• Nenhum resultado encontrado

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2010/2011 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: GO000055/2011

DATA DE REGISTRO NO MTE: 08/02/2011 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR003215/2011 NÚMERO DO PROCESSO: 46208.000666/2011-01

DATA DO PROTOCOLO: 02/02/2011

Confira a autenticidade no endereço

http://www3.mte.gov.br/internet/mediador.

SINDICATO DOS EMPREG NO COM HOT E SIMIL DO EST DE GOIAS, CNPJ n. 02.889.400/0001-25, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). HEVELARTE GALVAO DO NASCIMENTO;

E

SINDICATO DOS PROPRIETARIOS DE PIT DOG EM GOIANIA, CNPJ n. 73.988.024/0001-74, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ADEMILDO PEREIRA DE GODOY;

celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de junho de 2010 a 31 de maio de 2011 e a data-base da categoria em 1º de junho.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) a todos os trabalhadores no Comercio Hoteleiro, com abrangência territorial em Goiânia/GO.

Salários, Reajustes e Pagamento Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - SALARIAS

- Concede-se aos trabalhadores abrangidos pelos Sindicatos convenentes uma reposição salarial linear de 04% (quatro por cento) a incidir sobre o salário de maio/2010 de forma que nenhum salário ficará inferior a R$ 551,61 (quinhentos e cinquenta e um reais e sessenta e um centavos) a

(2)

partir de 01.06.2010, sendo este o piso salarial da categoria, inclusive para admissão.

- A partir de 01.01.2011, o novo piso salarial da categoria, inclusive para admissão, será o que resultar da aplicação do índice de 04% (quatro por cento) sobre o novo salário mínimo já reajustado em 01.01.2011.

- As diferenças salariais devidas a partir de 01 de junho 2010 serão pagas na folha de pagamento do mês de agosto/2010.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros Auxílio Morte/Funeral

CLÁUSULA QUARTA - AUXILIO FUNERAL

- No falecimento do trabalhador, a empresa pagara em única vez, um AUXILIO FUNERAL equivalente a 01 (um) menor salário da categoria vigente na data do falecimento, ao dependente do falecido.

Outros Auxílios CLÁUSULA QUINTA - PRODUTIVIDADE:

- fica mantida a gratificação mensal da produtividade aos trabalhadores no percentual de 4% (quatro) por cento sobre o salário que o trabalhador fizer jus.

CLÁUSULA SEXTA - FOLGA PARA CONSULTA E OU INTERNAÇÃO DE FAMILIARES

- Assegura-se ausência remunerada do (a) trabalhador (a) para levar filho menor ou dependente previdenciário ate 05 (cinco) anos ou maior se invalido, para consulta medica e/ou internação médico-hospitalar, no limite de um dia/mês, mediante comprovação por atestado/declaração médica.

(3)

Aposentadoria

CLÁUSULA SÉTIMA - BENEFICIO APOSENTADORIA

- Concede-se a estabilidade no emprego aos trabalhadores durante os últimos 12 (doze) meses que antecederem à data para adquirir direito a aposentadoria por tempo de contribuição, desde que contenha o prazo mínimo de 10 (dez) anos de serviço prestado à mesma empresa; só podendo ser dispensado nesse período, se houver justa causa devidamente comprovada e/ou por livre vontade renunciar expressamente a essa garantia com anuência do Sindicato obreiro.

Relações de Trabalho – Condições de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades

Outras normas de pessoal CLÁUSULA OITAVA - ATESTADOS MÉDICOS ODONTOLÓGICOS

- Para efeito da legislação trabalhista e previdenciária, as faltas dos trabalhadores por razão de saúde, serão abonadas mediante a comprovação por atestados médicos e odontológicos, conforme a legislação pertinente.

CLÁUSULA NONA - UNIFORMES DE TRABALHO

- As empresas que exigem o uso de uniforme, fornecerão gratuitamente mediante contrarecibo, dois uniformes completos de uma só vez, tendo como referência a data de admissão do trabalhador. Estes serão devolvidos no estado em que se encontrarem quando da rescisão contratual, facultando à empresa proceder o respectivo desconto pela não devolução.

