• Nenhum resultado encontrado

O ANO LITÚRGICO CRISTÃO Pr. Ronan Boechat de Amorim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O ANO LITÚRGICO CRISTÃO Pr. Ronan Boechat de Amorim"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL

Fundada em 15 de junho de 1902

Metodismo – no Brasil desde 29 de agosto de 1835 Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400 – Vila Isabel – Rio – RJ CEP 20.551-031 – (21) 2576-7832 Biblioteca Metodista online: www.metodistavilaisabel.org.br BOLETIM DOMINICAL Nº 02 – 09 DE JANEIRO DE 2011 BISPO DA I REGIÃO

Revmo Paulo Lockmann PASTORES PASTOR TITULAR: Ronan Boechat de Amorim ronan.boechat@globo.com PASTORES COADJUTORES Adilson Nunes Monteiro pr.adilsonnunesmonteiro@ gmail.com Pr. Luciano Vergara lpvergara@bol.com.br

CONGREGAÇÕES

GRAJAÚ

Rua Uberaba , 75 Tel. 2570-9500 DIRIGENTE Pr. Rubem Lopes de Almeida

prlopesshalon@yahoo.com.br

COCOTÁ

Praia do Olaria, 577 Fundos

Cocotá - Ilha do Governador DIRIGENTES - Euda Guanabara bebeti2008@hotmail.com - Waldemir Pires waldemir-pires@ig.com.br PONTOS MISSIONÁRIOS

- Betel Vila Isabel - Alto Paraíso (Go)

CALENDÁRIO LITÚRGICO DOMINGO DO BATISMO

DE JESUS

O ANO LITÚRGICO CRISTÃO

Pr. Ronan Boechat de Amorim

O ano cristão ou ano litúrgico cristão, diferentemente do ano civil que começa no dia 1º de janeiro, começa no 4º domingo antes do dia de Natal, no chamado 1º domingo do Advento, celebrado anualmente no último domingo do mês de novembro.

O calendário cristão tem 4 grandes ciclos, a saber:

- Ciclo do Natal – que abarca os 4 domingos do Advento, o dia de Natal, os dois domingos de Natal (geralmente o último de dezembro e o 1º de janeiro), a Epifania, no dia 6 de janeiro, considerado o dia em que os magos do oriente encontram Jesus em Belém e o presenteiam e o adoram como o Messias esperado. O ciclo do Natal termina com a celebração do Batismo de Jesus (Mc 1:9-11), que acontece no 1º domingo após o dia da Epifania. Hoje, portanto, é o domingo em que celebramos o batismo de Jesus.

- Ciclo da Páscoa – que abarca os 40 dias da Quaresma (que se inicia sempre na quarta-feira de cinzas, após o tempo do carnaval), a semana Santa, o domingo da Páscoa, os 50 dias da Páscoa, o domingo da Ascensão de Jesus aos Céus (descrito em Atos capítulo 1º) e o domingo de Pentecostes (50 dias após o domingo da Páscoa, descrito em Atos capítulo 2).

- O 1º Tempo Comum - entre o ciclo do Natal e o ciclo da Páscoa celebramos um tempo chamado Tempo Comum. É o 1º tempo comum do calendário cristão, pois há um 2º Tempo Comum, e bem maior que o primeiro, entre o ciclo da Páscoa e o ciclo do Natal.

Nesse 1º Tempo Comum recordamos o Ministério do Senhor Jesus, tão ricamente descrito nos Evangelhos, e enfatiza o anúncio do Reino de Deus e visa à esperança e à pregação da Palavra. Dura da 2ª-feia após o domingo do Batismo (em 2011, é amanhã!) e dura até a véspera da 4ª-feira de cinzas, quando começa a Quaresma.

- O 2º Tempo Comum - Começa na 2ª-feira após o domingo de Pentecostes e dura até a véspera do 1º Domingo do Advento, quando tem início o Ciclo do Natal.

Enfatiza a vivência e concretização do Reino de Deus e relembra os atos do Espírito do Santo, seja através dos Atos dos Apóstolos, seja através da história da Igreja.

Nós cristãos devemos ser o sinal desse Reino!

ESCALA DOS PASTORES NO PÚLPITO

+ HOJE:

→ Culto Matutino, 9h – Direção e mensagem do Pr. Luciano.

