• Nenhum resultado encontrado

ASSEMBLEIA NACIONAL ANUÁRIO PARLAMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSEMBLEIA NACIONAL ANUÁRIO PARLAMENTAR"

Copied!
92
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA NACIONAL

ANUÁRIO PARLAMENTAR 2007 | 2008

(2)

FICHA TÉCNICA

Título

Anuário Parlamentar 2007-2008

Organização

Assessoria de Imprensa do Presidente da AN Divisão de Biblioteca

Editor

Assembleia Nacional

Colaboração

DSP; DSDIP, GRPI, GP

Composição Gráfica e Capa

Eneias Rodrigues Fotografia Eneias Rodrigues Impressão Gráfica da Praia Data Outubro 2008, Praia Tiragem 300

(3)

ÍNDICE

– Nota do Presidente da Assembleia Nacional ... 9

– O Presidente da Assembleia Nacional, a Mesa e os Deputados eleitos à AN ... 11

– Reuniões do Plenário e de outros Órgãos da Assembleia Nacional ... 21

– Grupos Parlamentares ... 35

– Iniciativas Legislativas e de Resoluções ... 43

– Fiscalização Política ... 51

Interpelações ao Governo ... 53

Perguntas ao Governo ... 54

Inquéritos Parlamentares ... 54

Debates sobre questões de Politica Interna e Externa ... 55

– Fiscalização Financeira... 57

Apreciação das Contas do Estado ... 59

– Declarações Políticas ... 61

– Petições ... 65

– Relações Externas ... 69

– Fóruns Parlamentares ... 73

– Actividades do Presidente da Assembleia Nacional ... 81

– Anexos Leis e Resoluções aprovadas ... 87

(4)
(5)

SIGLAS:

ACP – UE – África Caraíbas e Pacifico – União Europeia AN – Assembleia Nacional

APP – Assembleia Parlamentar Paritária

ASG-PLP – Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa. CCD – Convenção de Combate à Desertificação e Degradação dos Solos

CCSL – Confederação cabo-verdiana de Sindicatos Livres

CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental CNE - Comissão Nacional de Eleições

CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa FPLP – Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa GP – Grupo Parlamentar

IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional IFH – Instituto de Fomento e da Habitação

MPD – Movimento para a Democracia

PAICV – Partido Africano da Independência de Cabo Verde PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

RPALCDP - Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta Contra a Desertificação e a

Pobreza

(6)

UE – União Europeia

UCID – União Cabo-verdiana Independente e Democrática UIP – União Inter Parlamentar

UNIDROIT – Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado UNTC-CS - União Nacional dos Trabalhadores – Central Sindical

(7)

COMPOSIÇÃO DA MESA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Aristides Raimundo Lima

VICE-PRESIDENTES

Júlio Lopes Correia

Jorge Pedro Maurício dos Santos

SECRETÁRIOS

Eduardo Monteiro José Luís Lima Santos

(8)

Aristides Raimundo Lima

Presidente da Assembleia Nacional

Júlio Lopes Correia

1º Vice-presidente

Eduardo Monteiro

Secretário José Luís Lima Santos Secretário Hermínia Gomesda Cruz Curado Ferreira

Secretária

Jorge Pedro

Maurício dos Santos

(9)

NOTA DE ABErTurA

O trabalho que o leitor tem entre mãos é o II volume do Anuário Parlamentar da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Ele reporta-se à Sessão Legislativa que decorreu de Outubro de 2007 a Julho de 2008. Esta publicação é como já se dizia na nota de abertura do ano anterior, expressão de dois princípios fundamentais numa democracia moderna: por um lado, o da transparência política dos actos do poder público e, por outro, o da prestação de contas. Este último é corolário do princípio da responsabilidade, que impende sobre todos aqueles que são escolhidos para servir a comunidade.

O Anuário contém elementos de informação sobre a organização e o funcionamento do Parlamento e o modo como a Assembleia Nacional de Cabo Verde exerceu as suas diversas competências no ano referenciado. Como se sabe, a Assembleia Nacional é integrada por Deputados, estrutura-se politicamente em Grupos Parlamentares, sendo, na presente Legislatura, um da maioria de Governo e o outro da Oposição. Além dos dois grupos políticos com força de Grupo Parlamentar, o PAICV e o MpD, há mais dois Deputados que não obtiveram, por força do Regimento, o estatuto de Grupo. É essencialmente da dialéctica destas entidades políticas com o Governo, outro dos sujeitos parlamentares, que se nutre a vida da Assembleia Nacional.

Ao publicar mais este número do Anuário, a Assembleia Nacional pretende alcançar os seguintes objectivos: a) Informar de forma concisa aos cidadãos sobre as principais actividades levadas a cabo pelos Deputados e pelos órgãos e estruturas da Assembleia Nacional; b) Facultar aos leitores um melhor conhecimento da organização e do funcionamento da Assembleia Nacional enquanto órgão de soberania que representa a todos os cabo-verdianos na sua pluralidade; c) Disponibilizar ao cidadão uma publicação que o ajude a acompanhar os sujeitos parlamentares, de forma a contribuir com o seu impulso próprio para dar vida, pertinência e coerência à relação de mandato que se estabelece com o acto eleitoral; d) Possibilitar aos Deputados da maioria e da Oposição, bem como ao Governo, um elemento de referência da sua acção em prol da sociedade no período de uma Sessão Legislativa.

(10)

a Deputados, membros do Governo, jornalistas e educadores interessados em aproveitar as informações parlamentares para as suas disciplinas, designadamente aquelas que têm a ver com a Política, a História, o Direito e a educação para a cidadania.

Esperando que este volume tenha o mesmo acolhimento que o anterior, desejamos a todos uma útil consulta.

Cidade da Praia, 30 de Dezembro de 2008

Aristides R. Lima Presidente da Assembleia Nacional

(11)

O PrESIDENTE, A MESA E OS DEPuTADOS

à ASSEMBLEIA NACIONAL

(12)
(13)

Mesa da Assembleia Nacional

Eleição

A eleição do Presidente da Assembleia Nacional para a VII Legislatura foi feita no dia 27 de Fevereiro de 2006, tendo sido reeleito o jurista Aristides Raimundo Lima (PAICV), Deputado por Boa Vista,

Foram eleitos, na mesma data, os outros membros da Mesa: Os Deputados Mário Anselmo Couto de Matos (PAICV) e Jorge Maurício Santos (MpD) como Vice-Presidentes; os De-putados Eduardo Monteiro (PAICV), José Luís Santos (MpD) e Vera Almeida (PAICV) como Secretários da Mesa.

Em Fevereiro de 2008 o Primeiro Vice-Presidente, Mário Matos, renunciou ao cargo por razões de saúde e foi substituído pelo Deputado Júlio Correia1. Em Maio do mesmo ano,

a Deputada Vera Almeida, após ter sido eleita Presidente da Câmara Municipal do Paul, foi substituída pela Deputada Hermínia Curado Ferreira.

Competências do Presidente da Assembleia Nacional

O Presidente dirige e representa a Assembleia Nacional, coordena os seus trabalhos e exerce autoridade sobre todos os funcionários e forças de segurança postos ao serviço da Casa Parlamentar.

Além disso, o Presidente da Assembleia Nacional substitui, interinamente, o Presidente da República nas seguintes situações: quando esteja impedido temporariamente; quando se encontre fora do País; no caso da vacatura do cargo de Presidente da República até à tomada de posse do novo Presidente eleito. O Presidente da Assembleia Nacional, também, confere posse a vários titulares de órgãos do Estado, tais como o Presidente e demais membros da Comissão Nacional de Eleições, o Provedor da Justiça e os mem-bros do Conselho da Comunicação Social.

(14)

O Presidente da Assembleia Nacional tem legitimidade activa para suscitar junto do Tribunal Constitucional a fiscalização abstracta da constitucionalidade das Leis e de quaisquer outras normas ou resoluções de conteúdo material normativo ou individual e concreto, bem como a legalidade das resoluções acima referidas.

É ainda o Presidente da Assembleia Nacional a entidade que tem o direito de iniciativa do processo de perda de mandato do Presidente da República em caso de ausência do País (mais de quinze dias) sem a autorização do Parlamento (artigo 129º da Cons-tituição, em conjugação com o nº 3 do artigo 109º e do nº 1 do artigo 105º da Lei de Organização e Funcionamento do Tribunal Constitucional).