Disposições Gerais Outras Disposições

(4)

CLÁUSULA DÉCIMA - TRIÊNIO/QUINQUÊNIO

- Aos trabalhadores que contam ou venham a contar 03 (três) anos contínuos de serviços prestados à mesma empresa, fica concedido o triênio no percentual de 03% (três por cento) e de 05% (cinco por cento) por cada cinco anos sobre o salário contratual, que não são cumulativos.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - ANOTAÇÃO DA FUNÇÃO NA CTPS:

- As empresas se obrigam a anotar na CTPS do trabalhador, a função efetivamente exercida pelo trabalhador.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DISCRIMINAÇAO DAS VERBAS NOS CONTRA-CHEQUES

- Ficam as empresas obrigadas alem da anotação da CTPS, a fornecer, mensalmente o comprovante de pagamento (contra cheque, hollerith, copia de recibo) a cada trabalhador e ali, especificar todas as verbas que compõem a remuneração ajustada e os respectivos descontos, sob pena de incorrer no pagamento das verbas não especificadas.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - REFEIÇÃO:

- Será fornecida gratuitamente aos seus trabalhadores, uma refeição a cada jornada de trabalho, dentro do cardápio oferecido pela empresa, que não será considerado salário “in natura”.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - HORÁRIO DO ESTUDANTE - Fica estabelecido o abono no horário das provas de vestibular e supletivo, para os trabalhadores que faltarem ao serviço, desde que apresentem com antecedência de 72 (setenta e duas) horas, o documento comprobatório de inscrição.

- Fica proibida a prorrogação ou alteração do horário de trabalho dos trabalhadores estudantes, se esta atingir o horário escolar ou tempo necessário para se chegar no estabelecimento de ensino.

(5)

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - FERIADO DA CATEGORIA - Fica estabelecido que o dia dos trabalhadores abrangidos pela Clausula 1ª, será na ultima 2ª feira do mês de outubro, o qual será feriado da categoria.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - FIM DA OBRIGATORIEDADE DA DOBRA

- Fica critério do trabalhador laborar ou não no sistema de dobra.

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - DISPENSA DE AVISO

- o empregador quando tiver dado aviso prévio a seu trabalhador, caso este comprove a obtenção de novo emprego, ficarão obrigados a dispensá-lo do restante do prazo referente ao pré-aviso restante sem quaisquer ônus as partes.

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - CONCESSÃO DO AVISO DE FÉRIAS:

- As empresas cumprirão rigorosamente os prazos de lei para a concessão do aviso de férias, seu gozo e pagamento antecipado dos proventos, sob as penas da lei.

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - EMPRESAS QUE ABRIGUEM TRABALHADORES

- As empresas que abriguem trabalhadores após a jornada de trabalho, em decorrência da falta de transporte e que não possam retornar para suas casas, não será caracterizado salário “in natura” nem prorrogação de jornada.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DA GREVE NO TRANSPORTE COLETIVO

- É vedada qualquer punição aos empregados que faltarem ao serviço em caso de greve total no sistema de transporte coletivo urbano, devendo as faltas serem abonadas, tendo o trabalhador de permanecer na sua

(6)

residência por um período de ate 04 (quatro) horas contadas a partir de seu horário de entrada no serviço para que o empregador possa buscá-lo.

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - PROIBIÇÃO DE DESCONTO POR CHEQUE SEM FUNDO

- Fica vedado aos empregadores descontarem dos seus trabalhadores, os prejuízos decorrentes de recebimento de cheque sem provisões de fundo, furtado ou sustado (c/ documento) previamente visados pelos empregadores ou seus prepostos.

- fica expressamente proibido descontar dos salários dos trabalhadores, qualquer quantia para pagamento de terceiros que não haja previsão legal.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEGUNDA - MULTA POR ATRASO NA RECISÃO

- As empresas terão após o termino do contrato ou vencimento do aviso prévio um dia para efetuarem a homologação das rescisões de contrato de trabalho, sob pena de pagar, à partir do 2º dia, a multa legal prevista no art. 477, na CLT.

- Quando o empregador fornecer o aviso prévio, fixará nas duas vias do mesmo, a data do acerto das verbas rescisórias, sob pena de caracterizar a multa prevista no art. 477 da CLT.

- O empregador só se isenta do pagamento da multa prevista acima, em caso de não comparecimento do trabalhador e desde que faça o comunicado por escrito ao Sindicato obreiro.

