• Nenhum resultado encontrado

interação Entre as cores da aprendizagem Edição VIII Ano III Julho de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "interação Entre as cores da aprendizagem Edição VIII Ano III Julho de 2013"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Edição VIII | Ano III | Julho de 2013

interação

Entre as cores

(2)

Este boletim faz parte do projeto CDC Comunica, realizado pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Oficina de Imagens.

Instituto Camargo Corrêa

Diretor Executivo: Francisco de Assis Azevedo Coordenadora de Comunicação: Clarissa Kowalski Contato: instituto@institutocamargocorrea.org.br

Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Jacareí

Cantinho da Providência, CEPAC, Conselho

Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Guri na Roça, InterCement, Jovens Multiplicadores, Mantenedora Vicente Decária, Nova

expediente

editorial

Desde a Constituição de 1988 e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, o atendimento a meninas e meninos tem se nor-teado pela defesa dos direitos com enfoque na proteção integral. A política municipal de Jacareí vem adequando os seus serviços com apoio das três esferas do governo, a fim de construir ações efetivas e eficazes.

Nesta edição do boletim, vamos destacar o papel do Conselho Tutelar, que é o órgão res-ponsável por atender todo tipo de violação de direitos (p. 7). Vamos discutir a adolescência e o uso de álcool e drogas (p. 4 e 5) e conhecer a experiência em educação inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (p.3). Jacareí também or-ganizou o seminário de Formação de Educadores de Creches (p. 8) e se prepara para a 9ª Confe-rência Municipal de Assistência Social (p. 8).

Esperamos contribuir para que os nossos leitores possam conhecer e se aprofundar nos temas das matérias citadas.

Boa leitura!

ASPAD, Obra Social e Assistencial São José, Prefeitura Municipal de Jacareí

Contato: cdcjacarei@gmail.com

Oficina de Imagens

Diretor Institucional: Adriano Guerra Edição: Gabriella Hauber e Filipe Motta Site: www.oficinadeimagens.org.br Projeto Gráfico: Ronei Sampaio Diagramação: Gabriella Hauber

Capa: Atendimento Educacional Especializado - Arquivo Secretaria Municipal de Educação

Impressão: Gráfica Formato Tiragem: 1.200 exemplares

Acontece

9ª Conferência Municipal

de Assistência Social

Por Eliana Fiorentino ordonhes, Cedecista de Jacareí Jacareí está mobilizada para realizar a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, entre os dias 25 e 26 de julho. O tema central da Conferência é a “Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”.

As conferências e os conselhos são espaços onde se efetivam a participação popular através do controle social. É onde o cidadão pode avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento da Política de Assistência Social e do Suas. Ou seja, o controle social é a participação do cidadão na gestão pública; na avaliação e na fiscalização dos serviços prestados pela rede socioassistencial; no monitoramento e controle das ações da administração pública; e no acompanhamento das políticas.

(3)

Jacareí possui ações que incentivam e proporcionam a

educação inclusiva

Atendimento Educacional Especializado, dentre outros projetos, já está presente na

rede municipal de ensino

Por Equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação

Crianças participam de atividades propostas pelo Atendimento Educacional Especializado

educação

Fo to :A rq uiv o CD C

A Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, foi elabo-rada segundo os preceitos de uma Educação Inclusiva que concebe a escola como um espaço de todos, independente das dificuldades ou diferenças que possam ter. Diante dessa concepção, a Secretaria Mu-nicipal de Educação de Jacareí vem implementando ações que orientam os sistemas educacionais para a organização e oferta de recursos da Educação Especial. Um dos principais serviços ofertados é o Atendi-mento Educacional Especializado, organizado para apoiar, no contexto pedagógico e de forma colabora-tiva, o desenvolvimento dos alunos com deficiência audicolabora-tiva, visual, física e intelectual, além de transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

O Atendimento Educacional Especializado atende todos os segmentos. Nas creches, o atendimento ocorre por meio de orientações e intervenções. Na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educa-ção de Jovem e Adulto (EJA), é ofertado no horário do contraturno da escolarizaEduca-ção e tem como objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação do aluno, considerando suas necessidades específicas (SEESP/MEC, 2008).

A Supervisão de Educação Especial oferece também intérpretes em todas as salas de aula do Ensino Fundamental onde há alunos com deficiência auditiva e que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicarem. Hoje, a rede conta com a atuação de seis intérpretes. Também são oferecidas oficinas de Libras para os alunos ouvintes do Ensino Fundamental, profissionais que atuam nas Unidades Escolares e comunidade em geral.

A rede municipal destaca-se pela contratação de estagiários para auxiliarem os alunos. Atualmente, são 85 estagiários, distribuídos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas municipais, que são acompanhados e avaliados pela Equipe da Educação Especial. Também é realizado o acompa-nhamento familiar, através de orientações quanto às necessidades peculiares do aluno com deficiência, procurando estabelecer uma parceria entre a família e o trabalho educacional.

