• Nenhum resultado encontrado

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2021/2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2021/2022"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2021/2022

S INDICAT O DOS T RABALHADORE S N AS INDUS T RIAS DE P URIFICAÇ ÃO E DIS T RIBUIÇÃO DE ÁGUA E E M S E RV IÇOS DE E S GOT OS NO EST ADO DE MAT O GROS S O DO S UL, CNP J nº 0 0 .9 8 1 .1 4 2/0 0 0 1 -87 , n e ste a to re p re sen ta do p o r se u P re s ide nte , S r. LÁZARO DE GODOY NETO, pe lo Dire tor de As s u ntos J urídic os , S r. J OSÉ CARLOS T APP ARO e , pe la 1 ª T es oure ira , S rª V E RA FÁTIMA ALV E S DE A. GODOY ;

E

E MP RE S A DE S ANE AME NT O DE MAT O GROS S O DO S UL S .A. S ANE S UL, CNP J nº0 3 .9 82 .93 1 /00 0 1 -20 , ne ste a to rep re sen ta d o p o r se u Dire tor de Adminis traç ã o e Fina nç a s , S r. ANDRÉ LUIS S OUKE F OLIV E IRA e p o r se u P re s ide nte , S r. W ALT E R BE NE DIT O CARNE IRO J ÚNIOR;

Ce le b ra m o p re se n te ACORDO COLE T IV O DE T RABALHO, e stip u la n d o a s co n d içõ e s d e tra ba lh o p re vista s n a s clá u su la s se g u in te s:

CLÁUS ULA P RIME IR A - V IGÊ NCIA E DA T A -BAS E

A s p a rte s fixa m a vig ê n cia d o p re sen te Aco rd o Co le tivo d e Tra b a lho no pe río do de 0 1 º d e m a rço d e 20 2 1 a 28 d e fe ve re iro d e 2 0 2 2 e a d a ta -ba se d a cate go ria e m 0 1 º d e ma rço .

CLÁUS ULA S E GUND A - AB RANGÊ NCIA

O p re se n te A co rd o Co le tivo d e Tra ba lho , a p licá ve l n o â mb ito d a (s) e mp re sa (s) a co rd a n te (s), a b ra n ge rá a (s) ca te g o ria (s) P ro fissio n a l d o s Tra b a lh a do re s n a s In d ú stria s d e Pu rifica çã o e Distrib u içã o d e Á g ua e em S e rviço s d e E sgo to s, do P la n o da CNTI, co m ab ra n gê n cia na s lo ca lid a d e s o n de a S A NES UL p o ssu i a co n ce ssã o d o se rviço d e fo rn e cime n to d e á g u a e e sg o tam en to san itá rio e n a se de e m Cam po Gra n de - MS .

S a lá rios , Re a jus tes e Pa ga me nto Re a jus te s /Corre ç ões S a la ria is

CLÁUS ULA T E RCE IRA - RE P OS IÇÃO S ALARIAL

A S A NE S UL co n ce d e rá ao s e mp r e g ad o s a u me n to sa la ria l d e 1 0 ,3 8 % re fe re nte a 3 ,9 2 % (trê s in te iro s e n o ven ta e do is ce n té sim o s p o r ce nto ) a pu ra d o n o p e ríod o d e Ma rço 2 0 1 9 a Fe ve re iro 2 0 20 e 6 ,22 % a p u ra do s n o p e ríod o de m a rço 2 02 0 a fe ve re iro 2 0 2 1 e 1 ,00 % (u m in te iro po r ce n to ) d e g a nh o re a l , to ta liza n d o 11 ,48 % (o n ze in te iro s e qu a re nta e o ito cen té simo s p o r ce n to ).

P a ga me nto de Sa lá rio – Formas e Prazos CLÁUS ULA QU ART A - P AGAME NT O DE S ALÁRIO

(2)

A S A NES UL p ro vide n cia rá p a ra q u e o p aga m en to d o s sa l á rio s de seu s e mp re g a do s e ste ja d e po sita d o ju nto à re d e ba n cá ria a té o 5 º (q u in to ) d ia ú til d o m ê s su b se qu e n te .

Gra tific a ç õe s, Adic iona is , Auxílios e Outros 1 3 º S ALÁRIO

CLÁUS ULA QUINT A - A DIANT AME NT O DO 1 3 º S ALÁRIO

Os e mp re g ad o s d a S A NE S UL fa rã o ju s a o ad ia n ta me n to d e 5 0 % (cin q u en ta p o r ce n to ) d o 13 º. S a lá rio , po r o ca siã o da s fé ria s p ro g ra m ad a s de fe ve re iro a ju lh o /2 0 21 , q u an d o o co rre r a so licita çã o po r e scrito à GEA P , a té o d ia 3 1 d e jan e iro . § 1 º: Nã o ha ve nd o op çã o p e lo a d ian tam e n to p o r o ca siã o d a s fé ria s, o m e sm o p e rce n tua l se rá p ag o n o m ê s de ju lh o /2 0 21 .

Gra tific a ç ã o De Funçã o

CLÁUS ULA S E X T A - S US T IT UIÇÃO DE E MP RE GO COMIS S IONADO

Qu a nd o h o u ve r su b stitu ição tem po rá ria d e o cu p an te d e em p re go com issio n ad o co n sta n te n a E stru tu ra Org an iza cio n a l da E mp re sa , cu ja du ra çã o se ja ig u a l o u su p e rio r a 1 0 (d e z) d ia s, o su b stitu to p e rce b e rá o va lo r d a g ra tifica ção d e re p re se n ta çã o d o em p reg o com i ssio n a do su b stitu íd o , e xclu íd a s a s va n ta g en s d e ca rá te r p e sso a l, d e sde qu e d e vida me n te fo rm a liza d a p e la á rea so licita n te no s p ra zo s e stab e le cid o s e m In stru çã o d e Trab a lh o .

§ 1 º: Nã o ca b e rá su b stitu içã o temp o rá ria p a ra o s se gu in te s em p reg o s co m issio n a do s co n sta n te s n a E stru tu ra Org a n iza cio n a l da E mp re sa : A sse sso r, Ch e fe d e Gab in e te , A ssiste n te de Dire to ri a e S u p e rviso r d e P ro ce sso , e xc e to pa ra S upe rv is or de P roce s s o Come rc ia l, Adminis tra tiv o e Fina nc e iro da s Re giona is e S upe rv is ore s das Unida de s .

§ 2 º: A s su b stitu içõe s fica rã o a crité rio d o s S up e rviso re s d a s Un ida de s em co n so nâ n cia co m o s re sp e ctivo s Gere n te s Reg io n a is. Os p ro ce d ime n to s re la cio n a d o s à sub stitu içã o tem p o rá ria d e e mp re g o s com issio n ad o s se rã o re g u la me n tad o s atra vé s d e In stru çã o d e Tra b a lh o da Ge rê n cia d e Ad m in istra ção d e P e sso a s – GEAP.

Outra s Gra tific a ç õe s

CLÁUS ULA S É T IMA - GRAT IFICAÇÃO P ARA P RE GOE IRO

S e rá m an tid a um a g ra tifica ção a o em p rega d o e xe rcen te da fu n ção d e p reg o e iro , a q u a l já se e n con tra re g u lam en ta da a tra vés d e no rm a s in te rn a s.

P a rá gra fo Únic o: em ca so d e va câ n cia e sta fu n ção se rá p re e n ch id a m ed ia n te p ro ce sso se le tivo in te rn o .

Adic iona l de Hora -E x tra

(3)

CLÁUS ULA OIT AV A - HORAS E X T RAS

A s h o ra s e xtra s re a liza d a s d e seg u nd a -fe ira a se xta -fe ira , d e vid am e n te a u to riza d a s p e la s ch e fia s co mp e te n te s, se rã o rem un e ra d a s d e a co rd o com a Co n stitu ição Fe d e ra l d e 1 9 88 .

§ 1 º: A s h o ra s e xtra s re a liza d a s ao s sá b ado s se rã o re m un e ra da s em 6 0 % (se sse nta p o r ce n to ) e a s h o ra s e xtra s la bo ra d a s ao s d om in g o s, fe ria d o s civis e re lig io so s, d e sd e q u e n ã o com pe n sad a s em ou tro d ia , se rã o re mu n e rad a s com o ad icio n a l d e 1 0 0 % (cem p o r cen to ) so b re a h o ra n o rma l, a te nd e nd o -se a ind a o p re visto n a L e i n º 6 05 , d e 0 5 /0 1 /1 9 49 e De cre to n º 2 7 .048 , d e 1 2 /08 /19 4 9 .

§ 2 º: A s ho ra s la bo ra d a s n o s d ia s d e p on to fa cu lta tivo se rão re mu n e rad a s com o a d icio n a l d e 5 0 % (cin q ue n ta p o r ce n to ), so b re a ho ra n o rma l, e xce to a o s e m p reg a do s q ue la bo re m e m tu rn o s.

§ 3 º: A g ra tifica çã o d e e mp re g o com issio na d o rem u ne ra o va lo r d e e ven tua is h o ra s e xtra s p re sta da s.

§ 4 º: A s Re g io n a is d e ve rã o d isp on ib iliza r u m siste m a de ro d ízio e ntre o s e m p reg a do s, le van d o em co n sid e ra ção a s a trib u içõ e s d o se rviço , pa ra a e xe cu çã o d e h o ra s e xtra s.

Adic iona l Noturno

CLÁUS ULA NONA - A DICIONAL DE T RA BAL HO E M HORÁRIO NOT URNO

A S A NE S UL p ag a rá a d icio na l n o tu rn o ao e m p reg a do q ue tra b a lh e , in te g ra l o u p a rcia lm e n te , e n tre a s 2 2h d e um d ia e 5 h d o d ia se g u in te , co m a cré scimo d e 2 0 % (vin te p o r ce n to ) do va lo r d a h o ra n o rm a l, co m ba se na s p a rce la s q u e co mp õ em a re m u ne ra çã o do e mp re g a do n a da ta d a re a liza çã o d o tra b a lho n o tu rno , co n sid e ra nd o o s va lo re s d a ta b e la sa la ria l vig e n te no mê s d o p ag am e n to .