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - PROIBIÇÃO DE DESCONTO POR QUEBRA DE MATERIAL

- Fica vedado aos empregadores descontarem dos seus trabalhadores, os prejuízos decorrentes da quebra de material, salvo apenas nas hipóteses comprovada de dolo ou havendo recusa de apresentação do objeto danificado.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - ABONO DE AUSÊNCIA DOS DIRIGENTES SINDICAIS

(7)

- As empresas se obrigam a abonar sem prejuízo do salário, um dia por mês sempre na 2ª (segunda) feira, em que os Diretores do Sindicato permanecerem afastados da mesma para exercício de atividades sindicais, devendo ser feita à comunicação prévia pela entidade sindical em ate 05 (cinco) dias.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - ACESSO DOS DIRIGENTES SINDICAIS NAS EMPRESAS:

- as empresas permitirão que Dirigentes Sindicais e assessores credenciados, tenham acesso às mesmas, em horários que evitem prejuízos ao andamento dos serviços, para fins de promover filiação, recolher mensalidade dos associados, entregar jornais e boletins periódicos e outras atividades inerentes à atividade sindical, mediante autorização do proprietário ou seu preposto.

- Na ocorrência de não autorização em nenhuma hipótese, o Sindicato Obreiro comunicara o fato ao Patronal, que tomara as providencias cabíveis para a viabilização dessa cláusula.

CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA - RESCISÕES DE CONTRATO DE TRABALHO

- As rescisões de contrato de trabalho para os trabalhadores a partir de 06 (seis) meses de tempo de serviço, deverão ser feitas obrigatoriamente com a assistência do Sindicato Obreiro e com a presença de representante dos para em seu nome intermediar as negociações de acertos rescisórios. - No ato da homologação de rescisão de contrato de trabalho, as empresas devem apresentar obrigatoriamente: TRCT, formulário seguro-desemprego, aviso prévio, extrato analítico de FGTS e a guia de recolhimento, o exame demissional, os três últimos contra-cheques, livro de registro de empregado, guia quitada da contribuição sindical, assistencial e confederativa devidas às entidades signatárias de vigência desta CCT, CTPS devidamente atualizada, atestado de saúde ocupacional (aso) e carta de preposto, sob pena de não poder proceder à homologação. - Nas cidades onde não exista representação sindicato obreira, os acertos rescisórios se darão na DRT (se houver) ou no Ministério Público, exceto nos municípios da região metropolitana de Goiânia, que deverão obedecer ao disposto no caput da cláusula.

(8)

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - DO ACORDO EXTRAJUDICIAL E SEU ALCANCE:

- Os acordos individuais de trabalho serão celebrados no Sindicato obreiro com a presença autorizada por esta CCT de um ou mais representantes da categoria patronal para em seu nome intermediar as negociações oriundas de acertos rescisórios e exigir que as empresas que lá comparecerem estejam em dias com as duas entidades sindicais no que se refere a deveres pecuniários.

- No Termo de Acordo constará que o (a) trabalhador (a) dará plena e total quitação das verbas e valores recebidos, equivalendo a um acordo extrajudicial de forma que não poderá mais o (a) mesmo (a) reclamar idênticas parcelas na Justiça do Trabalho.

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - RESCISÕES APÓS O EXPEDIENTE BANCÁRIO

- Quando as rescisões forem efetuadas após o termino do expediente bancário, o pagamento das verbas rescisórias deverá obrigatoriamente ser feito em espécie.

CLÁUSULA VIGÉSIMA NONA - CARTA DE APRESENTAÇÃO NA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA:

- Quando a dispensa for sem justa causa e o trabalhador tiver mais de um ano de contrato, o empregador entregará no ato da rescisão do contrato de trabalho, uma Carta de Apresentação.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA - CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA OBREIRA

- As empresas se obrigam ao recolhimento mensal ao SECHSEG da Contribuição Associativa (mensalidade sindical) descontada da remuneração contratual do associado que autorizar o desconto, sendo que o repasse por parte da empresa devera ser feito ate o oitavo dia útil de cada mês subseqüente ao desconto.