(2)

+ PRÓXIMO DOMINGO, dia 16/01/2011:

→ Culto Matutino, 9h – Direção e mensagem do Pr. Ronan.

→ Culto Vespertino, 19h: Direção do Pr. Ronan e mensagem do João Batista de Souza. ANIVERSÁRIOS – Parabéns!

 Dia 5 – Carlos Alberto Paes de Lima (esposo da Maria Regina Donato Braggio).  Dia 6 – Carla Cristina Marques Ferreira (filha da Janaína Marques Lima)

 Dia 9 – Daniele Santos Barros, Elisa Cabral Mendonça, Eny Lourenço de Oliveira, Isis Simões Menezes.

 Dia 10 – Angelina de Jesus Vieira (a Dona Didi, residindo numa casa de idosos no bairro do Caxambi), Dayse Moreira, Olívia de França Páscoa (esposa do Rodolfo Páscoa), Maria de Lourdes Silva.

 Dia 11 – Gilza Gomes dos Santos, Raquel Lopes (filha da Eponina)

 Dia 12 – Luis Eduardo Ferreira Barbosa (o Dudu, filho de Giselle de Lima), Manuel Augusto Martins Cardoso, Lucas da Silva Nascimento

 Dia 15 – Renata Cristina Bertão (Grajaú)

 Dia 16 – Renato Gaspar Gonçalves (esposo da Cinthia Fiszuk), Sandra Magda Baptista da Costa (residindo em Angola)

BODAS – Parabéns!

o Dia 9 (HOJE) – Luciano e Dináh Lourenço de Almeida completam 46 anos de casados. o Dia 11 – Délio e Marilene Rodrigues Ribeiro completam 47 anos de casados.

ORAÇÃO & INTERCESSÃO

Ore pelas pessoas cujos nomes estão no Caderno de Oração encartado no boletim de 21 de novembro. E acrescente:

- Dilma Russef (primeira mulher presidente do Brasil em 121 anos de república. Oremos pela sua vida e seu governo para que seu comportamento possa ser de alguém que teme ao Senhor e que suas decisões possam ser éticas e justas, que punam corrupção e gerem cidadania).

– Ernesto Bernadino (recuperando-se de uma pneumonia. Está em casa.)

–Hugo Dutra Tinoco (recuperando-se de uma cirurgia. É filho da Neusa Tinoco). – Idalina Barquinha Luz (em tratamento médico. Já está em casa)

– Manoel Batista dos Santos (enfermo. É irmão da Reginilce, a Tia Nice do Reforço Escolar. Está internado no Hospital do Andaraí. Sua saúde inspira cuidados).

– Maria do Carmo Gomes da Silva (foi internada no Hospital do Andaraí no dia 30 de dezembro por causa de uma pneumonia)

– Maria Odete da Silva (a Dona Odete. Recuperando-se de um forte resfriado).

– Maria Pureza Alves dos Santos (em tratamento médico. Passou 11 dias internada, inclusive no dia de Natal. Atualmente está na casa da filha Lúcia, no bairro de Anchieta).

–Mariza Cabral (enferma. É irmã da Elonede).

– Moisés Mielgo Gonçalves (enfermo. É o pai da Diléa Gonçalves).

→ FAMÍLIA PASTORAL (nº 12): Pastor João Rafael dos Santos (da Igreja Metodista Central de São João de Meriti), pela sua esposa Denise e as filhas Rafaela e Débora.

CLAMOR POR LIBERTAÇÃO:

INICIAMOS HOJE EM NOSSA IGREJA UM MOVIMENTO CONTÍNUO DE JEJUM E ORAÇÃO PELO FIM DA PROIBIÇÃO JUDICIAL PARA A PUBLICAÇÃO DAS REVISTAS DA IGREJA METODISTA PARA A ESCOLA DOMINICAL.

ÊNFASES DE HOJE E DA SEMANA Hoje

(1º domingo do 1º ciclo do Tempo comum do Calendário Cristão)

→ 9h – Culto de adoração (com celebração do batizado do João Bento, filho de Marcelo e Ana Carolina Gonçalves de Paula, neto da Elci Gonçalves e bisneto da Nair Gonçalves).

→ 10h – Concílio Local (homologação dos nomes das novas coordenações dos ministérios locais).

