• Nenhum resultado encontrado

Formar cidadãos para o mundo é o nosso dever de casa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Formar cidadãos para o mundo é o nosso dever de casa"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Desde os primeiros contatos com a vida, o recém-nascido reve-la o desejo de conhecer o mundo.

Quer ver, ouvir, tocar, sentir o perfume e o sabor de tudo que o cerca. Desenvolve seu raciocínio tão logo inicie a contar e compa-rar o desconhecido ao conhecido. Amadurece ao desejar justiça em suas trocas no convívio social. E para que ele atinja esse nível, que o capacitará a educar, que nos dedicamos a sua formação.

Desde 1958, o ISJOB – Instituto São João Baptista está vol-tado ao preparo das novas gerações para que levem avante a ma-nutenção da natureza e da vida. Por isso nós adotamos o seguinte slogan para nossa instituição:

Formar cidadãos para o mundo é o nosso dever de casa

Nossa Filosofia

Trabalhando com criança, a partir de dois anos, o Isjob se propõe a satisfazer seus alunos e suas necessidades afetivas, sociais e cognitivas, com uma pedagogia ativa onde a experimen-tação é o ponto de partida e de chegada, tendo como perspectiva de homem um cidadão que possa atuar na sociedade de forma autônoma, consciente de seus direitos e deveres, crítico e feliz.

Nossa Missão

Contribuir na construção do conhecimento para formação de jovens bem sucedidos, comprometidos com sua responsabilidade social e em sintonia com o seu mundo.

(2)
(3)
(4)
(5)

| 5 |

O que Pensamos Como

Educação Infantil

Reconhecer que a criança é um ser em desenvolvimento e que na primeira infância tem suas próprias necessidades, seus de-sejos, sua forma de pensar e de agir, nos faz caminhar positiva-mente no sentido de organizar uma escola que contribua para as experiências únicas deste período da vida.

Para o ISJOB, a escola da primeira infância tem três preocupa-ções principais: contribuir para a socialização da criança; ampliar suas capacidades perceptivas e cognitivas e transmitir conheci-mentos valorizados por nossa cultura.

O papel de socialização da escola reflete-se na interação da criança com outras crianças e com os adultos. Participar, com-partilhar, planejar, construir cooperativamente, jogar e reconhecer direitos e deveres numa esfera mais ampla do que a familiar é necessidade infantil que precisa ser suprida.

As capacidades perceptivas e cognitivas das crianças são de-senvolvidas através de atividades de caráter predominantemente lúdico. Atividades de arte, música, literatura infantil, jogos, pas-seios, entre outras, são as experiências de aprendizagem que tem sentido e significado para as crianças nesta idade.

Já na educação infantil os conhecimentos universais das áreas de ciências naturais e humanas, linguagem oral e escrita, matemá-tica e artes, devem ser garantidos como forma de facilitar a compre-ensão e interação pela criança do mundo em que vivemos.

1. O NOSSO TRABALHO

A opção do ISJOB é trabalhar com uma metodologia baseada num ensino aberto e participativo, onde o professor constrói com

(6)

Manual do Aluno

| 6 |

seus alunos desde o processo de planejamento até a avaliação das atividades do dia. O ensino participativo é mais significativo porque os interesses, expectativas e necessidades dos alunos estão sendo verdadeiramente considerados. A educação, atual-mente desenvolvida em nossa escola, tem como objetivo princi-pal contribuir na formação de nossos alunos para que possam interpretar a realidade de forma crítica e interagir socialmente com autonomia e responsabilidade.

2. O COTIDIANO EM NOSSA ESCOLA

O nosso cotidiano é marcado por dois tipos de atividades: as atividades diárias (entrada, saída, planejamento do dia, calendário do tempo, avaliação do dia, arrumação e limpeza da sala, lanche e higiene) e atividades variadas que acontecem de acordo com planejamento e atendem aos objetivos estabelecidos (passeios, lanches coletivos, pesquisas e tarefas de casa).

3. CONTEÚDO

Existe um conteúdo básico a ser desenvolvido na escola de educação infantil. Esses conteúdos são estruturados a partir da ideia de unidades temáticas, que geram atividades pedagógicas. A cada bimestre são escolhidos um ou mais temas em torno do qual vão girar as atividades principais da turma.

Esse tema pode ser escolhido pelo professor dentro de um con-junto de temas cíclicos que interessam as crianças nessa fase ou por temas gerados a partir de situações vividas por elas (eleições, enchentes, animais, planetas...).

(7)

Educação Infantil

| 7 |

4. AVALIAÇÃO

Na Educação Infantil, trabalhamos com uma concepção de en-sino que contempla a AVALIAÇÃO como processo diário em que o aluno é observado em diferentes situações de aprendizagem e acompanhado através de registro do seu desenvolvimento.

5. O ESPAÇO FÍSICO

As salas de aula são organizadas em espaços específicos de acordo com os conteúdos que estão sendo trabalhados (ciências, livros, dramatização, matemática, jogos, modelagem, colagem...), e outros espaços que surgem das necessidades e interesses do grupo. Há também uma brinquedoteca (sala equipada com brin-quedos variados) e uma biblioteca contendo títulos que atendem a faixa etária da Educação Infantil.

Na área externa encontram-se os cavaletes para pinturas, jar-dins, quadra e brinquedos. Nesse espaço são realizadas as ativi-dades de grande movimentação como jogos e brincadeiras.