Competência dos Vice-Presidentes

Nos termos do artigo 31º do Regimento da Assembleia Nacional compete aos Vice-Presidentes assumir a presidência da Assembleia Nacional nos casos de falta ou impe-dimento do Presidente, cumprir as funções que lhes forem delegadas pelo Presidente, nomeadamente as de representação. Compete, ainda aos Vice-Presidentes coadjuvar o Presidente no exercício das suas funções, bem como assumir funções de representação sempre que sejam incumbidos pelo Presidente.

Competência dos Secretários

Compete aos Secretários proceder à verificação das presenças dos Deputados e do quó-rum, registar o resultado das votações, bem como proceder às leituras indispensáveis no decurso das Reuniões Plenárias. Cabe, ainda, aos secretários organizar a inscrição dos oradores; ordenar as matérias a submeter à votação; promover a redacção, revisão e correcção das Actas das Reuniões Plenárias; servir de escrutinadores; coadjuvar o Presidente no exercício das suas funções; qualquer outra competência que lhes seja delegada pelo Presidente.

(15)

Quem são os nossos Deputados?

Os Deputados são representantes de todo o Povo e não unicamente dos círculos eleito-rais por que foram eleitos. (artigo 1º do Estatuto dos Deputados)

O mandato dos eleitos nacionais inicia-se com a primeira reunião da Assembleia Na-cional, após as eleições, e termina com a primeira reunião, após as eleições seguintes. Salvo as situações de suspensão temporária de mandato, os Deputados cessam as suas funções nas seguintes situações.

a) Por morte,

b) Pelo termo da Legislatura,

c) Se, sem justificação adequada, não tomarem assento na Assembleia Nacional até à quinta reunião da A.N;

d) Se excederem o número de oito faltas seguidas ou quinze interpoladas, du-rante uma sessão Legislativa salvo motivo justificado;

e) Se o Deputado recusar três vezes seguidas ou cinco interpoladas, a desem-penhar funções ou cargos para que sejam designados pela Assembleia Na-cional, salvo justificação aceite pela A.N;

f) Se for condenado judicialmente por crime de responsabilidade;

g) Se se inscrever em partido diferente daquele pelo qual tenha sido eleito; h) Se vier a ser ferido por alguma incompatibilidade ou incapacidade prevista

na lei;

i) Se se vier a conhecer alguma inelegibilidade de que o Deputado padecia à data das eleições;

j) Se o Deputado renunciar ao cargo.

A principal actividade dos Deputados é a participação no processo legislativo. Nesse processo eles estudam, analisam e votam os projectos e as propostas de lei, bem como as resoluções e outros actos submetidos à Assembleia Nacional. A função

(16)

do Deputado é exercida em diferentes etapas: nas Jornadas Parlamentares, (reuniões preparatórias de cada Grupo Parlamentar antes das Sessões Plenárias), nas Comissões Especializadas, e no Plenário.

Como controladores da actividade governativa os Deputados dispõem de diversos meios para questionar os actos do Governo, da Administração, de qualquer entidade pública, ou sobre qualquer assunto de interesse para a vida do País.

Os Deputados, como representantes do Povo, mantêm estreito contacto com os círculos por que foram eleitos, promovendo assuntos relativos às suas necessidades e

aspira-ções.

A participação feminina na vida parlamentar do País vem aumentando significativa-mente. Em 1975, foi eleita uma única mulher, já em 2006 foram eleitas treze (13) para o cargo de Deputado.

Os Deputados são provenientes de diferentes meios profissionais. Cinquenta e nove (59) têm formação universitária e treze (13), ensino técnico – profissional / liceal.

Formação

Formação Universitária 81%

Ensino Técnico - Profissional/Liceal 18% Universitária

Ensino T-Profissional/Liceal

(17)

Distribuição dos Deputados por idade

O Deputado mais jovem tem 29 anos e o mais idoso 73.

Deputados Eleitos à VII Legislatura

Nome do Deputado Partido Circulo Eleitoral

Afonso Silva Mendes da Fonseca PAICV São Domingos

Agostinho António Lopes MPD Praia

Alberto Alves PAICV América

Alberto Josefá Barbosa PAICV Porto Novo

Alcindo Francisco Rocha MPD Porto Novo

Antero Teixeira PAICV Mosteiros

António Alberto Mendes Fernandes PAICV Santa Cruz

Nº de Deputados, distribuídos por Idade 30 25 20 15 10 5 0 20-29 30-39 40-49 50-59 60 anos e + Nº de Deputados, distribuídos por Idade

(18)

Nome do Deputado Partido Circulo Eleitoral

António Delgado Monteiro UCID São Vicente

António Pascoal Silva dos Santos MPD São Vicente

António Pedro Pereira Duarte PAICV África

Aristides Raimundo Lima PAICV Boavista

Arlindo Tavares Silva PAICV Maio

Armindo Cipriano Maurício PAICV Ribeira Grande

Arnaldo Andrade Ramos PAICV Tarrafal

Austelino Tavares Correia MPD Santa Catarina

Carlos Alberto Lopes Barbosa PAICV Santa Catarina

Clemente Delgado Garcia MPD São Domingos

David Hopffer de Cordeiro Almada PAICV Santa Catarina

Eduardo Monteiro PAICV Praia

Emanuel Pereira Garcia Almeida PAICV Praia

Ernesto Ramos Guilherme Rocha PAICV Porto Novo

Eurico Correia Monteiro MPD Praia

Eva Verona Teixeira Ortet PAICV São Filipe

Fernando Elísio Leboucher F. de Andrade MPD Praia

Fernando Lopes Vaz Robalo PAICV Praia

Filipe Baptista Gomes Furtado MPD São Miguel

Filomena Maria Frederico D. Silva MPD Praia

Francisco António Dias MPD Ribeira Grande

Hermes Silva dos Santos PAICV São Vicente

Hermínia Gomes da Cruz Ferreira PAICV Praia

Humberto André Cardoso Duarte MPD São Vicente

Humberto Santos de Brito PAICV São Miguel

Ivete Helena Ramos D. Silves Ferreira PAICV Praia

Janine Tatiana Santos Lélis de Carvalho MPD Sal

(19)

Nome do Deputado Partido Circulo Eleitoral

Jean Emmanuel da Cruz PAICV São Vicente

Joana Gomes Rosa MPD Maio

Joanilda Lúcia Silva Alves PAICV São Filipe

João do Carmo Brito Soares PAICV São Vicente

Jorge Arcanjo Livramento Nogueira MPD São Filipe

Jorge Pedro Maurício dos Santos MPD Ribeira Grande

José Domingos António Lopes PAICV Brava

José Luís Lima Santos MPD Boavista

José Manuel Afonso Sanches PAICV Santa Cruz

José Maria Gonçalves de Barros MPD Brava

José Maria Vaz de Pina PAICV Praia

José Ulisses Correia e Silva MPD Praia

Justiniano Jorge Lopes de Sena PAICV Praia

Libéria das Dores Antunes Brito PAICV Sal

Lídio de Conceição Silva UCID São Vicente

Lívio Fernandes Lopes PAICV São Filipe

Manuel Amaro Rodrigues Monteiro PAICV Europa

Manuel Gomes Fernandes PAICV São Nicolau

Manuel Monteiro de Pina MPD Praia

Manuel Paulino Barbosa Amado PAICV Mosteiros

Maria da Ressurreição Lopes da Silva PAICV América

Mário Anselmo Couto Matos PAICV São Vicente

Mário Gomes Fernandes MPD Tarrafal

Mário Ramos Pereira Silva MPD Santa Catarina

Miguel António Costa PAICV São Vicente

Miguel da Cruz Sousa MPD Europa

Moisés Gomes Monteiro MPD Santa Catarina

(20)

Nome do Deputado Partido Circulo Eleitoral

Orlanda Maria Duarte S. Ferreira MPD Paul

Orlando Pereira Dias MPD Santa Cruz

Rui Alberto de Figueiredo Soares MPD São Vicente

Rui Mendes Semedo PAICV Praia

Teófilo de Figueiredo Almeida Silva MPD São Nicolau

Vanusa Tatiana Fernandes Cardoso PAICV Santa Catarina

Vera Helena Pires Almeida PAICV Paúl

Victor Manuel Lopes Coutinho MPD Praia

Virgínia Baessa Cabral Gonçalves PAICV Santa Cruz

Composição da Assembleia Nacional

Partidos Políticos Deputados Eleitos

Homens Mulheres Total

PAICV 32 09 41

MPD 25 4 29

UCID 2 2

(21)

rEuNIÕES DO PLENÁrIO E DE OuTrOS ÓrGÃOS

DA ASSEMBLEIA NACIONAL

(22)
(23)

rEuNIÕES PLENÁrIAS

A primeira Sessão Plenária referente ao ano parlamentar 2007-2008 realizou-se a 20 de Outubro de 2007 e a última em finais de Julho de 2008. Ao longo do ano parlamentar foram realizadas 9 Sessões Plenárias.