Fo to : A rq uiv o S M E

(4)

Fase de transição, adolescência torna as pessoas um

pouco mais vulneráveis ao uso de drogas

Conhecer os sinais do consumo de drogas e os fatores de risco e proteção é

importante para lidar com esse desafio

Por Érica dos Santos Leal, Psicóloga da Comunidade de Ação Social Fanuel

Para falarmos do envolvimento do adolescente com o uso de drogas, é importante entendermos o conceito de adolescência. Adolescer ou adolescere vêm do latim e significam crescer, desenvolver-se. A adolescência é uma fase de transição entre a criança e a idade adulta, é uma fase de

mudanças não somente físicas, mas também psicológicas. Nessa fase, surgem as curiosidades, os questionamentos, a necessidade de conhecer, experimentar o novo e um sentimento de ser capaz de tomar suas próprias decisões. É o momento em que a pessoa busca sua própria identidade, não baseada somente nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói, principalmente com os grupos sociais em que está inserida, sendo facilmente influenciada pelos amigos, se

tornando vulnerável ao uso de álcool e outras drogas.

Os números da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad), da Universidade Federal de São Paulo, de novembro de 2011 a abril de 2012, mostram a relação dos adolescentes com o uso de drogas. No Brasil, 470 mil adolescentes consomem maconha; 266 mil, cocaína intranasal; 18 mil, cocaína fumada; e 244 mil são usuários de cocaína, crack e oxi.

Fatores de risco e proteção

Existem alguns fatores de riscos internos e externos que podem levar o adolescente a experimentar álcool e drogas. Dentre eles, estão: curiosidade; influência genética e familiar;

Comportamento

O diálogo entre pais e filhos é muito importante, principalmente na adolescência

Fo

to:

S

XC

(5)

influência de amigos; incapacidade de enfrentar problemas; insegurança; pais ausentes,

excessivamente rígidos ou controladores; falta de diálogo em casa; separação dos pais; timidez e autoestima baixa; e onipotência juvenil.

Em contrapartida, há fatores de proteção na vida da criança e do adolescente que podem diminuir a vulnerabilidade para futuros problemas de saúde e sociais. Entre os fatores de proteção mais importantes estão: incentivar o jovem a buscar prazer em atividades; incentivo à arte, ao esporte, à amizade saudável; auxiliá-los a lidar com as frustrações, raiva e emoções; relação

saudável entre pais e filhos; limites; ambientes com regras claras e não tolerantes ao uso de drogas; e familiares e amigos não usuários de drogas.

A sociedade hoje é consumista, a satisfação imediata é muito valorizada e o “ter” e o “parecer” são muitas vezes considerados mais importante do que o “ser”. Por isso, é fundamental os pais ensinarem a criança a importância de adiar o prazer, tolerar as frustrações e esperar para obter o que se deseja. Dessa forma, quando se defrontarem com um limite, saberão lidar, por exemplo, com a frustração.

Sinais de consumo de drogas pelo adolescente

Os pais podem perceber sinais que indicam a tendência de que seus filhos estão consumindo drogas. De uma hora para outra, o filho começa a ter uma vida conturbada, por problemas emocionais, escolares, profissionais ou financeiros. Esses sinais merecem ser analisados com mais cuidado. Além desses, também podem aparecer outros sinais de consumo de drogas: adotar novas maneiras de comportar-se e de falar; trocar de amigos e não levá-los em casa; mudar o horário de chegar em casa; mudança de personalidade (irritação, indiferença, apatia); dormir muito ou quase nada; tornar-se mentiroso, evasivo e manipulador; olhos avermelhados e pupilas dilatadas; esquecimento; falta de atenção e falta de concentração; posse de muito dinheiro em casa; furto de dinheiro e objetos em casa; queda do rendimento escolar; perda do interesse no que fazia antes.

Comportamento

Fo

to:

S

XC

A prática de esportes é uma das atitudes que podem afastar os adolescentes do álcool e das drogas

(6)

Grupo de voluntários realiza diversas ações para a

melhoria da qualidade de vida em Jacareí

Gaiv, que existe desde 2010, se fortaleceu e hoje reúne voluntários de diferentes áreas

e expande suas ações

Por Aline Barbosa e Gabriela Leite, da InterCement

O Grupo de Ação Ideal Voluntário (Gaiv) Jaca-reí foi formado em 2010. No início, era um grupo pequeno e restrito aos profissionais da unidade da InterCement, que acompanhavam a execução dos projetos do Instituto Camargo Corrêa, relacionados ao programa Infância Ideal.

A partir de 2011, o Gaiv foi se fortalecendo e agregando parceiros que prestam serviços na unida-de da InterCement, familiares e outros profissionais. Isso contribuiu para a realização de várias ações em 2011, como Campanha do Agasalho, Campanha do Natal e Dia das Crianças. Essas campanhas ganha-ram forças em 2012 e 2013.

Este ano, várias ações já foram realizadas, como Páscoa da Solidariedade 2013; Nota Fiscal Social; Jardineiros da Solidariedade; Pintura da Alegria; Jardineiros da Solidariedade Atacam Novamente; e Campanha Remar – Arrecadação de Produtos de Higiene Pessoal.