Adic iona l De S obre av is o

CLÁUS ULA DÉ CIMA - P LA NT ÃO DE S OBRE AV IS O

A S A NE S UL p a ga rá a re m un e ra çã o de so b re a viso , n o va lo r d e 3 3 % (trin ta e trê s p o r ce n to ) d a h o ra no rm a l, ca lcu la da so b re o sa lá rio -b a se e m ed ia n te e sca la d e te rm ina d a p e la ch e fia com pe ten te .

§ 1 º: Co n side ra -se de “sobreaviso” o empregado que permanecer aguardando, a q u a lq ue r m om en to , o ch ama d o p a ra p re sta r se rviço s e m e rg en cia is.

§ 2 º: O so b re a viso p o de rá o co rre r n a s 24 h o ra s d o s sá ba do s, d om in g o s, fe ria d o s e p on to fa cu lta tivo , se n do q ue o me smo em p re g ad o co b rirá to d o s o s se rviço s o p e ra cio na is.

(4)

§ 3 º: Qu a nd o tra ta r -se d e d ia s ú te is, o so b re a viso p o de rá se r d e a té 6h 3 0m , e ste n de n do - se da s 1 7h 3 0 à s 0 0h .

§ 4 º: À crité rio d a re g io n a l, co n sid e ra nd o a s h o ra s e xtra s re a liza d a s e m pe río do d e so b re a viso , p o de rá se r ad o tad a um a e sca la d e 1 6 h o ra s o u 1 0 h o ra s d iá ria s a o s sá b a do s, d om in go s, fe ria do s e po n to fa culta tivo .

§ 4 º Os A ssiste nte s Té cn ico s Ope ra cio n ais , q u e fica re m n o reg im e d e p la ntã o d e so b re a viso fa rão ju s ao re ceb im en to d o P la n tã o d e Sobreaviso, previsto no “Caput”

§ 5 º: A s h o ra s e fe tivam en te tra ba lh a da s p e lo s e mp re g ad o s cha ma d o s qu a nd o em p la n tã o de sob re a viso se rã o rem un e ra da s com o e xtra o rd in á ria s, n o s te rm o s do p a rá g ra fo p rim e iro e se g un d o d a Cláu su la 8 º Ho ra s E xtra s, d e ste A co rdo e xce tu an d o -se a o s em p reg a do s q ue o cupe m em p reg o com issio n ad o .

Outros Adic iona is

CLÁUS ULA DÉ CIM A P RIME IRA - DO ADICIONAL DE S UBS T IT UIÇÃO EV E NT UAL DE E MP RE GO E FET IVO

A S A NE S UL p a ga rá o ad icio n a l de su b stitu içã o e ven tu a l de em p re go e fe tivo a o e m p reg a do o cu pa n te d o em p re go d e En ca n a do r o u A ge n te Op e ra cio na l d e sig n ad o p a ra su b stitu içã o d o em p re go d e Opera d o r d e E q u ipa me n to A u tom otivo o u A ssiste n te Té cn ico Op e ra cion a l.

§ 1 º : O va lo r d o A d icio n a l se rá e q u iva le n te a 70 % do s a lá rio ba s e in icia l d o Op e ra do r d e E q u ipa me n to Au tom o tivo o u A ssisten te Té cn ico Op e ra cio n a l, d e a co rd o com o e mp re g o q ue e stive r su b stitu in d o .

§ 2 º: A su b stitu içã o e ve n tu a l d e o cu pa n te d e em p reg o e fe tivo o co rre rá n o s ca so s d e ga ra n tir a co n tinu id a de do s se rviço s pú b lico s e se rá re strita a su b stitu içõ e s em virtu d e d e fé ria s, lice n ça p a te rn id a de ou lice n ça m é d ica com p e río do ig u a l o u su p e rio r a 0 5 (cin c o ) d ia s o u de slig a me n to .

§ 3 º: Os crité rio s p a ra p re sen te su b stitu içã o e stã o de fin id o s n a in stru çã o de tra b a lh o 6 .1 .25 .

P a rtic ipa çã o nos Luc ros e Re s ulta dos

CLÁUS ULA DÉ CI MA S E GUNDA - GRAT IFICAÇÃO V ARIÁV E L P OR RE S ULT ADOS E P ART ICIP AÇÃO NOS LUCROS

A S A NE S UL ma n te rá o P rog ra ma de In ce n tivo à p ro du tivid a d e p a ra o b ten çã o d e m e lh o ria n o s re su ltad o s: e co nô m ico -fin a n ce iro , té cn ico , op e ra cio na l e a d m in istra tivo , b em com o , in ce ntivo p e cun iá rio a o s e mp re g ad o s em fu n ção d e sse s re su lta d o s, atre la d o a o atin g ime n to d e me ta s da em p re sa .

(5)

§ 1 º: A SA NE S UL re gu la me n ta rá a fó rm u la p a ra cá lcu lo e a p u ra ção do s re su lta do s, lim ite s d e rem u ne ra çã o p a ra p a ga me n to d a s g ra tifica çõ e s, b em co mo re q u isito s, fo rm a e d em a is con d içõ e s p a ra o p a ga men to do b en e fício .

§ 2 º: A S A NE S UL a p lica rá o P ro g ra m a de P a rticip a çã o n o s L u cro s, com p re visã o d e pa ga me n to d u ran te a vigê n cia d e ste A co rdo Co le tivo , d e a co rdo com a L e g isla çã o vig e nte e reg u lam e n ta çõ e s q u e re g em a m a té ria , con sid e ra nd o o p e río d o d e jan e iro a de zem b ro de 2 02 1 e o va l o r co rre sp o n de n te d e 5 % do L u cro L iq u id o ap u ra do em ba la n ço com d istrib u içã o ig u a litá ria e n tre to d o s o s e m p reg a do s.

Aux ílio Alime nta ç ã o

CLÁUS ULA DÉ CIMA T E RCE IRA - AUX ÍLI O ALIME NT AÇÃO/RE FE IÇÃO

A S A NE S UL ma n te rá sistem a d e au xílio a lim e n ta ção a tra vé s d e ca rtão e le trô n ico , co m em p re sa do ra m o , d e sde q u e e sta ma n te nh a con vê n io com n o m ín im o 2 (d o is) e sta b e le cim e n to s com e rcia is e m to da s a s cid a d e s qu e te n ha m e mp re g ad o s.

§ 1 º: A ma n u te n ção do sistem a d e a u xílio a lim e n ta çã o/re fe içã o te rá a pa rticip a çã o d o em p re ga d o n a p ro p o rção d e scrita na ta b e la ab a ixo :

S a lá rios P e rc e ntua l de De s c onto Até R$ 3 .0 6 7,4 7 x _ __ % 2 % De R$ 3 .1 89 ,38 a R$4 .5 38 ,2 5 x __ _ % 4 % De R$ 4 .71 9 ,15 a R$ 5 .30 9 ,11 8 2 x __ _ % 1 0 % Ac ima de R$ 5 .5 21 ,4 2 x __ _ % 1 5 %

§ 2 º: O va lo r d o cré d ito m en sa l p o r em p re g a do , a pa rtir d o m ê s d e MA RÇO/2 02 1 se rá d e R$ 1 .15 0 ,00 x __ _ % (re a ju ste ) , e p a ra a q ue le s qu e re ceb em d en tro da p rim e ira fa ixa sa la ria l d a ta b e la a cim a o va lo r se rá de R$ 1 .2 5 0 ,0 0 x _ _ _ %(re a ju ste ) .

§ 3 º: Os cré d ito s se rã o re a liza do s a té o 2 0 º(vig é sim o ) d ia de ca da mê s, em tod a s a s lo ca lid a d e s qu e po ssu am em p reg a do s co m d ire ito ao b en e fício . E xce tu an d o -se n o mê s de De zem b ro /20 2 1, q ue o cré d ito se rá a té o 1 5 º (d é cim o q u in to ) d ia .

§ 4 º: O be n efício se rá e sten d id o ao s em p re ga d o s em g o zo d e fé ria s, g e stan te s e n q ua n to em go zo d e lice n ça ma te rn id ad e e em go zo d e a u xílio do e n ça a cid e n tá rio (B 9 1 ).

§ 5 º: A o s qu e e stive rem em go zo de a u xílio d o en ça p re vide n ciá rio (B 3 1 ), o b e n e fício se rá m a n tido pe lo pe río d o d e a té 15 0 (ce n to e cinq u en ta ) d ia s, re ssa lva d o s o s ca so s d e d o en ça g ra ve (co n fo rme le g isla ção b ra sile ira ) q u e se rá m a n tido po r 1 2 (d o ze ) m e se s e o s q ue se e n con tre m em p ro ce sso de re a b ilita çã o p ro fissio n a l q u e se rá ma n tido p o r 18 0 (cen to e o ite n ta ) d ia s.

(6)

§ 6 º: S e rá co n sid e rad o no vo a fa stam en to ap e na s a qu e le s o co rrid o s a p ó s 9 0 (n o ve n ta ) d ia s d o ú ltim o a fa stam en to .

§ 7 º: E ste be ne fício nã o se rá e ste n d ido a o s em p reg a do s ced id o s, a in d a q ue se ja ce d ê n cia co m ô n u s p a ra e sta em p re sa .

§ 8 º: O b e ne fício d e sta clá u su la nã o po ssu i n a tu re za sa la ria l e n em p rod u z re fle xo s n a s d em a is ve rba s d e co rre n te s do co n tra to d e trab a lh o .