As Reuniões Plenárias têm lugar, de preferência e sempre que a agenda o justificar, na última semana de cada mês. (artigo 87º do Regimento)

COMISSÃO PErMANENTE

A Comissão Permanente é composta: pelo Presidente da Assembleia Nacional, pelos Vice-Presidentes e Secretários da Mesa, por um Deputado indicado por cada Grupo Parlamentar e por um Deputado indicado pelos Partidos Políticos com assento na Assembleia Nacional que não tenham Grupos Parlamentares constituídos.

CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DURANTE

O ANO PARLAMENTAR 2007/2008:

Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima - 1º Vice-Presidente, Júlio Lopes Correia

- 2º Vice-Presidente, Jorge Pedro Maurício dos Santos - Secretário da Mesa, Eduardo Monteiro

- Secretário da Mesa, José Luís Lima Santos,

- Secretária da Mesa, Hermínia Gomes da Cruz Curado Ferreira - Representante do Grupo Parlamentar do PAICV, Rui Mendes Semedo - Representante do Grupo Parlamentar do MPD, Fernando Elísio Leboucher Freire de Andrade.

- Representante da UCID, Lídio de Conceição Silva

(24)

Nos termos do artigo 55º alínea c) do Regimento, compete à Comissão Permanente, entre outras, acompanhar as actividades do Governo e da Administração.

Esta Comissão Permanente funciona nos intervalos das Reuniões Plenárias, durante o período em que se encontra dissolvida a Assembleia Nacional e nos demais casos e termos previstos na Constituição. (artigo 54º do Regimento)

Durante o ano Parlamentar a Comissão Permanente realizou duas reuniões.

CONFErÊNCIA DOS rEPrESENTANTES

A Conferência de Representantes dos Grupos Parlamentares tem competências defini-das na Constituição e no Regimento da Assembleia Nacional. Entre estas competências salientam-se a apreciação das questões relacionadas com a marcação das Reuniões Plenárias, a pronúncia sobre a fixação da ordem do dia, a constituição de deputações ou outras necessárias ao regular funcionamento da Assembleia Nacional, conforme o disposto no artigo 15º nº 1 do Regimento.

A Conferência de Representantes reuniu-se treze (13) vezes. Nessas reuniões foram tratadas, entre outras, questões relativas à preparação das Sessões Plenárias, ao funcionamento dos órgãos parlamentares, às missões dos Deputados e aos Fóruns Parlamentares.

CONSELHO DE ADMINISTrAÇÃO

O Conselho de Administração é o órgão de consulta e gestão da Assembleia Nacional nos domínios administrativo, financeiro e patrimonial.

O Conselho de Administração é constituído por um dos Vice-Presidentes da Mesa da Assembleia Nacional, que a preside, por um dos Secretários da Mesa, por um Deputado de cada Grupo Parlamentar, pelo Secretário-Geral e um representante dos funcionários. Compete-lhe, designadamente, pronunciar-se sobre a política geral da administração e

(25)

os meios necessários à sua execução; elaborar os projectos de orçamento da Assembleia Nacional; preparar o relatório e a conta de gerência relativos a cada ano económico, e as propostas relativas ao quadro de pessoal da Assembleia Nacional.

O Conselho de Administração ao longo do ano parlamentar 2007/2008 reuniu-se três (3) vezes.

REUNIÕES DO PLENÁRIO E DE OUTROS ÓRGÃOS

DA ASSEMBLEIA NACIONAL

Reuniões Plenárias 10 Solenes2 1 Comissão Permanente 2 Conferência de Representantes 13 Conselho de Administração 03 TOTAL 29

COMISSÕES ESPECIALIZADAS

De entre as várias competências das Comissões Especializadas salientam-se a apreciação dos projectos e propostas de lei, de propostas de alteração e de tratados submetidos à As-sembleia Nacional e a produção dos correspondentes relatórios. (artigo 59º do Regimento) Durante o ano parlamentar 2007/2008 as Comissões Especializadas reuniram-se para, entre outros: emitir pareceres; proceder a audições de membros do Governo, de outras 2 Sessão Solene Comemorativa do XXXIII Aniversário da Independência Nacional, no dia 5 de Julho de

(26)

entidades oficiais e de cidadãos; realizar encontros com entidades oficiais estrangeiras; aprovar, na especialidade, projectos e propostas de leis.

No ano parlamentar findo as Comissões Especializadas reuniram-se 54 vezes, tiveram 21 audições e 11 encontros com entidades estrangeiras. O quadro que se segue apre-senta todas essas actividades distribuídas por cada uma das Comissões Especializadas.

Comissões Especializadas

N.º Comissões Reuniões Audições Encontros Entidades Estrangeiras

Comissão Especializada de Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Comunicação Social;

15 11 3

2ª Comissão Especializada de Finanças e Orçamento 8 4 2

3ª Comissão Especializada de Relações Externas,

Cooperação e Comunidades; 10 --- 2

4ª Comissão Especializada de Economia, Ambiente e

Ordenamento do Território 6 1

----5ª Comissão Especializada de Reforma do Estado e

Segurança; 5 2 2

6ª Comissão Especializada de Saúde e Questões Sociais; 4 ---- 2 7ª Comissão Especializada de Educação, Cultura, Juventude

(27)

---Composição das comissões:

A composição inicial de algumas Comissões Especializadas foi alterada pela Resolu-ção n.º 57/VII/2008 de 11 de Fevereiro de 2008.

Comissão Especializada de Assuntos Jurídicos,

Direitos Humanos e Comunicação Social

MEMBROS PARTIDO

Presidente Armindo Cipriano Maurício PAICV

Vice-Presidente Miguel da Cruz Sousa MPD

Secretária Vanusa Tatiana Fernandes Cardoso PAICV

David Hopffer de Cordeiro Almada PAICV

Janine Tatiana Lélis de Carvalho MPD

António Pedro Pereira Duarte PAICV

Joana Gomes Rosa MPD

José Maria Vaz de Pina PAICV

Felisberto Henrique Carvalho Cardoso MPD

Manuel Amaro Monteiro PAICV

Subcomissão de Petições e Direitos Humanos

Coordenador Manuel Amaro Monteiro PAICV

Jorge Arcanjo Nogueira MPD

(28)

Comissão Especializada de Finanças e Orçamento

MEMBROS PARTIDO

Presidente Orlanda Maria Duarte Santos Ferreira MPD

Vice-Presidente Libéria das Dores Antunes Brito PAICV

Secretária Eva Verona Teixeira Ortet PAICV

António Pascoal Silva dos Santos MPD

João do Carmo Brito Soares PAICV

Humberto Santos de Brito PAICV

Francisco António Dias MPD

Comissão Especializada de Economia, Ambiente

e Ordenamento do Território

MEMBROS PARTIDO

Presidente José Manuel Afonso Sanches PAICV

Vice-Presidente Victor Manuel Lopes Coutinho MPD

Secretária Emanuel Pereira Garcia Almeida PAICV

Manuel Monteiro de Pina MPD

Ivete Helena Ramos Delgado Silva Ferreira PAICV

Francisco António Dias MPD

(29)

Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades

MEMBROS PARTIDO

Presidente Mário Gomes Fernandes MPD

Vice-Presidente Maria da Ressurreição Lopes da Silva PAICV

Secretário Miguel da Cruz Sousa MPD

Manuel Monteiro de Pina MPD

Manuel Amaro Rodrigues Monteiro PAICV

António Pedro Pereira Duarte PAICV

Alberto Alves PAICV

Comissão Especializada de Reforma do Estado e Segurança

MEMBROS PARTIDO

Presidente José Maria Vaz de Pina PAICV

Vice-Presidente Humberto André Cardoso Duarte MPD

Secretário Carlos Alberto Lopes Barbosa PAICV

Mário Ramos Pereira Silva MPD

Justiniano Jorge Lopes de Sena PAICV

Moisés Gomes Monteiro MPD

Ernesto Che Guevara Mendes

(30)

Comissão Especializada de Saúde e Questões Sociais

MEMBROS PARTIDO

Presidente Orlando Pereira Dias MPD

Vice-Presidente Antero Teixeira PAICV

Secretário Austelino Tavares Correia MPD

João Baptista Ferreira Medina MPD

Maria de Ressurreição Lopes Silva PAICV

Joanilda Lúcia Silva Alves PAICV

Manuel Gomes Fernandes PAICV

Comissão Especializada de Educação, Cultura, Juventude e Desportos

MEMBROS PARTIDO

Presidente Fernando Lopes Robalo PAICV

Vice-Presidente Maria Filomena Frederico Delgado MPD

Secretário Afonso Silva Mendes da Fonseca PAICV

Clemente Delgado Garcia MPD

Miguel António Costa PAICV

Filipe Baptista Furtado MPD

(31)

2ª Conferência do Presidente da Assembleia Nacional

com os Presidentes das Comissões Especializadas.