(9)

CONFEDERATIVA OBREIRA

- Em caso de aprovação de contribuição confederativa da categoria econômica consoante previsão do inciso IV do art. 8º da C.F., o Sindicato Obreiro se obriga a comunicar o Sindicato Patronal, fornecendo a sete para acesso por parte das empresas filiadas interessadas, cópia do edital e da ata da assembléia, indicando as datas e percentuais de desconto aprovados da contribuição confederativa, acompanhada das respectivas guias.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEGUNDA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL OBREIRA

- Fica regulamentada a obrigação de fazer contida no Inciso IV do Art. 8º da Constituição Federal com amparo ainda no TAC nº 01/1997 firmado com o MPT da 18ª Região, Orientação nº 03 da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical – CONALIS do MPT e Memorando Circular STR/MTE nº 01/2005, da seguinte forma: As empresas descontarão na folha de pagamento dos trabalhadores abrangidos/beneficiados pela CCT, conforme aprovado em assembléia geral dos trabalhadores, a contribuição assistencial em uma parcela de 05% (cinco por cento sobre a remuneração dos trabalhadores, cujo desconto ocorrera no mês de agosto/2010 que será repassado ao sindicato da categoria através de guia por ele fornecida ate o prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis do mês subseqüente sob pena de multa no valor de 10% (dez por cento) mais juros e correção monetária sob o montante retido. - Será garantido o direito de oposição ao desconto da contribuição assistencial e confederativa ao trabalhador não associado, devendo se manifestar individualmente e por escrito ate 10 (dez) dias após a efetivação do referido desconto diretamente no Sindicato obreiro.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA TERCEIRA - DA CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL

- Conforme autorização da Assembléia Geral dos Proprietários de Pit-Dog, cada empregador recolherá até o dia 20.08.2010 diretamente ao Sindicato Patronal, a importância de R$ 120,00 (cento e vinte reais) por cada estabelecimento, sendo que a contribuição, que tem previsão constitucional no art. 8º, inciso IV, destina-se ao atendimento de despesas com sua manutenção.

(10)

- o pagamento da contribuição assistencial patronal realizado até o vencimento terá 10% (dez por cento) de desconto.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA - DESCONTO CONVÊNIO MÉDICO/ ODONTOLÓGICO/ E LABORATORIAS

- Em razão da prestação de serviço odontológico pelo Sindicato Obreiro, as empresas se obrigam, a descontar da remuneração de seus trabalhadores dentro do limite permitido por lei, inclusive na rescisão, valores mensais indicados na guias de Autorização a titulo de desconto medico/odontológico/laboratoriais, desde que conste assinatura do associado, cujo valor depositado a favor do SECHSEG.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUINTA - MANUTENÇÃO DE VANTAGENS SALARIAS

- Os reajustes salariais decorrentes desta C.C.T., não poderão em caso alguma, ser motivo para redução ou suspensão de vantagens, quotas, prêmios, gratificação, bonificação, adicionais ou percentagens que vinham sendo pagas aos trabalhadores, ainda que com base em outra CCT.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SEXTA - REUNIÕES PERIÓDICAS - Os sindicatos signatários da presente C.C.T., se comprometem a realizar reuniões sempre que for necessária, mediante solicitação de uma das partes, com antecedência o dialogo para dirimir as controvérsias que surjam na relação de emprego e inclusive para prorrogação ou revisão total ou parcial dos dispositivos desta CCT.

- O sindicato solicitante da reunião, se obriga a apresentar com antecedência mínima de uma semana, a pauta da reunião.

CLÁUSULA TRIGÉSIMA SÉTIMA - VIGÊNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

- A presente Convenção Coletiva de Trabalho vigorará seus efeitos de 01.06.2010 a 30.05.2011 devendo ser registrada e arquivada via sistema “mediador” na SRTE-GO para fins legais.

(11)

CLÁUSULA TRIGÉSIMA OITAVA - DATA-BASE MENSAL

- A data-base da categoria dos trabalhadores no comércio de lanche em trayller (pit-dog) na base territorial do Estado de Goiás fica mantida para 01 de junho.

HEVELARTE GALVAO DO NASCIMENTO Presidente

SINDICATO DOS EMPREG NO COM HOT E SIMIL DO EST DE GOIAS

ADEMILDO PEREIRA DE GODOY Presidente

Referências

Documentos relacionados

Anderson (2003) reduz a importância da interação aluno-aluno se o planejamento do curso é baseado em abordagens pedagógicas cognitivistas ou behavioristas, ao

2.1 O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente,

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Espaço Celebrativo- Litúrgico e Arte Sacra (Especialização) nasceu do desejo de a Facasc, tendo presente as necessidades atuais

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor