS

MAIOR SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Quando a empresa tem um gerenciamento correto de todas as suas ações e projetos, todos ficam satisfeitos.

Principalmente em lojas de móveis, onde a cobrança é enorme, é indispensável o uso de uma gestão. Assim, o alvo principal de satisfação quando isso ocorre é o cliente, visto que quando satisfeito diante dos recursos recebidos, passará adiante e indicará sua empresa para onde for.

Assim, não somente o nome da empresa crescerá, mas haverá aumento dos lucros para o seu negócio. Para concretizar isso, uma boa gestão oferece o que o cliente deseja, suprindo todas as suas expectativas.

É viável que mantenha sempre um canal de comunicação, para que possa receber elogios e

sugestões, visando sempre à melhoria e a satisfação do seu cliente. É sempre cabível usar a empatia quando se relaciona com outras pessoas, pois oferecer a eles o mesmo tratamento que você gostaria de receber é essencial para manter uma empresa ética.

(23)

QUAL A

IMPORTÂNCIA

DA GESTÃO DE

PROJETO EM LOJA

DE MÓVEIS?

(24)

24

QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PROJETO EM LOJA DE MÓVEIS?

A

gestão de projetos é imprescindível para o progresso de qualquer

empresa. Além do mais, é um dos recursos mais seguros e econômicos para gerir sua organização de forma eficaz. Qualquer negócio que é realizado com comprometimento e organização é difícil ser frustrado. Assim, a gestão proporciona não só isso, mas ajuda a obter resultados extraordinários e faz com que sua empresa se sobressaia das demais existentes.

A gestão promove um negócio que não só viabiliza melhorias no setor administrativo, mas, também, nos setores comunicativos, nos de gestão de vendas e além do

marketing que fica sempre enquadrado nas novas atualizações.

(25)
(26)

26

CONCLUSÃO

É

notório a importância da gestão de projetos nas lojas de móveis, os seus benefícios e além da sua eficiência no mercado atual, que a cada ano se torna mais competitivo.

(27)

A FoccoLOJAS é uma ferramenta de gestão que ajuda lojistas de móveis venderem mais e melhor.

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -

Tópicos: A sociedade assume, ipso jure, com o registo, os direitos e obrigações resultantes da exploração normal de um estabelecimento que constitua objecto de uma entrada em

Não pode ser copiado, escaneado, ou duplicado, no todo ou em parte, exceto para uso como permitido em uma licença distribuída com um certo produto ou serviço ou de outra forma em

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Embora o jejum esteja presente em diversas religiões, os autores optam por centrar sua pesquisa no seu significado para a fé cristã, na intenção de oferecer respostas às perguntas

Veja o significado de alguns prefixos de uso comum em nossa língua. O hífen colocado depois de prefixo indica que ele sempre vai aparecer junto com um radical, nunca sozinho como