§ 9 º: A SA NE S UL , c onc e de rá a títu lo de Gra tifica çã o Nata lin a , a té d a da ta d e 2 2 /1 2/2 02 1 o me sm o va lo r d o b e ne fício do P a rá g ra fo S eg u nd o d e sta Cláu su la .

Aux ilio E duc a çã o e Qua lific a çã o

CLÁUS ULA DÉ CI MA QUART A - DO AUX ÍLIO E DUCAÇÃO E ADICIONAL QUALIFICAÇÃO

A S A NES UL con ce de rá a seu s em p reg a do s um a u xílio fina n ce iro , so b a fo rm a d e re e m bo lso , p a ra cu stea r a m e n sa lid a d e de cu rso s d e n íve l té cn ico p ro fissio n a liza n te , g ra du a ção , p ó s -g ra du açã o e me stra d o , con fo rme ta be la a ba ixo :

NÍV E L P E RCE NT UAL DE RE E MBOLS O

T écn i co p ro f i ssi o n al i z an t e 7 0 % T écn i co P ro f i ssi o n al i z an t e rel aci o n ad o s às o cu p açõ es d e Co n t ro l ad o r O p eraci o n al ; Desen h i st a P ro j et i st a; T écn i co em E l et ro t écn i ca e T écn i co em S an eamen t o 8 5 % G rad u ação 50% (L I M I T A D O S A O V A L O R D E R $ 3 4 0, 0 0)

E xt en são Un i v ersi t ári a 50 % (L I M I T A D O S A O V A L O R D E R $ 4 0 9 , 0 0 )

§ 1 º: E ste b e ne fício e stá su je ito à e xistê n cia de vag a s, co n fo rm e In stru ção de Tra b a lh o .

§ 2 º: E ste b en e fício é re g u lam en tad o a travé s d a In stru çã o d o Tra ba lh o 6 .1 .1 3 , qu e e sta b e le ce o s re qu isito s, p ro ce d im e nto s e p ra zo s pa ra su a co n ce ssã o .

§ 3 º: A con ce ssão do a u xílio fina n ce iro d e ve rá se r re n o va d a sem e stra lme n te e o b e n e fício te rá va lid ad e d e n t ro d a vig ên cia d o a co rd o co le tivo .

§ 4 º : Pa g am en to d e ad icio n a l d e q u a lifica çã o se rá ca lcu la d o so b re o sa lá rio b a se p a ra tod o s o s e mp re g ad o s d e n íve l m éd io q u e po ssu am g ra d ua çã o e p a ra to do s o s e m p reg a do s d e n íve l su pe rio r q u e te n ham p ó s -g ra d ua çã o, me s tra do e doutora do e m s ua á re a de a tua ç ã o de ntro da e mpre s a . Os índic es a plica dos c onforme ta be la a ba ix o:

(7)

• Nível Superior com Pós Graduação – 2% • Nível Superior com Mestrado – 3% • Nível Superior com Doutorado – 5%

§ 5 º Re mu n e ra r o s em p reg a do s qu e e stão a p lica nd o TL T – Treinamento no Local d e Tra ba lh o , p o is tra ta -se d e tre in am e nto , e e stão pa ssa nd o p a ra o s in stru to re s a s re sp o n sab ilid a d e s qu e se ria m de p ro fissio n a is d e o u tra s á re a s, e, de fo rma g ra tu ita . Há d e se ob se rva r q u e m u ito s in stru to re s n ã o po ssu em em su a s a trib u içõ e s e sta a tivid a de .

Aux ílio S a úde

CLÁUS ULA DÉ CIMA QUINT A - CONV Ê NI O COM P LANO ODONT OLÓGICO E DE S AÚDE MÉ DICO HOS P IT ALAR

A S A NE S UL m an te rá p lan o od o n to ló g ico e d e S a úd e Mé d ico Ho sp ita la r a o s e m p reg a do s e re spe ctivo s d ep e nd e nte s dire to s.

§ 1 º: O cu ste io d e ste s co n vên io s se rã o ra te a do s e ntre em p re ga d o e em p re sa n a p ro p o rçã o d o e sca lon am e n to sa la ria l d o s e m p reg a do s e co ntra p a rtid a d a em p re sa co n fo rme se gu e :

S a lá rios Ra te io

E mpre ga do

Contra pa rtida da E mpre s a

Até R$ 1 .9 1 5,2 6 x _ __ % (re a jus te ) IS E NT O 1 0 0 % R$ 1 .9 15 ,2 7 a R$ 2 .5 20 ,87 x _ __ % 1 5 % 8 5 % R$ 2 .5 20 ,8 7 a R$ 3 .4 48 ,95 x _ __ % 2 7 % 7 3 % R$ 3 .4 48 ,9 5 a R$ 4 .5 38 ,25 x _ __ % 3 5 % 6 5 % R$ 4 .5 38 ,2 5 a té R$ 7 .55 8 ,6 2 x _ _ _ % 4 3 % 5 7 % A cim a de R$ 7 .5 5 8,6 2 x _ _ _% 5 0 % 5 0 %

OBS : E m q u e pe se o P lan o d e A ssistê n cia Od on to ló g ico nã o ten h a Em p re sa d e fin id a pa ra p re sta ção d o s se rviço s n o pe río d o com p re en d id o p e lo A CT, o me smo p o d e rá se r a ju sta do em Ad itivo .

§ 2 º: E m se tra tan d o se tra ta ndo d e em p re ga d o ced id o , nã o ha ve rá ra te io d e va lo re s, d e ve n do o em p re ga d o a rca r com 10 0 % (ce m p o r cen to ) do s va lo re s q ue se rã o re co lh id o s a tra vé s de b o le to ba n cário a té o d ia 1 0 d e cad a m ê s.

§ 3 º: Os sa lá rio s se rã o a d e qu ad o s a o P lan o d e Ca rg o s e Re mu n e ra ção – PCR , ou o q u e e stive r e m vig o r, m a nte n d o -se a eq u iva lê n cia en tre sa lá rio s/p e rce n tu a is d e ra te io e mp re g ad o /e mp re sa .

§ 4 º: Na s lo ca lid a de s on d e n ão ho u ve r co n vê n io com P lan o d e S a úd e Méd ico -Ho sp ita la r, o u co n vê n io e sp e cífico , o re ssa rcim e n to se d a rá co n fo rm e o p a rág ra fo p rim e iro . Ob se rva r -se -á , n e ste ca so , se os cu sto s e stã o d e a co rdo com a tab e la d a CB HP M – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, p ra tica d o s pe lo P la no de S aú d e Méd ico -Ho sp ita la r Na cio n a l.

(8)

§ 5 º: A S A NE S UL se com p rom e te a m a n te r co n vê n io com P lan o de S aú d e Méd ico -Ho sp ita la r, n a fo rm a de p ré -p a ga me n to , p a ra a ten d ime n to ao s d ep e nd e n te s in d ire to s d o s e mp re g ad o s, d e sco n tan d o d e ste s o s cu sto s in teg ra is co m ta xa s de in scriçã o , re n o va çã o e me n sa lid ad e s . O Fa to r Mo d e ra do r se rá su b sid ia do p e la S A NE S UL a té a fa ixa de R$ 3 .4 4 8 ,9 5 ;

§ 6 º: S e rá ma n tido a in da co n vên io com P la n o de S aú d e Méd ico -Ho sp ita la r, n a fo rm a d e p ré -pa g am en to , pa ra o a te nd im e n to d e em p re ga d o s ap o sen ta do s q u e te n h am se d e slig ad o d a em p re sa , b em co m o p a ra o s d e slig ad o s sem ju sta ca u sa , co n fo rme p re visto na Le i 9 .6 56 /98 .

§ 7 º: O p la n o d e sa ú de se rá m an tid o q u and o o co rre r a fa stam e n to po r a u xílio do en ça p re vid e n ciá rio (B 3 1 ) o u a cid e n tá rio (B 9 1 ), co n tu d o o ra te io da e mp re sa sub sistirá d u ra n te 1 2 (d o ze ) m e se s pa ra o b en e fício B 3 1 , q ua n do se tra ta r d e ca so s d e d o e n ça g ra ve (con fo rme le g isla çã o b ra sile ira ) e d e 1 80 (ce n to e o iten ta ) d ia s p a ra o s q u e se e n co n trem em p ro ce sso d e rea bilita çã o p ro fissio n a l e 1 20 (ce n to e vin te ) d ia s n o s de ma is ca so s.

§ 8 º: De ve rã o re co lh e r a tra vé s d e b o le to b a n cá rio a té o d ia 10 d e ca da m ê s o va lo r in te g ra l d o p lan o d e saú d e , o s em p reg a d o s a fa sta d o s sem rem u ne ra çã o , o s ce d id o s, o s a po se n ta d o s e d em itid o s sem ju sta ca u sa , con fo rme L e i n . 9 .6 5 6 /9 8 , a ssim com o o s a fa sta d o s p o r a u xílio d o en ça p re vide n ciá rio (B 3 1 ), a pó s o pe río d o a cim a , con fo rme in stru çã o d e trab a lh o.

§ 9 º: O b e n efício d e sta clá u su la n ão p o ssu i n a tu re za sa la ria l e n em p ro du z re fle xo n a s d em a is ve rba s d e co rre n te s do co n tra to d e trab a lh o

§ 1 0 º: É fa cu lta d o a o em p re g ad o a ad e sã o ou nã o a o s P lan o s d e A ssistên cia de S a ú de Mé d ico -Ho sp ita la r o fe re cid o s p e la S A NE S UL .