→ 10:15h às 11:30h – Escola Dominical → 19h – Culto de adoração

(3)

→ 21:45h – Programa No Cenáculo (programa da Igreja Metodista na rádio 93,3 FM) 2ª-feira

→ 18h – REDE DE ORAÇÃO da Igreja da Vila em prol de nossa comunidade de fé, nosso bairro, cidade e país.

Todos os dias às 18h participe dessa Rede de oração!

3ª-feira → 20h – Culto de oração

4ª-feira, dia 12 → 15h – Encontro de oração Tarde com Cristo

→ 20h – Ponto Missionário Betel Vila Isabel

→ 20h – Reunião do Ministério da Ação Docente e Comunicação. 5ª-feira

→ 5h às 12:30h – Manhã de Jejum

→ 20h – Grupo de Discipulado de Jovens (na casa de Patrícia e Alex Braz). Sábado, dia 15

→ 10h – Programa Vida e Missão, da Igreja Metodista, na TV CNT. Domingo, dia 16

→ 9h – Culto de adoração → 10:15h – Escola Dominical → 19h – Culto de adoração

NOTÍCIAS

HORÁRIOS ESPECIAIS DAS MANHÃS DE DOMINGO NESSE MÊS DE JANEIRO: - Culto matutino – das 9h às 10h

- Escola Dominical – das 10:15h às 11:30h. OBS: O culto da noite continua às 19h.

CONGREGAÇÃO DO COCOTÁ – Por motivos especiais estará de recesso neste mês de janeiro. E a reunião de planejamento que deveria ter acontecido ontem foi transferida para uma nova data a ser acertada oportunamente.

PALAVRA DE GRATIDÃO AO MINISTÉRIO DA MÚSICA – Nossa gratidão e louvor a Deus pelo Ministério de Música de nossa Igreja e pela vida de cada um dos seus componentes, que de modo generoso e responsável têm dado suporte aos cultos dos domingos e da terça-feira. Faça sol ou chuva, em tempos de trabalho e escola ou em tempos de férias, esses irmãos e irmãs têm estado presente e abençoado nossos cultos e nossas vidas.

Deixamos aqui, em especial, uma palavra de gratidão à Raquel Gonçalves, coordenadora do Ministério em 2010, pela sua dedicação e empenho. E pedimos às orações da Igreja pelas vidas do Alexander Duarte e Márcio Soares, na coordenação do Ministério nesse 2011.

OUTROS AGRADECIMENTOS – Agradecemos a todos os irmãos e irmãs que estiveram coordenando ministérios, projetos e serviços da Igreja em 2010. Além da Raquel Gonçalves, acima mencionada, nos lembramos aqui, carinhosamente, do Álvaro Simões, que coordenou o MAAD de 2007 até 2010. Álvaro, louvamos a Deus por sua vida e seus valiosos serviços na coordenação do MAAD.

Agradecemos também às pessoas que continuarão à frente de ministérios e demais projetos e serviços da Igreja. Mãos à obra!

O DEVOCIONÁRIO 365 DIAS ESTÁ À VENDA NA VILA – Está à venda na secretaria de nossa Igreja a 4ª edição do devocionário 365 Dias, que traz uma meditação para cada dia do ano. Na livraria CEDRO ele custa R$ 20,00. Mas como o Pr. Ronan É um dos autores, nossa Igreja conseguiu por um preço mais barato e será vendo a R$ 15,00.

GENTE DA VILA Nº 25 – O texto sobre a Dona Nair Gonçalves, na última capa do boletim, foi escrito pela sua filha Marilene Ferreira Cambeiro, a quem agradecemos.

(4)

MAIS NOTÍCIAS DA VILA

Boletim 09 de janeiro/2011

ESCOLA DOMINICAL

MOVIMENTO DE JEJUM E ORAÇÃO EM PROL DAS REVISTAS METODISTAS PARA A ESCOLA DOMINICAL – No dia 8 de julho de 2008, por causa de uma disputa judicial entre a Editora Cedro e a Igreja Metodista, a justiça proibiu a Igreja Metodista de publicar suas tradicionais revistas de escola dominical, desde as Bem-Te-Vi para classes de crianças até a Em Marcha, para classes de adultos. Nesse próximo dia 8 de janeiro fará dois anos e meio ou 130 domingos sem revistas de Escola Dominical. Sem entrar nos pormenores de mérito, culta ou coisa parecida, podemos afirmar nesse momento que isso é um absurdo, um problema espiritual, algo realmente diabólico. Caso de um grande movimento de oração e jejum, que estamos iniciando hoje aqui em nossa Igreja e promovendo para os demais metodistas.