A 2ª Conferência presidida pelo Dr. Aristides Lima, Presidente da Assembleia Nacional realizou-se a 17 de Março de 2008. Nela estiveram presentes além dos Presidentes das Comissões Especializadas, os Vice - Presidentes das mesmas e alguns convidados. A Conferência teve a seguinte Ordem do Dia:

Balanço das actividades das Comissões; 

Troca de experiências entre os Deputados; 

Disponibilização de condições materiais e técnicas para melhorar o apoio 

às Comissões permitindo, assim, o reforço do papel destas no processo par-lamentar;

Reflexão conjunta sobre possíveis transformações estruturais do Parlamento, 

com vista ao reforço da capacidade da Assembleia Nacional no contexto das instituições de governação;

Procura de meios para tornar mais pertinente a acção dos Deputados na 

Assembleia Nacional;

Avaliação da experiência do relacionamento do Parlamento com o Governo; 

Inventariação das condições de trabalho dos Deputados. 

O Presidente da Assembleia Nacional constatou um conjunto de melhorias regis-tadas no Parlamento, ao nível do seu suporte técnico-administrativo. Citou a ideia de reforçar a ligação entre a Direcção de Serviços Parlamentares e a Direcção dos Serviços de Documentação e Informação Parlamentar. Igualmente, chamou atenção dos Deputados para a utilidade de frequentarem a Biblioteca da A.N, que, segundo ele, é uma das mais bem apetrechadas do País e pela necessidade dos membros das Comissões formularem o interesse que têm na aquisição de documentos e livros para o seu trabalho, isto, porque a Biblioteca pretende fazer regularmente aquisições com base em interesses concretos.

(32)

Durante a reunião os Deputados propuseram várias acções:

A criação de um gabinete técnico multidisciplinar ou afectação de um técni-

co para cada Comissão;

A contratação de um Jurista para trabalhar junto às Comissões ou recurso a 

pareceres técnico-jurídicos do exterior;

Uma maior articulação entre os membros da Mesa de cada Comissão, de 

forma a dar mais agilidade aos seus trabalhos; A elaboração de planos de acção das Comissões; 

A criação de condições para maior intercâmbio entre as Comissões e suas 

congéneres de outros parlamentos, com vista à aquisição de novas experi-ências;

A capacitação dos funcionários que trabalham directamente com as Comis-

sões.

Da Conferência saíram as seguintes recomendações:

Reforço do apoio técnico às Comissões Especializadas e a sua adequação à 

nova dinâmica de funcionamento do Parlamento;

Maior interacção entre os Presidentes das Comissões e os técnicos das mes-

mas;

Alteração da Lei Orgânica da Assembleia Nacional; 

Melhoria da qualidade substantiva dos pareceres; 

Continuação da modernização administrativa do Parlamento com o reforço do 

gabinete de informática e o aperfeiçoamento do serviço de intranet;

Aquisição e instalação de equipamentos nos novos gabinetes das Comissões 

Especializadas;

Necessidade de evitar na medida do possível, a instabilidade dos Deputados nas 

Comissões, tendo em conta a exigência de identificação do eleitorado com o eleito, e sobretudo, a necessidade de continuidade do trabalho das Comissões;

(33)

Necessidade de uma maior cooperação entre o Parlamento e o Governo, re-

lativamente às audições das Comissões, de forma a colmatar as deficiências regimentais existentes;

Necessidade de elaborar actas de todas as reuniões das Comissões Especializadas; 

Necessidade de diferenciar os Presidentes das Comissões Especializadas e ou-

tros deputados que desempenham cargos adicionais no Parlamento, quer em termos materiais, quer em termos protocolares, dos demais;

Aumentar a abrangência das actividades das Comissões Especializadas, consi-

derando todo o leque de competências previstas no Regimento, designadamen-te as de índole legislativa e de fiscalização política;

Institucionalização da Conferência dos Presidentes das Comissões; 

Reforço dos padrões de rigor na gestão dos serviços das Comissões; 

Reforço da colaboração das assessorias dos Grupos Parlamentares nos traba-

lhos das Comissões, em complemento à assessoria dos serviços de apoio da Secretaria-geral;

Criação de sinergias entre os Grupos Parlamentares e de seus representantes nas 

Comissões;

Aproveitamento dos acordos de cooperação com instituições externas. 

(34)
(35)
(36)
(37)

O Regimento da Assembleia Nacional estipula que, os Deputados eleitos por cada partido ou coligação podem constituir-se em Grupo Parlamentar, se forem em número não infe-rior a cinco. Nenhum Deputado poderá pertencer a mais do que um Grupo Parlamentar. Constituem deveres dos Deputados “manter estreito contacto com os círculos por que foram eleitos e com os eleitores e promover os assuntos relativos às suas necessidades e aspirações”.

Além das jornadas realizadas na sede do Parlamento, os Grupos Parlamentares têm op-tado por realizar fora da Assembleia Nacional jornadas descentralizadas e abertas.

GruPO PArLAMENTAr DO PAICV

Presidente: Rui Mendes Semedo

Vice-presidentes: Hermínia Curado Ferreira

Emanuel Pereira Garcia Almeida Libéria das Dores Antunes Brito António Alberto Mendes Fernandes

VISITAS DE DEPUTADOS

Círculo eleitoral N.º de Visitas

África 1 América 4 Boavista 6 Brava 6 Europa 1 Maio 5 Mosteiros 7 Paul 5 Porto Novo 2 Praia 42 Ribeira Grande 6 Santa Catarina 14

(38)

Círculo eleitoral N.º de Visitas São Domingos 5 São Filipe 17 São Nicolau 7 Sal 5 Santa Cruz 15 São Miguel 1 São Vicente 15 Tarrafal 6

JOrNADAS DESCENTrALIZADAS rEALIZADAS

NA ASSEMBLEIA NACIONAL (22 - 25 DE JuLHO)

TEMAS:

As Politicas Sociais e o Combate à Pobreza 

As Mudanças Climáticas e a Politica da Água 

O Preço dos Cereais, a Politica Agrícola e a Segurança Alimentar 

em Cabo Verde

A Reforma Fiscal e a Competitividade da Economia 

A Formação Profissional e as Politicas Activas de Emprego 

A Politica Energética e as Perspectivas para o Futuro 

A Politica Salarial em Cabo Verde 

CONFERÊNCIAS

Tema Local Data

A Reforma Eleitoral nos Açores e

Descentralização e Desconcentração num

Território Insular Assembleia Nacional 08-11-07

A Parceria Especial União Europeia/Cabo Verde

(39)

VISITAS A ENTIDADES

Entidade Data

Sambala Village 1 de Outubro de 2007

Monte Adriano 6 de Novembro de 2007

Casa Felicidade 15 de Novembro de 2007

Irmãos Correia 15 de Novembro de 2007

Adega 16 de Novembro de 2007

Braz de Andrade 15 de Novembro de 2007

Calú e Ângela 15 de Novembro de 2007

Comissão Nacional de Eleições 17 de Janeiro de 2008

Polidesportivos de Achada Mato e Lém

Cachorro 7 de Fevereiro de 2008

Obras de Requalificação viária nas localidades de Vila Nova, Achadinha, ASA, Bela Vista e