Aux ílio Doe nç a /Inv a lide z

CLÁUS ULA DÉ CIMA S E X T A - COMP LE ME NT AÇÃO AUX ILIO DOE NÇA

A S A NES UL com p lem en ta rá m en sa lme n te , a re mu n e ra ção d o s e mp re g ad o s q u e e stive r e m au xílio do e n ça a cide n tá rio (B 9 1 ) pe lo p e río do d e a té 18 0 (ce n to e o ite n ta ) d ia s. Em se tra ta n do d e a u xílio d o e n ça p re vid e n ciá rio (B 3 1 ), se rá co m p lem en ta do p e lo p ra zo d e 1 2 0 (ce n tro e vin te ) d ia s, re ssa lva d o s o s ca so s d e d o e n ça g ra ve (co nfo rme le g isla ção b ra sile ira ) e o s q ue se e n con tre m em p ro ce sso d e re a b ilita çã o p ro fissio na l, o n de o be n e fício se rá m a n tido p o r 1 80 (ce n to e o ite n ta ) d ia s.

P a rá g ra fo ún ico : A S A NES UL in icia rá o pa g am e nto d a co mp le me n ta çã o do a u xílio d o e n ça a p a rtir d a a p re se n ta çã o d a ca rta d e con ce ssã o do be n e fício, a com pa nh a da d a re sp e ctiva m em ó ria de cá lcu lo .

§ 1 º : A S A NES UL se re sp o n sa b iliza rá p e lo p a ga me n to de a fa stam e n to p re vid e n ciá rio do em p reg a do p e lo p e ríod o d e 6 (se is) me se s. O emp re g a do se re sp o n sab iliza rá d e re p a ssa r o s va lo re s r e ce b id o s po ste rio rm e nte p e lo INS S pa ra co m pe n sa çã o /ab a time n to .

(9)

§ 2 º: A S A NES UL ga ra n tirá a o e mp re ga d o afa stad o po r m otivo d e d o en ça o p a g am en to e qu iva le n te à d ife ren ça e n tre o e fe tiva me n te pe rce b id o da p re vidê n cia so cia l e a re mu n e ra çã o do re sp e ctivo e mp re g a do .

Aux ílio Morte /Fune ra l

CLÁUS ULA DÉ CIMA S É T IMA - AUX ÍLIO FUNE RAL

A S A NES UL pa ga rá Au xílio Fu ne ra l n a base d e R$ 2 .86 4 ,00 (dois mil, oitoc e ntos e s e ss e nta e qua tro re a is ) x __ _ %(re a jus te ) p o r m o rte d e e mp re g a do , cô n jug e , d e p en d en te s d ire to s ou p a i e mã e d o e mpre g a d o , d e sd e q u e re qu e rid o n o p ra zo d e 6 0 d ia s a p ó s o ó b ito, com a p re se n ta çã o do re sp e ctivo a te stad o de ó b ito .

§ 1 º: E m se tra tan d o d e u n iã o e stá ve l o dire ito a o b en e fício som en te o co rre rá n a s h ip ó te se s d e re con h e cim e n to ju d icia l o u ce rtid ã o de u n ião e stá ve l re a liza d a em ca rtó rio a ssin a d a p o r am b o s o s co n viven te s.

§ 2 º: O va lo r re spe ctivo do au xílio se r á inclu íd o na fo lh a d e p ag am e n to em ru b rica e sp e cifica .

§ 3 º: No ca so d e fa le cim e n to d e em p reg a d o so lte iro , o be n e fício se rá p ag o ao su ce sso r, co n fo rm e p re visto n a leg isla ção a p licá ve l.

§ 4 º: O b e ne fício se rá ra tea d o e m p a rte s ig u a is q u an d o o d e cu ju s p o ssu ir vín cu lo d e p a ren te sco co m ma is d e um em p reg a do .

Aux ílio Cre c he

CLÁUS ULA DÉ CIMA OIT AV A - AUX ÍLIO CRE CHE

A S A NE S UL a sse gu ra à s em p reg a da s o u e m p reg a do s q ue ten h am d e pe n de n te s (filh o s, e n te ad o s, m e no r so b g u a rda o u tute la d o ) com id ad e de 0 a 7 an o s

in co m p le to s, o a u xílio d e R$ 4 24 ,00 x _ __ % (re a jus te ) p o r filh o , q u e se rá in clu íd o em fo lha de p ag am e n to em ru b rica e sp e cífica .

§ 1 º: O d ire ito ao re ceb im en to d o be n e fício tem in ício n o p rim e iro m ê s su b se q ue n te a o ve n cime n to da lice n ça m a te rn id a de d a e mp re g ad a o u o e fe tivo re to rn o a o tra b a lh o

§ 2 º : Em ca so de ca sa is em p re ga do s da S A NE S UL , o pa g am en to d o b e ne fício p re visto n o ca p ut d e sta cláu su la se rá pa g o d ire tam en te à m ã e em p reg a da . Na h ip ó te se d e se pa ra çã o d o ca sa l, o be n efício se rá pa g o a q u em d e tive r a g ua rd a le g a l e un ila te ra l m ed ia n te a de vid a com pro va çã o .

§ 3 º: E ste b e ne fício fica e sten d id o ao s e m p reg a do s so lte iro s e viú vo s q u e d e te nh am a g u a rda le ga l e u n ila te ra l d e se u s filh o s.

§ 4 º: E ste b e ne fício nã o se rá e ste nd id o ao s ce d id o s.

(10)

S e guro de V ida

CLÁUS ULA DÉ CIMA NONA - INDE NIZA Ç ÃO - MORT E /INV ALIDE Z

A S A NES UL m an te rá a p ó lice d e se gu ro em g rup o co m a co be rtu ra no ca so d e m o rte , in va lid e z to ta l o u p a rcia l e m d eco rrê n cia d e a cide n te d e tra b a lh o, com in d e n iza ção e qu iva le n te a 4 0 (qua re nta ) v e ze s o s a lá rio ba se do e mpre ga do , a te stad o pe lo INS S , d e co rre n te d e a cid e n te d e trab a lh o o u de tra je to , a in d en iza çã o se d a rá con fo rme tab e la re gu la me n tada p e la S USE P – Superintendência de S e g u ro s P riva d o s.

§ 1 º : A SA NE S UL m an te rá a in da o se gu ro d e vid a em g rup o p a ra o s ca so s d e mo rte n a tu ra l co m in d en iza çã o eq u iva le n te a 2 0 (v inte ) ve ze s o sa lá rio ba se d o e m p reg a do .

§ 2 º: A co b e rtu ra d o se gu ro lim ita -se a o s e m p re ga d o s ad m itid o s a pa rtir d a vig ê n cia d o p re sen te a co rd o , con sid e ra nd o a ida de m á xim a de 7 5 (se te n ta e cin co ) a no s, b e m co mo a a u sê n cia de d oe n ça s p ré -e xiste n te s, con fo rme a pó lice d e se gu ro co n tra ta do pe la em p re sa .

§ 3 º: O p ag am en to d a s ind e n iza çõ e s a cim a e stá su je ita à s e xigê n cia s co n tid a s n a a p ó lice d e se g u ro e se rá e fe tua do , em caso d e m o rte , a o s be ne ficiá rio s le g a is.

Outros Aux ílios

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA - AUX ÍLIO NAT AL IDADE

A S A NE S UL p a ga rá a o em p re ga d o (a ), me d ia n te a ap re se n ta çã o d e Ce rtid ão d e Na scim e n to d e se u filh o o u de do cu me n to co m p rob a tó rio da ob te n çã o de gu a rd a d e fin itiva em p ro ce sso d e a d o çã o , o va lo r d e R$ 38 5 ,0 0 (tre ze ntos e oite nta e c inc o re a is ) x __ _ %(re a jus te ) a títu lo d e A u xílio Na ta lid a de , qu e se rá in clu íd o e m fo lh a de pa g am en to em ru b rica e sp e cifica .

P a rá gra fo Únic o: E ste be n e fício n ão se rá e sten d id o a o s ced id o s.

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA P RIME IRA - A UX ÍLIO DE P E NDE NT E E S PE CIAL

A S A NE S UL p ag a rá a o s em p reg a do s q u e ten h am d ep e nd e n te s d ire to s co m n e ce ssid ad e s e sp e cia is, a q u an tia m e n sal d e R$ 48 3 ,0 0 (qua troc e ntos e oite nta e trê s re a is ) x _ __ % (re a jus te ) p o r d e p en d en te , e nq ua n to n e ssa con d içã o , o b e de ce nd o a o s crité rio s p re visto s na Po rta ria n º 2 98 , de 0 9 /0 8 /20 0 1 e De cre to 3 .2 9 8 d e 2 0 /1 2 /19 99 d o Min isté rio d a S aú d e . O cré d ito se rá in cluíd o e m fo lh a d e p a g am en to e m rub rica e sp e cifica .

§ 1 º: Em ca so de ca sa is em p re ga d o s da S A NE S UL , o p ag am e nto d o b e ne fício p re visto n o ca p ut d e sta cláu su la se rá pa g o d ire tam en te à m ã e em p reg a d a . Na h ip ó te se d e se pa ra çã o d o ca sa l, o be n efício se rá pa g o a q u em d e tive r a g ua rd a le g a l e un ila te ra l m ed ia n te a de vid a com pro va çã o .

(11)

§ 2 º: O pa g am en to d o be n e fício se rá co nd icio n a do à ap re se n ta çã o, pe lo e m p reg a do , de la ud o mé d ico de p rofissio n a l d a á re a e spe cífica com pa tíve l com a n e ce ssid ad e e sp e cia l, p e rio d icam en te , con fo rm e so licita çã o d a GE AP /DA F.

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA S E GUNDA - LA N CHE E MARMIT E X

A S A NE S UL fo rn e ce rá o la n che da m a nh ã (le ite ou ch á, ca fé , p ão e m a n te ig a /m a rga rin a ) a o s em p re ga d o s d e ca m po e m a rm ite x a o s em p reg a do s q ue e xce d am a su a jo rn ad a n o rma l d e tra ba lho e m d ua s o u m a is ho ra s.