CADERNO Nº 5 DA VILA COM ESTUDOS PARA ADULTOS – No domingo passado estudamos uma lição tratando da 1ª viagem missionária do apóstolo Paulo. Vimos que sua estratégia era pregar nas sinagogas. Mas com a rejeição e crescente intolerância e violência contra Paulo e os demais missionários, eles acabaram sendo “empurrados” para o mundo “pagão”, que aceitava o evangelho de Jesus mais facilmente. Antes de voltar para sua segunda viagem missionária, Paulo e sua equipe precisavam saber o que fazer com essas pessoas. O Concílio da Igreja, segundo At 15, reuniu-se para responder o que fazer com os “estrangeiros” (gentios, “pagãos”) que se converteram: deviam ser batizados? Precisavam ser circuncidados e obedecer à lei de Moisés?

A lição de hoje foi escrita gentil e caprichosamente pela nossa irmã Fabiana Marie Mello, a quem agradecemos.

CLASSE DE JUVENIS – Paulo Gonçalves, Michelle Paixão e João Batista, além de professores da classe da Escola Dominical dos juvenis, são o Grupo de Trabalho designado pelos pastores para apoio ao trabalho dos juvenis em nossa igreja. O João Batista também será o responsável pelas atividades extra-classes, e contará com o apoio de Rafael Fortunato e Ana Carolina Rocha.

RESULTADOS DOS CAMPEONATOS DE PING-PONG E DE TOTÓ – No domingo dia 26/12, durante a festa da Escola Dominical para as crianças e adolescentes, os campeonatos de ping-pong e totó realizados na Sala de Recreação tiveram os seguintes resultados:

→ PING-PONG: 1º lugar – Bruno Nogueira (neto da Ângela Nogueira, do Coral), 2º lugar – Guilherme Mello (filho da Lilia Mello); 3º lugar – Cláudio Fairmann (nosso querido argentino).

→ TOTÓ: 1º lugar – a dupla Silvana Pérsico (filha do Lúcio) e Juliano de Souza Oliveira Patiú (filho da Rita de Cássia); 2º lugar – a dupla Ana Maria Souza (mãe da Rebeca e Priscila) e Bruno Nogueira (neto da Ângela Nogueira).

TESOURARIA, MAAD & CAMPANHAS

TESOURARIA DA IGREJA – Lembramos que somente os presidentes, superintendentes e coordenadores de grupos societários, Escola Dominical, ministérios e demais órgãos locais poderão retirar na tesouraria os recursos aprovados, fazer prestação de contas e autorizar pagamentos previamente aprovados.

REFORMA DA FACHADA DO EDIFÍCIO EDUCACIONAL – O MAAD já fez a licitação devida e escolheu o profissional que fará a reforma e pintura da fachada do nosso edifício educacional. A reforma, devidamente autorizada pela CLAM, estava prevista para começar na última 3ª-feira, dia 4, dependendo apenas da melhora do tempo. Essa obra e a pintura externa do templo serão feitas com recursos exclusivos do Fundo de Obras. Os recursos para essa obra, portanto, já estão saindo do valor abaixo descrito!

FUNDO DE OBRAS – O nosso Fundo de Obras tinha em caixa no domingo dia 2 de janeiro R$ 6.032,70. As ofertas de gratidão levantadas nos cultos do Natal e da Vigília de Ano Novo, já incluídas no valor acima do Fundo de Obras, somaram respectivamente R$ 445,50 e R$ 1.569,15.

(5)

DOAÇÕES PARA PROJETOS – Lembramos aos irmãos e irmãs de nossa Igreja que as nossas 3 atuais campanhas são:

1 – Dízimo (a melhor, mais útil, mais abençoadora de todas as campanhas!!);

2 – Ofertas para o Fundo para compra da propriedade para nossa Congregação no Grajaú; 3 – Ofertas para o Fundo de Obras (que tem uma grande lista de reformas a serem feitas, sendo as principais e na ordem de prioridades: reforma da fachada do prédio educacional (que já está em execução), pintura do templo do lado externo, reforma e pintura do templo do lado interno).