“O trabalho voluntário tem uma importância grandiosa na minha vida. Ele agrega valor, me faz

aprender a importância da solidariedade, do amor ao próximo, de enxergar o problema de alguém e ajudá-lo. Me faz pensar não apenas em mim, mas em todas as pessoas que estão a minha volta”, conta a estagiária da InterCement de Jacareí, Ana Lima.

Premiação

Em 2012, o Gaiv de Jacareí, formado por mais de 10 pessoas de diferentes áreas, realizou várias ações durante o ano, totalizando mais de 350 horas de voluntariado no segundo semestre. Essa superação rendeu para a equipe do Gaiv Jacareí o Prêmio Idealista 2012, que faz parte do programa Ideal Voluntário, do Instituto Camargo Corrêa. O prêmio é um reconhecimento, um incentivo e uma valorização da ação voluntária dos profissionais que atuam em comunidades de forma contínua, planejada e em grupo. Esse prêmio, além do reconhecimento para a equipe, traz uma quantia em recurso financeiro para o Gaiv aplicar em prol de alguma organização por ele indicada.

Gaiv Jacareí realiza diversas ações voluntárias para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes do município

Voluntariado

Fo to : A rq uiv o CD

(7)

Quais as atribuições do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade para zelar pelos direitos de crianças e adolescentes. Isto significa que mais que um serviço público, o Conselho representa uma sociedade pre-ocupada com seus filhos que sofrem violências, que precisam ser bem cuidados, bem educados e respei-tados. Através de ações emergenciais e preventivas, o Conselho Tutelar busca garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja colocado em prática e seja conhecido.

O que é ser conselheiro para você?

Ser conselheiro tutelar significa mais do que um trabalho, é uma missão que precisa ser cumprida com muita paixão, mas também com razão. Para ser conselheiro deve-se reunir qualidades como coragem, sabedoria, organização, trabalho em grupo e ser bom articulador, pois não existem receitas prontas. As situações atendidas são sempre únicas e precisam

ser bem pensadas. Ser conselheiro é ser ativista na causa da criança e do adolescente, é atuar de forma preventiva para que um dia nossas crianças e adoles-centes sejam bem cuidados.

Qual o impacto promovido pelo trabalho do Conselho Tutelar no município de Jacareí?

O Conselho Tutelar em Jacareí tem se mobilizado para esclarecer à sociedade suas reais atribuições. Muitos pensam que somos um órgão de punição, mas na verdade somos um órgão de proteção, prevenção e defesa. O diálogo com os demais atores da rede de proteção à criança e ao adolescente tem gerado boas discussões e propostas de ação para as diversas situações de violação dos direitos, o que aproxima o Conselho Tutelar de professores, assis-tentes sociais, médicos, psicólogos, entre outros. Esta aproximação causa um impacto bastante positivo, pois favorece o trabalho conjunto e promove a união de forças a favor de nossas crianças e adolescentes.

Conselhos

Novos conselheiros tutelares tomam posse no

município de Jacareí

Em entrevista, eles esclarecem as atribuições do Conselho Tutelar e as

perspectivas para o novo mandato

Por Renata Cobra, da Secretaria de Assistência Social

No dia 13 de maio de 2013, novos conselheiros tutelares tomaram posse em Jacareí. A gestão 2013-2015 é composta por Antonio Carlos Alves Nogueira, Benedito Alexandre de Moraes, Daniele Ribeiro, Ed-Lamara W. de Oliveira Morais e Joelma Teixeira dos Santos. Desta nova composição, três dos conselheiros eleitos já têm experiência na função. Eles contam as atribuições do conselho tutelar e a importância deste trabalho.

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Jacareí

Fo to : A le x B rit o

(8)

A vacina contra o papiloma-vírus (HPV) será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 10 e 11 anos no início do ano letivo de 2014.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina estará dispo-nível em cerca de 5 mil postos, entre escolas públicas e particu-lares (em forma de campanha) e unidades de saúde, de maneira permanente. Hoje essa vacina está disponível, no país, apenas na rede privada (ao custo médio de R$ 300 a dose) e em alguns municípios em que o poder pú-blico local optou por oferecê-la.

Segundo dados do Ministério da Saúde, são registrados, em média, 685,4 mil casos de HPV e 4,8 mil mortes por ano. O vírus está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer de colo do útero (em 95% dos casos) e ao aparecimen-to de verrugas genitais.

acontece

Fique por dentro

HPV

realização:

Parceria:

Atores da área da eduação participam de seminário sobre creches

Seminário de Formação de

Educadores de Creches

O Seminário de Formação de Educadores de Creches aconteceu no dia 13 de maio de 2013, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Todas as creches municipais e conveniadas apresentaram os saberes construídos durante o Ciclo de Formação, coordenado pelo Instituto Avisa Lá e patrocinado pelo Instituto Camargo Corrêa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Novas orientações sobre o brincar, a saúde, a higiene e a gestão escolar estão transformando os ambientes das creches e instituições conveniadas de Jacareí.

Cantinho da Providência Lar Obra São José Por Adriana Bertucci Martuscelli, da Secretaria Municipal de Educação

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O presente trabalho foi desenvolvido objetivando inventariar um fragmento florestal e indicar espécies arbóreas para a recuperação das áreas de reserva legal e

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e