§ 1 º: O b e n efício d e sta clá u su la n ão p o ssu i n a tu re za sa la ria l e n em p ro du z re fle xo n a s d em a is ve rba s d o co n tra to d e tra b a lho .

§ 2 º: E ste b en e fício nã o se rá e ste nd id o a o s em p re g ad o s qu e e ste ja m cu mp rin d o p la n tã o d e so b re a viso , p o is n ão pe rm a nece m na em p re sa .

§ 3 º: O ca fé d a ma nh ã se rá in icia d o à s 0 7 h 15 , d e se gu nd a -fe ira a se xta -fe ira , lim ita d o a 1 5 m in u to s.

Contra to de T ra ba lho – Admissão, Demissão, Modalidades

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA TE RCE IRA - DE S LIGAME NT O/HOMOLOGAÇÃO DE E MP RE GADO NO S INDICAT O

S o b p en a d e n u lid a de , n o p e ríod o da vig ê n cia d e sse A co rdo to d o Te rm o d e Re scisã o d o Co n tra to d e Tra b a lho d e emp re g a do q u e con ta r co m ma is d e u m an o d e se rviço s p re sta d o s à S A NE S UL , de verá se r h om o log a do pe lo S INDÁ GUA /MS , q u e p re sta rá a ssistê n cia a o e mp re g a d o .

P a rá gra fo Únic o: A a ssistê n cia p re sta da p e lo S INDA GUA /MS , n o s ca so s a cim a cita d o s, se rá d e fo rm a g ra tu ita , n ão ha ve n do a co b ra n ça d e qu a lq ue r va lo r, in clu sive e m re la ção à em p re sa S A NES UL .

RE LAÇÕE S DE T RABALHO – CONDIÇÕES DE TRABALHO, NORMAS DE P E S S OAL E E ST ABILIDADE S

P la no de Ca rgos e Re mune ra çã o - P CR

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA QUART A - CUM P RIME NT O DO P LANO DE CARGOS E RE MUNE RAÇ ÃO

A S A NES UL imp la n ta rá na vig ên cia do p re se n te A co rdo Co le tivo d e Tra b a lho o P la n o d e Ca rg o s e Re mu n e ra çã o a p ro va d o p e lo Co n se lh o d e A dm in istra çã o da S A NE S UL e a p re sen ta do ao S INDA GUA .

§ 1 º: A a va lia ção d e d e sem pe n ho , se rá im p la n ta da em ca rá te r de o b rig a to rie d a de , e s ome nte te rá v a lida de a pa rtir da impla nta ç ã o inte gra l do P la no de Ca rgos e Re mune ra ç õe s – PCR. Em caso contrário, as avaliações deverão ser divulgadas

(12)

p a ra ca d a e mp re g ad o , iso la d am en te , se m q ua lq u e r p re ju ízo n a re la çã o e sta b e le cida p e lo se u co n tra to d e trab a lho .

§ 2 º Ga ra n tir o cum p rim en to d o P iso sa la ria l p a ra q u ím ico s e e ng e nh e iro s co n fo rme p re c o n iza a L e g isla ção Fe de ra l (Le i Fe dera l n º 4.9 50 /6 6 -A ).

§ 3 º Re sta be le cim en to do A nu ê n io atra vé s d a im p la nta çã o d o no vo P CR – Plano de Ca rg o s e Rem u ne ra çã o .

§ 4 º Co m a im p la n ta çã o d o P CR, se rá m an tid o o Re g istro em Ca rte ira d e Tra b a lh o a FUNÇÃ O d e Op e ra do r d e E q u ipa me n to A u tom o tivo (p a ra nã o ma sca ra r d e svio d e fu n çã o ).

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA QUINT A - DANOS CAUS ADOS AO P AT RIMÔNIO DA S ANE S UL

A S A NE S UL d e scon ta rá de se u s em p re ga d o s a títu lo de re ssa rcim e n to p o r d a no s ca u sa do s ao s be n s d e p ro p rie d ad e , re sp o n sa b ilid a d e , g ua rd a o u p o sse da e m p re sa , de sd e q ue fiq ue ca ra cte riza do m a u u so , cu lp a , d o lo , má -fé , imp ru d ên cia , im p e rícia o u n eg lig ê n cia do em p re gad o re sp on sá ve l pe lo be m d a n ifica do , a sse g u rad o ao me smo o d ire ito d e d e fe sa.

P a rá gra fo Únic o: se rá co n ce d id a o p o rtun id a d e d e a mp la de fe sa a o e mp re g ad o , p a ra o s ca so s em qu e a em p re sa p re ten de r e fe tua r d e scon to sa la ria l e m ra zão do d a n o .

T ra ns fe rê nc ia S e tor/E mpre sa

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA S E X T A - MOV IMENT AÇÃO DE P E S S OAL

A S A NE S UL se com p rom e te a m a n te r a no rm a tiza ção e m o n ito ra r a s ro tin a s de tra n sfe rê n cia s e rem an e jam e n to s de p e sso a l, co n fo rm e Qu ad ro d e L o ta çã o .

§ 1 º: A s tra n sfe rê n cia s e rem an e jam e ntos sã o re g u lam en tad o s pe la In stru çã o de Tra b a lh o - I.T- GE DE P 6 .1 .19 , in clu ind o os crité rio s p a ra cá lcu lo de a ju d a de cu sto a o em p re ga d o tra n sfe rid o p o r in te re sse da E mp re sa .

§ 2 º: A S A NES UL in fo rma rá a o S INDÁ GUA /MS , q u a nd o so licita do , a s tra n sfe rê n cia s, rem an e jam e n to s e ce dê ncia s d e em p reg a do s o co rrid a s n o â mb ito d a em p re sa .

§ 3 º: O e m p re ga d o qu e so licita r a tra n sfe rê n cia p a ra o u tra lo ca lid ad e d e ve rá a rca r co m o cu sto d e a lte ra çã o do cen tro d e custo d o co n vên io d e P la n o d e S a úd e . § 4º Remanejamento Operadores de ETE’s e de ETA’s - A SANESUL se co m p rom e te a re ma ne ja r o s co la b o rad o res q u e fica re m se m p o sto d e tra ba lh o com a im p la n ta çã o da P P P do e sg o to e tam b ém o s o p e rad o re s d e E TA n a s lo ca lid a d e s o n d e a s e sta çõ e s d e tra tam en to fo re m d esa tiva d a s.

§ 5 º A S A NES UL d e ve rá a lo ca r P RE FERE NCIA L ME NTE e ste s fun cio n á rio s n a

(13)

§ 6 º: S e nd o com p ro vad o , co m fisca liza çã o d o S INDA GUA , q ue nã o h á vag a s n a

u n id a de de lo ta ção , a S A NE S UL info rm a rá a o S INDA GUA o s lo ca is d isp on íve is p a ra tra n sfe rê n cia ;

§ 7 º: O co la bo ra d o r tran sfe rid o fa rá ju s a a ju d a de cu sto qu e tra ta a INS TRUÇÃ O NORMA TIV A p e l o p ra zo d e 6 (se is) m e ses;

§ 8 º: A SA NE S UL e m co n jun to com o S INDA GUA irá d e fin ir u m P DI – Programa de De m issã o In ce n tiva do p a ra a te n de r a qu e le s co la b o rad o re s q ue n ão te nh am in te re sse em se rem re ma n e jad o s, e sg o tad a s a s po ssib ilid a d e s e xisten te s.

§ 9 º Fica a sse g u ra do a to d o s o s op e ra dore s d e E TE – Estação de Tratamento de E sg o to s a e sta b ilid a d e no e mp re g o po r 2 (d o is) a n o s. P e río d o em q ue se rá fe ito o re m a ne ja me n to e a d eq u a çã o do s m e sm os à s n o va s a tivid a de s. E xce tua n do -se o s ca so s em q ue o e mp re g ad o op te p o r a de rir a o P DI.

Igua lda de de Oportunida de s

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA S É T IMA - P OLÍT ICA AFIRMAT IV A

A S A NE S UL se co mp ro me te a m a n te r uma p o lítica d e re cu rso s h um an o s, a tra vé s d e u m P la no de Ca rre ira s e S a lá rio s, d a p rom o ção de ca p a cita çõ e s p a ra d e se n vo lvim e n to d e su a s a tivid a d e s e in ce n tivo s à q ua lifica çã o p ro fissio n a l, d e a çõ e s p sico sso cia is vo ltad a s pa ra a m e lho ria d a q ua lid a de d e vida e d e seg u ra n ça e m e d icin a n o tra ba lh o , cria n d o m e can ism o s q u e ga ra n tam a ig u a lda d e de o p o rtu n ida d e s, n ã o p e rm itin do q ua lq ue r fo rm a de d iscrim in a çã o d e gê n e ro , ra ça, re lig iã o e p o siçã o ide o lóg ica .

J orna da de T ra ba lho – Duração, Distribuição, Controle, Faltas Duração e Horá rio

CLÁUS ULA V IGÉ S IMA OIT AV A - J ORNADA DE T RABALHO

A jo rn a da de tra ba lh o se rá de 40 (q ua re n ta ) ho ra s sem a na is p a ra to do s o s e m p reg a do s d a S A NES UL , e xce tua n do -se o s e m p re ga d o s su je ito s a re g im e e sp e cia l p re visto s n a le g isla çã o trab a lhista e m vig o r, p od e nd o se r p ro rro g a da e xce p cio na lm en te , o b se rva do o lim ite lega l e em fa ce d a n e ce ssid ad e d e se rviço .

§ 1 °: Fica e sta b e le cid o q u e, p od e se r co n ve n cion a do h o rá rio s a lte rna d o s d e 08 (o ito ) h o ra s d iá ria s co m in te rva lo d e a té 2 (du a s) h o ra s pa ra d e sca n so e a lim e n ta çã o ou a jo rn a d a d e tra b a lho d e 0 6 (se is) h o ra s d iá ria s co rr id a s, e m tu do o b e de cid a s à s re g ra s in stitu ída s pe lo a rtig o 7 1 d a CL T, e de sd e q ue nã o ve nh a a p re ju d ica r o a nd am e nto da s a tivid a de s d a E m p re sa .