4 – Ar condicionado para a classe de Crianças de 2 a 4 anos de idade que se reúne na sala 208 do edifício educacional.

OBS 1: Qualquer outra doação precisará ser aprovada pela CLAM, inclusive equipamentos de ar condicionado para outras salas.

OBS 2: Como o MAAD e CLAM aprovaram uma lista com ordem de prioridades, doações para reformas de outras áreas e prédios deverão esperar a ocasião em que essas áreas estiverem em sua vez. Por enquanto, repetimos, precisamos de recursos para a reforma do templo, tanto a pintura do lado de fora quanto a reforma completa do lado interno, inclusive das luminárias, revestimento acústico e recuperação dos vitrais e dos bancos de madeira dos banheiros sociais.

DESTINO DAS OFERTAS DOS NOSSOS CULTOS:

→ As ofertas dos cultos dominicais dos 1ºs, 2ºs, 3ºs e 5ºs domingos de cada mês são para o Fundo de Obras.

→ As ofertas dos 4ºs domingos de cada mês e as ofertas dos cultos de oração das 3ªs-feiras são para o FEM, Fundo de Expansão Missionária.

DATA-SHOW – Após minucioso estudo promovido pelos irmãos Alex Duarte, Márcio Soares e Urbano Fernandes, a Mesa da CLAM aprovou a aquisição de um novo projetor (data-show) para a nossa Igreja.

A lâmpada do nosso data-show queimou em meados do mês de dezembro, depois de 6 anos de uso. Naquela época o comum eram equipamentos importados. E foi desse tipo que compramos o nosso. Infelizmente a manutenção dele hoje é muito cara. Enquanto uma lâmpada nacional custa por volta de R$ 600,00, a lâmpada para o nosso data-show custa o dobro. Diante disso avaliamos ser melhor comprar um novo equipamento e com uma capacidade (lúmens) maior, que possibilite a exibição de fotos e filmes no templo, inclusive durante o dia, sem necessidade da instalação de cortinas nas janelas laterais do templo.

Agradecemos a nossa irmã Roséte de Andrade que generosamente nos cedeu, por empréstimo, o data-show que ela usa no seu trabalho. Foram mais de 30dias abençoando nossos cultos dominicais e os cultos das 3ªs-feiras. O novo equipamento custou R$ 3.990,00.

PROJETO MUTIRÃO: “Dê um alô!”

Olhe para o lado: de quem você está sentindo falta? Ore e procure essa pessoa nessa semana! Uma visita, um telefonema, um email, um cartão podem ser abençoadores.

Duas sugestões para essa semana:

- Eduardo Ferreira de Souza (jovem filho da Conceição e do Lourenço);

- Emanuel Baptista (jovem angolano irmão da Maria Felipa e da Clélia e tio dos queridíssimos Breno Lourenço e Keilla Djamila).

Gente da Vila – 25

Nair Gonçalves Ferreira nasceu em 1923, no município de São Sebastião do Alto, RJ,de uma família cristã metodista, talvez uma das primeiras da raiz metodista brasileira. Ela, seus dois irmãos e seus pais, descendentes de espanhóis, moraram na fazenda de seus avós maternos, da família Sias, até a sua idade de nove anos, tendo depois mudado para uma outra fazenda na Serra do “Queira Deus”, fonte de muitas histórias de sua adolescência, e onde viveu com seus pais até seu casamento com Izaltino, da família Rocha Ferreira, que pertenceu à igreja da Vila até sua morte em 1999, aos 83 anos.

Eles se conheceram nos cultos da escola dominical em casa de seu pai, Cesário Mielgo Gonçalves, na fazenda da Serra em São Sebastião do Alto, que era transformada em Igreja, aos domingos.

A casa era frequentada por pastores que, uma vez por mês, iam até lá para realizar batizados, casamentos, oferecer a santa ceia e converter novos membros. Nair se beneficiava desse convívio com pessoas de uma educação superior para a localidade, pois, por causa das

(6)

longas distâncias de mais de três horas da escola local ( no lombo de um burro), não pôde continuar seus estudos, tendo estudado só por três anos. Adquiriu, mesmo assim, a qualidade de alfabetizadora como sua mãe, Clotilde Sias, que desenvolveu essa habilidade alfabetizando os agregados da fazenda. Nair, mais tarde, já no Rio, alfabetizou sua filha mais nova, que hoje é doutora em Letras e professora universitária.