Monte Vermelho 22 de Fevereiro de 2008

IEFP 16 de Julho de 2008

Centro de Emprego 16 de Julho de 2008

UNTC-CS 16 de Julho de 2008

Tiver 17 de Julho de 2008

Associação Comercial de Sotavento 17 de Julho de 2008

Câmara de Comércio de Sotavento 17 de Julho de 2008

Escola de Formação de Variante 18 de Julho de 2008

(40)

GruPO PArLAMENTAr DO MPD

Presidente: Fernando Elisio Leboucher Freire de Andrade2 Vice-presidentes: Austelino Tavares Correia

Filomena Maria Frederico Delgado Silva Miguel da Cruz Sousa

Joana Gomes Rosa

VISITA DE DEPUTADOS

Círculo eleitoral Visitas efectuadas

Boavista 3 Brava 5 Europa 1 Maio 4 Paul 3 Porto Novo 4 Praia 23 Ribeira Grande 7 Sal 3 Santa Catarina 12 São Domingos 4 São Filipe 6 São Miguel 4 São Nicolau 2 São Vicente 19 Tarrafal 5

VISITAS A ENTIDADES

Entidade Data

Direcção dos Serviços de Emigração e Fronteiras. 28 de Janeiro de 2008

Secretário-geral da CCSL 4 de Fevereiro de 2008

2 Em Abril de 2008 o Deputado Fernando Elisio Leboucher Freire de Andrade substituiu o líder do GP, Ulisses Correia e Silva, eleito nas últimas eleições autárquicas, Presidente da Câmara Municipal da Praia.

(41)

Entidade Data

ANSA 17 de Julho de 2008

Delegação do Ministério de Educação 7 de Agosto de 2008

Secretário-geral da UNTC-CS 14 de Julho de 2008

IEFP 16 de Julho de 2008

IFH 16 de Julho de 2008

Fundação cabo-verdiana de Solidariedade 16 de Julho de 2008

Hospital Regional de Santiago Norte 17 de Julho de 2008

Delegacia de Saúde 17 de Julho de 2008

Centro de Juventude de Santa Catarina 17 de Agosto de 2008

JORNADAS ABERTAS

Tema Local Data

Salário mínimo para a redução das desigualdades e aumento da

competitividade. Assembleia Nacional 24 de Julho de 2008

uCID

VISITA DE DEPUTADOS

Círculo Eleitoral N.º de Visitas

(42)
(43)
(44)
(45)

INICIATIVAS LEGISLATIVAS

Durante o ano parlamentar findo deram entrada na Assembleia Nacional vinte e sete (27) iniciativas legislativas que foram propostas pelos Grupos Parlamentares e pelo Go-verno.

A Proposta de Lei que estabelece os princípios e as normas do Sistema Estatístico Nacional após ter sido retirada, foi aprovada na generalidade na Sessão Plenária de Julho. Depois a mesma proposta baixou à Comissão Especializada de Finanças e Orçamento para a aprovação na especialidade e ulterior votação final global, em Outubro de 2008.

A tabela que se segue apresenta todas as iniciativas legislativas que deram entrada na Assembleia Nacional, independentemente da sua aprovação ou não.

PROJECTOS DE LEI

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Projectos de Lei MPD

Projecto de Lei que estabelece as regras que devem reger a utilização dos símbolos nacionais.

Projecto de Lei que estabelece as regras cerimoniais do Estado de Cabo Verde

Projecto de Lei que permite a usucapião sobre bens e direitos do domínio privado disponível do Estado e das Autarquias Locais

PAICV/

(46)

PROPOSTAS DE LEI

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Propostas de

Lei GOVERNO

Proposta de Lei que aprova o Orçamento do Estado para o ano de 2008

Proposta de Lei que estabelece o regime geral das taxas Proposta de Lei que aprova o Código do Imposto de Selo Proposta de Lei que aprova o Estatuto do Jornalista

Proposta de Lei que aprova a Lei nº 56/V/99, de 29 de Junho (Lei da Comunicação Social)

Proposta de Lei que aprova o regime jurídico, organização, manutenção e gestão da Base de Dados do Recenseamento Eleitoral

Proposta de Lei que aprova o Orçamento das Comissões de Recenseamento Eleitoral

Proposta de Lei que aprova o Orçamento da Comissão Na-cional de Eleições.

Proposta de Lei que estabelece um regime especial para regu-larização da situação dos particulares que ocupam terrenos no domínio privado do Estado e define os casos de admissibilida-de admissibilida-de contrapartida por admissibilida-desocupação admissibilida-desses terrenos

Proposta de Lei que estabelece o quadro da Descentralização Administrativa

Proposta de Lei que aprova o Estatuto Especial da Praia Proposta de Lei que altera as taxas dos direitos de importação e do imposto sobre o valor acrescentado das posições tarifárias Proposta de Lei que altera algumas disposições sobre o regime do Segredo de Justiça no Código de Processo Penal.

Proposta de Lei que regula a Organização, a Composição, a Competência e o Funcionamento do Ministério Público, bem como o Estatuto dos Magistrados do Ministério Público Proposta de Lei que define a Organização e Competência dos Tribunais Judiciais e dos Tribunais Fiscais Aduaneiros

Proposta de Lei que regula o Estatuto dos Magistrados Judiciais Proposta de Lei que altera o artigo 425º - A do Código Eleitoral Proposta de Lei que estabelece os princípios e normas por que se rege o sistema Estatístico Nacional

(47)

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Proposta de Lei de Autorização Legislativa

Governo Proposta de Lei que concede ao Governo autorizaçãolegislativa para aprovar o regime jurídico do cadastro predial

PROJECTOS DE RESOLUÇÃO

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Projectos de

Resolução AN

Projecto de resolução que aprova o Orçamento Privativo da AN.

Projecto de resolução que actualiza o subsídio de deslocação aprovado pela resolução nº123/V/99, de 21 de Junho.

Projecto de Resolução que aprova a conta de gerência da AN referente ao ano de 2007.

RESOLUÇÕES - TRATADOS

O artigo 292º do Regimento define como Resolução os actos que não devem assumir a forma de lei ou moção.

Foram aprovadas 14 Resoluções para efeito de ratificação ou adesão a Tratados Inter-nacionais.

(48)

PROPOSTAS DE RESOLUÇÕES – TRATADOS

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Propostas de

Resoluções GOVERNO

Manda publicar no Boletim Oficial a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação con-tra a Mulher

Aprova, para ratificação, o Convénio entre a República de Cabo Verde e o Reino de Espanha sobre a coopera-ção em matéria de luta contra a delinquência

Aprova para ratificação o Acordo que altera o acordo de parceria entre os Estados da Africa, Caraíbas e Pací-fico e a Comunidade Europeia e seus membros.

Aprova, para ratificação, a Convenção de cooperação técnica entre as administrações dos Países de Língua Ofi-cial Portuguesa.

Aprova, para ratificação, a Convenção sobre Assistên-cia Mútua Administrativa entre Países de Língua OfiAssistên-cial Portuguesa em matéria de luta contra o tráfico ilícito de estupefacientes e de substâncias psicotrópicas. Proposta de Resolução que aprova, para ratificação, o Acordo entre o Governo do Reino Unido da Grã-Bre-tanha e Irlanda do Norte e o Governo da República de Cabo Verde relativos aos Serviços Aéreos

Aprova, para ratificação, a Convenção sobre assistên-cia mútua administrativa entre Estados da Língua Ofi-cial Portuguesa para a prevenção, investigação e re-pressão das infracções aduaneiras

Aprova, para adesão, o Acordo relativo à explicação da parte XI da Convenção das NU sobre Direito do Mar Aprova, para ratificação, o Acordo sobre a transferência de pessoas condenadas entre a República de Cabo Verde e Reino de Espanha

Aprova, para ratificação, o Acordo sobre a extradição entre a República de Cabo Verde e o Reino de Espa-nha

(49)

INICIATIVA AUTOR DESIGNAÇÃO

Propostas de

Resoluções GOVERNO

Aprova, para ratificação, o Acordo de auxílio judicial mútuo em matéria penal entre a República de Cabo Verde e o Reino de Espanha

Aprova o Protocolo de Adesão de Cabo Verde à OMC Aprova, para ratificação, o Protocolo de Emenda da Convenção sobre Aviação Civil Internacional

Aprova, para ratificação, o Acordo entre a República de Cabo Verde e o Reino de Espanha sobre vigilância conjunta de espaços marítimos sob a soberania e juris-dição de Cabo Verde

Aprova, para ratificação, o Protocolo de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no Domí-nio da Defesa.