§ 2 °: Fa ce à q u a lid a de d e se rviço , a a do çã o d o s ho rá rio s a cim a d e scrito s é em ca rá te r d e ro tativid a d e , o u se ja , ro d ízio d a jo rn a da de tra b a lho , ob rig a n d o -se a a lte ra r a jo rn a d a a ca d a 03 (trê s) m e se s, sa lvo p a ra o s e mp re g ad o s d a á rea o p e ra cio na l d o sistem a P ROCIS q u e p ode rã o e sten d e r e sta jo rn a da pa ra ca d a 0 6 (se is) m e se s. A e sc a la dos ope ra dores de ET A, s ube s taç ã o, se rá re a liza da a troc a a c a da 6 (s eis ) me s es , ga ra ntindo igua lda de de c ondiç õe s de tra ba lho a todos os e mpre ga dos .

(14)

§ 3 °: A co n ce ssã o d e sta ro ta tivid a d e n as jo rn a d a s d e trab a lh o só se rá p e rm itid a p a ra o s em p reg a do s d o a ten d ime n to com e rcia l, d a á rea op e ra cio n a l do sistem a P ROCIS , b em co mo d a s e quipe s ope raciona is dos de ma is s is te ma s ope ra dos pe la S ANE S UL , sem p re ju ízo a o sa lá rio , b e m co mo ao co n tra to de tra ba lh o e se u s b e n e fício s.

§ 4 °: A S A NE S UL a u to riza o fe cha me n to do a ten d ime n to a o p ú b lico à s 1 7 h, fica n do o s 3 0 m in u to s re sta n te s d a jo rn a da p a ra tra b a lh o s in te rno s.

§ 5 °: A Re g ion a l qu e a d ota r re g ime de ro dízio p a ra o a t e nd im en to co me rcia l d e ve rá co m un ica r à GE AP .

§ 6 °: O e mp re g ad o pode rá re que re r a Fle x ibilizaç ã o dos horá rios de e ntra da e s a ída , inde pe nde nte do horá rio es c ola r , b e m co mo me d ia nte re d u çã o de tem po d o in te rva lo in te rjo rn a d a .

Controle da J orna da

CLÁUS UL A V IGÉ S IMA NONA – PONTO ELETRÔNICO

O p on to e le trô n ico se rá re a liza do atra vé s d o S iste ma A lte rn a tivo d e Con tro le d e Jo rn a d a n o s te rmo s d o a rtig o X III, d a CF e a rtig o s 5 9 , § 2 0 e 6 11 -A , am b o s d a Co n so lid a çã o d a s L e is d o Trab a lh o e P o rta ria 3 73 /2 01 1 do MTE , pa ra o s e m p reg a do s q u e la bo re m na A dm in istra ção Ce n tra l, n a s Re g io n a is e n a s Un id ad e s d a S A NE S UL, se g un d o crité rio s o ra a cord a d o s. Excetuando apenas, os cargos em comissão em exercício de Direção (RE 1041210 Repercussão Geral/STF, que definiu quais cargos e/ou empregos que são caracterizados como sendo em Comissão e/ou de Livre Nomeação).

§ 1 º: O S iste m a A lte rn a tivo E le trô n ico n ã o a dm itirá re striçõ e s a m a rca çã o a u tom á tica de p o n to ; e xig ên cia d e au to riza çã o p ré via p a ra ma rca çã o de so b re jo rn a da ; a lte ra ção ou e lim ina çã o do s d ad o s re g istra do s p e lo em p re ga d o e p o ssib ilita rá , a tra vé s d e e_ ma il, a e xtra çã o e im p re ssã o d o re g istro fie l d a s m a rca çõ e s rea liza d a s pe lo em p re ga do .

§ 2 º: A p a rtir d a im p lan ta ção do p o nto e le trô n ico a SA NE S UL p od e rá a d o ta r o siste m a de fle xib iliza çã o h o rá rio de en tra da e sa íd a , qu e p o de rá se r re g u lam en ta do a tra vé s d e n o rma s in te rn a s .

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA - BAN CO DE HORAS

O banco de horas tem sua aplicação conectada à implantação do sistema alternativo de controle de jornada, de modo que, somente terá validade para os empregados das localidades onde aquele esteja funcionando de forma isolada e definitiva.

§ 1º: O Banco de horas não se aplica aos Diretores, empregados que estejam no exercício de função de confiança/gratificada, aos empregados que desempenham suas atividades sem fiscalização de horário de trabalho, aos empregados que laboram em regime de turno, aos cedidos, aos estagiários e menores aprendizes.

§ 2º: O Banco de Horas terá por finalidade possibilitar a compensação as horas trabalhadas excedentes à jornada de trabalho regularmente cumprida, praticadas em regime de horas extras,

(15)

observadas as Normas Internas da SANESUL e os critérios constantes neste Acordo Coletivo de Trabalho — ACT

§ 3º: Para efeito do presente Acordo, a jornada normal de trabalho dos empregados, bem como o intervalo para refeição e descanso, são aqueles estipulados no Contrato Individual de Trabalho, no Acordo Coletivo de Trabalho e nas Normas Internas da SANESUL.

§ 4º: Os empregados beneficiados pelas cláusulas 34ª "horário do estudante" e/ou 35ª "horário escolar", deverão compensar a flexibilização, nos termos do acordo coletivo vigente. § 5º: As partes convencionam que somente as horas efetivamente trabalhadas como parte da jornada diária, como horas extras ou incluídas no Banco de Horas serão computadas para fins de apuração do intervalo de Onze horas entre jornadas.

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA P RIME IRA – CONTAGEM E COMPENSAÇÃO DAS HORAS

Para fins de contagem das horas de trabalho todas as horas que excedam o limite da jornada regular de trabalho serão registradas nos controles de horários respectivos. A S A NE S UL a d o ta rá o sistem a de com p en sa ção d e ho ra s e xtra s a tra vé s d o Ba n co d e Ho ra s, im p le me n tad o se g un d o a s re g ra s ab a ixo d e fin id a s:

§ 1º: A realização de horas extras bem como as horas a serem creditadas ou compensadas no banco de horas autorizadas pela chefia imediata.

§ 2º: As horas executadas em sobrejornada para fim de geração de crédito no banco de horas não podem exceder o número de 02 (duas) horas diárias, salvo nas hipóteses previstas no art. 61 da CLT

§ 3º: Para a compensação das horas registradas no banco de horas, o empregado deverá

solicitar a ausência à chefia imediata, com no mínimo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, mesmo período em que o empregado deve ser notificado quando a compensação

ocorrer por iniciativa da SANESUL.

§ 4º: Cabe à chefia imediata, antes de deferir o pedido de compensação, observar a manutenção de ao menos 80% (oitenta por cento) dos empregados da Gerência/Área

§ 5º: As horas executadas em sobrejornada de segunda a sábado e pontos facultativos, serão compensadas na proporção de 01 (uma) hora excedente para 01 (uma) hora e 30 (trinta) minutos compensada; e as trabalhadas aos domingos e fenados, serão compensadas na proporção de 01 (uma) hora excedente para 02 (duas) horas compensadas.

§ 6º: As horas em sobrejornada somente poderão ser lançadas no banco de horas até o teto de 40 (quarenta) horas mensais para empregados com jornada de trabalho de 08 (oito) e de 30 (trinta) horas mensais para empregados com jornada de trabalho especial.

§ 7º: As horas trabalhadas em sobrejornada excedentes aos limites do banco de horas referidos no parágrafo sexto desta Cláusula serão pagas como horas extras no recibo de pagamento do respectivo mês, nos termos do ACT vigente e das Normas Internas da SANESUL.

§ 8º: As variações de horário não excedentes a 5 (cinco) minutos, observados o limite máximo de 10 (dez) minutos diários, não serão computados na Jornada: lançadas no banco de horas ou remunerado como horas extraordinárias.

§ 9º: É vedada a compensação de horas de crédito agregada a período de férias ou em dias que antecede/sucede a feriados prolongados.

(16)

§ 10º: A SANESUL realizará controle individualizado no banco de horas, que conterá demonstrativo claro e preciso das horas trabalhadas em excesso ao limite ordinário da jornada de trabalho e das horas compensadas do banco de horas.

§ 11º: Mensalmente a SANESUL disponibilizará a cada empregado extrato das horas de crédito ou o débito com indicação do saldo existente até o último dia do mês anterior.

§ 12º: A cada quadrimestre a SANESUL levantará o saldo do Banco de Horas, podendo, para compensar as horas creditadas no banco de horas e ainda não usufruídas pelo empregado, conceder folgas individuais ou coletivas ou reduzir a jornada, disto informando previamente o empregado, podendo ainda, lançar mão de folgas adicionais de horas ou dias.

§ 13º: Ao final do período de 6 (seis) meses contados do início da vigência deste ajuste, o saldo constante no banco de horas será pago como horas extras, considerando o salário em vigor no mês de pagamento, observando os termos do ACT vigente e das Normas Internas da SANESUL. § 14º: As horas lançadas no banco de horas e não compensadas serão computadas para efeito de integração em férias, 13º salário, FGTS e Descanso Semanal Remunerado.

§ 15º: A s d a ta s lim ite s p a ra com p en sa çã o d a s h o ra s la n çad a s n o ba n co d e h o ra s sã o o s d ia s 3 1 /08 /2 02 1 e 28 /0 2 /2 0 22 , ou se ja , o b a n co de h o ra s sem p re se rá ze ra d o n a s d a ta s a nte rio rm e n te e xp o stas e o c ré dito a pura do no pe ríodo de 0 1 /0 9/2 02 1 a 0 1 /03 /2 02 2 se rá incluído na s folha s de pa ga me nto dos me s es de s e te mbro/2 02 1 e ma rç o de 2 0 22 , re spe ctiva m e n te .

§ 16 º: Até o dia 1 0 de c a da mês , a e mp re sa d e ve rá e n via r a o S INDÁGUA/MS , via co rre io e le trô n ico , o re la tó rio co n so lid a do d o nú me ro d e "ho ra s b an co ".

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - AUSÊNCIAS, ATRASOS, AFASTAMENTOS E DESLIGAMENTOS

Ocorrendo a necessidade de saídas antecipadas ou entradas tardias, desde que o empregado possua saldo positivo no banco de horas, o evento deverá ser previamente submetido pelo empregado à aprovação da chefia imediata para que sejam levadas a lançamento

§ 1º: As faltas injustificadas, os atrasos e as saídas antecipadas que não forem autorizados pela chefia imediata não serão incluídos no banco de horas.

§ 2º: No caso de afastamento do emprego em razão do gozo de benefício previdenciário (exceto afastamento por aposentadoria por invalidez), o saldo do banco de horas existente no momento do afastamento será congelado até o retorno laboral do empregado ou conversão do benefício em Aposentadoria por Invalidez.

§ 3º: O empregado afastado por aposentadoria por invalidez fará jus ao recebimento do saldo do banco de horas, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data em que a SANESUL receber a comunicação da concessão do benefício previdenciário. O pagamento ocorrerá considerando o salário em vigor no mês de pagamento, observando os termos do ACT vigente e das Normas Internas da SANESUL.

§ 4º: No ca so d e res c is ã o c ontra tua l, s e rá a nte c ipa da a quita ç ã o do s a ldo c re dor do e mpre ga do se g u n do o s crité rio s m e n cio n a d o s no s p a rá g ra fo s a n te ced e nte s, se n do q u e a s h o ra s e xtra s a p u ra da s re fle tirã o n o DS R e na s ve rb a s re scisó ria s, in clu sive n o FGT S .

(17)

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA T E RCE IRA - T URNO DE RE V E ZAME NT O

A jo rn a d a d e trab a lh o p a ra o s em p re gad o s em re g ime de tu rn o in in te rru p to d e re ve za m en to se rá de 3 6 (trin ta e se is) h o ra s se m an a is - co n fo rm e a rt. 7 º, in ciso X IV , d a CF/88 - e o b ed e ce rá a e sca la m e n sa l, com a ce sso d o S INDÁ GUA /MS à fisca liza çã o d o s tu rno s d e re ve zam e n to .

§ 1 º: Re sp e ita nd o a ca rg a ho rá ria se m ana l d e 3 6 (trin ta e se is) h o ra s a e mp re sa p o d e rá o p ta r en tre a a do çã o d o s tu rno s de 0 6 (se is) p o r 2 4 (vin te e q ua tro ) h o ra s, d e 0 8 (o ito ) p o r 2 4 (vin te e q u a tro ) h o ra s, 0 6 (se is) p o r 4 8 (q u a re n ta e o ito ) e 0 8 (o ito ) p o r 4 8 ( q u a re nta e o ito ).

§ 2 º: Du ra n te a jo rn a da e m tu rno de 0 6 (se is) p o r 24 (vin te e q ua tro ) h o ra s e 0 6 (se is) p o r 4 8 (q u a re n ta e o ito ) h o ra s o e m p reg a do te rá d ire ito a u m p e ríod o d e d e sca n so d e 1 5 (q u in ze ) m in uto s .

§ 3 º: Na s jo rn a da s em tu rn o s d e 0 8 (o ito ) p o r 24 (vin te e q u a tro ) h o ra s e 08 (o ito ) p o r 4 8 (q ua re n ta e o ito ) ho ra s, o e mp re g a d o te rá d ire ito ao d e sca n so d e 1 h o ra p a ra re fe içã o e re po u so – intrajornada.

§ 4 º: A SA NE S UL a do ta rá o d iviso r d e 1 80 (ce n to e o iten ta ) ho ra s pa ra cá lcu lo do sa lá rio /h o ra d o s e mp re g ad o s qu e trab a lha m em Tu rno s d e Re ve zam e nto .

§ 5 º: A S A NE S UL a ssum e a re spo n sab ilid a d e po r e ven tu a is d a no s/p re ju ízo s h a vid o s d u ran te o pe río d o do cum p rim e n to d o in te rva lo (in tra jo rn a da ) d o s e m p reg a do s n o tu rn o , de co rre n te d a ausê n cia d e m ão d e o b ra n e sse p e ríod o , d e sd e q ue e ste s nã o se jam p ro vo ca do s p o r im p ru dê n cia , n eg lig ê n cia ou do lo do p ró p rio e mp re g ad o .

§ 6 º: No a to d a e la bo ra çã o d a e sca la d e re ve zam e n to de ve rá se r d e fin ido e id e n tifica d o p e río do em o em p reg a do se au se n ta rá p a ra re fe ição o u rep o u so . E ssa re sp o n sab ilid a d e se rá d o sup e rio r h ie rá rq u ico a qu e e stá vin cu la do .

§ 7 º: É d e re sp o n sab ilid a d e do s S u p e rviso re s/Ge sto re s/Ge re n te s a e lab o ra ção d a s e sca la s d e re ve za me n to , be m co mo da e xe cu çã o e a çõ e s q ue se fize rem n e ce ssá ria s q ua n do da a u sê n cia do em p reg a d o n o lo ca l d e tra ba lh o em de co rrê n cia d a co n ce ssã o d o in te rva lo d a in tra jo rna d a.

§ 8 º: De p o is d e e la bo ra d a s, a s e sca la s d e ve rã o se r su bm etid a s à a n á lise d a s g e rê n cia s de á gu a e e sgo to (GE SA A e GE S E S ), co nfo rm e o tip o d e o p e ra çã o . § 9 º: E ve n tua l la b o r e xtra o rd in á rio e m ra zã o d a con vo ca çã o d o em p reg a do p a ra p re sta çã o d e se rviço em d ia o u h o rá rio nã o

p re visto n a e sca la d o mê s se rá re mu n e ra d o co n fo rm e o s te rm o s d a Clá u su la 8 .ª (h o ra s e xtra s) e se u s p a rá g ra fo s.

§ 1 0 º: Na e la bo ra çã o da s E sca la s de Re ve za me n to m en sa is a s fo lg a s d e tra ba lh o d e vem se r fixa d a s e m con fo rm ida d e com a le g isla çã o vig e n te , a sa be r: d e u m d o m ing o p a ra o s h om e n s e d e d o is do m ing o s p a ra a s mu lh e re s.

§ 1 1 º: A s E sca la s d e Re ve zam en to n ã o su b stitu em a s a n o ta çõ e s d a jo rna d a d iá ria n o s re sp e ctivo s co n tro le s de fre q uê n cia , d e ve nd o o em p reg a do a no ta r o s h o rá rio s d e e ntra d a e sa ída , be m co mo o in te rva lo u su fru ído .

(18)

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA QUART A - T URNO FIX O

E m vo ta ção rea liza d a – através de enquete - com todos os empregados impactados p e la e sca la d e 1 2 x 3 6 h o ra s, no p e río do d e 12 /0 2 /2 02 1 a 1 5 /0 2 /20 2 1 , COM 9 0 % DE V OT OS CONT RÁRIOS A E S CALA E S T ABE LE CIDA NO T URNO FIX O os e mpre ga dos fora m fa v orá v e is A S UA E X CLUS Ã O. S umula nº 4 44 do T ST e s ta be lec e que a pe na s a trav é s de Acordo ou Conv e nç ã o Cole tiv a a e s ca la pode s e r pra tic a da .

J orna da s Es pe c ia is (Mulhe re s , Me nores , E s tuda nte s e “TELETRABALHO”)

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA QUART A - DO H ORÁRIO P ARA E S T UDANT E

A S A NE S UL a ce ita rá a fle xib ilid a de d e ho rá rio p a ra o s e m p reg a do s q u e q u e ira m e stu d a r, d e sd e q ue h a ja e xp re ssa an uê n cia d a ch e fia im ed ia ta /g e rê n cia , be m com o n ã o ten h a p re ju ízo à s a tivid a d e s da e mp re sa e á re a d e lo ta çã o , de ve nd o a s h o ra s se re m com pe n sad a s n a m e sm a se ma n a , em ou tro ho rá rio co n sid e ran d o a s a trib u içõ e s d o e mp re g o o cu pa do .

§ 1 º: A fle xib iliza çã o d o h o rá rio d e ve rá se r re g istra d a a tra vé s d e um Te rmo d e A co rd o , a ssin ad o en tre em p re ga d o, em p re sa e sin d ica to , se nd o vá lid a som en te e m p e río d o le tivo .

§ 2 º: A p lica -se o d isp o sto n e sta clá u su la a p e na s p a ra cu rso s té cn ico s, de g ra d u a çã o , pó s -g ra d ua çã o , m e strad o e do u to ra do .

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA QUINT A - DO HORÁRIO E S COLAR

A S A NE S UL p o de rá a ce ita r a fle xib ilid a d e d e h o rá rio p a ra o s em p re g ad o s q ue p o ssu em filh o s no s e n sino s fu nd am en tal e m é d io, d e sd e qu e com pe n sad a s no m e sm o d ia e me d ia n te ap re se n ta çã o do co mp ro va n te d e m a trícu la , jun to co m d e cla ra çã o d o ho rá rio d e en tra da /sa ída da e sco la .

§ 1 º: A fle xib iliza çã o d o h o rá rio d e ve rá se r re g istra d a a tra vé s d e um Te rmo d e A co rd o , a ssin a do e n tre a s p a rte s (S A NE SUL , e m p re ga d o e sin d ica to ), se n d o vá lid a so m en te e m p e río do le tivo .