Nair foi morar, depois de algum tempo, em Jaguarembé, lugarejo do município de Itaocara, no novo sítio comprado por seus pais, onde teve três filhas: Elci, Eni e Marilene. Assistia nessa época aos cultos na Igreja presbiteriana local, fundada pela família dos Brito, pois não havia Igreja metodista lá, tendo ido, anos depois, morar na fazenda dos pais de Filhinho, quando o pai dele morreu precocemente.

Esse acontecimento marca sua história com sua vinda para o Rio de Janeiro , pois a fazenda, agora de sua sogra, tinha uma escola somente para alfabetização e produção agrícola ativa baseada principalmente na venda de fumo, o que fez com que Nair, insatisfeita com os negócios familiares, resolvesse com seu esposo a vinda para o Rio, com o objetivo de dar uma educação melhor para as filhas. Conseguiu realizar seu objetivo, a duras penas, pois não foi fácil viver os primeiros tempos, pois embora tivesse conseguido comprar uma casa com a mudança, o marido procurava emprego. Nair contribuía para a renda familiar, nessa época de carência econômica e de início no novo emprego do marido, no serviço público, como costureira.

Tendo mudado, inicialmente, para Nilópolis, logo, ela conseguiu escola para as filhas, pública, ou particular às custas de bolsas de estudos conseguidas com políticos locais. Assistia aos cultos na Igreja metodista do centro de Nilópolis, cujo pastor era o venerável reverendo Dornellas na época. Alguns anos mais tarde, ela ofereceu sua casa para o início de uma Escola dominical, que foi a semente para a fundação da segunda igreja metodista em Nilópolis: A igreja metodista Paulo de Tarso, na qual foi ativa fundadora e participante, juntamente com o marido e as filhas. Mudou-se de Nilópolis, quando as filhas, já jovenzinhas, desejaram morar em locais de melhor acesso para o trabalho e os estudos: as filhas se formaram e são profissionais respeitadas nos campos do ensino acadêmico e do direito.

Foi assim que Nair mudou-se para a Tijuca e para a Igreja Metodista de Vila Isabel, da qual faz parte ativa há 43 anos, depois de ter ficado durante um pequeno espaço de tempo na igreja de Cascadura. Suas três filhas se casaram e lhe deram quatro netos, que já lhe deram cinco bisnetos: que muito alegram sua vida, rica de detalhes impossíveis de se transmitir em tão pequeno espaço, mas de um valor que pode servir de modelo para os jovens que, muitas vezes, pensam em desistir com o primeiro obstáculo que surge. Nair é uma lição de vida, e de história, mesmo com uma pequena dificuldade de locomoção, atualmente, devido ao reumatismo, ao qual ela recusa render-se, aos 87 anos de idade.

15

DESTAQUES

ON LINE DA SEMANA

1) LULA TEM APROVAÇÃO RECORDE:87%.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,lula-tem-aprovacao-recorde-boa-expectativa-para-dilma,659642,0.htm

2) RECORDE DE 87% DE APROVAÇÃO A LULA É O MAIOR DO MUNDO, DIZ CNT/SENSUS

De acordo com o instituto, apenas a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, tiveram índices de popularidade tão bons. Eles tiveram respectivamente 84% e 82%.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,recorde-de-aprovacao-a-lula-e-mundial-diz-cntsensus,659612,0.htm

(7)

3) EM OITO ANOS, LULA VISITOU 85 PAÍSES EM BUSCA DE PARCEIROS COMERCIAIS E POLÍTICOS

Presidente saiu em busca de novos mercados, mas também foi criticado por relação com governos polêmicos.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,em-oito-anos-lula-visitou-85-paises-em-busca-de-parceiros-comerciais-e-politicos,659466,0.htm