(50)
(51)
(52)
(53)

Nos termos do artigo 179º (Competência de fiscalização política) da Constitui-ção da República de Cabo Verde, compete à Assembleia Nacional, no exercício das suas funções de fiscalização política e sem prejuízo de outras competências previstas no artigo 174º:

Apreciar e fiscalizar os actos do Governo e da Administração Pública; a)

Fazer perguntas e interpelações ao Governo; b)

Votar moções de confiança e moções de censura; c)

Apreciar o discurso sobre o estado da Nação apresentado pelo Primeiro d)

Ministro no final de cada sessão legislativa;

Apreciar e fiscalizar a aplicação da declaração do estado de sítio ou do e)

estado de emergência;

Apreciar, para efeitos de ratificação, nos termos da Constituição e da lei, f)

os decretos legislativos;

Exercer outras competências que lhe sejam conferidas pela Constituição e g)

pela lei.

INTErPELAÇÕES AO GOVErNO

Os Deputados e os Grupos Parlamentares podem fazer interpelações ao Governo. A interpelação incide sobre assuntos de política geral ou qualquer outra questão de inte-resse político, económico, social ou cultural relevante. (artigo 249º nº 2 do Regimento) A interpelação é apresentada, por escrito, ao Presidente da Assembleia Nacional, o qual dará imediato conhecimento do seu conteúdo aos Deputados e ao Governo.

(artigo 250º. do Regimento)

(54)

PErGuNTAS AO GOVErNO

Os Deputados podem formular, oralmente, perguntas aos membros do Governo, em Reuniões Plenárias para o efeito, nos termos do nº 1 do artigo 252.º do Regimento. O período para a formulação de perguntas ao Governo não pode exceder uma Reunião Plenária por mês e é fixado pelo Presidente da Assembleia Nacional, ouvida a Confe-rência dos Representantes dos Grupos Parlamentares.

As perguntas são submetidas por escrito à Mesa. (nº 1 do artigo 253.º do Regimento). Durante o ano parlamentar 2007/2008 os Deputados do PAICV, MPD e da UCID co-locaram diversas perguntas ao Governo relacionadas com os círculos eleitorais e com a governação do País. Muitas delas foram respondidas por escrito pelo Governo, en-quanto que os Deputados obtiveram no Plenário respostas a 265 perguntas conforme o quadro abaixo.

PERGUNTAS AO GOVERNO COLOCADAS NA PLENÁRIA

Autor Nº de Perguntas PAICV 143 MPD 93 UCID 29 Total 265

INQuÉrITOS PArLAMENTArES

Os Inquéritos Parlamentares têm por objecto matéria de interesse relevante para a vida política, económica e social do País. (nº1 do artigo 260º do Regimento da Assembleia Nacional)

(55)

DEBATES SOBrE QuESTÕES DE POLÍTICA

INTErNA E EXTErNA

a)

Debates em regime de livre iniciativa

Os Grupos Parlamentares e o Governo podem propor à Assembleia Nacional debates sobre questões de política interna e externa de relevante interesse público. Só pode ser agendado mensalmente um debate. (nº 3 do artigo nº. 257 do Regimento)

DEBATES

Assunto Iniciativa Data de Realização

Debate de urgência sobre a Parceria Especial de Cabo Verde

com a União Europeia GP do PAICV 29 de Novembro de 2007

Debate sobre o estado de ligação entre as ilhas e a política de transportes e circulação de pessoas e bens.

GP do MPD 31 de Julho de 2008

b)

Debates obrigatórios

Há debates, no entanto, que são obrigatórios: o Debate Sobre a Situação da Justiça e o Debate Sobre o Estado da Nação. O Primeiro foi realizado a 23 de Outubro de 2007 e o segundo a 30 de Julho de 2008, ou seja, na última Sessão Parlamentar do ano 2007/2008.

(56)
(57)
(58)
(59)

Nos termos do artigo 177º (Competência em matéria financeira) da Constituição da Re-pública de Cabo Verde, compete à Assembleia Nacional, em matéria financeira e sem prejuízo de outras competências previstas no artigo 174º:

Receber, submeter a parecer do Tribunal de Contas e apreciar a Conta Geral a)

do Estado e as contas das demais entidades públicas que a lei determinar, as quais serão apresentadas até 31 de Dezembro do ano seguinte àquele a que respeitam;

Autorizar o Governo, definindo as condições gerais, a contrair e conceder em-b)

préstimos e a realizar outras operações de crédito que não sejam de dívida flutuante;

Estabelecer o limite máximo dos avales a conceder pelo Governo em cada ano c)

económico-fiscal;

Fiscalizar a execução orçamental; d)

Desempenhar as demais funções que lhe sejam cometidas pela Constituição ou e)

pela lei.

Durante o ano parlamentar 2007/2008 foram aprovadas as Contas de Estado relativas aos anos 2000, 2001, 2002 e 2003.

Nº da

Resolução Assunto

64/VII/08 Aprova a Conta do Estado referente ao exercício económico do ano de 2000 65/VII/08 Aprova a Conta do Estado referente ao exercício económico do ano de 2001 79/VII/08 Aprova a Conta do Estado referente ao exercício económico do ano de 2002 80/VII/08 Aprova a Conta do Estado referente ao exercício económico do ano de 2003

(60)
(61)
(62)
(63)

Os Grupos Parlamentares, os Partidos com assento parlamentar e o Governo têm direito de produzir, mensalmente, no período antes da Ordem do Dia, uma declaração política com a duração máxima de dez minutos e com prioridade sobre as demais intervenções (nº1 do artigo 96º do Regimento da Assembleia Nacional).

Declarações Políticas

Assunto Autor Data

Violação de correio electrónico DeputadoRui Semedo – GP do

PAICV 24 de Outubro de 2007

As políticas de transporte em Cabo Verde, tendo em conta a insularidade Deputado Fernando Elísio Freire – GP do MPD 21 de Abril de 2008 Eleições Autárquicas de 18 de Maio de 2008 Deputado Rui Semedo – GP do PAICV 26 de Maio de 2008 Eleições Autárquicas de 18 de

Maio de 2008 Deputado Jorge Santos - GP do MPD 26 de Maio de 2008 Eleições Autárquicas de 18 de

Maio de 2008 Deputado Lídio Silva - UCID 26 de Maio de 2008

Gravidez nas escolas Deputada Filomena Delgado - GP do MPD 24 de Junho de 2008 Apagões na cidade da Praia Deputado Lídio Silva - UCID 24 de Junho de 2008

(64)
(65)
(66)
(67)

O nº 1 do artigo 58º da Constituição da República consagra explicitamente que todos os cidadãos, individual ou colectivamente, têm o direito de apresentar, por escrito, aos órgãos de soberania ou do poder local e a quaisquer autoridades, petições, queixas, reclamações ou representações para a defesa dos seus direitos, da Constituição, das leis ou do interesse geral e bem assim o direito de serem informados em prazo razoável sobre os resultados da respectiva apreciação.

Durante o ano parlamentar 2007/2008 deram entrada na Assembleia Nacional várias petições referentes ao Estatuto dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

(68)
(69)
(70)
(71)

Neste ano parlamentar os Deputados participaram activamente em diversas reuniões de organizações parlamentares internacionais

É de referir que a Assembleia Nacional desenvolve relações com os Parlamentos da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com o Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa (FPLP), a Assembleia Parlamentar dos Países da África, Caraíbas e Pacífico (ACP); a Assembleia Parlamentar dos Países da África, Caraíbas e Pacífico – União Europeia (APP/ACP-EU) com a União Interparlamen-tar e a Assembleia ParlamenInterparlamen-tar da Francofonia.

De uma maneira geral, as instituições interparlamentares de que a Assembleia Nacio-nal faz parte defendem valores partilhados por Cabo Verde, tais como a democracia, a defesa dos direitos humanos, o diálogo entre os Estados e os Povos, a solidariedade e a paz, a cooperação e o desenvolvimento.

Participação dos Deputados

nas Organizações Parlamentares Internacionais

Organização N.º de reuniões Parlamento da CEDEAO 05 Parlamento Pan-Africano 03 UIP 02 Parlamento da Francofonia 01 ACP-EU 01

Para além das reuniões das assembleias parlamentares, os Deputados fizeram cinco missões a países estrangeiros:

18 a 21 de Fevereiro de 2008

 : Lisboa, Portugal – Visita de Estudo de

Deputa-dos da Assembleia Nacional à Assembleia da República e troca de experiên-cias na área da protecção de dados pessoais e administração eleitoral.

(72)

25 a 28 de Março de 2008

 : Recife, Brasil – “Curso sobre Métodos Atuariais e

Financiamento da Segurança Social” organizado pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

15 a 18 de Abril de 2008

 : Ponta Delgada, Açores/Portugal – Reunião sobre

De-portação

16 a 18 de Abril de 2008

 : Dakar, Senegal – Atelier “Reforço de Capacidades

para Pessoas, Recurso e Legislação sobre o SIDA” 29 de Junho a 11 de Julho de 2008

 : Washington, EUA – “Seminário de Líderes

de Alto Nível”

O Parlamento cabo-verdiano recebeu quatro delegações estrangeiras para troca de ex-periências, nomeadamente: do Parlamento do Estado de Massachussets; dos Conselhei-ros e Assessores Jurídicos do Parlamento Sul-africano; do Senado Federal do Brasil; e do Parlamento da Assembleia da República de Moçambique.

Relações Públicas

A Assembleia Nacional, reforçando as relações públicas e implementando a política de aproximação do Parlamento aos cidadãos, acolheu através do Gabinete de Relações Públicas e Internacionais diversas entidades que visitaram o Palácio.

Alguns alunos tiveram a oportunidade durante essas visitas de se encontrar com o Presi-dente da Assembleia Nacional para o cumprimentarem e questionarem sobre matérias relacionadas com o funcionamento do Parlamento e com as actividades dos Deputa-dos.

No total foi cerca de 400 o número de visitantes que a Assembleia Nacional recebeu no decurso deste ano.

(73)
(74)
(75)

Com a realização de fóruns parlamentares, a Assembleia Nacional pretende fomentar uma política de aproximação com os cidadãos bem como uma maior e melhor capaci-tação dos Deputados, dos quadros da Assembleia Nacional e da Administração Pública. Durante este ano parlamentar, a Assembleia Nacional realizou dois fóruns: “Cidadania e Responsabilidade na Luta Contra a Corrupção e o Branqueamento de Capitais”, “Se-gurança Energética, Energias Renováveis e Desenvolvimento”.

Cidadania e Responsabilidade na Luta Contra a Corrupção e o

Branque-amento de Capitais”. (Outubro de 2007)

Este fórum, que contou com a parceria do Tribunal de Contas e da Cooperação Fran-cesa, teve como propósito capacitar os órgãos de controlo e de fiscalização do Estado para o melhor desempenho das suas funções, bem como para dotar os demais órgãos da Administração Pública e as instituições privadas de instrumentos para viabilizar o combate contra a corrupção e o branqueamento de capitais.

Recomendações do fórum:

Preparar a máquina fiscal para evitar a fuga ao fisco e fazer cumprir as obriga-

ções fiscais dos contribuintes;

Criar uma cultura de pagamento de impostos; 

Criar mecanismos seguros de denúncia e reclamação; 

Encontrar canais próprios para as pessoas se exprimirem livremente; 

Instituir a Provedoria de Justiça para a defensa dos consumidores; 

Melhorar a carreira profissional dos funcionários da administração fiscal; 

Instituir um controlo mais efectivo das contas apresentadas pelas empresas. 

(76)

E finalmente, o fórum recomenda que o Estado deve continuar a fazer esforços no sen-tido de reduzir os impostos, alargar o leque tributário e aumentar a fiscalização.

Segurança Energética, Energias Renováveis e Desenvolvimento

(Novem-bro 07)

A Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta Contra a Desertificação e a Pobreza da Assembleia Nacional, em parceria com o Escritório das Nações Unidas, pretendeu com este fórum aprofundar o conhecimento sobre as diferentes formas de utilização das energias alternativas e o seu impacto no desenvolvimento económico de Cabo Verde, país largamente dependente da importação do petróleo e de seus derivados.

Neste evento foram também avaliadas as medidas que foram implementadas no País de modo a enfrentar os desafios que se põem para o desenvolvimento económico e protecção ambiental.

Conclusões do fórum

Todos os intervenientes realçaram a importância das energias renováveis para o desen-volvimento sustentável de Cabo Verde. Para isso o País deve:

Diminuir o desperdício de energia e a dependência da electricidade conven-

cional;

Aumentar o uso de fontes renováveis como o vento, sol, biomassa, etc; 

Prosseguir com os investimentos no sector da energia, que visam reduzir as per-

das técnicas e comerciais;

Dotar o País de um quadro legal regulador estável para as energias renováveis. 

Recomendações

As Recomendações saídas deste fórum são inputs a serem considerados no processo de elaboração da Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza para o período 2008-2010.

(77)

As recomendações são as seguintes:

Elaborar e aprovar um quadro legal para as energias renováveis; 

Criar a Autoridade Nacional para implementação dos mecanismos de desenvol-

vimento sustentável;

Actualizar os dados relativos à emissão de gases de efeito de estufa; 

Elaborar o Plano Nacional para as energias renováveis; 

Adoptar medidas que permitam aumentar a eficiência e a eficácia do sector 

energético;

Identificar os estudos existentes e a realização de outros que permitam a viabi-

lização de projectos de aproveitamento das energias renováveis com o envol-vimento da UNI-CV, de outras instituições do Ensino Superior e de empresas privadas;

Associar o processo de produção de energia eólica à dessalinização; 

Definir e implementar um sistema de incentivos para a utilização de energias 

renováveis;

Estudar a possibilidade de utilização da energia nuclear ou do hidrogénio; 

Reforçar institucionalmente a Direcção Geral de Indústria e Energia e a Agência 

de Regulação Económica;

Prosseguir com a reorganização da empresa concessionária (Electra). 

Recomendações para o Parlamento

Disponibilizar aos Deputados a informação (relatórios, livros, debates) relativa 1.

ao tema “Segurança Energética, Energias Renováveis e Desenvolvimento” . Elaborar e aprovar o quadro legal para as energias renováveis;

2.

Acompanhar permanentemente o sector da energia, através de um grupo de 3.

trabalho, a ser criado dentro da Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta Contra a Desertificação e a Pobreza, para entre outras tarefas, implementar as recomendações saídas deste fórum;

Realizar um fórum sobre o impacto da extracção de areia nas zonas costeiras. 4.

(78)

Direito Parlamentar para Jornalistas e Correspondentes

A Assembleia Nacional em parceria com a Fundação Friedrich Ebert promoveu a acção de formação “Direito Parlamentar para Jornalistas e Correspondentes” que teve como propósito contribuir para que os profissionais da comunicação social se informassem sobre o funcionamento da Casa Parlamentar e seu processo legislativo.

No decorrer deste seminário, o Presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde Dr. Paulo Lima, fez a apresentação do estudo intitulado o “Barómetro dos Média Afri-canos - o caso de Cabo Verde”. Este estudo, financiado pela referida Fundação, faz o resumo dos resultados das análises saídas de uma mesa redonda que juntou, em São Vi-cente, representantes dos órgãos de comunicação social (pública e privada), membros de ONG’s e da sociedade civil.

Outras reuniões :

IV Encontro de Informáticos dos Parlamentos

dos Países de Língua Portuguesa

A Assembleia Nacional detém actualmente a presidência da Associação dos Secretários Gerais dos Secretários dos Países de Língua Portuguesa (ASG-PLP) e, como tal, acolheu, em Julho de 2008, o IV encontro dos Técnicos de Informática da ASG-PLP.

Participaram neste evento profissionais dos Parlamentos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe bem como representantes do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), da Agência Nacional de Comunicações (ANAC) e da Universidade Jean Piaget.

O Encontro visou analisar questões relacionadas com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos Parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como alargar a cooperação entre os mesmos.

(79)

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Presidente da Assembleia Nacional que des-tacou a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o reforço da Democracia, através de uma comunicação mais estreita, rápida e pertinente entre os actores políticos e a sociedade civil.