§ 2 º: A fle xib ilid a d e d o ho rá rio se rá d e a pe n a s 30 (trin ta ) m in u to s d iá rio s.

§ 3 º: Os e mp re g ad o s qu e la bo ra m e m jo rn a d a e sp e cia l ou q ua n do em h o rá rio s a lte rn a d o s de 0 6 :00 h o ra s, n o s te rmo s d a Clá u su la 28 ª §1 º , a fle xib iliza çã o p re vista n o ca pu t se rá se mp re n o in ício o u fina l da jo rn a d a.

§ 4 º: No s ca so s d e p a i e m ã e em p re ga d os e ste b e n e fício se rá a p lica d o a a pe n a s u m de le s.

(19)

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA S E X T A - DO “TELETRABALHO” (home office)

A S A NE S UL a lé m d a a de qua çã o jurídic a , p a ra re a liza r o tra ba lh o rem o to d e fo rm a se g u ra e sta be le ce rá In stru çã o No rm ativa , p re p a ra rá a infra e stru tu ra e fe rra m en ta s a se re m utiliza d a s p a ra ga ra n tir a se gu ra n ça da s in fo rm a çõ e s tro cad a s en tre e m p re sa e fu n cio ná rio , n ão e squ e cen d o de já se a d eq u a r à L e i Ge ra l d e P ro te ção d e Da do s P e ssoa is, q ue vig o ra de sd e a go sto de 2 02 0 .

§ 1 º: Ca so o s eq u ip am en to s e fe rra m en ta s n e ce ssá ria s p a ra q u e o s tra b a lho s se ja m utilizados em “home office”, não sejam fornecidos pela empresa, a SANESUL re co m pe n sa rá o /a em p re ga d o /a com u m va lo r d e R$ 3 0 0,0 0 (tre ze ntos re a is ) pa ra co b rir cu sto s d e aq u isiçã o e d e spe sa s dos e m p reg a do s/a s.

§ 2 º: Ca so a em p re sa fo rn e ça o s e qu ip ame n to s e d em a is fe rra me n ta s n e ce ssá ria s aos trabalhos em “home office”, a ajuda de custo será da ordem de R$200,00 (duze ntos re a is ) p a ra cu ste io da s de sp e sa s e xtra s d o em p re ga d o , e nq u an to p e rd u re e ssa co nd içã o em fu n çã o d a P a nd e m ia d o COVID -1 9 .

Fé ria s

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA S É T IMA - GRATIFICAÇÃO DE FÉ RIAS

A S A NE S UL a d ota rá o s se g u in te s p e ríod os fé ria s:

a ) 1 (u m ) p e ríod o d e 30 (trin ta ) d ia s o u , b ) 2 (d o is) p e río d o s d e 1 5 (q u in ze ) d ia s o u ,

c) 1 (u m ) p e ríod o d e 10 (d e z) d ia s m a is 1 (um ) p e río do de 2 0 (vin te ) d ia s o u , d ) 1 (u m ) p e ríod o d e 20 (vin te ) d ia s ma is a bo n o pe cu n iá rio .

§ 1 º: O e mp re g ad o q u e já tive r go za do pa rte d a s fé ria s de ve rá g o za r o re stan te e m a p e na s um p e ríod o , fa cu lta d o a co n ve rsão d e um te rço em a bo no p e cun iá rio d e sd e q u e o p e ríod o re stan te p a ra go zo nã o se ja in fe rio r a 1 4 (qu a to rze ) d ia s;

§ 2 º: A s fé ria s p ro g ram ad a s q u e nã o a te n d am o s crité rio s e stab e le cid o s n e sta clá u su la d e ve rã o se r re p ro g ram ad a s;

§ 3 º: O p e río do de go zo d e fé ria s se rá d e te rm ina d o p e la ch e fia im ed ia ta , com a n te ced ê n cia de 6 0 d ia s, me smo p e río d o em q u e po d e rá re qu e re r o a b on o p e cu n iá rio .

§ 4 º: A S A NES UL co n co rd a em d a r o p a gam e n to d e 5 0 % ( c inque nta por ce nto) d a re m u ne ra çã o q ue o s em p reg a do s re ceb em, me n sa lm e n te a títu lo de g ra tifica çã o d e fé ria s.

S a úde e Se gura nç a do T ra ba lha dor

(20)

Fica a sse g u ra d o a to do s o s e mp re g ad o s o in ve stim e nto e in cen tivo a im p lan ta ção

d o “PROGRAMA DE PREVENÇÃO A DOENÇA” incluindo suas práticas de

p re ve n ção . Ta l p ro g ram a da rá ê nfa se à s d o e n ça s com o o CANCE R (d e p e le , d e m am a e da p ró sta ta ), HIP E RT E NS ÃO ART E RIAL, DIABE T ES e DOE NÇAS OCUP ACIONAIS (P o rta ria Nº. 1 3 3 9 /GM – 18/11/1999).

§ 1 º: A S A NE S UL a p re sen ta rá a tod o s os e m p reg a do s, ca len d á rio de va cina çã o e sp e cífico a o s tra ba lh a do re s q u e e xe rçam fu n ção in sa lu b re e /o u p e ricu lo sa , s e ndo q u e a e mp re sa dis ponibiliza rá a s vac ina s , de forma gra tuita , a tod o s o s e m p reg a do s, o ca sião em qu e se rá fe ita a a va lia çã o do d ia be te s.

§ 2 º: A S A NES UL a p re se n ta rá a tod o s o s e m p reg a do s (a s), q u e lab o ram em á re a s e xte rn a s um ca len d á rio pa ra a va lia ção d a s do e n ça s d e p e le , p o de n do se r co n com ita n te co m o u tra s a va lia çõ e s d e sa ú d e .

§ 3 º: A SA NE S UL com p rom ete a cria r u m p ro g ra ma pa ra me lh o ra r a q u a lid ad e de vid a d e se u s em p re ga d o s, te n do a o p o rtun id a d e de u su fru ir d e um e sp a ço d e n tro d a á rea d e se u d om ín io , o nd e e le s p od em fa ze r g in á stica , a e ró b ica , d an ça , jo go s e sp o rtivo s, de n tre o u tra s a tivid a d e s a o s m o ld e s d o P ROGRAMA ACADE MIA D A CIDADE in ce n tiva d o pe la Org a n iza çã o Mu n d ia l d e S aú d e .

§ 4 º A S A NE S UL re em bo lsa rá a seu s e m p reg a do s, nã o c onte mpla dos pela gra tuida de , o s cu sto s re fe re n te s a va cin a s con tra g rip e , in clu sive a influe nza A/H1 N1 , H3 N2 e Influe nza tipo B , re a liz a d a s na vig ê n cia d e ste a co rd o , m ed ia n te a a p re sen ta ção de com p ro va nte (n o ta fisca l) d e e stab e le cim en to e sp e cia liza do .

Condiç õe s de Ambie nte de T ra ba lho

CLÁUS ULA T RIGÉ S IMA NONA - DIR E IT O DE RE CUS A/RIS CO GRAV E E IMINE NT E

E m co nd içõ e s com p ro vad a s d e risco g rave o u im in en te no lo ca l d e tra ba lh o , em ra zã o d o d e scum p rime n to d a s n o rma s inte rn a s de S eg u ra n ça d o Tra b a lh o , se rá lícito a o em p re ga d o in te rro mp e r d e im ed ia to sua s a tivid a de s, sem p re ju ízo de q u a isq ue r d ire ito s, de ve nd o o m e sm o com u n ica r im e d ia ta me n te e p o r e scrito ta l fa to ao se u su p e rio r e a o Se to r d e S e gu ra n ça do Tra b a lho .

S e gura nç a do T ra balha dor

CLÁUS ULA QUAD RAGÉ S IMA – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLE T IV A

A S A NE S UL se co mp ro me te a fo rn e ce r g ra tu it a me n te E P I – Equipamento de P ro te çã o In d ivid u a l e E P C – Equipamento de Proteção Coletiva, adequados, visa n d o a p ro te çã o do s em p re ga d o s n o s ca so s em q ue a s a tivid a de s d e sem p en h ad a s o u a s co nd içõ e s de tra b a lh o a ssim re co me n da re m , co n fo rm e P o rta ria n . 3 .2 1 4 d e 0 8 /06 /78 d o Min isté rio d o Tra ba lh o .

P a rá gra fo Únic o: Fica m o s e m p reg a do s o b rig a d o s a u tiliza r o s e q u ip am e n to s d e p ro te çã o in d ivid u a l fo rn e cid o s p e la e mp re sa , su je ita n do -se à s sa n ções d iscip lin a re s d e vid a s, ca so nã o fa ça m o u so ad e qu a do do s m e smo s, co n fo rme re q u e rid o pe la a tivid ad e de sem p en h ad a .

Referências

Documentos relacionados

b) Um balanço reportado a uma data que não anteceda o trimestre anterior à data do projecto de fusão; ou.. 2 - O projecto de fusão deve ser submetido a deliberação dos sócios

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

O objetivo deste trabalho foi determinar a quantidade de Mg, Ca e K no efluente de diferentes classes de agregados de um Latossolo Vermelho distrófico típico, cultivado com milho

O tempo médio de espera até que a sua ligação seja atendida por uma central de atendimento é uma variável Exponencial com média 3 minutos. Duas pessoas esperam, de

Objetivou-se avaliar quatro intensidades de pastejo (10, 25, 40 e 55 cm de altura de resíduo) sobre as características produtivas e comportamento ingestivo de vacas

• Integrinas: Mediadoras de interacções fortes entre os granulócitos e as proteínas da matriz subendotelial, que é essencial para a migração das células para fora dos

que estas ciencias se encuentran para producir una acción más eficaz y una teoría más ágil

[r]