4) SERVIÇO PÚBLICO BRASILEIRO RESTRINGE ASCENSÃO DE MULHERES

A situação ilustra com precisão a metáfora do "teto de vidro", adotada por especialistas em mercado do trabalho e feministas para descrever a barreira invisível, mais cultural que institucional, que mantém as mulheres em posição de desigualdade tanto no setor público quanto no privado.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,servico-publico-restringe-ascensao-de-mulheres,659461,0.htm

5) A MULHER SEGUE EM BUSCA DE SEU LUGAR AO SOL

A proporção de lares chefiados por mulheres saltou de 27% para 35%, entre 2001 e 2009 http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2010/12/29/a-mulher-segue-em-busca-de-seu-lugar-ao-sol

6) PRECISA DE MAIS 396 PRESÍDIOS, DIZ CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA Cerca de 197 mil presos estão sem cela no país

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/12/29/brasil-precisa-de-mais-396-presidios-diz-conselho-nacional-de-justica

7) BRASILEIROS DEVEM PAGAR R$ 1,27 TRILHÃO DE IMPOSTOS EM 2010 http://www1.folha.uol.com.br/mercado/852333-brasileiros-devem-pagar-r-127-trilhao-de-impostos-em-2010.shtml

8) EXAME DE SANGUE DETECTA UMA ÚNICA CÉLULA CANCEROSA

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um teste sanguíneo que pode identificar uma única célula cancerosas entre milhares de células saudáveis e que em breve estará disponível nos consultórios médicos.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,exame-de-sangue-detecta-uma-unica-celula-cancerigena,661467,0.htm

9) BRASIL ENTRA NO GRUPO DE PAÍSES COM BAIXO ÍNDICE DE CÁRIE, DIZ PESQUISA Em 2003, indicador do país era 2,8. Em 2010, alcançou 2,1. Para OMS, países com baixa prevalência de cárie têm entre 1,2 e 2,6.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/12/brasil-entra-no-grupo-de-paises-com-baixa-indice-de-carie-diz-pesquisa.html

10) BRASIL TERÁ VACINA CONTRA A DENGUE EM ATÉ QUATRO ANOS

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/12/27/brasil-tera-vacina-contra-a-dengue-em-ate-quatro-anos

11) HILLARY BRASIL COM PAPEL IMPORTANTE NA LUTA CONTRA O PRECONCEITO

(8)

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,hillary-ve-brasil-com-papel-importante-na-luta-contra-o-preconceito,661479,0.htm

12) BRASIL ASSINA ACORDO PARA ENTRADA NO OBSERVATÓRIO EUROPEU DO SUL, NO CHILE

Adesão prevê a participação do País na construção do maior telescópio do mundo, o ELT http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-assina-acordo-para-entrada-no-observatorio-europeu-do-sul-no-chile,659948,0.htm

13) TELESCÓPIO DESCOBRE SEU 2000º COMETA COM AJUDA DE CIENTISTAS AMADORES

Equipamento, que foi desenvolvido para monitorar o Sol, é o maior descobridor de cometas de todos os tempos

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,telescopio-descobre-2000-cometa-com-ajuda-de-cientistas-amadores,659652,0.htm

14) PREFEITURA DO RIO PAGA MAIS DE R$ 6 MILHÕES POR SHOW DO REI EM COPACABANA

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/12/prefeitura_paga_mais_de_r_6_milhoes_por_sho w_do_rei_em_copacabana_133464.html

15)O NOVO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL, ANTONIO PATRIOTA,

PROMETE INTENSIFICAR AJUDA A PAÍSES POBRES

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,patriota-promete-intensificar-ajuda-a-paises-pobres,661240,0.htm

Referências

Documentos relacionados

Faculdade de Ciência e Tecnologia Departamento de Matemática Departamento de Engenharia Civil e Ambiental Departamento de Engenharia Electromecânica Departamento de Computadores

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões

Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil. Quero uma pizza à moda italiana. Passará a dedicar-se mais aos estudos.

Este artigo contextualiza o desenvolvimento global de software (DGS) como uma nova tendência do trabalho ea possibilidade de criação de uma metodologia para coordenar o

De fato, desde a simplicidade e racionalização da produção da cama Patente, passando pelos contornos de madeira finamente torneada nas cadeiras de Joaquim Tenreiro em combinação

Comparação entre os grupos de pacientes com presença e ausência de músculo liso em biópsias nos flancos com relação à idade dos pacientes, comprimento e espessura do peritônio

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...