O IV Encontro dos Quadros Informáticos dos Parlamentos de Língua Portuguesa tatou que, apesar das melhorias e avanços conseguidos, persistem ainda alguns cons-trangimentos:

Insuficiência de quadros afectos ao sector de informática em alguns Parlamentos 1.

da CPLP;

Exiguidade dos recursos financeiros; 2.

Em função das conclusões acima referidas, o IV Encontro recomenda:

Apresentar um estudo comparativo sobre as Tecnologias de Informação e Comu-a.

nicação referente aos parlamentos europeus e aos da CPLP, elaborado pela As-sembleia da República de Portugal, no próximo encontro dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.

Criar condições para que se adoptem políticas orçamentais destinadas aos in-b.

vestimentos relacionados com a implementação das TIC, com vista a minimizar os constrangimentos identificados no Encontro.

Reunião descentralizada dos Deputados da CEDEAO

A Comissão de Assuntos Jurídicos e Judiciais do Parlamento da CEDEAO reuniu-se na cidade da Praia, em Julho de 2008, para deliberar sobre a revisão das competências das Comissões Permanentes, bem como analisar algumas questões administrativas relativas aos Deputados do referido Parlamento.

(80)

A reunião de Praia enquadra-se na política de implementação de reuniões descentra-lizadas nos 15 Estados membros da CEDEAO no sentido de dar maior visibilidade às actividades do Parlamento.

A Comissão de Assuntos Jurídicos e Judiciais do Parlamento da CEDEAO tem, entre ou-tras, as seguintes competências:

O reconhecimento das regras e princípios da Comunidade; 

O reconhecimento, a promoção e a protecção dos Direitos dos Homens e dos 

Povos em conformidade com o dispositivo da Carta Africana dos Direitos dos Homens e dos Povos;

A harmonização do sistema jurídico e judicial dos Estados membros; a elabora-

(81)

ACTIVIDADES DO PrESIDENTE

DA ASSEMBLEIA NACIONAL

(82)
(83)

O Presidente da Assembleia Nacional participou em diversas actividades realizadas tanto a nível nacional como no estrangeiro, tendo presidido as seguintes:

Encerramento do Fórum Parlamentar “Cidadania e Responsabilidade na Luta 

Contra a Corrupção e o Branqueamento de Capitais”.

Abertura de ano escolar no Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça 

(IESIG).

Abertura do Fórum Parlamentar “Segurança Energética, Energias Renováveis e 

Desenvolvimento”.

Abertura do Simpósio Internacional do IILP sobre a “Interpenetração da Língua 

e Culturas de/em Língua Portuguesa na CPLP”.

Abertura da formação para jornalistas e correspondentes nacionais no domínio 

do Direito Parlamentar;

Abertura do IV Encontro dos Técnicos de Informática dos Parlamentos dos Países 

da CPLP;

Abertura da reunião descentralizada do Comité de Assuntos Jurídicos e Judiciais 

do Parlamento da CEDEAO.

Neste ano parlamentar o Presidente da Assembleia Nacional participou, também, na IV conferência quaresmal denominada “Igreja, família de Deus”, tendo proferido uma palestra sobre “Família, Felicidade e Esperança do Mundo Hoje”.

Encabeçou uma delegação parlamentar nacional numa visita ao Instituto Interna-cional de Língua Portuguesa.

No plano internacional, o Presidente do Parlamento, chefiou a missão que participou no Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa (FPLP) realizado na Guiné-Bissau onde fez

(84)

uma comunicação sobre o contexto da acção política em Cabo Verde. Ainda durante o encontro, os parlamentares lusófonos discutiram sobre a questão da cidadania e mobi-lidade na comunidade; a observação eleitoral; os mecanismos para o aperfeiçoamento da língua portuguesa e a criação do logótipo da Assembleia Parlamentar da CPLP. A convite do Secretário Executivo da Convenção de Combate a Desertificação e Degra-dação dos Solos (CCD), o Presidente deslocou-se a Bona, Alemanha, para participar no diálogo Político de Alto Nível sobre o tema “Enfrentar os desafios mundiais actuais no

quadro da estratégia da Convenção das Nações Unidas sobre a Luta Contra a Desertifi-cação”. O Presidente da Assembleia Nacional, participou nesse encontro, na qualidade

de Presidente da Rede Internacional de Parlamentares para a Convenção de Luta contra a Desertificação, órgão que inclui no seu directório representantes da Ásia (China) da Europa (Espanha), da América Latina (Peru) dos Países Árabes (Síria) e de África (Cabo Verde).

À margem desse encontro, o Presidente da Assembleia Nacional visitou o Centro de Estudos Europeus de Integração da Universidade de Bona, a convite do seu director Ludger Kühnhardt. Um dos temas discutidos entre os dois dirigentes foi a possibilidade do referido Centro apoiar os esforços de Cabo Verde na formação de quadros.

De passagem por Lisboa, o Presidente da Assembleia Nacional encontrou-se com o seu homólogo português, Dr. Jaime Gama.

Visitas de entidades estrangeiras à Cabo Verde a convite do Presidente da Assembleia Nacional:

O Secretário-Geral do Instituto Internacional para a Unificação do Direito Pri-

vado (UNIDROIT), Prof. Dr. Herbert Kronke para proferir a conferência “A Re-levância Jurídico-Política do Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado: o exemplo da Convenção do Cabo e do Protocolo relativo a questões específicas sobre equipamento aeronáutico”;

(85)

O Vice-Presidente do Supremo Tribunal Administrativo de Portugal. Dr. Fernan-

do Azevedo Moreira para proferir uma conferência sobre o Contencioso Admi-nistrativo português.

O Presidente da Assembleia Nacional concedeu, no ano parlamentar 2007/2008, qua-renta e duas (42) audiências a entidades nacionais e estrangeiras conforme quadro em anexo:

Tipo de Entidade N.º de Audiências

Entidades Nacionais 16

Entidades Estrangeiras 26

(86)
(87)
(88)
(89)

LEIS APrOVADAS

Lei nº 21/VII/2008

Estabelece o regime geral das taxas do Estado

Boletim Oficial n.º2 de 14 de Janeiro de 2008, I Série Lei nº 22/VII/2008

Aprova o regime jurídico da Base de Dados do Recenseamento Eleitoral Boletim Oficial n.º2 de 14 de Janeiro de 2008

Lei nº 23/VII/2008

Aprova o Orçamento da Comissão Nacional de Eleições Boletim Oficial nº9 de 3 de Março de 2008, Série Lei n.º 24/VII/2008

Aprova o Orçamento das Comissões de Recenseamento Eleitoral. Boletim Oficial nº9 de 3 de Março de 2008, I Série

Lei nº 25/VII/2008

Estabelece um regime especial para a regularização da situação dos particulares que ocupam terrenos no domínio privado do Estado e define os casos de admissibilidade de contrapartida por desocupação desses terrenos.

Boletim Oficial n.º9 de 3 de Março de 2008, I Série Lei nº 26/VII/2008

Concede ao Governo autorização para aprovar o regime jurídico do cadastro predial Boletim Oficial n.º 15 de 17 de Abril de 2008, I Série - Suplemento

Lei nº 27/VII/2008

Estabelece as regras que devem reger a utilização dos Símbolos Nacionais Boletim Oficial n.º16 de 21 de Abril de 2008, I Série

Referências

Documentos relacionados

Das Festividades Oficiais Culturais 3390.39.59.00.00.00 0001 Serviços de Áudio, Vídeo e Foto – Pessoa Jurídica.. CONTRATADA: A R O TRANSPORTE E

Local: Unicamp- Ciclo Básico II - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 850 Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP.. Horários: 1ª sessão - 9h30 às 10h30; 2ª sessão - 10h45

Resumo: Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências dos acadêmicos de Artes Visuais e dos alunos da Escola do Ensino Fundamental das Séries Finais com as turmas do 6º ao

Logo, adentrando nesse universo do ensino, nos questionamos se a isogravura, enquanto meio prático pedagógico, serveria para o professor aplicar atividades para que os alunos

O presente trabalho traz apreciações sobre o uso da história da matemática na perspectiva de propor um ensino de matemática lúdico, significante, prazeroso e

Logo, a partir desse projeto realizado na Escola Francisca Elzika, foi proporcionado não somente um trabalho na área das Artes Visuais, mas uma

Lançando mão de atividades históricas, pretendemos apresentar uma possibilidade de uso da história da matemática como objeto auxiliar em sala de aula utilizando a biografia

Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.. polo vulnerável da