6. A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

O diálogo estreito entre a família e a escola é fator de grande importância para o processo educativo que nos propomos a de-senvolver.

É através desse diálogo que os pais poderão conhecer melhor a proposta pedagógica que está sendo trabalhada pela escola e ainda fornecer mais subsídios no que se refere ao conhecimento da realidade de vida de seus filhos, possibilitando desta forma uma melhor adequação curricular.

(8)

Manual do Aluno

| 8 |

São realizadas reuniões semestrais com os pais para entrega das avaliações dos alunos e a apresentação do planejamento para o semestre seguinte. São organizados também outros momentos de integração como festas, passeios, etc...

7. ADAPTAÇÃO

Qualquer mudança de ambiente físico ou social supõe uma adaptação do indivíduo. Nós do ISJOB nos preocupamos em fa-cilitar este processo para a criança, para que essa mudança de ambiente seja uma experiência positiva, desenvolvendo o gosto pela Escola. Sendo assim, no início do ano, o aluno em processo de adaptação receberá um horário diário especial de permanência na escola, com um acompanhante de sua convivência.

8. AGENDA ESCOLAR

Como elo de comunicação diária entre a família e a escola, é man-tida uma agenda, onde são registradas as informações relevantes como recados de ambas as partes, avisos e circulares escolares.

9. FORMAÇÃO DAS TURMAS

O ISJOB atende a criança com idade mínima de 1 ano e 8 me-ses. As turmas são formadas a principio pelo critério de idade. São cinco: 2-3 anos, 3-4 anos, 4-5 anos, 5-6 anos de idade, observan-do entretanto as diferenças individuais.

HORÁRIO INTEGRAL

(9)

Educação Infantil

| 9 |

O Horário Integral é um trabalho continuado de excelência, que complementa as atividades desenvolvidas no período regular, es-timulando o aluno a desenvolver suas possibilidades.

Este projeto mescla conteúdos e atividades recreativas e cultu-rais, atendidas por professores especializados.

10. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Nosso laboratório está à disposição dos alunos desde a Educa-ção Infantil. Nele, e junto com seus professores, os alunos utilizam o recurso da informática para desenvolver seus trabalhos, proje-tos e pesquisas.

Navegando na Internet você poderá entrar em contato com o mundo.

11. TRANSPORTE ESCOLAR

A escola não possui veículos e nem se responsabiliza pelos transportes escolares particulares. Qualquer contato ou reclama-ção deve ser encaminhado diretamente ao responsável pelo ser-viço oferecido.

12. HORÁRIO

Turno da Tarde: 13h00 às 17h20 Integral: 07h45 às 17h30

Solicitamos aos pais que evitem atrasos na entrada, pois os tais atrapalham a rotina inicial do dia, além de ser prejudicial para a própria criança que perde o importante momento de organiza-ção do dia. A tolerância do horário é de quinze minutos.

(10)

Manual do Aluno

| 10 |

À hora da saída, os alunos somente serão entregues as pesso-as identificadpesso-as. Da mesma forma, solicitamos aos responsáveis que não se atrasem, pois o “ficar esperando” além do horário

pode gerar insegurança para a criança.

13. UNIFORME

• Camisa em malha, decote V com frizo lateral, modelos

masculi-no e feminimasculi-no, cor azul.

• Camisa em piquet light, decote V com frizo lateral, modelos

mas-culino e feminino, cor branca.

• Bermuda em microfibra marinho, modelo masculino, com bolso

lateral e frizo embutido branco.

• Saia short em microfibra, marinho, com frizo branco (meninas). • Calça feminina bailarina suplex, com frizo embutido branco. • Calça em microfibra marinho e frizo branco embutido (meninos

e meninas).

• Casaco em moleton marinho com capuz.

• Tênis branco ou preto, sem recortes e sem enfeites, com meias

brancas.

14. ANIVERSÁRIO

Aniversários podem ser comemorados na sala de aula, quando combinados com antecedência com a professora.

15. MATERIAL ESCOLAR

A escola trabalha com material coletivo. Desta forma, ao início do ano letivo cada aluno recebe uma lista do material necessário

(11)

Educação Infantil

| 11 |

para compor um estoque de uso comum. Assim, não é necessário que sejam marcados com o nome do aluno os materias entregues. Também não é necessário que tragam diariamente materiais como: lápis de cor, apontador, borracha, papel, etc...

Esse material pode ser adquirido em qualquer papelaria. Além deste material, que é de uso coletivo, cada aluno receberá no início do ano uma pequena relação de materiais de uso exclusivo do aluno: pasta de dente, toalha, pente, etc...

(12)

| 12 | Manual do Aluno

H I N O DO I S J O B

Estudar o futuro edificar Tornar o nosso sonho realista Eis o perene símbolo escolar Do Instituto São João Baptista O Instituto São João Baptista Que tanto, tanto, tanto me ufano Une a família e forma idealista Eu tenho orgulho de ser Isjobiano Companheiros, avante!

O ISJOB está a nos guiar O Brasil confia no estudante Muitas glórias o faremos alcançar O Instituto São João Baptista Que tanto, tanto, tanto me ufano Une a família e forma idealista Eu tenho orgulho de ser Isjobiano Companheiros, avante!

O ISJOB está a nos guiar O Brasil confia no estudante Muitas glórias o faremos alcançar

Letra:

Profº.: João Baptista Profª.: Concetta Música:

Maestro Silva Novo Maestro João C. D. Nazareth

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median